menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
AFL PROMOVE A 3ª QUARTA-FEIRA LITERÁRIA NO AMÉLIO AMORIM COM PALESTRA DA ACADÊMICA CÍNTIA PORTUGAL


Publicado em: 16/07/2024 - 19:07:47

    A Academia Feirense de Letras vem promovendo, recentemente, encontros aos quais denominou de: "Quartas Literárias", e já  se encontra na terceira edição, sempre com estudiosos e especialistas da maior qualidade palestrando sobre assuntos nos quais são mestres, como no anterior o Dr. João Batista Cerqueira discorreu sobre a Santa Casa da Misericórdia, para realização da terceira edição a Professoa Cintía Portugal assina, na rede, o seguinte chamamento:
    "Um convite: que tal um passeio  pelo chão histórico- cultural,  comercial, literário, artístico,  da urbe da Princesa do Sertão? Pelos desejos do tempo registrados em colunas de jornais da "Comercial Cidade de Feira de Sant`Anna", assim  a cidade aparece na chamada dos periódicos, de 1877- 1888; seguindo pelo caminhar necessário da contemporâneidade"

Palestrante Profa Me  Cintia Portugal .
Academia Feirense de Letras- AFL
https://www.instagram.com/p/C9Z8w3zuH-q/?igsh=cHJzMXd3ZmkxY2Vk

AUTORIA: Com informações do Instagram



POETA FEIRENSE É CONTEMPLADO POR PRÊMIO LITERÁRIO CIDADE DE MANAUS

Vladimir Queiroz é mais uma vez premiado em concurso literário conferindo a literatura de Feira de Santana Brasil afora!

Publicado em: 08/07/2024 - 17:07:45

    O livro inédito ABAYOMI, do baiano VLADIMIR QUEIROZ da Silva, foi o vencedor do PRÊMIO LITERÁRIO CIDADE DE MANAUS, edição 2024, na categoria poesia.
    No livro ABAYOMI, por meio da simbologia presente nas bonecas de pano feitas pelas escravas africanas durante as travessias de além-mar, VLADIMIR QUEIROZ  faz um passeio pela diversidade de ideias, de anseios, de percepções de mundo. Nota-se em ABAYOMI, a preocupação do autor, com o trato meticuloso e denso das palavras, onde as metáforas são trabalhadas com intensa profundidade.
    VLADIMIR QUEIROZ, na sua escrita, busca inspiração no escondido das coisas, nos contornos indefinidos, nas transparencias, nas imagens nebulosas ou não vistas. São versos repletos de um olhar fulminante dessas pequenas sutilezas despercebidas, procurando resgatar um olhar que vê além dos planos físicos e embrenha-se pelo terreno da metafísica.
O AUTOR
VLADIMIR QUEIROZ da Silva (1962), natural de Feira de Santana (BA)
Publicou os livros:
-  Seres & Dizeres (Scortecci Editora - 1995), Terracota (As letras da Bahia da Bahia - 2001), Infantilis (EGBA - 2003),  ABCdito e outros ditos mais (EGBA - 2003), Apokálupsis do Sertão (EGBA - 2006), Luminescência (EGBA - 2008), Instinto (EGBA - 2010), Alcatruz (EGBA - 2011), Nuances (EGBA - 2012), Muxarabis (EGBA – 2015), Brasileirança (EGBA – 2016); Kairós (Editora Penalux – 2020), Kara wã (Editora Penalux - 2022).
Teve o livro Nuances publicado em Portugal (Chiado Books – 2015), na Romênia (EditoraTimpul – 2015), na Colômbia (UNIEDICIONES – 2019) e na Itália (Chiado Books – 2019).
- Teve o livro Luminescência publicado na Itália (Chiado Books – 2017).
- Teve o livro Muxarabis publicado na Romênia (Editora Timpul – 2022).
- Teve o livro Kairós publicado na Itália (Edizione WE – 2022) e no Chile (LP5 Editora – 2022).
- Participou das antologias: Concerto lírico a quinze vozes (Aboio livre Edições – 2004), Antologia Pórtico IV (Pórtico Edições – 2010), Concerto Lírico: 15 poetas 15 anos depois (Editora Penalux - 2019).
- Teve poemas publicados nas revistas: Iararana, Acrobata, Diversos e Afins, Organismo, Caliban (Portugal), Poezia (Romênia), Revista digital da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Vuela Palabra (Colômbia).
- O livro Kara wâ recebeu o Prêmio Book Brasil 2022, como melhor poesia no ano de 2022.
- Participou de eventos literários internacionais como conferencista em Portugal, Colômbia, Itália, Romênia e Moçambique.

SOBRE O PRÊMIO
    A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (CONCULTURA), publicou, no 26/6/24, a lista dos autores e obras vencedoras da 13ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2024, na portaria 044/24, e no Diário Oficial do Município (DOM).
    O presidente do CONCULTURA, Neilo Batista, destacou que o concurso mantém a importância e potência da literatura na cultura. “Os Prêmios Literários Cidade de Manaus contribuem, a cada ano, e cada vez mais, para movimentar a cena literária em nossa cidade. Este ano publicamos o edital, fizemos a divulgação e os autores de todas as regiões do país inscreveram suas obras nas 10 categorias literárias”, disse.
    Para o coordenador dos Prêmios Literários e vice-presidente do CONCULTURA, Carlos Guedelha, as comissões julgadoras fizeram as avaliações e em seguida foi publicada a relação das obras vencedoras e aquelas que receberão certificado de Menção Honrosa pela sua grande qualidade estética e potencial de contribuição para Literatura.
    “As obras vencedoras serão publicadas pela Prefeitura de Manaus, por meio do CONCULTURA, e estamos programando uma grande festa literária, momento em que faremos o lançamento dessas obras, com distribuição gratuita para o público e sessões de autógrafo”, ressaltou Guedelha.

Confira a lista dos vencedores por categoria conforme o edital:
1- Prémio Álvaro Maia, destinado ao melhor romance ou novela – “As Tonalidades da Dor”, de André Luis Soares.
2- Prêmio Arthur Engrácio, ao melhor livro de contos – “Contos Embalados”, de Roberto Klotz.
3- Prêmio Péricles Moraes, melhor livro de crônicas – “O tempo das moscas-de-maio e outras crônicas”, de Ewerton Martins Ribeiro.
4- Prêmio Violeta Branca Menescal, destinado ao melhor livro de poesia – “Abayomi”, de Vladimir Queiroz da Silva.
5- Prêmio Samuel Benchimol, ao melhor livro de ensaios – “O Filme Sublime”, de Yves Marcel de Oliveira.
6- Prêmio Áureo Nonato, destinado ao melhor livro de memória e/ou jornalismo literário – “Preciso Saber Se Você Quer Ter”, de Leticia Gonzáles Poittevin.
7- Prêmio Alfredo Fernandes, destinado ao melhor livro de literatura infantojuvenil “A Casa Assustadora”, de Lilian Deise de Andrade Guinski.
8- Prêmio Álvaro Braga, destinado ao melhor livro de teatro “O Arremedo à la Manaus”, de Marcos Almir Almeida de Souza.
9- Prêmio Mário Ypiranga Monteiro, destinado ao melhor livro de ensaio sobre tradições populares (não houve vencedor).
10- Prêmio Djalma Batista, destinado ao melhor livro de temática amazônica – “Amazônia: Vida, Utopias e Esperanças”, de Marcílio de Freitas.

AUTORIA: Publicação da CONCULTURA Manaus



RODA DE CONVERSA NO DISTRITO DA MATINHA DESTACOU A IMPORTÂNCIA DAS MESTRAS E MESTRES DA CULTURA POPULAR

Evento aconteceu na sede da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, no último domingo passado às 16 horas.

Publicado em: 08/07/2024 - 17:07:12

    No domingo passado (07/07), na Casa do Samba Dona Chica do Pandeiro, na AACB – Associação Cultural Coleirinho da Bahia, na Estrada da Quixabeira, distrito da Matinha, em Feira de Santana, realizou-se uma Roda de Conversa sobre a importância das nossas mestras e mestres da Cultura Popular.
    A Roda “Quem são nossas mestras e mestres? Saberes e fazeres da Cultura Popular” foi composta por nomes reconhecidos pela notável contribuição para difundir, fortalecer e salvaguardar as manifestações da cultura popular.
    Fizeram parte da Roda as mestras e mestres: Jurandy Wellington Pacífico (Instituto Mãe Bernadete), Olivia Roberta (IPAC), Dona Chica do Pandeiro (Quilombo Matinha dos Pretos), Francisca Fonseca (Quilombo Candeal) e Guda Quixabeira (Quilombo Matinha dos Pretos), com mediação do poeta Carlos Neves.

MESTRES E MESTRAS
- Jurandy Wellington Pacífico é quilombola, professor, pesquisador, ativista social e defensor dos Direitos Humanos. Atualmente ocupa a presidência do Instituto Mãe Bernadete e a coordenação geral da ASSEBA – Associação dos Sambadores e Sambadeiras da Bahia.

- Olivia Roberta (Negona) é sambadeira, capoeirista, forrozeira e ativista cultural. Ao longo de sua jornada, Olivia desempenhou papéis de destaque e liderança em várias organizações culturais, como uma das fundadoras e coordenadoras do Movimento Mulher na Capoeira Tem Axé, coordenadora de pesquisa, cursos e eventos por duas gestões da ASSEBA - (Associação dos Sambadores e Sambadeiras da Bahia) e conselheira do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira da Bahia.  

- Chica do Pandeiro é Mestra da Cultura Popular na cidade-encruzilhada de Feira de Santana. Essa terra que abriga e transforma fluxos culturais entre o Sertão e o Recôncavo da Bahia, onde ela nasceu e se criou com seus filhos e ao lado do Mestre Coleirinho da Bahia (in memoriam). Dona Chica é mulher da roça, benzedeira, sambadeira, pandeirista, além de compositora e cantora no grupo de Samba de Roda Quixabeira da Matinha, fundado por ela e sua família há 35 anos.
Francisca Fonseca é mulher preta trabalhador rural quilombola, militante do movimento quilombola e movimento negro rural, além de educadora popular. Tem atuação na defesa dos territórios quilombola e enfrentamento ao racismo. Atualmente faz parte da coordenação arquidiocesana da Pastoral Afro-brasileira – PAB, também faz parte do coletivo de educação da Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ.

- Galdino de Oliveira Souza (Guda Quixabeira) é agricultor, sambador, cantor e compositor do grupo de Samba de Roda Quixabeira da Matinha. Guda atua também como gestor e produtor cultural em Feira de Santana, sempre priorizando fortalecer as lutas e conquistas do Povo Quilombola e da Zona Rural. Filho dos mestres sambadores Coleirinho da Bahia e Dona Chica da Matinha, atualmente preside a Associação Cultural Coleirinho da Bahia e, além disso, é conselheiro municipal de Cultura.

Lançamento de Pré-candidatura
    O evento também marcou o lançamento da pré-candidatura de Guda Quixabeira para Câmara de Vereadores de Feira de Santana pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro). Um artista e um líder natural e espontâneo devido a suas atividades artísticas e em defesa da cultura regional e de raiz.

AUTORIA: Release de Elsimar Pondé



CLIMA DE DESCONTRAÇÃO MARCA O ARRASTA-PÉ DA IMPRENSA


Publicado em: 17/06/2024 - 23:06:29

    "Alexa" desligou a saudade,  e o verbo curtir foi bastante conjugado na segunda edição do  Forró Imprensado,  que ocorreu na noite da  sexta-feira (14), no bar Bendito, no Ville Goumert, em Feira de Santana.
    O evento foi abrilhantado pelas atrações  Cia de Teatro Ser´Eus, banda Axeffona e  o cantor Gil Marques, além da outorga do Troféu Imprensado a 10 comunicadores (Valdomiro Silva, Leon Vanderley, Kenna Martins, Karoliny Dias,  Andréa Trindade, Sílvio Tito, Hamurabi Dias, Rosalvo Filho, Marco Leão e Lorenna Nascimento), em reconhecimento pela dedicação,  credibilidade e inestimáveis serviços prestados à comunidade feirense.
    A festa foi prestigiada por um expressivo número de  profissionais da Comunicação Social, artistas, empresários, autoridades políticas  e entre outros representantes da sociedade,  que arrastaram os pés no salão,  asseverando que o forró está enraizado na cultura da Princesa do Sertão.

EM BREVE UM CENTO DE FOTOS DO EVENTO!


AUTORIA: Release da Ascom do Gupo Imprensados Fsa



CUCA FAZ CHAMADA PÚBLICA PARA ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DO BANDO ANUNCIADOR 2024


Publicado em: 11/06/2024 - 15:06:54

    Reconhecendo as dimensões e cientes da complexidade das demandas que envolvem o Bando Anunciador, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por intermédio do Centro Universitário de Cultura e Arte, convida V.S.ª para as reuniões preparatórias a respeito da realização deste evento que acontecerá no dia 7 de julho de 2024. Os diálogos dizem respeito ao percurso, questões de segurança e demais assuntos pertinentes.
    Público-alvo: Representantes de órgãos municipais e polícia militar, artistas, produtores culturais, imprensa, entidades de classe, demais segmentos que tenham interesse no fomento ao Bando Anunciador.
Data: 13 de junho.
Horário: 14:00.
Local: Sala 11 do Centro Universitário de Cultura e Arte.

Público-alvo: Representantes dos bairros e dos bandos de Feira de Santana.
Data: 13 de junho.
Horário: 19:30.
Local: Sala 11 do Centro Universitário de Cultura e Arte.

AUTORIA: Release da Ascom da UEFS



JUNHO TEM MUITAS ATRAÇÕES RESERVADAS PRA VOCÊ NO CENTRO CULTURAL SESC FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 01/06/2024 - 23:06:51

CONFIRA:
Cine Sesc – Curta metragem as aventuras de Tita   

Data: 05/06/2024
Horário: 10h e 14h 
Local: Teatro (Centro cultural e restaurante) 
Valor: Gratuito
Duração: 11 minutos
Direção: Eduardo Padrão
Sinopse:  Tita é a filha caçula de Lavareda, um caçador respeitado da região do Velho Chico. Pai coruja, era sempre visto ao lado de Tita. De tanto caçar, prender e vender passarinhos, recebeu um castigo da mãe natureza: teve sua filha amada enfeitiçada e transformada numa linda e rara ararinha azul. Agora Tita viaja pelo mundo, cantando, encantando e fugindo de caçadores. Tita fez muitos amigos como o bode Dudé - seu amigo fiel - Cascudo - um tatu bola - Timbum - um Peixe pintor, e por onde passava deixava amigos, músicas e boas histórias. Lavareda agora luta para desvendar o mistério e trazer sua filha para perto. Para isso, terá que plantar árvores, destruir armadilhas e preservar o meio ambiente para manter viva e perto sua amada filha, e quem sabe, ser perdoado e ter de volta a Tita em seu lar.

Espetáculo “Partiste”
Data: 06/06/2024
Horário: 19h
Local: Teatro (Centro cultural e restaurante) 
Valor: R$ 10 e R$ 5 (Cliente Sesc e meia)
Sinopse: 
O espetáculo “Partiste” traz o cotidiano de uma família interiorana e suas questões. No interior da Bahia, uma mãe e seus três filhos vivem cotidianamente a dor da saudade de Jairo, quarto filho da matriarca que foi morar em São Paulo. Essa é a atmosfera da peça teatral Partiste que volta aos palcos em uma nova versão, com direção de Icaro Bittencourt. O público verá em cena um ambiente simples familiar, mas com tramas geradoras de muita reflexão. Personagens que tem que lidar com a morte, com o ir embora e com o luto, mas aqueles que ficam seguem se cuidando.
Vencedor do Prêmio Braskem de melhor texto em 2010, o espetáculo ganhou outra vida com a versão de Icaro Bittencourt que realiza a direção, produção musical e cenário. 

Show Kareen Mendes
Data: 07/06/24
Horário: 18:30h 
Local: Café-teatro (Centro cultural e restaurante)
Valor: R$2,00 (inteira) e R$1,00(meia e cliente sesc)
Sinopse:
A cantora e compositora Kareen Mendes é cidadã soteropolitana, feminista, baiana e apaixonada pela cultura popular brasileira; Karen iniciou sua carreira muito jovem por incentivo da família e amigos, a partir disso já podemos contabilizar mais de 25 anos de carreira profissional. 
Atualmente Kareen Mendes é graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Seu primeiro EP, Passeio foi lançado em 2023 assim como os singles Carne Nobre e Longa Estrada.  Em 2022 lançou o EP Basta só desejar, onde traz 5 músicas autorais escritas durante a pandemia. Ambos os EPS estão disponíveis nas plataformas digitais.
Seu trabalho como cantora tem influências também de Gal Costa, Marisa Monte, Vanessa da Mata, Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho, Flavio José. Como compositora as influências da artista, além da MPB tem fortes ingredientes regionais, e muita baianidade quando se trata de samba.
O show que Karen realizará no Sesc Feira Centro no mês de junho será voltado para os festejos juninos pretendendo fazer um passeio pelo forró pé de serra, baião, Xote e Xaxado. O show também trará canções autorais e de cantores como Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Limão com Mel Mastruz com leite, entre outras.

Espetáculo “Os Rais Varia”
Data: 09/06/2024
Horário: 10h30min
Local: Teatro (Centro cultural e restaurante) 
Valor: R$ 2 e R$ 1 (Cliente Sesc e meia)
Sinopse: 
Os Palhaços Sirikita e Sujeitão saúdam a todos com o Samba de Roda num rito popular de abertura. Os 3 R ´s, um número carregado de informação sobre os resíduos sólidos com muita trapalhada acrobática. O Mágico Sujeitão, o mais falcatrua da região aparece com seus truques que desafiam as leis da mágica. A adestradora Sirikita surge com seu maior desafio, adestrar o animal mais perigoso do mundo, será possível? Com seu berimbau de lata na mão Sirikita convoca a todos pra celebrar a roda da vida neste espetáculo virtuoso e questionador.

 
Marcia Porto
Data: 14/06/24
Horário: 18:30h 
Local: Café-teatro (Centro cultural e restaurante)
Valor: R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia e cliente sesc)
Sinopse:
A cantora e compositora Marcia Porto iniciou sua carreira artística muito jovem. Nos anos 90 foi vocalista do trio elétrico Brilhaê que realizava apresentações musicais na Micareta de Feira de Santana, posteriormente foi considerada a revelação em micaretas e carnavais do interior da Bahia.
Iniciou sua carreira solo em 1994, gravou seu 1º LP e CD intitulado “Minhas Palavras”, e participou de duas coletâneas importantes para a época: “Feira swing e cerveja” e Forro da lua 01 e 02. A multi-artista já realizou participações especiais em shows de diversos artistas como Geraldo Azevedo, Del Feliz, Nando Cordel e Marcionílio Prado.
Sua discografia é composta por dezenove cds. Seu repertório é muito versátil sendo composto por musicas de “axé music”, xote, baião e MPB.
A artista também é ativista social, recebeu da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, o Título de Cidadã Feirense, a Medalha de honra ao Mérito e título de comendadora (Comenda Godofredo Filho), trofeu M de Mulher, homenagem especial da Fundação Egberto Costa por serviços prestados a cultura. Márcia é madrinha e divulgadora do Projeto Versos de Mulher, ONG que oferece apoio para mulheres vítimas de violência e de outros projetos sociais do país.

AUTORIA: Release da Coordenadoria d Sesc Centro



ESTUDANTES DE TEATRO DA UFBA REALIZAM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLA


Publicado em: 22/05/2024 - 00:05:12

    Em mais uma ação e atuação prática, estudantes do curso de Teatro da Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, polo Feira de Santana, tiveram um novo momento de experimentação e aplicação dos conteúdos estudados no curso, que é na modalidade EaD, sendo também uma oportunidade importante para difusão e fortalecimento do curso, bem como de valorização da universidade pública e ensino público.
    Desta vez, os estudantes Antônia Sousa, Gesser Pereira e Roberto Neto, atualmente no 6º bimestre de Teatro, cursando o componente curricular Oficina de Práticas Pedagógicas III, ministrada pela Professora Dra. Carla Souza e sob Tutoria do Professor/Mestre João Victor, realizaram uma intervenção Pedagógica, aplicando no dia 20/05, um tema específico com crianças da Escola Municipal Reitor Edgar santos, localizada na zona rural do município de Santo Estevão -BA, contribuindo na Semana do Brincar da escola.
    Contando com o apoio das aulas, material didático do curso (e-Book), o suporte da Professora e Tutor, bem como da Diretora e Professor Valdeci Bastos, da Coordenadora Pedagógica Professora Adailza Santana, das Professoras Maria Nélia, Neiliane e Rosemi, além de todo o corpo de servidores, os estudantes trabalharam os temas Cidadania, Poluição, Sertão e Meio Ambiente, estimulando a capacidade lúdica, a coordenação motora com desenhos, pinturas e apresentações, sempre com reflexão sobre a realidade geral e local, pondo em prática os conceitos e ações propostas no curso e componente.
    Ainda, fizeram correlações dos conteúdos com a prática docente, o plano de aula e a observação do cuidado na aplicação do mesmo, que pode necessitar de ajustes em realidades diferentes, levando sempre em conta as necessidades dos educandos, utilizando-se também da contação de histórias como meio de estimular imaginação, criatividade e atenção.
    Para Roberto Neto, que já é Professor e Técnico em Teatro, “foi mais uma experiência de grande aprendizado, pois as crianças surpreenderam com os desenhos sobre o meio ambiente, Sertão, de modo que eu pude voltar no passado e lembrar quando iniciei à docência. Já para Gesser Pereira, que é Pedagogo, Coordenador Pedagógico e Contador de história “foi incrível vivenciar uma manhã tão enriquecedora contando história, num ambiente tão acolhedor e educativo”, e para Antonia Souza, Técnica em Teatro “a experiência verdadeiramente gratificante, pois foi a oportunidade de interagir, desenvolver e estimular o desenvolvimento infantil de forma lúdica e divertida”.
    Por fim e muito emocionada, a diretora escolar e Professora Valdeci Bastos afirmou: “somos gratos pela UFBA e por vocês terem escolhido nossa escola para fazerem a intervenção, e por isso, muito obrigado! Voltem mais vezes!”.

