menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
AÇÕES DO 2º ENCONTRO DOS ORIXÁS ESTÃO SENDO REALIZADAS EM FEIRA E REGIÃO

O resultado dos trabalhos do projeto está prevista para o mês de julho, no Centro de Cultura Amélio Amorim

Publicado em: 26/04/2017 - 14:04:38

    Estão em curso, desde o mês de março deste ano, as diversas atividades que compõe o projeto “II Encontro dos Orixás”, em Feira de Santana e nos municípios de São Gonçalo dos Campos, Irará e Conceição da Feira, integrantes do território de identidade Portal do Sertão.
    Sob a coordenação da produtora cultural, professora de Dança Afro e coreografa Carmem Silva, o projeto tem como principal objetivo fortalecer as autênticas manifestações culturais de matrizes africanas, colaborando com a conscientização quanto ao sentimento de pertença de um segmento identitário que historicamente sofre com o preconceito por parte de diversos extratos da sociedade.
    A culminância do II Encontro dos Orixás está programada para os dias 7 e 8 de julho, em evento que será realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, composto por exposição de esculturas dos orixás em papel machê, seminários temáticos e apresentação de espetáculos de dança e teatro, como resultado das oficinas realizadas em municípios da região.
    Durante o evento de conclusão do Encontro dos Orixás, também será apresentado o curta-metragem produzido pela equipe do projeto a partir de entrevistas com babalorixás, ialorixás, adeptos e estudiosos das religiões afro-brasileiras. Nas falas, que estão em fase final de captação em diversos terreiros, os personagens discorrem sobre as múltiplas vivências experimentadas cotidianamente por eles.
    O Encontro dos Orixás foi concebido originalmente em 2010, por Carmem Silva e pelo saudoso artista e estilista Adelson Brito, falecido este ano. Todas as ações desta segunda etapa do projeto têm o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e do Governo da Bahia.

AUTORIA: Elsimar Pondé



ATRAÇÕES PARA MICARETA DIVULGADAS PARA OS FOLIÕES FEIRENSES

Apesar da crise Feira terá sua festa maior, e com certeza com a mesma animação de sempre!

Publicado em: 24/04/2017 - 09:04:34

    Saulo, Pablo, Edson Gomes, Psirico, Timbalada, Cheiro de Amor, Armandinho, Dodô e Osmar serão atrações contratadas pela Prefeitura de Feira de Santana e que se apresentarão na Micareta, que acontece entre os dias 18 e 21 de maio.
    Axé music, arrocha, reggae, samba-reggae, pagode, frevos e marchinhas, mais atrações para a garotada. São ritmos para todos os gostos. Será uma Micareta sem cordas.
    Neste ano, praticamente todas os cantores e bandas serão contratados pela Prefeitura, que também se encarrega pela parte de infraestrutura do evento. Neste ano, a Micareta completa 80 anos de criada e vai acontecer pela 78ª vez – não foram realizadas durante a 2ª Guerra Mundial e logo depois do Golpe Militar.
    Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 20, no Paço Municipal Maria Quitéria, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, apresentou as atrações e mostrou alguns detalhes sobre a festa deste ano.
    Disse que, incialmente, devido a problemas financeiros, pensou-se na suspensão da Micareta neste ano. Levou-se em consideração a sua realização o peso e sua história, bem como a sua importância para os feirenses. “Mesmo com todos os problemas na economia do país, a festa está mantida”.
    José Ronaldo salientou que, com algumas exceções, todas as grandes atrações do Carnaval de Salvador se apresentarão para os foliões feirenses e visitantes. “E alguns deles, como a Timbalada e Harmonia estrearão para os foliões pipoca. Contratamos dentro das nossas possibilidades financeiras”.
    Ele disse ainda que se voltou para contratar atrações que antes se apresentavam nos blocos e que tem grande apelo popular. “Pela interação com os foliões, nomes como a Timbalada e Harmonia não poderia ficar distante do Circuito Maneca Ferreira”.
    O prefeito também disse entender o posicionamento dos donos dos grandes blocos, que neste ano, temendo prejuízos financeiros, decidiram não participar da festa. Mas alegaram que as vendas dos abadás estavam aquém da verificada no ano passado.
    No domingo, a criançada terá duas atrações específicas para elas. A cantora e apresentadora Carla Perez vai se apresentar na Micareta de Feira de Santana pela primeira vez, e o cantor Tio Paulinho, de grande sucesso no Carnaval de Salvador, também animará este público.
    José Ronaldo ainda anunciou que uma produtora ficará responsável pela contratação das atrações locais. Para tanto, a Prefeitura fará uma licitação que vai definir o nome da empresa. Ela também disse que a expectativa é que neste ano a festa seja encerrada por volta de 1h da manhã da segunda-feira, 22.
    Edson Borges disse que a organização da festa acatou a sugestão da Associação dos Barraqueiros e vai substituir 140 barracas que vendiam bebidas por kit com isopor, que reduzem os seus custos operacionais, bem como podem aumentar suas vendas.
    Lembro que a redução do valor pela ocupação do solo, neste caso, caiu de R$ 350, no ano passado, para R$ 100. Estiveram presentes os secretários de Comunicação Social, Valdomiro Silva, de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura, e o vereador João Bililiu.
 
    ATRAÇÕES:
 
    QUINTA-FEIRA
    Tayrone
    É o Tchan
    Chicabana
    Duas Medidas
 
    SEXTA-FEIRA
    Saulo
    Harmonia do Samba
    Amanda Santiago
    Robyssão
    Jammil
 
    SÁBADO
    Pablo
    Psirico
    Aline Rosa
    Edson Gomes
    Banda Eva
 
    DOMINGO
    Carla Perez
    Tio Paulinho
    Timbalada
    A La Vontê
    Armandinho
    Leo Santana
    Cheiro de Amor


AUTORIA: Release da SECOM



UNIFACS OFERECE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL GRATUITA EM FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 20/04/2017 - 09:04:33

    Quem está procurando emprego ou precisa de ajuda para se manter no mercado de trabalho pode comparecer ao estande da UNIFACS no Shopping Boulevard, em Feira de Santana, nos dias 20 e 27 de abril. Na oportunidade, o professor da Unifacs, Hélio Ponce, dará dicas práticas e orientação de como se tornar um profissional cada vez mais completo em um mercado de trabalho extremamente competitivo.
    A atividade, aberta a todos os interessados, é gratuita e abordará temas como educação continuada, crescimento profissional e trabalho em equipe. O atendimento será feito das 16h às 17h30, por ordem de chegada, e os interessados serão orientados individualmente. O professor da Universidade, Hélio Ponce, é consultor nas áreas de desenvolvimento pessoal e inteligência de mercado. É doutor em Desenvolvimento Regional (UNIFACS), mestre em Gestão Integrada de Organizações (UNEB), especialista em Gestão Empresarial (UEFS) e possui certificado como Coach Profissional e Executivo (SLAC).
    Confira a programação:
    20/04 - 16h às 17h30 – Coaching de Carreira: Como a Pós-graduação pode contribuir para o Crescimento Profissional
    27/04 - 16h às 17h30 – Liderando Equipes de Alta Performance


AUTORIA: Imprensa Via Press



NOVO MÉTODO ”ACADEMIA DE VIOLÃO” TEM LANÇAMENTO NESTA QUARTA (19)

Uma nova opção destinada ao aprendizado ou ampliação de conhecimento. Nesta quarta-feira (19), às 19 horas, no foyer da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), acontece coquetel de lançamento do novo método “Academia de Violão”.

Publicado em: 17/04/2017 - 10:04:35

    O projeto foi desenvolvido pelos músicos e professores Antonio Evaldo Barboza Machado, mais conhecido como Dionorina, e Carlson Victor da Conceição Santos. “A Academia de Violão é o método onde nós usamos três linguagens no aprendizado do violão popular: solfejo, que é a linguagem universal, acordes, ritmos e tablatura ou cifra, tudo de uma forma mais simples e direta”, explica Dionorina.
    Nos últimos métodos que pesquisou, Dionorina observa que não encontrou nada em termos de linguagem, nem ferramentas contendo novas tecnologias. Em compensação, reencontrou-se com o conterrâneo, estabelecendo parceria com Victor Santos, que retorna ao Brasil 30 anos depois de morar na França, atuando como músico e professor de violão.
    A aquisição do método e a matrícula para o novo curso podem ser efetivadas no 4º andar, sala 419, do edifício Mandacaru, localizado na rua Conselheiro Franco, 200, no centro de Feira de Santana.
    Os autores do método agradecem aos colaboradores dos meios de comunicação pela divulgação, a sensibilidade de empreendedores de visão, a exemplo das empresas Antonio Alencar (Belo) Consultoria Imobiliária, Clínica Radiológica, Panificadora Progresso, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), deputados Ângelo Almeida, Zé Neto e Carlos Geilson, além da Digê – Assessoria e Produção Cultural e coprodução de Casa Amarela, com design de Donguto.


AUTORIA: Geraldo Lima



PESQUISA DO NIEPFON SOBRE LUZES FORENSES GANHA DESTAQUE MUNDIAL


Publicado em: 10/04/2017 - 15:04:17

    A imprensa de países como Emirados Árabes e mais 15 da Associação Latino Americana deram destaque a pesquisas que estão em desenvolvimento na UNEF – Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana. O trabalho sobre Luzes Forenses é assinado por professores e alunos que compõem o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ciências Forenses do Grupo Nobre (Niepfon).
    A equipe é coordenada pelo professor Jeidson Marques, com a participação direta dos professores Rodney Guimarães, Maria das Neves, Alana Azevedo e com o apoio de estudantes dos cursos de Odontologia e de Engenharia da mesma instituição. De acordo com o coordenador, esses são alunos qualificados para ajudar na execução do trabalho, mesmo estando no segundo semestre do curso.
    A tecnologia empregada pela equipe na área da perícia de mordidas com luzes forenses foi um dos principais motivos da repercussão internacional, onde peritos podem fazer o registro de lesões que estão ocultas ao olho nu, tudo de forma rápida e imediata na tela do computador. “Montamos equipamentos capazes de fazer uma leitura de uma mordida, uma lesão subcutânea, a partir da luz infravermelha e ultravioleta”, concluiu Dr. Jeidson.
    Esse é um dos trabalhos realizados pelo Niepfon. Para a professora Maria das Neves, tudo faz parte de um trabalho árduo, mas feito com muita dedicação. “Para um pesquisador, uma publicação já nos deixa muito realizados” comentou.
    “Tudo isso mostra que a gente tá no caminho certo, porque são raríssimos os centros de estudos no mundo com esse tipo de pesquisas sobre comprimento de ondas e a gente já conseguiu ver que nosso trabalho vai agregar novidades na literatura mundial”, comemorou Dr. Jeidson, também coordenador do curso de Odontologia da UNEF.

AUTORIA: Release de MKT Grupo Nobre



NESTA QUINTA TEM MÚSICA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA MOSTRA SESC DE ARTES

Evento prossegue até o próximo sábado, em Feira de Santana, com apresentações em vários espaços

Publicado em: 05/04/2017 - 15:04:19

    A programação da 7ª Mostra Sesc de Artes – Aldeia Olhos D’Água prossegue nesta quinta-feira (6), em Feira de Santana, com espetáculos que envolvem teatro, música e contação de histórias. Em dois horários, às 9 e 14 horas, no Auditório do Sesc, no bairro Tomba, será apresentado o “Histórias Musicadas”, com direção da atriz Neide Kocca.
    Num ambiente agradável e acolhedor, o espetáculo une música de qualidade a histórias da cultura popular e da literatura infantojuvenil adaptadas com a finalidade de aguçar a fantasia e o imaginário dos ouvintes.
    A Mostra Sesc também oferece ao público feirense a apresentação do elogiado projeto “Sarau de Quintal”, a partir das 20 horas, no Teatro Margarida Ribeiro, com os artistas Mano Gavazza, Márcia Porto e Lucas Galvão.
    O Sarau é um show temático e cênico que une o canto, a música instrumental e a poesia, com um toque de valorização teatral. A ação artística envolve o contexto da singeleza de canções que marcaram época e remetem à memória emotiva das pessoas.
    Sesc
    O Serviço Social do Comércio (Sesc), uma das maiores fomentadoras de arte e cultura no Brasil está promovendo a sétima edição da Mostra Sesc de Artes Aldeia Olhos D’Água reafirmando a missão de contemplar a comunidade feirense com espetáculos de alta qualidade.
    O evento prossegue até o próximo sábado (8) e conta com atrações locais, regionais e de outros estados, abrangendo várias linguagens e integrando a primeira etapa do Festival Palco Giratório na cidade.
   
    SERVIÇO

    HISTÓRIAS MUSICADAS
    Data: 06/04/2017 (quinta-feira)
    Horário: 9h e 14h
    Ingresso: gratuito
    Classificação: Livre
    Local: Auditório do Sesc
    Duração: 40 min
    Elenco: Neide Kocca, Rafa Araújo e Angel Lima
    Direção: Neide Kocca

    SARAU DE QUINTAL
    Com Márcia Porto, Mano Gavazza e Lucas Galvão (BA)
    Data: 06/04/2017 (quinta-feira)
    Horário: 20h
    Ingresso: R$ 10,00 (inteira); R$ 8,00 (comerciários e dependentes); R$ 5,00 (meia)
    Classificação: livre
    Local: Teatro Margarida Ribeiro
    Duração: 120 min

AUTORIA: Elsimar Pondé



SEMINÁRIO E LANÇAMENTO DO LIVRO “DOS SENTIDOS DO AMOR”


Publicado em: 04/04/2017 - 10:04:38

    No dia 11 de abril de 2017, terça, das 08 às 12h00, acontecerá, no anfiteatro da UEFS, o Seminário e lançamento do livro “Dos Sentidos do Amor”. O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Investigações Transdisciplinares-NIT, vinculado ao Departamento de Educação da UEFS e conta com o apoio deste e do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UEFS.
    O Seminário/lançamento tem cunho teórico-vivencial e se configura como uma celebração ecoamorosa constituída de momentos prosaicos (prosas, falas, ponderações/reflexões sobre o Amor, o Ecoamor), e, de modo interligado, de momentos poéticos (dança, música, poesia, teatro, cantigas de roda...). Não será necessário fazer inscrição para participar do evento.
    O livro “Dos Sentidos do Amor” é de autoria do professor da UEFS Miguel Almir L. de Araújo e foi publicado pela EDUFBA.
    No decurso do livro, o autor atravessa a temática do Amor abordando-a a partir de horizontes de compreensão que transitam pelos campos do filosófico-antropológico e do poético. Assim, trata da complexidade do Amor como experiência que nos desafia pelos desvãos incomensuráveis do humano; como fulcro estruturante das in-tensidades da condição humana, do existir e co-existir humanos, que jorra Sentidos existenciais e coexistenciais; como núcleo seminal que constela a energia vital, a sinergia que nos entrelaça; como força irradiante, motriz e nutriz, que faz vicejar os fluxos da vida; como cuidado com o espírito de fineza, com os valores humanos primordiais: solidariedade, equidade, compaixão... a dignidade e a boniteza.
    O autor propugna a ideia de Ecoamor que pode ser compreendido como expressão vasta de busca de sabedoria em que nos dis-pomos para a vivência do Amor como amálgama interligante entre todos os seres vivos do ecossistema. Um Amor que potencializa a coexistência e o co-pertencimento inter-humano, inter-ser, ecohumano, ecofraternizante; que aponta para uma suposta Fraternidade cósmica. 


AUTORIA: Release de divulgação do evento



CHÁ DE CONVERSA E SOM DEBATE EMPODERAMENTO FEMININO

Atividade também contará com recital de poesia voltado para a temática da noite

Publicado em: 03/04/2017 - 10:04:44

    O Coletivo Chá promove na próxima quinta-feira (6), a partir das 19h30, em Feira de Santana, mais uma edição do Chá de Conversa e Som. A 18ª etapa do projeto será realizada, mais uma vez, no Malungo Centro de Capoeira Angola.
    Nesta oportunidade, o tema em destaque é “Mulher (es) e sociedade: um dedo de prosa”, quando teremos uma roda de conversa sobre empoderamento feminino. As convidadas são a advogada e poeta Fabiana Machado e a enfermeira e professora universitária Ellen Oliveira.
    Neste Chá vamos dar espaço para a poesia e contaremos com a participação especial da premiada poeta Clarissa Macedo, um dos mais relevantes nomes do universo literário nos tempos atuais.
    O Chá
    O Chá de Conversa e Som é um evento da sociedade civil, de acesso gratuito e classificação livre e fundamenta-se em encontros temáticos para “bate-papos” que girem em torno da cultura feirense, territorial e estadual.
    A proposta, idealizada em 2012 pelo artista plástico e percussionista Gabriel Ferreira, foi produzida em variados espaços da Feira de Santana como o Centro de Cultura Amélio Amorim, Cidade da Cultura e Museu de Arte Contemporânea (Mac).
    A atividade é organizada pelo Coletivo Chá, composto por Gabriel Ferreira, Bel Pires (Grupo de Pesquisa Populações Negras/Uneb e Malungo) e pelo radiojornalista e ativista cultural Elsimar Pondé.
       
    SERVIÇO
    O que: Chá de Conversa e Som - 18ª edição
    Quando: Quinta-feira, 6 de abril de 2017, às 19h30
    Onde: Malungo Casa de Cultura – Rua Barra dos Bandeirantes, nº 854 – Cidade Nova. Seguindo pela Avenida Fraga Maia, no sentido Conjunto João Paulo, entra na primeira à direita, lateral do supermercado Armazém.
    Realização: Coletivo Chá
    Entrada, chá e torrada: Gratuitos

 


AUTORIA: Elsimar Pondé



VOLTA A PEDIDO DO PÚBLICO O ESPETÁCULO: "A CIDADE DA RUA DIREITA"

Dentre os tantos espetáculos envolvendo os grupos Cordel e Conto em Cena, este fica mais dois dias em cartaz, mas deveria ter um apoio, inclusive para um tour por outros espaços da cidade, por ser intrigante e abrir curiosidades sobre nossa história!

Publicado em: 31/03/2017 - 10:03:06

    É década de 1930 na Cidade Comercial de Feira de Sant`Anna. Um homem misterioso chega à cidade e com ele a necessidade de conquistar sua herança. Histórias reais e fictícias se misturam num enredo envolvendo personagens históricos e tipos que circulavam na boca do povo. Música, comédia e drama compõem esse espetáculo que traz um final surpreendente.  
    A partir de uma pesquisa e de conversas com historiadores da cidade, O Grupo Cordel criou um espetáculo que propõe um resgate à memória cultural da cidade. Misturando ficção e os fatos pesquisados, surgiu um trabalho que diverte, e encanta o público que passa a refletir sobre assuntos tão próximos e nem sempre debatidos, tais como a destruição do patrimônio arquitetônico do século XIX.
    Através do texto rimado, música e humor, a plateia conhece um pouco da sua própria história.
    O espetáculo foi selecionado entre 106 inscritos para participar do Polo Teatral em 2017, ficando entre os doze para participar desse evento que indicou cinco peças ao Prêmio Braskem.
    A Cidade da Rua Direita fica em cartaz somente nessa sexta e sábado, no Teatro do Cuca, às 20h e com a participação dos historiadores, Clóvis Ramaiana, Carlo Mello e Vinícius Oliveira, que colaboraram com o processo de montagem, fazendo um bate papo sobre a “Feira de ontem e de hoje”:
    Embora a produção entenda que a peça deva ficar em cartaz apemas nestes dois dias, e tendo sido muito bem sucedida perante o publico feirense, pela  fusão bem humoradíssima que faz de nossa história com uma ficção improvável, o Viva Feira faz votos de que o espetáculo deva ficar em cartaz por um longo período para que mais e mais feirenses possam assisti-la, e conhecer um pouco da nossa história de um ponto de vista criativo e muto bem humorado deste competente Grupo Teatral.

SERVIÇO:
O QUÈ: A CIDADE DA RUA DIREITA – TEATRO
ONDE: TEATRO DO CUCA
HORARIO: 20H
VALORES: R$ 24,00 (INTEIRA) E R$12,00 (MEIA)
CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS

AUTORIA: Release de Geovane Mascarenhas



Mais Notícias

    A programação da 7ª Mostra Sesc de Artes – Aldeia Olh...

    No dia 11 de abril de 2017, terça, das 08 às 12h00, acontecer&aa...

    O Coletivo Chá promove na próxima quinta-feira (6), a partir das...

    É década de 1930 na Cidade Comercial de Feira de Sant`Anna. Um h...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana, o Centro Universitário de ...

    Estão abertas até o dia 03 de maio/2017 no Museu de Arte Contemp...

    Na próxima quarta-feira, 22, feira, 22, comemora-se o Dia Mundial da &A...

    O Centro SESC Feira de Santana comemora com orgulho o seu 20º anivers&aac...

    Os cantores feirenses Marcos Heynna e Venus Carvalho, estreiam no mês de...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana, o Centro Universitário de ...


Página de 20
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Festival Metropolitano Gospel
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados