menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
WORKSHOP DE DANÇA TRIBAL COM PRISCILA SODRÉ EM FEIRA DE SANTANA

Caminhos pelo Yoga para a auto observação e acesso à criatividade | Experimentação compositiva e Combos criativos é tema de curso a ser ministrado na cidade neste final de semana

Publicado em: 22/08/2017 - 14:08:41

    >>> Sobre o Workshop:   
    Este workshop faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela dançarina em sua pesquisa: Dança Tribal e Yoga - Fluxo, Criatividade e Manutenção.
    A Dança Tribal é uma dança de fusão, onde coexistem técnicas corporais de danças étnicas do mundo. Em constante transformação, absorve influências de diversas matrizes como a dança do ventre, indiana, flamenco e danças da cultura Hip Hop, resultando numa hibridação estético-conceitual, onde as expressões pelo movimento fluem a partir da autonomia compositiva do dançarino, conferindo-lhe originalidade. Neste workshop iremos trabalhar caminhos para auto-observação e acesso à criatividade pelo Yoga, bem como alguns combos criativos de tribal fusion com músicas do estilo trap reggae, dubstep e trap hip hop. .
    Das diversas técnicas oriundas do Yoga trabalharemos alongamento e "tomada de si" através dos Asanas e Pranayama, conscientização guiada a respeito das Nadis (canais de energia) e dos 3 principais nós de bloqueio ao longo da coluna vertebral (Atman couraça muscular do caráter - Heich). Na prática, mergulharemos em Samyama (meditação) com aplicação de Nyasa (técnica especial de visualização dos canais). A ideia é conhecer e experimentar a Potência própria, através da ativação intuitiva dos canais pelo movimento (tribal fusion) desenvolvidos ao longo da Coluna Vertebral e demais regiões do corpo. Por fim teremos o momento da Experimentação Compositiva, onde faremos uma "Análise da Aceitação" por meio de um método de escuta e uma dinâmica de improvisação, trabalhando noções de fluxo pelo movimento livre e fusionado.
    >>> Sobre a dançarina:
    Formanda do Curso de Produção Cultural pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, do Curso Técnico de Dançarino Profissional pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB e do Curso de Formação em Instrutores de Yoga pelo Atman – Centro de Yoga e Psicologia, Priscila Sodré é produtora, dançarina e professora de dança tribal (fusion bellydance) e yoga atuante na cidade de Salvador. Sua formação e experiências artísticas se dão de maneira híbrida, perpassando por áreas com teatro, poesia, artes circenses e dança. Atualmente desenvolve a pesquisa Dança Tribal e Yoga – Fluxo, Criatividade e Manutenção, que tem como ponto de partida acionamentos psico-físicos possibilitados por diversas técnicas oriundas do Yoga, com a finalidade de revisitar os processos criativoscompositivos de fusão que deságuam na linguagem da dança Tribal Fusion Bellydance.
    No universo da dança do ventre e tribal estudou com dançarinas brasileiras e de fora, entre elas Sharon Kihara e Ashley Lopez (EUA), Violet Scrap (Itália), Sundari (Croácia), Hilde Cannoodt (UK), Kilma Farias (PB), Rebeca Piñeiro (SP), Bela Saffe, Gal Sarkis, Joline Andrade e Karina Leiro (BA), por meio de aulas regulares, workshops e cursos de formação de nível intermediário e avançado. .
    Dançou em eventos como o Opa!Fest (Argentina), Tribal Remix 2015 e 2016, EtnoTribes Festival, Dramofone 2° e 3° edições, Festival Tribal Spin, Festival Bailares e Caravana Tribal Nordeste (BA), Mostra Casa Aberta do Festival Vivadança 2014, 2015 e 2016, IV Festival Campo das Tribos (SP). Também no 10° Festival Viva teatro, viva o circo! – SESC-BA, 11° Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia, Temporada Verão Cênico 2014 – FUNCEB e 10° Festival Anjos do Picadeiro (RJ). .
    Entre os atuais projetos desenvolvidos pela dançarina estão o Festival Tribal Spin, uma parceria com a dançarina e professora baiana Bela Saffe, o espetáculo O Palhaço e a Bailarina, parceria com Demian Reis e o espetáculo Tribal Connected #2, que reuniu artistas dedicados às pesquisas em dança tribal e fusões na cidade.
    >>> Serviço:
    O que: Workshop de Dança com Priscila Sodré | Tribal Fusion
    Onde: Bia Vasconcelos Centro Artístico e Cultural | Feira de Santana - BA (Av. Adenil Falcão 1205, Bairro Brasília)
    Quando: 27/08 | 14h às 16h (domingo)
    Quanto: R$ 55,00 para inscrições até 15/08 | R$ 65,00 para inscrições após 15/08.
    Informações e inscrições: biavasconcelosdance@gmail.com | Zap (75) 99136-4131 | www.biavasconcelos.com


AUTORIA: Bia Vasconcelos



INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA ESTÃO ABERTAS

É possível se credenciar pela internet ou de forma presencial, até 09 de setembro

Publicado em: 19/08/2017 - 08:08:32

    Está aberta a convocação para interessados e interessadas em participar do processo eleitoral do Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana. Os participantes deverão efetivar a inscrição até 09 de setembro, sendo que esta também é a data de realização da eleição, que ocorrerá a partir das 14 horas, no Centro de Cultura Maestro Miro.
    As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou através da internet. As pessoas que optarem pela primeira possibilidade deverão comparecer com a documentação necessária na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, na rua Estados Unidos, nº37, bairro Kalilândia, em horário comercial, de segunda a sexta.
    Quem optar pelo modo virtual deve enviar a documentação digitalizada para o e-mail: conselhodeculturafsa@gmail.com. Este mesmo e-mail também deverá ser acionado pelas pessoas que já haviam realizado inscrição referente à eleição cancelada do dia 22 de julho e que queiram participar do novo processo. Neste caso, basta validar a inscrição mediante envio de mensagem informando sobre o credenciamento realizado anteriormente.
    Quem se inscrever deve informar no formulário se pretende ser candidato, e neste caso qual categoria representará, ou se apenas está interessado em votar.
    Para outras informações sobre o regulamento e a documentação a ser apresentada para participação na escolha da nova composição do Conselho Municipal de Cultura, basta acessar o link: http://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/abrir.asp?edi=553&p=1
    Sobre a Comissão Eleitoral
    A comissão eleitoral, responsável pela condução e critérios relativos ao processo de escolha dos integrantes do Conselho de Cultura para o biênio (2017/2019) é formada por seis integrantes, representantes da sociedade civil e do poder público.

Fazem parte desta comissão:
Elsimar Ponde (Fórum Permanente de Cultura e jornalista), Aloma Galeano e Mayla Pitta (Fórum Permanente de Cultura e produtoras culturais), Edson Borges (Secretário de Cultura), Luis Augusto (Diretor de Cultura) e Antônio Campos (Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer). A respectiva comissão foi composta democraticamente em 22 de julho.

Fórum Permanente de Cultura: forumpermanenteculturafsa@gmai.com

AUTORIA: Elsimar Pondé



NOVA TEMPORADA DO CIRCUITO CULTURAL BELGO BEKAERT ESTREIA NOS DIAS 16 E 17 DE AGOSTO COM APRESENTAÇÕES DO ESPETÁCULO “DIA DE CIRCO” EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FEIRA DE SANTANA

Na temporada 2017, o Circuito pretende descentralizar a programação e levar atrações culturais para escolas públicas localizadas em distritos, bairros afastados da área central e região rural. Mais de trinta escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) cadastraram-se para receber o Cir

Publicado em: 10/08/2017 - 16:08:15

    Em sua sétima edição, o Circuito Cultural Belgo Bekaert estreia em agosto com apresentações do espetáculo “Dia de Circo” em instituições de ensino nos bairros Santo Antônio dos Prazeres, Novo Horizonte, Distrito de Maria Quitéria e Feira X. No dia 16, as apresentações ocorrerão no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Rosa de Lima Caribé Amorim, às 10 horas, e no CMEI Paulo Almeida Cordeiro, às 14 horas. No dia 17, o CMEI Paulino Martins dos Santos recebe o programa às 10 horas, e a Escola Municipal Dr. Alberto Oliveira, às 15 horas.
    “A ideia do Circuito é democratizar e ampliar o acesso à cultura e contribuir para formação de público através de espetáculos de reconhecida qualidade. Então, vamos levar as atrações teatrais do projeto para escolas localizadas em distritos, bairros afastados do Centro da cidade e zona rural, onde, muitas vezes, os estudantes costumam ter pouco contato com atividades culturais”, afirma Carla Maisk, Gerente Regional de Recursos Humanos da Belgo Bekaert Arames.
    Encenado pelo grupo Via Palco (Salvador, BA), o espetáculo Dia de Circo revive o encanto e a magia de um evento circense do passado e tem início com um cortejo em que os artistas desfilam convidando o público a se reunir ao redor do picadeiro a céu aberto. Como no circo tradicional brasileiro, o espetáculo é conduzido por um apresentador excêntrico que anuncia cada atração: mágico, acrobatas, malabaristas e palhaços. A peça foi indicada ao Prêmio Braskem como Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil 2008.
    A temporada 2017 do Circuito Cultural Belgo Bekaert segue até o fim de novembro com atrações direcionadas ao público infantojuvenil. O programa é realizado em Feira de Santana desde 2011 e já levou cerca de 65 mil espectadores às 278 apresentações promovidas em teatros, praças e escolas da cidade.
    O Circuito Cultural é promovido pela empresa Belgo Bekaert Arames por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem como proposta oferecer uma programação cultural regular à comunidade e democratizar a cultura como fonte de conhecimento e desenvolvimento. A iniciativa  conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Jornal Folha do Estado, Hotel Classe Apart e produção da Lima Produções Culturais. Além de Feira de Santana, o programa está presente em outras quatro cidades brasileiras - Contagem e Vespasiano (MG), Osasco e Hortolândia (SP).  A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural Belgo Bekaert podem ser conferidas na página  https://www.facebook.com/circuitoculturalbelgobekaert.

AUTORIA: Carol Campos



GRUPO AFRICANIA FAZ SHOW EM SÃO PAULO

No próximo dia 11 de agosto o já consagrado Grupo, em nossa região e na Chapada Diamantina faz show com o artista paraibano Furmiga Dub

Publicado em: 05/08/2017 - 05:08:17

    Para os aficcionados pela boa música, que conhecem o som do Grupo Africania, que mistura com maestria os sons de referências do candomblé mesclado com outros ritmos, faz o show "Ori", com participação especial do artista paraibano Furmiga Dub, no Sesc Belenzinho, na Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho. Maiores informações através do Telefone: (11) 2076-9700.
    O Grupo Africania é composto pelos seguintes músicos: Bel (percussão e voz), Ravel Carvalho (percussões e voz), Luís Henrique (bateria e voz), Bob Bulhões (voz e percussão), Jonas Costa (baixo) e Edmário Junior (guitarra). Em geral, todos, multi-instrumentas de comprovados e reconhecidos talentos, com os pés solidamente firmados nas músicas de raiz afro, com as melhores influências dos ritmos regionais.
    O SESC, sem dúvida, leva para o público paulista um dos melhores grupos do momento, que desenvolve  uma trabalho envolvente e contagiante, mostrando novas facetas criativas da música produzida no interior da Bahia e do Nordeste, que em geral ficam fora da grande mídia, por razões que desconhecemos, ou não. A participação do artista paraibano no show demonstra a harmonia da música nordestina em qualidade e identidade cultural!

AUTORIA: Viva Feira



MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA RAIMUNDO OLIVEIRA COMEMORA 21 ANOS – 03.08.2017


Publicado em: 31/07/2017 - 14:07:38

    O Museu de Arte Contemporânea, órgão regido pela Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, comemora no próximo dia 03 de agosto, a partir das 19h30, seu aniversário de 21 anos.
    O evento contará com apresentação do músico Dan Silveira, além  da exposição de pinturas do artista plástico feirense Marcus Moraes, que dá nome ao novo espaço de eventos do MAC numa homenagem sugerida pelo Presidente da FUNTITEC, Antônio Carlos Daltro Coelho e acatada pelo Prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.
    O Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira foi concebido em 1996 pelo Departamento de Cultura do Município, na época dirigido por Juraci Dórea Falcão, na gestão do prefeito José Raimundo Pereira de Azevedo. Desde que inaugurado, tem promovido por meio de uma linha museológica dinâmica, diversas exposições, palestras culturais, oficinas de artes, edições de livros e mostras de vídeos. Recentemente o Museu passou por algumas reformas paramelhorias em sua estrutura e para possibilitar a ocupação de um novo espaço por parte da população feirense.
   
    O QUE: Comemoração de 21 anos do MAC
    DATA: 03 de Agosto
    LOCAL: Museu de Arte Contemporânea
    ENTRADA GRATUITA

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea



NOTA DO FÓRUM PERMANENTE


Publicado em: 24/07/2017 - 15:07:04

    A sociedade civil organizada dividirá com o poder público o protagonismo na escolha dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana, para o biênio 2017 – 2019, respeitando os princípios que estabelecem como primordial a participação popular em processos desta magnitude.
    Uma comissão composta por três integrantes do Fórum Permanente de Cultura (Aloma Galeano, Maylla Pita e Elsimar Pondé) e três membros do poder público (Edson Borges, Luiz Augusto e Toinho Campos) se reunirá na próxima quinta-feira (27), a partir das 19 horas, para definir detalhes da eleição do Conselho. A Conferência Municipal e a própria eleição da nova composição do colegiado, que estavam programadas para o sábado (22), foram adiadas.
    O Fórum Permanente, desde o início deste processo em maio passado, se posicionou sobre a necessidade da sociedade civil ter seu papel devidamente reconhecido, em especial, a partir do momento em que foi criada a comissão responsável pela organização da Conferência e da eleição do Conselho. Assim como, cobramos aos representantes do poder público que fossem instituídos os devidos mecanismos para garantir a participação irrestrita da comunidade, flexibilizando a exigência documental para os interessados e interessadas em participar da Conferência.
    Para além deste aspecto, pontuado anteriormente, também alertamos sobre a importância de ser considerado o calendário relativo às conferências em âmbito estadual e municipal, que não podem estar dissociadas da etapa municipal.
    Diante destes elementos, entendemos que a posição da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, apresentada pelo secretário Edson Borges, atendeu aos posicionamentos enfatizados publicamente pelo Fórum e, portanto, representa uma vitória da sociedade civil, que não se calou diante de encaminhamentos que não consideravam as demandas populares.

AUTORIA: Fórum Permanente de Cultura de Feira de Santana.



MAC SEDIA SEGUNDA REUNIÃO DO PROJETO LEIA MULHERES EM FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 20/07/2017 - 14:07:10

    O leia mulheres é um projeto que tem como objetivo disseminar e incentivar a leitura de escritoras. Inspirado no projeto homônimo criado pela escritora Joanna Walsh, o #readwomen2014 (#leiamulheres2014) que consistia basicamente em ler mais autoras, clubes de leitura se formaram em São Paulo e no Rio de Janeiro e ao longo do tempo têm surgido em outras cidades do país.
    Abertos a participação de todos, os clubes contam com reuniões regulares para a leitura e discussão de obras literárias escritas por mulheres.
    O clube continua suas atividades na cidade de Feira de Santana com uma roda de discussão sobre o livro “Olhos d’Água” da Conceição Evaristo.
    Mediadoras:
    Larissa Rodrigues
    Mariana Paim
    Para mais informações sobre o projeto acesse o site do Leia Mulheres: http://leiamulheres.com.br/
    FB: www.facebook.com/leiamulheres
    Twitter: @_leiamulheres
    Instagram: @_leiamulheres
    E-mail: contato@leiamulheres.com
    O QUE: Segunda reunião do Projeto Leia Mulheres
    QUANDO: Dia 22 de Julho, Às 15:00h
    ONDE: Museu de Arte Contemporânea
    CUSTO: Entrada franca

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea



SESC FEIRA RECEBE 1ª ETAPA DO PROJETO SONORA BRASIL COM SAMBA DE PAREIA DA MUSSUCA (SE)

Promovido pelo Sesc, maior projeto nacional de circulação musical passará por 7 cidades do interior da Bahia com apresentações de grupos de cocos

Publicado em: 18/07/2017 - 14:07:51

    Em julho, o Sesc inicia mais uma edição do Sonora Brasil, considerado o maior projeto de circulação musical do país, com registro de mais de 520 mil espectadores desde a sua criação. No próximo dia 21, o Sesc Feira apresenta a 1ª etapa do projeto com o grupo sergipano SAMBA DE PAREIA DA MUSSUCA, representantes do tema “Na Pisada dos Cocos”. A apresentação começará às 19h e conta com preços populares.
    O Sonora Brasil é um projeto temático e essencialmente acústico, realizado pelo Sesc há 20 anos, que tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. O projeto, além de Paulo Afonso, também circulará pelas cidades de – Barreiras, Feira de Santana, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. 
    O tema “NA PISADA DOS COCOS” apresenta variantes desta expressão lítero-cênico-musical típica da região do Nordeste trazendo dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior. É uma prática coletiva que envolve, na maioria das vezes, grupos mistos, formados por homens e mulheres, que são encontrados em áreas urbanas e na zona rural, inclusive em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, onde a dança e a música, integradas, estão presentes nos terreiros, nas festas populares e em ritos religiosos.
    O grupo que circula nessa primeira etapa - SAMBA DE PAREIA DA MUSSUCA (SE) é do Povoado de Mussuca fica no município de Laranjeiras em Sergipe. É uma comunidade de remanescentes quilombolas que se empenha para manter as tradições herdadas de seus antepassados, como o Samba de Pareia. O nome viria do fato de ser dançado em pares. Hoje, na Mussuca, ele é dançado por mulheres, contando com a presença de homens apenas como tocadores que sustentam o ritmo com dois tambores médio-graves e uma porca (cuíca). Completa a instrumentação um ganzá, tocado por uma das mulheres, e, o principal elemento rítmico, a pisada dos tamancos das dançadeiras. Esta manifestação está relacionada a um ritual de nascimento que vem dos antepassados, onde o grupo se apresenta para comemorar a chegada de mais uma criança no povoado, dando-lhe as boas-vindas no seu décimo quinto dia de vida.
    Mais Informações: www.sescbahia.com.br
       
    SERVIÇO:
    1ª ETAPA SONORA BRASIL – NA PISADA DOS COCOS | SAMBA DE PAREIA DA MUSSUCA (SE)
    Data: 21 de julho
    Horário: 19h
    Ingresso: R$10 (inteira) | R$5 (meia) e R$8,00 (comerciários e dependentes)
    Local: Sec Feira (Rua Guaratatuba, 345 – Tomba)


AUTORIA: SESC Feira de Santana



FÓRUM PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Atividade é aberta ao público e antecede a eleição da nova composição do colegiado

Publicado em: 11/07/2017 - 10:07:27

    O Fórum Permanente de Cultura de Feira de Santana promove nesta quarta-feira (12), a partir das 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea (Mac) uma Roda de Conversa com o tema Conselho Municipal de Cultura – Conferência e Participação Social.
    Produtores, artistas, ativistas culturais, divulgadores, fazedores de cultura em geral e pessoas que se interessem pelos assuntos em destaque são convidadas a participar deste momento.
    Ainda e    ste mês, no dia 22, será eleita a nova composição do Conselho Municipal de Cultura e a Roda de Conversa desta semana representa uma oportunidade importante para que as questões relativas ao funcionamento deste colegiado e os critérios de participação sejam debatidos pelos presentes.
    O Fórum, responsável pelo evento desta quarta, reúne pessoas que atuam no segmento em Feira de Santana nas mais variadas linguagens e tem caráter informal.
    O grupo é aberto, não possui estrutura diretiva verticalizada e foi criado em 2011 com a proposta de discutir políticas públicas, de fomento e incentivo, e articular ações em prol do campo da cultura.
   
    SERVIÇO
    O QUE: Roda de Conversa sobre o Conselho Municipal de Cultura
    QUANDO: Quarta-feira, 12 de julho, a partir das 19 horas
    ONDE: Museu de Arte Contemporânea (Mac) – Rua Geminiano Costa, nº 255 – Centro – Feira de Santana
    QUANTO: Acesso livre e gratuito

AUTORIA: Elsimar Pondé



Mais Notícias

    Um dia depois dos dias dos namorados, nesta terça-feira (13/06), &agrav...

    No dia 10 deste mês (sábado), o Museu de Arte Contemporânea...

    No salão de exposições do Museu Parque do Saber, 11 fragm...

    O cantor e compositor Mohzah apresenta na próxima sexta-feira, 02 de ju...

    A peça teatral “Cosmonave”, roteirizada pelo ator Jos&eacut...

    O filme documentário “Suspiros de um Trovador”, dirigido pe...

    A edição da Feira da Praça neste final de semana, no s&aa...

    A trajetória da cantora feirense Maryzélia, um dos mais importan...

    Estão em curso, desde o mês de março deste ano, as diversa...

    Saulo, Pablo, Edson Gomes, Psirico, Timbalada, Cheiro de Amor, Armandinho, Dod...


Página de 22
| | | | |

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados