Estamos em um intenso processo criativo INvencionista com estreia programada para 2025. Com isto queremos realizar nosso primeiro experimento INvencionista compartilhando parte de nosso processo criativo de nossa sala-terreiro para uma troca afetuosa com o público.
Partindo de uma dança afrocentrada e dialogando com múltiplas linguagens cênicas, o "EXPERIMENTO 1: INvencionices nas Encruzilhadas, caminhos abertos para uma pesquisa em andamento..." faz parte do objeto de pesquisa do Mestrado Acadêmico em Dança de Kadu Fragoso no Programa de Pós Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia.
Chegamos ao final de 2024 convidando a cada pessoa ser INvencionista de sua própria vida em respeito a quem veio antes de nós para estarmos aqui.
- Direção INvencionista :
Kadu Fragoso
- INterpretes INvencionistas:
Lucas Cerqueira, Moi, Ari Santana, Daniela Ladin, Vanessa Fernandes,Tony Sem Sobrenome e Kadu Fragoso.
SERVIÇO
LOCAL : Centro de Cultura Amélio Amorim - Feira de Santana (BA)
DIA : 23.12.24 (segunda-feira)
HORÁRIO : 19h30
GRATUITO
Realização:
Coletivo INventários e KF Produções Culturais.
Com a proximidade dos festejos natalinos o Projeto Domingo Tem Teatro 20 anos, contemplado através do PRO-CULTURA/ESPORTE 2024 realizará apresentações do espetáculo Conto de Natal “Vai chegar o Menino Rei” no dia 19 de dezembro, atendendo ao público de todas as idades.
A primeira apresentação será realizada às 15h30 na Escola Municipal Maria Antônia da Costa, localizada na Rua Rio Madeira, bairro Santa Mônica. Em parceria com a instituição pública será possível beneficiar estudantes, professores, funcionários e familiares moradores dos bairros Santa Mônica, Lagoa Salgada e Lagoa Subaé.
A segunda apresentação acontecerá às 20h00 no centro da cidade, próximo a prefeitura de Feira de Santana, atendendo a comunidade feirense e o público de cidades circunvizinhas, integrando a programação da Quinta Natalina, promovida pela TV Subaé.
Tendo como fonte de inspiração a cultura regional, o Conto de Natal “Vai chegar o Menino Rei” traz à cena uma musicalidade alegre, singela e tocante, anunciando a todos a chegada do Menino Rei, nascido entre a palha e o chão. Reunindo canções populares e autorais concebidas pelo diretor musical Heraldo Souza, a trupe de artistas da Cia. Cuca de Teatro encanta e emociona a todos trazendo uma mensagem de amor, esperança e paz que aproxima o público dos festejos natalinos. O texto é uma livre adaptação de autoria da produtora e atriz Elizete Destéffani-Motté, sendo uma excelente motivação para crianças e adultos de todas as idades.
O projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via PRO-CULTURA/ESPORTE e patrocínio das empresas Labore Análises Clínicas e Portserv Planejamento LTDA.
SERVIÇO DOMINGO TEM TEATRO 20 ANOS
ESPETÁCULO: Conto de Natal “Vai chegar o Menino Rei”
QUANDO:
Dia: 19 de dezembro de 2024
Horário e Local:
15h30 - Escola Municipal Maria Antônia da Costa (Bairro Santa Mônica)
20h00 - Centro da Cidade (próximo a Prefeitura Municipal de Feira de Santana)
RESPONSÁVEL: Elizete Destéffani-Motté
INFORMAÇÕES/PRODUÇÃO: (75) 9.9930-7634 (WhatsApp)
AUTORIA: Release da Ascom da Cia CUCA de Teatro - Elizete Destéffani-Motté
APRESENTAÇÕES COM TEMÁTICA NATALINA LEVAM MENSAGENS DE AMOR, ESPERANÇA E PAZ PARA INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO SOCIAL DE FEIRA DE SANTANA
Os festejos natalinos de 2024 serão marcados pelas apresentações do Conto de Natal “Vai chegar o Menino Rei” que se apresenta nos dias 16 e 18 de dezembro, contemplando três instituições feirenses de atendimento social, beneficiando crianças, adultos e idosos, assim como os familiares, funcionários e voluntários das instituições beneficiadas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
- Dia 16/12 às 14h na AAPC - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, localizada no bairro São João;
- Dia 18/12 em dois horários, às 08h30 no Instituto Yasmin Bastos Nunes, no bairro Queimadinha e às 10h30 na AFAS - Associação Feirense de Assistência Social no bairro Campo Limpo.
Apresentações emocionantes que aproximam o público dos festejos natalinos! Tendo como fonte de inspiração a cultura regional, o Conto de Natal “Vai chegar o Menino Rei” traz à cena uma musicalidade alegre, singela e tocante, anunciando a todos a chegada do Menino Rei, nascido entre a palha e o chão. Reunindo canções populares e autorais concebidas pelo diretor musical Heraldo Souza, a trupe de artistas da Cia. Cuca de Teatro encanta e emociona a todos trazendo uma mensagem de amor, esperança e paz. O texto é uma livre adaptação de autoria da produtora e atriz Elizete Destéffani-Motté..
Este projeto foi contemplado pela Prefeitura de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana através da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO DOMINGO TEM TEATRO SOCIAL
O QUE: Apresentações natalinas em Instituições Sociais feirenses do Conto de Natal “Vai chegar o menino Rei”
QUANDO:Dia: 16 de dezembro de 2024
Horário e Local: às 14h00 na AAPC - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer
Dia 18 de dezembro de 2024
Horário e Local: às 08h30 no Instituto Yasmin Bastos Nunes
Horário e Local: às 10h30 na AFAS - Associação Feirense de Assistência Social
Nesta sexta-feira (06), a partir das 19h30, mais dois filmes, destacando personagens marcantes da Bahia, serão apresentados em uma nova sessão do projeto Cine Noise no espaço cultural Casa Noise, em Feira de Santana. A entrada é gratuita.
Na primeira exibição da noite, o repentista, músico, compositor, escritor e pesquisador Bule Bule faz um mergulho no solo profundo da cultura popular do interior da Bahia.
De Igatu à Antônio Cardoso, entre Feira de Santana e Lisboa, de Serrinha à Camaçari, o Trovador canta, chora, sorri e ouve histórias do povo, além de contar as suas próprias. “Bule Bule - O trovador, o cabra e os mundos” tem direção de Marcia Paraiso.
Logo em seguida será apresentado ao público “Dorivando Saravá, o preto que virou mar”, dirigido por Henrique Dantas. O filme aborda conceitos presentes na vida e obra de Dorival Caymmi, recriados em poéticas praieiras concebidas a partir dos seus trabalhos de pintura e composição.
A obra audiovisual também apresenta falas reveladoras do compositor, garimpadas em antigas entrevistas radiofônicas, nas quais ele mostra alguns de seus posicionamentos estéticos e políticos.
PROJETO CINE NOISE
O projeto exibe de forma gratuita documentários musicais, especialmente de produtores audiovisuais baianos, apresentando narrativas sonoras baianas e difundindo a produção do estado no campo musical e do audiovisual. As exibições foram iniciadas em setembro.
Essa ação também promoveu a adequação física do espaço cultural Casa Noise para abrigar uma sala de cinema, com lotação máxima de até 50 pessoas, garantindo as devidas condições de acessibilidade. A contrapartida do projeto é a exibição destes filmes para o público da Casa Noise e para os estudantes de unidades escolares da rede estadual de ensino em Feira.
O projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
AUTORIA: Release da Ascom do Projeto Cine Noise - Elsimar Pondé
Fotos
PROJETO VOLUNTÁRIO LEITURA NEGRA
- ATIVIDADE GETTEN
GETTEN promove 1ºEncontro de Teatros Negro do Portal dos Sertão - ETENPS.
O Grupo de Estudo e Trabalho em Teatros Negro – GETTEN de Feira de Santana, realizará 1º Encontro de Teatros Negro com uma programação contendo oficinas, minicursos, apresentações teatrais e homenagem ao Ator, Diretor e Produtor cultural José Guedes, com entrega dos Troféus de Teatros Negro, ação que finaliza o 2º ano do Ciclo Formativo em Teatros Negro, em preparação ao 1ºFestival de Teatros Negro de Feira de Santana – FETENFS em 2025.
Como atividade que finaliza o 2º ano do Ciclo Formativo em Teatros Negro, com o intuito de iniciar produções teatrais nesta linha e comemorar os 80 anos do Teatro Experimental do Negro – TEN, o GETTEN – Grupo de Estudo e Trabalho em Teatros Negro, vinculado ao Projeto Afro- Literário Leitura Negra – PLEN, realizará o 1ºEncontro de Teatro Negro do Portal do Sertão – ETENPS, promovendo de modo gratuito um evento para discussão, mostra e difusão das teatralidades negras, com diversas atividades formativas na programação.
Desta vez, o GETTEN realiza um evento em dois dias, com minicursos, oficinas, bate papos sobre os processos criativos, homenagens à atores e atrizes locais, regionais e nacionais, fazendo também, em primeira mão, uma homenagem ao Ator, Diretor, Dançarino e Produtor Cultural José Guedes, por seus mais de 50 anos de carreira e por sua contribuição na PRETAgonização no Teatro feirense e baiano, com a entrega dos Troféus de Teatros Negro: Abdias Nascimento e Léa Garcia, como reconhecimento pelos trabalhos feitos esses anos.
O evento ainda contará com a apresentação da CIA GASTÃO GUIMARÃES e o espetáculo: Festejos Populares: Vindo do passado ao presente em Feira de Santana, oficina de introdução à Teatros Negros e monólogo sobre Abdias Nascimento com o técnico em Teatro, licenciando em Teatro UFBA, atuante e pesquisador Roberto Neto (PLEN/GETTEN), oficina sobre a importância das danças dos Orixás e suas influências nos Teatros Negro com o ator, dançarino e produtor cultural Andhy Oliveira, minicurso sobre poéticas insurgentes: corpos, teatralidades e afroepistemologias com o quilombola, ator e pesquisador do Quilombo de ACUE Dr. Monilson dos Santos e a entrega dos Troféus Abdias Nascimento e Léa Garcia de Teatros Negros aos atores José Guedes, Monilson dos Santos, Andhy Oliveira e às atrizes Milena Calmon, Andrea Mattos e Mawusi Tulani e comemoração dos 80 anos do Teatro Experimental do Negro – TEM e do legado deixado para contínua formação afro-cênica.
O evento acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea – MAC, das 13h às 17h, gratuitamente. As inscrições para as oficinas e minicursos acontecem no local com limite de vagas, com direito a certificação.
Em sua primeira edição, o ETENPS trabalha o tema: PRETAgonizando nossas histórias e ABRINDO caminhos para outros corpos pretos na CENA: a essência de José Guedes, mais uma ação que visa oportunizar um aprofundamento da temática, contribuindo para o conhecimento, apropriação e desenvolvimento dos Teatros Negro em Feira de Santana e território Portal do Sertão, o que já é feito pelo GETTEN, a partir da Pesquisa - Ação nas Pedagogias Teatrais Negras – objeto de estudo do grupo e aplicação em modalidades formativas e discursivas, ministradas ao longo de 2023 e 2024, por profissionais capacitados.
Um pouco Mais sobre o Projeto Afro-Literário Leitura Negra:
Criado em 2021, o PLEN é um projeto do EIXO da Educação, Educação AFIRMATIVA e Afro – Literatura, no modelo não formal e SUB – EIXOS - Cultura e Teatros Negro, com o objetivo de promover a formação antirracista, permanente e continuada de pessoas pretas e não pretas, por meio do estudo e pesquisa de autores/escritores negros, negras, suas obras e Teatro, idealizado e coordenado pelo Engenheiro Agrônomo Roberto Neto, que é Ator, Técnico em Teatro, estudante de licenciatura em Teatro pela UFBA, pesquisador dos Teatros feirenses/negros e idealizador do ETENPS, ENENPS e da Menção Honrosa Dra. Ivannide Santa Bárbara de Educação Afirmativa.
Um pouco Mais sobre o GETTEN
Criado em 2021, o GETTEN é uma das extensões formativas do Projeto Afro-Literário Leitura Negra, idealizado e coordenado por Roberto Neto, idealizador dos projetos teatrais: 1º Encontro de Teatros Negro do Portal do Sertão – ETENPS e 1º Festival de Teatros Negro do Portal do Sertão - FETENPS.
As atividades formativas do GETTEN incluem cines, oficinas, minicursos e rodas de conversa, muitos já realizadas em 2023, além do estudo e pesquisa - Ação permanentes, que fazem parte do CICLO FORMATIVO em Teatros Negro, movimento preparatório para aglutinar futuros atuantes, tendo previsão de início das primeiras montagens para 2025.
Projeto Voluntário Leitura Negra
Projeto Afro-Literário
Eixo – Educação Afirmativa e Afro-Literatura - Modelo de Educação Não Formal
Sub – Eixos – Teatro, Cultura
Grupo de Estudo e Trabalho em Teatros Negro – GETTEN
Coordenação GETTEN – Janaína Paixão e Roberto Neto
Sede do Projeto – Feira de Santana – BA
Coordenação Geral – Roberto Neto
AUTORIA: Release Projeto Leitura Negra e GETTEN – Roberto Neto e Janaína Paixão
AUTORIA: Release Projeto Leitura Negra e GETTEN – Roberto Neto e Janaína Paixão
Fotos
A AVENTURA DE MARI NA LAGOA ABAETÉ
- DOMINGO TEM TEATRO TRÁS ESPETÁCULO DE PORTUGAL
Espetáculo de Portugal marca o encerramento da temporada do Domingo Tem Teatro de 2024
No ano em que o Projeto celebra 20 anos de histórias, o Domingo Tem Teatro tem a alegria de convidar o grande público para participar do encerramento da programação da edição de 2024 que acontece no dia 24 de novembro com a participação especial do Espetáculo "A Aventura de Mari na Lagoa Abaeté" que se apresenta às 10h30 no Teatro Amélio Amorim. A apresentação do espetáculo em Feira de Santana fortalece a conexão cultural entre o Brasil e Portugal, uma parceria do Domingo Tem Teatro com o Grupo Cegonha - Bando de Criação.
A história da menina Mari passa-se em Salvador, na freguesia de Itapuã, onde vivem pescadores e mulheres que lavam roupa e vendem peixes nas margens da lagoa do Abaeté. É neste ambiente bucólico e mágico que sucede o mito: uma menina chamada Mari que brinca com os seus amigos animais pela lagoa decide salvar uma onça suçuarana que fugiu da floresta, para evitar a sua extinção. A banda sonora do espetáculo tem origem nas músicas do grupo Ganhadeiras de Itapuã e do célebre músico brasileiro baiano Dorival Caymmi, revisitadas pelo músico e compositor Luca Argel. O espetáculo apresenta a linguagem do Teatro de Marionetes para apreciação artística de crianças e adultos, mostrando toda a grandiosidade da lagoa numa cenografia em miniatura. As marionetes em miniatura garantem também a magia da fábula, em que os animais falam com os humanos e realizam ações fantásticas e extraordinárias. Encenação e design de mapping: Vida Oliveira; Dramaturgia e elenco: Miguel Albi Araujo e Vida Oliveira; Confecção de marionetas: Helena Matos, Miguel Albi Araujo e Vida Oliveira; Adaptação da Banda Sonora: Luca Argel; Cenário e animações digitais: Renato Marques.
A parceria do Domingo Tem Teatro com o Grupo Cegonha se destaca pela promoção da diversidade cultural, fortalecendo o fluxo cultural entre Brasil e Portugal. Ao apresentar o contexto geográfico do Brasil, o espetáculo expõe temáticas de preocupação universal, como a preservação do ambiente, a proteção dos animais e dos recursos naturais á luz da pluralidade de formas, cores e sons originais do país.
ATIVIDADES BRINCANTES ANTES DO ESPETÁCULO COMEÇAR
No Domingo Tem Teatro, a brincadeira acontece antes do espetáculo começar, a partir das 09h o espaço de entretenimento já fica aberto com várias brincadeiras e brinquedos para as crianças com desenhos para colorir, jogos tradicionais, cama elástica, piscina de bolinhas, pinturinha facial e muito mais. Temos também aquele delicioso lanche antes e após a apresentação teatral. Então agora você já sabe, chegue mais cedo ao teatro para curtir muito e vivenciar todas as sensações e experiências que o Domingo Tem Teatro pode lhe proporcionar.
SORTEIO DA PREMIAÇÃO ESPECIAL DE FINAL DE ANO – EDIÇÃO 2024
Atenção, atenção, o momento mais esperado do ano chegou, o público e os fãs de carteirinha do Domingo Tem Teatro vão poder participar do sorteio Especial de Final de ano do programa do Sócio com mais de 50 prêmios que será realizado logo após a apresentação do espetáculo. Lembrando que, no programa do Sócio não há cobrança de mensalidade ou taxas de manutenção. Com a carteirinha de sócio, crianças e adultos passam a obter mais vantagens e benefícios. Solicite o formulário de inscrição, através do WhatsApp da Cia. Cuca de Teatro (75) 9.9930-7634 e aproveita para fazer a sua carteirinha em 2024 com validade para 2025.
DOMINGO TEM TEATRO 20 ANOS!
Domingo Tem Teatro, este projeto genuinamente feirense, de ações continuadas que promove apresentações teatrais para crianças e o público de todas as idades, que valoriza os artistas e a cultura local conta com o patrocínio do Atacadão São Roque, Pererê Peças e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. O projeto começou em 2005 com seus idealizadores, os produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté. O Domingo Tem Teatro construiu uma forte relação com o seu público, tanto as pessoas que hoje acompanham o Projeto, como as gerações de crianças que cresceram dentro do Domingo Tem Teatro, tem com este projeto uma fonte de relacionamento com a cultura, de diversão e de construção da sua visão crítica e do respeito às diferenças. São 20 anos promovendo a formação e o encontro com as artes cênicas, através das apresentações teatrais voltadas às infâncias e Juventudes.
SERVIÇO: DOMINGO TEM TEATRO - 20 ANOS
ESPETÁCULO: “A aventura de Mari na lagoa Abaeté” - Grupo Cegonha - Bando de Criação
QUANDO: Dia 24 de novembro de 2024 - Última apresentação da temporada
ATIVIDADES BRINCANTES: A partir das 09h
HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO TEATRAL: Às 10h30
SORTEIO ESPECIAL DE FINAL DE ANO DO PROGRAMA DO SÓCIO: Após o Espetáculo.
LOCAL: Teatro Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra, 2.222- Capuchinhos - FSA -BA)
CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 50 min.
INGRESSO: 40 (inteira) e 20 (meia)
- Venda de ingressos pelo Sympla até às 10:30 do dia do evento ou na bilheteria do teatro Amélio Amorim, somente no dia da apresentação do espetáculo. A validação de ingressos do Sympla se dará por meio da leitura do QR CODE pelo celular. Para os ingressos da categoria “meia-entrada”, será garantido a meia entrada para sócios do Domingo Tem Teatro 2024 (carteirinha ou protocolo), estudantes mediante apresentação do documento comprobatório, pessoas maiores de 60 anos, mediante documento de identificação. Também farão jus ao benefício da meia-entrada as pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário, sendo que este terá idêntico benefício no evento em que comprove estar nesta condição.
PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté
PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê Peças e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda
MAIS INFORMAÇÕES: (75) 9.9930-7634 (WhatsApp) Instagram: @domingotemteatro | E-mail: domingotemteatro@gmail.com | www.ciacucadeteatro.com.br
AUTORIA: Release da Ascom da Cia CUCA de Teatro - Elizete Destéffani-Motté
ESPETÁCULO "AKOKO LATI WA NI - TEMPO DE SER" DISCUTE O TEMPO COMO ALIADO E ADVERSÁRIO NA JORNADA DE TRÊS JOVENS NEGROS
Projeto do Grupo Cia Única de Teatro reuniu formações artísticas explorando o Teatro Preto de Candomblé.
Em uma sociedade que ainda nega o tempo da existência negra, "Akoko Lati Wani - Tempo de Ser" nos convida a uma jornada de autodescoberta e resistência com a apresentação do espetáculo inédito, fruto de meses de preparação e incentivo a formações artísticas locais. O espetáculo será nos dias 19 e 20 de novembro, às 20h, no Teatro Margarida Ribeiro e o público poderá assistir ao lançamento, com ingressos a preços populares (R$ 30,00 inteiro e R$ 15,00 meia-entrada ) já disponíveis na plataforma Sympla através do link: https://www.sympla.com.br/evento/akoko-lati-wa-ni-tempo-de-ser/2723326
A peça, escrita e encenada por Onisajé, diretora teatral, preparadora de atores, dramaturga, e doutora em artes cênicas, referência no teatro negro e nas relações étnico-raciais, mergulha na complexa realidade de jovens negros e do Candomblé que lutam para encontrar seu lugar em uma sociedade marcada pelo racismo estrutural. Através da história de Dofona, Dofonitinho e Famo, o público será transportado para reflexões sobre a importância da ancestralidade, da espiritualidade e da arte como ferramentas de empoderamento e transformação.
"Cada personagem, cada cena, cada música em `Akoko Lati Wa Ni´ carrega um pouco de mim. É um trabalho que nasceu do meu coração e que espero tocar o coração de muitos, passando a sua mensagem principal refletindo sobre o nosso passado, presente e futuro", disse Onisajé.
Sobre o espetáculo
"Akoko Lati Wa Ni - Tempo de Ser" narra uma jornada de Dofona, Dofonitinho e Famo, três yawôs e estudantes de teatro, que buscam orientação espiritual no terreiro de Candomblé. Eles pedem à sua yalorixá que consulte Iroko, o Orixá do tempo, para entender como podem ter tempo para ser, em um contexto de genocídio estrutural que ameaça suas vidas. A peça aborda a luta desses jovens para viver plenamente e envelhecer, enfrentando o racismo que permeia suas vidas.
Os protagonistas se aprofundam em suas identidades negras, guiados pela sabedoria da yalorixá, e enfrentam a professora Clássica, que tenta impor um teatro colonizador. Durante essa trajetória, encontram Iroko e, através de música, teatro, dança e poesia, a história é contada de maneira poderosa e tocante.
"Foi um processo muito diferente do que estávamos acostumados a realizar. Esse espetáculo é sobre desconstruir para construir e eu tenho certeza de que quem assistir vai conseguir enxergar a presença de Iroko’, disse Júnior Dias que irá interpretar o personagem Dofonitinho.
Projeto idealizado pelo Grupo Cia Única de Teatro
O espetáculo é resultado de meses de programações variadas, idealizadas pela Cia Única de Teatro. O projeto como um todo não se resume apenas a uma peça teatral, mas é fruto da colaboração entre artistas e comunidade. Através de meses de trabalho, a Cia Única promoveu diversos laboratórios e oficinas, abrindo espaço para que atores, músicos, comunidade local e regional pudessem contribuir com suas experiências e visões.
O processo colaborativo foi fundamental para construir uma dramaturgia autêntica, que reflete a diversidade, a força da cultura negra e a riqueza cultural do Teatro Preto de Candomblé.
O lançamento de "Akoko Lati Wa Ni - Tempo de Ser" é um convite para o público se conectar com uma história que une tradição e contemporaneidade, abordando temas profundos sobre a existência e a resistência negra com dramaturgia afro mítica a qual pode ser nomeada como Macumdrama.
Serviço:
Espetáculo: Akoko Lati Wa Ni - Tempo de Ser
Datas: 19 e 20 de novembro
Horário: 20h00
Local: Teatro Margarida Ribeiro - R. José Pereira Mascarenhas, 409 - Capuchinhos
Ingressos: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia entrada
Classificação: 14 anos
Duração: 50 min
Realização: Grupo Cia Única de Teatro
- O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana e a Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. Além disso, tem parceria com o Ponto de Cultura L’adê Inan e o TPC (Teatro Preto de Candomblé), produção da DA GENTE Produções e assessoria da Casa das Águas Comunicação e Cultura.
O Grupo Cia Única de Teatro
A Cia ÚNICA de Teatro foi idealizada em 2018 por Júnior Dias e Júlia Lorrana, quando o grupo iniciou seus trabalhos de pesquisa, construção e montagem. Em 2021, estreou o espetáculo "A Aventura de Joca" de forma virtual em seu canal no YouTube, acompanhado da série documental "Por Detrás das Cortinas", alcançando mais de 1.000 pessoas de diferentes públicos. A Cia ÚNICA participou de festivais e diversos eventos culturais, além de ter recebido o Troféu Henrique Motté no 14º FENATIFS. Atualmente a companhia é composta pelos atores: Júlia Lorrana, Aninha Pinheiro, Júnior Dias e Liu Silva.
O espetáculo Declama Preta é um projeto vigente em Feira de Santana desde 2020 no formato online e atualmente vem sendo desenvolvido de forma presencial nos espaços culturais da cidade.
Com música, dança, performance e poesias de autoras negras o trabalho busca potencializar e homenagear a mulher negra, tendo como inspiração as narrativas das autoras Conceição Evaristo e Paulina Chiziane.
Com o objetivo de aproximar o público das produção artísticas de autoras negras e promover a valorização da poesia, do teatro e da música , as atrizes encenam o espetáculo na perspectiva da dramaturgia negra, trazendo às simbologias das religiões de matrizes africanas com destaque para as figuras dos orixás femininos.
Neste ano de 2024, o espetáculo foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo. O espetáculo "Declama Preta" se apresenta no dia da Consciência Negra, 20 de novembro e reapresenta no dia 26 novembro no Centro Cultural SESC, em Feira de Santana.
Com atuação e direção geral de Marcinha Costa e Lene Costa, participação musical de Amanda Novais e produção por Tohn Moreira.
Onde - Centro Cultural SESC Feira de Santana
Quendo - 20 e 26 de novembro, às 19h
Classificação: 12 anos
Ingressos - 20,00 ( inteira) e 10,00 ( meia)
Vendas pela plataforma Sympla e na bilheteria do teatro.
AUTORIA: Release da Ascom do Evento
"NELSON EM JOGO" ENCERRA TEMPORADA 2024 DO FEIRA TEM TEATRO
Espetáculo estará em cartaz nos dias 08 e 09 de novembro, às 20h00 no Teatro do Cuca.
O espetáculo "Nelson em Jogo" retorna aos palcos para encerrar a temporada 2024 do projeto Feira Tem Teatro. Com apresentações marcadas para os dias 8 e 9 de novembro, às 20h, no Teatro do Cuca, a peça se baseia na obra de Nelson Rodrigues, explorando temas profundos e complexos da década de 1950. A montagem do Grupo Conto em Cena, já foi indicada à maior premiação do norte/nordeste na categoria Espetáculo do Interior. Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Sympla.
O espetáculo "Nelson em Jogo" expõe o jogo psicológico característico de Nelson Rodrigues, convidando o público a refletir sobre a sociedade da época e suas hipocrisias. A estética do espetáculo, como sugerido pelo título, coloca as histórias e os personagens em destaque, estimulando uma análise crítica sobre as questões sociais retratadas.
O primeiro conto, "Noiva da Morte", trata da questão de gênero através da história de Alipinho, um menino de classe média criado com delicadeza por sua mãe, em contraste com as expectativas rígidas de seu pai doente. O médico da família, empenhado em cumprir a promessa feita ao pai, manipula situações para forçar Alipinho a casar, refletindo os valores sociais da época.
O segundo conto, "O Justo", aborda o abuso sexual dentro da família. Isaurinha, uma moça acolhida pela família, aparece grávida, desencadeando uma série de desconfianças e conflitos dentro da tradicional casa do Sr. Clementino. Em meio às suspeitas, ela aponta Jucá, filho solteiro, como o responsável, e o pai, autoritário e defensor dos valores familiares, obriga os dois a se casarem para preservar a honra da família.
O projeto "Feira tem Teatro" é realizado com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Serviço:
Espetáculo: Nelson em Jogo
Local: Teatro do Cuca
Data: 08 e 09 de Novembro
Horário: 20h00
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$40,00 inteira e R$20,00 meia - para estudantes e professores com comprovação, Idosos e PCD´s.
Link Sympla: https://www.sympla.com.br/nelson-em-jogo__2711566
Obs: Na compra antecipada pela Sympla, o ingresso é promocional: Meia para todos.