menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Dr. Ed Forró
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
UEFS EMPOSSA 33 NOVOS SERVIDORES


Publicado em: 23/06/2022 - 22:06:45

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) acolheu trinta e três novos servidores técnicos, 7 analistas universitários e 26 técnicos administrativos, em cerimônia de posse no Anfiteatro do campus universitário, nesta quarta-feira (22).  Em breve, serão convocados mais 66 servidores ainda pelo edital 001/2018.
    Para a reitora em exercício, Amali Mussi, "nós vivemos um momento muito difícil, de ter que mostrar e comprovar a importância do servidor(a) público(a) no Brasil. As admissões atendem às expectativas de qualificação das atividades administrativas e acadêmicas da Uefs, reforçando o papel do funcionalismo público em meio às crises políticas que o Brasil tem atravessado”.
    A Pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Aretuza Evangelista, afirmou que as universidades públicas têm lutado pela contratação de novos servidores e que essas instituições fazem um imenso esforço para reduzir um déficit que existe. "Estamos vindo, diuturnamente, nessa defesa da universidade pública, buscando a recomposição de quadros de pessoal e desenvolvendo políticas internas de gestão e desenvolvimento de pessoas", explicou.
    A diretora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest-BA), Daiana Xavier, reforçou sobre a atuação conjunta com a reitoria para que essas novas admissões ocorressem e convocou os novos servidores a participar da construção de propostas pela Uefs: "não tem como construirmos um sonho se ficarmos isolados".
    Roberval Oliveira da Silva tomou posse como analista universitário (engenheiro agrônomo). De acordo com ele, "a universidade está precisando de um corpo técnico qualificado para poder atender demandas que, porventura, estejam carentes ao longo do tempo; acho que a equipe técnica vem no sentido de poder estar trazendo essas atribuições".
    Alessandra Matos Freitas Nogueira, que assumiu o cargo de técnica universitária/área administrativa, se mostrou determinada frente aos desafios. "Eu espero, sinceramente, poder contribuir, como já foi dito durante a cerimônia [de posse], com a luta pelo fortalecimento da universidade, pela valorização do servidor", disse. E deixa um recado a cada novo(a) ingressante da Uefs: "estar aberto[a] para conhecer, experimentar o que a universidade tem para nos oferecer nesse momento".

AUTORIA: Release da Ascom Uefs



UEFS INSCREVE PARA PROCESSO SELETIVO DE PORTADORES DE DIPLOMA


Publicado em: 20/06/2022 - 18:06:50

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com inscrições abertas até 29 de junho para processo seletivo para portadores de diploma de nível superior. Estão sendo oferecidas 105 vagas para 27 cursos de graduação. Há vagas, por exemplo, para Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, História e Licenciatura em Letras. Podem concorrer candidatos egressos de curso superior de graduação concluído no país ou em instituição estrangeira, que seja reconhecido ou revalidado em território nacional.
    Como critério de seleção, serão utilizadas as notas das provas obtidas em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizadas nos dez anos anteriores à publicação do edital. Os candidatos dos cursos com maior quantidade de classificados do que de vagas serão convocados conforme classificação. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do link http://csa.uefs.br/index.php/diplomados221/inicial.

AUTORIA: Release da Ascom Uefs



FEIRA QUILOMBOLA NA LAGOA GRANDE NESTE SÁBADO


Publicado em: 10/06/2022 - 16:06:25

    Será realizada neste sábado (11) a 1ª Feira Quilombola da Comunidade da Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. O evento, de 10h às 16h, é organizado pela Associação Quilombola Comunitária de Maria Quitéria (AQCOMAQ), com o apoio da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana (IEPS-Uefs). Na sede da Associação serão comercializados diversos produtos da agricultura familiar.
    A programação da Feira ainda conta com atividades culturais, como rodas de viola, capoeira, conversa e de verso. O objetivo é fortalecer o trabalho dos agricultores locais e promover a comercialização dos produtos. Para a Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Uefs o momento também é de estreitamento dos laços com a comunidade, além da abertura de espaços para a realização de extensão e pesquisa socialmente referenciada.

AUTORIA: Release da Ascom Uefs



46 ANOS DA UEFS SERÁ CELEBRADO EM EVENTO


Publicado em: 24/05/2022 - 05:05:51

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) completa no próximo dia 31 de maio, 46 anos de atividades. A data será celebrada em um evento aberto ao público na Alameda dos Oitis, no campus universitário, nos dias 30 e 31 de maio. Diversas atividades serão oferecidas gratuitamente e realizadas entre 9h e 20h, no dia 30, e de 9h às 17h, no dia 31. O objetivo da celebração é também dialogar com a sociedade através dos serviços prestados pela Instituição.
    A programação inclui atendimento ao microempreendedor individual, aulas de yoga e ginástica laboral, venda de livros da Editora Uefs e de outras editoras universitárias, vacinação contra gripe e covid-19, testagem de covid-19, sorteio de brindes, apresentações culturais, dentre outras atividades.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



REABERTAS, A PARTIR DE 09/05, INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE DOCENTES DA UEFS


Publicado em: 02/03/2022 - 19:03:16

    Publicado hoje (07/05) Portaria informando a reabertura do Concurso de Professor(a) Auxiliar e Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As inscrições tinham sido suspensas para o Edital ser retificado e atender a recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia quanto a inclusão do procedimento a ser aplicado sobre os percentuais de vagas reservadas a candidatos (as) autodeclarados (as) negros (as) e pessoas com deficiência, previsão contida na legislação do Estado da Bahia.
    Assim, das 14 vagas disponibilizadas, conforme tabela 1 do Edital, serão reservadas 30% aos (as) candidatos(as) que se autodeclararem pretos(as) ou pardos(as) e 5% a pessoas com deficiência, o que corresponde a 4 e 1 vagas, respectivamente, conforme a retificação. Para concorrer às vagas reservadas, o ( a) candidato(a) deverá indicar a opção no ato da inscrição.
    O Edital detalha sobre os critérios a serem ultilizados para garantir a aplicação da reserva de vagas sobre o total e informa ainda sobre os documentos necessários para a comprovação que garantem a participação na reserva de vagas, além de demais detalhes referentes a essa modalidade de inscrição.
    Cabe destacar que as inscrições serão reabertas no período de 9 de maio até às 10h do dia 17 de maio de 2022. Para mais informações, leia atentamente o edital AQUI e acompanhe também no endereço http://csa.uefs.br/index.php/professor221/inicial

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



OBSERVATÓRIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DA UEFS SELECIONA PESSOAS NARRADORAS


Publicado em: 01/03/2022 - 02:03:26

    O Observatório de Contação de Histórias da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com inscrições abertas para o processo formativo e a mostra performática “Escrevivências: olhares sobre Conceição Evaristo”. Estão sendo oferecidas 20 vagas para a comunidade interna e externa. As vagas são para o processo formativo e a partir dele serão selecionadas as pessoas narradoras que vão fazer parte da mostra performática
    Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do programa  até o dia 28 de março através do e-mail observatoriodecontacao@uefs.br, informando porque desejam participar da atividade. A seleção será por audições abertas. Os candidatos vão participar de um encontro no dia 29 de março para escolher um dos trechos disponíveis dos textos da escritora Conceição Evaristo. No dia 12 de abril será preciso apresentar um deles memorizado.
    Os encontros dedicados ao estudo dos textos e aos ensaios acontecerão sempre às terças-feiras, das 14h às 17h, a cada quinze dias. O trabalho será mediado pela contadora de histórias Luciene Mota. Outras informações através do perfil no Instagram @observatoriodecontacao

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



UEFS RETOMA 100% DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS


Publicado em: 06/01/2022 - 23:01:38

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) retomou, na última segunda-feira, 3 de janeiro, 100% das atividades técnico-administrativas presenciais. E em fevereiro, as atividades acadêmicas, especialmente as aulas, serão retomadas presencialmente.
    A decisão, que tem como base o parecer do Comitê Emergencial de Crise para o Enfrentamento da Covid-19 (veja AQUI ) definiu que a partir dessa data as atividades administrativas na universidade passarão a ser presenciais.
    A reitora em exercício, Amali Mussi considera importante reforçar que algumas atividades ainda podem se manter no formato remoto, a exemplo de bancas de promoções na carreira, assim como a realização de reuniões de Conselhos Departamentais, dos Colegiados de Cursos, do CONSU e do CONSEPE e suas respectivas Câmaras, ocorridas por meio de videoconferência, no período em que vigorar as medidas emergenciais de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, uma vez que as  Resoluções CONSU nº 04/2020 e CONSEPE nº48/2020 se encontram em vigor.
    As atividades seguem monitoradas pelo Comitê Emergencial da Covid-19 da Uefs, com acompanhamento da situação epidemiológica através do monitoramento de casos suspeitos notificados na comunidade acadêmica e com análise do contexto de saúde, para contribuir na análise, planejamento e orientação das ações institucionais voltadas para o enfrentamento da pandemia.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



UEFS INTEGRA REDE DE APOIO A SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS NA BAHIA


Publicado em: 04/01/2022 - 02:01:32

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) acompanha com dor, mais uma vez, as tragédias causadas pelas fortes chuvas que acometeram diversas regiões do Estado da Bahia nos últimos dias e se solidariza com toda a população atingida.
    A Uefs lamenta profundamente o crescente número de mortos e de famílias desabrigadas que perderam pessoas queridas e assistiram à destruição de suas moradias e de seus bens. Uma situação de calamidade que, de acordo com o Decreto Estadual assinado pelo Governador Rui Costa, já havia atingido 72 municípios baianos. Tristeza profunda que nos mobiliza a transformar dor em luta, por meio de um conjunto de ações para integrar essa rede de apoio e solidariedade.
    Nesse contexto, a Uefs entrou em contato com o poder público para disponibilizar um número de carros e motoristas para contribuir  no transporte das doações, assim como se disponibilizou para realizar ações emergenciais que estiverem ao seu alcance. Outra ação importante será realizada via Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), que já se encontra em andamento e deverá fortalecer a rede de apoio e solidariedade.
    É importante que a comunidade fortaleça essa rede de apoio por meio do socorro às entidades reconhecidas, governamentais e do terceiro setor, que estão recebendo doações para levarem às vítimas, com a urgência necessária que a situação requer.
    Veja algumas das instituições que estão apoiando a causa e recebendo donativos. Se puder, ajude!

- Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA)
- Boulevard Shopping Feira
- UFRB – Campus Feira de Santana – Rua Godofredo Rebello de Figueredo Filho, 697 – SIM
- Drive Thru Solidário da Igreja Batista Avenida
- Corpo de Bombeiros : ualquer quartel da corporação está recebendo doações em toda Bahia.
- Ação Sul da Bahia Solidária
- Ponto de coleta: Reitoria da UFSB
       Está recebendo medicamentos, termômetros, nebulizadores, tensiômetros, glicosímetros, fitas pata glicosímetro, estetoscópios.
- SOS Bahia
- Ponto de coleta: sede do Crea - BA (Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402, Engenho das Brotas, Salvador)
     Está recebendo alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, água mineral. As inspetorias de Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista e Alagoinhas recebem até o dia 30.12 com retorno em 3.01.22.
- Liga do Bem Doações na sede de Salvador : Rua Manoel Antônio Galvão, 25, Pituaçu. Também aceita doações financeiras, por meio do pix CNPJ: 35.759.019/0001-09
- Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ)
      Banco do Brasil - Agência 3466-5 Conta: 60311-2. Ou chave pix CNPJ: 13100342000125
- Pelo Instagram, acesse os links abaixo, com informações de lugares para arrecadação e ajuda:
- Grupo de Pesquisa Direito e territorialidade: https://www.instagram.com/direitoeterritorialidade/p/CX_x0F2usWm/?utm_medium=share_sheet
- MST - Movimento Sem Terra: https://www.instagram.com/movimentosemterra/
- MUPOIBA - Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia: https://www.instagram.com/mupoiba/
- Cáritas Brasileira - Organismo da CNBB com atuação em Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável:
https://www.instagram.com/caritasbrasileira/
- Levante Popular da Juventude: jovens em luta por um projeto popular para o Brasil
https://www.instagram.com/levantedajuventude/

* ANTES DE FAZER SUA DOAÇÃO CONFIRA OS LOCAIS DE ARRECADAÇÃO QUE MANTÉM A CAMPANHA PERMANENTEMENTE.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



NOTA DE REPÚDIO DO CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA E EXTENSÃO DA UEFS

A Nota de Repúdio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se faz necessária diante dos cortes na ciência e atrasos nas bolsas dos Programas de Bolsas de Iniciação à Docência: PIBID e Residência Pedagógica.

Publicado em: 06/11/2021 - 03:11:43

    O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (CONSEPE/Uefs)  vem a público manifestar sua indignação e absoluto repúdio às práticas de desvalorização e desrespeito do Governo Federal à ciência, que, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cortou o pagamento das bolsas do mês de setembro de todo(a)s o(a)s docentes e discentes vinculado(a)s ao programa de Residência Pedagógica (RP) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em desdobramento ao projeto aprovado no dia 7 de outubro do corrente ano, pelo Congresso Nacional, que retira mais de R$ 600 milhões de recursos orçamentários previstos para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destinados para pagamentos de bolsas e execução de Projetos de Pesquisa.
    Trata-se de uma ação em consonância com outras práticas autoritárias e reducionistas do atual governo federal que, desde o início de sua gestão, tem demonstrado desprezo pela educação, e particularmente às universidades públicas, intervindo na autonomia de suas decisões e diminuindo o repasse de verbas para a manutenção dos serviços essenciais prestados pela própria Universidade. Um governo que revela, em suas atitudes, o seu desconhecimento acerca da importância e papel estratégico da universidade pública na sociedade brasileira, elegendo-a como inimiga em um gesto atávico que busca resgatar aquilo que pensávamos haver sido superado. Pouco esforço é necessário para se entender que é na universidade pública que a geração de novos conhecimentos se materializa, sem os quais o país é condenado à dependência e ao subdesenvolvimento.
    É preciso destacar que a Educação Básica pública carece de investimentos em sua estrutura física e sofre com a valorização de seus professores, iniciando pela falta de apoio na formação destes futuros docentes, sendo este um dos papéis da Universidade. E, considerando a importância de Programas como o PIBID e RP, os quais promovem a integração e diálogo entre escola e Universidade, o atraso das bolsas torna-se desmotivador e demonstra a quão desvalorizada encontra-se a categoria profissional que forma todas as demais.
    Neste sentido, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana  se une à toda a sociedade e aos mais de 60 mil bolsistas que fazem parte dos programas PIBID e RP em nível nacional, e repudia de forma veemente, os cortes nas áreas da Educação e Ciência que vem ocorrendo em nosso país. Conclama, também, a imediata aprovação do PLN 17/2021 e que seja regularizado o pagamento mensal aos bolsistas, como garantia de manutenção dos programas e continuidade dos projetos educacionais que buscam valorizar a educação. Para muitos estudantes, essas bolsas são garantia de permanência nas Universidades. Sem o pagamento, perdem os estudantes em sua formação, e perdem as escolas da Educação Básica, que por meio deles são oxigenadas com práticas pedagógicas diferenciadas e com o desenvolvimento de projetos educativos que envolvem toda a comunidade escolar.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (CONSEPE/Uefs)

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



Mais Notícias

    O Observatório de Contação de Histórias da Univers...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) retomou, na última s...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) acompanha com dor, mais uma...

    O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de F...

    Iniciando mais um período na defesa pela educação superio...

    “Nós que construímos a universidade sabemos que há ...

    O projeto Sala de Cinema da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) p...

    Acontece na próxima quinta-feira (17) mais uma edição do ...

    O Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Fe...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está oferecendo 1.09...


Página de 73
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira

Higienizar
© 2022 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br