FEIRA DE ARTE, SAÚDE E BEM ESTAR EM NOVA EDIÇÃO DEVIDO AO GRANDE SUCESSO
De JULHO a AGOSTO O Avenida Center recebe a Feira de Arte, Saúde e Bem-Estar, um evento aberto ao público que reúne experiências de autocuidado, arte e conexão em um só lugar.
O evento tem o objetivo de divulgar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, apoiar os artesãos locais, e incentivar a arte e as diversas formas de bem estar para o corpo, a mente e as emoções.
Com uma programação diversa e acolhedora, o evento contará com:
- Stands de artesanato, livros, beleza, gastronomia
- Encontros Aromáticos com doTERRA, para conhecer e vivenciar os benefícios dos óleos essenciais
- Vivências de Dança Circular, Capoeira, Ginástica, Yoga, Dança do Ventre, promovendo conexão e bem-estar coletivo
- Momento Terapêutico com práticas de meditação, alongamento e respiração consciente
- Exposição de Artes com obras de artistas feirenses
- Stands de Práticas Integrativas como Reiki, Barras de Access, Massoterapia, Aromaterapia,
- Avaliações e Exames de saúde gratuitos - glicemia, pressão, bio ressonância quântica, entre outros
- Cursos, Workshops
- Sorteios
Aproveite esta oportunidade para desacelerar, cuidar de si e entrar em contato com práticas que promovem saúde integral, expressão e arte.
- Toda sexta e sábado de Julho e Agosto
HORÁRIO
Sexta - das 08h às 18h
Sábado - das 08h às 16h
LOCAL:
Galeria Avenida Center, Getúlio Vargas, 1º andar
(Entrada ao lado da Lucidata ou Chiquinho Sorvetes
- Entrada gratuita. Participe!
- Confira a programação completa no Instagram @feiraartesaudebemestar https://www.instagram.com/feiraartesaudebemestar?igsh=ZDc5anIzaTJqdmZh
- Realização: Academia Terapêutica Tradição, Mariana Pawãny e Tradição Artes
Apoio: FAMBA e Avenida Center ShoppingDigite e Formate o texto da notícia
AUTORIA: Release da Ascom do Evento
ACADEMIA FEIRENSE DE LETRAS PROMOVE CONCURSO LITERÃRIO ESTUDANTIL
Concurso de CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS que versem sobre: CULTURA, EDUCAÇÃO, ESPORTE, FAMÃLIA E MEIO-AMBIENTE
Com o objetivo de promover o incentivo a leitura e a criação literária entre os jovens. A Academia Feirense de Letras lança o seu 1º Concurso de Crônicas, Contos e Poesias, voltado para os alunos do ensino médio.
As inscrições estão abertas até dia 30 Agosto (sábado) e o resultado será divulgado dia 30 de novembro (domingo) no site da AFL - Academia Feirense de Letras. E-mail: acadsec.feirensedeletras@gmail.com
Os premiados receberão medalhas, livros e certificados. A AFL - Academia Feirense de Letras, entidade fundada em 1976 e que hoje tem como seu presidente o médico e escritor Dr. João Batista, promovendo a Leitura, a Literatura e o Livro.
Para inscrições e mais informações acessem: https://academiafeirensedeletras.com.br/
REGULAMENTO DO CONCURSO
ACADEMIA FEIRENSE DE LETRAS
Registro 578, Livro A-6, fls.216 – Cartório de Títulos e Documentos
Utilidade Pública Municipal: Lei Ordinária N o 1090/1988
Utilidade Pública Estadual: Lei N o 14.423, de 11/01/2022
CNPJ: 16.439.762/0001-29
1º CONCURSO DE CRÔNICAS, CONTOS E POESIA.
REGULAMENTO: CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
A Academia Feirense de Letras, com o objetivo de promover a leitura e produção literária entre os jovens do ensino médio, vem à público informar sobre a realização de concurso para seleção de CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS que versem sobre: CULTURA, EDUCAÇÃO, ESPORTE, FAMÍLIA E MEIO-AMBIENTE, de acordo às normas abaixo enumeradas:
PÚBLICO-ALVO: podem participar alunos do Ensino Médio do Estado da Bahia da rede pública ou privada. Podem ser enviados contos, crônicas e poemas (inéditos ou publicados) que contemplem temas como a cultura, a educação, a família, o esporte e o meio-ambiente, com ampla variedade de estilos e formas, situados em qualquer época ou lugar.
INSCRIÇÕES: os autores podem inscrever somente um texto por gênero literário, podendo participar em mais de uma categoria caso desejem.
EXTENSÃO DO TEXTO: a extensão máxima dos textos é de UMA PÁGINA com no máximo 30 linhas para POESIAS; de TRÊS PÁGINAS com no máximo 90 linhas para os gêneros CRÔNICAS E CONTOS. Os textos devem ser escritos em língua portuguesa, digitados em uma página tamanho A4, margens de 3 cm, fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre as linhas.
TÍTULO E AUTOR: o título do texto e o nome do autor (tal como deseja que conste na publicação) devem vir na parte superior da página, alinhados à esquerda. Na parte inferior da página, à direita, colocar cidade/estado onde reside. No nome do arquivo, indicar a categoria (CONTO - CRÔNICA - POESIA) + título do texto.
PRAZO e FORMULÁRIO: as inscrições são gratuitas e podem ser feitas de primeiro de maio até 30 de agosto de 2025, com o preenchimento de formulário no site da academia (https://academiafeirensedeletras.com.br/) e envio dos textos em formato WORD, juntamente com a ficha cadastral, a biografia ( até 8 linhas) e uma foto para o e-mail: acadsec.feirensedeletras@gmail.com.
DIREITO DE PUBLICAÇÃO: os inscritos receberão automaticamente confirmação de sua inscrição (verificar caixas de spam, promoções e lixo eletrônico – caso a confirmação não chegue, entrar em contato por e-mail). No ato de inscrição, automaticamente, os autores cedem o direito de publicação e reprodução dos textos para a Academia Feirense de Letras, sem ônus. Os direitos não são exclusivos e as autores permanecem livres para publicar seus textos onde e quando desejarem.
SELEÇÃO DOS TEXTOS; os textos serão pré-selecionados por uma curadoria indicada pela academia. O resultado será divulgado, no período de 25 a 30 de novembro, no site da academia (https://academiafeirensedeletras.com.br/).
PREMIAÇÃO; Os autores selecionados terão seus textos publicados na Revista da Academia Feirense de Letras e serão premiadas conforme abaixo:
- 1º ao 15º lugar - CONTO - Entrega de Medalha, Certificado de HONRA AO MÉRITO e Cinco exemplares da obra impressa;
- 1º ao 15º lugar - CRÔNICA - Entrega de Medalha, Certificado de HONRA AO MÉRITO e Cinco exemplares da obra impressa;
- 1º ao 15º lugar - POESIA - Entrega de Medalha, Certificado de HONRA AO MÉRITO e Cinco exemplares da obra impressa;
Os melhores textos de cada categoria terão destaque na antologia (que reunirá também os demais textos selecionados). A academia se reserva o direito de estender esses prazos caso necessite de maior tempo para avaliação. Outros itens poderão ser acrescidos à premiação, a critério da academia e de eventuais parceiros ou patrocinadores.
EDIÇÃO: a Academia Feirense de Letras será responsável pelo trabalho de planejamento e produção editorial: reunião e preparação dos textos, projeto gráfico (criação de capa e diagramação do miolo), registro da edição (ISBN e ficha catalográfica), revisão de provas, impressão, postagem às autoras e depósito legal junto à Biblioteca Nacional. Os textos serão revisados pela editora, sendo comunicados somente autoras cujos textos necessitem de alterações mais extensas.
LANÇAMENTO: o lançamento da revista será realizado na programação do evento de abertura do ANO ACADÊMICO DE 2026, previsto para 14 de março de 2016, em comemoração aos 179 anos de nascimento do poeta Frederico Antônio de Castro Alves.
DISPOSIÇÕES GERAIS: as inscrições implicam em plena concordância com os termos deste regulamento. Os autores se responsabilizam integralmente pelo teor dos textos, eximindo a Academia Feirense de Letras de qualquer demanda jurídica. Não serão aceitos textos em coautoria e gerados por Inteligência Artificial (a qualquer tempo, poderão ser desclassificados). A Academia Feirense de Letras se reserva o direito de prorrogar o prazo de inscrição, com prévio aviso aos interessados (site e Instagram). Recomenda-se acompanhar nosso site e página no Instagram (https://www.instagram.com/academiafeirensedeletras/), onde postaremos atualizações. Os casos omissos serão resolvidos pela academia e dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail acadsec.feirensedeletras@gmail.com.
Feira de Santana, 1 de maio de 2025.
Prof. Dr. João Batista de Cerqueira
Presidente
Prof. Me. Aretuza Pereira dos Santos
Coordenação
AUTORIA: Release da Comissão do Concurso da AFL - Aretusa Santos
“TÔ AVEXADAâ€: EM CLIMA JUNINO, KAROL FREITAS LANÇA NOVO XOTE NAS PLATAFORMAS DIGITAIS
Já em clima de São João, a cantora feirense Karol Freitas lança, nesta sexta-feira (06), seu mais novo single, o xote “Tô Avexada”. Composição da artista soteropolitana Maria Nobre, a faixa resgata a essência do forró tradicional com uma pegada moderna e dançante, pronta para embalar festejos e arraiás. O lançamento da música acontece nas primeiras horas desta sexta em todas as plataformas digitais. Mais informações estão disponíveis no instagram @soukarolfreitas (Faça já o pré-save).
Após a bem sucedida parceria com o sanfoneiro Targino Gondim no single “Forró Agarradinho” (2021), de autoria dos saudosos músicos Bel da Bonita e Jorge Dyra, Karol Freitas reafirma sua identidade como intérprete do gênero neste novo trabalho. Com voz marcante e presença cativante, a cantora consolida sua trajetória na música regional, ampliando seu repertório e conexão com o público que valoriza a cultura nordestina.
Gravada no Estúdio Faz a Mágica, em Feira de Santana, a canção contou com direção musical e arranjos do multi-instrumentista Bruno Toquinho, que trouxe nuances contemporâneas ao xote, sem abrir mão das raízes sonoras do forró. A produção valoriza a sanfona, a zabumba e o triângulo, além de aliar a sonoridade de instrumentos como flauta, teclado, baixo e guitarra a outros elementos percussivos, criando uma atmosfera que dialoga tanto com os amantes do forró pé de serra quanto com um público mais urbano.
Karol Freitas tem se destacado por interpretar obras que exaltam a força feminina dentro do universo da música e em “Tô Avexada” não foi diferente. A composição de Maria Nobre, uma de suas melhores amigas, conta a história de uma mulher apaixonada, cheia de desejo e atitude, que “não esconde o fogo” ou a vontade de viver um amor sossegado.
Segundo a cantora, a escolha por lançar um xote neste momento do ano reforça seu compromisso com a preservação e renovação das festas juninas, tradição fortemente presente em sua vivência musical – considerando que a artista já integrou bandas como “A Cumbuca” e fez parte do grupo de forró pé de serra “Zé Trindade e Uns Cambadas” até 2023. Com “Tô Avexada”, Karol Freitas segue explorando as diversas possibilidades do forró como expressão cultural viva e em constante evolução. O lançamento marca mais um passo em sua caminhada como uma das vozes da nova geração da música baiana.
A gravação assinada por Bruno Toquinho, também responsável pela mixagem e masterização, contou com a participação do próprio produtor na flauta transversal; do cruzalmense Jefinho Dias na sanfona; Luiz Sales na percussão; Rodney Teixeira no baixo; Pierre Onassis nos teclados; e Raphael Ferreira no violão e guitarra, além das cantoras Dani Diamantino e Maria Struduth que somam ao coro do xote chamegado.
SERVIÇO
- Lançamento do single “Tô Avexada”, de Karol Freitas
- Quando: 06/06 (sexta-feira), a partir da meia noite
- Onde: Em todas as plataformas digitais
Faça o pré-save: https://onerpm.link/637018225428
Sobre Karol Freitas
Cantora e compositora, Karol Freitas passeia entre diversos gêneros e estilos: do samba ao reggaeton. Natural de Feira de Santana, Karol descobriu-se compositora e lançou, desde 2017, mais de seis singles como a bossa nova "Fio da Navalha", em parceria com Felipe Guedes e Ian Lasserre; o "Samba da Caminhada", outra canção autoral em parceria com Guedes, finalista do 16º Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra, em Feira de Santana; com destaque, ainda, para o "Forró Agarradinho", com a participação especial do sanfoneiro Targino Gondim.
A cantora conta com outros feats com artistas como Duquesa ("A Cor da Solidão”); Roça Sound System (“Eu Perco a Razão”); Roberto Kuelho e Kell Sliffer ("Todinho pra Mim"). Em 2021, lançou seu primeiro EP, intitulado "Refúgio", produzido por Dinho Filho e promovido pelo Selo Educadora Independente do IRDEB, através da articulação de ações entre a Rádio Educadora FM, a TVE e as redes sociais das emissoras públicas baianas. Recentemente, lançou, em 2024, o single e videoclipe "Arrepiar", que mistura carimbó e pagotrap. O trabalho teve produção musical de Bruno Toquinho e foi distribuído pela Warner Music Brasil.
Em 2025, produziu, ao lado da publicitária Isabely Seixas, o evento “Bailinho Outros Carnavais”, que contou com várias edição antes do Carnaval e da Micareta em Feira de Santana. Agora, se prepara para o lançamento de seu mais novo single, “Tô Avexada”, composição de Maria Nobre, também produzida por Bruno Toquinho.
AUTORIA: Release da Agência Amuleto - (75) 98179-4539
ENTREVISTA DO MESTRE JOURNEY PEREIRA PELO PROJETO LEITURAS NEGRAS, NA SÉRIE FALAS E ESCRITAS NEGRAS
Em sua 4ª edição, a Ação Afirmativa para conhecimento de escritores negros/escritoras negras entrevista o Professor mestre, escritor de obras afro-literárias
Continuando as ações afirmativas para formação antirracista permanente e continuada, e potencializando a demarcação de espaço e presença no imaginário literário feirense e regional, o Projeto Afro – Literário Leitura Negra – PLEN, um projeto de educação no modelo não formal, realiza a 4ª edição da Série: Falas e Escritas Negras, desta vez entrevistando o intelectual, escritor, Professor Mestre Journey Pereira, diretamente da França, onde reside e é Professor.
Intelectual negro, Engenheiro Florestal, Mestre em Ciências Agrárias, Professor, Pesquisador e Militante negro, é também um importante escritor, sendo autor das obras afro – literárias Alfarrábio e Egún, que atenuam sua fala e escrita negras.
Em sua mais nova obra: Uma História em Baianês, nos imerge em palavras, fonemas e no dialeto nosso, traços de nossa genética cultural, marcando sua escrita como um legítimo filho de Xangô.
A série é mais uma atividade que nasce tendo como base a Lei nº 10.639/2003, fortalecendo os estudos e discussões coletivas de obras afro – literárias, realizadas pelo projeto há cada dois meses, possibilitando a troca com pessoas de diferentes regiões do estado e do país, também estimulando mais pessoas negras a escreverem, e fomentando a produção afro – literária.
A mediação ficará por conta de Roberto Neto, que é coordenador do projeto, estudioso de obras afro – literárias, antologista, técnico em Teatro, licenciando em Teatro pela UFBA, mediador, gestor e produtor cultural.
Acontece dia 27 de maio, às 19h pelo google meet, através link de acesso: meet.google.com/nyi-wenx-cbb, sendo importante lembrar que, devida a importância do debate, a entrada de pessoas será aceita até às 19h15.
Projeto Voluntário Leitura Negra
Projeto Afro-Literário
Eixo – Educação Afirmativa e Afro-Literatura - Modelo de Educação Não Formal
Sub – Eixos – Teatro e Cultura
Sede do Projeto – Feira de Santana – BA
Coordenação Geral – Roberto Neto
AUTORIA: Release Projeto Leitura Negra
AUTORIA: Release do Projeto Leituras Negras
VILA CULTURAL DE SANTANA DOS OLHOS D´ÁGUA
MADINA SUA MÚSICA, SUA VOZ E SEU TALENTO
Cantora , natural de Feira de Santana, Bahia, Madina iniciou sua carreira profissional aos 10 anos de idade. Entre os estudos e os shows, ela foi conciliando e conquistando aos poucos seu espaço no mercado musical com seu jeito alto astral e audacioso de cantar.
Mas tudo começou ainda muito cedo. Durante a semana seu pai ensaiava com a sua banda, chamada Banda Preces, em sua própria casa, em um espaço conhecido como sede, onde Madina tinha acesso desde quando nasceu. Entre cabos, caixas de som e microfones, a artista foi desenvolvendo uma grande paixão pelo canto. Além de conviver com tios e tias que também viviam de música.
Com apenas 10 anos de idade, gravou seu primeiro CD e mostrava sua forte personalidade com versões de artistas como ABBA, Bee Gees e inclusive uma música autoral. Ao longo dos anos se apresentou em micaretas, expo-feiras, carnavais e seguiu fazendo sucesso por todas as cidades onde passava. Destacou-se tanto, que cantou no programa de Raul Gil na tv com apenas 12 anos.
Vale lembrar que a Biologia quase tirou a filha da princesa do sertão dos palcos, mas o seu destino não estava em estudar os seres vivos, e sim em entreter o público com seu talento musical. Durante sua passagem pela UEFS, participou de bandas e amadureceu musicalmente. Sua arte a levou para participações em realities musicais como Ídolos e The Voice Brasil, onde integrou o time do também baiano Carlinhos Brown na edição de 2020.
A cantora Madina sempre teve a sofrência presente em seu repertório, mas desde 2019 ela mergulhou de vez no arrocha e na música brega e vem maltratando ainda mais os corações do seu público. Seu projeto já tem duas músicas autorais e dois álbuns intitulados como SOFRÊNCIA GOSTOSA, além de feats de outros gêneros musicais como pagode, com a Nata do Samba, e eletrônico , com DJ Telefunksoul. Segundo a cantora ainda vem muitos feats por aí.
O seu trabalho chega recheado de hits para todos os gostos, sempre falando sobre decepções amorosas e superações, como também de empoderamento e amor próprio. E tudo isso embalado por um ritmo diferenciado que mistura o arrocha e o brega ao mesmo tempo. Ela traz no seu repertório as suas influências musicais como as cantoras consagradas: Joelma, Simone Mendes, Marília Mendonça, Ana Castela , Mari Fernandes, Anitta e cantores como Gustavo Lima e Natanzinho Lima , dentre outros.
Recentemente a cantora e compositora Madina lançou nas plataformas digitais o seu primeiro AUDIOVISUAL (DVD) , intitulado “MADI IN BAR”, que foi gravado ao vivo no Bão Petiscaria, na Pituba , em Salvador, e fez o maior sucesso, com muitos plays no youtube e em todas as plataformas de áudio. A cantora encerrará o ano de 2024 com o seu último lançamento chamado SOFRÊNCIA SEM FREIO, um repertório com 10 músicas sofridas e dançantes ao mesmo tempo, realmente não tem como ficar parado escutando esse som. Com sua voz marcante, ela traz irreverência e muito romantismo nas suas apresentações . Ouvi-la é para corações fortes!
Experiência:
Com mais de 20 anos de experiência no ramo musical , Madina já gravou 2 CDs , 5 músicas autorais e 4 álbuns, todos disponíveis nas plataformas de música, YouTube e Sua Música.
Siga Madina nas redes sociais:
- Tiktok: @oficialMadinaa
- Instagram: @oficialmadina
- Facebook: Madina Lyve
- YouTube: Madina Oficial
AUTORIA: Release biográfio de Madina
"TABARÉU URBANO" EM SESSÃO EXTRA NESTA QUINTA-FEIRA, 15, NO BOULEVARD SHOPPING
Sucesso de público: “O Tabaréu Urbano” terá nova sessão nesta quinta-feira (15), em Feira de Santana
Após uma estreia marcada por casa cheia e grande repercussão, o documentário O Tabaré Urbano terá nova exibição nesta quinta-feira (15), às 18h30, na sala 3 do Orient Cineplace, no Boulevard Shopping, em Feira de Santana.
igido por Ícaro de Oliveira e roteirizado por Asa Filho, o filme apresenta uma abordagem poética sobre a presença do sertanejo no espaço urbano, exaltando a cultura, a memória e as identidades populares da cidade.
O elenco traz participações de nomes consagrados como Pedro Pondé, Psiti Mota, Wilson Aragão, José Guedes, Valter de Souza, Roberto Kuelho, além de figuras marcantes como Dona Chica do Pandeiro e Guda da Matinha. A narração é assinada por Franklin Maxado, referência na literatura de cordel.
Com realização da Atelier Filmes e da Produtora Cidade da Cultura, o projeto conta com apoio cultural do Laboratório Análise, Maternidade Santa Emília, Bambinos, Topázio Veículos e patrocínio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Programa Pró-Cultura Esporte.
- Pelo olhar de Jânio Rego no Blog da Feira: O “Tabaréu Urbano”, um documentário ficcional estrelado por Asa Filho (Cidade da Cultura) e dirigido por Ícaro de Oliveira, será exibido em sessão extraordinária, nesta quinta-feira às 18:30 horas. O “Tabaréu Urbano” conta a história de um roceiro da zona rural vindo a Feira numa segunda-feira, passeia pelas ruas e pontos tradicionais, como as feirinhas, mercados, becos e ruas da cidade, revivendo algumas situações do passado, com personagens vividos por atores do elenco que tem Psiti Motta, Roberto Kuelho e outras figuras que participam com depoimentos sobre Feira, como a escritora Alana Freitas, o jornalista Zé Coió e o advogado Emanoel Freitas.
- Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do cinema.
AUTORIA: Release do evento e matéria do Blog da Feira
RECITAL IN VIVO COM NÍVIA MARIA VASCONCELLOS E MARIANA PAIM NA LDM
No dia 16 de maio, às 18h30, a livraria LDM será palco do Recital In Vivo, um evento protagonizado pela poesia, que mistura literatura, música e muitos encontros.
Com a proposta de realizar uma série de leituras/declamações de poemas de autoria das escritoras baianas Nívia Maria Vasconcellos e Mariana Paim, o “Recital In Vivo” desenhará um percurso em meio à produção poética das autoras, a partir de algumas das suas confluências e ressonâncias. Passeando por temas comuns, mas dizendo também dos seus diferentes processos de produção, Nívia e Mariana dão voz aos seus poemas e conversam também sobre a sua relação com a leitura, a escrita e algumas das questões do nosso tempo. Além disso, trazem à cena poemas de outras vozes com as quais dialogam. Dessa forma, o recital acaba revelando muito do processo criativo de ambas e sendo um convite e incitação à composição literária.
A noite começa com um pocket show da cantora e compositora Dayane Sampaio. No final, o público terá a oportunidade de participar do microfone aberto, compartilhando seus próprios poemas, fazendo perguntas ou contribuindo de outras formas criativas.
O evento é um convite à apreciação artística e ao diálogo, destacando-se como uma celebração da poesia, realçando também a beleza da amizade.
Compartilhe e Participe!
Onde: Livraria LDM – Shopping Bela Vista (Alameda Euvaldo Luz, 92 - L2 asa sul, Horto Bela Vista, Salvador)
Quando: 16 de maio
Horário: 18h30
AUTORIA: Release da Ascom do Evento
BLOCO DA QUIXABEIRA REAFIRMA FORÇA DO SAMBA DE RODA NA MICARETA DE FEIRA
Desfile puxado pelo grupo Quixabeira da Matinha e pela convidada Maryzélia foi um dos mais animados da festa e empolgou o público
Apesar da chuva, milhares de pessoas acompanharam com grande empolgação a passagem do bloco da Quixabeira no domingo (4) de Micareta em Feira de Santana, no circuito Maneca Ferreira. Uma autêntica celebração do samba de roda, patrimônio imaterial da humanidade, e da cultura popular de forma geral.
Comemorando mais um ano de presença na maior e mais importante Micareta do Brasil, o bloco Quixabeira levou para a avenida o tema “Vencedor de Batalhas – 15 anos de resistência quilombola”, com o grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha e a cantora Maryzélia, novamente na condição de convidada especial.
Na camisa do bloco, uma reverência ao Mestre Coleirinho da Bahia, criador do grupo em 1989 e um dos principais nomes do samba de roda da nossa história; e também à dona Chica do Pandeiro, matriarca do coletivo e remanescente da formação original.
Cantor e compositor do grupo, Guda Quixabeira relatou a alegria de ver a avenida lotada e o acolhimento das pessoas ao longo de todo o circuito: “foi emocionante, a cada ano que passa a gente percebe como a força da nossa cultura popular é aplaudida e abraçada pelo povo na Micareta”.
E por falar em Guda, o povo mais uma vez foi ao delírio quando ele desceu do trio para sambar com as foliãs e foliões no chão, formando uma autêntica roda de samba, em plena avenida. OFICINAS E SEMINÁRIO NA MATINHA Depois do sucesso da apresentação na Micareta, as atividades da Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB), responsável pelo bloco Quixabeira, prosseguem. Ações formativas como oficinas e um seminário de salvaguarda do samba de roda compõem as iniciativas promovidas em prol da população do Quilombo da Matinha dos Pretos.
O percussionista Euzébio Oliveira Souza (Zezé), presidente da ACCB, ministrou uma oficina sobre percussão em abril e neste mês de maio, serão realizadas mais três oficinas: violão (com Tarcísio Estrela Araújo), cavaquinho (com Jadson de Almeida Moreira) e samba de roda (com Dona Chica do Pandeiro), todos integrantes do grupo Quixabeira da Matinha.
No final de maio, será promovido um amplo seminário sobre a história do Quilombo Matinha dos Pretos, oportunidade em que serão apresentados e debatidos elementos que compõem a identidade da comunidade local, desde a sua formação.
O bloco Quixabeira conta com o financiamento do governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual de Cultura e do edital Ouro Negro 2025 e é uma realização da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, do grupo Quixabeira da Matinha e conta com a co-produção executiva da Casa das Águas Comunicação de Cultura.
AUTORIA: Release da Ascom da Quixabeira da Matinha - Elsimar Pondé
Fotos
CINEMA FEIRENSE EM FESTA, "TABARÉU URBANO" ESTREIA EM 08 DE MAIO NO CINE ORIENT NO BOULEVAR
Feira de Santana ganha as telas de cinema com o lançamento do documentário “O Tabaréu Urbano”, um longa-metragem que celebra a memória, a cultura e a identidade do povo sertanejo. Com direção de Ícaro de Oliveira e roteiro de Asa Filho, o filme terá sua estreia no dia 8 de maio, no Orient Cineplace, no Shopping Boulevard Feira de Santana.
A produção traz como protagonista a figura do “tabaréu” — o típico matuto nordestino — que percorre a cidade revisitando locais de tradição e pontos históricos marcantes, como o Campo do Gado e o Centro de Abastecimento. O documentário traça uma revisitação afetiva, mostrando o olhar atento do sertanejo que testemunha, muitas vezes com nostalgia, as mudanças e perdas das características originais da cidade.
Gravado em um dos dias mais emblemáticos de Feira de Santana, uma segunda-feira de feira livre, o longa se transforma em um registro histórico e cultural de grande valor. O elenco conta com nomes como Asa Filho, Pedro Pondé, Psiti Mota e Wilson Aragão, além da participação de Valter de Souza, Dona Chica do Pandeiro, Guda da Matinha, Eduardo Borges, Márcia Villar e Leonardo Martins.
“O Tabaréu Urbano” é um convite ao público para refletir sobre a preservação das raízes, da cultura popular e das histórias que formam a alma do sertão baiano. A realização é das Produtoras Ateliê Filme e Cidade Cultura, com apoio de diversas instituições locais e patrocínio da Prefeitura de Feira de Santana, através do Programa Pró-Cultura Esporte.
A estreia promete emocionar e valorizar quem carrega no peito a essência de uma Feira de Santana que resiste às transformações do tempo.