menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
PREFEITURA CONVOCA PROFESSORES APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO

Os 45 profissionais convocados são de Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia

Publicado em: 29/02/2024 - 15:02:47

Os candidatos aprovados para o cargo de professor no concurso público realizado em 2018, que solicitaram final de lista, foram convocados para nomeação no serviço público municipal nesta quinta-feira (29). O chamamento foi publicado em edição do Diário Oficial Eletrônico. Os 45 profissionais convocados são das áreas de Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia.
Os docentes deverão comparecer ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGPE) da Secretaria Municipal de Administração, situada na av. Sampaio, 344, Centro, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data da publicação, munido dos documentos exigidos no edital de convocação.
Após realizar os exames e procedimentos solicitados, os candidatos deverão dirigir-se ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGPE) da Secretaria Municipal de Administração (av. Sampaio, 344, Centro) para se submeterem à inspeção médica, seguindo o agendamento, por ordem de comparecimento, respeitados os 30 dias da publicação do edital. 
Caso o candidato não compareça no prazo estipulado, ou não apresente a documentação exigida, perderá o direito à nomeação e ao consequente ingresso no serviço público municipal.
 

AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



MERENDEIRAS ESCOLARES PASSAM POR FORMAÇÃO PARA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO E PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS

Treinamento aconteceu no último sábado (24)

Publicado em: 27/02/2024 - 11:02:21

No último sábado, 24, as merendeiras das unidades escolares da rede municipal, tanto da sede, quanto dos distritos, participaram de um amplo treinamento para qualificar ainda mais o processo de produção da alimentação escolar. Entre as orientações, foi abordado o aproveitamento dos alimentos, porcionamento correto, boas práticas na manipulação e higiene na cozinha. 
“Com a mudança no modelo de gestão da alimentação escolar, a formação passa a ser uma atribuição da empresa responsável. A equipe de nutricionistas da secretaria de Educação monitora e fiscaliza o trabalho. A formação contínua é essencial para manter a qualidade na produção da alimentação escolar oferecendo um cardápio saudável e nutritivo aos estudantes da rede”, explica a chefe da Divisão de Alimentação Escolar (DAE), Carlyane Ataíde. 
Trabalhando há 13 anos como merendeira, Rosemeire dos Santos Barbosa destaca a importância da capacitação constante. “Sempre há algo novo para absorver. Quanto mais conhecimento, melhor. Dessa vez, aprendemos sobre conservação da merenda, comunicação no ambiente de trabalho, boas práticas na cozinha e, principalmente, sobre higiene para a segurança dos alimentos”, disse. 
Novo modelo de gestão
Desde o dia 19 de fevereiro, data do início das aulas, um novo modelo de gestão da alimentação escolar foi implementado na rede municipal, descentralizando a operação de produção e fornecimento de, aproximadamente, 21.553.200 (vinte e um milhões, quinhentos e cinquenta e três mil e duzentas) refeições por ano, através de uma empresa definida por licitação. 
O cardápio escolar é elaborado com base nas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), considerando o segmento escolar, por conta da idade dos estudantes, a modalidade de ensino (parcial ou integral) e alergias e/ou intolerâncias alimentares. Na modalidade integral são oferecidas três refeições diárias (lanche, almoço e lanche da tarde) e na modalidade parcial são duas (desjejum e lanche). 
As composições propostas pela empresa são analisadas pelas nutricionistas da Secretaria de Educação, que revisam o material, fazem as adequações quando necessário e devolvem para a execução.

 

AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



SECRETARIA DE SAÚDE PREPARA PROFISSIONAIS PARA IMPLANTAÇÃO DA TELEMEDICINA

A iniciativa integra o Telessaúde, uma plataforma de educação permanente para apoiar ações da Atenção Básica em 417 municípios baianos

Publicado em: 21/02/2024 - 16:02:21

Uma série de capacitações está preparando os profissionais para a implementação da telemedicina na rede municipal de saúde de Feira de Santana. O objetivo é fortalecer o acesso aos serviços de saúde por meio da tecnologia, visando melhorias significativas na qualidade do atendimento oferecido à população. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. 
As atividades são direcionadas para médicos, enfermeiros e psicólogos da Atenção Básica e tiveram início na última segunda-feira (20), no auditório Dr. João Batista, e se estendem até sexta (23). A iniciativa integra o Telessaúde, uma plataforma de educação permanente externa para apoiar ações das equipes de saúde da Atenção Básica nos 417 municípios baianos.
A plataforma oferece serviços como Telediagnóstico, Teleducação e Teleconsultorias Especializadas, com suporte clínico. Além disso, há a possibilidade de Teleconsultorias Especializadas com intenção de encaminhamento para a Atenção Secundária.
Na avaliação da coordenadora da Atenção Primária, Helen Costa, o evento representa um passo importante para fortalecer a prestação de serviços de saúde no município.
“A tecnologia da telemedicina veio para ampliar o acesso, agilizar diagnósticos e aprimorar o suporte especializado nos atendimentos. É uma iniciativa que mostra o compromisso em aprimorar a assistência à saúde”, explicou.
 

AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



INAUGURAÇÃO DA MAIOR ESCOLA DA REDE MUNICIPAL MARCA INÍCIO DO ANO LETIVO

Unidade de ensino tem mais de mil estudantes matriculados

Publicado em: 20/02/2024 - 10:02:06

Hoje a volta para a escola foi ainda mais especial para o pequeno João Miguel Andrade. É que nesta segunda-feira, 19, tanto ele, quanto os mais de mil estudantes matriculados na Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo, no conjunto Feira VII, puderam comemorar a entrega da unidade escolar. 
“Eu estou muito feliz porque as minhas aulas voltaram e vou aproveitar cada cantinho dessa escola maravilhosa junto com os meus coleguinhas”, contou. 
Dona Raylla Marques, mãe dos estudantes Cauã Guilherme Marques e Ana Mell Marques, fez questão de acompanhar os filhos no primeiro dia de aula e conferir de pertinho toda a mudança feita nas instalações da escola. 
“Está impecável, toda preparada para receber os alunos nesse novo ano que se inicia.Fico feliz e tranquila de saber que os meus filhos têm acesso a uma educação de qualidade, numa estrutura fantástica como essa. Fico triste porque este é o último ano de um deles aqui e eu gosto muito do trabalho que é realizado”, disse. 
Há 28 anos atendendo a comunidade, passou por uma grande transformação e foi totalmente modernizada. “A unidade de ensino precisava dessa interferência, há uma demanda muito grande nessa região, visto que são 40 turmas para atender a 1.070 estudantes. Utilizamos materiais de alta resistência, o piso foi substituído, as redes elétrica e hidráulica também foram reestruturadas, todos os ambientes foram climatizados. A quadra de esportes foi reformada, o auditório foi ampliado, além de todo material pedagógico disponibilizado para a realização do trabalho”, explica a secretária Anaci Paim. 
A escola tem dois módulos. O primeiro tem dois pavimentos com cômodos administrativos, 13 salas de aula, refeitório, salas multiuso, de vídeo e laboratórios, entre outros, banheiro adaptado e depósito. O módulo 2 conta com sete salas de aula, salas para os setores administrativos, auditório com dois camarins e capacidade para 90 pessoas, biblioteca, almoxarifado, salas de oficina e arquivo, além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Todos os ambientes são climatizados e possuem aparelhos de ar condicionado instalados.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância de dar, cada vez mais, melhores condições para o ensino e aprendizagem. “Nós investimos aqui mais de 8 milhões de reais, renovamos a escola que presta um serviço extremamente importante para as pessoas que moram aqui nessa região. Temos professores qualificados e comprometidos e toda a estrutura necessária para que a educação de qualidade seja acessível para toda a rede municipal. A prefeitura quer fazer isso e nós vamos fazer isso da melhor forma possível”. 
A escola homenageia o professor José Raimundo Pereira de Azevedo, que foi prefeito, vice-prefeito e ocupou o cargo de secretário de Educação de Feira de Santana por três vezes.

Vacinação contra a dengue 
A inauguração da Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo também foi marcada pela vacinação dos estudantes contra a dengue. A Prefeitura disponibilizou mais de mil doses para a imunização da garotada. 
Para dona Andreia Souza, mãe da estudante Maria Eduarda Souza, a vacinação nesse momento é muito importante diante dos casos da doença. “É mais uma proteção para eles, me tranquiliza saber que ela estará vindo para escola imunizada”, pontua.
 

AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



TOTALMENTE RENOVADA, ESCOLA JOSÉ RAIMUNDO PEREREIRA DE AZENDA ESTÁ PRONTA PARA SER ENTREGUE

Unidade foi totalmente reformada pela Prefeitura

Publicado em: 14/02/2024 - 18:02:33

Depois de ter sido totalmente reformada e ampliada, a Escola Municipal Prof. José Raimundo Pereira de Azevedo (antigo CAIC), no conjunto Feira VII, está pronta para ser entregue à comunidade. A unidade escolar passou por uma grande transformação com o objetivo de atender ainda melhor os mais de 1.000 estudantes matriculados. 
Durante a execução da reforma, o piso antigo foi demolido e substituído por um piso novo e de alta resistência, as redes elétrica e hidráulica foram reestruturadas, alguns ambientes foram parcialmente demolidos para ampliação, além do serviço de pintura em toda a escola. Foi construído um pátio coberto para garantir aos estudantes mais um ambiente de socialização confortável, reforma da quadra de esportes e ampliação do auditório, que agora tem capacidade para 90 pessoas.
A escola conta com dois módulos. O primeiro tem dois pavimentos. No térreo estão os cômodos administrativos, além do refeitório, salas multiuso, de vídeo e laboratórios, entre outros. Já o primeiro andar abriga 13 salas de aula, um banheiro adaptado e uma sala de depósito.
O módulo 2 conta com sete salas de aula, oito salas para os setores administrativos, auditório ampliado, biblioteca, almoxarifado, salas de oficina e arquivo, além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Todos os ambientes são climatizados e possuem aparelhos de ar condicionado instalados.
 

AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



UFRB SELECIONA 25 PROFESSORES(AS) FORMADORES(AS) PARA CURSOS DE LICENCIATURAS EAD


Publicado em: 08/02/2024 - 10:02:52

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), divulga as inscrições para o processo seletivo de contratação de professores(as) para atuar nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes, Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira e Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância (EaD). São oferecidas 25 vagas remanescentes. As atividades estão previstas para iniciarem no mês de março.
Podem participar do processo seletivo docentes que atuam no Estado da Bahia. As inscrições acontecem até o dia 15 de fevereiro, no endereço ufrb.edu.br/ead.
O processo seletivo tem como objeto a seleção externa de Professor(a) Formador(a), em caráter temporário e na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para atuar nos Cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes (CECULT), Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira (CECULT) e Licenciatura em Matemática (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), desenvolvidos na modalidade a distância pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), com o suporte da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O (A) candidato(a) selecionado(a) receberá a título de bolsa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no valor de Professor(a) Formador(a) I: valor de R$ 1.850,00 concedido para atuação em atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida formação mínima em nível superior e experiência mínima de três anos no magistério superior; ou de Professor(a) Formador(a) II: valor de R$ 1.550,00 concedido para atuação em atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB, exigida formação mínima em nível superior e experiência de um ano no magistério superior.
O tipo de vínculo, a ser estabelecido entre o(a) candidato(a) selecionado(a) e a SEAD/UFRB/UAB/CAPES, refere-se unicamente à categoria de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), durante a vigência da bolsa.
Os(As) candidatos(as) convocados(as) deverão ter disponibilidade de vinte horas semanais para desenvolver as atividades a distância e na sede da Superintendência Educação Aberta e a Distância da UFRB, em Cruz das Almas/BA, sendo obrigatória o comparecimento na sede da SEAD com agendamento prévio para a gravação das videoaulas.
O resultado final do processo seletivo será divulgado em 27 de fevereiro.
 




FORMAÇÃO PREPARA AUXILIARES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O ANO LETIVO 2024

Os encontros formativos acontecem até a próxima quinta-feira

Publicado em: 07/02/2024 - 16:02:10

Começou nesta terça-feira, 6, a formação para os auxiliares de apoio à educação inclusiva da rede municipal, que atuam mediando as atividades pedagógicas, cuidados pessoais e a locomoção dos estudantes com deficiência. Os encontros formativos seguem até a próxima quinta-feira, 8, no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, e vão abordar a inclusão do corpo na escola e as práticas pedagógicas inclusivas. 
“A gente pensou em uma formação para prepará-los com base nas experiências de sala, já que todos atuaram nas escolas municipais o ano passado, além de discutir, também, as práticas pedagógicas para atuação com esses estudantes que possuem deficiência intelectual, paralisia cerebral, surdez, entre outros”, explica a coordenadora da formação, Adriana Freitas.
O professor e psicomotricista Márcio Anunciação, um dos formadores, explicou a importância das questões comportamentais, a adaptação e a necessidade de que o estudante com deficiência conheça seu próprio corpo no ambiente escolar. 
“O corpo vai se comunicar através de diversas linguagens, principalmente as crianças  atípicas, com atraso no desenvolvimento e a gente traz esse assunto hoje com um olhar humanizado, histórico, sociológico, motor,  para entender a linguagem que muitas vezes não é falada, é uma linguagem de observação”, pontua. 
Para Iasmim Silva, auxiliar da Educação Inclusiva há quase dois anos, a formação é essencial para que os auxiliares saibam como lidar com as especificidades de cada aluno. 
“Dialogar sobre como proceder quando estes estudantes desregulam e tem crises, a importância da empatia, atenção e cuidado com as particularidades dos estudantes nos processos,  tudo isso é muito enriquecedor.  A gente absorve e põe em prática”, conta. 
A formação está dividida em quatro momentos: dois encontros presenciais e dois virtuais para a realização de atividades de estudo dirigido, contabilizando a carga horária de 20 horas. As datas de formação dos cuidadores serão divulgadas em breve.


 

AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



UFRB DIVULVA SELEÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA NA MODALIDADE EAD


Publicado em: 06/02/2024 - 10:02:55

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga processo seletivo para estudantes regulares na Especialização em Promoção da Saúde na Escola, na modalidade a distância (EaD), com aulas no semestre acadêmico de 2024.1. O curso destina-se a profissionais de educação e saúde, com diploma de nível superior, inseridos(as) em escolas públicas do estado da Bahia. São oferecidas 122 vagas.
As inscrições são realizadas, via internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), até 15 de fevereiro. Os candidatos devem anexar a documentação exigida no Edital Diversifica/CCS Nº 01/2024.3
Das 122 vagas ofertadas, 48 são para ampla concorrência; 48 para reserva de vagas — autodeclarados(as) negros(as), quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência) —; dez vagas para participantes do Projeto Jovem Doutor em Itabuna (BA); seis vagas para professores(as) e/ou coordenadores(as) pedagógicos(as) de escolas públicas estaduais de ensino médio na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA); e dez vagas para servidores técnicos da UFRB.
Seleção
São duas etapas do processo seletivo: homologação das inscrições (etapa eliminatória); e avaliação da carta de intenções (classificatória).
O resultado final do processo seletivo será publicado em 8 de março, no endereço ufrb.edu.br/ccs.
A confirmação da intenção de efetivação de matrícula se dá por meio do e-mail: epembaredeeducs@gmail.com, nos dias 11 e 12 de março. A matrícula acontece no período de 13 a 15 de março.
Especialização
A Especialização em Promoção da Saúde na Escola, na modalidade a distância (EaD), se insere na área de saúde coletiva, tendo como enfoque a promoção da saúde na escola e visa qualificar os profissionais de educação e saúde inseridos em escolas públicas estaduais de ensino médio da Bahia e, preferencialmente, que atuam na área de promoção da saúde escolar, preocupados(as) em aprofundar a formação científica e humanística, no campo da saúde coletiva, com enfoque na promoção da saúde na escola, por meio do embasamento teórico e experiência prático aplicada.
O curso faz parte das ações da Especialização em Promoção da Saúde na Escola Interdisciplinar: Rede Educação e Saúde em Escolas Públicas de Ensino Médio na Bahia, aprovado na chamada CNPq/MCTI nº 40/2022 – Linha 3B – Projetos em Rede – Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social – Projeto Humanidades 2022. O curso é desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), do Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – DIVERSIFICA, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)- Campus Santo Antônio de Jesus, e a Universidade de Brasília (UnB).
 




INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA O PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR

Professores interessados terão até 19 de fevereiro para inscrever seus projetos de educação focados na educação empreendedora

Publicado em: 05/02/2024 - 17:02:28

Professores de todo o Brasil que realizaram projetos de educação empreendedora têm mais alguns dias para participar do Prêmio Educador Transformador. As inscrições foram prorrogadas até 19 de fevereiro. Esta é a 2ª edição da iniciativa, resultado de uma parceria entre Sebrae, Bett Brasil e o Instituto Significare.
Para participar, é necessário que os projetos tenham sido realizados entre 2021 e 2023 e estejam vinculados a instituições de ensino. As ações podem ter ocorrido em diversos formatos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.
A prorrogação do prazo proporcionará aos educadores a oportunidade de finalizar e formatar seus projetos de acordo com o modelo proposto na inscrição. Estender o prazo até depois do Carnaval não prejudicará as etapas seguintes, oferecendo aos educadores uma motivação extra para se inscreverem.
O professor candidato poderá inscrever um ou mais projetos nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Inscreva-se: https://educadortransformador.com.br/.

Sobre o Prêmio
O prêmio é uma iniciativa do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. Na edição anterior, aproximadamente 2,9 mil projetos foram inscritos. Nesta edição, a competição inclui etapas estaduais, regionais e uma nacional. O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o final de abril, durante a Bett Brasil, em São Paulo (SP).

Confira o cronograma previsto:
· 19/02/2024 – Encerramento das inscrições.
· 25/03/2024 – Divulgação dos vencedores estaduais.
· 05/04/2024 – Divulgação dos vencedores regionais.
· 25/04/2024 – Divulgação do ganhador, na Bett Brasil.
Sobre a Educação Empreendedora - Sebrae
Criado em 2013 pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora é conhecido atualmente como Programa Educação Que Transforma. A iniciativa já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas. Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país, sendo conteúdo transversal no documento.




Mais Notícias

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de...

Começou nesta terça-feira, 6, a formação para os auxiliares de apoio...

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga processo seletivo para estudan...

Professores de todo o Brasil que realizaram projetos de educação empreendedora t&e...

Os(As) candidatos(as) que se inscreveram na edição 2024 do Sistema de Seleç...

Nesta sexta-feira (2) será encerrada a inscrição para alunos novos nas ofic...

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Therezinha Pereira Pitombo, no bair...

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Gr...

A Prefeitura Feira de Santana convocou para nomeação no serviço públ...

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) vai completar 30 anos. E para mar...


Página de 55
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br