menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
SMTT GARANTE MOBILIDADE AOS VESTIBULANDOS DA UEFS NESTE DOMINGO

Neste domingo (10) ônibus extras garantem mobilidade aos candidatos do Vestibular UEFS 2018.2

Publicado em: 09/06/2018 - 18:06:42

    A partir de 6h, neste domingo (10), a cidade de Feira de Santana terá frota extra de transporte público urbano para atender a demanda de passageiros que participa do Vestibular 2018.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
    O esquema especial envolve 51 linhas de ônibus das empresas Rosa e São João que atenderão todos os locais onde ocorre o Processo Seletivo (Prosel). Haverá reforço da frota de ônibus para garantir mobilidade do passageiro até as unidades com maior concentração de vestibulandos, como o Colégio Gastão Guimarães (960 candidatos), Colégio Assis Chateaubriand (1.020 candidatos) e o próprio campus da UEFS (3.800).
    As linhas (003) UEFS/Direta, (120) UEFS/Terminal Norte e a linha especial Terminal Central/Colégio Assis Chateaubriand funcionam em programação diferenciada dos dias úteis para suprir com comodidade os usuários e ofertar mais ônibus nos horários de pico (6h e 13h).
    Também, a linha (016) Santa Mônica contemplará os vestibulandos que farão provas no Centro de Educação Profissional Colégio Áureo Filho (CEEP). Os 14.475 candidatos terão ônibus até 14h30 do domingo.
    Fiscais da SMTT e das empresas concessionárias orientarão os usuários nos pontos de ônibus e nos terminais (Central, Norte e Sul) do Sistema Integrado de Transporte (SIT) que necessitam chegar aos portões de acesso dos locais de provas até às 7h15, e fechamento programado para 7h50.
    Aplicativo SIU MOBILE
    O candidato também pode acompanhar o horário de chegada e partida dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE, disponível para smartphones que utilizam recursos de GPS.
    O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário através do Google Play (plataformas Android e Windows), IOS ou ainda pelo site www.viafeira.com.br.
    Todos os ônibus estão equipados com sistema de bilhetagem eletrônica que facilita a operação para o usuário que possui o cartão Via Feira Social, proporcionando mais segurança.
    Outra vantagem ao usuário, aos domingos e feriados, é a tarifa com preço reduzido a 50% (R$ 1,90) para pagamento com cartão Via Feira Social.

AUTORIA: Release da Ascom do SMTT



VERSUS DE MULHER REALIZA PALESTRA SOBRE AUTOS DE DEFLORAMENTO, SEDUÇÃO E ABUSO SEXUAL

O foco principal da palestra da Pós- Doutora, Professora Titular da Uefs, Poeta e Escritora Rita Queiroz será relativo a fatos com início do Século XXI.

Publicado em: 06/06/2018 - 23:06:38

    Dentro do Projeto Versos de Mulher que atende as mulheres carentes vítimas de violências domésticas, gratuitamente, sobrevivendo para financiar este excelente trabalho através de venda de camisetas e outros produtos com a marca e frases de incentivo ao empoderamento feminino, também tem desenvolvido uma campanha de conscientização da condição da mulher, hoje, no Brasil, e dentro do bojo desta campanha mostrando as alternativas de defesa dessas vítimas do machismo, e da consequência de uma educação desvirtuada a partir de estratégias mal elaboradas, por despreparo, incompetência ou simplesmente por maldade e necessidade de manutenção do domínio machista.
    É fundamenta que essas atividades educativas que tem por objetivo preparar as mulheres para o enfrentamento das dificuldades contra a violência doméstica, sejam físicas ou morais, devam ser divulgadas e frequentadas pelo maior número de mulheres possível, pois só assim reduziremos de forma significativa a estatística vergonhosa que somos obrigados a constatar diariamente na nossa imprensa.
    Amanhã teremos no “Espaço Versos de Mulher” uma roda de conversa conduzida pela Professora Pós-Doutora pela UNEB, a querida e amada Profa. Rita Queiroz, que irá abordar o tema sobre “Autos de Defloramento: Sedução e Abuso Sexual de Jovens no Início do Século XX”. Estamos consolidando a cultura, em nossa cidade, de pensarmos, refletirmos e dialogarmos sobre as causas das mulheres. Estão todos e todas convidadas.

AUTORIA: Viva Feira a partir do Release do Versos de Mulher



SEBRAE PROMOVE SEMANA DE INOVAÇÃO COM CAPACITAÇÕES GRATUITAS EM FEIRA DE SANTANA

Evento acontece de 5 a 7 de junho com soluções que envolvem conhecimento em inovação e tecnologia, desenvolvendo o diferencial competitivo das empresas

Publicado em: 04/06/2018 - 13:06:51

    Com o tema “Negócios 4.0 - Preparando sua empresa para o futuro”, o Sebrae em Feira de Santana promove, de 5 a 7 de junho, mais uma edição da Semana de Inovação. Com seminários, oficina e palestras, o evento irá apresentar soluções direcionadas a micro e pequenas empresas, para que possam acessar novos mercados. Toda a programação da Semana será realizada no Hotel Ibis e está disponível neste link. As inscrições para a Semana de Inovação são gratuitas e podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae Bahia. São oferecidas mais de 600 vagas para as capacitações.
    A abertura acontece na próxima terça-feira, dia 5, a partir das 19h, com duas palestras: “Oportunidades e desafios diante da indústria 4.0” e “Varejo 4.0 - Preparando sua loja para o novo consumidor”, que ainda irá apresentar cases de startups brasileiras. Nos outros dias, os encontros irão abordar temas como produtividade e redução de desperdícios, registro de marca, marketing digital e ferramentas virtuais para potencializar negócios, dentro outros. Excepcionalmente no dia 6, às 19h, a palestra “Startups do futuro - Crie seu novo modelo de negócio” tem inscrições abertas para pessoas físicas.
    De acordo com o analista do Sebrae em Feira de Santana, Eduardo Simas, a ação objetiva atrair e fortalecer o relacionamento com os empresários por meio de soluções que envolvam conhecimento em inovação e tecnologia, contribuindo para promover o diferencial competitivo das organizações participantes. “O ganho real para as empresas é a aquisição de conhecimento, além da oportunidade de networking entre elas e o ganho de competitividade, diferencial e inovação para esses negócios”.
    Para mais informações, os interessados podem ligar para a Central de Relacionamento no telefone 0800 570 0800, se dirigir à unidade da instituição, na Rua Barão do Rio Branco, 1.225, Centro, ou ligar para agência do Sebrae, pelo telefone 75 3221-2153. Este ano, o evento conta com a parceria do Sistema Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), do Programa Feira Empreende e do grupo Santana Valley.

    Serviço
    Semana de Inovação
    Data: 5 a 7 de junho
    Horário: consulte a programação aqui
    Investimento: Gratuito
    Local do evento: Hotel Ibis
    Informações: Rua Barão do Rio Branco, 1.225, Centro (75 3221-2153)

AUTORIA: Vívian Rodrigues



VIOLÊNCIA NA ESCOLA: RESULTADO DAS AÇÕES INTEGRADAS

Ano Acadêmico de 2018

Publicado em: 29/05/2018 - 22:05:39

    A Academia de Educação de Feira de Santana realizou a quinta edição do   SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA, no dia de hoje 29/05,  no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira  de Santana.
    Este ano o evento avaliou a evolução dos efeitos positivos resultantes da ação integrada entre os órgãos de gestão educacional e de segurança pública no município e contou com a participação de cinco expositores representando a  Secretaria Municipal de Educação,  Secretaria Municipal de Prevenção a Violência através da Guarda Municipal, Polícia Militar, Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência NNEPA/UEFS e do Comitê de Segurança Escolar.
    Além da Secretária Municipal de  Educação Jayana Ribeiro que também  representou o Prefeito Colbert Martins, do vereador João Bililiu, o evento contou com expressiva participação de membros da Polícia Militar e da Guarda Municipal, sendo constatada a ausência dos gestores escolares, eles que lidam no dia-a-dia com a questão da violência na escola.
    Na abertura do evento a Presidente da Academia  de Educação Profa. Anaci Paim ressaltou a necessidade de programas que ofereçam modelo de conhecimento e conduta no combate a violência na escola, citando: a Escola com a família, em trabalho conjunto, equipes de intervenção fomentando a participação efetiva dos cidadãos protagonistas do seu próprio bairro, ações interventivas em relação ao meio, programas de educação para  a saúde, a paz,  a convivência, incluindo a terapia grupal, dentre outros, buscando assim atender as significativas transformações da sociedade.
    As abordagens de todos os expositores foram bastante produtivas e ofereceram conteúdos importantes para a reflexão do tema que tem sido causa de preocupação em todos  os segmentos da sociedade.

AUTORIA: Release da Ascom da Academia de Educação de Feira de Santana
Fotos




VIVÊNCIAS AO REDOR DO MUNDO NA FEIRA DE IDEIAS E NEGÓCIOS DA UNEF

Titi Müller fala sobre vivências ao redor do mundo no último dia da Feira de Ideias e Negócios

Publicado em: 27/05/2018 - 23:05:37

    O último dia da 9ª edição da Feira de Ideias e Negócios, promovida pela UNEF e pela Faculdade Nobre, foi uma oportunidade enorme para que aqueles que sonham em viajar pelo mundo, conhecessem um pouco dessa realidade mais de perto.
    A principal atração do dia foi a apresentadora Titi Müller, que contou um pouco sobre suas vivências ao redor do mundo. Titi atualmente está a frente do programa Anota A
í, que é exibido pelo canal de tv fechada Multishow. No programa, ela viaja pelo mundo mostrando lugares não tão procurados pela grande maioria das pessoas.
    A apresentadora gaúcha ficou impressionada com as milhares de pessoas que a esperavam no auditório do Olimpo, a Arena Mundo da FIN. Em seu bate-papo com os alunos da UNEF e da FAN, Titi, que salientou nunca ter falado para tantas pessoas em outra oportunidade, contou sobre a sua experiência nesses locais e deu dicas de viagem, além de incentivar os discentes a explorarem a maior quantidade de cultura que puderem, seja lá onde for.
    Após a apresentação de Titi Müller, foi formada uma mesa-redonda com alguns intercambistas, que também contaram suas trajetórias, destacaram os benefícios realizar um intercâmbio, morar fora do país e conhecer novas culturas.
    Ao final da 9ª edição da Feira de Ideias e Negócios foram contabilizados 4.500 inscritos; 5.600 envolvidos entre comissão organizadora e discentes; 187 trabalhos acadêmicos apresentados e 120 parceiros e fornecedores; firmando assim, a cada dia, a certeza de que a FIN é um dos maiores eventos acadêmicos do Nordeste.

AUTORIA: Release da Ascom da UNEF



MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL MISTURA CONHECIMENTO E DIVERSÃO NA FTC


Publicado em: 25/05/2018 - 16:05:42

    Ciência e cultura estão mais próximas do que se pode imaginar. Pelo menos para os estudantes da FTC Feira de Santana, que reuniram informação, pesquisa e entretenimento na III Mostra Científica e Cultural. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (23/05), contemplou alunos dos turnos matutino e noturno de vários cursos e movimentou área de convivência com uma vasta programação.
    De exposições fotográficas de animais maltratados, feitas pelos estudantes de Medicina Veterinária, até massagem com ventosas, realizadas pelos alunos do curso de Biomedicina, a mostra apresentou, em estandes instalados na praça, o resultado de trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. A diversidade foi o ponto alto das atividades, que atraíram um grande público.
    Em formato de quermesse e no clima dos festejos juninos, essa foi a terceira edição da Mostra Científica e Cultural, que busca trazer conteúdos e assuntos interessantes sobre saúde, meio ambiente, qualidade de vida, recreação e muita novidade. Quem já viu uma fogueira sem lenha e sem poluição? E teve até a “Barraca do Beijo”, dos alunos de Odontologia, não sem razão uma das mais movimentadas.
    A estudante Elizete Viturino, do 7º semestre de Fisioterapia, explicou as possibilidades de tratamento de queimaduras para evitar a perda de mobilidade. Ela fez parte de um grupo que pesquisou a questão com orientação da professora Verena Liberal e ficou satisfeita com o resultado. Tanto quanto Rafaela Ribeiro, 3º semestre de Enfermagem, que sugeriu um olhar diferenciado para o Alzheimer, aliado ao estudo aprofundado da falta da proteína Betamilaroide, suposta causa da doença.
    Os impactos das festas juninas no meio ambiente, por conta dos fogos e fogueiras, foram abordados por estudantes de 7º e 8º semestres de Engenharia Ambiental. No estande montado pelo grupo, a ornamentação e as guloseimas do período chamaram a atenção dois visitantes. “Não é preciso abrir mão da tradição, mas é fundamental ter cuidado com o os estragos que podem ser causados ao ambiente”, ensinou Thais Lima.
    Além dos estandes, os alunos deram um verdadeiro show de dança e indumentária na apresentação das quadrilhas. Primeiro os de Educação Física. Depois os de Odontologia e Fisioterapia, que fizeram da dança típica das festas juninas uma aula, com os passos vinculados a ações praticadas pelos profissionais das duas áreas, inclusive o atendimento de primeiros socorros. E o Coral do NAIS – Núcleo de Atendimento Integral à Saúde – levou para o palco um repertório com muito forró.
    Outro momento de destaque foi o Encontro com o Autor, uma roda de conversa sobre produção literária, que reuniu os escritores Josman Lima, professor Vinícius Mendes, jornalista Madalena de Jesus e as estudantes da Instituição Fernanda Mastrolorenzo e Neilane Pereira, esta cordelista. A coordenação ficou a cargo dos professores Carlos Magno e Guísala Mamona, idealizadores da mostra, que avaliaram o evento acima das expectativas.

AUTORIA: Release da Ascon FTC - Maria Madalena de Jesus
Fotos




TEM INÍCIO MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRA DO SEMIÁRIDO NA UEFS


Publicado em: 24/05/2018 - 10:05:19

    Durante essa semana a 11ª Feira do Semiárido traz para o campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) espaços de discussões e reflexões sobre políticas públicas e desenvolvimento territorial. A cerimônia de abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira, no Auditório Central da Universidade.
    Durante a abertura do evento, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, destacou a importância da Feira. “Esse é um evento que surgiu da busca de compreensão de como podemos na Universidade trabalhar melhor, a fim de criar alternativas para o Semiárido. Que Feira dê de fato respostas para esse público que necessita muito de troca de conhecimentos e que isso gere alternativas para a vida dessas pessoas”, disse.
    De acordo com o coordenador desta edição da Feira do Semiárido, professor Lenaldo Muniz, “o evento sempre procurou pautar temas fundamentais para o desenvolvimento regional e esse ano não é diferente. Temos quatro eventos acontecendo simultaneamente e até sexta-feira teremos uma programação bem intensa no que diz respeito à debates e discussões acerca do tema central”, ressaltou.
    Também participaram da mesa de abertura, o pró-reitor de Extensão da Uefs, professor Márcio Campos, e representantes da Prefeitura de Feira de Santana, do Governo do Estado, do Colegiado do Território Rural (Codeter), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do IFBaiano, do Fórum Estadual da Economia Solidária e Arco Sertão Bahia, e do Movimento de Organização Comunitária. A abertura da cerimônia contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Uefs.
    Vale lembrar que a programação da Feira segue até a próxima sexta-feira (25), com palestras, oficinas, rodas de conversa, grupos de trabalho e apresentações culturais. Como parte da programação do evento também está acontecendo a Feira de Economia Popular e Solidária, no hangar de eventos, que fica atrás do Auditório Central da Uefs. Os interessados em participar das atividades do evento ainda podem se inscrever no local.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



MOSTRA CIENTÍFICA UNE TEORIA E PRÁTICA NA SEMANA DE ENGENHARIA DA FTC


Publicado em: 22/05/2018 - 10:05:17

    Uma ponte construída com palito de picolé, um tanque para água feito com bambu, uma casa específica para o litoral (do piso ao telhado), um condomínio de luxo ou ainda estruturas de concreto, revestimento, e alvenaria. Estes são apenas alguns exemplos dos trabalhos científicos apresentados por mais de 100 alunos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da FTC Feira de Santana. A mostra foi o ponto alto da VII Semana de Engenharia, que terminou na noite desta quinta-feira (17/5).
    Foram três noites de programação, incluindo palestras e minicursos que movimentaram o campus da Faculdade, sendo a quarta-feira (16/5) reservada para a mostra, que a cada ano atrai mais estudantes e público, pela qualidade e diversidade das temáticas abordadas. Os trabalhos envolvem várias disciplinas dos dois cursos: de Física, Pontes, Estruturas de Madeira e de Aço, Concreto a Ondas e Calor e Hiidrologia dentre outras, o que garante as várias especificidades das peças criadas.
    Nada é feito de forma aleatória. “O trabalho é resultado de pesquisas”, explicou o estudante Vandemberg Rodrigues, do 8º semestre de Engenharia Civil, que juntamente com um grupo de colegas criou uma escada feita com madeira de eucalipto. “Estudamos para ter certeza que é um tipo de madeira de resistência forte”, observou. Um dos autores da casa litorânea, Danilo Lima, do 7º semestre, optou pelo bambu, que segundo ele resiste aos efeitos do contato com o salitre.
    Os coordenadores de Civil e Ambiental, professores Ernesto Neiva e Juliana Nunes, bem como
os professores dos dois cursos, acompanharam de perto não somente a exposição, como a apresentação feita pelos alunos. Todos destacaram o nível de qualidade da produção. “Uma demonstração de que os alunos realmente buscaram alternativas de pesquisa”, avaliou a professora Heni Mirna. “O que mais chamou a atenção foi a evolução prática”, atestou o professor Rafael Oliveira.
    “Um grande desafio”, resumiu Ernesto Neiva, que também destacou o nível das palestras proferidas pelos convidados., todos nomes de destaque na área. Carlos Thadeu de Moraes Andrade falou sobre “Auditoria Ambiental na Construção Civil”, Danilo Ferreira sobre “Melhoramento do Fluxo Viário no Sistema Urbano” e Gardênia Vacarezza abordou a questão “Engenharia x Arquitetura: Desmitificando Conceitos”. Os participantes da VII SENGE contaram ainda com minicursos sobre Orçamento de Obra, Produção de Biodiesel, Auditoria Ambiental e Paredes de Concreto, dentre outras temáticas.
    O evento, cujo tema central foi “Quebrando tabus e compartilhando conhecimento”, reuniu mais de 400 participantes, superando as expectativas da comissão organizadora, integrada por formandos do curso, com a coordenação do professor Rodrigo Jorge Moreira. Ele avaliou que a participação dos estudantes em eventos como esse é fundamental para a formação profissional, principalmente pela possibilidade de contato com o que está acontecendo na área.

AUTORIA: Release da Ascon FTC - Maria Madalena de Jesus
Fotos




PRÊMIO EDUCADOR DO ANO 2018


Publicado em: 18/05/2018 - 14:05:40

    Mais uma  vez a Academia de Educação de Feira de Santana  lança Edital para a escolha de um Professor a ser homenageado com o Prêmio Educador do Ano Governador Luiz Viana Filho. Basta acessar o site academiadeeducacao.org.br e verificar os procedimentos para a inscrição que iniciaram dia 15 deste  e vai até 30 de setembro.
    A Presidente da Academia de Educação, Profa. Anaci Paim, costuma dizer: “precisamos homenagear pessoas em vida, principalmente aquelas que se dedicam à educação. Todos nós fomos educados e guardamos na memória algo que aprendemos de um Professor. Quantos docentes conhecemos que merecem um prêmio! Pela dedicação, pela forma inovadora de  educar, pelo compromisso... É essa a intenção do Prêmio Educador do Ano”.
    Qualquer pessoa pode inscrever um Educador. Faça  a sua parte. A educação agradece.

 


AUTORIA: Academia de Educação de Feira de Santana



Mais Notícias

    Ciência e cultura estão mais próximas do que se pode imagi...

    Durante essa semana a 11ª Feira do Semiárido traz para o campus da...

    Uma ponte construída com palito de picolé, um tanque para &aacut...

    Mais uma  vez a Academia de Educação de Feira de Santana&nb...

    No próximo dia 23, em Feira de Santana, acontece a 5ª ediç&...

    A Academia de Educação de Feira de Santana volta a realizar o SE...

    Mais do que palavras comuns no mundo contemporâneo dos negócios, ...

    No lugar do professor, um juiz. Ao invés de aula, uma conversa. Foi ass...

    Você deve lembrar o nome do seu vizinho, daquele parente distante que ap...

    A 9ª edição da Semana do Microempreendedor Individual, que ...


Página de 24
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Arraial de Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados