menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
INTERARTES


Publicado em: 14/12/2017 - 11:12:43

    Para fechar o ano com chave de ouro, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira vai ser palco do encontro das artes plásticas, da música e da literatura, mesclando toda essa diversidade cultural em um evento no dia 14/12/2017.
    Um dos destaques do evento, o artista plástico Júlio Firmo, que é natural de Feira de Santana e trabalha há 15 anos com os mais variados segmentos da arte, como pinturas, gravuras, esculturas. HQ´s, entre outros, fará pela quinta vez uma exposição no Mac.
    O evento também contará com a participação da banda Outros baianos, formada por Janno e Tanny Brasil, oferecendo ao público música de qualidade.
    As Edições MAC estará lançando os seguintes livros:
    - Outubro, de Juraci Dória (coleção Aldebarã no10)
    - Revista Mira
    - Três Cordéis da Coleção Tapa Covas, Coordenada por Romildo Alves.
    - Marias, de Maria Clara Struduth (coleção Rabiscos no10)
    - Relançamento do livro: Inegociável de George Lima
    - Livro de Haikais de Olga Savary
     Outros lançamentos
    -Sofá de Veludo, haikai de Johny Guimarães
    -Haikai ao sertão, de Robério Barreto
    -Antes das águas, de Raimundo Nonato

    O quê: InterArtes no MAC (mistura das artes plásticas, da música e literatura)
    Quando: 14/12/2017 às 20:00 hrs
    Onde: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
    Entrada gratuita



AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea



FEIRA DA PRAÇA REALIZA ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO


Publicado em: 12/12/2017 - 15:12:50

    Sempre com a  proposta de trazer a revitalização do espaço público e o incentivo para o comércio do pequeno empreendedor de uma forma descontraída, a FERIA DA PRAÇA é um laboratório para empreendedores virtuais que os incentiva a deixa de ser projetos caseiros e assumir uma produção de grande porte, como já aconteceu com diversos expositores que iniciaram, de fato, seus negócios na FEIRA DA PRAÇA.
    A FEIRA DA PRAÇA traz diversas opções gastronômicas, expositores de artesanato, moda, dentre outros produtos que são excelentes opções das lembrancinhas de Natal e amigo secreto, com preços acessíveis, tudo isso acompanhado de boa música e muita diversão para todas as idades.
    Com um convite a confraternização, a última edição da FEIRA DA PRAÇA de 2017 acontece neste sábado (16) e domingo (17), das 11 as 21h, na Avenida Nóide Cerqueira, em Feira de Santana. A temática será natalina e o evento aberto ao público é uma excelente opção de lazer para família e as tão esperadas confraternizações de final de ano. A Feira da Praça já tem tradição em trazer shows de grandes nomes da música baiana, como Armandinho, Adelmo Casé, Alexandre Peixe, Magary Lord e nessa edição vai trazer a banda Batifun.

    Confira a programação musical da FEIRA DA PRAÇA:
    SÁBADO (16)
    17H SOUL BAIANO
    19H AQUELE AXÉ
    DOMINGO (17)
    17H BATIFUN
    19H MARCIONÍLIO (ex band Eva)

AUTORIA: Release de divulgação do evento



ORIENTAL FAIR: FESTIVAL DE DANÇA BAHIA/ BRASIL ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA EM FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 30/11/2017 - 09:11:53

    Neste final de semana acontece a edição anual do Oriental Fair: Festival de Dança Bahia/ Brasil. O evento que já está em seu 7º (sétimo) ano, conta na abertura de sua programação com um Show de Gala no dia 2 de Dezembro, em que alunos de dança oriental de Feira de Santana dançam ao lado dos bailarinos profissionais convidados de vários Estados do Brasil. O Show é temático e todo o cenário, figurino, músicas e coreografias dizem respeito ao tema escolhido ‘’Egito: Deuses e Mitos’’.
    O espetáculo com formato pioneiro na região Nordeste, é produzido e coreografado por Bia Vasconcelos e conta com uma super equipe técnica a fim de proporcionar aos expectadores um evento inesquecível. Neste ano os bailarinos convidados serão Marcelo Justino, Maria Badulaques, Sarita Del Pino e Juliana Bononi (de São Paulo/ SP), Carol Freitas (Brasília/ DF) e Priscila Sodré (Salvador/Bahia).
    No dia 3 de Dezembro o Oriental Fair promoverá também a capacitação técnica dos participantes mediante o oferecimento de quatro oficinas práticas, ministradas pelos professores de São Paulo e Brasília. As oficinas oferecem 30 vagas por turma a fim de viabilizar o intercâmbio entre os estudantes feirenses que não têm oportunidade de viajar para outros estados para aperfeiçoar-se com diferentes profissionais. Nas aulas serão abordadas as principais técnicas da dança, direcionadas a todos os níveis.
    Durante toda a programação do evento haverá a Feira Oriental com artigos específicos de dança, acessórios, figurinos, variedades e artesanato a preços populares, além de produtos direcionados ao universo feminino, fitness, saúde e bem estar.
    O Oriental Fair acontecerá no Centro de Cultura Maestro Miro, sendo uma excelente opção cultural para toda a família neste final de semana.
    Maiores informações:
    www.orientalfair.com.br | biavasconcelosdance@gmail.com | (75) 99136-4131
   
    SERVIÇO
    Oriental Fair: Festival de Dança Bahia/ Brasil
    Show de Gala Egito: Deuses e Mitos
    2 de Dezembro (sábado) às 20:00h | Centro de Cultura Maestro Miro | Inteira R$ 40/Meia R$20
    Oficinas de Aperfeiçoamento Técnico
    3 de Dezembro (domingo) das 09:00 às 13:00h | Centro de Cultura Maestro Miro
    Oficina 1: Maria Badulaques (SP): 09:00h | Tema: Perspectivas e dialetos novos do ATS - inspirado no ATS Homecoming 2016-2017
    Oficina 2: Marcelo Justino (SP): 10:00h | Tema: Tribal Brasil: Magia dos Orixás
    Oficina 3: Carol Freitas (DF): 11:00h | Tema: O uso de arquétipos na construção de um personagem
    Oficina 4: Juliana Bononi (SP): 12:00h | Tema: Diversas formas de trabalhar a expressão em sua dança

AUTORIA: Bia Vasconcelos



MOMENTO AUTOCONEXÃO – 30.11.2017


Publicado em: 28/11/2017 - 15:11:59

Diante do contexto em que vivemos com muita informação e conhecimento para ser administrado, uso excessivo da tecnologia, as pessoas se distanciaram de sua essência e do contato físico social, esquecendo o verdadeiro sentido de ser, passando a se preocupar mais com o ter. É preciso despertar para o autoconhecimento, desenvolver a autoconsciência, se tornar observador dos processos, das pessoas ao nosso lado, olhar para dentro de si, resgatar o amor próprio e o amor pelo próximo. Vamos ampliar a nossa consciência, vamos nos presentear, há uma essência perfeita dentro de nós.
A ação que será desenvolvida: Momento AutoConexão com duração de 3:00 h, desenvolvendo atividade de formação nos temas da Psicologia Positiva, autoestima, resiliência, com as participações artísticas do Grupo Literomusical Mar Miçangas e esquetes dramáticos.
OBJETIVOS DA PROPOSTA
- Estimular a conexão com a essência interior, restaurar vínculos: consigo e com a comunidade social, otimizando a InterConexão.
- Desenvolver o autoconhecimento.
- Fortalecer o amor próprio e autoconfiança, com olhar na autocompaixão, gerando segurança para vencer o medo e romper barreiras.
- Interagir com os parceiros e a comunidade participante aprimorando as ações pela educação continuada.
A ideia do projeto é difundir os conceitos sobre psicologia, levando este saber para o maior número de lugares possíveis, intermediando esta ação com músicas e textos reflexivos sobre o ser, sua existência, sua busca pelo equilíbrio. Ao entrar em conexão com a sua própria essência surge com mais desenvoltura a interconexão, deste entendimento poderá surgir a sinergia para a realização dos projetos de vida com resultados mais elevados.

AUTORIA: Museu de Arte Contemporânea



FEIRA NOISE COMEÇA NESTA QUINTA COM MAIS DE 30 APRESENTAÇÕES DE ARTISTAS DE TODO O BRASIL

Maior festival independente da Bahia é promovido pelo Feira Coletivo Cultural

Publicado em: 22/11/2017 - 03:11:20

    Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades.
Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja.
    Também teremos no primeiro dia do evento a apresentação do projeto “Trilha Sonora pra criar Cabras”, com o poeta Zecalu e o DJ Brenus Tsokas. A entrada nesta data será gratuita.
    Entre sexta-feira e domingo, as apresentações musicais e demais atividades da programação serão realizadas no Teatro de Arena. Na sexta (24), os portões estarão abertos a partir das 18 horas, no sábado (25), a programação será iniciada às 14 horas e no domingo (26), a partir das 13 horas.

ATRAÇÕES

    Com um line-up mais sólido e plural a cada ano, o Feira Noise 2017 contará com shows de bandas já consolidadas no cenário musical, como Dead Fish (ES), Maglore (BA) e Selvagens à Procura de Lei (CE) e grupos mais novos que tem se destacado em todo o país, como The Baggios (SE), Ventre  (RJ) e Deb and The Mentals (SP).
Entre os nomes baianos, temos atrações também estabelecidas no contexto nacional (Larissa     Luz, Canto dos Malditos na Terra do Nunca e Pedro Pondé), bandas independentes com boa rodagem (Novelta e Clube de Patifes) e novas apostas locais (Iorigun, Sofie Jell e Tripulação 14).

TENDA BLACK E MAIS

A programação da Tenda Black, espaço já tradicional no Feira Noise, contará com o grupo Roça Sound (sexta), Dj Larry (sábado) e Rádio Livre, com Don Guto e Brenus Tsokas (domingo). O DJ Big Bross fará participações especiais durante os três dias.

O Grafitti vai uma vez terá destaque no festival. Teremos Live Paiting com os grafiteiros feirenses Kbça Grafitti e Charles Mendes e com a paraibana Witch, que também é integrante da banda Sinta a Liga Crew.

Para este ano, a Feira Gastronômica está turbinada e contará com parceiros que vão garantir uma super variedade de opções de alimentação. Vai ter Spetto Nômade, Cantinho do Sabor, Rei do Beiju, Gastrono Burger, Arcana Temaki, Cervejaria Sertões, Creperia Paris e a Sim, tem Acarajé. 

Também está garantida mais uma vez a Feira Camelô 2.0 com muito mais opções de produtos em comparação com outras edições do Feira Noise.
 
Confira a programação completa:

Mesa de abertura - Teatro Amélio Amorim – 23/11
Palestra: Delírios Utópicos de Cláudio Prado
Show: Trilha Sonora pra Criar Cabras

Arena Amélio Amorim - Sexta-feira - 24/11

Abertura dos portões – 18 horas - TENDA BLACK
19h00 Tripulação 14 (BA)
19h45 Santini e Trio (BA)
20h30 Sinta a Liga Crew (PB)
21h15 Selvagens à Procura de Lei (CE)
22h10 The Baggios (SE)
23h05 Africania (BA)
00h00 Larissa Luz (BA)

Arena Amélio Amorim - Sábado - 25/11

Rodas de Conversa – 10 horas – Amélio Amorim
“Festivais independentes. Quem banca essa festa”?
“Feminismos e Ativismos”

Abertura dos portões – 14 horas - TENDA BLACK
15h00 Sofie Jell (BA)
15h45 Ronco (BA)
16h30 Barro (PE)
17h25 Iorigun (BA)
18h20 Ventre (RJ)
19h15 Mombojó (PE)
20h10 Mad Monkees (CE)
21h05 Belzeblues (BA)
22h00 Novelta (BA)
23h00 Maglore (BA)
00h30 Dead Fish (ES)

Arena Amélio Amorim - Domingo - 26/11

Abertura dos portões – 13 horas - TENDA BLACK
14h30 Kareen Mendes (BA)
15h15 Opanijé (BA)
16h20 Deb and The Mentals (SP)
17h15 Canto dos Malditos na Terra do Nunca (BA)
18hoo Clube de Patifes (BA)
18h55 André Prando (ES)
19h50 Achiles (BA)
20h45 Roça Sound (BA)
21h40 Dingo Bells (RS)
22h35 Pedro Pondé (BA)
SERVIÇO
O QUE: Festival Feira Noise
QUEM: Mais de 30 atrações de música e dança, além de rodas de conversa, grafitti, debates e muito mais
QUANDO: De 23 a 26 de novembro de 2017
ONDE: Centro de Cultura Amélio Amorim, na Avenida Presidente Dutra, nº 2222 – Bairro Capuchinhos – Feira de Santana – Bahia
INGRESSOS: Quinta, dia 23, acesso gratuito e de sexta à domingo, a inteira custa R$ 40,00 e a meia R$ 20,00. Passaporte para todos os dias: R$ 90,00 (inteira) e R$ 45,00 (meia).
PRA SABER MAIS: www.feiranoisefestival.com.br


AUTORIA: Release do Coletivo Cultural de Feira de Santana



ENCONTROS | JOVENS FEIRENSES LANÇAM WEB SÉRIE


Publicado em: 13/11/2017 - 12:11:31

    A web série Encontros  é um lançamento do canal da produtora Ticuna Filmes no Youtube. A série é uma  produção cinematográfica feirense realizada como resultado da matéria de Produção de Conteúdos Multiplataforma, ministrado pela prof. Daniela Ribeiro, na Faculdade Anísio Teixeira.
    A web série conta a história de um jovem casal que decidem morar juntos, trazendo assim momentos de reflexão sobre as mudanças na vida jovem adulta.
    Com toda a produção realizada pelos estudantes Marco V.  Rocha, Vinicius Rios e Willian Macedo. A web série está dividida em 5 episódios e conta coma participação de atores e atrizes feirenses. Dando assim maior visibilidade aos artistas da cidade.
    Esse tipo de produção abre novas possibilidades para os alunos inovarem e fazerem projetos cada vez mais desafiadores, já que dentro do ambiente acadêmico as formas mais diferentes de se fazer um trabalho muitas vezes não são exploradas.
    Os produtores Marco V. Rocha (21)  e Vinícius Rios (21) em entrevista falam do processo de produção e dos novos projetos. Com a intenção de lançar um curta metragem ainda este ano, o curta pode ser considerado uma análise das relações humanas a partir da dependência da tecnologia.
    Os dois são estudantes de comunicação, mas viram no curso de publicidade e Propaganda uma forma de trabalhar e atuar no campo cinematográfico, tendo o auxílio da  grade curricular dos cursos para enriquecer ainda mais na formação deles como profissionais. Marco  Rocha fala que ” Publicidade é um caminho para o cinema”, e que pretende atuar como diretor de cena.  Já Vinícius Rios ” Eu entrei na faculdade de jornalismo também buscando o cinema, mas na área de atuação”, ele conta que após conhecer os amigos que hoje formam a Ticuna Filmes, se interessou mais pela produção cinematográfica.
    Para ficar por dentro de mais informações sobre a web série, entre na página oficial da Ticuna Filmes no Facebook.
    Link do Facebook: https://www.facebook.com/ticunafilmes/
    Assista a  web série:
    Episódio 1: https://youtu.be/9PvkYVL0oA0
    Episódio 2: https://youtu.be/7shjgSw194k
    Episódio 3: https://youtu.be/FeN9FH7LZik
    O episódio 4: https://www.youtu.be/watch?v=Og88X3eswf4
    O último episódio sai na terça – feira(14) ás 15 H.

 


AUTORIA: Natalha Pedra



FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DO SERTÃO COMEÇA ESTA SEMANA EM FEIRA DE SANTANA

Evento ocorre pela terceira vez e contará com a presença de fotógrafos e pesquisadores renomados no Brasil e no exterior

Publicado em: 06/11/2017 - 12:11:58

  O Clube de Fotografia de Feira de Santana realiza entre 8 e 12 de novembro, a terceira edição do Festival de Fotografia do Sertão. O evento contará com atividades diversas como workshops, palestras, exposições, apresentações musicais, lançamento de livros, entre outras ações.
    A abertura oficial está programada para a quarta-feira (8 de novembro), a partir das 20 horas, no Teatro do Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte), com a abertura das exposições fotográficas, coquetel e apresentações culturais.
    Com as atenções voltadas para o processo de inclusão dos surdos, que se interessam pela fotografia, a coordenação do Festival convidou o professor e interprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Márcio Araújo, para participar do evento e assim, facilitar a compreensão dos deficientes auditivos.
    São parceiros na realização do Festival, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), o Museu de Arte Contemporânea (Mac), o Centro de Cultura Amélio Amorim e o Museu Parque do Saber, que receberão exposições. 

Exposição Sebastião Salgado

    Durante a terceira edição do Festival de Fotografia do Sertão estará disponível para visitação do público de Feira e região, a exposição de parte dos trabalhos que compõe o projeto “Terra”, do conceituado fotógrafo Sebastião Salgado, reconhecido internacionalmente.

    Este projeto realizado entre 1980 e 1996, retrata as condições de vida de pessoas socialmente excluídas, como refugiados, trabalhadores sem-terra e marginalizados.

Selecionados

    Para participar da exposição coletiva que estará aberta ao público entre 8 e 11 de novembro no Cuca, foram selecionados os seguintes profissionais e trabalhos:

Alexinaldo Granela Borja (AM) - Estiagem Amazônica
Alves Filho (BA) –Despescoçados
Cafi (RJ) - Os sertões
Fernanda Chemale (RS) - Oratório, um retrato da fé
Fernando Jorge e Rubens Venancio (CE) –Cococi
Fernando Moussali (SP) – Invasivo
Flavia Cirne (BA) - Sertão do céu
Isabel Gouveia (BA) – Sertão
José Diniz (RJ) - Terra Roxa
Marcio Vasconcelos (MA) - Na trilha do cangaço
Mari Gemma de La Cruz (MT) - Ser tão gente
Mateus Sá (PE) - Pedra Azul
Mauricio Simonetti (SP) - Mata branca
Nilmar Lage (MG) - Viver é um descuido prosseguido
Pedro Galdino (RJ) - Céu abandonado
Rodrigo Zeferino (MG) – Ao nascer da terra
Sebá Neto (SP) – Cangaceiros
Sergio Carvalho (CE) - O tempo amarrado no poste
Vanessa Andion (CE) - Quando eu rio, rio seco
Zé Barreta (SP) - Fe2O3
Palestras

    - A programação de palestras é ampla, contando com a participação de renomadas figuras do universo da fotografia, mas também de outros segmentos, cuja relação com esta linguagem artística é inegável.

Para o dia 9 (quinta-feira), estão previstas as seguintes palestras:
“O índio e a fotografia”, com o fotógrafo e documentarista Renato Soares, às 14 horas;
“Não minta para mim”, com o vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger Paulo Coqueiro, às 16 horas;
“Jardim das Araras de Lear”, com a dupla João Marcos Rosa e Gustavo Nolasco, às 18 horas;
“Entre a fé e a febre”, com o fotógrafo Guy Veloso, às 20 horas.
No dia 10 (sexta-feira), serão realizadas as seguintes palestras:
 “Sertão: economias do olhar”, com o professor da Uefs e Uneb doutor em História, Clovis Ramaiana, às 14 horas;
 “A poética e a política das mulheres na fotografia”, com a fotógrafa Iana Soares, às 16 horas;
 “Fotografia Documental Contemporânea”, com a fotógrafa SimonettaPersichetti, às 18 horas;
“Amazônias”, com a fotógrafa Elza Lima, às 20 horas.

Para o sábado (11), a programação do festival oferece as palestras:
“Preta do Cordel”, com a cordelista, xilogravurista e produtora cultural Mestra Lainha, a partir das 10h30;
“A morte ronda o Sertão”, com o fotógrafo TitusRiedi, às 14 horas;
“Caixas Pretas”, com o fotógrafo Celso Brandão, às 16 horas;
“Missão Lance Ventoux”, com o fotógrafo Marcelo Greco, às 18 horas;
“A fotografia no contexto da história”, com o fotógrafo Evandro Teixeira, a partir das 20 horas.
Para conferir a programação completa do Festival de Fotografia do Sertão, inclusive os lançamentos de livros e outros detalhes a respeito das palestras, é só acessar: www.festivaldefotografia.com.
Inteiramente aberto ao público, o Festival de Fotografia do Sertão tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Fundo de Cultura e Fundação Cultural do Estado da Bahia.
A Prefeitura de Feira de Santana e a Fundação Egberto Costa, por meio de projeto aprovado no Pró-Cultura e Esporte, também apóiam o evento.

SERVIÇO:
O que: 3º Festival de Fotografia do Sertão
Quem promove: Clube de Fotografia de Feira de Santana
Onde: Cuca, Parque do Saber, Mac e Amélio Amorim
Quando: De 8 a 12 de novembro de 2017
Quanto: Inteiramente aberto ao público
Para saber mais: www.festivaldefotografia.com

 


AUTORIA: Elsimar Pondé



CEU AVIÁRIO RECEBE PALESTRAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Ponto alto do evento foi o relato de Rachel Souza, 35, que venceu o câncer de mama e hoje está à espera da sua primeira filha.

Publicado em: 30/10/2017 - 17:10:39

    A manhã da última sexta-feira, 27, foi marcada por muita emoção na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, do bairro Aviário. Como forma de alertar as mulheres sobre o câncer de mama o coordenador do centro, Ruy Contreiras, juntamente com a Fundação Cultural Egberto Costa (FUNTITEC), promoveram uma palestra de conscientização, além de trazer o testemunho de Rachel Souza que venceu o câncer.
    Abrindo a manhã à turma feminina de práticas corporais do CEU Aviário sob o comando da professora de educação física Daiane Araújo, fizeram uma caminhada pelo bairro seguido de um café da manha preparado pela equipe.
    Encerrado o momento de confraternização, a comunidade do bairro se reuniu no Cineteatro da praça e pôde acompanhar uma palestra com a enfermeira Monica Evans, responsável pela Unidade de Saúde da Família Aviário IV, que falou sobre a importância do autoexame. “Hoje pudemos ter a oportunidade de reunir uma grande quantidade de mulheres e mostrar para elas a necessidade de estarem se cuidando, o quanto é importante elas se tocarem. O nosso objetivo aqui hoje foi justamente esse mostrar que o toque é o primeiro método de se detectar o câncer e é através desse autoexame que a gente consegue identificar de forma mais rápida a presença de um nódulo ou de um câncer e ai sim trata-lo o quanto antes”, disse a enfermeira.
    Segundo a professora Daiane Araújo, a programação voltada para o Outubro Rosa teve inicio desde o dia primeiro deste mês. “Iniciamos a programação no dia primeiro. A Fundação (FUNTITEC) disponibilizou o carro e levamos as mulheres que fazem as atividades aqui comigo na praça, para a corrida na Noide Cerqueira, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a corrida Pink and Blue. Depois disso passamos a fazer as sextas rosa, então toda sexta feira desenvolvíamos atividades com as mulheres e elas vinham todas de rosa, tivemos aulão de ginastica aeróbica, sorteamos uma cesta básica e hoje finalizamos com essa palestra e com a historia de Rachel que é uma pessoa amiga da minha família, conheço a historia dela e sabia que seria muito importante traze-la aqui hoje”, contou.
    Apesar de toda agitação e conscientização, o ponto alto do evento foi o relato de Rachel Souza, 35, que venceu o câncer de mama e hoje está à espera da sua primeira filha. “Eu descobri o câncer de mama tinha 32 anos e foi durante um toque mesmo em casa, do nada apalpei meus seios e senti o nódulo e fui procurar um mastologista. Graças a Deus em primeiro lugar e ao apoio da minha família, meu esposo que esteve do meu lado o tempo todo, eu fui curada do câncer e hoje estou esperando minha Valentina”, comemorou.
    Rachel disse está feliz em ter participado do evento e voltou a destacar a importância do autoexame. “Pra mim foi muito importante está aqui hoje falando pra essas mulheres que câncer não tem mais idade, e independe do histórico familiar, meu conselho pra todas as mulheres hoje é que se toquem, viu algo de errado na mama, seja o que for, procure um mastologista, quanto antes você identificar o problema mais fácil é trata-lo. Tem um ditado que diz ‘ quem procura acha’, mas eu digo ‘quem acha cuida’. Eu, graças a Deus venci. Passei por 16 quimioterapias, 30 sessões de radioterapia e não fiquei estéril, graças a Deus, hoje estou aqui com minha Valentina no útero”.
    Ao final Rachel foi aplaudida de pé pelo público presente. As mulheres do Aviário que desejam mais informações podem está procurando uma das quatro unidades de saúde da família espalhadas pelo bairro.

AUTORIA: Release da Ascom da Fundação Egberto Costa



CRAS DE HUMILDES ASSISTE ESPETÁCULO DOS ALUNOS DO PROGRAMA ARTE DE VIVER

A peça teatral foi montada pelos alunos da turma de Teatro Adolescente sob a direção do professor Heber Fontes

Publicado em: 26/10/2017 - 11:10:17

    Pauline Araújo, 17, visitou o Teatro Ângela Oliveira, na tarde de quarta-feira, 25, para assistir a peça Família de Má-rgarina, apresentada pelos alunos do Programa Arte de Viver para os frequentadores do Centro de Referência de Assistência Social - Cras
    de Humildes. Esta foi a primeira vez que a jovem  esteve num teatro. O palco, as cortinas e a platéia formavam um ambiente novo para ela.
    “Eu estou muito feliz! Me deu vontade de participar das atividades daqui. O espaço é legal, a peça foi bem feita. Hoje eu saio daqui feliz”, disse a jovem que assistiu ao espetáculo acompanhada pela família.
    Pauline e seus familiares participam das atividades do CRAS de Humildes há cinco anos e, acompanhados de cerca de 50 frequentadores do Centro, assistiram ao espetáculo escrito pelos alunos da oficina de teatro adolescente sob orientação e direção do professor Heber Fontes. “Esse momento é para promover acesso à  cultura e ao teatro. Essa peça se chama Família de Má-rgarina porque faz alusão às famílias perfeitas, retratadas nas propagandas de margarina e que a gente sabe que não existem. E aqui a gente fala sobre os conflitos de uma família de verdade” disse o professor.
    “Quando a gente sobe no palco e apresenta para um público diferente, isso não tem preço. A minha primeira experiência com teatro foi aqui no  Maestro Miro e oq ue eu vivi aqui é inesquecível”, disse uma das alunas de teatro, que fez parte do do elenco do espetáculo, Gisele Portela.



AUTORIA: ASCOM FUNTITEC



Mais Notícias

Em referência aos 120 anos da guerra de Canudos, acontece no MAC, dia 05 de outubro, &a...

    O segundo dia oficial do Festival Nacional de Teatro Infantil (Fenatifs) conta...

    Seja por prazer, para se informar, para estudar, o processo da leitura dinamiz...

    A estação mais colorida, charmosa e cheirosa do ano tomará...

    Como o próprio título indica, a música é o fio con...

    Com um repertório  animado, mas sem deixar de lado o romantismo, o...

    Com a primeira apresentação desse semestre agendada para o pr&oa...

    O Feira Noise retorna com a meta de seguir movimentando a agenda cultural de F...

    Ramon Lima chega ao palco da Cúpula do Som para apresentar o show &ldqu...

    >>> Sobre o Workshop:        Este wor...


Página de 24
| | | | |

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados