menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
RODA DE CONVERSA COM JOSÉ PACHECO – UM DOS MAIORES EDUCADORES DO MUNDO.


Publicado em: 04/12/2017 - 11:12:45

    O grupo Sou Ubuntu deseja participar de forma ativa e consciente na mudança do mundo. Indignados com a sociedade de seu tempo, os integrantes acreditam na transformação social, sobretudo, através da educação.
    Abraçados aos valores de Solidariedade e Empatia, conduzidos pelos sentimentos de Amor e Respeito ao próximo, o grupo distribui semanalmente Café Solidário a cidadãos em situação de rua; presta apoio à Casa de Amparo ao Idoso com Câncer; realiza atividades na Comunidade Quilombo Lucas da Feira; além de ajudar diversas famílias em situação de vulnerabilidade social.
    No entanto, visando ir para além da assistência, que apesar de necessária não altera a realidade substancial dessas pessoas, o grupo abraça o projeto e assumi a responsabilidade de construir uma escola gratuita em Feira de Santana, lançando-se na difícil e árdua, mas satisfatória, missão de transformação social.
    A Comunidade de Aprendizagem Ubuntu sacia sua sede de mudança (educacional) na fonte de inspiração alimentada pela experiência precursora da Escola da Ponte de Portugal; pelas escolas da Finlândia, país referencia em educação no mundo, bem como pelas experiências educacionais brasileiras, da Escola do Projeto Âncora e da Cidade Escola Ayni, entre outras.
    Diante disso, e dando continuidade aos seus passos iniciais na área da educação, o grupo Sou Ubuntu, em parceria com o PIBID-UEFS e com o apoio de diversas instituições de ensino da cidade, realizará a 2ª Roda de Conversa em Educação, desta vez com um dos maiores educadores do mundo, José Pacheco.
    O Educador José Pacheco é mestre em Ciência da Educação pela Universidade do Porto, idealizador da Escola da Ponte de Portugal, instituição que se notabilizou no mundo pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, assim como autor de inúmeros livros e artigos sobre educação, além de ser colaborador na realização de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil.
    O evento acontecerá no dia 05 de dezembro, às 18h30min, no auditório central da Universidade Estadual de Feira de Santana. A entrada será livre, mas se puderem, ajudem-nos a ajudar doando 1kg de alimento e/ou roupas usadas.


AUTORIA: Caíque Marques



I CICLO DE OFICINAS EM ESCRITA CRIATIVA – 01/02.12.2017


Publicado em: 28/11/2017 - 16:11:20

DESCRIÇÃO: Oficina voltada para mulheres que escrevem e/ou se interessam pela arte literária. Nos encontros conversaremos sobre memórias pessoais, relacionadas ao lugar onde moramos e às identidades que assumimos na cidade > bairro > rua > casa. A partir desses diálogos, as participantes serão estimuladas a produzir escritas de si, voltadas à construção de narrativas autoficcionais. Partilharemos uma técnica de encadernação para a costura de cadernos artesanais, com a finalidade de que esses objetos participem da extensão continuada dos processos de registro de memórias.
PÚBLICO: mulheres de todas as idades.
TURMA: até 15 participantes.
CARGA HORÁRIA: 12h / 3 encontros de 4h
MATERIAIS: Projetor de vídeo, caixa de som e guilhotina. Folhas de papel em diversas cores e gramaturas, canetas/lápis diversos, papel duplex ou papel cartão, tecido de algodão (retalhos), cola branca, pincéis médios, tesouras, agulhas de bordado, revistas, jornais e papeis de presente, linhas, estiletes, réguas. *esses materiais de uso podem ser solicitados ao próprio participante, que levem o que, porventura, tenham disponíveis, bem como materiais para escrita (caderno, canetas e/ou laptops).

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea



UEFS OFERECE 131 VAGAS PARA REINTEGRAÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO


Publicado em: 23/11/2017 - 16:11:08

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) oferece 131 vagas para o Processo Seletivo para Reintegração dos Alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado. A inscrição deve ser realizada na Divisão de Assuntos Acadêmicos, localizada no Prédio da Administração Central, térreo, campus universitário, no período de 27 de novembro a 1 de dezembro de 2017.
    As vagas são destinadas a alunos que já estudaram na Uefs, mas não concluíram o curso de ensino superior, inclusive em outras instituições. Os demais critérios são: não ter sido desligado da Instituição por exceder o tempo máximo de conclusão do curso ou em razão de outro tipo de sanção administrativa; ter cursado pelo menos 20% da carga horária total, e não ter sido desligado há mais de cinco anos.
    A seleção para reintegração terá, como critérios, o maior percentual de disciplinas aproveitáveis no curso, no currículo em vigor, e maior coeficiente de rendimento no curso de origem. Os procedimentos para inscrição estão disponíveis no Edital 003/2017: http://www.uefs.br/modules/qas/uploads/932/editais_reingresso_reintegracao_2018_.pdf

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



SEMANA DE ENGENHARIA DA FTC


Publicado em: 13/11/2017 - 12:11:25

    Casa de bambu, exatamente como aquelas da Indonésia que vemos em filmes, escada de metal, telhados com formatos inusitados, variadas estruturas de concreto, revestimento, alvenaria ou simplesmente simulações de paredes rachadas e obras mal acabadas. Esses são apenas alguns exemplos dos trabalhos apresentados na Mostra Científica que encerrou a VI Semana de Engenharia da PFT Feira de Santana.
    “Tudo em escala real”, atestou o professor Rafael Oliveira, que também foi um dos palestrantes da programação do evento. Ele considerou que os alunos surpreenderam na realização dos trabalhos. “Da concepção ao acabamento, aplicando os conteúdos na prática”, explicou. Na avaliação da professora Heni Mirna, as patologias das construções foram muito bem representadas pelos estudantes. “Um grande desafio”, resumiu.
    O sentimento que permeou a mostra foi de superação. Os estudantes Júlio César e Juliete Alves, ambos do 7º semestre, trabalharam com estruturas de madeira – aquela casa de bambu – e o resultado não poderia ser melhor. Alexandre Neto, que cursa o 10º semestre, se empolgou tanto com o próprio trabalho como com os dos colegas. “É uma simulação do real”, disse. “A ideia é a mesma, os obstáculos também”, completou Amanda Sodré Silva, do 8º semestre.
    Para o coordenador do Colegiado de Engenharia Civil, professor Ernesto Neiva, o que ficou evidente foi o empenho dos alunos, não somente na mostra como em toda a programação da VI SENGE. Ele ressaltou o nível dos palestrantes, dentre eles egressos da Instituição e nomes de destaque no mercado. A programação constou ainda de minicursos sobre Dosagem de Concreto, Leitura de Projetos e Produção de Biodiesel.
    O evento aconteceu entre 7 e 9 e reuniu mais de 400 participantes, superando as expectativas da comissão organizadora, integrada por formandos do curso, com a coordenação do professor Rodrigo Jorge Moreira. Ele avaliou que a participação dos estudantes em eventos como esse é fundamental para a formação profissional, principalmente pela possibilidade de contato com o que está acontecendo na área.
    Durante três dias, além das mostras, divididas em áreas específicas da Engenharia Civil, os participantes da VI SENGE tiveram acesso a seis palestras com temáticas variadas, desde empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho, como infraestrutura e técnicas de construção de viadutos. Aconteceram ainda oito minicursos, também abordando os diversos aspectos da área.


AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



JORNADA DE FISIOTERAPIA


Publicado em: 08/11/2017 - 12:11:55

    Os estudantes e professores de Fisioterapia da FTC Feira de Santana comemoraram, nesta segunda-feira (6) os 10 anos de existência do curso. Em vez de festa, eles promoveram uma Jornada, com uma vasta programação de mesas redondas, palestras, oficinas e minicursos. O destaque ficou por conta da participação dos egressos, seja realizando palestras ou coordenando minicursos.
    Ao todo, 19 profissionais graduados em Fisioterapia pela FTC participaram do evento, que contou com atividades nos três turnos. “Mostrar as vivências do profissional que já está no mercado de trabalho é um estímulo para os estudantes”, afirmou a coordenadora do colegiado, professora Cristina Borges, destacando que o tema geral da IX JOFISIO foi Empreendedorismo como ferramenta para o sucesso profissional.
    O foco das discussões da nona edição da Jornada foi a aplicação de práticas preventivas e terapêuticas, sem fugir da perspectiva empreendedora. Paralelamente, questões como ética, os desafios da profissão e o papel do fisioterapeuta contemporâneo também estiveram em debate. As mesas redondas e palestras foram concentradas no Auditório Professora Terezinha Mamona.
    As fisioterapeutas Thays Malaquias e Jaciara Mascarenhas foram as palestrantes da abertura do evento, enquanto Antônio Paolilo foi o convidado da noite. Carine Saturnino, Luciana Almeida, Priscila Bastos e Rebeca Xavier se revezaram na mesa redonda sobre Empreendedorismo e Géssica Soares, João Carlos Oliveira de Jesus, Lilian Borges, Otávio Teles e Thaila Araújo comandaram as discussões sobre o tema Me formei e agora?
    Os minicursos ficaram a cargo de Ícaro Ramalho, Manuela Andrade, Sheila Spínola, Tácila Lopes, Lilia Oliveira Margarany Mendes e Priscila Oliveira. Com temáticas variadas, as atividades promoveram momentos de práticas realizadas no dia a dia do fisioterapeuta, em áreas diversas, como obstetrícia, pediatria e até disfunções sexuais.


AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



FTC FAZ MEGA REVISÃO ENEM GRATUITA PARA MAIS DE DOIS MIL ESTUDANTES


Publicado em: 30/10/2017 - 17:10:05

    Um estudo para viabilidade de parcerias entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e o Rotary nas áreas da saúde e educação, foi o objetivo de reunião realizada na sexta-feira (27). O Governador do Rotary (Nordeste), Humberto Gonzaga, declarou que atualmente são 57 clubes e 1257 rotarianos e que há um grande interesse na parceria com a Uefs, pela experiência da Instituição na elaboração de projetos em três dos seus enfoques: saúde a mães e filhos, combate a doenças e apoio à educação.
    O reitor da Uefs, Evandro Nascimento, salientou que na área de saúde, o funcionamento de um ambulatório vai proporcionar tanto o aperfeiçoamento profissional dos estudantes universitários, quanto o atendimento especializado à comunidade local nos campos da medicina, odontologia, psicologia e farmácia. Em educação, o destaque foi para o projeto da Feira do Livro que tem se revelado de grande abrangência na disseminação da cultura local, do hábito da leitura e da difusão do conhecimento.
    Num próximo momento, a Uefs irá apresentar as propostas aos presidentes dos sete clubes de Rotary de Feira e então a equipe estará apta a iniciar a elaboração dos projetos efetivamente. Todo o grupo que participou da reunião demonstrou otimismo no estabelecimento dessa parceria que promete bons frutos para a comunidade feirense.
    Participaram da reunião Maria do Carmo, representando o Rotary Sergipe, os presidentes de clubes de Rotary em Feira de Santana, Luis Rogério e Edméia Pereira, a vice-reitora da Uefs, Norma Lúcia, a pró-reitora de Graduação Amali Mussi e a diretora do departamento de Saúde Silvia Passos.

AUTORIA: Release da Ascon FTC - Maria Madalena de Jesus



OUTUBRO ROSA É TEMA DE EVENTO GRATUITO NA UNINASSAU

Especialista em Oncologia, Maria Oliveira, profere palestra sobre os cuidados e a prevenção do câncer de mama

Publicado em: 17/10/2017 - 10:10:57

    O movimento internacional em conscientização sobre o câncer de mama, Outubro Rosa, conta com a adesão da Faculdade UNINASSAU Feira de Santana. Na próxima quarta-feira (18), a Instituição sediará uma palestra com o tema “Câncer de mama: Mulher sábia se cuida e previne”, que será explorado pela enfermeira e especialista em Oncologia, Maria Oliveira.
    Na oportunidade, a cantora Kelly Ventura vai contar o seu relato pessoal de luta e vitória contra o câncer, de modo a encorajar pacientes e familiares. Com entrada franca, o evento é destinado aos estudantes da unidade, bem como à comunidade em geral, e vai acontecer às 19h, na área de convivência da Faculdade.
    O Outubro Rosa é uma forma de lembrar e reforçar a importância sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais mata mulheres em todo o mundo, segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer. Conforme o diretor da UNINASSAU/Feira, Hermilo Freitas, a Instituição aderiu à campanha “com a expectativa de contribuir para a reflexão e conscientização feminina, visando empoderar as mulheres sobre a qualidade da vida saudável”.
    Para Maria Oliveira, que também é especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, além de pós-graduanda em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia, a ação será uma oportunidade para que mulheres e homens se informem e transmitam o conhecimento sobre o tema.  “Todas as instituições onde circulam uma grande quantidade de pessoas deveriam abordar não só esse, mas também outros temas que contribuam para a melhoria da saúde da população.  A UNINASSAU está de parabéns”, enfatiza.



AUTORIA: Release de Lana Mattos



SEMINÁRIO QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA


Publicado em: 03/10/2017 - 14:10:42

    Este ano a Academia de Educação de Feira de Santana vai abordar o tema “Casos positivos da evolução do desempenho escolar”, durante a oitava edição do Seminário sobre qualidade da Educação Básicaque acontecerá no dia 18 de outubro, das 8 às 12 horas, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana.
    Para expositores estão confirmados os gestores dos Municípios de Boa Vista do Tupim e Mata de São João, como também a Escola Básica da UEFS, que apresentam  uma evolução positiva no índice do IDEB nos últimos anos.
    “Serão momentos ricos, onde teremos a oportunidade de conhecer as experiências desses dois Municípios que se destacam entre  os melhores da Bahia, com uma evolução sucessiva dos indicadores de qualidade resultantes da avaliação externa, assim como o trabalho que é realizado no Centro de Educação Básica da UEFS, como referência para a educação do nosso Município”, enfatizou a Profa. Anaci Paim, Presidente da Academia de Educação.
    O Seminário é aberto ao público, especialmente para Docentes do Ensino Básico  e Superior, Discentes, Conselheiros e Secretários de Educação e Profissionais da Educação.
    Quem desejar receber certificado deve fazer a sua inscriçao pelo e-mail academia.edufsa@gmail.com

AUTORIA: Academia de Educação de Feira de Santana - Ba



SIMPÓSIO NA FTC DEBATE OS DESAFIOS DO DIREITO PENAL MODERNO


Publicado em: 27/09/2017 - 10:09:18

    Objetividade, clareza e, sobretudo, conhecimento. Estes foram os principais aspectos do 1º Simpósio Jurídico Regional de Direito Moderno (SIMPOJUD), que nos dias 21 e 22 reuniu profissionais da área, professores e estudantes na FTC Feira de Santana, para discutir questões pertinentes à legislação brasileira, em especial o novo Código de Processo Penal. O evento teve cerca de 400 participantes.
    De foro por prerrogativa de função e a atual situação do sistema prisional do país, chegando a aspectos jurídicos da Operação Lava Jato e, claro, corrupção, delação premiada e impunidade, o simpósio abordou as mais variadas faces do Direito Penal, com a participação de seis palestrantes que se revezaram no Auditório Professora Terezinha Mamona. Houve, ainda, dois minicursos.
    Na avaliação da professora Geruza Gomes dos Santos, coordenadora do curso de Direito, o objetivo foi atingido. “A ideia é exatamente fortalecer as bases de determinados aspectos dos temas de Direito Penal, Processo Penal e Direito Digital, numa abordagem contextualizada, frente aos conflitos modernos vividos”, afirmou, destacando a importância dos estudantes discutirem temas essenciais do país.
    Geruza Gomes destacou a importância das parcerias “para sedimentar o resultado que tivemos nos dois dias de programação”, conforme frisou, bem como o nível dos palestrantes, dentre os quais Rogério Greco Procurador de Justiça e professor da Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais, autor de 20 livros sobre temas variados dentro do Direito Penal. Ele abordou o tema Sistema prisional brasileiro no século XXI.
    Também participaram do simpósio como palestrantes Jair Antônio Silva de Lima, Promotor de Justiça da Bahia e especialista em Direito Civil, Direito Penal e Direito Público; Fabiano Pimentel, pós-doutorando em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito de Coimbra (Portugal); e Fabrício Patury, Promotor de Justiça da Bahia; Fábio Roque, Juiz Federal e Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Gamil Föpel El Hireche, doutor em Direito Penal Econômico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
    Para o estudante Eurico Neto, um dos organizadores do SIMPOJUD, ao lado do professor Bruno Gigante Matos Rolim, o Direito Penal é uma fonte rica para os debates dentro e fora da sala de aula, o que, por si só, justifica o êxito do evento. Esta é, também, a opinião do estudante Elton Silva. “Saímos extremamente felizes e com uma bagagem de conhecimentos estupenda”, resumiu.
    A estudante Victória Lima, por sua vez, ressaltou a variedade, relevância e atualidade dos temas debatidos, “principalmente diante dos problemas que a área vem enfrentando, como o descrédito da Justiça, a corrupção e as questões do sistema prisional”. Ela considerou que foi um evento diferenciado, mesmo para quem não pretende atuar na área específica.
    A realização do simpósio mereceu aplausos da direção da Faculdade. O professor Cristiano Lôbo, diretor da Rede FTC, aplaudiu a iniciativa da comissão organizadora e do professor Bruno Gigante. “Isso é, de fato, fazer Academia e o estudante precisa viver esses momentos”, afirmou, na abertura do evento, que contou também com a presença da professora Marcly Amorim Pizzani, diretora adjunta.


AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



Mais Notícias

    Um estudo para viabilidade de parcerias entre a Universidade Estadual de Feira...

    O movimento internacional em conscientização sobre o cânce...

    Este ano a Academia de Educação de Feira de Santana vai abordar ...

    Objetividade, clareza e, sobretudo, conhecimento. Estes foram os principais as...

    "Da mente ao coração - Psicologia Hospitalar aplicada a pac...

INSTITUTO EUVALDO LODI Licenciatura Em Biologia Escola Estadual Em Anguera Cursando A Partir...

    O curso de Administração da Unidade de Ensino Superior de Feira ...

    As inscrições para a Oficina de Circo-Teatro do 2º semestre...

    O curso de Educação Física da FAN realizará nos di...

    A Academia de Educação de Feira de Santana elegeu, recentemente,...


Página de 21
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Som Alto
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados