menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
ENCONTRO DEBATE A SUBJETIVIDADE NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO


Publicado em: 21/06/2017 - 09:06:40

    O 5º Encontro do Grupo de Pesquisa “Subjetividade no pensamento contemporâneo” reúne no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no período de 27 a 29 de junho, pesquisadores de diversas partes do Brasil para promover o debate interdisciplinar entre as áreas do saber que se debruçam sobre a temática da subjetividade.
    O evento é organizado pelo grupo de pesquisa “Subjetividade no pensamento contemporâneo”, uma iniciativa conjunta de docentes de diversas instituições, tais como UFRB, UFAL, UEFS, UFS e UFF. A vasta programação inclui sessão de comunicações, mesas redondas e lançamento de livros.
    Durante o Encontro será realizado o minicurso “Paul Ricoeur: Ontologia e Hermenêutica”. As inscrições são gratuitas e se encerram no dia 21 de junho, ou quando se esgotarem as vagas. Para se inscrever, tanto para o minicurso como para o Encontro, basta acessar o blog do evento (http://gtsubjetividade.blogspot.com.br/), e seguir as instruções. A programação completa também está disponível no referido endereço eletrônico. Haverá lista de presença e o certificado apenas para os participantes que tiveram a integralidade do minicurso.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



SEMINÁRIO DE DIREITO À SAÚDE DA UEFS SERÁ REALIZADO HOJE (19)


Publicado em: 19/06/2017 - 14:06:24

    A “Realidade da violência obstetrícia” e “O Sistema Normativo do SUS” são temas do 1º Seminário de Direito à Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que será realizado hoje (19), no auditório 3, localizado módulo 4 do campus universitário, a partir das 18h30.
    As palestrantes são a Defensora Pública Federal Charlene Borges e a professora da Uefs Ana Jaqueline Carneiro. Camila Queiroz, formanda em Direito (Uefs), irá atuar como debatedora. Durante o evento será lançado o livro “Direito do consumidor aplicado ao direito da saúde”, que tem como organizadores a professora Corina Teresa Costa Rosa Santos (DCIS/Uefs), e os discentes Diego Ferreira Pimentel e Rômulo Ruan Santos da Silva.




AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



SEMINÁRIO DA FRANCOFONIA PROSSEGUE ATÉ O DIA 14


Publicado em: 13/06/2017 - 15:06:06

    O IV Colóquio Internacional de Estudos Comparados, XII Seminário Brasil-Canadá de Estudos Comparados e XII Seminário da Francofonia, que têm como tema “a ideia que se faz de PARTILHAR”, foi aberto na manhã desta segunda-feira (12), no Anfiteatro da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
    Na solenidade de abertura foram comemorados os 19 anos do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC/Uefs), criado com a intenção de reunir e  congregar pesquisadores que se dedicam ao estudo das literaturas e das culturas contemporâneas desenvolvidos em língua francesa ou através da língua francesa tomada enquanto ferramenta. A abertura contou com apresentações culturais de estudantes e professores do curso de música da Uefs e de outras escolas.
    Com uma programação diversificada, o evento reúne pesquisadores brasileiros e do exterior para reflexão sobre “Como evitar os (micro) fascismos no cotidiano, em tempos perigosos? Como viver melhor num mundo aparentemente moldado num pensamento homogêneo que tenta impor padrões únicos de comportamento, de modos de ver, ser e pensar?
    Até a próxima quarta-feira (14), serão realizadas mesas redondas, ciclo de debates e sessão de comunicações em diversos espaços do campus universitário. Veja a programação completa no endereço eletrônico https://celcfaam.wordpress.com.

 

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



PRÓXIMO LANÇAMENTO DE LIVROS DA UEFS EDITORA EM 20 DE JUNHO


Publicado em: 12/06/2017 - 15:06:33

    A UEFS Editora completou 15 anos no mês de maio. Criada em 2002 pelo Conselho Administrativo da Uefs, como um órgão suplementar da Reitoria, a partir de 2010 a UEFS Editora passou a contar com uma equipe especializada que impulsionou os trabalhos e a tornou conhecida no âmbito das editoras universitárias brasileiras. Com o próximo lançamento de livros, programado para o dia 20 de junho, a UEFS Editora chega a 206 publicações, grande maioria realizada nos últimos sete anos. Trata-se de um número expressivo para a editora de uma universidade pública do Nordeste.
    O Lançamento é aberto ao público e se propõe a reunir os autores, o público leitor e a comunidade universitária, numa tarde de autógrafos, em que os exemplares são vendidos a preços promocionais de lançamento. O evento vai acontecer no dia 20 de junho, às 16h, no Hall da Reitoria.
    Confira abaixo a sinopse dos livros que serão lançados:
    Laerte Freitas Dias e Jocimara Souza Britto Lobão, em Um olhar sobreo município de Feira de Santana: a geografia e o geoprocessamento num contexto socioambiental, fazem várias reflexões à luz da análise integrada dos aspectos referentes à relação sociedade-natureza,  o que é uma abordagem original do tema e no âmbito da realidade do segundo município mais importante da Bahia.
    Wellington Freire, em A condução da guerra em Os Sertões, mostra, em sua leitura analítica e interpretativa do tão importante livro de Euclides da Cunha, por que o Exército brasileiro venceu custosamente uma guerra para a qual não estava preparado e na qual morreram todos os combatentes de Antônio Conselheiro.
    O menino e o rito, de Paulo André de Carvalho Correia, é um rico estudo sobre a experiência erótica em dois livros de contos, O meio do mundo e Aberto está o inferno, do escritor sergipano Antonio Carlos Viana, recentemente falecido. A experiência erótica vivenciada e objeto de análise é a de um garoto como personagem-narrador.
    Felipe Rangel deu a seu livro, Feituras de proteção,um subtítulo instigante: furtos de hóstias e religiosidades atlânticas na Bahia setecentista. Para rever a historiografia sobre o cristianismo de africanos e afrodescendentes, o autor analisa cuidadosamente os arquivos da Inquisição portuguesa, documentos eclesiásticos e correspondências oficiais, além de textos de memorialistas e cronistas baianos.
    Financiamento do SUS: abrindo a caixa preta, organizado por Thereza Christina Bahia Coelho, Andrei Souza Teles e Milla Pauline da Silva Ferreira, é um livro essencial para que Estados e municípios construam seus sistemas próprios de controle do financiamento em saúde e planejem suas redes de cuidado de maneira eficiente, justa e transparente.
    Império botânico: as políticas portuguesas para a florada Bahia Atlântica Colonial (1768-1808), de Rodrigo Osório Pereira, é um estudo de caso. O autor analisa os dois fatores que determinaram a escolha da Bahia como um ponto do império marítimo português: a concentração de funcionários-naturalistas que conheciam o território e faziam observações botânicas, a fim de identificar a flora local, e a estratégica abundância de recursos florestais presentes no litoral baiano no período colonial.
    José Rosa dos Santos Júnior, em Poemas concebidos sem pecado, estuda as representaçõesdo sagrado na poesia de Manoel de Barros. Ainda que o autor recorra a reflexões de filósofos e teóricos, os melhores momentos de seu ensaio acontecem quando o texto se deixa conduzir pela abordagem da lírica do poeta matogrossense, que morreu em 2014 aos 97 anos.
    Em Uma aventura universitária no sertão baiano, Ana Maria Fontes dos Santos conta a história dos primórdios da UEFS, para cuja criação, em 1976, houve um processo lento,que remete aos anos imediatamente anteriores daquela década. A autora analisa os momentos tensos e mesmo dramáticos (vivia o país em plena ditadura militar) relacionados com a implantação de umauniversidade em Feira de Santana, a segunda cidade mais importante da Bahia.
    Seis pesquisadores — Rodrigo Vasconcelos, Elaine Cristina Cambuí, Sidnei Sampaio dos Santos, Pedro Luís Bernardo da Rocha, Joselisa Chaves e Washington Franca-Rocha — são os autores de Borboletas da Serra do Timbó. Trata-se de uma serra que é um dos últimos testemunhos da rica diversidade biológica da Mata Atlântica baiana, nos municípios de Amargosa, Ubaíra e Brejões. As borboletas são um dos grupos biológicos que lá vivem. Além de sua beleza singular, elas têm utilizadas como um modelo de estudos ecológicos para avaliar níveis de perturbação em paisagens porque respondem às mínimas alterações nos hábitats.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



INSCRIÇÕES PARA RAINHA DO BANDO ANUNCIADOR INICIAM NA PRÓXIMA SEGUNDA (12)


Publicado em: 08/06/2017 - 15:06:48

    Já estão sendo organizados os preparativos para a realização do Bando Anunciador da Festa de Santa`Ana. O Cortejo, esse ano, acontece no domingo, dia 09 de julho, com saída às 7h da frente do Centro Universitário de Cultura e Arte da Uefs - o CUCA. A concentração é iniciada na porta do Museu, localizado à Rua Conselheiro Franco.
    A festa da "Escolha da Rainha do Bando Anunciador da Festa de Sant’Ana na sua 11ª edição acontecerá no dia 06 de julho de 2017, a partir de 19h30, no Teatro do CUCA. O evento contará também com a Mesa Redonda: “Quem não se comunica se trumbica!.
    As inscrições para Rainha do Bando Anunciador estarão abertas a partir da próxima segunda (12) e seguem até 05 de julho, na Direção do CUCA.
    Mais informações através dos telefones (75) 3221-9611 ou da página do Cuca na internet (www.uefs.br/cuca).

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ENCONTRO NACIONAL DE LINGUÍSTICA NA UEFS


Publicado em: 31/05/2017 - 15:05:40

    O 3º. Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística (EBIME), que será realizado nos dias 5 e 6 de setembro, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), promovido pelo Departamento de Letras e Artes (DLA), está com inscrições abertas na página https://encontrobime.wordpress.com/.
    O evento, destinado a alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e público em geral que se interessem por este tipo de abordagem, é resultado da confluência de duas áreas de pesquisas: campo do Imaginário e da Ecolinguística; buscando demonstrar que o Imaginário pode e deve ser incluído em um dos ecossistemas da Ecolinguística, ou seja, o ecossistema mental da língua.
    O EBIME vai prestar homenagem à professora doutora Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto da Universidade Federal de Goiás (UFG), que coordena o grupo de pesquisa NELIM - Grupo de Estudo em Ecolinguística e Imaginário. Estão programadas conferências, sessões de comunicação e lançamento de livros.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



PROJETO DA UEFS VAI LEVAR DIREITO DO CONSUMIDOR A ESCOLAS PÚBLICAS


Publicado em: 25/05/2017 - 09:05:02

    Projeto de Extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai levar o Código de Defesa do Consumidor para estudantes do ensino médio da rede pública de Feira de Santana. Intitulado ´Direito do Consumidor na Escola: Conhecendo Melhor do Código de Defesa do Consumidor`, o projeto prevê a edição de uma história em quadrinhos elaborada por alunos dos cursos de Direito, Administração e Economia.
    A escolha desse público, conforme Agenor Sampaio Neto, professor do curso de Direito e coordenador do projeto de Extensão, "se efetiva por acreditarmos que os estudantes, ainda no ensino médio, devem conhecer os seus diretos de forma didática, pois através do conhecimento é possível exigir e exercer a cidadania". Conforme observa, é importante também para os próprios estudantes da Universidade, "pois a extensão é uma via de mão dupla, uma convivência entre Universidade e Sociedade".
    A base teórica do projeto é fundamentada em materiais jurídicos, como o próprio Código de Defesa do Consumidor, e doutrina da disciplina Direito do Consumidor. Também serão analisados textos referentes à questão da assessoria popular, direito alternativo e sobre a importância da própria extensão universitária, essencial para o trabalho que será desempenhado pelos estudantes, segundo informa Agenor Sampaio.
    A primeira etapa de execução do projeto já está em andamento. Até a próxima quinta-feira (25), os alunos de graduação  dos cursos envolvidos e interessados em participar devem se inscrever  no Colegiado de Direito. É necessário o preenchimento de formulário com os dados pessoas, email e WhatsApp.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



ESTUDANTE DE GEOGRAFIA DA UEFS PUBLICA ARTIGO EM REVISTA CIENTÍFICA EM PORTUGAL


Publicado em: 17/05/2017 - 09:05:31

    A aluna Cândida Caroline S. de S. Leite, estudante do curso de bacharelado em Geografia da Uefs teve um artigo incluído na edição mais recente da Revista Territorium, publicada pela Universidade de Coimbra, Portugal.
    O artigo foi resultado do seu projeto de Iniciação Tecnológica (Pibit/Cnpq) que foi premiado como melhor trabalho no Seminário de Iniciação Científica (XIX Semic) em 2015, e que, além disso, representou a Uefs na Jornada Nacional de Iniciação Científica que ocorreu em 2016, durante a Reunião da SBPC.
    O trabalho teve por objetivo avaliar as áreas ocupadas pela samambaia Dicranopteris flexuosa no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), entre os anos de 2002 e 2014, utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto e algoritmos de Redes Neurais. Uma parceria importante para o desenvolvimento do projeto foi o ICMBio (Instituto Chico Mendes), gestor do PNCD, com informações e ajuda em campo.
    A aluna faz parte do grupo de pesquisa GPSIG e Labespectro (Laboratório de Espectrorradiometria), vinculados ao Programa de Pós Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Meio Ambiente (PPGM), sendo orientada pelo Prof. Washington Franca Rocha, da Geociências/Dexa e docente permanente do PPGM. Colaboraram ainda na construção do artigo a Mestre em Ciências Ambientais pelo PPGM, Sarah Moura, que foi também intercambista em Portugal pela Uefs e o Prof. Visitante Rodrigo Vasconcelos, vinculado ao PPGM e bolsista PNPD/Capes.
    Em tempo que congratula a acadêmica e seu orientador, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uefs chama a atenção de toda a comunidade acadêmica da importância dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica na formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação, e do trabalho das Comissões de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica na seleção, eleição e premiação dos trabalhos conduzidos pelos acadêmicos e seus orientadores.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS VAI ALFABETIZAR TRABALHADORES DA LIMPEZA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 12/05/2017 - 09:05:49

    A Universidade Estadual de Feira de Santana realizará na  próxima segunda-feira (15), a abertura do Projeto de Extensão AlfaGaris. O projeto é uma iniciativa do Departamento de Educação que estabeleceu parceria com a Empresa Sustentare Saneamento para promover a alfabetização dos profissionais da limpeza pública de Feira de Santana. A solenidade de abertura do curso será no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), das 14h às 16h.
    Coordenado pelas professoras Márcia Suely de Oliveira Araújo e Selma dos Santos, o AlfaGaris conta também com a colaboração das professoras Irlana Jane Menos da Silva, Maria Cláudia Silva do Carmo, Sandra Nívia Soares de Oliveira e Sineide Cerqueira Estrela.
    O projeto vai alfabetizar no primeiro momento 30 trabalhadores. Vale ressaltar que foram selecionadas duas alfabetizadoras, através de um edital público da Uefs, alunas do curso de Pedagogia, que serão remuneradas pela Sustentare, durante os oito meses de vigência do projeto.

    Confira a programação da abertura do projeto:
    14h - Abertura solene com a presença de representantes da Uefs e da Sustentare;
    Em seguida, momentos culturais:
    *Voz e Violão com Sérgio Nascimento;
    *Performance “O grande alfabetizando” com as alfabetizadoras Michaela Assunção e Tatiana Ribeiro, sob a direção da professora Selma dos Santos;
    *Dinâmica de apresentação dos alfabetizandos e do grupo de estudantes da Disciplina EDU 277 – Prática Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



Mais Notícias

    O 3º. Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística (E...

    Projeto de Extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Feira de S...

    A aluna Cândida Caroline S. de S. Leite, estudante do curso de bacharela...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana realizará na  pr&oacut...

    O Programa Portal da Uefs divulgou ontem o resultado final do sorteio eletr&oc...

    No intuito de ampliar ações e oportunizar a participaç&at...

    O Mestrado Profissional em Astronomia da Universidade Estadual de Feira de San...

    A UEFS comemora neste sábado (06), o Dia da Matemática, das 08h ...

    Estiveram presentes ao Ambulatório de especialidades da Uefs, localizad...

    Discutir a produção literária contemporânea sob o v...


Página de 46
| | | | |

 

Apoio Cultural:



São João em Feira - 2017
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados