menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
UEFS INSCREVE PARA ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR


Publicado em: 16/02/2018 - 11:02:01

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve, de 20 a 26 de fevereiro, para pedido de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo para Acesso ao Ensino Superior (ProSel 2018.2). A inscrição deve ser feita no Site da Coordenação de Seleção e Admissão (http://csa.uefs.br/index.php/prosel182/inicial_isencao) da Uefs.
    São oferecidas 2.500 vagas para candidatos que tenham cursado o ensino médio ou equivalente exclusivamente em estabelecimento da rede pública de ensino ou através de exames supletivos, ou curso equivalente, em estabelecimento da rede pública de ensino, além de comprovar a aprovação em Português e Matemática, até a data do pedido de isenção. O pretendente à isenção não pode ter diploma de nível superior nem estar matriculado em qualquer instituição de ensino superior.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



JORNADA PEDAGÓGICA 2018


Publicado em: 02/02/2018 - 10:02:45

    O ano de 2018 será de muitos desafios. Por conta disso, professores e coordenadores da FTC Feira de Santana intensificaram as discussões visando o planejamento das atividades letivas, com base na proposta de Currículo por Competências e Metodologias Ativas. Durante seis dias, eles estiveram reunidos com especialistas nessas áreas, em palestras, oficinas e relatos de experiências.
    A Jornada Pedagógica, que começou no dia 24 e terminou ontem (31), com uma extensa programação nos três turnos, trouxe à tona temas e projetos de metodologias, com foco na Construção de Avaliação por Competências. Uma espécie de preparação do caminho a ser percorrido pelos estudantes e professores ao longo do semestre.
    Dentre os momentos mais marcantes do evento, na avaliação dos participantes, a apresentação das Boas Práticas do Projeto Integrador pelos professores foi apontada como o resultado do trabalho que já vem sendo desenvolvido há três anos pela Instituição. Alguns estudantes também deram depoimentos sobre o alcance dos projetos, dos pontos de vista educacional e social.
    “Os projetos apresentados foram para a capacitação dos docentes e elaboração de metodologias de trabalho atrativas. Isto tem sido de um grande aproveitamento para nós que colocamos em prática durante os semestres letivos”, atestou Alano Durães, professor dos cursos de Biomedicina e Enfermagem. Já a professora Hayana Leal, coordenadora do curso de Enfermagem, destacou a oficina sobre Eixo Transversal.
    Para Hayana, a Jornada Pedagógica tem sempre uma contribuição e faz com que os docentes adquiram mais ferramentas e estratégias para levar à sala de aula. “As técnicas que conhecemos amplia nossa criatividade e nos convoca a planejar aulas mais atrativas, produtivas e, consequentemente, mais efetivas no desenvolvimento das competências para formar um profissional mais preparado”, completou a professora Jucicleide Nascimento, coordenadora do curso de Administração.
    Sair do tradicional, integrar a partir de novos olhares, buscar novos caminhos, planejar. Estes foram os principais ensinamentos da jornada, “um período muito instrutivo e interessante para aprender novas práticas que certamente vão contribuir para a didática de toda a instituição”, conforme avaliou o professor Vinícius Mendes, do curso de Biomedicina.
    Os participantes mereceram os aplausos da diretora adjunta da FTC Feira de Santana, professora Marcly Amorim Pizzani, “pelo comprometimento e empenho em colocar em prática os propósitos institucionais”, aspecto que também foi destacado pela assessora pedagógica e coordenadora, Celi Mendes Rios.  “Os coordenadores e professores entenderam a proposta, se envolveram e, pelo terceiro ano consecutivo, tiveram participação efetiva em toda programação”, atestou.
    Para os palestrantes, a experiência foi igualmente positiva. A pedagoga Daniela Reis, que é mestra e doutora em Educação, ressaltou a disposição do grupo para investir em mudanças, especialmente no que diz respeito à avaliação. “É um ponto complexo e é preciso garantir a relação entre competências, estratégias de ensino e modos corretos para avaliar, de acordo com as necessidades”, enfatizou.
    O alto nível dos palestrantes também foi ressaltado pelos participantes da Jornada Pedagógica, cuja programação foi aberta pelos professores Roberto de Armas Urquiza, cubano e doutor em Educação, e Letícia Suñé, também doutora e integrante do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede FTC. Entre os palestrantes, destaque ainda para o professor mestre Paulo Jardel Leite Araújo, que ministrou uma oficina sobre o uso de ferramentas para a aprendizagem baseada em projetos, a exemplo dos aplicativos Scrumme e Trello.


AUTORIA: Madalena de Jesus



UNIFACS OFERECE QUATRO NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FEIRA DE SANTANA

Relações Internacionais, Jornalismo, Engenharia da Computação e Marketing são as novas opções de cursos. Vestibular acontece nesse domingo (28)

Publicado em: 25/01/2018 - 17:01:15

    Com inscrições abertas para o processo seletivo 2018.1, a Universidade Salvador (UNIFACS) oferece quatro novas opções de curso de graduação em Feira de Santana: Relações Internacionais, Jornalismo, Engenharia da Computação e Marketing. Os interessados em prestar vestibular para esses e outros cursos oferecidos pela instituição têm até o dia 27 de janeiro para realizarem as inscrições que custam R$ 40 e podem ser feitas no site www.unifacs.br. A prova acontecerá no domingo, dia 28, de 9h às 12h.
    Ao todo, a UNIFACS oferece 10 mil vagas para graduações em todas as áreas do conhecimento em Salvador e Feira de Santana. Entre os cursos com maior número de vagas oferecidas estão Administração, Arquitetura, Enfermagem e Nutrição. No ato da inscrição, os candidatos podem ainda optar por concorrer a uma das 50 bolsas de estudos oferecidas por meio do Vestibular TOP 50, programa da UNIFACS que oferta bolsa integral de estudo aos candidatos aprovados com os melhores desempenhos dos cursos presenciais de Graduação Bacharelado (exceto os cursos de Direito e Medicina), Graduação Tecnológica e Licenciatura.




AUTORIA: Imprensa Via Press



CONFIRA A CONCORRÊNCIA DO PROSEL 2018.1 DA UEFS


Publicado em: 16/01/2018 - 16:01:13

    Se você é candidato do Processo Seletivo (Prosel) 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e ainda não conferiu as concorrências para os 25 cursos de graduação oferecidos, fique atento! Desta vez, as opções mais concorridas são: Direito (37,22), Odontologia (36,23) e Psicologia (23,36). Ao todo, 8.151 candidatos se inscreveram para o Prosel.
    As provas do Vestibular serão aplicadas nos dias 4 e 5 de fevereiro, 921 vagas estão sendo oferecidas, sendo 50% reservadas para alunos egressos de escolas da Rede Pública (destas 80% são reservadas para os que se autodeclaram afro-descendentes) e 50 vagas para membros de comunidades indígenas ou quilombolas.
    Confira a concorrência (relação candidato / vaga) do Prosel 2018.1: http://csa.uefs.br/index.php/prosel181/concorrencia

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



SELECIONADOS NO PROGRAMA ARTE DE VIVER TEM ATÉ O DIA 22 DE JANEIRO PARA SE MATRICULAREM

Os alunos selecionados que não efetuarem a matrícula no prazo estabelecido perdem direito à vaga

Publicado em: 12/01/2018 - 16:01:07

    O Programa Arte de Viver recebeu 3.047 inscrições para as 20 oficinas gratuitas de arte-educação que serão realizadas no primeiro semestre de 2018. Para os candidatos selecionados (confira a lista: https://goo.gl/r77Cju) o prazo de matrícula acontece até o dia 22 de janeiro no Centro de Cultura Maestro Miro, que funciona das 8h ao meio dia e das 14 ás 18h, na rua Itacarambi, no bairro Muchila. Para se matricular é necessário levar a via original do RG, CPF e comprovante de residência.
    Claudia Souza, não deixou para ultima hora e já se matriculou na oficina de Dança do Ventre. A atividade será uma nova experiência para ela. “Eu queria fazer a oficina de violino mas minha irmã, que foi quem me inscreveu, acabou selecionando a opção de Dança do Ventre. Mas eu vou enfrentar esse desafio!”, contou.
    Ao contrário, de Cláudia, que nunca tinha pensado em praticar Dança do Ventre, para Luciene Miranda, se matricular na oficina é a realização de um sonho. “Eu acho um luxo os movimentos e os acessórios utilizados. Eu sou apaixonada mas, mesmo tendo muita vontade,  nunca tive a oportunidade de fazer”. E ainda deixou um recado para Claudia, sua nova colega de turma. “Com certeza ela vai adorar, é mágico”, apostou.
    Para o Diretor de Atividades Culturais da Funtitec, Luiz Augusto Oliveira, o Programa tem alcançado bons resultados. “No início eram cerca de 600 inscritos, hoje já alcançamos mais de três mil. Estamos em crescimento e com praticamente nossa capacidade esgotada, por isso nossa intenção é, futuramente, expandir o número de vagas e locais de realização do Arte de Viver ”, afirmou.
    Se você não sabe como chegar ao Centro de Cultura Maestro Miro, click aqui e trace sua rota: https://goo.gl/8ssVkV

AUTORIA: Ascom Funtitec



EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE ÍNDIOS BRASILEIROS ACONTECE NO PARQUE DO SABER

Ao todo são 22 obras do fotógrafo Renato Soares, especialista em documentar a arte e a cultura brasileira

Publicado em: 04/01/2018 - 17:01:08

    As cores, formas e costumes dos índios do Brasil, retratados em 22 fotografias, estão em exposição no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, até o dia 10 de janeiro. As obras são do artista Renato Soares, especialista em documentar a arte e a cultura brasileira e que  já fotografou mais de 40 etnias em mais de 25 anos de submersão no universo indígena. Atualmente, o fotógrafo colabora com as revistas National Geographic e Scientific American.
    A imagens que  estão sendo expostas, com acesso gratuito, também fez parte do Festival de Fotografias do Sertão, realizado em novembro de 2017. “A exposição é um apêndice do que foi visto no Festival de Fotografia do Sertão, quando o Parque do Saber recebeu as obras de Renato Soares. Não poderíamos perder a oportunidade de deixá-las aqui por mais tempo”, disse o diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandez.
    O Museu Parque do Saber fica na rua dos Tupinambás, nº 275, no bairro São João, em Feira de Santana (Click aqui e trace sua rota: https://goo.gl/DZQxq6)  e funciona das 8h ao meio dia e das 15h às 18h, de segunda à sexta-feira. Aos domingos o Museu abre as portas a partir das 16h. A obras de Renato Soares ficam em exposição até o dia 10 de janeiro e depois seguem para o estado de Minas Gerais.
    O ARTISTA
    Foi em 1986 que Renato Soares iniciou sua carreira. Um dos mais renomados fotógrafos brasileiros, o artista  retrata através de suas fotografias as diferentes formas de expressão cultural dos vários grupos étnicos brasileiros, especialmente os da região amazônica.
    Suas imagens figuram em publicações das principais editoras de apostilas e livros didáticos do país, agências de publicidade, sites especializados em assuntos ambientais e étnicos, livros de artes, palestras e exposições fotográficas.

AUTORIA: Ascom Funtitec



RODA DE CONVERSA COM JOSÉ PACHECO – UM DOS MAIORES EDUCADORES DO MUNDO.


Publicado em: 04/12/2017 - 11:12:45

    O grupo Sou Ubuntu deseja participar de forma ativa e consciente na mudança do mundo. Indignados com a sociedade de seu tempo, os integrantes acreditam na transformação social, sobretudo, através da educação.
    Abraçados aos valores de Solidariedade e Empatia, conduzidos pelos sentimentos de Amor e Respeito ao próximo, o grupo distribui semanalmente Café Solidário a cidadãos em situação de rua; presta apoio à Casa de Amparo ao Idoso com Câncer; realiza atividades na Comunidade Quilombo Lucas da Feira; além de ajudar diversas famílias em situação de vulnerabilidade social.
    No entanto, visando ir para além da assistência, que apesar de necessária não altera a realidade substancial dessas pessoas, o grupo abraça o projeto e assumi a responsabilidade de construir uma escola gratuita em Feira de Santana, lançando-se na difícil e árdua, mas satisfatória, missão de transformação social.
    A Comunidade de Aprendizagem Ubuntu sacia sua sede de mudança (educacional) na fonte de inspiração alimentada pela experiência precursora da Escola da Ponte de Portugal; pelas escolas da Finlândia, país referencia em educação no mundo, bem como pelas experiências educacionais brasileiras, da Escola do Projeto Âncora e da Cidade Escola Ayni, entre outras.
    Diante disso, e dando continuidade aos seus passos iniciais na área da educação, o grupo Sou Ubuntu, em parceria com o PIBID-UEFS e com o apoio de diversas instituições de ensino da cidade, realizará a 2ª Roda de Conversa em Educação, desta vez com um dos maiores educadores do mundo, José Pacheco.
    O Educador José Pacheco é mestre em Ciência da Educação pela Universidade do Porto, idealizador da Escola da Ponte de Portugal, instituição que se notabilizou no mundo pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, assim como autor de inúmeros livros e artigos sobre educação, além de ser colaborador na realização de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil.
    O evento acontecerá no dia 05 de dezembro, às 18h30min, no auditório central da Universidade Estadual de Feira de Santana. A entrada será livre, mas se puderem, ajudem-nos a ajudar doando 1kg de alimento e/ou roupas usadas.


AUTORIA: Caíque Marques



I CICLO DE OFICINAS EM ESCRITA CRIATIVA – 01/02.12.2017


Publicado em: 28/11/2017 - 16:11:20

DESCRIÇÃO: Oficina voltada para mulheres que escrevem e/ou se interessam pela arte literária. Nos encontros conversaremos sobre memórias pessoais, relacionadas ao lugar onde moramos e às identidades que assumimos na cidade > bairro > rua > casa. A partir desses diálogos, as participantes serão estimuladas a produzir escritas de si, voltadas à construção de narrativas autoficcionais. Partilharemos uma técnica de encadernação para a costura de cadernos artesanais, com a finalidade de que esses objetos participem da extensão continuada dos processos de registro de memórias.
PÚBLICO: mulheres de todas as idades.
TURMA: até 15 participantes.
CARGA HORÁRIA: 12h / 3 encontros de 4h
MATERIAIS: Projetor de vídeo, caixa de som e guilhotina. Folhas de papel em diversas cores e gramaturas, canetas/lápis diversos, papel duplex ou papel cartão, tecido de algodão (retalhos), cola branca, pincéis médios, tesouras, agulhas de bordado, revistas, jornais e papeis de presente, linhas, estiletes, réguas. *esses materiais de uso podem ser solicitados ao próprio participante, que levem o que, porventura, tenham disponíveis, bem como materiais para escrita (caderno, canetas e/ou laptops).

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea



UEFS OFERECE 131 VAGAS PARA REINTEGRAÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO


Publicado em: 23/11/2017 - 16:11:08

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) oferece 131 vagas para o Processo Seletivo para Reintegração dos Alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado. A inscrição deve ser realizada na Divisão de Assuntos Acadêmicos, localizada no Prédio da Administração Central, térreo, campus universitário, no período de 27 de novembro a 1 de dezembro de 2017.
    As vagas são destinadas a alunos que já estudaram na Uefs, mas não concluíram o curso de ensino superior, inclusive em outras instituições. Os demais critérios são: não ter sido desligado da Instituição por exceder o tempo máximo de conclusão do curso ou em razão de outro tipo de sanção administrativa; ter cursado pelo menos 20% da carga horária total, e não ter sido desligado há mais de cinco anos.
    A seleção para reintegração terá, como critérios, o maior percentual de disciplinas aproveitáveis no curso, no currículo em vigor, e maior coeficiente de rendimento no curso de origem. Os procedimentos para inscrição estão disponíveis no Edital 003/2017: http://www.uefs.br/modules/qas/uploads/932/editais_reingresso_reintegracao_2018_.pdf

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



Mais Notícias

    As cores, formas e costumes dos índios do Brasil, retratados em 22 foto...

    O grupo Sou Ubuntu deseja participar de forma ativa e consciente na mudan&cced...

DESCRIÇÃO: Oficina voltada para mulheres que escrevem e/ou se interessam pela arte...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) oferece 131 vagas para o Pr...

    Casa de bambu, exatamente como aquelas da Indonésia que vemos em filmes...

    Os estudantes e professores de Fisioterapia da FTC Feira de Santana comemorara...

    Um estudo para viabilidade de parcerias entre a Universidade Estadual de Feira...

    O movimento internacional em conscientização sobre o cânce...

    Este ano a Academia de Educação de Feira de Santana vai abordar ...

    Objetividade, clareza e, sobretudo, conhecimento. Estes foram os principais as...


Página de 22
| | | | |

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados