menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
“A BATA DE FEIJÃO”: LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO CELEBRA TRADIÇÃO RURAL DE FEIRA DE SANTANA ATRAVÉS DA MÚSICA E DA DANÇA

Curta-metragem lançado no domingo (16/03) teve como palco o distrito da Matinha, localizado a 15 km do Centro da cidade, e usa licença poética para representar manifestção cultural.

Publicado em: 28/03/2025 - 11:03:18

    No domingo (16/03), o Galpão Cultural Tambores Urbanos, no bairro Brasília, em Feira de Santana exibiu o documentário “A Bata do Feijão”, curta-metragem que celebra uma das manifestações culturais mais espontâneas e autênticas do distrito da Matinha, em Feira de Santana, através da música e da dança. O lançamento, que contará com a participação do grupo de dança SOPROCOS, da banda Afro Pop, Studio Cleide Santos “Instituição de Dança Salva Vidas” e do Coletivo Coreográfico Diego Nascimento, aconteceu a partir das 13h e teve entrada gratuita.
    Com coordenação executiva de Rafaela Augusto, direção geral de Mari Falcão, direção de imagem e edição de Assivaldo Santos, o documentário surgiu, inicialmente, com o objetivo de registrar a bata do feijão na Matinha e realizar, ao mesmo tempo, um ato de dança contemporânea alusivo ao evento, como uma forma de preservar e difundir a cultura da bata por meio do audiovisual, considerando-a em sua totalidade: do momento da colheita à separação dos grãos e festividade entre os familiares, vizinhos e amigos, embalada pelo ato de bater e peneirar as vagens amontoadas, sempre acompanhado de cantos.
     Contudo, em razão da seca no ano de 2024,  o registro da bata propriamente dita não ocorreu. “Sem a chuva, não conseguimos acompanhar a bata e, como tínhamos um prazo para execução do projeto, fizemos o espetáculo de forma representativa e usamos imagens de outras batas, além de colhermos o depoimento de fontes da comunidade, como Dona Chica do Pandeiro e Guda Quixabeira”, revela Mari Falcão, diretora do projeto.
    Como contrapartida social do projeto, que é financiado pela Lei Paulo Gustavo, a equipe responsável realizou, ainda em 2024, cinco oficinas de dança para comunidades do bairro irmã Dulce, Tomba, distrito da Matinha e povoado de Alecrim Miúdo, possibilitando o acesso gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para a tarde de lançamento do curta-metragem, além da exibição do documentário, ocorreram apresentações de dança do grupo SOPROCOS, do Studio Cleide Santos e do Coletivo Coreográfico Diego Nascimento e o show da banda afropercussiva “AfroPop”. O evento contou, também, com a presença das candidatas do concurso Miss Afro Feira de Santana 2025, organizado pelo coletivo MoviAfro e que, além de Moda e Beleza, promove diversas atividades nas áreas de educação, saúde e políticas públicas.
    Este projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público 001/2023 – Audiovisual, com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e tem subsídio financeiro do Município de Feira de Santana e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, direcionado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

Lançamento do documentário “A Bata do Feijão”
Quando: 16 de março (domingo), às 13h
Onde: Galpão Cultural Tambores Urbanos
Quanto: Entrada Gratuita
Classificação: Livre

Acompanhe em:
Instagram: @doc_batadofeijao

Informações à Imprensa:
Agência Amuleto
(75) 98179-4539

AUTORIA: Release da Ascom do Projeto - Agência Amuleto
Fotos




DOMINGO DE DIVERSÃO E BEM-ESTAR NA NOIDE CERQUEIRA DURANTE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO LAZER NA AVENIDA

A programação teve início às 7h e seguiu até o meio-dia, oferecendo aos participantes uma série de atividades

Publicado em: 09/03/2025 - 19:03:13

    Neste domingo (09), a Noide Cerqueira recebeu, com um grande e animado público, a primeira edição do projeto Lazer na Avenida 2025. A ação, promovida por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e outras pastas municipais, trouxe para a comunidade uma manhã repleta de atividades, saúde e cultura, oferecendo diversão para toda a família. O prefeito José Ronaldo de Carvalho prestigiou o evento.
    O secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, reforçou o objetivo do projeto. “Este é um momento de integração, onde a cultura, o esporte e a saúde se unem para proporcionar qualidade de vida à população. O sucesso dessa primeira edição é apenas o começo de muitas ações que planejamos para fortalecer ainda mais nossa cidade”, disse.
    A programação teve início às 7h e seguiu até o meio-dia, oferecendo aos participantes uma série de atividades voltadas para a saúde e bem-estar. No local, foram disponibilizados serviços como orientações sobre ISTs, cuidados com a saúde bucal, além de testes de glicemia, avaliações de pressão arterial (PA) e massagens. O evento contou também com apresentação de patins, animação de Luciano Melo, uma movimentada aula de hiit e shows de Mano Gavasa e Carla. As crianças também tiveram um momento especial com a presença de personagens infantis, como Batman, Homem-aranha, Patrulha Canina, Frozen e mais.
    Entre os que aproveitaram a folia estava Mayana Silva, que já tem o hábito de praticar atividades físicas no local e se sentiu ainda mais motivada pelas ações do evento: "É uma oportunidade incrível, não só para nos exercitarmos, mas também para estarmos em grupo, conhecer novas pessoas e até experimentar modalidades esportivas diferentes, como o patins aqui ao lado. É muito empolgante e atrativo para todos. Com certeza voltarei!", diz.
    O prefeito José Ronaldo destacou a importância do projeto como uma forma de promover hábitos saudáveis e de estreitar os laços entre as famílias. “É gratificante ver a comunidade participando ativamente dessa iniciativa. Nós tivemos também a preocupação em trabalhar para que o trânsito não fosse prejudicado e vimos que funcionou, a maneira que foi executado não gerou dificuldades”, afirma.
    Para a realização do evento, o trecho entre o cruzamento da via com a Fernando Pinto de Queiroz e o Shopping Avenida, foi interditado no sentido Getúlio Vargas, com opção de desvio sendo feito pela Rua Nova Esperança, em sentido único. A SMT esteve presente para garantir a segurança dos participantes, com equipes orientando o tráfego.

AUTORIA: Release da Secom da Prefeitura de Feira de Santana
Fotos




DIA DA MULHER: KAROL FREITAS, LETÍCIA ALEXANDRA E VICTÓRIA MARQUES PARTICIPAM DA EDIÇÃO ESPECIAL DO “BAILINHO OUTROS CARNAVAIS”

Em clima de ressaca do Carnaval, artistas apresentam repertório em homenagem às mulheres que agitaram a folia brasileira ao longo de gerações.

Publicado em: 07/03/2025 - 19:03:50

    Neste sábado (08), Karol Freitas, Letícia Alexandra e Victória Marques apresentam uma edição especial do “Bailinho Outros Carnavais”, em homenagem ao Dia da Mulher. Com um repertório que passeia de Chiquinha Gonzaga a Ivete Sangalo, as artistas celebram mulheres que marcaram a história da folia carnavalesca. O evento acontece a partir das 20h30 na Varandinha da Fraga Maia, em Feira de Santana.
    Nesta edição especial, o repertório do Bailinho conta com canções compostas ou imortalizadas na voz de mulheres e que fizeram sucesso em “outros carnavais”, homenageando ícones como Chiquinha Gonzaga; Carmen Miranda; Emilinha Borba e Ângela Maria, além de grandes nomes da Axé Music, como Margareth Menezes; Sarajane; Márcia Freire; Daniela Mercury e Ivete Sangalo.
Para Karol Freitas, que idealiza o show, é muito significativo poder homenagear estas artistas: “Fico extremamente realizada em poder fazer essa homenagem, em uma data de luta, a mulheres que tanto se destacaram na música e romperam paradigmas para que não só eu, Letícia ou Victória, mas uma geração de mulheres pudessem estar, hoje, aqui, fazendo música com liberdade e protagonismo”, afirma a cantora, que também apresenta, durante o Bailinho, músicas de sua autoria com uma nova roupagem.
    O evento tem sido realizado na cidade desde o início do mês de fevereiro, como um “esquenta” para o Carnaval e para a Micareta de Feira, em uma atmosfera retrô, com direito a fantasia, confete e serpentina, reunindo clássicas marchinhas de Carnaval e homenageando, ao mesmo tempo, os 40 anos da Axé Music.
Agora, com uma equipe formada majoritariamente por mulheres, Karol Freitas se apresenta na companhia de Letícia Alexandra (baixo e voz); Victória Marques (percussão e voz); e Rogerinho Ferrer (teclado), com  produção executiva de Isabely Seixas. Realizado mais uma vez na Varandinha, com o apoio da empresária Ellen Estrela, o couvert artístico custará R$ 10,00.

Acompanhe em:
Instagram: @baileoutroscarnavais
Karol Freitas: @karolfreitas
Letícia Alexandra: @let_summergirl
Victória Marques: @vicstoria_

SERVIÇO
Bailinho Outros Carnavais
Quando: 08 de março (sábado) às 20h30
Onde: Varandinha Bar e Petiscaria – Av. Fraga Maia, n° 5355, Cidade Nova, Feira de Santana/BA
Quanto: R$ 10,00 (couvert artístico)

Sobre Karol Freitas
    Cantora e compositora, Karol Freitas passeia entre diversos gêneros e estilos: do samba ao reggaeton. Natural de Feira de Santana, Karol descobriu-se compositora e lançou, desde 2017, mais de seis singles como a bossa nova "Fio da Navalha", em parceria com Felipe Guedes e Ian Lasserre; o "Samba da Caminhada", outra canção autoral em parceria com Guedes, finalista do 16º Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra, em Feira de Santana; com destaque, ainda, para o "Forró Agarradinho", com a participação especial do sanfoneiro Targino Gondim.
A cantora conta com outros feats com artistas como Duquesa ("A Cor da Solidão”); Roça Sound System (“Eu Perco a Razão”); Roberto Kuelho e Kell Sliffer ("Todinho pra Mim"). Em 2021, lançou seu primeiro EP, intitulado "Refúgio", produzido por Dinho Filho e promovido pelo Selo Educadora Independente do IRDEB, através da articulação de ações entre a Rádio Educadora FM, a TVE e as redes sociais das emissoras públicas baianas. Recentemente, lançou, em 2024, o single e videoclipe "Arrepiar", que mistura carimbó e pagotrap. O trabalho teve produção musical de Bruno Toquinho e foi distribuído pela Warner Music Brasil.

Sobre Letícia Alexandra
    Licencianda em música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Letícia Alexandra é professora de técnica vocal, guitarra, contrabaixo e violão em escola particular. Também atua como baixista e cantora, tendo trabalhado com artistas e grupos musicais como Maria Struduth, Isa Roth, Fatel, Vinny Matias, Orquestra Sinfônica da UEFS, e o grupo Eu Sou o Samba. Também gravou voz para a  canção “Água Viva”, de Muganga Anhangá. Além destes, realizou um intercâmbio, no qual pôde realizar apresentações dentro do ambiente acadêmico e também fora deste.

Sobre Victória Marques
    Victória Marques é natural de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. Mulher negra, multi-instrumentista, pesquisadora e professora. É estudante de Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atuou como violonista no projeto “Canto Coral” (2018), coordenado pelo Maestro José Alípio Martins. Foi bolsista de iniciação científica pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais (UEFS), mais conhecido como “Cacimba de Histórias” (2020-2022), e faz parte do grupo de estudos e pesquisas sobre práticas musicais afrodiaspóricas e seus atravessamentos, o “Diáspora”. Debruça seus estudos, pesquisas e fazeres musicais na musicalidade Afrobarroca de Mateus Aleluia e o grupo musical Os Tincoãs.

AUTORIA: Release da Agência Amuleto - (75) 98179-4539



VAI TER SAMBA DE ELVIRA COM KAREEN MENDES NO CARNAVAL EM SALVADOR

Apresentação será realizada na segunda-feira, 3 de março, a partir das 19 horas, na Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho

Publicado em: 28/02/2025 - 15:02:56

    Vai ter show de Kareen Mendes no Carnaval de Salvador. A cantora e compositora, radicada em Feira de Santana, mas que nasceu na capital baiana, se apresenta na segunda-feira de Carnaval (03) de março, a partir das 19 horas, na Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho.  
Com quase trinta anos de trajetória na música, Kareen Mendes vai apresentar na maior festa popular do mundo um repertório composto por clássicos do samba, passando também por algumas das suas composições próprias.
    Ao longo dos últimos anos, Kareen tem apresentado projetos diversos, destacando algumas das mais importantes vertentes da música brasileira, entre elas o samba. No Carnaval ela apresenta o show “Samba de Elvira”, que estreou no final de janeiro deste ano, em Feira de Santana.
    No projeto, “Samba de Elvira”, além de homenagear sua avó, que tem mais de 90 anos, adora samba, e esbanja energia e disposição contagiantes, Kareen valoriza a história do gênero musical mais característico da nossa cultura, com ênfase para o samba de roda
    “Sou foliã desde muito jovem, sou apaixonada pelo Carnaval. Estou ansiosa por esse momento. Me apresentar em Salvador e numa festa que é tão especial, tão rica e animada é um privilégio”, enfatiza Kareen.
    O show de Kareen no Carnaval ainda contará com a participação especial do grupo Samba de Mães, coletivo de mulheres formado em Feira de Santana desde 2022, cuja proposta é valorizar o samba de raiz, com ênfase na ancestralidade, resistência e cultura.
    Para conhecer um pouco mais da carreira da cantora e compositora Kareen Mendes, que é conselheira de Cultura de Feira de Santana, no segmento da Música, e também integra o Coletivo Unidos pelo Samba, acesse no Instagram: @kareenmendesoficial.

AUTORIA: Release da Ascom do Evento - Elsimar Pondé



EP “QUARADOR” DO CHUÁ DE CABAÇA TRAZ BRILHO E FRESCOR À MÚSICA BAIANA


Publicado em: 21/02/2025 - 17:02:10

    O EP Quarador, do grupo feirense Chuá de Cabaça, chega para consolidar a força da música regional baiana, trazendo um frescor único ao samba de roda e aos ritmos ancestrais do estado. Com seis faixas autorais, o trabalho reforça a conexão do duo com a tradição e a identidade cultural da Bahia, ao mesmo tempo em que renova a sonoridade desses gêneros.
    Gravado nos estúdios AB Estúdio e Via Sonora, o EP reúne um time de artistas que contribuem para a riqueza musical da Bahia. Em Flor Cristalina, Rá Nascimento adiciona suavidade e potência à melodia, enquanto a contagiante Chuá de Cabaça se fortalece com a presença marcante de Dó Nascimento. Enquanto Minha Fé faz um convite a reflexão, Flor de Ijexá presta uma rica homenagem ao  bloco afro feirense com mesmo nome.
    Navegar mergulha fundo em temas atuais como tecnologia e conectividade e conta com a interpretação singular de Tonho Dionorina. Já Quarador brilha com a participação especial de Roberto Mendes, um dos grandes nomes da chula e do samba de raiz. Faixa a faixa nas redes
    Além do lançamento presencial no Mercado de Arte Popular, o duo também apostou em conteúdos digitais para aproximar o público do processo criativo. Um “faixa a faixa” divulgado nas redes sociais detalha as histórias e inspirações por trás de cada canção, permitindo que o ouvinte mergulhe ainda mais no universo do Chuá de Cabaça.
    Viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Quarador é mais do que um EP: é um registro da resistência e da beleza da música popular nordestina.
    O trabalho reafirma o compromisso de Cesinha e Arquimedes com a cultura baiana e reforça a importância de iniciativas que preservam e impulsionam os ritmos que moldam a identidade do povo. Pra conferir toda evolução deste projeto é importante seguir o @chuadecabaca_ no Instagram e ficar de olho nessa dupla talentosa.

AUTORIA: Release da Vamo Assessoria



O PROJETO TOQUE FEMININO REALIZARÁ RODA DE CONVERSA ": MULHERES NEGRA NA MÚSICA BRASILEIRA", NO PRÓXIMO SÁBADO (22/02 DAS 09 ÀS 12H)

Estão todos convidados para comparecerem ao Amélio Amorim com o desta que este terá certificado de participação!

Publicado em: 19/02/2025 - 15:02:38

    Traçando um recorte de gênero e raça, o evento mediado pela musicista e pesquisadora Vitória Marques abordará a importância das compositoras, cantoras e instrumentistas negras na construção da música brasileira, contribuindo assim para a discussão, reflexão e visibilidade da trajetória e legado de artistas como Leci Brandão, Alcione, Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Dona Dalva do Samba, Liniker, Ludmilla, Mariene de Castro e Teresa Cristina e a feirense sambista Marizélia.    
                             
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim                
Data: 22 de fevereiro.          
Horário: 09hs às 12h.                                      
Entrada: Gratuita.                  
Inscrições: https://forms.gle/5phw683yw4rf8nGQA
( Para maiores informações acesse o instagram do projeto:  @projeto_musical_toquefemenino)

E se liga, o evento terá certificado de participação.
E aí, vem com a gente?

    Este projeto foi contemplado pela Prefeitura de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

AUTORIA: Release da Ascom do Projeto - Elsimar Pondé



KAREEN MENDES LANÇA SINGLE "VENTRE REBENTO"

Composição de Deivisson Leão conta a história de uma mulher que passou por uma situação de violência e teve que fugir pra longe

Publicado em: 17/02/2025 - 19:02:27

    No próximo dia 8 de março, a cantora e compositora Kareen Mendes lança mais um single. ‘Ventre Rebento’ é uma composição de Devisson Leão, que contou com a participação de Bel da Bonita na percussão e foi gravada na cidade de Cachoeira.
    A música conta de forma poética a história de uma mulher que passou por uma situação de violência e teve que fugir para longe com os filhos para tentar ser feliz e viver em paz na beira do mar.
    Kareen Mendes pontua que realidades como essa, abordada pela composição, fazem parte da história de muitas mulheres e que, inclusive, ela já viveu esse tipo de experiência.
    “Infelizmente me identifico com esse tipo de situação e cada vez mais precisamos nos posicionar contra a violência doméstica, os índices seguem sendo alarmantes e a arte também tem o papel de lutar contra esse tipo de prática”, afirma Kareen.

MAIS UMA PARCERIA
    A parceria musical entre Kareen Mendes e Devisson Leão tem uma longa história. Ao lado do percussionista e artista plástico Gabriel Ferreira foi formado o grupo Lírica, entre 2005 e 2011. Juntos, Kareen e Deivisson compuseram ‘Quisera-mais-que-perfeito’, que disputou o festival Vozes da Terra em 2008.
    Em 2013, Kareen gravou ‘Passeio’, composição de Deivisson e Gabriel, que faz parte do seu EP, de mesmo nome, lançado naquele mesmo ano e que rendeu um clipe, com direção de Rick Van Pelt, gravado em Cachoeira.

PRÉ-SAVE
    O Pré-Save da música ‘Ventre Rebento’ já está disponível e permite a pessoa que fizer a inscrição receber a notificação do momento em que a canção estiver liberada na sua plataforma de streaming preferida.
    Para fazer o Pré-Save, basta acessar: https://bfan.link/ventre-rebento, ou a Bio do Instagram de Kareen Mendes: @kareenmendesoficial.

AUTORIA: Release da Ascom do Evento - Elsimar Pondé



OUTROS BAIANOS MAIS UMA VEZ NO FURDUNÇO


Publicado em: 14/02/2025 - 00:02:23

    A qualidade e o sucesso do grupo Outros Baianos é algo incontestável, que todos vêem e podem com certeza comprovar. O carnaval da Bahia tem apenas confirmado isso. No seu 3° ano de participação no Furdunço, o pré carnaval de Salvador, os Baianos Janno e Tanny Brasil se destacam como uma das melhores atrações representando bem a terra natal. A festa acontece dia 23 de fevereiro, a partir das 14 horas, no circuito Ondina/Barra, com um desfile de 60 bandas que farão a alegria do folião pipoca. Valeu destacar que a banda gravou a Moda Baiana em 2024 e desde então é uma das músicas mais ouvidas do momento. Tanto foi a repercussão que a banda Asa de Águia gostou e acabou de gravar para o carnaval. Abra os braços para abraçar e se divertir com os Outros Baianos. Axé!!!

AUTORIA: Release da Ascom de Outros Baianos



PROJETO LEITURA NEGRA - UMA AÇÃO AFIRMATIVA

- O que é ser negro e intelectual no Brasil - Projeto Voluntário Leitura Negra - Projeto Afro-Literário

Publicado em: 31/12/2024 - 23:01:07

Atividade GETTEN

GETTEN homenageia Ator José Guedes e entrega Troféus de Teatros Negro à atores e atrizes negros no 1ºETENPS.
O Grupo de Estudo e Trabalho em Teatros Negro – GETTEN de Feira de Santana, promoveu a primeira edição da entrega dos Troféus Abdias Nascimento e Léa Garcia de Teatros Negro, homenageando o Ator José Guedes, demais atores/atrizes locais, reginais e nacionais no 1º Encontro de Teatros Negro, ação que finaliza o 2º ano do Ciclo Formativo em Teatros Negro.
        Finalizando o 2º ano do Ciclo Formativo em Teatros Negro, iniciando as produções teatrais nesta linha, comemorando os 80 anos do Teatro Experimental do Negro – TEN e homenageando o Ator Negro, Diretor, Produtor Cultural e Dançarino José Guedes, o GETTEN – Grupo de Estudo e Trabalho em Teatros Negro, vinculado ao Projeto Afro- Literário Leitura Negra – PLEN, realizou a 1ª Edição da entrega dos Troféus de Teatros Negro Léa Garcia e Abdias Nascimento à tores e atrizes locais, regionais e nacionais, dentro do 1º Encontro de Teatro Negro do Portal do Sertão – ETENPS,  mais uma ação afirmativa promovida de modo gratuito com discussões, mostra e difusão das teatralidades negras, atividades formativas e apresentação da Cia GASTÃO GUIMARÃES de Teatro, dirigida pelo homenageado José Guedes.
        Com mais de 50 anos de carreira e com uma contribuição na PRETAgonização do Teatro feirense, baiano e brasileiro, o 1ºETENPS promoveu também a entrega dos Troféus de Teatros Negro: Abdias Nascimento e Léa Garcia, como reconhecimento pelos trabalhos feitos em todos esses anos, o que foi estendido aos atores Andhy Oliveira, Monilson dos Santos e às atrizes Celly rodrigues, Andrea Mattos, Milena Calmon e Mawusi Tulani, também por suas enormes contribuições.
       Para além da homenagens e da primeira edição da entrega dos troféus, o evento ainda contou com a comemoração dos 2 anos de atuações do GETTEN, dos 80 anos de existência e legado do Teatro Experimental do Negro – TEN, os 2 anos de execução e lançamento da nova etapa do Ciclo Formativo em Teatros Negro – CIFORTEN, que terá início em 2025 com muitas novidades e ações, perfazendo o processo de PesquisAção e experimentação do GETTEN, conduzido pelo técnico em Teatro, licenciando em Teatro UFBA, atuante e pesquisador Roberto Neto (PLEN/GETTEN)..
        Em sua primeira edição, o ETENPS trabalha o tema: PRETAgonizando nossas histórias e ABRINDO caminhos para outros corpos pretos na CENA: a essência de José Guedes, tendo como apoio de pesquisa suas teatralidades e a música Abram os Caminhos, composição (lera e música) de Roberto Neto, sendo mais uma ação que visa oportunizar um aprofundamento da temática, contribuindo para o conhecimento, apropriação e desenvolvimento dos Teatros Negro em Feira de Santana e território Portal do Sertão, o que já é feito pelo novo expoente do Teatro feirense, o GETTEN, a partir da Pesquisa - Ação nas Pedagogias Teatrais Negras – objeto de estudo do grupo e aplicação em modalidades formativas e discursivas, ministradas ao longo de 2023 e 2024, por profissionais capacitados.
Um pouco Mais sobre os Troféus de Teatros Negro:
        Os troféus Abdias Nascimento e Léa Garcia de Teatros Negro, são ações afirmativas no âmbito da Cultura, Arte, Tradições africana/afrobrasileira e Teatros Negro, com o objetivo de promover a formação antirracista, permanente e continuada de pessoas pretas, não pretas, por meio do estudo, pesquisa, para valorização e maior conhecimento de atores, atrizes, dramaturgos, produtores teatrais negros, negras, suas obras e formas de produção teatral,  fundamentando-se em dois de alguns dos atores principais para o surgimento do Teatro Experimental do Negro – TEN. São idealizados pelo Engenheiro Agrônomo Roberto Neto, que é Ator, Técnico em Teatro, estudante de Licenciatura em Teatro pela UFBA, pesquisador dos Teatros feirenses/negros, e tem experiência com assistência de direção, codireção e direção cênico-musical de mostras de cena, leituras dramáticas, além de ministrar oficinas de Teatro e minicursos.                 
 
 
 
 
Foto: Ana Cláudia - Atrizes e Atores homenageados com os Troféus Abdias Nascimento e Léa Garcia de Teatros Negro

AUTORIA: Release Projeto Leitura Negra e GETTEN – Roberto Neto
Fotos




Mais Notícias

    No próximo dia 8 de março, a cantora e compositora Kareen Mendes...

    A qualidade e o sucesso do grupo Outros Baianos é algo incontestá...

Atividade GETTEN GETTEN homenageia Ator José Guedes e entrega Troféus de Teatros...

    Está disponível no YouTube o clipe da música “Malab...

    O projeto musical ucalundu, criado em Feira de Santana-Ba., e composto pelos m...

    Na música, Kuelho explora a origem africana da palavra “dengo&rdq...

    Na data de 13/12/2024, a partir das 14h, no Casarão Olhos D`Água...

    Na Bahia, o acesso ao cinema ainda é um desafio por conta dos pre&ccedi...

    Mais uma vez o espetáculo de humor “Na Base do Improviso” e...


Página de 36
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2025 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br