menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Dr. Ed Forró
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-João Bosco do Nordeste
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
ANTOLOGIA TRIBUTO À ÂNGELA OLIVEIRA

A escritora Irlana Jane e a Editora Mandacaru lançam o Edital da Antologia Tributo à bailarina feirense Ângela Oliveira.

Publicado em: 12/08/2021 - 19:08:13

    Estão abertas as inscrições para a Antologia Tributo à Ângela Oliveira, bailarina feirense, fundadora da EARTE e patrona da cadeira nº 19, da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana-BA (ALAFS).
    A escritora Irlana Jane, organizadora da Antologia, salienta que, com esse livro, o objetivo é prestar uma homenagem e valorizar a excepcional contribuição para a cultura de Feira de Santana e região, deixada pela ilustre bailarina e professora feirense Ângela Oliveira, a qual é sua patrona na cadeira que ocupa na ALAFS.
    Podem participar da presente Antologia, qualquer pessoa, brasileira ou não, maior de 18 (dezoito) anos, residente no Brasil ou no exterior. Os menores de 18 (dezoito) anos, caso queiram participar, devem encaminhar anexo ao e-mail, cópia da autorização em PDF, assinada pelos pais ou responsáveis.
    O tema é livre, o gênero textual é poema, podendo ser encaminhados até 02 poemas com até 24 versos, não precisam ser inéditos, devendo ser enviados em anexo, junto com uma foto e uma breve biografia, para o e-mail: editoramandacaru@gmail.com com as seguintes configurações: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1,0. Serão selecionados apenas 30 autores.
    Demais informações podem ser acessadas através do link: https://editoramandacaru1.blogspot.com/2021/08/escritora-irlana-jane-editora-mandacaru.html, pelo Whatsapp: (75) 99168-1879 – editor Maroel Bispo  ou com a organizadora da antologia, escritora Irlana Jane - irlanajanem@gmail.com
    A classificação dos poemas resultará no livro, Prêmio Poetize 2017. Antologia Poética. Concurso Literário e uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural,alcançando o grande público, escolas e faculdades.
    Inscrições gratuitas até 05 de dezembro de 2016 pelo site: www.premiopoetize.com.br
    Editora Mandacaru, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana (Alafs), abriu inscrições para o 1º Concurso Internacional de Poesia Escritora Rejane Aquino.
    O concurso presta uma homenagem póstuma a uma das grandes expressões da poesia contemporânea feirense, falecida no último dia 17 de junho deste ano. Rejane Aquino dos Santos era membro da Academia de Cultura da Bahia, pós graduada em Produção de mídias para educação online (Ufba) e especializada em estudos linguísticos e literários (Ucam). Graduada em letras vernáculas (Uefs). Graduada em artes visuais (Iesfac). Autora de ‘’Carolina através do espelho’’ (Mondrongo, 2018). Integrante da Confraria Poética Feminina, do Grupo O Sarau, do Mulherio das Letras e do Projeto Versos de Mulher e participante de mais de 20 antologias.
    As inscrições estão abertas até o dia 03 de agosto e são gratuitas.
    Pode participar qualquer pessoa, brasileira ou não, maior de 18 anos, residente no Brasil ou no exterior.
Confira as normas:
    1 - O texto da obra deve estar digitado na língua portuguesa, formato Word, em fonte Arial, tamanho 12, tendo no máximo 24 versos, no gênero poesia, com tema livre.
    2 – Deverão ser encaminhados três anexos: o primeiro, apenas com o poema, sem o nome do autor, constando pseudônimo; o segundo, no qual o autor deve enviar uma pequena biografia com até quinze linhas, além de dados como: nome artístico, nome completo, endereço com CEP, e-mail e contato telefônico e o terceiro, com uma foto de perfil, de boa qualidade, formato JPEG.
    3 - O poema não precisa ser inédito.
   4 - A obra deve ser remetida para o e-mail: editoramandacaru@gmail.com, sendo que no assunto do e-mail deve constar: 1º Concurso Internacional de Poesia Escritora Rejane Aquino.
    5 – Podem participar do presente concurso, qualquer pessoa, brasileira ou não, maior de 18 (dezoito) anos, residente no Brasil ou no exterior. Os menores de 18 (dezoito) anos, caso queiram participar, devem encaminhar anexo ao e-mail, cópia da autorização em PDF, assinada pelos pais ou responsáveis.
    6 – Serão selecionados por uma comissão julgadora designada pela Editora Mandacaru, 30 (trinta) poemas, classificados de 1º a 30º lugar, sendo o resultado publicado na página oficial da Editora Mandacaru, no Facebook.
    7 – Premiação: 1º lugar: Certificado e três livros; 2º lugar: Certificado e dois livros; 3º lugar: Certificado e um livro; os livros entregues aos premiados serão de autores baianos, amigos de Rejane Aquino; os demais selecionados (4º ao 30º lugar) receberão Certificado digital. A critério da comissão julgadora, formada por profissionais da área de Letras e com elevado conhecimento na área literária, poderão ser concedidos certificados de Menção Honrosa para outros inscritos.
      8 – Nenhum autor efetuará pagamento ou receberá quaisquer valores pelo envio e publicação dos seus textos.
    9 – A Editora Mandacaru organizará um e-book, o qual será disponibilizado gratuitamente, no Facebook da editora, com os 30 poemas selecionados e outros textos de poetas convidados (máximo de 20), em homenagem póstuma à escritora e poeta Rejane Aquino. Apenas para isso, os autores cedem à editora os direitos autorais dessas obras, ou seja, os direitos sobre os textos continuam pertencendo aos respectivos autores.
    10 - Os autores que forem selecionados serão informados por e-mail.
    11 – Datas: a) inscrições: 28/06/2021 a 03/08/2021, podendo ser prorrogado por até 07 (sete) dias; c)Resultado: 15/08/2021; Publicação e disponibilização do E-book: 20/08/2021.

    Comissão Organizadora: Maroel Bispo, Alexandra Patrocínio e Cláudia Gomes
     Acesse o link e participe! Esta coletânea objetiva homenagear a bailarina feirense Ângela Maria Queiroz de Oliveira por ser a protagonista da primeira Escola de Dança de Feira de Santana – EARTE e por sua dedicação, empenho e amor a arte da dança. Ângela Oliveira também é patrona da cadeira nº 19, da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana-BA.
Biografia:
    Ângela Maria Queiroz de Oliveira nasceu em Feira de Santana, em 17 de julho de 1953, filha do médico, Dr. Herval Monteiro de Oliveira e da Professora Junília Queiroz de Oliveira, conhecida carinhosamente por “Eli”. Menina doce e meiga demonstrava um especial desvelo em leitura, música e artes cênicas. O seu irmão Luiz Augusto, tornou-se seu amigo inseparável e assim, criavam peças de teatro e números de circo, que divertiam os amigos e familiares. Ângela realizou a primeira apresentação de Dança assistida em Feira de Santana, no Ginásio Péricles Valadares, do Feira Tênis Clube.
     A partir de 1972 seu desejo de praticar e divulgar a dança foi concretizado e era o início de suas atividades como professora de dança, através de um grupo de amigas e primas. Nesse movimento, foi plantada a semente da EARTE, surgindo a Escolinha de Arte Criativa e Ballet, no fundo do quintal, da residência dos pais, na Rua Castro Alves, 792.  Este sonho e concretização foi efetivado e Ângela criou a segunda academia de dança da Bahia e a primeira de Feira de Santana.
     Realizou trabalhos de educação alimentar para a população; implantou em sua Escolinha de Dança cursos de Dança Criativa, Ballet Clássico, Iniciação Musical, Eurritmia, Oki Yoga, Curso Preparatório para Vestibular de Dança, História da Dança, noções básicas de Massagem Shiatsu,      Forma, Espaço, etc.
Para dar continuidade a este projeto de valorização e preservar sua memória no âmbito da minha patrona na Academia de Letras e Artes de Feira de Santana (ALAFS) é que venho prestar esta homenagem a essa grande bailarina feirense, pelo excepcional legado para Feira de Santana é que junto à Editora Mandacaru, designo a Antologia Tributo à Ângela Maria Queiroz de Oliveira, aos convidados.
Normas:
    1. Podem participar da presente Antologia, qualquer pessoa, brasileira ou não, maior de 18 (dezoito) anos, residente no Brasil. Os menores de 18 (dezoito) anos, caso queiram participar, devem encaminhar anexo ao e-mail, cópia da autorização em PDF, assinada pelos pais ou responsáveis.
    2. Cada autor poderá participar com dois poemas, escritos em língua portuguesa, tendo, no máximo, 24 versos/24 linhas.
  3. O tema é livre, o gênero é poema, os textos não precisam ser inéditos e devem ser enviados em anexo, para o e-mail: editoramandacaru@gmail.com com as seguintes configurações: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento 1,0.
    4. Informe seu nome completo e nome artístico (se tiver) cidade, estado, endereço com CEP para o envio do livro, contato telefônico e uma pequena biografia, que não pode ultrapassar 15 linhas.
    5. Envie em anexo uma foto de boa resolução, formato JPEG.
    6. O (a) participante deverá enviar os poemas já revisados (por gentileza, leia bem o seu texto antes de enviar).
    7. Serão disponibilizadas apenas 30 vagas.
    8. Cada autor que for aprovado receberá um Card para compartilhamento nas suas redes sociais, o qual também será postado no site e Facebook da Editora Mandacaru.
    9. Valor da antologia: R$ 50,00 (cinquenta reais), no intuito de custear cards, editoração, capas, diagramação, ficha catalográfica, registro ISBN, impressão gráfica e taxa de correios; esse valor dá direito a 01 (um) exemplar do livro físico; para quem desejar adquirir mais livros, a partir do 2º exemplar, o valor fica por R$ 45,00.
    10. Dados bancários para pagamento da antologia: Caixa Econômica Federal; agência 1611; conta corrente: 22688-5; Maroel da Silva Bispo, ou através PIX: CPF nº 294915415-87.
    11. Prazo das inscrições: 08/08/2021 à 30/09/2021, podendo encerrar antes, caso alcance o número de 30 participantes, ou prorrogado, se até a data não alcançar esse número;
    12. O autor só deve efetuar o pagamento após receber o e-mail confirmando a aprovação de seus textos. Em seguida, envie o comprovante para o e-mail: editoramandacaru@gmail.com
    13. Prova virtual da antologia:  A Editora enviará a cada autor a Antologia em formato PDF, para fins de Prova Virtual. É concedido o prazo de 03 (três) dias para verificação de seus poemas. Caso tenha algum erro, o autor deverá sinalizar qual é o erro ou informar APROVADO. Nessa oportunidade não é permitido acréscimo ou mudança nas obras, apenas correções, se houver. Após o prazo concedido, os textos dos autores que nada informarem, serão considerados aprovados.
    13. Prazo de entrega da Antologia: Após receber o arquivo da Antologia, a gráfica tem o prazo de 15 a 20 dias para entregar os livros impressos (Podendo ocorrer atrasos devido aos correios). 15. A Editora se compromete a enviar os livros para os endereços dos autores selecionados, em até 04 (quatro) dias, após recebê-los da gráfica, enviando o código de rastreamento para fins de acompanhamento junto ao site dos correios.
    14. O livro terá as seguintes especificações: Formato: 14,0x21,0 cm; miolo: até 100 páginas, em papel Offset 75g/m² 1 x 1; capa colorida: cartão supremo 250g/m² 4 x 0; orelhas:7cm; laminação: fosca; lombada: quadrada (Hot-Melt); acabamento: colagem PUR+ Refile + Shirink Individual.
   16. Os direitos autorais serão cedidos à Editora apenas para a publicação da presente antologia, não havendo assim, pagamento de direitos autorais aos participantes, por parte da organizadora da antologia ou da Editora Mandacaru. A autoria dos textos continua pertencendo aos respectivos autores.
   17. Ao enviar sua inscrição, o autor concorda com as presentes normas.
  18. Quaisquer dúvidas, contate a organizadora da antologia, escritora Irlana Jane, irlanajanem@gmail.com – com a Editora, através do e-mail: editoramandacaru@gmail.com ou pelo telefone (75) 99168-1879/WhatsApp – poeta Maroel Bispo.

Irlana Jane Menas da Silva
Organizadora

AUTORIA: Release da Editora Mandacaru - Maroel Bispo



VIRTUALIDADES NO SESC

Hoje, 29 de julho, tem recital no Sesc Virtualidades. Tem noite de poesia com o pernambucano Gleison Nascimento.

Publicado em: 29/07/2021 - 16:07:36

    O recifense @gleisonnascimento90 é poeta, declamador, roteirista e dramaturgo, e a convite do Sesc Bahia entra em cena com suas poesias autorais em uma apresentação inédita, trazendo consigo toda a oralidade que lhe é característica!
    Desde muito jovem Gleison se destaca como importante nome de sua geração de escritores. Em 2012 estreou na cena, onde experimentou a prática da oralidade. Anos depois trabalhou ao lado de Luna Vitrolira, Mariane Bígio e Clécio Rimas, seguindo depois em carreira solo. É ganhador do Prêmio Recitata (prêmio de declamação de poesia do Recife) e um dos escritores premiados no Edital “Itaú Cultural: Arte como Respiro”. O escritor se prepara para lançar seu primeiro livro “Quanto mais eu vou, eu fico”.
    O recital estará disponível no canal 📲www.youtube.com/SescBahiaOficial, às 19h de hoje. Não dá para perder uma noite para apreciar o talento, trabalho e potência desse jovem recifense.
    Se inscreva no canal e ative o sino para receber a notificação do início da apresentação.

É #culturaemcasa #sescvirtualidades #poesia #oralidade

AUTORIA: Release da Ascom do SESC-Ba.



SESC BAHIA ABRE INSCRIÇÕES PARA SEGUNDA TEMPORADA DO PROJETO FAZENDO ARTE NSESC - EM CASA

Serão oferecidos 10 cursos de artes gratuitamente!

Publicado em: 23/07/2021 - 17:07:36

    Estão abertas as inscrições para a segunda temporada 2021 do Fazendo Arte no Sesc – em casa, projeto realizado pelo Sesc Bahia, e que disponibiliza cursos e oficinas gratuitos em diversas modalidades artísticas. As atividades acontecem em ambiente virtual e são ministradas por instrutores da instituição. Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o formulário [encurtador.com.br/klyP9]encurtador.com.br/klyP9, que estará disponível até 27 de julho e selecionar a categoria desejada, nas áreas de música, teatro, artes visuais e dança.
    O projeto disponibilizará dez opções de cursos, com duração que variam de um a cinco meses. Para os interessados em dança, é possível se inscrever em “Dança Livre” – que trabalhará diversas possibilidades de movimentos, estabelecendo um diálogo com diferentes concepções e estilos de danças; “Dança Afro” – que propõe relacionar a técnica com os estudos dos movimentos rituais do candomblé, valorizando a nossa cultura, especialmente ligada às religiões de matrizes africanas;
“Salsa” – que se dedicará ao estudo das técnicas, do vocabulário e fundamentos iniciais da salsa; e “Zouk Only” – visa o desenvolvimento das habilidades corporais, rítmicas, físicas e artísticas dessa dança.  
    Para os aficionados em teatro, serão três opções de oficinas: “Interpretação Teatral – Iniciação às Leituras Dramáticas” – Leitura online de textos teatrais e estudo dos elementos que compõe uma dramaturgia para teatro, tais como personagens, protagonista, antagonista, enredo, gêneros teatrais, ação, tempo, espaço, atos, conflito, rubrica, entonação, clima, clímax, presença cênica e ritmo; “InterpretARTE, de Suassuna a Shakespeare: Do sertão ao primeiro mundo” – uma proposta lúdico-pedagógica tendo a interpretação teatral como linguagem. A história contada através do gesto e voz em um universo rico em pluralidades; e “Teatro Lambe-lambe” – visa capacitar o aluno na manipulação e animação de pequenos objetos, tornando-os aptos para a criação e montagem de espetáculos de curta duração.
    Na linguagem música, o público poderá se inscrever em “Iniciação ao violão popular”, que abrange exercícios de caráter rítmicos, dedilhados, com cifras, notação musical elementar, repertório popular adaptado ao violão, teoria musical elementar. Já o curso de “Percussão” – trará o ensino conceitual dos ritmos básicos de percussão, análise da percepção visual, auditiva e rítmica, introdução e desenvolvimento das habilidades técnicas, exercícios práticos para a execução dos instrumentos percussivos, estudo aplicado dos ritmos afro-brasileiros, tais como: Samba Reggae, Timbalada, Samba, Candomblé, Capoeira.
    O público interessado nas artes visuais está contemplado na oficina “Ilustração Botânica do plantio a pintura” – no qual será abordado de forma prática técnicas de desenho e pintura, partindo da parte botânica que será utilizada como referência para o desenho e pintura.
    As aulas do projeto terão início a partir do dia 15 de março e os selecionados serão informados por e-mail, seguindo o calendário de seleção publicado no site. Os alunos terão direito a certificado mediante 75% de presença nas aulas.

Mais informações: encurtador.com.br/klyP9 ou pelas redes sociais do Sesc Bahia Oficial

Abaixo mais detalhes dos cursos:

Dança Afro: 💃🏾😍
    Relacionar a técnica da dança afro com os estudos dos movimentos rituais do candomblé, valorizando a nossa cultura, especialmente ligada às religiões de matrizes africanas.
Profº Amilton Lino
De 18/08 a 16/12, das 9h às 9h50 (ter e qui)
A partir de 16 anos

Dança Livre:🕺🏾💃😍
     Promover vivências corporais ao participante através de diversas possibilidades de movimentos, estabelecendo um diálogo com diferentes concepções e estilos de danças.
Profª Líria de Souza
De 11/08 a 15/12, das 10h30 às 11h20 (seg e qua)
A partir de 18 anos

Zouk:🕺🎶😍
    Estudo das técnicas, do vocabulário e fundamentos iniciais do Zouk Brasileiro.
Profº Eduardo Menezes
De 17 /08 a 14/09, das 18h às 19h (ter)
A partir de 15 anos

Salsa: :🎶😍
    Estudo das técnicas, do vocabulário e fundamentos iniciais da SALSA. Aplicação prática das técnicas dessa dança visando o desenvolvimento das habilidades corporais, rítmicas, físicas e artísticas.
Profº Eduardo Menezes
De 20 /08 a 10/09, das 10h às 11h (sáb)
A partir de 15 anos

Artes Visuais :: 👨‍🎨🖌🎨
    Ilustração Botânica do plantio a pintura: Abordaremos de forma prática técnicas de desenho e pintura, partindo da parte botânica que será utilizada como referência para o desenho e pintura.
Profª Cida Porto
de 09/08 a 29/11, das 15 às 16h (seg)
A partir de 16 anos

Teatro: 📚📖😍
    Interpretação Teatral – Iniciação às Leituras Dramáticas: Leitura online de textos teatrais e estudo dos elementos que compõe uma dramaturgia para teatro, tais como personagens,protagonista, antagonista, enredo, gêneros teatrais, ação, tempo, espaço, atos,conflito, rubrica, entonação, clima, clímax, presença cênica e ritmo.
Profª Diana Ramos
    Turma 01 | De 10/08/21 a 26/11/21, 15 às 16h30 (ter e sex) / Pessoas interessadas de 11 a 17 anos que gostem de ler.
Turma 02 | De 09/08/21 a 25/11/21, 15 às 17h (seg e qui) / Contadores de histórias, educadores, atores, performers, demais interessadas, a partir de 18 anos, que gostem de ler.

InterpretARTE, de Suassuna a Shakespeare:📽🎞😍
    Do sertão ao primeiro mundo, uma proposta lúdico-pedagógica tendo a interpretação teatral como linguagem. A história contada através do gesto e voz em um universo rico em pluralidades.
Profª Eliana Valadares
De 12/08 a 02/12, das 15 às 17h  (qui) / 09 a 14 anos

Teatro Lambe-lambe:🎥🎬😍
    Capacitar o aluno na manipulação e animação de pequenos objetos, tornando-os aptos para a criação e montagem de espetáculos de curta duração.
Profº Gil Teixeira
De 10/08 a 16/12, 15 às 16h (ter e qui)
Público: A partir de 15 anos

Música -🎤🎸😍
    Violão Popular: O curso de Iniciação ao Violão Popular apresenta fundamentação teórica e prática com técnicas iniciais de execução e interpretação.
Profº Rafael Santiago:
De 13/08 a 17/12, das 19 às 21h (sex) / A partir de 14 anos

Percussão: 🎶😍
    Promover o ensino do ritmo afro-brasileiro através da prática dos instrumentos percussivos, com vista a propiciar aos interessados um conhecimento mais abrangente da cultura de matrizes africana.
Profº Zé Ricardo
De 04/10 a 15/12, das 14 às 16h (seg e qua)
A partir de 12 anos
Não perca esta oportunidade!!!

AUTORIA: Release da Ascom do SESC-Ba.



RE(XISTIRES) POÉTICOS: RECITAL COM SETÚVAL E LUCAS GALVÃO NA 2ª EDIÇÃO DO SEMINÁRIO DA FLIFS.


Publicado em: 22/07/2021 - 10:07:55

    O recital Re(existires) Poéticos é uma proposta literária, cultural e artística que se constitui na apresentação oral poética, visual e interpretativa, especificamente, através de uma produção audiovisual. Tem como finalidade provocar reflexões diante de questões associadas a existência e resistência em meio a vida humana que permeiam sobre as produções poéticas e aos enfrentamentos discursivos e atitudinais no que se refere a opressão e negação social no cotidiano.
A apresentação do recital será dia 22/07 às 18:30 horas no Canal do YouTube Flifsoficial durante a abertura da 2ª edição do Seminário da Feira de Livros de Feira de Santana (Seminário da FLIFS). Este evento estende-se até o mês de  agosto e se constitui em uma ação de política pública para o fomento a leitura e formação de leitores que, desde 2020, integra o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, desenvolvido há 14 anos. A ocorrência do Seminário será na modalidade virtual, reunindo professores, pesquisadores, estudantes e mediadores de leitura para um debate sobre a Literatura a partir dos conceitos da memória e resistência.
    Através de uma maneira dialógica e interpretativa a abordagem dada na apresentação audiovisual de Re(xistires) Poéticos está relacionada com recortes de diálogos soltos e articulados que vão se estruturando e compondo narrativas poéticas de autores brasileiros que recaem em proposições de diversas temáticas em que as imagens refletem atos de existência e resistência dos poetas no universo do uso das palavras como instrumento de permanência criativa e de reflexões.
    Segundo Setúval, criador da produção, o tema do recital baseia-se na conjugação do verbo existir (inicialmente oralizado) como pano de fundo para ilustrar a condição do existir humano com a ênfase na escuta do resistir associado a pronúncia dos dois verbos de modo a entendê-las como expressões que se conjugam quase semelhantes, mas com significados diferentes e oportunos de associações aos enfrentamentos da vida.
    Declara a professora Rita Breda, Pró-Reitora de Extensão da UEFS e Coordenadora da FLIFS que “os poetas Setúval e Lucas Galvão nos brindam com um repertório literário precioso, cuidadosamente escolhido e com uma excelente e forte performance. O espetáculo Re(xistires) Poéticos, sem dúvida, dará mais brilho ao Seminário FLIFS, pois nos presenteia com escritores e poetas clássicos e contemporâneos contribuindo para ampliação do repertório literário dos inscritos no Seminário.”
    Fazendo uso de poemas autorais de Setúval e Lucas Galvão, como também de autores brasileiros, a exemplo de Roberval Pereyr, Antonio Brasileiro, Conceição Evaristo, Manoel de Barros, Mário Quintana, Bráulio Bessa, Cecília Meireles, entre outros, a produção audiovisual vai tomando forma com as imagens e interpretações que remetem a uma perspectiva de projetar a palavra como ferramenta do fazer poético e da significação do poeta como denunciante das questões sociais.
    Cristiana Barbosa, Coordenadora Seminário da FLIFS também comentou sobre a produção: “Re(xistires) poéticos é uma celebração à  poesia! Setúval e Lucas Galvão, através de uma seleção primorosa, sensível e visceral, nos convida à releitura das obras apresentadas. As interpretações dos dois poetas e professores envolvidos convergem num compasso perfeito. O cuidado com o ambiente e a trilha musical escolhida nos envolvem numa intimidade entre texto e contexto, unida às suas falas potentes em linguagem teatral faz aflorar a sensibilidade dos ouvintes. Os conceitos de memória e resistência, subtítulo do Seminário FLIFS é explorado com sagacidade a partir dos textos literários. Apaixonante!”
    A ideia da criação e produção audiovisual é do poeta declamador Setúval que participa do elenco juntamente com o poeta Lucas Galvão. A gravação, fotografia e edição ficou por conta do publicitário Roberto Cordeiro, da Produtora Intervídeo, sendo as músicas instrumentais, que compõem o enredo do recital, assinadas pelo músico e cantor feirense Dann Silveira. Para acessar a abertura da 2ª edição do Seminário da FLIFS e a apresentação do recital Re(xistires) Poéticos é só clicar no link: https://youtu.be/k4c4GwC1TXQ

AUTORIA: Release de divulgação do evento



SESC NAS FESTAS JUNINAS: FORRÓ, REZA, CULINÁRIA NORDESTINA, BRINCADEIRAS E TRADIÇÃO

Programação online agita as redes socais do Sesc Bahia, com destaque para o tríduo de Santo Antônio e as lives de Targino Gondim e Forró da Gota

Publicado em: 09/06/2021 - 19:06:51

    Durante todo o mês de junho, o já esperado forró, as rezas cantadas em louvor a Santo Antônio, as delícias típicas do cardápio nordestino, é claro, muitas brincadeiras e oficinas temáticas integram o projeto Sesc nas Festas Juninas. Uma programação online gratuita que valoriza a cultura popular nordestina, mescla tradição e atualidade, e traz nomes como Targino Gondim, Carlos Pitta e Camerata Popular do Recôncavo. O público poderá participar dos festejos através do canal do Sesc Bahia no Youtube www.youtube.com/SescBahiaOficial e em outras plataformas digitais.
    Nos dias 11, 12 e 13 de junho, sempre às 19h, o público poderá conferir o tradicional Tríduo de Santo Antônio com reza cantada conduzida pela Camerata Popular do Recôncavo. A celebração mescla elementos da tradição e da religiosidade popular com uma concepção cênica desenvolvida pelo grupo. A Camerata desenvolve há mais de uma década um trabalho focado no universo da cultura popular brasileira, especialmente a nordestina, e elabora os seus espetáculos a partir do conteúdo de pesquisas etno-musicais.
    Todas as noites, ao final de cada reza, as apresentações artísticas esquentam a programação. No dia 11 de junho, às 20h, o cantor, compositor, cordelista e poeta Asa Filho apresenta o show “Asa Filho e Santo Antônio - Esperando São João” com um figurino que homenageia as quadrilhas e tradições juninas, além de muito forró, baião e galope sertanejo. No dia 12 de junho, às 20h, é a vez do forró acústico do pernambucano Timbaúba. O cantor e compositor, radicado em Feira de Santana, reúne nesta apresentação os maiores sucessos da sua carreira e algumas releituras que homenageiam a tradição junina e a nação forrozeira. No dia 13 de junho, Carlos Pitta comanda os festejos e apresenta o autêntico forró - xote, baião, galope, arrasta-pé etc - com uma roupagem eletroacústica e um repertório de músicas autorais do melhor de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Zé Ramalho, Raul Seixas, dentre outros.
    No dia 19 de junho, às 20h, Targino Gondim se apresenta ao vivo no canal Sesc Bahia do Youtube com o show “Sou o Forró”. O forrozeiro pernambucano, com título de cidadão baiano, traz uma musicalidade bem tradicional do cancioneiro nordestino com letras autorais e um passeio por grandes nomes da cultura como Gilberto Gil, Zeca Baleiro e Carlinhos Brown, além de canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, Fagner, Alceu Valença, dentre outros.
    E para deixar saudades das celebrações juninas do Sesc Bahia, a banda Forró da Gota se apresentará ao vivo, no dia 26 de junho, às 20h, com o show Baianeira. Com uma sonoridade baiana, ousada e de identidade urbana, chega com um repertório autoral, além de releituras de grandes artistas nordestinos, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos, Chico César, Nação Zumbi, Olodum etc. O Forró da Gota mistura baião com guitarrada, xaxado com chula e xote com chamego.
    O Sesc nas Festas Juninas é um projeto para toda a família e para todos os gostos. Diversos conteúdos estarão disponíveis nos canais do Sesc Bahia, como passeios turísticos virtuais, bingo, quermesse, aula de forró, oficinas de decoração e culinária, histórias sobre os festejos juninos, entre outros. Para ficar por dentro de toda a programação comemorativa, basta seguir os perfis da instituição nas redes sociais: Instagram - @sescba  |  Facebook - facebook.com/sescbahia. Inscreva-se no canal Sesc Bahia do Youtube e acione o sino para receber a notificação das estreias. #tododiaédiadesesc

Informações:
martinaargolo@sescbahia.com.br

AUTORIA: Release da Ascom do SESC-Ba.
Fotos




SANDRO PENELÚ LANÇA SEU PRIMEIRO ROMANCE


Publicado em: 19/05/2021 - 23:05:41

    O escritor e músico Sandro Penelú acaba de lançar o romance “O diário de Genivaldo Luz”, uma obra de ficção, cuja narrativa leva o leitor e transitar entre alguns dos universos paralelos que compõem a realidade.
    A personagem central do livro conta sua vida, numa época em que a simplicidade era a tônica nas relações humanas e o final acaba sendo surpreendente.
    O livro está sendo vendido pelo Whatsapp do autor (75-98821-6940) pelo preço de R$ 25,00 (com a entrega já inclusa no preço)

AUTORIA: Release do lançamento



SETÚVAL CELEBRA DOIS ANOS DO PROGRAMA Ô DE CASA! COM A PARTICIPAÇÃO DE DEL FELIZ


Publicado em: 15/05/2021 - 12:05:17

    Tendo em vista o aniversário de dois anos do Programa Ô de Casa!, o apresentador, poeta e compositor Setúval realiza uma Live no dia 17 de maio 2021 em comemoração a existência e continuidade do programa, a qual será transmitida pelo Canal YouTube Programa Ô de Casa!, ás 20 horas, tendo a participação do forrozeiro e compositor baiano Del Feliz que vai apresentar canções de sua autoria. Após a live será realizada a gravação do Programa Ô de Casa!, edição especial de São João, na residência do apresentador Setúval, o qual estará disponível para o público no dia 22 de junho.
    O Programa Ô de Casa! é um projeto artístico, cultural e científico que se constitui em uma proposta que busca promover o diálogo entre diversos atores sociais ligados as expressões culturais (cinema, música, literatura em prosa e poesia, dança, teatro, artes plásticas, entre outras) de Feira de Santana e de outras regiões, como também temáticas relacionadas ao campo científico com intelectuais das áreas de conhecimento.        Em se tratando da primeira edição do Programa, teve como convidado especial o cineasta feirense Tiago Rocha que produziu e dirigiu os filmes Sem Regras no ano de 2013 e Porque eu te amei – o capítulo não contado, em 2019. Na sequência de gravação das 05 edições do Programa entre 2019 e 2020, tivemos a participação do forrozeiro Targino Gondim, da atriz baiana Tânia Toko (Neuzão de Ó pai Ó), do músico e cantor baiano Gabriel Del FelizPóvoas, da cantora feirense Maryzélia (dois episódios) e de vários artistas feirenses do teatro, música e literatura que deram vida a tais edições. Devido ao impedimento de gravação das edições posteriores por conta da pandemia, o Canal passou a exibir a Série Literária Voz em Versos que consiste de vídeos-poemas de autoria de Setúval.
    A Live e a gravação do Programa serão totalmente restritas ao convidado Del Feliz, ao apresentador Setúval que comandará a transmissão da live juntamente com o jornalista e produtor cultural Elsimar Pondé, sendo ainda restrita a equipe técnica e de apoio composta de cinco pessoas. Nesse caso, obedecendo as recomendações preventivas relacionadas ao Covid 19, com a obrigatoriedade do uso de máscaras durante a estadia no local, exceto o forrozeiro no momento da sua apresentação musical, havendo a prescrição de distanciamento de 1,5 entre as pessoas, bem como o uso de álcool gel que estará à disposição em locais estratégicos, e, higienização prévia dos ambientes utilizados.
    Segundo relata Setúval “a live além de ser um momento de celebração é também de agradecimentos aos seguidores, patrocinadores, meios de comunicação, jornalistas, artistas e amigos que depositaram credibilidade ao Ô de Casa, fazendo com que todo apoio e parcerias fornecidas favoreceram a motivação para a sua continuidade.”
    O conteúdo do programa estar à disposição do público e quem se interessar em assistí-lo é só se inscrever e acessar o link do canal:

AUTORIA: Release de divulgação do evento



ROÇA SOUND FAZ UNIÃO DE ESTADOS EM EP DANÇANTE

“Roça Sound com Elas” tem as participações de Jessica Caitano, Keila, Mis Ivy e Paula Sanffer

Publicado em: 15/04/2021 - 19:04:12

    Faz um ano que o Brasil foi de fato atingido pela Covid-19, a sensação ainda é de desesperança, principalmente para quem trabalha com cultura. O grupo Roça Sound, resolveu mudar os ânimos com o novo EP Roça Sound com Elas, que conta com as participações de Jéssica Caitano (PE), Keila Gentil (AM), Mis Ivy (SP) e Paula Sanffer (BA) para botar todo mundo para dançar em casa. Tudo em parceria com o selo feirense Banana Atômica.
    Conhecidos pela mescla das culturas nordestinas e afro-americanas através de elementos do rap, ska e reggae, dentre outras influências de origem negra e periférica, o grupo usa o sound system na construção de suas músicas. Para este EP o Roça Sound se conectou com os sons de periferias pelo Brasil e se adaptou aos estilos das artistas convidadas. O Roça faz uma união entre os estados celebrando os ritmos de cada periferia escolhida.
    Em “Na Roça Tá Chovendo” em parceria com Jessica Caitano, o Roça apresenta música dançante inspirada no repente e no coco elétrico. Na parceria com Keila Gentil, ex-vocalista da Gang do Eletro, “Queima Bem” o brega funk e o tecnobrega ganham ênfase na letra que destaca a ponte entre a Bahia, estado natal do Roça e o Pará, estado em que Keila é radicada.
    Com “SambaRaggaReggae” há uma parceria com a notória cantora de Ragga Murfin, Mis Ivy, e o nome da própria música já entrega o que vem por aí. Com a feirense Paula Sanffer, hoje vocalista da Timbalada e que ficou conhecida após sua passagem pelo programa The Voice Brasil em 2015, temos uma mistura com rap, axé music e Bahia Bass, na música “O Baratineiro”. A letra trata daquela pessoa que diz que vai fazer, promete, mas “fala, fala, fala” e no final, não faz nada.
    “A ideia desse EP é conexão. É o que acreditamos e sempre fizemos! Trazer essas mulheres pro nosso público, conhecer e ir até o público dessas pessoas, conectar periferias, costumes, gírias, vivências, ritmos... A construção desse EP também aconteceu de modo muito natural, foi fluindo.  Só nos atentamos que tínhamos praticamente um EP pronto, quando me vi com 3 músicas em mãos com as vozes delas. Foi daí que partiu a ideia da produção. Mas isso é o resultado de conversas de camarim, de conexões entre um encontro e outro. Conhecemos elas em apresentações, ficamos fãs e o convite para uma parceria foi acontecendo - com elas o com mais alguns outros artistas que nos identificamos. Temos sempre a sensação de que um bate papo, uma conversa do passado, pode virar um trabalho no presente”, conta o MC Nick Amaro.
    Amaro é o responsável pela criação do grupo em 2007 junto com o MC Paulo Balla. Hoje completam o time o DJ Bomani e o dançarino Ed Murphy. O grupo acumula os lançamentos do EP “Você Guenta Quantos Rounds?” (2015) e o disco “Tabaréu Moderno” (2018).
    O EP Roça Sound com Elas tem quatro faixas e foi gravado no Crossover Estúdio, tem produção musical de Nick Amaro e o DJ Lerry, mixagem e masterização por André T, arte da capa de Márcio Button (Afrocollagem) e colagem de Don Guto e produção de Peg’a Visão e sai pelo selo Banana Atômica.
    O projeto tem o apoio cultural do Peg’a Visão e Banana Atômica e o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Redes Sociais
Facebook: https://www.facebook.com/RoCaSoUnD/
Instagram: https://www.instagram.com/rocasoundfsa/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_OILxj9_CWGM862bUnlXKQ

Mais sobre Banana Atômica
    Nascido em janeiro de 2019, o Banana Atômica é um selo e por vezes produtora sediada em Feira de Santana (BA) e encabeçada por Joilson Santos. Joilson já tem mais de dez anos de carreira e é um importante produtor na cidade, sendo o criador do festival Feira Noise, além de shows e eventos que movimentam a cena no local.

AUTORIA: Release Favoritel - Alessandra Braz - Fotos: Rafa Santos



EMPODERAELAS PROMOVE LIVE DE ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO


Publicado em: 07/04/2021 - 23:04:19

    O #EmpoderaElas promoverá no próximo dia 12 (segunda-feira) o evento online de encerramento da primeira edição do projeto. A live será realizada a partir das 19h, através do canal no youtube do projeto https://www.youtube.com/channel/UCVFoo9VsB5DUQwIGDVU0mxg, com a participação de Aloma Galeano, Suany Dantas, idealizadoras do projeto, e as convidadas Alanie Ramos, Jade Brum e Ioná Pereira da Silva.
    Alanie Ramos é psicóloga e trabalha com mulheres, negras e negros e LGBTQ+, co-fundadora do Espaço Gente - espaço do cuidado; Jade Brum é travesti em trânsito, atriz e drag queen; e Ioná Pereira da Silva -Yalomifã Makota Kididi – é pedagoga, especialista em dança educacional e artes cênicas, especialista em estado e direito dos povos e comunidades tradicionais, mestra em ecologia humana e gestão socioambiental.
    Além das participações, o evento vai anunciar a lista de selecionadas nos pitchs (propostas para produções culturais), fruto das atividades realizadas no último mês de março, com a participação de grande parte das 85 mulheres inscritas nas oficinas de Gestão e Produção Cultural, Marketing, Empreendedorismo criativo, assim como a própria tutoria em elaboração de pitchs, oficinas respectivamente mediadas pelas profissionais Aline Araújo, Lorena Porto e Milena Lopes. As selecionadas obterão consultoria cultural gratuita ao logo de 1 ano.
    De acordo com Aloma Galeano, ao término do processo, 7 alunas toparam participar da seleção dos pitchs e neste momento suas propostas estão sendo analisadas por uma comissão de mulheres atuantes no mercado cultural, tais como a produtora cultural Laís Almeida, Ana Reis, fotógrafa, e Eliz Lino também produtora Cultural. “Além do bate-papo com pessoas atuantes e de expressivas referências, neste dia anunciaremos o resultado das selecionadas nos pitchs, faremos uma avaliação dos resultados do projeto e as perspectivas para as próximas edições”, destacou Aloma.
    A primeira edição do #EmpoderaElas foi dedicado a mulheres em situação de vulnerabilidade social (negras, mães solo, bi, trans). Segundo as organizadoras, nesta edição, a maioria das alunas se autodeclararam mulheres negras, além de ter havido também a presença de mulheres pertencentes aos outros marcadores identitários almejados pelo projeto. “O projeto ultrapassou fronteiras com relação a localizações geográficas, acolhemos mulheres de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de Salvador, Conceição do Coité, Juazeiro e da própria Feira de Santana”, destacou Suany Dantas.
    O #EmpoderaElas tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

- Mais informações, https://linktr.ee/empoderaelasoficial

AUTORIA: Release de divulgação do evento
Fotos




Mais Notícias

    O escritor e músico Sandro Penelú acaba de lançar o roman...

    Tendo em vista o aniversário de dois anos do Programa Ô de Casa!,...

    Faz um ano que o Brasil foi de fato atingido pela Covid-19, a sensaç&at...

    O #EmpoderaElas promoverá no próximo dia 12 (segunda-feira) o ev...

    Ações coletivas nas áreas de gestão e produç...

    Luíz Pimentel, este excelente escritor feirense que não para de ...

    Para ampliar os horizontes do fazer teatral, a Coletiva de Teatro Insurgente l...

    O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, inicia a program...

    Livros, autores, produtores, mediadores. Conhecimento, informaçã...

    Estão abertas as inscrições para a segunda temporada do F...


Página de 41
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Viva Feira

Higienizar

Josy Santana Artes e Unhas
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados