menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Dr. Ed Forró
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
13º FENATIFS – FORMATO ONLINE

Salve Artistas de todo o Brasil! O nosso agradecimento a Todos, Todas e Todes!

Publicado em: 30/10/2020 - 23:10:54

    A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, realizadora do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, agradece aos artistas de todo o Brasil que inscreveram seus espetáculos para participarem do processo seletivo que visa à construção da programação online do 13º Fenatifs no ano de 2020.
    Considerado como um dos mais importantes Festivais do Brasil que atende mais de 15 mil espectadores, entre crianças, jovens e adultos, o Fenatifs é um dos festivais calendarizados do Estado da Bahia que desde 2008 acontece na semana da criança, no período de 01 a 12 de outubro.  Com a pandemia, o Fenatifs não pode acontecer na sua data oficial e desde então a organização do evento vem trabalhando paulatinamente para que o festival possa acontecer na sua versão online nas duas primeiras semanas de dezembro de 2020.   O Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana conta com o fundamental apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia - Edital Nº 25/2016, Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.

126 inscritos, 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal

    Nas inscrições para a versão online do Fenatifs todas as 05 regiões do Brasil foram representadas, sendo 07 (sete) inscrições do Centro-oeste; 29 (vinte e nove) do Nordeste; 02 (dois) do Norte; 58 (cinquenta e oito) do Sudeste e 30 (trinta) do Sul. Das 126 inscrições recebidas, tivemos 18 estados participantes mais o Distrito Federal são eles: AL; AM; BA; CE; DF; GO; MG; MS; PA; PB; PE; PR; RJ; RN; RS; SC; SE; SP e TO.
    Dentre os representantes das 126 (cento e vinte e seis) inscrições recebidas para o formato Online do 13º Fenatifs tivemos 07 (sete) Associações; 42 (quarenta e duas) Companhias; 05 (cinco) Cooperativas; 42 (quarenta e dois) Grupos; 16 (dezesseis) Produtoras; 11 (onze) MEI (Micro Empreendedor Individual); 03 (três) Coletivos.
    Para o formato online o 13º Fenatifs foram recebidas 98 (noventa e oito) inscrições para a modalidade: Registro de produção artística, em vídeo, finalizado (com edição), pensado e  desenvolvido para ser veiculado em plataformas digitais com destinação pública; e 28 (vinte e oito) inscrições para a modalidade: Vídeo de espetáculo gravado durante o período de isolamento social, corrido e sem edição para ser transmitido em plataformas digitais com destinação pública.
    A seleção dos espetáculos será feita pela curadoria do Festival, formada por profissionais de renomado reconhecimento e comprovada competência nas artes cênicas do Estado da Bahia. Até o dia 10 de novembro de 2020 o resultado da seleção dos espetáculos inscritos estará disponível no site: www.ciacucadeteatro.com.br e nas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro.
    Os grupos selecionados ficam obrigados à complementação da documentação, conforme item 5.4 do Edital 004/2020, tendo que encaminhar à Organização do Fenatifs, através do e-mail fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com, no prazo de até 05 (cinco) dias após o comunicado de seleção. A execução do Festival está vinculada ao recebimento de recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do EDITAL 25/2016 - Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019 ou de recursos dos governos federal e municipal, bem como dos patrocinadores e apoiadores.

SERVIÇO:  13º FENATIFS - FORMATO ONLINE
EVENTO: 13º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE FEIRA DE SANTANA – FENATIFS.
RESULTADO: Até o dia 10 de novembro de 2020
APOIO FINANCEIRO: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia.
MAIS INFORMAÇÕES: (75)3491-8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)/ fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com

AUTORIA: Release da Ascom do Cia Cuca de Teatro - Elizete Detéffani-Motté



13º FENATIFS 2020 - FORMATO ONLINE - INSCRIÇÕES ABERTAS

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE FEIRA DE SANTANA – BA DE 26 DE SETEMBRO A 16 DE OUTUBRO DE 2020

Publicado em: 30/09/2020 - 21:09:23

    A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro anuncia a Convocatória para Seleção de espetáculos para compor a programação do 13º Fenatifs, em formato online, através do Edital Nº 004/2020 que tem data prevista para ser realizado no período de 02 a 12 de dezembro de 2020. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição disponível no site www.ciacucadeteatro.com.br, no período de 26 de setembro a 16 de outubro de 2020.
    Diante dos novos desafios e da necessidade de tornar visível o teatro para a infância e juventude no país, a Cia. Cuca de Teatro acredita e reconhece a importância da realização do 13º Fenatifs no ano de 2020 como mais uma ferramenta de resistência para os fazedores de teatro que anseiam e lutam pela valorização, desenvolvimento e fortalecimento do teatro para as várias infâncias e juventudes, fomentando esse teatro feito por artistas, grupos e companhias de todo o Brasil.
    Seguindo as mesmas diretrizes das edições anteriores, a 13ª edição do Fenatifs, em formato online, é de caráter não competitivo e compreenderá as seguintes atividades: apresentações de espetáculos selecionados para compor a Mostra Nacional, Mostra Interior do Nordeste e Mostra Jovens Talentos; apresentações de espetáculos convidados; e atividades paralelas compostas de debates, rodas de conversa, oficinas, workshops, etc.
    As companhias e grupos que participaram das edições anteriores do Fenatifs, assim como para aqueles que participaram do processo de inscrições regulares no período de 15 de janeiro a 15 de março de 2020 com prorrogação até 30 de março de 2020, os quais tiveram os editais cancelados em função da pandemia, que desejarem participar da edição Online do 13º Fenatifs, poderão reapresentar as suas propostas ou enviar novas propostas de espetáculos, em conformidade com os padrões estabelecidos no Edital Nº 004/2020.
    A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia - Cia. Cuca de Teatro, realizadora do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, considerando a representatividade do Fenatifs no cenário nacional como um dos mais importantes Festivais do Brasil e que atende anualmente a mais de 15 mil espectadores, espera atrair grupos das mais diversas regiões e cidades do país, abrindo espaço nesse momento de pandemia para a produção cultural para as crianças, adolescentes e jovens e para os artistas e produtores do teatro para a infância e juventude.
    O Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana faz parte dos Eventos calendarizados do Estado da Bahia e conta com o fundamental apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia - Edital Nº 25/2016, Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.

SERVIÇO: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 13º FENATIFS - FORMATO ONLINE
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 26 de setembro a 16 de outubro de 2020
ONDE REALIZAR A INSCRIÇÃO: Pela internet mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição: https://forms.gle/6DkFTjw5GoqPs1T76
QUEM PODE PARTICIPAR: Grupos e artistas de todo o Brasil que encenem espetáculos destinados às diversas infâncias e juventudes
DATA PREVISTA PARA REALIZAÇÃO DO 13º FENATIFS: De 02 a 12 de dezembro de 2020
APOIO FINANCEIRO: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia.
MAIS INFORMAÇÕES: (75)3491-8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)/ fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com

AUTORIA: Release da Ascom do Cia Cuca de Teatro - Elizete Detéffani-Motté, Produtora Cultural do Domingo Tem Teatro



O DOMINGO TEM TEATRO ONLINE FAZ SUA ÚLTIMA APRESENTAÇÃO NO DIA 27/09/2020


Publicado em: 25/09/2020 - 21:09:13

    A programação especial do Domingo Tem Teatro Online faz sua última apresentação nesse domingo, dia 27 de setembro de 2020 com a apresentação de mais um espetáculo inédito produzido com exclusividade para o nosso Teatro virtual. O espetáculo “O Circo dos Sonhos” é a atração convidada para o encerramento da temporada do Domingo Tem Teatro Online que será apresentado pelos Artistas do Nucca - Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro. O espetáculo que reúne as linguagens do Circo e Teatro será exibido no tradicional horário das 10h30 da manhã com transmissão pelo canal da Cia. Cuca de Teatro.
    O espetáculo “O Circo dos Sonhos” traz a alegria e o vigor de jovens artistas circenses apaixonados e disseminadores do circo tradicional e contemporâneo. Na versão adaptada para o formato online, o alegre e divertido Nino vê o seu sonho tornar-se realidade quando encontra o artista mambembe que está à procura do público. O amor pelo circo faz nascer uma amizade verdadeira e juntos os novos amigos decidem formar uma dupla para apresentar o seu mais novo espetáculo. De forma dinâmica e divertida, o espetáculo traz a memória o circo tradicional, lembrando os palhaços atrapalhados, ingênuos e puros, além de números de malabares e acrobacias que prometem encantar o público e tocar o coração de crianças e adultos de todas as idades. O Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro- Nucca é um Grupo composto por talentosos jovens artistas que iniciaram em 2009 no Projeto Cultura Mais Circo e desde então vem estudando e ampliando seus conhecimentos e formas de se trabalhar com o Circo-Teatro.
    O Domingo Tem Teatro, Projeto consolidado em Feira de Santana pela sua campanha de popularização do teatro para a infância e juventude foi um dos segmentos da cultura que se adaptou aos novos tempos, através do formato virtual, com o intuito de buscar a aproximação com o seu público e assim permanecer vivo na memória de milhares de crianças que cresceram com o teatro e tiveram a partir dessa vivência uma forte relação com a cultura que vai além da diversão. A temporada online representa uma vitória alcançada nesse momento em que não está sendo possível realizar com total segurança as atividades presenciais. “Estamos muito felizes de podermos conseguir realizar essa edição especial de 2020 do Domingo Tem Teatro de forma virtual, estávamos precisando desse carinho do público, a presença das pessoas chegando pela internet no nosso teatro virtual é uma emoção que não dá para explicar, só mesmo agradecer, obrigado pessoal e já aproveito para convidar todos e todas para estarem conosco na nossa última apresentação”, diz Elizete Destéffani-Motté, produtora do Projeto Domingo Tem Teatro.

AÇÃO SOLIDÁRIA DTT
    Contamos com a sua contribuição para dar continuidade à ação solidária DTT. Participe e ajude se puder. Para essa edição especial do Domingo Tem Teatro online, a programação é totalmente gratuita e a sua transmissão está sendo exibida pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro. Como incentivo à solidariedade, o público é convidado a fazer parte da Ação Solidária do DTT que vem ajudando na aquisição de cestas básicas que serão doadas para os parceiros da classe cultural, que estão passando por dificuldades nessa pandemia. As doações são voluntárias e podem ser feitas através de depósito ou transferência bancária no Banco do Brasil, Agência: 0041-8 | Conta Poupança: 125886-9, Variação: 51. Contato para mais informações pelo número (75) 3491-8992 (fixo e whatsapp).

SOBRE O DOMINGO TEM TEATRO
    O Domingo Tem Teatro - Campanha de Popularização do Teatro para a Infância e Juventude de Feira de Santana, é um projeto idealizado e produzido pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté que vem desde 2005 realizando uma programação regular, sempre aos domingos, no Teatro do CUCA. Com a pandemia iniciada nas vésperas da estreia do Projeto, em março, não foi possível realizar a programação agendada para a temporada do primeiro semestre. Foi pensando em seu público e na revitalização da produção cultural para os artistas e produtores da cultura que o Domingo Tem Teatro Online faz história no ano de 2020, revitalizando o teatro em Feira de Santana, através do Teatro virtual.
    Fica aqui o convite especial para que todos e todas possam assistir a última apresentação da edição online do Domingo Tem Teatro que acontece neste domingo, 27 de setembro às 10h30h, com transmissão gratuita pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube. Acompanhe a programação pelas redes sociais Facebook (Oficial Cia. Cuca de Teatro) e Instagram (Cia. Cuca de Teatro Oficial).

SERVIÇO: #DOMINGO TEM TEATRO ONLINE – ÚLTIMA APRESENTAÇÃO
QUANDO: 27 de setembro de 2020
HORÁRIO: Às 10h30
ESPETÁCULO: “O Circo dos Sonhos”
GRUPO: Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro – Feira de Santana - BA
PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Através do canal da Cia. Cuca de Teatro no YouTube
CLASSIFICAÇÃO: livre | DURAÇÃO: 40 minutos
PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté
PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.
MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)/domingotemteatro@gmail.com – Contato: Camila Dias
Autoria do release

AUTORIA: Release da Ascom do Cia Cuca de Teatro - Elizete Detéffani-Motté, Produtora Cultural do Domingo Tem Teatro



VENHA PRESTIGIAR AS ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES DO DOMINGO TEM TEATRO ONLINE

“ESPETÁCULO MINHOQUINHA QUER CASAR”

Publicado em: 15/09/2020 - 19:09:11

    “Maria Minhoca”, o Clássico infantil da literatura teatral brasileira, encenado pela companhia feirense Cia. Cuca de Teatro foi inspiração para a concepção do espetáculo “Minhoquinha quer casar” que será apresentado no Domingo Tem Teatro Online, dia 20 de setembro de 2020, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro.  A atração convidada será o penúltimo espetáculo a se apresentar na programação do Domingo Tem Teatro Online nesta edição especial que vem reunindo os fãs do Projeto em Feira de Santana e alcançando novos públicos pela internet.  
    Em “Minhoquinha quer casar”, o casal de apaixonados Maria Minhoca e Chiquinho Colibri decidem contar a história do seu casamento começando pela serenata. Na história, o apaixonado Chiquinho Colibri, não consegue chegar nem perto da sua amada Maria Minhoca, pois o seu pai, o lorde inglês Mister João Buldog da Silva, cai de admiração pelo forte e vaidoso Capitão Quartel.  Para revelar o caráter duvidoso do Capitão e provar a sua coragem varonil, Chiquinho Colibri conta com a ajuda do seu amigo Pedro Fonfon, o inventor de planos infalíveis que irão conquistar pai e filha ao mesmo tempo.  No elenco, os artistas da Cia. Cuca de Teatro, Elizete Destéffani-Motté, Jailton Nascimento e o músico Itamar Vieira prometem belíssimas surpresas envolvendo diversão, aventura e muito amor.  Você não pode ficar de fora dessa!
 
AÇÃO SOLIDÁRIA DTT
    Participe e ajude, se puder. Para essa edição especial online do Domingo Tem Teatro, a programação é totalmente gratuita e a sua transmissão está sendo exibida pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro. Como incentivo à solidariedade, o público é convidado a fazer parte da Ação Solidária do DTT que estará ajudando na aquisição de cestas básicas que serão doadas para os parceiros da classe cultural, que estão passando por dificuldades nessa pandemia. As doações são voluntárias e podem ser feitas através de depósito ou transferência bancária no Banco do Brasil, Agência: 0041-8 | Conta Poupança: 125886-9, Variação: 51. Contato para mais  informações pelo número (75) 3491-8992 (fixo e whatsapp).
    O Domingo Tem Teatro - Campanha de Popularização do Teatro para a Infância e Juventude de Feira de Santana, é um projeto idealizado e produzido pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté que vem desde 2005 realizando uma programação regular, sempre aos domingos, no Teatro do CUCA. Com a pandemia iniciada nas vésperas da estreia do Projeto, em março de 2020, não foi possível realizar a programação agendada para a temporada do primeiro semestre. Foi pensando em seu público e na revitalização da produção cultural para os artistas e produtores da cultura que nos últimos meses a produção do Domingo Tem Teatro veio trabalhando no planejamento para a execução de apresentações do Domingo Tem Teatro na versão online, um formato para manter o projeto em atividade no momento em que não se tem ainda uma previsão segura de retorno das atividades presenciais nos teatros.
    Fica aqui o convite para que todos possam continuar acompanhando a programação da edição especial do Domingo Tem Teatro Online que faz suas últimas apresentações nos dias 20 e 27/09 (aos domingos) às 10h30h, com transmissão gratuita pelas redes sociais (Facebook e Canal no YouTube da Cia. Cuca de Teatro).
 
SERVIÇO: #DOMINGO TEM TEATRO ONLINE – ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES
QUANDO: 20 de setembro de 2020
HORÁRIO: Às 10h30
ESPETÁCULO: “Minhoquinha quer Casar”
GRUPO: Cia. Cuca de Teatro – Feira de Santana – BA
PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Através das redes sociais da Cia. Cuca de Teatro
CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 40 minutos
PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté
PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.
MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro) | E-mail:  domingotemteatro@gmail.com - Contato: Camila Dias

AUTORIA: Release da Ascom do Cia Cuca de Teatro - Elizete Detéffani-Motté, Produtora Cultural do Domingo Tem Teatro



ESPETÁCULO VOA, VOA NO DOMINGO TEM TEATRO

ATRAÇÃO CONVIDADA DO DOMINGO TEM TEATRO ONLINE

Publicado em: 09/09/2020 - 21:09:25

    O espetáculo “Voa, Voa” é a atração convidada da programação do Domingo Tem Teatro Online que acontece nesse domingo, 13 de setembro às 10h30, com transmissão ao vivo pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro. O espetáculo fala sobre um menino que teve suas ações modificadas a partir do dia que o pássaro cruza o seu caminho. No elenco a atriz Neide Kocca e o Músico João Jesus cantam e encantam ao contar as historias do menino Joaquim e a secular sabiá coca, história milenar, datada de 1822 que permanece viva a cada nova geração, através da magnitude do ato de recontar as histórias para as crianças. O fato curioso e instigante é que nesse espetáculo a atriz e contadora Neide Kocca adaptou a história da coca que da origem a seu nome artístico: Kocca!  Vale a pena conferir!!
    Idealizado e produzido desde 2005 pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté, o Domingo Tem Teatro consiste em uma Campanha de Popularização do Teatro para a Infância e Juventude que acontece anualmente em Feira de Santana com apresentações de espetáculos teatrais, sempre às 10h30 no Teatro do CUCA.  Ao longo dos anos o Projeto vem mantendo uma forte relação e admiração tanto do público que acompanha a sua programação quanto das gerações de crianças que cresceram dentro do Domingo Tem Teatro e tiveram a partir dessa vivência sua fonte de relacionamento com a cultura, que não só traz diversão como também auxilia na construção da uma consciência crítica. Pioneiro no Estado da Bahia, o Domingo Tem Teatro é um Projeto de tradição cultural que faz parte da cultura de Feira de Santana.

AÇÃO SOLIDÁRIA DTT
    Participe e ajude, se Puder. Para essa edição especial online do Domingo Tem Teatro, a programação é totalmente gratuita e a sua transmissão está sendo exibida pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro. Como incentivo à solidariedade, o público é convidado a fazer parte da Ação Solidária DTT que estará ajudando na aquisição de cestas básicas que serão doadas para os parceiros da classe cultural, que estão passando por dificuldades nessa pandemia. As doações são voluntárias e podem ser feitas através de depósito ou transferência bancária no Banco do Brasil, Agência: 0041-8 | Conta Poupança: 125886-9, Variação: 51. Contato para mais informações pelo (75) 3491-8992 (fixo e whatsapp).

SERVIÇO: #DOMINGO TEM TEATRO ONLINE
QUANDO: 13 de setembro de 2020
HORÁRIO: Às 10h30
PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro (Canal no YouTube).
ESPETÁCULO: VOA, VOA
GRUPO:  Cia. Cuca de Teatro com Neide Kocca e João Jesus
CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 40 minutos
PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté
PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.
MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp) / domingotemteatro@gmail.com  – Contato: Camila Dias

AUTORIA: Release da Ascom da Cia Cuca de Teatro - Elizete Destéffani-Motté



VEM PARA O DOMINGO TEM TEATRO ONLINE ESPETÁCULO “CIRANDA, É HORA DE BRINCAR”


Publicado em: 04/09/2020 - 23:09:37

    A estreia calorosa da programação online do Domingo Tem Teatro, realizada no dia 30 de agosto, revitalizou o teatro feirense e trouxe para a internet a história desse Projeto já consolidado na cidade de Feira de Santana, que há mais de 15 anos vem construindo uma forte relação e admiração com o público, contribuindo para o despertar das artes e auxiliando na construção de uma consciência crítica de gerações de crianças que cresceram dentro do Teatro e tiveram a partir dessa vivência sua fonte de relacionamento com a cultura que vai além da diversão.
    E para esse domingo, 06 de setembro, convidando todos para embarcarem no trenzinho do Domingo Tem Teatro Online, é o Grupo de Teatro Eureka que se prepara para fazer a estreia do espetáculo “Ciranda, é hora de brincar”, adaptado para o teatro virtual, com direção de Ângelo Máximo. O espetáculo “Ciranda, é hora de Brincar”, cujo enredo proporciona acesso ao rico produto cultural brasileiro traz um encontro inusitado entre os lendários personagens Curupira e Lobisomem com músicas das brincadeiras infantis, cantigas de roda e boa parte do acervo do folclore brasileiro, a exemplo de parlendas e trava línguas, o tradicional fazendo parte da tecnologia, oportunizando crianças e pais a brincarem juntos.
    Para essa versão do espetáculo teremos a presença dos atores Denner Lobo como Curupira, e Lion Guimarães como Lobisomem e que também é responsável pele assistência de direção e produção. O multiartista Lion Guimarães foi um dos convidados da produtora do Domingo Tem Teatro, Elizete Destéffani-Motté, para falar na live realizada no dia 03 de setembro: Teatro no Formato Digital, como é isso?.  “Eu amei participar da live, é importante falarmos sobre o nosso trabalho, as pessoas querem saber, muitos amigos, artistas parceiros, os meus alunos que entraram pra ver o professor adoraram, até porque eu fiz uma surpresa entrando com o meu personagem que é super gente boa, o Lobisomem, aúúú, diz Lion aos risos. Graduado em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral pela UFBA Lion é um dos grandes artistas de Feira de Santana que atua profissionalmente há 15 anos, fazendo parte de 06 grupos de teatro da cidade,  em julho de 2020 iniciou carreira de Youtuber, reativando o canal que leva seu nome, onde traz personagens que interpreta/interpretou ao longo de sua carreira para viver situações inusitadas.
    O Domingo Tem Teatro - Campanha de Popularização do Teatro para a Infância e Juventude de Feira de Santana, é um projeto idealizado e produzido pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté que vem desde 2005 realizando uma programação regular, sempre aos domingos, no Teatro do CUCA. Com a pandemia iniciada nas vésperas da estreia do Projeto, em março, não foi possível realizar a programação agendada para a temporada do primeiro semestre. Foi pensando em seu público e na revitalização da produção cultural para os artistas e produtores da cultura que nos últimos meses a produção do Domingo Tem Teatro veio trabalhando no planejamento para a execução de apresentações do Domingo Tem Teatro na versão online, um formato para manter o projeto em atividade no momento em que não se tem ainda uma previsão segura de retorno das atividades presenciais nos teatros.
    Fica aqui o convite para que todos possam continuar acompanhando a programação da edição especial online do Domingo Tem Teatro que permanece durante todo o mês de setembro,  sempre aos domingos às 10h30h, com transmissão gratuita pelas redes sociais (Facebook e Canal no YouTube da Cia. Cuca de Teatro).


SERVIÇO: DOMINGO TEM TEATRO ONLINE
QUANDO: 06 de setembro de 2020
HORÁRIO: Às 10h30
PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Através das redes sociais da Cia. Cuca de Teatro
ESPETÁCULO: “Ciranda, é hora de Brincar”,
GRUPO: Grupo de Teatro Eureka – Feira de Santana – BA
FICHA TÉCNICA: Texto, Direção e Iluminação: Ângelo Máximo | Assistente de Direção: Lion Guimarães | Elenco: Denner Lobo (Curupira) e Lion Guimarães (Lobisomem) | Sonoplastia: Tereza Guimarães
CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 40 minutos
PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté
PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.
MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro) | E-mail:  domingotemteatro@gmail.com - Contato: Camila Dias

AUTORIA: Release da Ascom do Cia Cuca de Teatro - Elizete Detéffani-Motté, Produtora Cultural do Domingo Tem Teatro



MUSEU CASA DO SERTÃO PROMOVE FESTIVAL COM PRODUÇÕES DE CINEMA DO SERTÃO

Festival de Cinema Sertão em Cena vai exibir ‘Bié dos Oito Baixos’, uma costura de imagens-textos ocorridas em território feirense, o ‘Samba de Bié’, no Centro de Abastecimento de Feira de Santana.

Publicado em: 08/07/2020 - 03:07:01

    O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), convida o público a prestigiar as criações, ritmos e narrativas poéticas do universo cultural nordestino presentes nas produções audiovisuais do Festival de Cinema Sertão em Cena. Os vídeos serão exibidos sempre às quintas-feiras do mês de julho, às 15 horas, na página do Museu no Facebook, no seguinte endereço: https://www.facebook.com/museucasadosertao/
O projeto visa estimular a apreciação dos públicos (no plural entendendo a sua não uniformidade) a produções regionais que abordam, a partir de cenas, sequências e contextos, suas relações a enunciados históricos, sociais e as correntes artísticas e intelectuais. A proposta é de uma vigorosa pauta de discussões sobre as possibilidades e problematizações da produção audiovisual no interior baiano.
    A iniciativa é justificada, no âmbito museológico, pela produção cinematográfica, também compreendida enquanto testemunho material da humanidade. Isso leva em consideração a natureza, uma amálgama das demais artes que lida de forma dinâmica, com aspectos representativos de tempo, espaços e ideias.
    O Sertão em Cena estreia com a exibição da premiada ‘O Ouro de Muribeca’, dirigido por Talles Lins, curta metragem que foi gravado na Serra Azul do município de Uibaí, BA.  O filme se baseia numa lenda, extraída do Manuscrito 512, documento de autoria desconhecida que integra o acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, considerado um dos maiores mistérios da cultura brasileira. O dinâmico roteiro versa sobre a saga de Vadim e sua busca pela lenda do ouro por dois mundos, o do encantamento e o da dura realidade.
    Em sequência será exibida a produção Quebra-Cabeça dirigida por Sandoval Dourado, que teve a participação de atores da região. Vencedor do Sétimo Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (2012), o filme foi gravado na Rodagem, povoado de Lapã, BA, e retrata uma história de morte e vingança que vai se montando no decorrer da trama como um complexo recurso narrativo.

Centro de Abastecimento de Feira
    O próximo da lista será a produção ‘Terra Crua’ com roteiro e direção de Benedito Dias, gravado em Lagoa Funda região de Barro Alto. O filme enfoca disputas de poder que envolvem a terra e a água no Alto Sertão Baiano. Com atores locais, a trama discorre sobre os sofrimentos da seca na lida campesina e alentos da inocência infantil.
    O primeiro ciclo de exibições será finalizado com a obra ‘Bié dos Oito Baixos’ dirigido por Eduarda Gama e Uyatã Rayra. O filme conforma-se como o registro-acontecimento em que se detalham, de uma genuína ótica, uma costura de imagens-textos sobre emblemática manifestação cultural popular, ocorridas em território feirense, o ‘Samba de Bié’, no Centro de Abastecimento de Feira de Santana.
    O roteiro enfoca a biografia de Francisco da Silva Sena (o Bié) e o notabiliza enquanto mobilizador cultural que perpassa por meio de improvisos instrumentais (sanfona de 8 baixos acompanhada de zabumba e triângulo) no Samba de Roda do ambiente da feira, além de sons, cenas e personagens que protagonizam icônicas performances. A produção traz à luz reflexões sobre cultura, mentalidades, silenciamento, micropoderes e seu trânsito nos círculos sociais.
    Vale conferir o projeto Sertão em Cena e seus expedientes reflexivos sobre patrimônio cultural numa vinculação direta com o presente a partir das movimentações cênicas e nas discussões propostas sobre o protagonismo estético.  Em meio as exibições ocorrerão duas lives, sendo uma 23 de julho com participação de Kaony Moreira, o artista e diretor de arte Sócrates Júnior e a graduanda em cinema pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Rainha Han. Em 30 de julho, encerrando a atividade, haverá a participação de Kaony Moreira Eduarda Gama e Uyatã Rayra.

Acompanhe através:
https://mcs.uefs.br/
Facebook: Museu casa do sertão – uefs
Instagram: @museu.casa.do.sertao
Contato email: museucasadosertao@uefs.br

Calendário de exibições:


AUTORIA: Release da Ascom UEFS



13º FENATIFS – PRORROGADA A DATA PARA PUBLICAÇÃO DOS ESPETÁCULOS SELECIONADOS PARA COMPOR A PROGRAMAÇÃO DA 13ª EDIÇÃO DO FESTIVAL


Publicado em: 04/06/2020 - 16:06:58

    A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, realizadora do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana - FENATIFS – Edição 2020 comunica que, diante das medidas de combate ao COVID-19 e, portanto, da necessidade de distanciamento social, estamos trabalhando com muitas limitações. Sendo assim, informamos que o resultado de seleção dos espetáculos para o 13º FENATIFS fica momentaneamente adiado. A relação dos espetáculos selecionados será enviada por e-mail, informado na ficha de inscrição, estará disponível também no site da Cia. Cuca de Teatro e nas redes sociais.
    Do período de 15 de janeiro a 30 de março de 2020, o 13º FENATIFS bateu recorde de participações, alcançado a marca de 251 (duzentos e cinquenta e uma) inscrições realizadas pela internet de espetáculos de grupos de todo o Brasil que vão concorrer nas Mostras Nacional, Interior do Nordeste e Jovens Talentos, superando o recorde anterior de 231 inscrições na edição de 2019.
    Em 2020 o FENATIFS também superou números da participação dos estados brasileiros em edições anteriores sendo recebidas inscrições de 19 (dezenove) deles: AL, AM, BA CE, ES, GO, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP, TO, além do Distrito Federal.
    A representatividade das quatro regiões brasileiras no processo seletivo também na edição de 2020 do FENATIFS demonstra a força do teatro feito para a infância e juventude no Brasil. A equipe de artistas e gestores culturais da Cia. Cuca de Teatro sente-se extremamente honrada pelo expressivo número de grupos e artistas representados através das 251 (duzentos e cinquenta e uma) propostas inscritas para a 13ª edição. Sabemos que sempre é possível melhorar e por isso buscamos a cada edição bater novas metas. Enquanto realizadores de um dos maiores festivais do Brasil, a Cia. Cuca de Teatro entende que, paralelo ao processo seletivo, temos como objetivo maior a missão de apontar e traçar o perfil do teatro para a infância e juventude do Brasil. Afinal, o fazer teatral para a criança não se restringe a uma única região ou estado, mas sim representa no FENATIFS o trabalho e a dedicação de pessoas, artistas, grupos e produtores culturais que valorosamente vem cumprindo o seu papel social e cultural na sociedade brasileira.
    O 13º FENATIFS - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Nº 25/2016 - Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.

Mais informações: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com / ciacucadeteatro@gmail.com ou pelo Telefone Fixo e também WhatsApp (75)3491-8992.

AUTORIA: Release da Ascom da Cia Cuca de Teatro - Elizete Destéffani-Motté



PROTOCOLADO MANIFESTO EM APOIO A CLASSE ARTÍSTICA DE FEIRA DE SANTANA

Nesta quarta-feira no Paço Municipal, os integrantes da classe artística feirense e lideres do movimento em favor dos operários da cultura feirense, Dionorina, Toinho Campos e Geovane Mascarenhas protocolaram o Manifesto que publicaremos ao fim da matéria que já contava naquele horário com mais de 8

Publicado em: 16/04/2020 - 23:04:54

    Com o apoio da Arquidiocese de Feira de Santana, UEFS/CUCA, CDL, SESC, OAB, Instituto Antônio Gasparini, Fórum Nacional de Forró de Raiz, e mais de 840 assinaturas digitais, o produtor cultural Toinho Campos, o diretor de teatro Geovane Mascarenhas e o cantor Tonho Dionorina protocolaram, na manhã desta quinta-feira (16), o manifesto #SOSFAZEDORESDECULTURA para apreciação do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho.
    O documento expressa a solicitação de apoio da prefeitura a artistas de diversas modalidades que estão com as suas atividades profissionais paradas devido a pandemia do COVID-19, assim como técnicos de som, roadies, contrarregras etc. “Sendo o primeiro setor a suspender as suas atividades e, como decorrência natural, seremos os últimos a retomar as nossas atividades...” esse é um dos trechos do documento que argumenta a necessidade do apoio da Prefeitura para os profissionais da cultura.
    O movimento em apoio aos artistas de Feira de Santana tem ocorrido também das redes sociais e conta com os veículos de comunicação da cidade. Até a entrega do documento, além das instituições que expressaram através de cartas e declarações anexadas ao Manifesto, quase mil assinaturas digitais foram recolhidas. “A população de Feira de Santana reconhece a importância desses profissionais e tenho certeza que vamos contar com a sensibilidade do prefeito sobre essa questão”, finaliza Toinho Campos, um dos principais responsáveis pelo #SOSFAZEDORESDECULTURA.


AUTORIA: Release de Cid Fiúza e fotos do Viva Feira
Fotos




Mais Notícias

    A estreia calorosa da programação online do Domingo Tem Teatro, ...

    O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de S...

    Com o apoio da Arquidiocese de Feira de Santana, UEFS/CUCA, CDL, SESC, OAB, In...

    Prezados amigas da Cia. Cuca de Teatro, nossos colaboradores de Feira de Santa...

     A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia &ndas...

    A Cia. Cuca de Teatro abre novas inscrições ainda para o primeir...

    Última chamada para as inscrições nas oficinas de Circo-T...

    Nessa nova Temporada de "HOJE EU NÃO TO BOA,   Adriano L...


Página de 36
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Higienizar

Josy Santana Artes e Unhas

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados