menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
UFRB LANÇA MINI DOCUMENTÁRIO SOBRE MESTRES E MESTRAS DA CERÂMICA

A Universidade Federal do Recôncavo lança série de mini documentários homenageando mestres e mestras da cerâmica!

Publicado em: 27/05/2024 - 00:05:57

    “Em Torno do Barro” é uma série de mini documentários que mergulha no fascinante universo da cerâmica e apresenta talentosos mestres e mestras do saber popular das olarias de Maragogipinho e Coqueiros, na Bahia. Composta por 10 episódios, cada um revelando segredos e técnicas desse saber tradicional, a série terá episódios lançados semanalmente no Instagram da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), oferecendo uma experiência única de descoberta e apreciação.
    O ponto alto dessa jornada será o lançamento da versão completa do documentário na cidade de Maragogipinho, previsto para o segundo semestre de 2024. A partir de 16 de maio, com a divulgação do trailer de “Em Torno do Barro”, todas as quintas-feiras, a página da PROEXC vai publicar um minidocumentário, apresentando os saberes e os artistas por trás da arte da cerâmica.
    Os mestres e mestras destacados na série - Mestre Zé, Mestra  Dadá, Mestre Rosalvo, Mestre Toddy, Mestre Padre, Mestre Vitorino, Mestra Enoé, Mestre Almerentino, Mestra Lourdes e Mestra Cadu - foram premiados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no primeiro festival da Cerâmica Maragogipinho, ocorrido no segundo semestre de 2023.  A ideia do festival e do lançamento do documentário é homenagear o artesanato produzido na região.
    "A UFRB está comprometida em consolidar-se como uma universidade pluriepistêmica, promovendo a integração entre o conhecimento acadêmico e os saberes populares", afirma o pró-reitor de Extensão e Cultura, Danillo Barata. "O objetivo deste e de outros projetos da nossa Universidade é valorizar o diálogo e a memória dos saberes tradicionais, fortalecendo o reconhecimento de sábios tradicionais como pares, e a relevância das dimensões étnico-racial, política, cultural, ambiental, pedagógica e epistemológica".
    Localizado no baixo sul da Bahia, Maragogipinho é um vilarejo com aproximadamente 3 mil habitantes - distrito do município de Aratuípe. À beira dos rios Maragogipinho e Jaguaripe, reúne mais de 140 olarias de produção artesanal. A tradição é passada de geração em geração, na região reconhecida pela Unesco como o maior Polo de Cerâmica Artesanal da América Latina.
    Já Coqueiros, distrito da cidade Maragojipe, está às margens do rio Paraguaçu. A região se destaca na produção ceramista do Recôncavo, uma tradição que é protagonizada por mulheres. As panelas e itens de cozinha produzidos em Coqueiros são famosas por resistirem a altas temperaturas.
    A série “Em Torno do Barro” foi produzida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFRB, em parceria com o Ministério da Cultura, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.

AUTORIA: Ascom da UFRB



UFRB DECLARA LUTO OFICIAL PELO FALECIMENTO DA MESTRA DONA CADU

UFRB em luto oficial pelo falecimento da mestra da cultura popular do Recôncavo Dona Cadu

Publicado em: 21/05/2024 - 23:05:38

    A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da mestra da cultura popular do Recôncavo Ricardina Pereira da Silva, conhecida carinhosamente como Dona Cadu, na madrugada desta terça-feira, dia 21 de maio de 2024, aos 104 anos.
    Nascida em 14 de abril de 1920 na cidade de São Félix, Recôncavo da Bahia, Dona Cadu era uma mulher negra, mãe, líder comunitária, guardiã de saberes ancestrais, memória viva de confluências afro-indígenas, sambadeira e a mestra ceramista mais antiga de Coqueiros, distrito de Maragogipe, Bahia, dedicando mais de 90 anos ao ofício.
    Em 2020, Dona Cadu foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela UFRB, e em 2021 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estes títulos são conferidos a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que se destacaram pelo saber e/ou pela atuação em prol das ciências, artes, filosofia, letras, culturas, e pelo desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição tenha sido de alta relevância para o país ou para a humanidade.
    No Memorial Valorativo, Dona Cadu é identificada como “Tesouro Humano Vivo” nos termos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), enquanto uma das mais significativas personalidades difusoras da tradição oral, poética e performática de tradições do Recôncavo. A sua trajetória é definida por um reconhecimento de singularidade por suas atividades de ceramista, de sambadeira e de rezadeira, sendo uma grande referência da cultura do Recôncavo da Bahia de ancestralidade africana e indígena.
    A reitora Georgina Gonçalves declara luto oficial de três dias na UFRB.

    Ao expressarmos nossas condolências, manifestamos nosso apoio e solidariedade aos amigos, familiares e a toda comunidade acadêmica.

AUTORIA: Ascom da UFRB



A ARBITRAGEM BRASILEIRA E A MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS

Uma análise da arbitragem brasileira, por torcedor apaixonado e um crítico severo do comportamento social, que o faz um escritor muito bem sucedido!

Publicado em: 18/05/2024 - 22:05:49

    A arbitragem no futebol brasileiro tem sido um tema de intensa discussão e controvérsia. Frequentemente apontada como uma das principais deficiências do esporte no país, a qualidade da arbitragem é criticada tanto por torcedores quanto por profissionais envolvidos no jogo. Essas críticas geralmente se concentram na inconsistência das decisões, na percepção de falta de preparo técnico e físico dos árbitros, e na suspeita de parcialidade ou influência externa.
    Um dos principais problemas enfrentados pela arbitragem brasileira é a falta de investimentos para treinamento e desenvolvimento dos árbitros. Diferentemente do que ocorre em ligas europeias, onde os árbitros são profissionais e dispõem de amplos recursos para aprimoramento, no Brasil, a maioria dos árbitros divide seu tempo entre a arbitragem e outras profissões. Isso limita significativamente as oportunidades de treinamento e o desenvolvimento de habilidades específicas, impactando diretamente na qualidade das partidas.
    Além disso, a pressão exercida por clubes, torcidas e mídia é um fator que frequentemente afeta o desempenho dos árbitros. A imensa paixão pelo futebol no Brasil gera um ambiente de alta expectativa e debates, onde cada erro de arbitragem é amplamente debatido e criticado. Essa pressão constante pode levar à insegurança e erros em campo, perpetuando um ciclo de críticas e questionamentos sobre a integridade do futebol brasileiro.
    Diante desses desafios, é essencial que haja investimentos em formação, tecnologia e suporte psicológico para os árbitros, visando elevar o padrão de arbitragem e restaurar a confiança no julgamento das partidas.
    Atualmente, John Textor, dono da SAF do Botafogo do Rio de Janeiro, acusou a arbitragem brasileira de estar prejudicando não só o Botafogo de Futebol e Regatas, como todos os outros clubes brasileiros. Informou ainda que a Sociedade Esportiva Palmeiras estava sendo beneficiada principalmente pelo árbitro Raphael Claus. Foi instalada uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – para apurar as possíveis manipulações de resultados, mas a investigação na Câmara pode ir mais longe.

Matéria publicada no site: Boca de Forno News em 18/05/2024 - www.bocadefornonews.com.br/noticia/17418/a-arbitragem-brasileira-e-a-manipulacao-de-resultados


AUTORIA: Poe Alberto Peixoto



SEBRAE UNBOX VAI REUNIR COMUNICADORES DE FEIRA E REGIÃO PARA CONECTAR MÍDIA E EMPREENDEDORISMO

Evento promove palestra com a jornalista e professora Thaic Carvalho no dia 9 de abril Por Juliana Vital

Publicado em: 28/03/2024 - 12:03:23

    Com o tema “Mídia e Empreendedorismo Fora da Caixa”, o Sebrae Unbox chega à cidade de Feira de Santana, no próximo dia 9 de abril, a partir das 19h, no auditório do Hotel Charmant. O evento ressalta a importância da comunicação para o fomento do empreendedorismo.
    Exclusivo para profissionais da imprensa, formadores de opinião e comunicadores da região, a iniciativa do Sebrae traz para o público a palestra da jornalista e professora Thaic Carvalho, que vai explorar as conexões entre o jornalismo e a atividade empreendedora.
    O gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, destaca a importância de promover um encontro focado na imprensa e formadores de opinião que vai também dar visibilidade às estratégias do Sebrae na região. “Sendo a segunda maior cidade do Estado da Bahia, Feira de Santana é um importante polo regional para difundir a cultura empreendedora para todos os 71 municípios atendidos pela nossa unidade regional”.
    O Sebrae Unbox é gratuito e exclusivo para comunicadores, jornalistas e formadores de opinião convidados. O evento será realizado no auditório do Hotel Charmant, localizado na Avenida João Durval Carneiro, 3801, bairro São João.

Sobre a Palestrante
Jornalista e professora, Thaic é mestra em Estudos Literários. Estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo, Radiojornalismo e Assessoria de Comunicação.

AUTORIA: Release da Comunicativa Assossiados - Juliana Vital



COM ESPAÇO 4 VEZES MAIOR E LABORATÓRIO DE ROBÓTICA, ESCOLA MUNICIPAL REGINA VITAL É INAUGURADA

O novo prédio da escola é 4 vezes maior do que o anterior

Publicado em: 18/03/2024 - 12:03:38

    A Escola Municipal Regina Vital, situada no bairro do Campo Limpo, deu um salto gigantesco em tamanho e qualidade. O novo prédio da escola é 4 vezes maior do que o anterior e dispõe de um ambiente tecnológico, inovador e acolhedor. A unidade escolar tem capacidade para atender a 500 estudantes dos grupos 4 e 5 e do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
    Com 1.592,42 m² de área construída, a unidade escolar se destaca com uma variedade de espaços para a aprendizagem. “A escola é um ambiente que tem que ser acolhedor, dinâmico e com vários espaços para aprendizagem. A ampliação da escola foi muito importante, temos ambientes com biblioteca, laboratório, 10 salas de aula para educação infantil com banheiros, sala de professores, secretaria, cantina, refeitório e auditório, isso vai fortalecendo nossas práticas pedagógicas em pró do alunato”, destaca Indaiara Sant´anna, diretora da Escola Municipal Regina Vital.
    A surpresa foi positiva para Valéria Soares que estudou na escola por 4 anos durante a sua infância e agora conseguiu matricular o seu filho, Yuri Antony, de apenas 6 anos. Ela conta que achou a escola bonita e que o pequeno Yuri também aprovou as novidades.
    “Achei a escola muito bonita, no meu tempo não estava assim, agora está bem ampliada e com bastante recurso para as crianças que vão estudar aqui. Meu filho já chegou em casa elogiando a nova escola, disse que tem muito espaço e é muito bonita, espero que ele aprenda muito aqui”, relatou a mãe do pequeno Yuri.

Inovação tecnológica
    Durante as inaugurações, foi apresentado também à comunidade o Laboratório 7.0, mais um equipamento que será disponibilizado em 22 escolas. Os monitores responsáveis mostraram os kits makers, kits de robótica, impressora 3D, cortadora laser, entre outros itens que estão à disposição dos estudantes para experiências.
    O prefeito Colbert Martins Filho destacou o investimento da Prefeitura para que as escolas tenham tudo que é importante em tecnologia. “As unidades escolares contam com computadores, laboratórios de ciências, matemática e robótica, além da presença de professores qualificados e comprometidos em fazer essa mediação e permitir que esses estudantes tenham acesso à inovação tecnológica e estejam cada vez mais preparados para as constantes novidades e mudanças.”
    A aluna Maria de apenas 10 anos que estuda na unidade desde o seu 3º ano contou que está empolgada com o novo equipamento. “Achei muito legal porque vai ajudar a gente a ter uma maior habilidade com a tecnologia”.

AUTORIA: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana



ESCOLAS MUNICIPAIS REGINA VITAL E EURIDES FRANCO DE LACERDA SERÃO INAUGURADAS NESTA SEXTA-FEIRA

Será apresentado à comunidade o Laboratório 7.0, mais um equipamento disponibilizado em 22 duas escolas

Publicado em: 15/03/2024 - 11:03:20

 

    Nesta sexta-feira, 15 de março, data que comemora o Dia da Escola, a Prefeitura de Feira de Santana vai entregar às comunidades do Campo Limpo e Conceição duas importantes obras da Educação Municipal. São as escolas Regina Vital e Eurides Franco de Lacerda. As inaugurações vão ocorrer pela manhã.
    A Escola Municipal Regina Vital será inaugurada às 8h30. O prédio antigo passou por demolição total e deu lugar a um novo prédio totalmente seguro, confortável e atrativo para os estudantes. Com 1.592,42 m² de área, a unidade escolar possui 10 salas de aula, biblioteca, sala de recursos, sala para laboratório, cozinha ampla, despensa para material de limpeza, despensa para material pedagógico, auditório, refeitório, sanitários e área administrativa com sala de professores, diretoria e secretaria.
    Em seguida é a vez da Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda, no bairro Conceição, às 10h30. O prédio novo possui dois pavimentos com oito salas de aula - quatro delas específicas para o ensino infantil - sanitários para atender aos pequenos e mais quatro salas no pavimento superior voltadas aos estudantes do ensino fundamental I, além de auditório, brinquedoteca, biblioteca, sala de recursos para educação especial, área administrativa, cozinha e refeitório.
    Uma quadra poliesportiva que atende à comunidade da Conceição também foi integrada à unidade escolar. Uma rampa foi construída garantindo a acessibilidade dos alunos. Desta forma, o equipamento público será compartilhado com os estudantes durante as aulas de Educação Física.

 “Até chegar ao mês de maio, nós vamos estar com 21 unidades escolares prontas para inauguração. No caso destas duas, já estão em funcionamento. Os alunos estão tendo aula nos novos espaços, viabilizando assim uma maior comodidade, segurança e melhores condições para que o professor desenvolva as suas atividades. É importante destacar que essas unidades escolares estão recebendo mobiliários novos e laboratórios que já estão plenamente implantados e com atividades experimentais já desenvolvidas”, explica a secretária de Educação, Anaci Paim.
    Durante as inaugurações, será apresentado também à comunidade o Laboratório 7.0, mais um equipamento que será disponibilizado em 22 duas escolas. Os monitores responsáveis mostrarão os kits makers, kits de robótica, impressora 3D, cortadora laser, entre outros itens que estarão à disposição dos estudantes para experiências, tendo acesso a inovação tecnológica e às constantes atualizações e mudanças desse universo.

AUTORIA: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana



1ª CORRIDA DA ÁGUA EM FEIRA DE SANTANA ABRE INSCRIÇÕES


Publicado em: 12/03/2024 - 15:03:04


    A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está com inscrições abertas para a 1ª Corrida da Água de Feira de Santana. O evento acontecerá no dia 24 de março, com percursos de corrida de 5 e 10 km e caminhada de 3km, partindo do Shopping Avenida às 7h. A ação faz alusão ao Dia Mundial da Água. Para participar, os interessados devem se inscrever através do link www.cronomais.com/corridadaagua.
    As vagas são limitadas. O kit para os inscritos com chip, camiseta, viseira e copo do evento será entregue no dia anterior à prova na Casa Esportiva (Av. Getúlio Vargas), mediante a apresentação do documento de identidade e a doação de dois quilos de alimento, que serão destinados a instituições de assistência social do município.
    “Durante o mês de março, a Embasa realiza diversas ações em referência ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22. Teremos a Corrida, além de atividades educativas com estudantes no Museu Parque do Saber e visitas à estação de tratamento de água”, informou o gerente regional da Embasa, Raimundo Bezerra Neto. “Com a corrida e as outras atividades, buscamos sensibilizar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, em torno do tema ‘Mudanças climáticas e segurança hídrica’, proposto pela Embasa este ano”, destacou a assistente social da Embasa, Cindy Liana Silva, uma das organizadoras da atividade.
    Todos os atletas concluintes dentro do limite de tempo da prova receberão medalha de participação e os primeiros colocados receberão troféus.




MAIS DE 640 CRIANÇAS IMUNIZADAS NO DIA D DE COMBATE Á DENGUE

Secretaria de Saúde disponibilizou a vacina em locais estratégicos

Publicado em: 04/03/2024 - 17:03:03

    A campanha de vacinação contra a dengue em Feira de Santana foi intensificada durante o Dia D de Combate à doença neste sábado (2). Um total de 647 doses foram aplicadas em crianças com idades entre 10 e 14 anos.
    Antes mesmo do início da vacinação, às 8h, já havia pais aguardando para garantir a imunização das crianças. Joseneide de Souza, auxiliar de laboratório, foi uma das primeiras a chegar com seus filhos, Samuel Silvério (11 anos) e Talita Silvério (10 anos), para receberem a vacina.
    "Os dois estudam em período integral e eu não estava encontrando tempo para vaciná-los. Aproveitei o Dia D para garantir a imunização deles e agora me sinto aliviada. Sei da gravidade da dengue e toda forma de proteção é bem-vinda", destacou.
    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou postos de vacinação em locais estratégicos para garantir a imunização das crianças. Na zona urbana, os serviços foram realizados no auditório da própria SMS, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Rua Nova I, Rua Nova II, III e Barroquinha, e também no Boulevard Shopping.
    Além disso, a Caravana da Vacinação percorreu os distritos de Ipuaçu, Bonfim de Feira, Humildes, Fulô e Jaíba, atendendo às comunidades em suas respectivas unidades de saúde.
    A secretária de Saúde, Cristiane Campos, acompanhou a vacinação e destacou a importância da participação dos pais em proteger seus filhos diante do aumento de casos de dengue no município.
    "Estou satisfeita em ver a adesão dos pais com a campanha de vacinação durante o Dia D. É fundamental que todos compreendam a importância da imunização para proteger não só a si mesmos, mas também suas famílias e toda a comunidade”.
    Desde o início da campanha, em 15 de fevereiro, 8.146 doses foram aplicadas. A vacinação continua de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e também no auditório da Secretaria de Saúde.


AUTORIA: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana



NOVA BASE DO SAMU É INSTALADA NO SHOPPING POPULAR

O local da nova base do SAMU foi escolhido de maneira estratégica

Publicado em: 01/03/2024 - 17:03:18


    Com o intuito de garantir um suporte amplo nos atendimentos de emergência em Feira de Santana, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), instalou uma nova base no Shopping Popular Cidade das Compras, localizado na Rua Dr. Olímpio Vital - Centro.
    O local da nova base do SAMU foi escolhido de maneira estratégica devido a proximidade com o Terminal Central, o Centro de Abastecimento e o próprio Shopping Popular. Essa expansão visa garantir uma resposta mais ágil às demandas de emergência, considerando a concentração de pessoas e atividades comerciais nesses pontos.
    Na avaliação da coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, a ampliação possibilita  uma maior agilidade no atendimento dos casos de urgência e emergência.
    “Temos quatro bases do SAMU no município. Essa distribuição das unidades móveis nas regiões possibilita uma aproximação maior com a comunidade e diminui o tempo resposta das equipes, contribuindo para melhoria dos indicadores de saúde”, explicou.
    Na nova base, uma ambulância de Suporte Básico de Vida (SBV) estará disponível com uma equipe preparada para atender às demandas emergenciais. Vale ressaltar que embora os pacientes não sejam atendidos diretamente nessas bases, eles serão conduzidos até a unidade de saúde mais próxima para receberem o cuidado necessário.
    É importante ressaltar que o número de emergência, 192, funciona de maneira ininterrupta, garantindo assistência a qualquer momento. O SAMU realiza os atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículos, telefonistas e rádio operadores.





Mais Notícias

      Nesta sexta-feira, 15 de março, data que comemora o Dia da Esco...

    A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está com ins...

    A campanha de vacinação contra a dengue em Feira de Santana foi ...

    Com o intuito de garantir um suporte amplo nos atendimentos de emergê...

Os candidatos aprovados para o cargo de professor no concurso público realizado em 2018, ...

No último sábado, 24, as merendeiras das unidades escolares da rede municipal, tan...

Uma série de capacitações está preparando os profissionais para a im...

Hoje a volta para a escola foi ainda mais especial para o pequeno João Miguel Andrade. &E...

Depois de ter sido totalmente reformada e ampliada, a Escola Municipal Prof. José Raimund...

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de...


Página de 55
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br