menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
SÉRIE CONTORNOS APRESENTA PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE SURDA DE FEIRA DE SANTANA

Em formato inovador, Língua Brasileira de Sinais assume protagonismo

Publicado em: 16/01/2025 - 23:01:46

    Estreia no próximo dia 02 de fevereiro, no YouTube, Contornos ID. Essa é a terceira temporada da websérie "CONTORNOS", uma jornada documental que investiga culturas e costumes que moldam a identidade dos feirenses.
    Nesta temporada, a série mergulha na rica cultura surda da cidade, colocando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em destaque e revelando como o território influencia a construção da identidade.
    Através de um formato inovador, a Libras torna-se também protagonista da narrativa, conduzindo o espectador por reveladoras paisagens urbanas e falas inspiradoras.
A série tem autoria e direção do cineasta Daniel Sal, produção da Menino Amarelo Filmes e c0produção da Agiliza Digital.
    Este projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

AUTORIA: Release doProjeto por Elsimar Pondé
Fotos




SÉRIE INVESTIGA AS CONVERGÊNCIAS ENTRE CAPOEIRA E GINGA EM FEIRA DE SANTANA

O projeto foi realizado por meio da Lei Paulo Gustavo e tem direção do cineasta Daniel Sal

Publicado em: 14/01/2025 - 22:01:26

    Meu avô me disse: “Bento. Em cada balanço lento, o corpo inventa o corpo. Gingada boa leva tempo. Trajetória-movimento, atento a cada passo”.
    A série "Ginga", que estreia no próximo dia 01 de fevereiro, investiga as convergências entre Capoeira e Ginga em Feira de Santana, cidade com rica tradição cultural.
    Três mestres de capoeira performam e refletem sobre o papel do corpo e da criatividade na elaboração de uma realidade múltipla.
    A série também promove debates sobre a ginga e suas interações com a capoeira, destacando a importância da ginga, que atua como uma assinatura individual de movimento, permitindo aos capoeiristas comunicar ideias e emoções.
"Ginga" busca mostrar que a identidade gestual na capoeira, encarnada na ginga, é um eixo potente de criação para a dança no jogo, para a luta na dança e também na vida.
    A série Ginga tem autoria e direção do cineasta Daniel Sal, produção da Menino Amarelo Filmes e c0produção da Agiliza Digital.
    Este projeto foi realizado com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e da Lei Paulo Gustavo.

AUTORIA: Release da Ascom do Projeto - Elsimar Pondé



CENTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR GERALDO LEITE.


Publicado em: 12/12/2024 - 23:12:31

    Na manhã do  dia 11 de dezembro, em evento muito concorrido, com a presença do Prefeito Colbert Filho e representantes dos diversos segmentos da sociedade feirense, aconteceu o ato em que foi assim denominado o Centro de Formação Continuada de Profissionais da Educação no novo prédio da Secretaria Municipal de Educação.
- "Não é um prédio, é um conceito de desenvolvimento para Feira de Santana".
    Com esta frase a Secretária Anaci Paim definiu aquele equipamento, dizendo ser o único existente no Brasil, com a estrutura como foi construído, com a modernidade tecnológica em todos os aspectos. Ressaltou que, denominar aquele espaço com o nome do Prof. Geraldo Leite, além de ser uma forma de gratidão pelo que ele aqui realizou, é o reconhecimento de Feira de Santana a um homem eternizado pela produção intelectual e científica, um pesquisador incansável, membro de inúmeras academias no Brasil e no exterior. Louvou a sensibilidade do Prefeito Colbert Filho, como professor que é, em saber valorizar o trabalho do Dr. Geraldo Leite, criador da Universidade Estadual de Feira de Santana.
    Em seu pronunciamento, Dr. Geraldo Leite voltou seu olhar para a importância da formação continuada em todos os ramos profissionais, especialmente para os profissionais da educação, considerando ser o pilar para um trabalho de excelência.
    O Prefeito Colbert Filho, em seu pronunciamento, agradeceu ao Dr. Geraldo Leite pela trajetória de vida voltada para a educação, responsável pela existência de uma Universidade Estadual em nossa cidade, a primeira do interior do estado da Bahia.
    Naquela oportunidade, foram prestadas mais duas homenagens ao Dr. Geraldo Leite. A Academia Feirense de Letras concedeu o título de membro honorário e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana a Medalha de Mérito Cultural Dival Pitombo.
    A Academia de Educação de Feira de Santana, da qual Dr. Geraldo é um dos fundadores e Membro Emérito, estava presente, sendo visível a alegria de todos em participar daquele momento tão significativo.

AUTORIA: Release da Ascom da Academia de Educação de Feira de Santana
Fotos




AUTO DO ANJO ANUNCIADOR: ARTE MOSAICO, CAPOEIRA, SAMBA DE RODA, LAMBE- LAMBE -III ATO- 2024


Publicado em: 06/12/2024 - 01:12:05

    Um Natal amoroso com o Anjo Anunciador,  de "Teus pés", 1885, do Romântico Feirense  Sales Barbosa (1862- 1888), no Calçadão Sales Barbosa defronte à Praça dos Remédios, de Feira de Santana- Ba.
     Com a arte versada no banco, com o poema do Romântico Feirense que denomina a rua: " Se os beija- flores vos descobrissem entre as outras flores,
Que seria de vós pés adorados"
    Aplicação da arte da mosaicista Emanuelle Veiga, da Oficina de mosaico do CUCA, ministrada pela Profa e artista plástica Gabriele Alexandre.
" Teus pés" animados pela  Capoeira e samba de roda.

-  Venha festejar " Teus pés", de Sales Barbosa,  com o Auto do Anjo Anunciador!

Programação:
-  Apresentação 19 de dezembro de 2024, na tarde de quinta- feira,  das 14h0 às 19h0.
- Com a  Associação de Capoeira Tradição da Bahia: capoeira e samba de roda: das 15h0 às 16h0.
- Com a aplicação do mosaico: das 14h às 18h0.
- Auto do Anjo do Anunciador:
- Musical e poema encenado: das 18h0 às 19h0.
- Cena tocada pelos  musicistas:  a  pianista Josy  Nascimento, o violoncelista - Victório Pinto e o saxofonista e flautista  David César

Anjo; Atriz Daiane Cruz.
Registrado pelo Lambe- lambe da Praça Bernardino Bahia.
PFSA- CUCA- MASB/ IBFSB.


AUTORIA: Release da Ascom do evento



PRÊMIO EDUCADOR DO ANO 2024

Premiação anual que confere reconhecimento a educadores que se destacam no exercío do ensino e na elaboração de projetos didáticos e pedagógicos que enriquecem a educação em Feira de Santana.

Publicado em: 20/12/2024 - 16:12:37

    Aconteceu na noite de 28 de novembro, no Teatro do Colégio Assis Chateaubriand, a sessão solene em que a Academia de Educação de Feira de Santana fez a outorga do Prêmio Educador do Ano Governador Luiz Viana Filho 2024 ao Prof. José Fábio de Araújo Lima.
    Ao saudar o homenageado, o Professor Josué Mello rememorou os primeiros educadores da história, destacando o surgimento das escolas no Brasil e a relevância eterna da profissão de professor para a humanidade. Em sua fala, ele enalteceu a trajetória do professor Fábio, classificando-o como um educador abnegado que prepara jovens para os desafios do século XXI.
    O Professor Fábio fez um pronunciamento que emocionou a todos, narrando a sua história de vida, uma criança do interior, da zona rural de Tanquinho, que enfrentou obstáculos desde os primeiros anos para conseguir estudar.  Sempre se inspirou em professores de matemática e assim foi construindo a sua vocação, até conseguir entrar para a UEFS, concluir o curso e ser aprovado no primeiro concurso que realizou para professor da rede estadual, passando a ser docente do Assis Chateaubriand. Falou da sua experiência com o ultimo prêmio nacional conquistado, da sua viagem à china, dizendo que naquela noite, sentiu-se igualmente feliz pela homenagem da Academia de Educação, conquistas que fazem aumentar a sua responsabilidade como professor.
    A noite foi ainda mais especial com a participação de colegas docentes, funcionários e da direção do Assis Chateaubriand, que demonstraram alegria e orgulho pela homenagem. A diretora da unidade, professora Leislyane Vieira, destacou a importância do professor Fábio e expressou palavras de incentivo e gratidão pelo trabalho realizado naquela casa de ensino.
    Um coral composto por alunos do Colégio fez apresentações, como forma de homenagear o Professor, enriquecendo a solenidade.
    O presidente da Academia de Educação, professor José Raimundo Azevedo, encerrou a cerimônia destacando a felicidade de homenagear um professor da rede estadual e agradecendo a presença de todos os participantes
.

AUTORIA: Release da Ascom da Academia de Educação de Feira de Santana
Fotos




ACADEMIA DE EDUCAÇÃO CONCEDE PRÊMIO EDUCADOR DO ANO A DOCENTE DA REDE ESTADUAL.


Publicado em: 20/11/2024 - 15:11:34

    Acontece no próximo dia 28/11, quinta-feira, às 19h30, no Teatro Professor Marcos Moraes, no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, a sessão solene  em que a Academia de Educação de Feira de Santana fará a outorga do "Prêmio Educador do Ano Governador Luiz Viana Filho" ao Professor José Fábio de Araújo Lima.
    Trata-se de um docente da rede estadual, que se destaca pelo desenvolvimento de projetos de grandes e significativos impactos para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Para os estudantes  do Colégio Assis Chateaubriand, onde é professor de Matemática, realiza a Olimpíada de Matemática, que vem despertando o envolvimento e o interesse dos alunos  pela disciplina, além de oferecer oficinas e cursos de capacitação a professores da rede pública para conhecimento e utilização em sala de aula de recursos e desafios da OBMEP.
    O Professor Fábio foi um dos 10 medalhistas de ouro (o único baiano) da primeira edição da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Brasil (OPMbr). Além da medalha de ouro, os dez professores foram contemplados com uma viagem à China para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) em Xangai, nação asiática que ocupa o primeiro lugar no ranking do PISA ( Programa Internacional de Avaliação  dos Estudantes), principal avaliação da educação básica no mundo.
    Com seu perfil inovador, íntegro e de compromisso com a educação pública, ele tem conseguido realizar um trabalho de excelência, com credibilidade e validação por parte de colegas, alunos, pais e sociedade.
    Certamente será um evento bonito, e contará com a presença de muitos amigos, colegas e familiares além dos alunos  do  Professor José Fábio.

AUTORIA: Release da Academia de Educação de Feira de Santana



UMA NOITE MEMORÁVEL

A noite de 6 de novembro de 2024 ficará na memória de todos que tiveram a oportunidade de participar da sessão solene em que Feira de Santana rendeu homenagens ao Dr Geraldo Leite.

Publicado em: 10/11/2024 - 20:11:29

    A Câmara Municipal outorgou a Comenda Maria Quitéria, a Universidade Estadual de Feira de Santana o título de Acadêmico Emérito, a Academia de Letras e Artes  o título de Membro Honorário, o Rotary Clube de Feira de Santana o título de Associado Honorário e a Academia de Educação de Feira de Santana, a responsável pela iniciativa dessa noite de homenagens, fez a outorga do título de Membro Emérito ao Dr Geraldo Leite, ele que é membro fundador daquele sodalício. Vários acadêmicos estavam presentes.
    As peças discursivas foram fantásticas. A vereadora Gerusa Sampaio discorreu sobre a trajetória do médico, cuidador de vidas e responsável por transformar Feira de Santana em um polo de Educação.
    O representante da UEFS, Professor Magno Oliveira também apresentou a mensagem daquela instituição que foi criada por Dr Geraldo Leite e o Professor Josué Mello fez um  pronunciamento emocionante.
Ele disse que Feira de Santana se reuniu para resgatar um débito de quase 50 anos e ressaltou que foi um sentimento de justiça, reconhecimento e gratidão que surgiu da Academia de Educação de Feira de Santana e se alastrou pela Casa da Cidadania, pela UEFS, pela ALAFS e Rotary Clube, um sentimento único tal qual a harmonia de uma orquestra para dizer ao Dr Geraldo Leite muito obrigado. E frisou - a história da Princesa do Sertão tem duas etapas e assim deve ser analisada: antes e depois da presença do Dr Geraldo Leite.
     Também a Professora Anaci  Paim fez um pronunciamento, como representante do Prefeito Colbert Martins da Silva Filho, que ficou impossibilitado de participar da sessão. Em seu discurso ela foi descrevendo Dr Geraldo como intelectual, pesquisador, cientista, médico, professor, mestre e amigo,  um cidadão que nos orgulha,  um jovem de 98 anos com uma maturidade intelectual indescritível, além de  inspirador, que acompanha o desenvolvimento do mundo em seus diversos aspectos.  Ela comunicou a decisão do Prefeito de homenagear Dr Geraldo colocando o seu nome em um dos espaços da nova Secretaria de Educação que será inaugurada no final do mês.
    Dr.Geraldo Leite fez um discurso emocionado e de uma riqueza histórica que encantou a todos. Ele descreveu com detalhes o heroísmo de Maria Quitéria, voltando ao ano de 1822, quando aquela menina-moça ouviu a conversa de um emissário com seu pai Gonçalo Alves sobre a necessidade de voluntários para lutar pela independência da Bahia e decidiu se alistar no Regimento de Artilharia de Cachoeira, com o nome de Medeiros, passando a ser um valente soldado que lutou em várias batalhas.
    Disse que citou a vida de heroísmo de Maria Quitéria para dizer que nesta terra existem muitos outros heróis do passado e do presente.
    A solenidade foi encerrada porém as pessoas permaneceram por muito tempo querendo registrar aquela noite com o homenageado, Dr Geraldo Leite, que atendia a todos com seu jeito atencioso e gentil.

AUTORIA: Release da Ascom da Academia de Educação de Feira de Santana
Fotos




MOSTRA SESC DE ARTES COMPLETA 20 ANOS COM ESPETÁCULOS DE TEATRO, MÚSICA, CIRCO E INTERVENÇÕES ARTÍSTICA

A Aldeia Olho D´Água, no Centro Cultural Sesc Feira de Santana, recebe apresentações locais e nacionais a preços populares

Publicado em: 04/11/2024 - 01:11:16

    Entre os dias 31 de outubro e 14 de novembro, a Mostra Sesc de Artes – Aldeias Bahia volta à cena para comemorar seus 20 anos de realização. A Aldeia Olhos D´Água, em Feira de Santana, e a Aldeia Pelourinho, em Salvador, recebem espetáculos de diferentes estados brasileiros e em diversas linguagens artísticas, como música, circo e teatro, além de exibição de filme, todos a preços populares. As Aldeias são mostras de arte e cultura que têm como objetivo fomentar as produções e difundir as diferentes expressões artísticas para todos os públicos, ampliando o acesso da população às artes. Durante todo o ano, o projeto Aldeias Bahia fortalece os laços comunitários entre artistas e espectadores, buscando inovar e diversificar o circuito cultural brasileiro.
    Abrindo a programação da Aldeia Olhos D´Água, no dia 5 de novembro o espetáculo “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”, do Núcleo Atmosfera (MA), faz uma releitura sobre a vida e obra da primeira mulher a escrever um romance no Brasil, a maranhense Maria Firmina dos Reis. Em paralelo à vida da escritora, a atriz Júlia Martins traz sua própria história de vida e de outras mulheres e homens pretos que se intercalam com a história de vida de Maria Firmina, símbolo de resistência e luta contra a escravidão. Seguindo a programação, no dia 6/11 terá exibição de “O filme de Carlinhos”, que conta a história de um garoto apaixonado por cinema e que sonha em fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia. Com ajuda dos seus amigos da escola e estímulo do dono de uma videolocadora, Carlinhos se dedica para realizar seu sonho.
    No dia 7/11, a peça teatral “Medeia Negra” vai revelar para o público outras possíveis leituras do mito de Medeia, fazendo, por exemplo, uma relação com as mortes que as mulheres negras são obrigadas a carregar. No tempo passado, presente e futuro, a personagem desconstrói o mito para convocar as mulheres à retomada do poder. A ancestralidade e a evocação aos cânticos negros de libertação disparam um embate entre público e personagem sobre as reflexões levantadas. Em 2018, a peça foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria “Melhor Atriz” e considerada pela Revista Bravo! como um dos espetáculos mais importantes do ano.
    A Intervenção Arte Negra, no dia 8/11, fala de um corpo negro e feminino que dança para os encantados, trazendo toda força e magia de um povo. A intervenção se debruça na pesquisa que a artista Carmen Preta realizou sobre os movimentos performáticos dos orixás e danças contemporâneas, mesclando com sua experiência e observação das respostas fisiológicas do corpo aos movimentos. Ainda para os amantes da dança, o espetáculo “Dembwa” é um convite para o público reacessar memórias a partir do olhar para a ancestralidade. Também no dia 8/11, os artistas Marcos Ferreira e Ruan Wills apresentam este espetáculo que investiga, de forma multidirecional, suas referências ao longo do tempo. Através da dança, eles instigam possibilidades para entendermos nossas gingas como mecanismos tecnológicos, mapeando novas rotas a partir desse retorno pela espiral do tempo.
    Já no dia 9/11 o público poderá assistir ao musical "Se Acaso Você Chegasse", que faz uma homenagem à cantora Elza Soares e já comemora 14 anos em cartaz. A montagem, escrita por Elísio Lopes Jr (autor do musical Dona Ivone Lara – Um sorriso negro e da novela Amor Perfeito) e dirigida por Antônio Marques (Zona Contaminada e Xô Xuá – Um samba para Riachão), com direção musical de Paulo Mutti, apresenta as diversas facetas da carreira da artista e é intercalada por canções do repertório dessa grande intérprete da Música Popular Brasileira.
    No dia 13/11, o espetáculo circense “A Fábrica dos Ventos” (SP) conta a história de um reino onde a vida gira em torno de bexigas. Com dificuldades de respiração e locomoção, o povo trabalha enchendo bexigas e sobrevive vendendo a única coisa que lhe resta: o sopro vital. O encontro irreversível entre um palhaço e o público marca a luta poética da personagem contra a tristeza e a solidão, colocando o espectador como parte ativa do espetáculo. Finalizando a programação da Mostra, no dia 14/11 o Café Teatro do Centro Cultural Sesc Feira de Santana recebe o show Dido Braz com Banda Toca Raul, às 18h30, apresentando a obra musical do rockeiro baiano Raul Seixas.

Confira a programação completa da Aldeia Olho D’Água, no Centro cultural Sesc Feira de Santana:
    - Espetáculo “Maria Firmina dos Reis, Uma Voz Além do Tempo” (MA) + Pensamento Giratório - "Construção identitária racial- Processo de criação do espetáculo Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo” Quando: 05/11, às 19h Ingressos: R$10 (inteira); R$5 (meia e Credencial Sesc) ou ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível. Classificação: Livre
    - Exibição do filme “O filme de Carlinhos” Quando: 06/11, às 9h e 14h30 Gratuito Classificação: Livre
    - Espetáculo “Medeia Negra” (BA) Quando: 07/11, às 19h Ingressos: R$10 (inteira); R$5 (meia e Credencial Sesc) ou Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível Classificação: 16 anos
    - Intervenção Arte Negra Quando: 08/11, às 19h Local: Foyer do Teatro Ingressos: R$10 (inteira); R$5 (meia e Credencial Sesc) ou Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível Classificação: Livre
“Dembwa” - Espetáculo de dança (BA) Quando: 08/11, às 19h30 Ingressos: R$10 (inteira); R$5 (meia e Credencial Sesc) ou Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível Classificação: Livre
    - Espetáculo "Se Acaso você chegasse – Musical em homenagem a Elza Soares” (BA) Quando: 09/11, às 19h Ingressos: R$10 (inteira); R$5 (meia e Credencial Sesc) ou Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível Classificação: 14 anos
    - Espetáculo “A Fábrica dos Ventos” (SP) Quando: 13/11, às 14h30 Ingressos: R$10 (inteira); R$5 (meia e Credencial Sesc) ou Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível Classificação: Livre
    - Show com Dido Braz e banda Toca Raul Quando: 14/11, às 18h30 Local: Café Teatro Ingressos: R$2 (inteira); R$1 (meia e Credencial Sesc) ou Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível Classificação: Livre

AUTORIA: Release da Ascom do Sesc
Fotos




FEIRA DE SANTANA HOMENAGEIA DR. GERALDO LEITE ATRAVÉS DA CASA DA CIDADANIA E DAS ACADEMIAS DE EDUCAÇÃO E DE LETRAS E ARTES


Publicado em: 31/10/2024 - 15:10:22

    Na próxima quarta feira dia 6 de novembro, às 19h, na Câmara Municipal de Feira de Santana, acontecerá uma sessão solene para homenagear o Dr. Geraldo Leite, primeiro Reitor da UEFS e responsável pela existência de uma Universidade pública em nossa cidade, a primeira do interior da Bahia.
    Naquela oportunidade, em que a Câmara Municipal irá outorgar a
Comenda Maria Quitéria ao Dr. Geraldo, a Academia de Educação, da qual ele é membro fundador, irá conceder o título de Membro Emérito e a Academia de Letras e Artes vai outorgar o título de Membro Honorário.
    Também a UEFS irá associar-se às homenagens, na mesma ocasião.
    A proposta de homenagear Dr. Geraldo Leite foi de autoria do Professor Josué Mello, que também integra a Academia de Educação, por considerar que  Feira de Santana deve uma homenagem àquele que foi o responsável pela existência da UEFS em nossa cidade, considerada um divisor de águas não só no campo da educação, mas também da cultura, da arte, do desenvolvimento como um todo.
    Dr. Geraldo Leite encontra-se com 98 anos de idade, desfrutando de vitalidade e muita sabedoria, sendo responsável pela implantação, nos últimos anos, de Associações Brasileiras Rotárias de Letras por todo o Brasil como também no exterior, para onde tem se deslocado com frequência para participar de eventos ligados ao assunto.

AUTORIA: Release da Ascom da Academia de Educação de Feira de Santana



Mais Notícias

    Acontece no próximo dia 28/11, quinta-feira, às 19h30, no Teatro...

    A Câmara Municipal outorgou a Comenda Maria Quitéria, a Universid...

    Entre os dias 31 de outubro e 14 de novembro, a Mostra Sesc de Artes – A...

    Formação em gestão e sustentabilidade para agentes e cole...

      "Moreno, Moreno, Moreno!" Era assim que ela abordava pessoas...

           Acontecerá no próximo ...

    A Corrida Kids Boulevard está de volta e já tem data marcada: 13...


Página de 54
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2025 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br