Você já ouviu a história de João e o Pé de feijão?
Já parou para imaginar como ela pode ser trabalhada na sala de aula?
Atualmente, muitas escolas trabalham com projeto de Educação Financeira que visa estimular o conhecimento do sistema monetário brasileiro e o manuseio de cédulas e moedas: pagamento, troco, venda, etc.
Além disso, alguns livros de matemática trazem este conteúdo para ser trabalhado na sala de aula.
É imprescindível que os professores façam uma retomada aos tempos passados e expliquem as crianças que antigamente as pessoas adquiriam os seus produtos através da troca de mercadorias, o tão conhecido escambo.
A história de João e o pé de feijão é um grande instrumento para trabalhar este conceito. No momento em que João, à pedido da sua mãe, saí de casa para vender a vaca e ajudar a pagar as despesas da família e prefere realizar a troca do animal por grãos de feijão, conforme sugere o vendedor, ele está realizando um escambo.
Outra atividade que poderá ser realizada após a leitura ou contação da história, é um momento prático em que as crianças troquem mercadorias (lanches, imagens, representações e o que mais achar interessante) com os colegas, realizando assim o processo de escambo.
Nesta aula, além de estimular a leitura, estaremos trabalhando com o conteúdo de forma lúdica e com certeza a história auxiliará em uma melhor compreensão da temática.
Fonte: Silvana Carneiro