menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
MOSTRA DIDÁTICA DA OCA/CUCA


Publicado em: 15/06/2018 - 14:06:39

    "O título é a chave do pensamento da arte e como fonte de conhecimento é a transformação, e dos frutos que o CUCA gera, como estes se conectam, e como isso tudo cria um todo tão complexo e completo".
    A Mostra Didática da OCA/CUCA faz parte do projeto A Oca vai aos Museus. E começa às 19:00 no Museu de Arte Contemporânea. Na ocasião terá: presentação de Piano, dança e apresentação musical.

    O quê: Mostra Didática da OCACUCA
    Quando: 15/06/18 às 19:00
    Onde:  Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
    Entrada Gratuita

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



ARRAIÁ DO COMÉRCIO 2018


Publicado em: 06/06/2018 - 15:06:43

    Com o intuito de resgatar, promover e valorizar as tradições juninas, o SESC em parceria com a Prefeitura Municipal, a ACEFS e demais parceiros, estará realizando no período de 08 a 16 de junho do corrente ano, uma autêntica festa de São João: o 18º “ARRAIÁ DO COMÉRCIO”.
    Visando repetir o sucesso dos anos anteriores, estaremos proporcionando aos feirenses e visitantes, um verdadeiro arraiá do interior, fomentando o aquecimento do comércio no centro da cidade, atraindo a comunidade com uma programação temática de qualidade num espaço onde todas as classes sociais tenham acesso e promovendo a integração campo/cidade, através da propagação de atividades genuinamente rurais (artesanatos, bebidas e comidas típicas). É importante frisar que todos os produtores passaram por um curso no SENAC sobre “Confecção e qualificação de produtos juninos e atendimento”, em que tiveram a oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e aperfeiçoar o seu trabalho.
    A Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum), o Galpão de Artes e o Mercado de Arte Popular, já consolidados como espaços culturais, serão os palcos onde se apresentarão diversos trios forrozeiros, quadrilhas e grupos culturais da nossa cidade, entre as 11h e 22h, em horários alternados, mostrando toda a alegria e magia que compõem a maior festa popular do Nordeste, valorizando assim o nosso Patrimônio Cultural e Humano.
    Convidamos todos os feirenses e visitantes a se deliciarem com muita comida e bebida típica ao som do autêntico forró pé-de-serra, observando a beleza e harmonia dos grupos culturais e a riqueza do artesanato regional. Venham e participem do Arraiá do Comércio 2018.

 


AUTORIA: Ana Silmara Rabelo Freitas Santos



A "FEIRA" DE JÁNIO RÊGO - UM PASSEIO EM NOSSA CIDADE

Reunindo matérias, crônicas, reportagens, fotos, curiosidades e entrevistas publicadas no Blog da Feira, Jânio Rêgo nos proporciona um passeio agradável e bem humorado pelas veredas feirenses!

Publicado em: 02/06/2018 - 03:06:28

    Talvez o único defeito que possamos atribuir a este livro de estreia de Jânio Rêgo venha a ser a falta do aviso: "1º VOLUME", pois sabemos de sobra que que Jânio tem muito mais pra nos presentear, e efetivamente eternizar em papel muito daquilo que registrou durante os últimos anos no seu consagrado Blog da Feira, um dos mais importantes órgão formador de opinião de nossa cidade.
    Jânio inicia essa jornada, que segundo ele mesmo não tem pretensão historiográfica, nos apresentando a Igreja de São Roque no Distrito de Jaíba, que conta com bem mais de 100 anos, e que queiramos ou não é história, assim como, a maioria das matérias escolhidas para compor estas 122 paginas de agradáveis fatos e informações de Feira e região.
    Entre fatos e curiosidades que compõe este trabalho, podemos afirmar que um dos grandes momentos do "Feira", que realmente são muitos, é a boa entrevista de Elder Alencar, que monta um documentos inédito sobre alguns momentos da história recente de Feira de Santana, tendo participado da entrevista, além de Jânio, é claro, Marcílio Costa, Reginaldo Pereira, Everaldo Costa, Gislaine Sena e Elsimar Pondé. Descontraída agradável e imperdível!
    Não faltam lances pitorescos e folclóricos sobre nosso dia-a-dia, como por exemplo: vices que governaram Feira, os grandes artistas da cidade, e até o conhecido vendedor de chapéus e bugigangas Caculé são documentados nesta obra que Jânio Rego nos presenteia.
    É claro que o olhar crítico de Jânio também irá se mostrar em algumas situações, mas sem dúvida, tratando-se de Jânio Rêgo não poderia ser diferente.
    O Autor é nascido na cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, e como gostamos de afirmar no Viva Feira, Jânio é um feirense de Mossoró, que anda por estas plagas desde a década de setenta, tendo trabalhado em diversos jornais e revistas da Bahia, em Feira e Salvador, e se estabelecido de forma definitiva em nossa cidade desde a década de noventa pra cá. Achamos, inclusive, que ele veio atrás de seu coração, que ao que vem demonstrando sempre, nos parece que é inteiramente feirense.
    Aí Jânio, estamos ansiosos pelo "SEGUNDO VOLUME"!
    O livro pode ser adquirido com o Autor, no Espaço Literário de Feira de Santana e na Banca Jurivaldo Alves da Silva no Mercado de Arte Popular.

AUTORIA: Viva Feira



PINTURA MEDIÚNICA, O QUE É?


Publicado em: 23/05/2018 - 10:05:21

    É o ato de transmitir mediunicamente uma mensagem por meio da pintura, também chamado de psicopictografia. O trabalho da pintura mediúnica desenvolve-se por influência dos Espíritos desencarnados, comprometidos com o trabalho de elevação moral e espiritual dos seres, tendo nos trabalhadores encarnados o meio para tornar tangível para nós belíssimas obras de arte.
    Os procedimentos para que a pintura mediúnica aconteça varia de acordo às orientações dos Espíritos. Desta forma, o médium poderá utilizar os tradicionais recursos para realizar as pinturas, como os pincéis e as espátulas. Porém, a destreza dos médiuns na pintura mediúnica poderá manifestar-se por meio somente das mãos e dos dedos.
Qual o objetivo da pintura mediúnica?
    O objetivo maior da pintura mediúnica é sensibilizar as pessoas para mais uma forma de conexão entre os Espíritos e nós, os encarnados. Mostrar, por meio da arte, que a vida inteligente ultrapassa os limites do corpo físico, e que a beleza da vida permeia toda a nossa existência. Como dito por Chico Xavier, a pintura mediúnica é uma forma de evangelização através das cores.

AUTORIA: Release e ilustração: ASCOM FUNTITEC



PROJETO CINEMA VAI AOS BAIRROS DEVE ACONTECER AINDA ESTE ANO

Idealizado pela Fundação Egberto Costa, projeto propõe levar produções audiovisuais para praças de localidades periféricas de Feira de Santana

Publicado em: 22/05/2018 - 11:05:17

    O Presidente da Fundação Egberto Costa - Funtitec, Antônio Carlos Coelho anunciou que, após reunião com o prefeito Colbert Martins, decidiu-se que o  projeto Cinema Vai aos Bairros será realizado ainda este ano. O edital está previsto para ser divulgado até o mês de agosto. O projeto visa selecionar produções audiovisuais que serão exibidas em praças de Feira de Santana.
    A proposta pensada pela Funtitec, foi inspirada em outra iniciativa da mesma autarquia e que comemorou 18 anos de existência em 2018: o projeto Teatro Vai aos Bairros. “Através do departamento de difusão científica estamos tomando as primeiras providências para realização do projeto, que foi autorizado pelo prefeito Colbert Martins. Os filmes devem ter temáticas culturais e também voltadas para crianças, como animações, por exemplo”, disse Coelho.

AUTORIA: Release e fotos: ASCOM FUNTITEC



OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA DIA 09/06/2018 ÀS 14:00H


Publicado em: 17/05/2018 - 15:05:30

    A "Oficina de Escrita Criativa", mediada pela poeta Lívia Natália, abre a segunda etapa do Ciclo de Oficinas em Escrita Criativa em Feira de Santana. O projeto tem como objetivo contribuir e fomentar a produção literária das mulheres da cidade e região, a partir de oficinas e rodas de conversa com outras autoras do estado. A ideia é a cada encontro pensar o processo e os procedimentos literários que cada uma das autoras participantes utilizam, estimulando assim, a leitura e consumo dessa literatura, mas também a produção e autopublicação de outras mulheres.
    Nesse sentido, o ciclo será composto de três etapas, pensando o processo da produção à publicação. Sendo que a primeira delas, com três diferentes oficinas, ocorreu no segundo semestre de 2017 e as demais acontecerão ao longo de 2018. Além disso, prevemos também a seleção e organização de uma publicação coletiva com os poemas ao final da formação e também um evento de lançamento, juntamente a exposição de outras artistas mulheres da região.

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



SARAU DA CONFRARIA POÉTICA FEMININA – DIA 24/05/2018

A Confraria volta a realizar em Feira de Santana mais um evento que valoriza a boa literatura com ênfase na produção literária das mulheres!

Publicado em: 14/05/2018 - 10:05:21

    A primeira edição do Sarau da Confraria Poética Feminina será realizada dia 24/05/2018(quinta feira), a partir das 19 horas, no Museu Regional de Arte Contemporânea, localizado na Rua Geminiano Costa, 255, Centro, Feira de Santana-Bahia.
    O evento organizado pela confreira Rejane Aquino e pelas demais integrantes do grupo tem como objetivo incentivar e promover a produção literária baiana no cenário contemporâneo, tal como as demais produções artísticas.
    A entrada é gratuita e o evento iniciará impreterivelmente às 19 horas.
    Durante a programação haverá declamações com as integrantes da Confraria Poética Feminina e de vários poetas atuantes no contexto baiano. Acontecerão, também, apresentações de músicas, dança e teatro.
    A programação, ainda, contará com lançamentos de livros das autoras: Rita Queiroz, Joceane Lopes, Palmira Heine e Rejane Aquino.
    O convite está aberto a todos os amantes das artes.

AUTORIA: Release da Confraria Poética Feminina - Rejane Aquino



LANÇAMENTO DO LIVRO DE CARTUNS ALMOFADAS COM PELOS DE GATO 25/05/18

Dentro do espírito de diversificação das artes o MAC desta feita nos presenteia com o lançamento de um livro de cartuns.

Publicado em: 08/05/2018 - 13:05:09

    A poesia desenhada de Caó Cruz Alves trata-se de mais uma publicação que revela os traços do desenho crítico, poético e repleto de humor do cartunista e diretor de filmes de desenho animado, o baiano Caó Cruz Alves.
    “Os desenhos do Caó, que vão deixando pelos de gatos por onde passam são líricos, amorosos, seu humor é sutil, quase silencioso. Não gargalhamos, sorrimos de pura delícia”. (Roseana Murray, escritora carioca)
    “As raízes irônicas e líricas de Caó progrediram. Seu traço não domesticado encontra no leito anárquico do humor, um esboço mordaz, romântico, e desenha um autor capaz de nos arrancar, ao final de cada leitura, uma cumplicidade silenciosa sorrindo dentro da gente. É a fisgada da invenção”. (José Carlos Capinan, compositor)
    Desenho inconfundível, humor e poesia que nutrem cabeça e alma, nos levam a interagir com seus personagens, com a empatia que nos faz olhar com seu mesmo olho felino  seus incríveis gatos e outros bichos, todos mais ou menos humanos ou às vezes, nem tanto…” (Ângela Peroba, jornalista).
    O livro Almofadas Com Pelos de Gato e Outros Desenhos possui 64 páginas com desenhos do cartunista e animador baiano, criados entre os anos 1980 a 2018. Alguns foram publicados em jornais, revistas e ilustração de livros, outros postados nas redes sociais. Os demais são inéditos. Todos foram refeitos digitalmente. O livro no formato 20 por 14 em preto e branco está disponível para o público amante do cartum via redes sociais e pretende, fazer lançamentos em espaços alternativos de qualquer cidade.

AUTORIA: Release do MAC



LANÇAMENTO DO LIVRO ‘TRAÇOS DE COTIDIANO’ DE SALOMÃO GOMES


Publicado em: 27/04/2018 - 15:04:29

    TRAÇOS DE COTIDIANO - Intenções Poéticas Sobre o Quase Banal, marca uma estreia aos 55 anos de vida com cinquenta e cinco textos. É um livro de estreia autônoma como escritor. É a realização de um sonho de ser escritor, mas para isto é preciso que algum leitor se ache no seu texto.  Este é o desafio deste lançamento de Traços de Cotidiano- intenções poéticas sobre o quase banal, convencer o leitor de que o cotidiano tem poesia.
    Salomão Gomes é o pseudônimo de Salomão Gomes de Almeida, professor da rede pública, alguém que gosta de viajar (inclusive com as palavras) e apaixonado pela natureza. Salomão nasceu em Santa Barbara-BA, em 1962.
    São muitas experiências vividas e convertidas em textos de poesia simples,  um exercício poético que quer ter eco no coração de quem ler. O leitor está convidado a revisitar suas memórias sobre pessoas, coisas e experiências que, vivenciadas, de forma tão rotineira vão perdendo a importância devida.
    O Quê: Lançamento do livro de Salomão Gomes, Traços de Cotidiano
    Quando: 04 de Maio de 2018
    Onde: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
    Entrada Gratuita

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira



Mais Notícias

    A "Oficina de Escrita Criativa", mediada pela poeta Lívia Nat...

    A primeira edição do Sarau da Confraria Poética Feminina ...

    A poesia desenhada de Caó Cruz Alves trata-se de mais uma publica&ccedi...

    TRAÇOS DE COTIDIANO - Intenções Poéticas Sobre o Q...

    Sob o comando da Maestrina Celiah Zaiin que acompanhou o Carnaval carioca o tr...

    O Mercado de Arte Popular foi palco  de mais um encontro de artistas da c...

    O Serviço Social do Comércio (Sesc), uma das grandes empresas fo...

    O leia mulheres é um projeto que tem como objetivo disseminar e incenti...

    Diante do enorme sucesso da estreia do projeto Feira Tem Teatro, que prev&ecir...

    As inscrições para seleção de oficineiros que atua...


Página de 24
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Arraial de Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados