menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
ESPETÁCULO “A FLAUTA DE PÔ, O CLÁSSICO QUE MARCOU GERAÇÕES FAZ ÚLTIMA APRESENTAÇÃO, NO TEATRO AMÉLIO AMORIM


Publicado em: 11/06/2024 - 22:06:04

    A Flauta de Pã, o clássico que marcou gerações, se despede do público feirense neste domingo, dia 16 de junho, às 10h30 no Teatro Amélio Amorim. Venha conhecer a história de um dos seres mais cativantes da floresta, “Pã”, o filho do céu e da terra que nasce com vontade de descobrir o mundo. O espetáculo vem conquistando novos fãs numa viagem ao caminho do coração e você não pode ficar.
    Despertado pela velha Montanha e contando com a ajuda dos novos amigos que encontra na floresta, Pã, o alegre personagem da mitologia grega desvenda os mistérios do Bosque Sagrado e aprende a ultrapassar grandes obstáculos, como as bruxas “Fúrias”, a velha Não e Artêmis, a caçadora. Ao conhecer a Fonte da Inspiração e a Árvore Bambu, Pã descobre um brinquedo que faz as plantas alegres, os bichos felizes e os homens amigos e junto a bela Sonho que diz Sim, segue sua busca a caminho do coração. O belíssimo texto é de Paulo César Coutinho e conta com a direção de Geovane Mascarenhas a trilha sonora concebida pelo músico e compositor Luciano Bahia com contribuições do músico Dão de Abreu.  A música é um dos destaques desta montagem, as canções são executadas ao vivo pelos atores e pelo músico Itamar Vieira, com trilha e efeitos conduzidos por Fernando Souza. O cenário e figurino foram concebidos por Zuarte Júnior e no elenco os atores: Jailtton Nascimento, Jacy Queiroz, Neide Kocca, Elizete Destéffani-Motté, Maristela Araújo e Fabiana Zada.
    E fica ligad@, no Domingo Tem Teatro a brincadeira acontece antes do espetáculo começar. A partir das 09h já estamos abertos com brincadeiras para crianças com oficininhas, desenhos para colorir, jogos educativos, cama elástica, piscina de bolinhas, pinturinha facial e muito mais. Temos também aquele delicioso lanche antes e após a apresentação teatral, oferecido pelo nosso parceiro O Cantinho do Algodão Doce. Lembrando que, dentro do teatro não é permitido alimentos, sucos ou refrigerante. Estamos te esperando, chegue mais cedo ao teatro para curtir muito e vivenciar todas as sensações e experiências que o Domingo Tem Teatro pode lhe proporcionar.

DOMINGO TEM TEATRO 20 ANOS!
    Festejando 20 anos de muitas histórias para contar, o Domingo Tem Teatro, este projeto genuinamente feirense, de ações continuadas que promove apresentações teatrais para crianças e o público de todas as idades, que valoriza os artistas e a cultura local, começou em 2005 com seus idealizadores, os produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté. O Domingo Tem Teatro construiu uma forte relação com o seu público, tanto as pessoas que hoje acompanham o Projeto, como as gerações de crianças que cresceram dentro do Domingo Tem Teatro, tem com este projeto uma fonte de relacionamento com a cultura, de diversão e de construção da sua visão crítica e do respeito às diferenças. São 20 anos promovendo a formação e o encontro com as artes cênicas, através das apresentações teatrais voltadas às infâncias e Juventudes.
    O Domingo Tem Teatro, esse projeto único que é patrimônio do turismo cultural de Feira de Santana-BA, conta com o patrocínio do Atacadão São Roque, Pererê Peças e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

SEJA FÃ DE CARTEIRINHA DO DOMINGO TEM TEATRO E TENHA MAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS
    Você sabia que com a carteirinha de sócio crianças e adultos passam a obter mais vantagens e benefícios? É isso mesmo, o adulto que faz a Carteirinha de Sócio do Domingo Tem Teatro 2024 da criança passa a ter direito a desconto no ingresso, além de poder participar do sorteio Especial de Final de ano com mais de 50 prêmios e ainda o Passaporte para 2025. Lembrando que, no programa do Sócio não há cobrança de mensalidade ou taxas de manutenção. Solicite o formulário de inscrição, através do WhatsApp da Cia. Cuca de Teatro (75) 9.9930-7634.
 
SERVIÇO DOMINGO TEM TEATRO - PROGRAMAÇÃO ESPECIAL 20 ANOS
ESPETÁCULO: “A Flauta de Pã” - Cia. Cuca de Teatro
QUANDO: 16/06/2024 – ÚLTIMA APRESENTAÇÃO
ATIVIDADES BRINCANTES: A partir das 09h
HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO TEATRAL: Às 10h30
LOCAL: Teatro Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra, 2.222- Capuchinhos - FSA -BA)
CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 50 min.
INGRESSO: 36 (inteira) e 18 (meia) - Venda antecipada pelo Sympla até às 09h30 do dia do evento, após esse horário, na bilheteria do teatro.
LINK PARA COMPRA ANTECIPADA PELO SYMPLA 16/06/24:
https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-flauta-de-pa/2494946
PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté
PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê Peças e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda
INFORMAÇÕES/PRODUÇÃO: (75) 9.9930-7634 (WhatsApp) Instagram: @domingotemteatro   |   E-mail: domingotemteatro@gmail.com   | www.ciacucadeteatro.com.br

AUTORIA: Release da Ascom da Cia CUCA de Teatro - Elizete Destéffani-Motté



DIVERSÃO EM CENA RETORNA A FEIRA DE SANTANA COM A TURMA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO - 08/06/2024


Publicado em: 04/06/2024 - 15:06:36

    O espetáculo que leva a criançada a embarcar no universo fantástico de Monteiro Lobato será apresentado no SESI Alto do Cruzeiro, dia 8 de junho, sábado, às 16h.
    Feira de Santana vai receber no dia 8 de junho, o São João no Sítio do Pica Pau Amarelo, uma montagem do grupo de teatro Stripulia inspirada no clássico de Monteiro Lobato. Com uma linguagem acessível, muita música, dança e interação com o público, o espetáculo encanta crianças e adultos. Promovido pela Belgo Arames e Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país.
    A peça conta a aventura de Emília e o pessoal do Sítio, que unidos irão combater um dos mais mirabolantes planos da malvada Cuca, durante os festejos juninos! Com direção e texto de Fernanda Junqueira Ayres, o espetáculo tem duração de 50 minutos e é indicado para crianças a partir de 3 anos.
    Esta apresentação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção da Tríplice Cultural.

Foto: Rafael SantosSERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA
São João no Sítio do Pica Pau Amarelo 8 de junho, sábado, 16h.
Local: SESI Alto do Cruzeiro (Rua Gonçalo Alves, s/nº, Alto do Cruzeiro)

SOBRE A BELGO ARAMES
    A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

ACESSO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua
diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.

SOBRE A FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL
    A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

AUTORIA: Release do Urupi - Caique Marques
Fotos




O DOMINGO TEM TEATRO TE CONVIDA A UMA VIAGEM AO CAMINHO DO CORAÇÃO!

Dia 26/05“A Flauta de Pã” no Teatro Amélio Amorim

Publicado em: 24/05/2024 - 00:05:32

    A Flauta de Pã, o clássico que marcou gerações, está de volta ao Domingo Tem Teatro, para conquistar novos fãs numa viagem ao caminho do coração. Venha conhecer a história de um dos seres mais cativantes da floresta, “Pã”, o filho do céu e da terra que nasce com vontade de descobrir o mundo. O espetáculo estreia no dia 26 de maio, às 10h30 no Teatro Amélio Amorim.
    Despertado pela velha Montanha e contando com a ajuda dos novos amigos que encontra na floresta, Pã, o alegre personagem da mitologia grega desvenda os mistérios do Bosque Sagrado e aprende a ultrapassar grandes obstáculos, como as bruxas “Fúrias”, a velha Não e Artêmis, a caçadora. Ao conhecer a Fonte da Inspiração e a Árvore Bambu, Pã descobre um brinquedo que faz as plantas alegres, os bichos felizes e os homens amigos e junto a bela Sonho que diz Sim, segue sua busca a caminho do coração. O belíssimo texto é de Paulo César     Coutinho e conta com a direção de Geovane Mascarenhas a trilha sonora concebida pelo músico e compositor Luciano Bahia com contribuições do músico Dão de Abreu.  A música é um dos destaques desta montagem, as canções são executadas ao vivo pelos atores e pelo músico Itamar Vieira, com trilha e efeitos conduzidos por Fernando Souza. O cenário e figurino foram concebidos por Zuarte Júnior e no elenco os atores: Jailtton Nascimento, Jacy Queiroz, Neide Kocca, Elizete Destéffani-Motté, Maristela Araújo e Fabiana Zada.
    E fica ligad@, no Domingo Tem Teatro a brincadeira acontece antes do espetáculo começar. A partir das 09h já estamos abertos com brincadeiras para crianças com oficininhas, desenhos para colorir, jogos educativos, cama elástica, piscina de bolinhas, pinturinha facial e muito mais. Temos também aquele delicioso lanche antes e após a apresentação teatral, oferecido pelo nosso parceiro O Cantinho do Algodão Doce. Lembrando que, dentro do teatro não é permitido alimentos, sucos ou refrigerante. Estamos te esperando, chegue mais cedo ao teatro para curtir muito e vivenciar todas as sensações e experiências que o Domingo Tem Teatro pode lhe proporcionar.

DOMINGO TEM TEATRO 20 ANOS!
    Festejando 20 anos de muitas histórias para contar, o Domingo Tem Teatro, este projeto genuinamente feirense, de ações continuadas que promove apresentações teatrais para crianças e o público de todas as idades, que valoriza os artistas e a cultura local, começou em 2005 com seus idealizadores, os produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté. O Domingo Tem Teatro construiu uma forte relação com o seu público, tanto as pessoas que hoje acompanham o Projeto, como as gerações de crianças que cresceram dentro do Domingo Tem Teatro, tem com este projeto uma fonte de relacionamento com a cultura, de diversão e de construção da sua visão crítica e do respeito às diferenças. São 20 anos promovendo a formação e o encontro com as artes cênicas, através das apresentações teatrais voltadas às infâncias e Juventudes.
    O Domingo Tem Teatro, esse projeto único que é patrimônio do turismo cultural de Feira de Santana-BA, conta com o patrocínio do Atacadão São Roque, Pererê Peças e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

SEJA FÃ DE CARTEIRINHA DO DOMINGO TEM TEATRO E TENHA MAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS
    Você sabia que com a carteirinha de sócio crianças e adultos passam a obter mais vantagens e benefícios? É isso mesmo, o adulto que faz a Carteirinha de Sócio do Domingo Tem Teatro 2024 da criança passa a ter direito a desconto no ingresso, além de poder participar do sorteio Especial de Final de ano com mais de 50 prêmios e ainda o Passaporte para 2025. Lembrando que, no programa do Sócio não há cobrança de mensalidade ou taxas de manutenção. Solicite o formulário de inscrição, através do WhatsApp da Cia. Cuca de Teatro (75) 9.9930-7634.

SERVIÇO DOMINGO TEM TEATRO - PROGRAMAÇÃO ESPECIAL 20 ANOS
ESPETÁCULO:“A Flauta de Pã” - Cia. Cuca de Teatro
QUANDO:26/05/2024
ATIVIDADES BRINCANTES E BILHETERIA: Abertos a partir das 09h
HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO TEATRAL: Às 10h30
LOCAL: Teatro Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra, 2.222- Capuchinhos - FSA -BA)
CLASSIFICAÇÃO: Livre |DURAÇÃO: 50 min.
INGRESSO:36 (inteira) e 18 (meia) - Venda antecipada pelo Sympla até às 09h30 do dia do evento, após esse horário, na bilheteria do teatro.
LINK PARA COMPRA ANTECIPADA PELO SYMPLA 26/05/24:
https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-flauta-de-pa/2448719
PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté
PATROCÍNIO:Atacadão São Roque, Pererê Peças e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda
INFORMAÇÕES/PRODUÇÃO: (75) 9.9930-7634 (WhatsApp) Instagram: @domingotemteatro | E-mail:domingotemteatro@gmail.com |www.ciacucadeteatro.com.br

AUTORIA: Release da Ascom da Cia CUCA de Teatro - Elizete Destéffani-Motté



"AMOR DE CLARICE LINSPECTO"

Espetáculo "Amor de Clarice Lispector" explora o contexto e reflexões acerca de atitudes e escolhas cotidianas

Publicado em: 22/05/2024 - 22:05:31

    "Amor de Clarice Lispector" explora o contexto e reflexões acerca de atitudes e escolhas cotidianas O conto gira em torno de Ana, a protagonista, uma mãe, esposa e dona de casa que ocupa o seu tempo cuidando da família e das tarefas domésticas. A programação do Feira Tem Teatro – projeto contemplado pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana e da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal – tem a honra de retornar aos palcos o espetáculo cuja inspiração foi baseada na obra da romancista e contista brasileira, Clarice Lispector. "Amor de Clarice Lispector" explora a condição existencial humana, focando especialmente na perspectiva feminina. A apresentação estará em cartaz dentro da programação do projeto nos dias 07 e 08 de Junho, às 20h00, no teatro do CUCA. Os ingressos já estão à venda pela Sympla com valor promocional, mas somente para compras antecipadas.
    "Amor de Clarice Lispector" é um conto que utiliza o simbolismo de uma epifania — um momento de súbita revelação ou insight — para mergulhar nas profundas reflexões sobre a realidade e a vida.

Contexto da obra
O espetáculo narra a história de Ana, uma dona de casa, mãe e esposa da década de 1960, que vive uma vida familiar e social aparentemente estável e segura. Certo dia, ao embarcar em um bonde para cumprir suas atividades rotineiras, Ana se depara com um homem cego de aparência desagradável e desconcertante, que não para de mascar chicletes. Esse encontro provoca um profundo desequilíbrio em Ana, despertando um alerta para uma nova realidade, distinta daquela em que vivia até então.
    A observação funcionou como um espelho para Ana, revelando uma verdade um tanto cruel sobre sua própria vida. O texto, com sua profundidade psicológica e emocional, convida o público a refletir sobre suas próprias escolhas cotidianas e a condição humana de maneira geral.

Adaptação do conto
Segundo o diretor do espetáculo, Geovane Mascarenhas, adaptar um conto de Clarice     Lispector para o teatro foi um dos maiores desafios de sua carreira. "Clarice segue uma narrativa profundamente subjetiva, onde suas personagens muitas vezes se deparam com perturbações em suas rotinas. No caso de Ana, essa perturbação leva a uma epifania, uma revelação sobre sua própria condição de mãe, esposa e mulher", comenta o diretor.
    O público pode esperar uma experiência introspectiva e envolvente que terá a essência do estilo único de Clarice Lispector utilizada para proporcionar momentos de reflexão sobre a vida e escolhas.
    O elenco é composto pelos atores Elidiane Souza, Mônica Cruz, Welber Oliveira, Lion Guimarães, Fernando Souza e Anibal Bastos.

Serviço:
Espetáculo: Amor de Clarice Lispector
Data: 07 e 08/06/2024
Horário: 20h00
Local: Teatro do Cuca
Endereço: Rua Conselheiro Franco, 66 - Centro.
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 20,00 (meia promocional na compra antecipada pela Sympla através do link: https://www.sympla.com.br/amor-de-clarice-lispector__2475113
Bilheteria do Teatro: R$ 40,00 (inteira) e R$20,00 (meia).

AUTORIA: Release do Ascom Sua Pauta Assessoria



CURSO DE TEATRO UFBA PROMOVE AULA DE TEATRO E PERFORMANCE


Publicado em: 19/05/2024 - 20:05:22

    A Turma 2 de Teatro EaD, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, tive mais um momento importante para a formação humana e profissional, com a realização de mais um Encontro Presencial de Formação dentro do componente curricular Teatro e Performance, dia 11 de maio no Polo UAB, ministrado pelo Professor, Ator, Diretor, Dramaturgo, Produtor Cultural e Performer Dr. Thiago Carvalho, com apoio e Tutoria da Professora Débora Rocha.
    Com uma aula cuidadosamente pensada, interdisciplinar, rica de um olhar pedagógico e pautada na pedagogia dos “Portais”, os estudantes de Teatro fizeram uma visita à contemporaneidade marcada por diferentes gêneros e estilos que se misturam, o que promoveu um repensar sobre o lugar de existência, experiência e vivência, além de uma imersão única, um aguçar das percepções e investigações sobre as subjetividades, as competências pessoais e coletivas definidas socialmente acerca das posições de quem assiste, quem atua e sobre a possibilidade de diferentes construções de fronteiras móveis, de deriva, entre os múltiplos territórios artísticos.
    Numa dinâmica própria da performance e do ensino de Teatro na construção do conhecimento, vivenciaram o ensino e a aprendizagem rizomática, a partir de trajetos que se cruzam e dos diferentes elementos da linguagem teatral e de suas heranças indígena, africana, onde puderam repensar a matriz cultural do Teatro, a partir dos diferentes trajetos, sempre numa dinâmica de escuta, observação e fala, construindo e desconstruindo a caminhada no labirinto das rotas e possibilidades.
    Assim, perpassando diferentes momentos, dinâmicas(limpeza, espaço/espaços,  as presenças próprias,  dos outros, as composições/decomposições, as escritas criativas e performáticas mediadas por diferentes estímulos, somados às diferentes tecnologias: sons, imagens e efeitos, o estudantes puderam compreender sobre o performer, a performance e a performatividade, como o happening que confrontou as visões convencionais da arte, agregando num único evento várias linguagens artísticas, nas mais diversas configurações, demonstrando na prática, a natureza interdisciplinar da linguagem teatral, dando sentido no momento em que está acontecendo.
    Para muitos presentes, o momento foi de “vivência ampla”, “um novo olhar para algo que antes é despercebido ou olhado com estranheza”, e por último, “sendo, sem dúvidas, a minha maior e mais profunda experiência no Teatro, desde que comecei, onde perceber a subjetividade deu sentido ao que foi experimentado/experenciado”, afirma Roberto Neto, estudante do curso.

AUTORIA: Release da Coordenação de Textos – Estudantes de Teatro EaD - UFBA



LUCAS DA FEIRA: O SUJEITO ANTES DO MITO

Maio mês de comemoração do fim da escravidão espetáculo “Lucas da Feira: o sujeito antes do mito”, questiona quem realmente libertou os escravizados: a lei assinada pela princesa ou os próprios escravizados?

Publicado em: 15/05/2024 - 09:05:45

Venha conhecer a história de Lucas Evangelista, o Lucas da Feira. O espetáculo é um resgate histórico e memorial sobre a cidade também.
    O Grupo Recorte de teatro traz de volta aos palcos a peça teatral aclamada pelo público em uma nova temporada nos dias 17 e 18 de maio, às 20h, no Teatro do Cuca, dentro do projeto Feira Tem Teatro. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla, ou na bilheteria do teatro nos dias da apresentação.
    No dia 13 de maio de 2024 completou 136 anos da assinatura da Lei Áurea que possibilitou juridicamente a liberdade do povo escravizado no Brasil. Mas será que foi realmente uma princesa e a assinatura de uma Lei que verdadeiramente fez isso? Figuras de história e personalidades únicas provam o contrário. Os próprios escravizados ao longo de séculos de luta e resistência, são creditados como seus próprios heróis. Em Feira de Santana e região não foi diferente, Lucas Evangelista, mais conhecido como Lucas da Feira, que completa 175 anos de morto em 2024, foi condenado ao enforcamento onde hoje seria a praça do fórum. Ele foi um sujeito que lutou contra o sistema e buscou uma liberdade desde jovem, na fazenda saco do limão próximo de onde hoje fica o bairro pedra do descanso.  O espetáculo desde a sua estreia, em 2019, é uma obra de sucesso tanto do público como crítica, por contar a história de Lucas Evangelista, um negro escravizado que fugiu, indo contra o sistema no qual vivia, passando mais de 20 anos entre as matas e estradas que ligavam Feira de Santana a outras cidades do interior da Bahia, se tornando um símbolo de resistência. Infelizmente, pouco se sabe sobre a sua trajetória antes de se tornar uma lenda viva, e foi pensando nisso que o autor e diretor do espetáculo, Fernando Souza, que também é historiador, decidiu escrever sobre o Lucas da Feira. “Ouvia falar que Feira era terra de Lucas quando criança e não entendia o porquê. Na universidade tive contato com a história de Lucas, e a vontade de contar essa história nos palcos sempre me inquietou. Conseguimos uma peça forte, divertida, reflexiva, repleta de acontecimentos verídicos e ao mesmo tempo uma aventura pelo sertão baiano.”, disse.
    O espetáculo tem um processo de construção e pesquisa do século XIX bem fundamentado e bastante dinâmico com 15 atores em cena, que se dividem em mais de 33 personagens, para falar sobre a figura histórica e as mazelas deixadas pelo sistema escravista. E além de contar com trilha sonora original, de Deco Simões, traz discussões como racismo estrutural, patriarcado, machismo, e abusos a que os pretos eram submetidos, principalmente, sexuais em relação às mulheres escravizadas. O espetáculo mescla bem o texto e atuações que trazem a comédia, drama, reflexão e denúncia social, típicos do autor de também o grupo recorte de teatro.
    A história de Lucas da Feira divide opiniões. Há quem acredite que o sujeito foi um herói, símbolo de sobrevivência, resistência e luta, enquanto outros acreditam que ele foi um bandido. Porém, o Grupo Recorte se destaca por trazer em seus trabalhos, o realismo, pesquisa, humor e crítica social, logo, o intuito é sempre propor a reflexão e não levantar bandeiras.
    Ao ser indagado sobre o porquê é importante falar de Lucas da Feira em 2024, o ator Tom Nascimento, que interpreta Lucas Evangelista em sua terceira fase, disse que “falar de Lucas da Feira é necessário não só em 2024 e sim a todo tempo, porque falar dele é falar da história de Feira de Santana, é fazer perpetuar a nossa história, a história dos nossos ancestrais, é lembrar que antes da gente, vieram outros que lutaram, mesmo que à sua maneira, e aqui eu não estou valorando se Lucas foi herói ou bandido, e sim que foi uma pessoa que se rebelou contra o sistema escravocrata da época e não aceitou sua condição de escravizado. Então essa memória não pode ser perdida.”

Histórico do Grupo Recorte de Teatro
    O Grupo Recorte de Teatro surgiu em 2014 com o espetáculo “Encarceradas”, o qual foi indicado ao prêmio Braskem 2019, falando sobre a realidade do cenário carcerário feminino e, no ano de 2019 estreou também o seu mais recente trabalho, “Nem Amélias, Nem Quitérias”, trazendo a discussão sobre as diversas violências sofridas pelas mulheres nessa sociedade, com a personificação do machismo e feminismo.  Além disso, o grupo também tem em seu currículo participações em festivais e projetos culturais como: FENATIFS, 4×4, Feira Tem Teatro, Se Mostra Interior e o Festival do Interior da Bahia.

SERVIÇO:
Espetáculo: Lucas da Feira: o sujeito antes do mito
Data: 17 e 18 de maio
Horário: 20h00
Local: Teatro do CUCA
Ingressos: R$ 15,00 (meia) 30,00 (inteira) – Artistas, estudantes, +60 e PCD (tem direito a meia)
Classificação: 14 anos
Link da Sympla: https://www.sympla.com.br/lucas-da-feira-o-sujeito-antes-do-mito__2459682

AUTORIA: Release da Ascom do Grupo Recorte de Teatro - Julia Lorrana



UM DIA DE DIVERSÃO EM FAMÍLIA COM TEATRO INFANTIL E BRINCADEIRAS

A Produção do Domingo Tem Teatro reforça o convite para a programação cultural no Centro de Cultura Amélio Amorim no dia 26 de maio de 2024, com o espetáculo "A Flauta de Pã", esse clássico que marcou gerações.

Publicado em: 13/05/2024 - 23:05:38

    Todos os domingos, o CCAA se transforma em um espaço de diversão para toda a família, com uma programação especialmente elaborada para pais e filhos desfrutarem juntos. Das 09h às 12h, o ambiente é preenchido com risadas, brincadeiras e, é claro, muita cultura.
    O evento oferece uma variedade de atividades para entreter os pequenos, incluindo teatro infantil, jogos interativos e oficinas criativas. O teatro infantil é o destaque da manhã, com apresentações que encantam e divertem crianças de todas as idades.
"A melhor parte é ver o sorriso no rosto do meu filho enquanto assistimos à peça juntos", diz Ana, mãe de dois filhos que frequenta regularmente o evento. "É uma maneira maravilhosa de passarmos tempo juntos e criar memórias especiais."
    Além do teatro, as brincadeiras são uma parte essencial da experiência. Com monitores dedicados a organizar jogos e atividades, as crianças têm a oportunidade de socializar, aprender e, é claro, se divertir.
    "Meus filhos adoram as brincadeiras e sempre fazem novos amigos aqui", compartilha Marcos, pai de três crianças. "É um ambiente seguro e acolhedor, onde todos podem se divertir sem preocupações."
    Ao longo dos anos, o Domingo no CCAA se tornou um ponto de encontro para famílias da comunidade, que encontram neste evento uma forma de relaxar e se conectar. "É o destaque da semana para nós", afirma Carla, mãe solteira. "Não só meus filhos se divertem, mas também eu me sinto parte de uma comunidade acolhedora."
    Se você está procurando uma maneira especial de passar o domingo com sua família, não perca o Domingo no CCAA. Junte-se a nós para uma manhã cheia de risadas, aprendizado e momentos inesquecíveis com a família.

SERVIÇO DOMINGO TEM TEATRO – PROGRAMAÇÃO ESPECIAL 20 ANOS
ESPETÁCULO: “A Flauta de Pã” - Cia. Cuca de Teatro
QUANDO: 26/05/2024
ATIVIDADES BRINCANTES E BILHETERIA: Abertos a partir das 09h
HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO TEATRAL: Às 10h30
LOCAL: Teatro Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra, 2.222 - Capuchinhos - FSA -BA)
CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 50 min.
INGRESSO: 36 (inteira) e 18 (meia) - Venda antecipada pelo Sympla até às 09h30 do dia do evento, após esse horário, na bilheteria do teatro.
LINK PARA COMPRA DE INGRESSO PELO SYMPLA: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-flauta-de-pa/2448719
PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté
PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê Peças e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
INFORMAÇÕES/PRODUÇÃO: (75) 9.9930-7634 (WhatsApp) Instagram: @domingotemteatro   |   E- mail: domingotemteatro@gmail.com   | www.ciacucadeteatro.com.br

AUTORIA: Autoria: Gilmar Teixeira, historiador, escritor e assessor cultural da Secult/BA.



DOMINGO TEM TEATRO DÁ UMA PAUSA NA MICARETA DE FEIRA

APÓS OS FESTEJOS A DIVERSÃO CONTINUA NO DIA 28 DE ABRIL COM O ESPETÁCULO "UMA FAMÍLIA EM APUROS"

Publicado em: 19/04/2024 - 16:04:56

Enquanto rola a folia com os festejos da Micareta em Feira de Santana, o Domingo Tem Teatro dá uma pausa nas suas atividades e já se prepara para voltar com toda energia no dia 28 de abril, às 10h30 no Teatro Amélio Amorim. As mamães, papais vovós, titias e toda a família são convidadas a levarem as crianças ao teatro para assistirem juntos o espetáculo “Uma família em Apuros”. Com muito humor e irreverência, os palhaços da Cia. Cuca de Teatro contam as aventuras de uma cômica família tentando sobreviver um dia no trânsito. De forma cômica e bem humorada, a trama evidencia as situações do cotidiano de uma família ao se deparar com um motorista atrapalhado e um Agente nada secreto. No espetáculo “Uma família em apuros”, os atores mergulham no universo lúdico da criança e com muito humor e imaginação, carros, motos, ônibus, tudo ganha vida com essa trupe de palhaços.
Fiquem ligados, no Domingo Tem Teatro a brincadeira acontece antes do espetáculo começar. A partir das 09h já estamos abertos com brincadeiras para crianças com oficininhas, desenhos para colorir, jogos educativos, cama elástica, piscina de bolinhas, pinturinha facial e muito mais. Temos também aquele delicioso lanche antes e após a apresentação teatral, oferecido pelo nosso parceiro, Cantinho do Algodão Doce. Lembrando que, dentro do teatro não é permitido alimentos, sucos ou refrigerante. Estamos te esperando, chegue mais cedo ao teatro para curtir muito e vivenciar todas as sensações e experiências que o Domingo Tem Teatro pode lhe proporcionar.

DOMINGO TEM TEATRO 20 ANOS!
 Festejando 20 anos de muitas histórias para contar, o Domingo Tem Teatro, este projeto genuinamente feirense, de ações continuadas que promove apresentações teatrais para crianças e o público de todas as idades, que valoriza os artistas e a cultura local, começou em 2005 com seus idealizadores, os produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté. O Domingo Tem Teatro construiu uma forte relação com o seu público, tanto as pessoas que hoje acompanham o Projeto, como as gerações de crianças que cresceram dentro do Domingo Tem Teatro, tem com este projeto uma fonte de relacionamento com a cultura, de diversão e de construção da sua visão crítica e do respeito às diferenças. São 20 anos promovendo a formação e o encontro com as artes cênicas, através das apresentações teatrais voltadas às infâncias e Juventudes.
O Domingo Tem Teatro, esse projeto único que é patrimônio do turismo cultural de Feira de Santana-BA, conta com o patrocínio do Atacadão São Roque, Pererê Peças e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
SERVIÇO DOMINGO TEM TEATRO - PROGRAMAÇÃO ESPECIAL 20 ANOS

ESPETÁCULO: “Uma família em apuros” - Cia. Cuca de Teatro
QUANDO: 28/04/2024
ATIVIDADES BRINCANTES E BILHETERIA: Abertos a partir das 09h
HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO TEATRAL: Às 10h30
LOCAL: Teatro Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra, 2.222- Capuchinhos - FSA -BA)
CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 50 min.
INGRESSO: 36 (inteira) e 18 (meia) - Venda antecipada pelo Sympla até às 09h30 do dia do evento, após esse horário, na bilheteria do teatro.
LINK PARA COMPRA ANTECIPADA PELO SYMPLA:
PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté
PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê Peças e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
INFORMAÇÕES/PRODUÇÃO: (75) 9.9930-7634 (WhatsApp) Instagram: @domingotemteatro   |   E-mail: domingotemteatro@gmail.com   | www.ciacucadeteatro.com.br

AUTORIA: Release da Ascom da Cia CUCA de Teatro - Elizete Destéffani-Motté



NOVA TEMPORADA: FEIRA TEM TEATRO 2024

- Feira tem Teatro retoma programação com espetáculo inédito. - Inspirada na coletânea de crônicas do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo, nova apresentação aborda tema que ainda é tabu na sociedade.

Publicado em: 14/04/2024 - 20:04:14

    Quem estava com saudade de ir para o teatro pode se preparar porque o projeto `Feira Tem Teatro´  já tem data para retomar as apresentações e com grandes novidades. Abrindo a temporada, nos dias 26 e 27 de abril, às 20h00, no Teatro do CUCA, o projeto apresenta o espetáculo "Sexo com Abóboras". Inspirado na coletânea de crônicas do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo, presente no livro "Sexo na Cabeça", a peça traz um tema que ainda é um tabu, abordando a diversidade da sexualidade de forma leve, inteligente e com pitadas de bom humor.

SOBRE O ESPETÁCULO:
    "Sexo com Abóboras" é uma comédia para maiores de idade que aborda as diversas formas de desejo, incluindo as parafilias, que são variações de comportamento sexual que fogem ao padrão estabelecido pela sociedade. O diretor do espetáculo, Geovane Mascarenhas, destaca a importância de trazer à tona um tema muitas vezes encarado com desconforto pela sociedade: "Apesar da maioria das pessoas se sentirem desconfortáveis em discutir abertamente sobre sexo, é um assunto que sempre desperta curiosidade. Nós o apresentamos de maneira a explorar suas nuances, sem deixar de lado o entretenimento."
    A peça também explora a complexidade da sexualidade humana, evidenciando como diferentes sociedades impõem normas e limites, muitas vezes gerando tabus e repressões. "Muitos conceitos já foram se alterando no decorrer dos tempos, mas essas imposições sociais ainda geram muito tabu sobre a sexualidade", acrescenta o diretor.

ELENCO:

    Com direção de Geovane Mascarenhas, coreografias de Samuel Dompierry e preparação vocal de Denner Lobo, que também assina a trilha sonora junto a Caique Acauã, o espetáculo conta com um elenco diverso e talentoso composto por Gabriel Santana, Júlia Lorrana, Natan Almeida, Denner Lobo, Liu Sillva, Vicência Vita, Izis Tainã e Ewerton.

INGRESSOS:
    Os ingressos para "Sexo com Abóboras" já estão disponíveis para venda através da plataforma Sympla, mas podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro do CUCA no dia do espetáculo com valor promocional de estreia.
    Não perca a oportunidade de assistir a essa obra que promete provocar risadas, reflexões e, acima de tudo, abrir espaço para conversas importantes sobre sexualidade e seus desdobramentos na sociedade.

SERVIÇO:
Espetáculo: Sexo com Abóboras
Data: 26 e 27 de abril
Horário: 20h00
Local: Teatro do CUCA
Endereço: Rua Conselheiro Franco, 66 - Centro
Ingressos: R$ 20,00 (meia promocional para todos)
Classificação: 18 anos
Link da Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/sexo-com-aboboras/2418319?referrer=l.instagram.com

AUTORIA: Release da Sua Pauta Assessoria - Karine Mascarenhas
Fotos




Mais Notícias

Venha conhecer a história de Lucas Evangelista, o Lucas da Feira. O espetáculo &eac...

    Todos os domingos, o CCAA se transforma em um espaço de diversão...

Enquanto rola a folia com os festejos da Micareta em Feira de Santana, o Domingo Tem Teatro d&aac...

    Quem estava com saudade de ir para o teatro pode se preparar porque o projeto ...

    O Grupo de Estudo e Trabalho em Teatro Negro - GETTEN, realizará no pr&...

    Celebrando 20 anos de muitas histórias para contar, o Domingo Tem Teatr...

    Festejando 20 anos de muitas histórias para contar, o Domingo Tem Teatr...

    Estreia da nova temporada do Domingo Tem Teatro, dia 07 de abril, com atra&cce...

    O espetáculo será apresentado às 14h30 e tem como p&uacut...

   Desde 1998, a Cia. Cuca de Teatro tem sido uma figura central no cenário cult...


Página de 49
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br