menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
GRUPO EDUCACIONAL LANÇA NOVA MARCA E ANUNCIA FASE DE EXPANSÃO

Com três Centros Universitários e oito faculdades, FTC passa a se chamar UniFTC

Publicado em: 13/01/2020 - 03:01:06

    O grupo educacional FTC divulgou, nesta primeira semana de janeiro, sua nova marca. Agora, como UniFTC e com uma identidade gráfica mais dinâmica e acolhedora, a Instituição passa a comunicar também em seu logotipo a expansão e as mudanças que já eram vivenciadas por seus colaboradores e alunos.
    “Após 20 anos de história, nos transformamos muito. E acreditamos que esse nosso movimento de transformação – tão constante e presente em nosso DNA – precisava de uma nova representação gráfica. Carregamos no nome o início de um novo ciclo, um movimento para o futuro, mas também o legado que já está atrelado à sigla FTC”, afirma Milena Oliveira, Vice-presidente de Marketing e Relacionamento da UniFTC.
    O novo nome – UniFTC - foi inspirado justamente no credenciamento das unidades Paralela, Feira de Santana e Vitória da Conquista como Centro Universitário. Aplicada às demais unidades do Grupo, a nova marca receberá o descritivo “faculdade”. “A marca representa o nosso posicionamento: sempre em movimento”, destaca Milena.
    A nova identidade visual foi desenvolvida tendo como premissa as ideias de dinamismo, jovialidade, inovação e acolhimento – características apontadas como sendo parte da identidade da FTC quando da realização das dinâmicas de percepção da marca. Todo o processo de mudança de marca foi conduzido pela equipe de Marketing da Instituição com contribuição de uma consultoria externa de branding.
    Para o Presidente da UniFTC, William Oliveira, a nova marca traduz um movimento para o futuro e foco que a Instituição tem dado à inovação em prol da Educação e da formação dos profissionais do futuro. E é justamente nessa seara que estão concentrados muitos dos investimentos que a Instituição fez ao longo destes 20 anos e todo o investimento já projetado para este novo ciclo. “A UniFTC está começando uma nova era em sua história”, assegura o Gestor.
    Neste novo momento, a UniFTC traça um sólido plano de expansão que já começa a ganhar forma em 2020 com a chegada da Unidade em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Mais que uma nova instituição de ensino, a Faculdade UniFTC de Camaçari representa uma verdadeira inovação no ensino de Direito. Até o final do ano estão previstos os lançamentos de mais quatro unidades localizadas nos estados da Bahia, Sergipe e Ceará.
    20 anos de movimento - Além do lançamento da Faculdade UniFTC Camaçari, o Grupo Educacional fechou 2019 com muitas outras conquistas. Os avanços começaram já no primeiro semestre, com a chegada de dois institutos inéditos no Norte-Nordeste e que foram instalados dentro da Unidade Paralela: o de Odontologia das Américas (IOA), voltado para a prática dos procedimentos da Odontologia; e o de Treinamento em Cadáveres (ITC), primeiro do Brasil a oferecer a metodologia americana de treinamento de técnicas cirúrgicas em cadáveres frescos, método que preserva as características do corpo humano vivo, o que permite aos estudantes treinarem situações muito próximas da realidade do dia a dia.
    Em agosto, a UniFTC adquiriu a Unesulbahia, faculdade com 20 anos de trajetória em ensino no extremosul baiano. A nova unidade, localizada entre as cidades de Eunápolis e Porto Seguro, recebeu investimentos robustos em modernização das estruturas e capacitação de docentes. A Unesulbahia acaba de receber a visita do Ministério da Educação (MEC), que avaliou o campus da Instituição e todo o projeto de abertura do seu curso de Medicina. A faculdade conquistou a nota máxima na avalição do MEC e aguarda autorização para receber sua primeira turma de médicos em formação.
    A educação médica na UniFTC galgou mais um degrau ao conquistar a liberação de quatro programas de residência em Medicina. Os cursos foram autorizados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação e a expectativa da Instituição é receber a primeira turma de residentes já em março de 2020. Ao todo, serão ofertadas 23 vagas fazendo da UniFTC a IES privada a oferecer mais programas e vagas de Residência Médica na Bahia. Todos os residentes receberão bolsas no valor de R$ 3.300,00 e estarão inseridos na Pós-graduação da instituição, gozando de seus benefícios e oportunidades.

AUTORIA: Release da Ascom da FTC - Madalena de Jesus



AVISO SMTT - EXCETO UEFS, A PARTIR DO DIA 02 DE JANEIRO, TODOS OS ESTUDANTES DEVEM REVALIDAR O CARTÃO VIA FEIRA

Para garantir a meia passagem a partir do dia 2 de janeiro todos os estudantes devem revalidar seus cartões!

Publicado em: 01/01/2020 - 22:01:43

    Estudantes das redes de ensino privada e pública estadual e universitários de faculdades privadas de Feira de Santana devem revalidar o cartão Via Feira Estudantil a partir do dia 2 de janeiro para garantir o benefício de meia-passagem em 2020 nos ônibus coletivos urbanos do Sistema Integrado de Transporte (SIT).
    O processo de Revalidação Estudantil 2020 e Revalidação Universitária 2020.1 é online e deve ser feito acessando o site viafeira.com.br.
    O estudante também precisa ficar atento à carência do prazo de recarga no cartão. A partir do dia 15 de janeiro somente os alunos matriculados e com a revalidação em dia poderão efetuar recarga de créditos nos diversos pontos da Via Feira espalhados na cidade.
    Apenas alunos da UEFS estão isentos da revalidação por cumprirem calendário acadêmico especial e continuarão efetuando normalmente a recarga no cartões pessoais.

Como fazer:
    Simples e rápido, o estudante basta clicar no campo, na cor verde, em Revalidação Estudantil 2020 (estudantes da rede de ensino básica) e alunos de faculdades privadas no campo na cor amarela em Revalidação Universitária 2020.1 e seguir o passo a passo.
    Os mais de 10 mil estudantes beneficiados socialmente com o Cartão Via Feira Estudantil pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), podem por meio de qualquer dispositivo móvel (celular e/ou tablet), notebook ou computador pessoal, preencher um formulário com dados pessoais (RG, CPF, e-mail, telefone, entre outros); em seguida, basta enviar uma foto ou scanner (imagem digitalizada do documento) do comprovante de matrícula 2019.2.
    “O documento de matrícula precisar estar assinado manualmente ou eletronicamente pela instituição de ensino”, alerta o secretário da SMTT, Saulo Figueiredo.
    Após cumprir as etapas da revalidação válida para o próximo período letivo [2020.1], o estudante receberá, no e-mail informado na ficha cadastral no site da Via Feira, uma confirmação do processo.
    No prazo de até cinco dias úteis, a contar da data de entrega do comprovante de matrícula, outra mensagem será enviada no mesmo e-mail com a confirmação da validação ou via SMS.

Benefício:
    Segundo o secretário Saulo Figueiredo, o cartão estudantil é um benefício garantido para estudantes - com idade superior a 7 anos - dos estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, localizados no município.
    “Para cada estudante que possui o cartão, fornecido gratuitamente, é concedida cota de 90 passagens por mês, com desconto de 50% da tarifa vigente, conforme Lei 2399/2003”, explica o secretário.
    Mesmo que não utilize o total da recarga, o estudante não perderá seus créditos. Enquanto tiver saldo, o benefício continuará válido para uso.
    Porém, o abatimento de 50% no valor da passagem só será assegurado ao estudante que possuir o cartão.
    Caso tenha o cartão roubado ou perdido, o beneficiado poderá solicitar o bloqueio e a Via Feira fará a substituição por um outro com o saldo remanescente contabilizado até a data da solicitação do bloqueio.

AUTORIA: Release da Ascom SMTT



FACULDADE UNEF, MAIS QUE A MELHOR DA BAHIA: 1º LUFAR NO NORTE NRDESTE E CENTRO OESTE


Publicado em: 22/12/2019 - 19:12:03

    No início deste mês de dezembro, Feira de Santana entrou no cenário nacional como uma referência de educação superior de excelência, graças aos altos índices conquistados pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF). Essa faculdade genuinamente feirense está entre as melhores instituições de ensino superior do país, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), contando com todas as universidades públicas e privadas.
    A notícia que se espalhou por todos os importantes veículos de comunicação da Bahia foi que a UNEF é a única instituição de ensino superior da Bahia que recebeu nota 5, a máxima no IGC – uma ferramenta metodológica que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. Contudo, depois de uma pesquisa mais aprofundada, vamos concluir que a faculdade feirense vai ainda mais longe, ela ocupa o primeiro lugar do Norte Nordeste e também do Centro Oeste.
    De acordo com o MEC, apenas 2% das instituições no pais possuem nota máxima. Se levarmos em consideração as instituições privadas, podendo ir até mais além. Os resultados consideram a avaliação feita em 2018, quando foram analisados 2.052 universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários e 8.520 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. Entre os cursos da UNEF avaliados, todos os oferecidos por essa instituição possuem notas 4 e 5 que são níveis altíssimos de qualidade de ensino e estrutura.
    “Neste cenário em que estão inseridas universidades de todo o Brasil, é motivo de muito orgulho para a nossa cidade ter a UNEF nesse patamar de excelência. Esse resultado é um reflexo da competência e do comprometimento do Grupo Nobre com a nossa educação, sobretudo, a realização do sonho do professor Jodilton Souza, diretor-presidente do referido grupo de ensino, que sempre esteve à frente deste primoroso trabalho”, destacou Mariana Souza, vice-presidente do Grupo Nobre.
    A UNEF oferece atualmente 17 cursos de graduação, entre eles Odontologia, Administração, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia civil e Publicidade e Propaganda. Além dos cursos de graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, também oferece cursos de pós-graduação, pesquisa e extensão. Essa é uma faculdade que faz parte do Grupo Nobre, assim como a Faculdade Nobre (FAN), o Colégio Nobre e a UNEF EAD, além de outras instituições voltadas para a área da saúde e do entretenimento, como o Incardio e o Bahia de Feira.

Veja algumas das conquistas da UNEF em 2019

·         A UNEF EAD tem crescimento exponencial com mais de 160 polos espalhados pelo Brasil;
·         UNEF conquista novas autorizações de cursos da UNEF EAD com nota Máxima no MEC;
·         Promove o maior evento acadêmico do Nordeste, a Feira de Ideias e Negócios que atraiu milhares de estudantes, professores e pesquisadores
·         Destaque para cursos como Publicidade e Administração que conquistaram conceito máximo no CPC 5;
·         Conquista o 1ª da Bahia, no Norte-Nordeste e no Centro-Oeste como a melhor instituições de ensino superior, mérito alcançado apenas por 2% de todas as IES, entre públicas e privadas.

Sobre o IGC e CPC
    O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta a média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados. Também, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes. Leva-se em consideração a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com base na avaliação de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Confira a lista de instituições de ensino superior com nota máxima em avaliação do MEC


AUTORIA: Release da Ascom do Grupo Nober - Cid Fiúza



UFRB OFERECE 13 VAGAS PARA PROFESSOR FORMADOR NA MODALIDADE EaD


Publicado em: 18/12/2019 - 16:12:31

    A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), vinculada à Universidade Federal do  Recôncavo da Bahia (UFRB), abre seleção para professores formadores para atuarem temporariamente no curso de pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (Orientadores de TCC), na modalidade de Educação a Distância (EaD).
    A inscrição deverá ser realizada exclusivamente pela internet, no site da SEAD, no período de 26 de dezembro a 12 de janeiro de 2020.
   São ofertadas treze vagas para professores formadores (orientadores de TCC), do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), distribuídos nos eixos temáticos: Educação a Distância Digital; Sociedade e Cultura Digitais; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Jogos Digitais e Gamificação na Educação; Tecnologias de Imagens, Áudio e Vídeo; Educação Aberta e Tecnologias Móveis.
   Poderão participar do processo seletivo colaboradores da rede privada ou pública de ensino federal, estadual ou municipal no Estado da Bahia. Será concedida uma bolsa para cada grupo de cinco alunos orientados, sendo no valor de R$ 1.300,00 para Professor Formador I e de R$ 1.100,00 para Professor Formador II.
   Os candidatos convocados deverão ter a disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolver as atividades. As atividades estão previstas para início em fevereiro de 2020, com previsão de término em junho de 2020.
   O desenvolvimento das atividades do candidato selecionado não caracteriza vínculo empregatício com a UAB (Universidade Aberta do Brasil) e com a UFRB. O tipo de vínculo, a ser estabelecido entre o candidato selecionado e a SEAD/UFRB/UAB, refere-se unicamente à categoria de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/UAB) durante a vigência da bolsa.
   Compete ao professor formador atuar junto ao aluno na orientação da elaboração, desenvolvimento e avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC); participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na instituição de ensino; desenvolver acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade a distância; elaborar relatórios mensais no âmbito de suas atribuições; e participar de encontros de formação continuada.
    O resultado final e a convocação dos classificados serão divulgados no site da SEAD

Confira o Edital SEAD nº 18/2019.

Informações: www.ufrb.edu.br/ead

Dúvidas exclusivamente no email: midias@sead.ufrb.edu.br

AUTORIA: Release da Ascom da UFRB



“AÇÃO SOCIAL DO GRUPO NOBRE” LEVA DIVERSOS SERVIÇOS GRATUITOS PARA POPULAÇÃO DE FEIRA


Publicado em: 03/12/2019 - 00:12:42

    Você sabia que a forma como andamos pode interferir na saúde da nossa coluna? Sabia que devemos ficar sempre atentos a nossa pressão arterial, assim como os níveis glicêmicos? Você conhece os seus direitos como consumidor? Essas informações e diversos outros serviços ligados à saúde foram oferecidos, gratuitamente, por instituições do Grupo Nobre, na manhã do dia 30 de novembro, na avenida Getúlio Vargas, em frente à prefeitura de Feira de Santana.
    A Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), a UNEF EAD e a Faculdade Nobre (FAN) foram as instituições que coordenaram a "Ação Social Grupo Nobre". O evento contou com o apoio da União Médica, do Portal da Saúde e do Instituto Nobre de Cardiologia - Incardio. As referidas instituições disponibilizaram diversos profissionais das áreas de saúde e do Direito para atender a comunidade. Pesquisadores, professores, estudantes e outros profissionais se dedicaram a oferecer o melhor cuidado e informações relevantes em nome da saúde e bem-estar de milhares de pessoas que passaram pelo local do evento.
    Procedimento que faz parte do curso de Fisioterapia, o teste da pisada esteve entre os serviços que despertaram a curiosidade da maioria das pessoas. De acordo com a professora Érika Samile Costa, um problema de saúde pode aparecer por causa de uma pisada inadequada e/ou falta de consciência corporal. “Quando a pessoa começa a ter uma certa consciência corporal, pode minimizar muitos problemas de estrutura física”, pontuou.
    Para Sílvia Lima, moradora do bairro Mangabeira, na mesma cidade, os serviços encontrados durante o evento são todos de grande importância para a população. Ela aproveitou para fazer também o teste da pisada e saber mais sobre os seus direitos como consumidora após ter feito muitas compras durante o “Black Friday”. “Descobri que a minha pisada é conhecida como pronada, conheci muitos dos meus direitos como consumidora e aproveitei todos os outros serviços: aferi a minha pessão, fiz teste de glicemia... aproveitei muito”, comemorou.
    Um dos objetivos do evento foi encerrar as atividades de 2019 com essa grande ação social em prol da comunidade de Feira de Santana. “Importantes cursos como Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina, Direito, Psicologia, Nutrição, Educação Física e Enfermagem fizeram parte dessa ação, assim como diversos profissionais amplamente qualificados e professores das instituições do Grupo Nobre e outras marcas do grupo como o a União Médica, o Portal da Saúde e o Incardio”, destacou Mariana Souza, vice-presidente do Grupo Nobre.
    De acordo com o diretora acadêmica da FAN, professora Regiane Amorim, as atividades oferecidas pelo Grupo Nobre são exemplos de prestação de serviços de qualidade pensando numa melhor qualidade de vida para a população local. “Durante todo o ano de 2019 buscamos fazer eventos desta natureza, em diálogo com a comunidade. A ‘Ação Social Grupo Nobre’ foi ainda maior porque buscamos parcerias que ampliaram ainda mais a quantidade de serviços para a população”, explicitou a professora Regiane.
    O diretor acadêmico da UNEF, professor Getúlio Bomfim, também distância da “Ação Social Grupo Nobre para a população local. “Essas atividades visam colaborar para o bem-estar da comunidade de Feira de Santana com serviços que são relevantes para a saúde e para a ampliação dos conhecimentos em áreas como o direito do cidadão”, concluiu professor Getúlio.

AUTORIA: Release da Ascom do Grupo Nober - Cid Fiúza
Fotos




CAMPANHA NACIONAL DO SEST SENAT TERÁ FOCO NA REDUÇÃO DE ACIDENTES

O SEST SENAT Feira de Santana realiza, entre os dias 25 e 29 de novembro, a campanha Redução de Acidentes e Roubos de Cargas e Passageiros.

Publicado em: 22/11/2019 - 04:11:51

    A iniciativa visa chamar a atenção para a necessidade de um trânsito mais seguro e consciente, bem como trazer um alerta da importância de os motoristas escolherem sempre rotas mais seguras como prevenção e garantia da integridade física.
    As ações serão voltadas aos trabalhadores do transporte nos principais pontos de concentração do público-alvo com oferta de serviços de saúde e qualificação profissional, além de orientações sobre mecânica e prevenção de acidentes.
    De acordo com o diretor da unidade, Daniel Correa, as ações serão realizadas nas empresas de transporte de cargas e em locais de grande circulação dos profissionais.
    "Essa é a última grande campanha do SEST SENAT este ano. Levaremos em todas as ações a equipe de saúde composta por nutricionista, fisioterapia, odontologia e profissionais de esporte visando proporcionar ao trabalhador um momento de cuidado com a saúde e para que o mesmo possa conhecer mais os serviços que oferecemos", explica.
    Mais informações através do telefone (75) 3602-8900 ou no endereço Avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N – 35ºBI.

Serviço:
O quê: Campanha Redução de Acidentes e Roubos de Cargas e Passageiros
Quando: 25/11 a 29/11
Onde: a definir pelo SEST SENAT Feira de Santana

AUTORIA: Release da Ascom do SEST SENAT Feira de Santana



CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO A SERVIÇO DA ENGENHARIA/UniFTC


Publicado em: 20/11/2019 - 01:11:50

    Criatividade, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Estas são as principais marcas dos trabalhos apresentados na Mostra Científica das Engenharias, realizada entre os dias 11 e 14, no campus da UniFTC. Cerca de 350 estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental participaram do evento, que reuniu projetos de 14 disciplinas, com a proposta de aprender fazendo. A mostra foi realizada pela sétima vez e o resultado foi surpreendente, para alunos, professores e visitantes.
    O aproveitamento das águas de chuva que escorrem pelo telhado de vários pontos do campus, a utilização da tecnologia para controle da iluminação da casa via celular, pontes com formatos inusitados e até protótipos de escavadeiras hidráulicas movidas por líquidos impulsionados pela pressão atmosférica, baseados nas Leis de Newton e Princípio de Pascal. Tudo isso com a viabilidade de funcionamento devidamente explicada pelos futuros engenheiros.
    A possibilidade de captação de praticamente todo o volume da água que escorrem pelo sistema de calhas e o baixo custo do projeto são os principais aspectos apontados pelo estudante George Dantas, do 5º semestre de Engenharia Civil. “Como já existe 90% da estrutura, que é a cobertura – no caso específico da Biblioteca – o investimento é de aproximadamente R$20 mil”, informou. O grupo que elaborou o projeto prevê um acúmulo de 47 mil litros de água por mês.
    Se a turma de Hidráulica deu show na mostra, sob o olhar atencioso de professores como Ivane Sena, que elogiou o nível dos trabalhos apresentados, os alunos de Instalações Elétricas não ficaram para trás. Dentre os muitos projetos, destaque para a “casa inteligente”, mais ou menos como aquelas que vemos nos filmes de ficção. “A proposta é acender e apagar a luz em três ambientes diferentes, usando o celular e o sistema wi-fi”, explicou o estudante Lucas Pimenta, diante do professor Ícaro Razeira.
    O nível da mostra surpreendeu o coordenador do Colegiado de Engenharia Civil, professor Ernesto Neiva, que destacou o empenho dos estudantes e o resultado em forma de aprendizado. “Foi fantástico trabalhar a prática em cima da teoria”, resumiu, destacando que as palavras chave do evento foram criatividade e inovação. Ele falou ainda sobre a importância do envolvimento dos alunos e professores para o êxito da edição 2019.2, que segundo sua avaliação superior as anteriores.

AUTORIA: Release da Ascom da FTC - Madalena de Jesus
Fotos




I ENCONTRO SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS

Com intuito de informar a respeito da violência escolar e educação inclusiva, UEFS promove observatório com prof. Dr. José Leon Crochick

Publicado em: 11/11/2019 - 19:11:46

    O lançamento do Observatório de Educação: Violência Inclusão e Direitos Humanos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) será realizado às 8h30, do dia 13 de novembro (quarta-feira). A atividade está programada no Anfiteatro do módulo 2 do campus universitário.
    O evento conta com a presença do professor doutor José Leon Crochick (USP/UNIFESP), que vai ministrar palestra sobre o tema. A organização é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPEE) e conta com o apoio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Departamento de Educação (DEDU), Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Núcleo de Desenho, e o Núcleo de Acessibilidade da Uefs (NAU).
 
PROGRAMAÇÃO
DIA 13/11/2019
- 08:30 às 12:00 h

Palestra de Lançamento do Observatório de Educação: violência, inclusãp e direitos humanos

Prof. Dr. José Leão Crochick (USP)

Local: Anfiteatro da UEFS - Módulo II

- 1:30 às 17:30 h

Reunião com os grupos de pesquisa GEPEE/UEFS e Inclusão e Sociedades CAMPUS I UNEB

Local: Sala II - Prédio de Pós Graduação Educação Letras e Artes

DIA 14/11/2019
- 08:00 às 12:00 h

Reunião com os componentes do Observatório

Local: Sala II - Prédio de Pós Graduação Educação Letras e Artes

PÚBLICO ALVO:
Professores e Profissionais que atuam na educação e demais interessados na temática.
 

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



UFRB ABRE INSCRIÇÕES PARA ALUNO REGULAR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA AGROPECUÁRIA


Publicado em: 05/11/2019 - 12:11:32

    A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), torna público o processo seletivo para o ingresso de alunos regulares no Curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária (PPGMPDA), no primeiro semestre acadêmico de 2020. As inscrições estão abertas até o dia 15 de novembro, exclusivamente via internet, na Plataforma SIGAA/UFRB.
    São ofertadas 17 vagas, sendo que duas delas podem ser ocupadas por servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da UFRB. Atendendo à política de cotas, duas vagas também podem ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoas com deficiência e duas vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans.
    Podem se inscrever candidatos que possuam curso de graduação de nível superior em Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia ou áreas afins, principalmente aqueles candidatos que atuam na Defesa Agropecuária.
    As etapas da seleção incluem prova de conhecimentos gerais e de língua inglesa, defesa do projeto e entrevista, análise do currículo Lattes e avaliação do histórico escolar. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 20 de dezembro, no site do programa, após o processo de heteroidentificação dos candidatos à reserva de vagas.
    Sobre o PPGMPDA – O Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária tem por objetivo a capacitação, atualização e aprimoramento de profissionais de nível superior, qualificando-os e habilitando-os, na teoria e na prática, para o desenvolvimento de atividades que visem solucionar problemas relacionados à área de defesa agropecuária.
    Tem como áreas de concentração Defesa Animal (Linhas de Pesquisa: Inspeção de Produtos de Origem Animal; Diagnóstico e Vigilância Epidemiológica) e Defesa Vegetal (Linhas de Pesquisa: Inspeção e Fiscalização Fitossanitária; Diagnose e Epidemiologia Fitossanitária).

Confira o Edital de Seleção Nº 03/2019 – PPGMDDA.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/mpdefesaagropecuaria.

AUTORIA: Release da Ascom da UFRB



Mais Notícias

    A iniciativa visa chamar a atenção para a necessidade de um tr&a...

    Criatividade, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Estas s&a...

    O lançamento do Observatório de Educação: Viol&eci...

    A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pr&oacu...

    Voltado para rodoviários e a comunidade, o curso, com carga horá...

    Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Rec&o...

    Alcançar a nota máxima na redação do Exame Naciona...

    Ter uma graduação é o sonho de muitos jovens, mas, para i...

    O pioneirismo, a excelência e a responsabilidade social que caracterizam...

    Criar um método de baixo custo para fornecer internet a pessoas longe n...


Página de 33
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Ampliação da Airton Sena

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados