menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CURSO GRATUITO CAPACITA PROFISSSIONAIS DE STARTUPS EM TECNOLOGIAS DE NUVEM E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Formação inclui temas como computação em nuvem, inteligência artificial generativa e machine learning

Publicado em: 29/02/2024 - 16:02:09

O Sebrae Startups e a Amazon Web Services (AWS) vão capacitar gratuitamente 25 mil profissionais de startups do país em tecnologias de nuvem e inteligência artificial. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Extraordinária de Tecnologia e Inovação, reforça a divulgação das inscrições para fomentar o progresso tecnológico no município.
Para se cadastrar basta acessar o link: digital.sebraestartups.com.br/startup-na-nuvem e realizar a inscrição ao treinamento de tecnologia de nuvem. 
O curso tem o intuito de desenvolver o conhecimento técnico dos talentos, além de promover o acesso à formação profissionais em tecnologia, apoiar a jornada de crescimento de empreendedores que queiram começar no setor e ampliar as possibilidades de futuro e tecnologias para startups em diferentes setores.
Entre a capacitação e sessões de mentoria com especialistas, o curso abordará temáticas de conceitos introdutórios de computação em nuvem até módulos sobre os benefícios do uso da nuvem, segurança e modelos de serviço. Além disso, o treinamento reunirá conteúdos AWS, também oferecidos de forma online, como "Escale sua startup com aplicações modernas" e "Inteligência artificial generativa e machine learning para startups".
De acordo com o secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Agostinho Fróes da Motta, a iniciativa promete acelerar o crescimento das startups. "É um curso que vai qualificar os negócios para empreendedores e profissionais", considera.
Informações: Portal Terra


AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



EXPOSIÇÃO COLETIVA "FEMININUS"


Publicado em: 27/02/2024 - 15:02:40

           É com satisfação que a Equipe MAC convida a população feirense, e principalmene os amantes das artes, para a próxima exposição coletiva no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), em parceria com o grupo Femini(nus), intitulada "FeminiNUS". Esta exposição coletiva, em celebração ao Dia da Mulher, tendo como objetivo destacar a produção feminina de nossa cidade e promover a representatividade das mulheres no mundo das artes.
A exposição reunirá mais de 20 mulheres artistas de Feira de Santana e região, sendo elas: Cida Porto, Rosalice Gomes, Thially Lima, Maria Strudth, Nanja Brasileiro, Ana Reis, Bel Carneiro, Victória Nasck, Lyed Caldas, Marilene Brito, Candida Tomé, Elis Santos, Hortência, Fanny Glemarec, Laiane Nunes, Maristela Ribeiro, Graça Ramos, Joelma Morbeck, Thenize Rasslan, Simone Rasslan, Gal Meirelles e Amanda Nunes. Contaremos também com um espaço para homenagear célebres artistas regionais, como: Miriam Abdon (in memoriam) Graça Ramos, Leonice Barbosa, Veroka, Lucely Guimarães e Sônia Cardoso. 
Este evento tem a curadoria de Simone Rasslan, Laiane Nunes e Emilly Reis, e com contribuições da Diretora de Atividades Culturais, Georgia Pitombo, e das colaboradoras Ana Claudia, Irlen Pedreira e Thenize Rasslan. 
As obras em exposição questionam o papel da mulher em diversas dimensões, incluindo gênero, classe e raça, e homenageiam a luta histórica das mulheres por direitos e liberdades.
A abertura ocorrerá no dia 07/03 (quinta-feira) às 19h, com uma intervenção de dança da artista Mary Figuerêdo, e estará aberta à visitação no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), localizado na Rua Prof. Geminiano Costa, 255 - Centro, Feira de Santana - BA até 14/05, de terça a sexta das 08h às 17h, e aos sábados das 13h às 17h. 
- A entrada é totalmente gratuita.
A Equipe MAC conta com a presença da população feirense para se inspirar, apreciar e contribuir para este importante evento.
 

AUTORIA: EQUIPE MAC



MATRÍCULAS ABERTAS DO CUCA 2024.1


Publicado em: 20/02/2024 - 09:02:58

A matrícula direta se caracteriza como a matrícula por ordem de chegada nas vagas restantes de todo o processo de matrícula. Essa etapa, assim como as demais, é inteiramente online e pode ser realizada no siac.uefs.br. Qualquer pessoa pode realizar a matrícula direta, seja ela aluna da casa, aluna nova, sorteada, não-sorteada ou quem não participou em nenhuma das demais etapas de matrícula.
A matrícula direta poderá ser feita entre os dias 26/02/24 (segunda) e 05/03/24 (terça).Para mais informações, acesse o nosso site: cuca.uefs.br
Tem alguma dúvida sobre o processo de matrícula? Deixe nos comentários!
Na imagem: Mercedes Baptista, bailarina e coreógrafa criadora do balé afro-brasileiro.
 




FEIRA DO LIVRO USADO SEGUE AT´É MARÇO NO ESTACIONAMENTO


Publicado em: 14/02/2024 - 18:02:46

A Feira do Livro Usado, realizada no estacionamento da Prefeitura Na Avenida Getúlio Vargas, está superando as expectativas de vendas e trocas de exemplares. A feira segue até 02 de março, oferecendo uma excelente oportunidade para adquirir materiais didáticos de alta qualidade a preços baixos.
Glauber Lira, coordenador da feira, destaca que a volta às aulas em escolas particulares torna a feira ainda mais atrativa. "É uma ótima alternativa para encontrar livros em bom estado por um valor acessível", afirma. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Feira.
Funcionamento da Feira/Dias e horários:

Segunda a sexta: 7h30 às 17h30
Sábado: 8h às 13h
 




OFICINA: BELEZA PURA


Publicado em: 09/02/2024 - 13:02:27

Beleza pura! UM ANIVERSÁRIO, UMA FESTA REGADA A POEMA ENCENADO COM DEGUSTAÇÃO, APLICAÇÃO DE MOSAICO, OFICINA DE MÁSCARAS, DESFILE DA MODA FEIRENSE DO SÉCULO XIX AO CONTEMPORÂNEO E BAILE DA FANTASIA. REGISTRE A POSE COM O RETRATISTA.  TUDO ISSO NO CAMINHAR MAIS CURTIDO  DA CIDADE! Venha confeccionar a sua máscara! Na oficina de máscaras no Calçadão Sales Barbosa, em Feira de Santana- Ba.
Esta ofiicina  descola o molde dos rostos e resignifica por meio da arte o curioso  evento grotesco: "O concurso do homem mais feio da Comercial  Cidade de Feira de Sant´Anna, em 1886, publicado no Correio de Notícias da Capital, edição do Jornal Folha do Norte. A seleção singular na qual o poeta Romântico Feirense,  que denomina o Calçadão Sales Barbosa, aos 24 anos ficou com o terceiro lugar na lista divulgada.  Só a elite Comercial participava do evento oitocentista da Comercial Cidade de Feira de Sant ´Anna. 
Sales Barbosa ( 1862- 1888) trouxe a marca do Grotesco Romântico: sublime x grotesco. 
Obs: o vencedor do Concurso Feirense foi o farmacêutico Urbino  da Costa.
 




NÚMERO DE ESTUDADANTES MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL JÁ ULTRAPASSA OS 52 MIL

Deste total, 14.251 são novas matrículas

Publicado em: 07/02/2024 - 18:02:16

Nesta quarta-feira, 7, o número de estudantes matriculados na educação municipal de Feira de Santana chegou a 52.160. É o que mostram os dados do Painel de Matrículas 2024, sistema da Secretaria Municipal de Educação. Deste total, 14.292 são novas matrículas, ultrapassando a expectativa inicial que era de 11 mil. 
O segmento com maior demanda continua sendo o ensino fundamental (1º ao 9º ano) com 39.150 estudantes matriculados, seguido pela educação infantil com 10.388 e a Educação para Jovens e Adultos com 2.622. 
“O número de matrículas registradas é reflexo do comprometimento do Governo Municipal em ofertar uma educação de qualidade. A quantidade deve aumentar ainda mais nos próximos dias considerando que as escolas ainda estão preenchendo as informações no sistema e há novas unidades para serem inauguradas. A nossa meta é ocupar todas as vagas disponíveis”, explica a secretária de Educação, Anaci Paim. 
Preparativos para o ano letivo 2024
A menos de um mês para a retomada das aulas na rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação prepara as unidades de ensino para receber a comunidade escolar. O início do ano letivo está previsto para o dia 19 de fevereiro. 
“Já aprovamos as amostras para o uniforme escolar e o kit do aluno também já foi avaliado. Estamos fazendo a manutenção em todas as escolas, entregando mobiliário naquelas que passaram por reforma, à exemplo da Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo, no conjunto Feira VII, convocamos 167 professores aprovados no último concurso de 2018 também para admissão imediata, estamos alinhando o sistema de monitoramento e cabeamento de rede, entre outras ações, tudo para garantir o pleno funcionamento das unidades de ensino”, pontua a secretária.

 

 

   

 


AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



CARNAVALIZOU - FEIRA DE SANTANA TERÁ PRÉ-CARNAVAL


Publicado em: 01/02/2024 - 21:02:30

    Faltando poucos dias para o carnaval, Feira de Santana receberá a maior festa pré-carnavalesca da cidade. No próximo sábado, 03 de fevereiro, acontecerá a segunda edição do evento "Carnavalizou", que contará com a participação de grandes nomes da música feirense. Sob o comando do cantor, compositor e multi-instrumentista Marcos Heynna, o evento promete animar os foliões e dar uma prévia do que está por vir na avenida.
    Com duração de 6 horas de música, a festa terá shows completos de Marcos Heynna e Seo Marquinhos (Revolusamba), contando ainda com participações especiais das bandas Sound Maré, Nêgo Nagô, Kareen Mendes e Panela do NC, todas elas atrações feirenses, que promovem o entretenimento nos bares da cidade.
    O local escolhido para a realização da festa é o Boteco Bistrô, localizado na rua Frei Caneca, 149, no bairro São João, atrás do Shopping Boulevard. A escolha se deve à sua localização estratégica, com fácil acesso e disponibilidade de estacionamento nas proximidades. Além disso, o espaço conta com área infantil para crianças de até 10 anos, oferecendo um ambiente agradável e decoração relacionada ao tema da festa.
    Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através do site de venda Sympla, com preços promocionais. Os foliões de última hora também poderão adquirir seus ingressos na portaria, no dia do evento.
    De acordo com o anfitrião Marcos Heynna, a iniciativa de promover o Carnavalizou surgiu da vontade de juntar amigos, artistas que destacam em seus trabalhos a nossa tradição e enaltecem a música baiana. Principalmente porque Feira de Santana tem uma importância enorme na construção do que hoje é a maior festa de rua do mundo. Muitos artistas renomados mundialmente e até blocos consagrados, foram embrionados aqui na cidade.

AUTORIA: Release da Ascom do Evento



CLÁUDIA GOMES RECEBE PRÊMIO DE EXCELÊNCIA EM BOSTON


Publicado em: 29/01/2024 - 15:01:16

A escritora e professora Cláudia Gomes, radicada em Feira de Santana, Bahia, foi honrada com o convite para receber o prestigioso "Boston Arts & Letters Excellence Awards" em março de 2024, em Boston, Estados Unidos. Este reconhecimento é resultado da colaboração entre as editoras MAGICO DE OZ e LITERARTE, que buscam destacar a notável contribuição de Cláudia Gomes para as artes e a literatura.
Ao longo de sua brilhante carreira, Cláudia Gomes, também conhecida como "CATADORA DE VERSOS," conquistou seu lugar como uma escritora dedicada e versátil, encantando leitores de todas as idades. Com mais de cem publicações em coautorias e dezesseis livros publicados, ela se solidificou como uma autora prolífica e amada, explorando as nuances da linguagem literária com paixão e maestria.
O reconhecimento não se limita apenas ao "Boston Arts & Letters Excellence Awards," pois Cláudia Gomes ocupa a Cadeira 2 da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana e a Cadeira 36 da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana. Além disso, ela recebeu inúmeros prêmios literários, incluindo o título de Doutora Honoris Causa em Literatura pela FEBACLA.
A cerimônia de premiação, agendada para março de 2024 em Boston, será mais do que uma simples entrega de prêmios; será uma celebração da contribuição única de Cláudia Gomes para o mundo literário. O evento não só reconhece suas realizações passadas, mas também inspira futuras gerações de escritores e leitores.
As editoras Literarte e Editora Mágico de Oz expressam seu orgulho por estar associadas a uma autora tão talentosa e dedicada como Cláudia Gomes. Juntas, elas reafirmam seu compromisso em apoiar e promover o trabalho de escritores excepcionais, enriquecendo o panorama literário mundial.
Neste momento especial, convidamos todos a se unirem a nós para celebrar a conquista de Cláudia Gomes, uma verdadeira luminária nas letras, cujo impacto ressoa não apenas em suas obras, mas também no coração daqueles que têm o prazer de mergulhar em suas palavras.
 




UFRB ABRE SELEÇÃO PARA QUILOMBOLAS E INDÍGENAS EM 51 CURSOS DE GRADUAÇÃO NO SEMESTRE 2024.1


Publicado em: 25/01/2024 - 13:01:02

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a abertura de seleção para Indígenas Aldeados e Moradores das Comunidades Remanescentes dos Quilombos, nos cursos de graduação da Instituição, para ingresso no semestre letivo 2024.1.
São oferecidas 79 vagas em 51 cursos de graduação entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, nos campi de Amargosa, Cruz das Almas, Cachoeira/São Félix, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.
A inscrição será gratuita e realizada somente via site ufrb.edu.br/prosel, no período de 26 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024. A UFRB vai divulgar o resultado dos convocados e a publicação da 1ª chamada no dia 9 de fevereiro.
A seleção será feita, exclusivamente, a partir das notas obtidas pelos(as) candidatos(as) na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2023 e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação e demais áreas de conhecimento.
A matrícula compreenderá duas etapas: I. Pré-matrícula: etapa destinada a manifestação de interesse na matrícula por meio do envio dos documentos exigidos para ingresso na UFRB de acordo com a modalidade para a qual se inscreveu e foi convocado(a); e II. Confirmação de matrícula: etapa destinada à realização da inscrição em componentes curriculares e emissão do comprovante de matrícula.
A pré-matrícula é realizada on-line, por meio do endereço eletrônico matricula.ufrb.edu.br/matricula.aspx, no período de 9 a 19 de fevereiro.
O(A) candidato(a) que teve sua pré-matrícula efetivada deverá comparecer no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino do curso que foi convocado(a) para a confirmação de matrícula. Para essa etapa, deve levar documento de identificação com foto, a fim de se inscrever em componentes curriculares e emitir seu comprovante de matrícula. A confirmação da matrícula acontece no período de 28 de fevereiro a 4 de março de 2024.
A segunda chamada dos selecionados está prevista para acontecer em 8 de março. A pré-matrícula dos(as) convocados(as) da segunda chamada acontece no período de 8 a 12 de março. A confirmação de matrícula acontece nos dias 25 e 26 de março.

AUTORIA: Prefeitura de Feira de Santana



Mais Notícias

Nesta quarta-feira, 7, o número de estudantes matriculados na educação muni...

    Faltando poucos dias para o carnaval, Feira de Santana receberá a maior...

A escritora e professora Cláudia Gomes, radicada em Feira de Santana, Bahia, foi honrada ...

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Gr...

"Uma perda irreparável não só para o Governo, mas para a nossa cidade. ...

A intervenção urbana “Heroínas da Independência”, lan&cc...

No próximo dia 29 de janeiro, o romantismo feirense ganhará vida na comemora&ccedi...

    Abordando temas importantes como preconceito e sustentabilidade, envoltos em m...

A Miss Brown está animada para compartilhar as muitas novidades, e uma delas é a e...

A feira de arte e artesanato no canteiro central da avenida Getúlio Vargas serão r...


Página de 57
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br