AUTORIA: Coordenação de Textos – Estudantes de Teatro Roberto Neto, Antonia Souza Gesser Pereira - UFBA



PROJETO VOLUNTÁRIO LEITURA NEGRA

Projeto Leitura Negra (PLEN) inicia uma Série: Falas e Escritas Negras Encontros com escritoras negras e Escritores negros O primeiro dia - 16/05 - Fiquem atentos

Publicado em: 16/05/2024 - 23:05:44

    O Projeto Leitura Negra – PLEN, realizará no próximo dia 16/0, a partir das 19h, o início da Série: Falas e Escritas Negras, visando promover um maior conhecimento de escritoras negras e escritores negros feirenses, regionais, baianos e nacionais, que já tenham livros publicados ou. .
    Como parte das atividades do PLEN, a série é uma Ação Afirmativa e oportunidade de maior conhecimento dos escritores negros feirenses, sendo o momento inaugurado pela Professora, Educadora, mestranda em Estudos Linguísticos pela UNILAB, atriz no “Ser” Tão Preto Cia de Teatro e representante feirense no Curso: Uma Revolução Chamada Carolina, promovida pela Festa Literária das Periferias, Andrea Mattos.
    Professora Andrea Mattos tem mais de 20 anos atuando na Educação púbica feirense, bem como na educação pública e privada de Amélia Rodrigues, atuando e contribuindo muito na vida de jovens e adolescentes.
    Tem escritos em curso e um trabalho de estudo e pesquisa sobre a escritora negra Carolina Maria de Jesus, muito importante e significativo para o resgate e valorização da mulher negra e de sua escrita negra, por vezes também interpretando-a no Teatro, através da Cia “Ser” Tão Preto, como no espetáculo Abram os Caminhos.
    O encontro será virtual e mediado por Roberto Neto, que é Professor, Técnico em Teatro, Licenciando em Teatro – UFBA, pesquisador do Teatro Feirense e Teatro Negro, idealizador e coordenador do PLEN.

OBJETIVO: objetivo principal da série é promover maior conhecimento dos escritores negros feirenses, regionais, baianos e nacionais, seus modos de escrita e suas obras. Concomitante, promover a aquisição dessas obras afro-literárias, estimular a leitura e difusão, perante editoras, de escritores com temas urgentes para publicação.

PÚBLICO ALVO: escritoras negras, escritores negros e não negros, apoiadores, incentivadores da leitura, editoras em Feira, Bahia e Brasil.

Como participar?
PEDIDNO LINK DE ACEDDO NO CHAT DO @projetoleituranegra, a partir das 18h:30.

Coordenação do PLEN -   Roberto Neto -   Técnico em Teatro, idealizador e coordenador do PLEN, criador e um dos coordenadores do GETTEN, Licenciando em Teatro - UFBA e pesquisador do Teatro Feirense e Teatro Negro.

Projeto Voluntário Leitura Negra
Projeto Afro-Literário de Estudo/Discussão Coletiva
Eixo – Educação Afirmativa e Afro-Literatura - Modelo de Educação Não Formal
Sede do Projeto – Feira de Santana – BA
Coordenação – Roberto Neto
Atividade PLEN


AUTORIA: Release do Projeto Leituras Negras



BOULEVARD SHOPPING CELEBRA 25 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM FEIRA DE SANTANA

Em homenagem a data, o centro de compras preparou uma super promoção para os clientes

Publicado em: 24/10/2024 - 15:04:25

    Com o título de maior shopping do interior da Bahia, o Boulevard Shopping Feira de Santana comemora, em 2024, 25 anos de atuação na cidade. Fundado em 23 de abril de 1999, o centro de compras é considerado um marco para o comércio da região e, atualmente, conta com mais de 170 operações, incluindo grandes redes e franquias.
    Para comemorar a data, o shopping preparou uma programação especial de aniversário, no dia 23 de abril, buscando festejar o longo relacionamento com os feirenses. Logo no início da manhã, celebrou-se uma missa para convidados onde os funcionários e lojistas com 25 anos de casa foram homenageados. Em seguida, os clientes viveram diversas experiências, com a programação sendo iniciada por meio de uma recepção especial em todas as portarias com entrega de brigadeiros e algodão doce. Durante o dia festivo também foram programadas diversas ações como bandas de jazz, personagens encantados, apresentações musicais e um Happy Hour especial.
    Como ponto alto do dia, o Espetáculo Celebrar fechou a programação com uma apresentação artística com muita música, dança, performances circenses e chuva de balões prateados.
    Superintendente do Boulevard Shopping, Vivianne Freire Esperidião destaca que a programação foi pensada especialmente para as Bodas de Prata com a cidade. “Para nós, é um orgulho imenso poder dividir o dia a dia com a população feirense há mais de duas décadas. Todo o reconhecimento conquistado ao longo desses 25 anos é fruto de um trabalho diário, sempre em busca de oferecer um lugar agradável, seguro e alegre para todos os nossos clientes. Então, nada melhor do que celebrar essa data especial com um dia inesquecível. Estamos sempre comprometidos em trazer o melhor mix e as grandes marcas para Feira de Santana e surpreender os nossos clientes com eventos memoráveis”, afirma.
    Para Edson Piaggio, sócio-empreendedor do Boulevard Shopping Feira de Santana, o empreendimento representa um marco no desenvolvimento econômico e social da cidade. “A história do comércio varejista de Feira de Santana e região está marcada pelos períodos antes e depois da chegada do Boulevard. É com muita alegria e felicidade que estamos comemorando os 25 anos do Boulevard Shopping. O êxito deste empreendimento é o resultado da parceria estabelecida ao longo destes anos com os lojistas, os colaboradores diretos, com as autoridades, com a imprensa e a população de um modo geral”, finaliza.
Promoção especial
    Para além da programação de aniversário, o shopping também preparou uma super promoção, unindo datas especiais como Dia das Mães e Dia dos Namorados. Entre os dias 25 de abril e 12 de junho, os clientes terão a chance de concorrer a dois carros híbridos GWM HAVAL H6 2024.
    A partir de R$ 500,00 em compras feitas nas lojas do Boulevard entre os dias 25 de abril e 12 de junho, os clientes ganham um número da sorte para concorrer aos sorteios. Além disso, as notas geradas por compras feitas entre terças e quintas-feiras valem o dobro da pontuação. Para participar, basta levar os comprovantes fiscais no posto de trocas, que estará localizado em frente à loja Puket. 

Informações à Imprensa  
JULIANA VITAL  -  juliana@comunicativaassociados.com.br
 Tel.: (75) 98176-4824  -   #comunicaçãoagentefaz
Facebook: comunicativa.associados
Instagram: comunic.ativa
www.comunicativaassociados.com.br

AUTORIA: Release da Comunicativa - Juliana Vital
Fotos




Mais Notícias

Este livro é uma homenagem ao escritor baiano Antônio Torres da Cruz. Um pequeno es...

    A Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado, Festa do Divino, Festa de Santos ...

    O folheteiro e cordelista Jurivaldo Alves da Silva recebeu no dia 14 pró...

A simpática e talentosa cantora Talitha Costa, dona de uma das vozes mais afinadas, enc...

A OCUPAÇÃO é um movimento que surge da inquietação e necessid...

Com imenso amor, alegria e orgulho, compartilho este texto dedicado a Ana Beirão, conheci...

No último final de semana (19 e 20, sábado e domingo), o povoado de Socorro, no di...

O Ato da Consciência Negra em Feira de Santana, realizado na Praça da Alimenta&cc...

Uma das mais antigas e tradicionais festividades em homenagem a figura do vaqueiro no munic&iacu...

No último dia 10/11, aconteceu na sede do INED/UFRB, no bairro SIM, o lançamento d...


Página de 33
| | | | |

 

Apoio Cultural:


© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br