menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
SAMBA ESQUEMA NOISE COM O GRUPO SAMA OHANA NA CASA NOISE

Show faz parte da série de eventos que marcam os dois anos de inauguração do espaço cultural

Publicado em: 28/02/2024 - 17:02:39

O aniversário de dois anos da Casa Noise será marcado por uma programação diversa e especial. O espaço, que se consolidou como a casa da música independente em Feira de Santana, recebe no próximo dia 8 de março (sexta-feira) mais uma edição do Samba Esquema Noise, desta vez com o grupo Samba Ohana, de Salvador, a partir das 21h30.

O gosto pelo bom e velho samba, samba de raiz, samba de terreiro, samba de pé no chão é a bandeira do Samba Ohana. A paixão pelo ritmo mais democrático e popular do Brasil foi o ponto de partida para que essas mulheres se unissem e dessem início ao projeto em maio de 2019.

O Samba Ohana é formado por sete mulheres: Marcela Guedes - Vocal e Multi - instrumentos, Marília Santana - Percussão Geral e Backing Vocal, Luisa Cristina - Contra baixo e violão, Manu Lima - Percussão geral, Maria Fernanda - Percussão Geral e Backing Vocal; Tacila Almeida - Cavaco e Liliane Cruz - Teclado.

Outros shows também serão realizados ao longo das próximas semanas, com o objetivo de reafirmar o papel da Casa Noise no cenário cultural baiano e também celebrar esses dois anos marcados por grandes encontros culturais, especialmente musicais.

Os ingressos antecipados para o Samba Esquema Noise com o grupo Samba Ohana podem ser adquiridos pela plataforma Ingresso Live ou na portaria da Casa Noise no próximo dia 8 de março.

Seligaê
O que:
 Samba Esquema Noise
Quem: Samba Ohana – Sambando com Elas
Data: 08 de março de 2024 – Sexta-feira, às 21h30
Local: Rua Domingos Barbosa de Araújo, nº 900 - Ponto Central, Feira de Santana – Bahia
Ingressos: 
https://www.ingressolive.com/samba-esquema-noise-com-samba-ohana-41590 
 




MAIS DE 1.3000 CRIANÇAS VACINADAS CONTRA A DENGUE

Somente nesta terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 305 crianças

Publicado em: 22/02/2024 - 16:02:09

A campanha de vacinação contra a dengue segue intensificada em Feira de Santana. Desde que iniciou a imunização, em 15 de fevereiro, um total de 1.324 crianças com idades entre 10 e 14 anos foram vacinadas. 
Somente nesta terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou 305 crianças. A imunização ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
A vacinação para o público infantil continua nesta quarta-feira (21) nas UBSs e USFs. Para receber as doses, os pais ou responsáveis devem comparecer aos postos de vacinação munidos de documento de identidade, cartão SUS e a caderneta de vacinação da criança.
 

AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



DAYANE SAMPAIO CANTA NESTA SEXTA-FEIRA NA CIDADE A CULTURA


Publicado em: 19/02/2024 - 12:02:29

Dayane Sampaio nasceu (1990) e foi criada em Feira de Santana (BA), canta desde os 9 anos de idade, começou a tocar violão aos 15 e compor aos 16. Atualmente, concilia a atuação artística com sua carreira acadêmica/profissional como professora de Biologia na rede estadual de ensino. Além de cantora e compositora, toca violão e percussão. Foi finalista do Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra em 2011 e premiada nos anos de 1999 e 2013. Cantou no Trio "Vozes da Terra” na Micareta de Feira de Santana em 2012. Atuou em projetos musicais em teatros, bares e espaços culturais de Feira de Santana, como: “Meus Convidados”, “Projeto ALMA”, “Músicas Versadas”, “Ritmos Boulevard”, “Sarau Novo Littera” e fez participação em Salvador nos projetos “Forró da Barriguda” e “Forró Sibulino”. Depois que se mudou para a capital, começou a atuar no cenário artístico da cidade, principalmente em 2019 e 2020, se apresentando em bares e espaços culturais como Pedra da Sereia, Velho Espanha, Casarrara e O Quintal. Além de trabalhos solo, Dayane é conhecida por ter integrado o grupo feminino de forró ArMarias por 6 anos e, desde 2013, integra o grupo literomusical “Mousikê”, que lançou o álbum “A Vênus de Willendorf” em 2019, disponível nas plataformas digitais. Durante a pandemia, Dayane realizou e participou de algumas lives nas redes sociais, incluindo a “Live do Chapéu” (promovida pela atriz Nanda Costa e pela percussionista Lan Lanh) e a live autoral da cantora Teresa Cristina. Atualmente, Dayane mora na cidade de Serrinha (BA), onde faz algumas apresentações artísticas e se dedica às suas composições para a gravação do primeiro EP.
 




ESTUDANTES DE LETRAS DA UEFS CRIAM FORMA POÉTICA - FEIREMA


Publicado em: 11/02/2024 - 20:02:19

    O Movimento Poético Geração de 20, através da OCUPAÇÃO II: um lugar de
pertencimento, realiza, no dia 17 de fevereiro de 2024, mais uma oficina de poesia no
Museu de Arte Contemporânea (MAC). A oficina: “Feirema: um poema diFeirensiado” será ministrada por Dee Mercês, Ronaldo
    Agrestino e Ana Beatriz Nascimento, coordenadores do movimento e estudantes do curso de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O público-alvo são poetas e demais pessoas interessadas em literatura. O objetivo principal
da oficina é abordar características de poemas de formas fixas e livres e apresentar a nova
forma poética “Feirema”, idealizada pelo grupo.
    “De tempos em tempos surgem novas formas poéticas para renovar a arte literária e trazer novas perspectivas de escrita para as pessoas poetas. Este fato pode ser comprovado na nossa literatura brasileira através da revolução do movimento modernista, que questionou as formas clássicas de produção artística na primeira metade do século XX. Desde então, no caso dos poemas, eles deixaram de ser escritos exclusivamente sob formas fixas e passaram a ser escritos de formas mais livres, sem se preocupar com a quantidade de
sílabas poéticas, versos e estrofes, e a rima obrigatória, por exemplo.” Afirmam os
integrantes.
    O Feirema é um poema que contém título univocabular e dois versos, que formam uma única estrofe. O primeiro verso deve conter sete palavras e o segundo verso cinco palavras.
    O título é indispensável, pois é a síntese precisa do texto conciso. Na condição de uma forma poética pequena, sua escrita é feita em minúsculas, configurando-se como um poema minimalista. Por surgir da junção de partes das palavras “feira” e “poema”, sua abordagem temática deve girar em torno do “pertencimento” a algum lugar, grupo, comunidade e afins, explorando memórias da infância, juventude, vivências diárias nos espaços urbanos ou rurais, ou seja, explorando os sentimentos que permeiam o lugar de pertença do sujeito poético.

O que : Oficina de Poesias
Quando: 17 de fevereiro de 2024 às 14h
Onde: Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Entrada gratuita e com Certificado de particiação

AUTORIA: Release da Ascom do Evento



PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA ESTABELECE EXPEDIENTE ESPECIAL PARA O CARNAVAL


Publicado em: 06/02/2024 - 12:02:16

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio de um decreto assinado pelo prefeito Colbert Martins Filho e publicado no Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira (6), definiu o funcionamento dos órgãos públicos municipais durante o período do Carnaval. As medidas visam garantir a prestação dos serviços essenciais à população, ao mesmo tempo em que proporcionam um período de descanso aos servidores.
De acordo com o decreto, na sexta-feira (9 de fevereiro), o expediente será ininterrupto, com funcionamento das repartições públicas municipais das 8h às 14h. Já na segunda-feira (12 de fevereiro) e terça-feira (13 de fevereiro), será adotado o ponto facultativo, sendo que as repartições públicas municipais não sujeitas a regime de plantão e que não prestem serviços essenciais à população estarão fechadas durante esses dias.
Para a quarta-feira de Cinzas (14 de fevereiro), o expediente será das 12h às 18h nas repartições públicas municipais, retomando assim as atividades após o período festivo.
Essas medidas buscam conciliar a celebração do Carnaval com a continuidade dos serviços públicos, garantindo o atendimento às demandas da população e proporcionando um período de descanso aos funcionários municipais.
O Acorda Cidade noticiou que  o Dia do Comerciário, celebrado na terceira segunda-feira de outubro, terá uma mudança inédita em 2024. Este ano, a data coincidirá com a Segunda-Feira de Carnaval, em 12 de fevereiro. Essa decisão não só contemplará os trabalhadores do comércio nesse dia, mas também na Terça-Feira de Carnaval, dia 13, quando o comércio permanecerá fechado.
Apenas os shoppings e o comércio de bairros estarão autorizados a funcionar normalmente no último dia de Carnaval.
 




TERMINAIS DE TRASNBORDO E ESTAÇÃO BRT GANHAM WI-FI GRATUITO DA PREFEITURA

Inovação faz parte do conjunto de melhorias na mobilidade urbana

Publicado em: 05/02/2024 - 18:02:49

A partir de agora, passageiros do transporte público urbano em Feira de Santana podem navegar gratuitamente pela internet nos terminais de transbordo (Central, Norte e Sul) e em mais quatro estações de BRT. O serviço de Wi-Fi da Prefeitura de Feira, o Feira Digital, foi reativado na última terça-feira (30) oferecendo conexão sem fio.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, a tecnologia faz parte do conjunto de melhorias estabelecidas pelo prefeito Colbert Filho para otimizar o deslocamento da população, especialmente estudantes e o trabalhador quando estiver indo de casa para o trabalho. 
"Assim como os QRs Code nos novos abrigos, priorizamos nos terminais a oferta de mobilidade e tecnologia aos nossos usuários", pontua o titular da Semob.
O acesso à conexão é autoexplicativo e pode ser feito através de um smartphone. Ao selecionar a rede "Feira Digital", o usuário é direcionado para uma tela da Fundação Municipal Egberto Costa (FUNTITEC) e, rapidamente, se cadastra escolhendo apenas a conta do Facebook, ou do Google ou com o número do próprio celular.
"Reestabelecemos o serviço nos principais terminais do município. Logo mais, todos os outros estarão com o Wi-Fi disponível assim que for recuperada a rede elétrica", explica Ícaro Grimaldi, diretor do Departamento de Projetos e Sistemas da FUNTITEC. Estações de BRT12 (Rua Castro Alves), BRT13 (Rua Juracy Magalhães Jr), BRT25 (rua Sorocaba) e BRT 26 (Avenida Ayrton Senna) já estão com sinal de rede funcionando.
A estudante Simone Ribeiro disse que assim que chegou no Terminal Norte, no bairro Cidade Nova, conseguiu conexão para acompanhar a previsão de chegada do ônibus. 
"E não só isso, mas vai ajudar muitas pessoas no uso de um aplicativo sem precisar pedir a outro passageiro conexão internet emprestada", ressalta.
Os usuários podem usar o Wi-Fi de acordo a sua conveniência e, principalmente, utilizar as ferramentas dedicadas ao transporte público na cidade, acessando o KIM+ para realizar recarga por PIX, QR Code, boleto ou transferência bancária.

 

AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



PROGRAMAÇÃO DO MAC COM OFICINAS GRATUITAS NESTE SÁBADO


Publicado em: 02/02/2024 - 17:02:37

A programação do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) conta com duas oficinas gratuitas para o público neste sábado (3). As inscrições para participar serão feitas no dia, antes da oficina começar.

Confira as oficinas: 
Oficina I: “Narrativa poética de si” com Amanda Ramos.
Proposta: Uma oficina que incentive a autorreflexão nos participantes e através disso a criação de uma arte. Serão usadas técnicas mistas como escrita, pintura livre e colagem, além de promover um bate-papo.
A oficina é comandada pela artista Amanda Ramos, que segue sua trajetória como peregrina. Na arte ela encontra uma forma de dar corpo ao que vê e sente.

Horário: 14 às 16h. 
Oficina II:  “Sabores e Sabores: Contos de Fada” com Gabriel Ferreira. 
Proposta: Oficina direcionada para educadores e trabalhadores da infância sobre como montar projetos e aulas criativas. 
A oficina é comandada por Gabriel Ferreira, pedagogo, arte-educador, especialista na primeira infância e professor de circo e teatro. 

Horário: 14h.
O Museu de Arte Contemporânea fica localizado na Rua Geminiano Costa, nº 255, Centro, ao lado da Biblioteca Municipal.
O MAC é mantido pela Prefeitura de Feira por meio da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec).
 




PREFEITO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL DURANTE REABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVO

Colbert Martins Filho apresentou dados do ano passado e anunciou investimentos

Publicado em: 01/02/2024 - 18:02:45

"Está explícito na constituição que nenhum poder pode se sobrepor ao outro ou encolher-se diante do agigantamento daquele que avança os limites da própria constituição. [...] Temos o dever de criar condições para que a população alcance níveis de prosperidade e bem-estar. Cada um de nós deve dar o melhor de si, afinal a história nos julgará. Estamos comprometidos com o presente e o futuro da história de Feira de Santana", discursou o prefeito Colbert Martins Filho nesta quinta-feira (1º), durante a reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Feira de Santana.
O ato foi prestigiado por vereadores, secretários municipais, membros da equipe de governo e cidadãos, no Centro de Cultura Amélio Amorim. O local vai sediar provisoriamente a Casa da Cidadania devido a reforma que está sendo realizada no prédio sede.
Colbert revelou que a licitação para construção do Hospital Municipal será realizada neste mês de fevereiro e lembrou as ações executadas pelo Governo Municipal no último ano. Ainda na área da Saúde, citou um forte investimento com 20 obras de reforma, ampliação e construção em andamento com conclusão prevista até abril. Entre os dados, 3,5 milhões de atendimentos e mais de 7 mil partos no Hospital da Mulher.
Na Educação, quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) estão prontos e serão entregues à comunidade em breve - alguns já funcionando. Escolas totalmente novas e recuperadas em diversos bairros e a implantação de rede de fibra óptica (cabeamento de rede) nas escolas municipais. Outras unidades de ensino de grande porte em Maria Quitéria e Jaíba. O prefeito destacou ainda a construção do prédio sede da Secretaria de Educação, no antigo FTC (Feira Tênis Clube).
Entre os dados, 21 mil atendimentos no Centro de Educação Inclusiva Colbert Martins; 3 mil câmeras instaladas nas escolas; 164 laboratórios, sendo 22 de robótica; 54 mil alunos matriculados até o momento. Outro investimento mencionado foi a criação do Jovem Aprendiz Feirense, programa municipal que proporciona oportunidades de qualificação profissional e inclusão social para alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA) com mais de 2 mil matrículas efetuadas.
O prefeito acrescentou a atuação de 2.704 professores e mais 167 convocados do concurso de 2018 - toda lista de aprovados foi chamada. Citou ainda a formação de professores "com orientação da cidade de Sobral, no Ceará, que tem o maior IDEB do país. A capacitação tem mais de seis meses e temos o objetivo de elevar o IDEB de Feira de Santana. Estamos fazendo um grande investimento no que é necessário para a Educação", pontuou. 
A modernização da iluminação pública  com 61 mil luminárias em LED oferecendo mais qualidade e economia em fase final. O uso de chips para a telegestão das luminárias individualmente, ou em grupos, e o monitoramento e controle à distância em tempo real da operação de toda a rede de iluminação foi citado pelo prefeito. "Um avanço para as grandes cidades", comentou Colbert.
Na zona rural, a recuperação de cisternas e ampliação do abastecimento de água por meio da operação carro-pipa tem sido intensificada. Na zona urbana, atuações importantes de melhorias no Centro de Abastecimento seguem em execução. Na segurança, investimentos em capacitação da Guarda Municipal.
Diante do pico de casos de dengue no país, o prefeito, que também é médico, enfatizou a possibilidade de surto epidêmico no município e anunciou a contratação de agentes de endemias. "A Prefeitura se prepara e vamos convocar os agentes de endemias aprovados no último concurso REDA". Quanto a vacina contra a dengue, prevista para chegar este mês, será aplicada inicialmente em crianças de 10 a 14 anos.
O Governo Municipal entregou 365 escrituras de regularização fundiária. Ainda, distribuiu mais de 1 milhão de litros de leite em mais de 42 instituições. Ainda na área Social, o programa Criança Feliz atendeu 2.700 crianças de 0 a 6 anos. O Centro Municipal de Referência Maria Quitéria (CRMQ) atendeu mais de 500 mulheres vítimas de violência no último ano.
As ruas do município receberam 6.747 toneladas de asfalto e mais 47.576 m² de paralelepípedo. A SOMA (Superintendência de Operações e Manutenção) promoveu a recuperação de pontilhões. "As equipes estão empenhadas em recuperar o acesso da estrada da Terra Dura, que ficou inacessível depois que a chuva obstruiu o local", justificou Colbert Martins.
Ainda recordando das chuvas, o prefeito Colbert Martins Filho encerrou o discurso fazendo um apelo aos vereadores para que deem atenção aos investimentos em drenagem no município, como forma de prevenir maiores tragédias.
"A chuva da semana passada nos deu uma lição. Precisamos investir em drenagem pública. Nesta Casa da Cidadania existe um projeto e peço que ele seja pautado, para que possamos investir em algo que possa prevenir e evitar danos maiores a qualquer momento. Vai fazer oito dias que tivemos um desses exemplos. Faço um apelo sincero pois esta é uma responsabilidade que é exclusivamente municipal, não é da Embasa", enfatizou. 
A sessão foi encerrada com um minuto de silêncio em memória do funcionário público municipal, Jorge Cazumbá, e Maria do Carmo Lima dos Santos, irmã do vereador Edvaldo Lima.
 

AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



FEIRA DE SANTANA GANHA SUA PRIMEIRA LOJA FARM, MARCA BRASILEIRA ENTRE AS MAIS QUERIDAS DO PAÍS

Com esta inauguração, Boulevard Shopping celebra momento de renovação com grandes marcas nacionais.

Publicado em: 31/01/2024 - 15:01:01

Em 2024, o Boulevard Shopping completa 25 anos e inicia o ano com um presente para a cidade. A chegada da primeira loja da FARM de Feira de Santana, primeira do interior do Norte e Nordeste, sendo também a primeira unidade do ano inaugurada pela marca no Brasil, aconteceu nesta terça-feira (30), celebrando o momento de renovação do seu mix com grandes marcas nacionais. Tendo
a maioria das suas operações ligadas à moda, a chegada da FARM ao shopping mostra a sua vocação em fomentar e também se conectar com as tendências do mercado. Nascida há 27 anos, a FARM é considerada uma das maiores grifes de moda feminina do país, se tornando uma das mais queridas entre o seu público, com sua identidade exuberante e descontraída. Sendo muito esperada pelo público feirense, a loja da FARM do Boulevard Shopping
possui 100m², com um espaço amplo e um design único, características da marca.  
Para a Superintendente do Boulevard, Vivianne Freire, o maior shopping center do interior da Bahia continua tendo a confiança de
clientes e lojistas para apostarem na cidade como porta de entrada para grandes operações.  “É com alegria que celebramos a chegada de uma grande marca nacional em nossa cidade, reforçando o nosso propósito de colaborar com o crescimento do varejo no interior,
mas acima de tudo proporcionar experiências exclusivas, trazendo operações únicas para os nossos clientes.”, afirma.   
  
Serviço:  
O que: Primeira Loja da FARM é inaugurada em Feira 
Quando: 30 de janeiro 
Local:Boulevard Shopping 


  


  
 




Mais Notícias

A partir de agora, passageiros do transporte público urbano em Feira de Santana podem nav...

A programação do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) cont...

"Está explícito na constituição que nenhum poder pode se sobrep...

Em 2024, o Boulevard Shopping completa 25 anos e inicia o ano com um presente para a cidade. A c...

Feira de Santana faz parte dos municípios que receberão a vacina contra a dengue a...

Depois de ser lançado durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty, RJ)...

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre ...

No dia 15 de janeiro, o Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de...

    O Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira, desde sua reabertura (p...

A obra de construção de um novo muro no Parque de Exposição Jo&atild...


Página de 50
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br