menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA


Publicado em: 21/09/2017 - 08:09:49

    O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (NIT-Uefs) e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica das Engenharias da UEFS INTEC-Ues estão promovendo a edição 2017.2 do “Curso de Extensão: Oficina de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica”. Até 22 de setembro serão realizadas as pré- inscrições. A oficina é gratuita e será realizada nos dias 7 e 21 de outubro de 2017.
    O público alvo são estudantes, professores e servidores da Uefs e demais instituições de ensino da região, preferencialmente ligados a cursos de base tecnológica e/ou atividades tecnológicas e empreendedoras. São 40 vagas com reserva de 5 vagas para professores e funcionários da Uefs. Empreendedorismo e inovação são conceitos interrelacionados.
    Inovação envolve um processo de identificar oportunidades, propor novas ideias e colocá-las em prática. O curso de extensão Oficina de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica tem como objetivo capacitar pessoal para o empreendedorismo tecnológico inovador, preparando futuros empreendedores para iniciar negócios baseados em inovação e contribuindo com os esforços de difusão da cultura de empreendedorismo e inovação na Bahia.
    Inscrições aqui: http://intec.uefs.br/eventos-cursos/oficina20172

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



ABERTO DO CUCA ACONTECE ESSA SEMANA


Publicado em: 19/09/2017 - 14:09:03

    Na próxima quinta-feira (21), a partir das 8 horas, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) , o público poderá acompanhar apresentações de dança, teatro, música, workshops e oficinas artísticas. As atividades farão parte de mais uma edição do “Aberto do Cuca”, que tem como objetivo oportunizar, evidenciando a diversidade de linguagens, a divulgação das produções de quem trabalha com arte e cultura.
    Todos os anos o Aberto costuma reunir um público aproximado de 3.000 pessoas ao longo do dia. O evento, que tem entrada franca, acontece sempre em setembro, em comemoração ao aniversário do Cuca. As atividades devem se estender até as 21 horas.
    Confira aqui a programação completa: https://issuu.com/artefinalcuca/docs/folheto_aberto_-_final

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS INICIA A PRIMEIRA TURMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS


Publicado em: 18/09/2017 - 10:09:14

    A Universidade Estadual de Feira de Santana deu início, nesta sexta-feira, às atividades da primeira turma do curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais (Profciamb). A aula inaugural contou com a presença do reitor Evandro do Nascimento Silva, do sub-secretário de Educação do Estado da Bahia e professor da Uefs, Nildon Pitombo, e de Tadeu Malheiros, professor da USP e coordenador da Rede Nacional.
    Nesta primeira turma, a Uefs aprovou a matrícula de 16 alunos. O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, afirmou que o curso é uma oportunidade para aqueles que pretendem se inserir no mercado de trabalho, inclusive do setor público, contribuindo, dentre outros, com práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento sustentável, mas com possibilidade, também, de seguir a carreia acadêmica.
    O coordenador nacional do Profciamb, Tadeu Malheiros, destacou a possibilidade de integração e diálogo entre os pesquisadores, professore e alunos, dos nove polos do programa instalados no país. Ele destacou a interiorização das instituições envolvidas e o atendimento a demandas sociais, além do apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) que destinou recursos da ordem de R$ 3 milhões ao programa.
    A coordenadora do Mestrado na Uefs, professora Joselisa Maria Chaves, fez referência ao esforço dos agentes envolvidos na implantação do curso na Instituição. Conforme afirmou, foi um desafio superado com esforço, o qual será retribuído no processo de ensino, pesquisa e extensão dos professores e alunos, "que com certeza farão a diferença".
    O Proficiamb foi aprovado no âmbito da Capes no final de 2015 e integra nove Universidades de todas a regiões do país: as Universidades Federais do Paraná (UFPR), de Brasília (Unb), Pernambuco (UFPE), Sergipe (UFSE), Amazonas (Ufam) e do Pará (UFPA) e as Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e de São Paulo (USP), além da Uefs.

AUTORIA: Viva Feira



NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UEFS REALIZA FEIRA DE SAÚDE EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 13/09/2017 - 09:09:25

    Levantar o perfil epidemiológico das condições de vida e saúde, bem como identificar as doenças e agravos de maior prevalência e seus fatores associados nas comunidades quilombolas Matinha dos Pretos e Lagoa Grande. Esses foram os objetivos da pesquisa “Determinantes sociais de doenças e agravos nas comunidades quilombolas de Feira de Santana, Bahia”, desenvolvida pela psicóloga Roberta Lima Machado de Souza Araújo, tendo como orientadora a professora doutora Edna Maria de Araújo, vinculadas ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES). O NUDES é um dos núcleos de pesquisa da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
    Como forma de dar retorno social às comunidades envolvidas na pesquisa, foram realizadas a Feira de Saúde Quilombola na Associação dos moradores da comunidade quilombola da Lagoa Grande, no dia 26 de agosto; e a Feira de Saúde Quilombola na Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite, localizada na comunidade Quilombola Matinha dos Pretos, no dia 2 de setembro. Tendo sido realizadas ações de educação em saúde acerca da importância de uma alimentação mais saudável e da prática de exercícios físicos; aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia; avaliação e educação postural; aplicação de flúor.
    O espaço foi dividido de forma a abarcar todas as especialidades, as quais foram alocadas em salas separadas, assim como um grande espaço foi promovido para a pesquisadora relatar os resultados da pesquisa de mestrado.
    Segundo as organizadoras, “as feiras de saúde quilombola foram realizadas como forma de retorno social da pesquisa de mestrado realizada, cumprindo com o zelo ético e de responsabilidade social que toda pesquisa respaldada deve ter. Ressalta-se que, as atividades ofertadas nas feiras referem-se às demandas/vulnerabilidades de maior prevalência, levantadas pela pesquisa, tais como: hipertensão arterial, diabetes, problemas de coluna, transtornos mentais comuns e de saúde bucal”.



AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



AULA MAGNA NA UEFS REÚNE COMUNIDADE ACADÊMICA PARA DISCUTIR VIOLÊNCIA DE GÊNERO


Publicado em: 13/09/2017 - 09:09:22

    "A origem da opressão de gênero surge nas próprias famílias, quando se multiplicam as diferenças em criar um garoto e uma garota". Essa reflexão foi trazida pela palestrante Qelli Viviane Dias Rocha, durante explanação na Aula Magna da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (12), no Anfiteatro da Instituição, e teve como tema "Violência de Gênero".
    A relação entre a estrutura da sociedade patriarcal e capitalista foi apontada como fator determinante na naturalização da violência de gênero. "O campo produtivo do capitalismo evidencia a divisão sexual, social e técnica do trabalho. Isso reflete numa simbiose de opressão e subordinação de homens sobre mulheres", explicou Qelli Rocha, que é professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
    A programação marcou o início do semestre letivo 2017.2 da Universidade. Durante pronunciamento, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, deu boas-vindas à comunidade acadêmica e destacou a pertinência do tema abordado no evento.
    "Romper o silêncio e dar visibilidade a assuntos como esse é um passo significativo. Ainda temos muito a construir no nosso processo civilizatório e estamos aqui para construir o que for melhor. A Uefs será o que fizermos dela", lembrou o reitor.
    Participaram da Mesa de Honra da Aula Magna, a vice-reitora da Uefs, professora Norma Lúcia Fernandes, a servidora Daiana Alcântara, representante do Sintest/Uefs, a professora Priscila Araújo, representante da Adufs, o secretário municipal de Prevenção à Violência, Pablo Roberto, e a secretária estadual de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira.
    A abertura do evento contou também com uma apresentação cultural de estudantes do curso de música da Uefs que interpretaram com maestria versões instrumentais de clássicos da MPB.





AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



SEMINÁRIO ARTICULADOR DISCUTE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA EM FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 06/09/2017 - 09:09:07

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sedia até amanhã (6), o Seminário Articulador de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos. O evento apresenta uma proposta de integrar as diversas instâncias do poder público local, junto à sociedade feirense, no intuito de fomentar ações conjuntas de prevenção à violência.
    Na solenidade de abertura, realizada na manhã de hoje (5), foi composta uma mesa presidida pelo Secretário da SEPREV, Pablo Roberto, com o Ouvidor da Uefs, Marconi Porto Sena, e representantes do Comando Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, da Secretaria de Meio Ambiente, do Conselho da pessoa com deficiência, da Guarda Municipal de Feira, da Guarda Municipal de Suzano/SP, do Centro de Referência da mulher e do Sindicato dos Agentes Comunitários.
    A diversidade na composição da mesa de abertura enriqueceu as apresentações e ratificou a importância do empenho conjunto para a consolidação das propostas a serem discutidas no Seminário.
    Ideias como o papel da educação nas ações preventivas, o debate a respeito dos conceitos e dos tipos de violência, ou a respeito do que trata efetivamente os direitos humanos, a experiência da Patrulha Maria da Penha, realizada pela Guarda Municipal de Suzano em São Paulo, a universidade em parceria com o poder público nos debates e proposições foram temas sugeridos para aprofundamento nas discussões.
    O tema da Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos foi muito bem recebido e todos os representantes da mesa de abertura, bem como o público presente expressaram motivação para unir esforços nessa articulação.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



ARTIGO DE PESQUISADORES DA UEFS E FIOCRUZ É PUBLICADO EM REVISTA INTERNACIONAL


Publicado em: 30/08/2017 - 08:08:50

    O desenvolvimento de um sistema que será usado tanto para auxílio ao diagnóstico de doenças renais quanto para o treinamento de novos patologistas, constituiu-se no tema do artigo “PathoSpotter-K: A computational tool for the automatic identification of glomerular lesions in histological images of kidneys”, publicado na importante revista internacional ScientificReports da Nature.
    Fruto de parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no desenvolvimento do sistema PathoSpotter para detecção automática de lesões a partir de imagens digitais de biopsias renais. É o primeiro trabalho internacional na área de Patologia Digital aplicado a Nefropatologia. Dois pesquisadores ligados a Uefs participam do desenvolvimento do projeto e assinam o artigo pioneiro. O professor doutor Angelo Amâncio Duarte, coordenador do Laboratório de Computação de Alto Desempenho, vinculado ao Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana; e o mestrando George de Oliveira Barros do mestrado em Computação Aplicada da Uefs.
    A PathoSpotter-K é um ramo do PathoSpotter, um projeto de pesquisa interdisciplinar que associa patologistas e cientistas da computação com o objetivo de gerar sistemas computacionais que apoiem pesquisa e treinamento em patologia.
    A tradução de lesões nefrológicas elementares em alguma forma de linguagem computacional deve permitir associações clínico-patológicas em larga escala através de uma grande base de dados e contribuir para o treinamento de jovens patologistas. Neste artigo, foram apresentados os primeiros resultados relacionados ao sistema computacional PathoSpotter-K desenvolvido para identificar lesões glomerulares elementares.
    O artigo completo pode ser acessado no link: https://www.nature.com/articles/srep46769.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



ATENÇÃO: 2ª CHAMADA PROSEL 2017.2


Publicado em: 28/07/2017 - 10:08:22

    A Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs informa convocação em 2ª chamada de candidatos aprovados no Prosel 2017.2. Informa ainda o escalonamento das matrículas que irão ocorrer nos dias 31/08 e 01/09. Os candidatos devem ler as instruções referentes ao preenchimento de formulário e documentação necessária.
    Confira aqui


AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



DÉCIMA EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO TEM EXPECTATIVA DE 75 MIL VISITANTES


Publicado em: 25/08/2017 - 10:08:15

    Expectativa de atividades marcantes e de relevância para a população de dezenas de municípios da região. É desta forma que está sendo aguardada a 10ª Edição da Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (24) e programada para o período de 26 de setembro a 1º de outubro, mais uma vez na Praça João Barbosa de Carvalho, a "Praça do Fórum", com previsão de mais de 75 mil visitantes, inclusive estudantes.
    A solenidade de lançamento foi realizada no auditório do Serviço Social do Comércio(Sesc), no bairro Tomba. O Sesc é um dos parceiros da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) na execução da Feira do Livro.
    O evento contou com a participação de representantes das demais entidades parceiras: a Prefeitura Municipal através das Secretarias de Educação e de Cultura Esporte e Lazer, a Fundação Egberto Costa, o Governo do Estado da Bahia através do Núcleo Territorial de Educação (NTE-19) e a Arquidiocese de Feira de Santana.
    Ao apresentar o evento, Eliana Mota, coordenadora da 10ª Feira do Livro e analista técnica da Pró-Reitoria de Extensão da Uefs, afirmou que este decênio retrata uma história de acontecimentos relevantes evidenciados pelos resultados e as conquistas de cada edição. Ela afirmou que um amadurecimento se faz necessário em diversos aspectos, mas destaca o que classificou de expressiva adesão das comunidades feirense e da região circunvizinha, "que aguardam com ansiedade, a cada ano, este festival literário e cultural".
    Para o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, a Feira do Livro é um momento de acesso ao conhecimento para a comunidade, em especial a juventude. Além disso, destaca, que o evento permite o  protagonismo a diversos atores de diversos campos do conhecimento, da cultura, de manifestações populares.
 
    Protagonismo
    Desta forma, a Feira do Livro, salienta Evandro do Nascimento, não se limita à exposição e comercialização. "Ela proporciona a todos, especialmente aos estudantes, pleno contato com a literatura, com os encantos das artes visuais, música, dança, teatro e cordel, dentre outros".
    As atividades são desenvolvidas em estruturas armadas na Praça João Barbosa de Carvalho, com espaços para apresentações, debates, lançamento de livros e muito mais.
    Mais uma vez, a Feira do Livro vai homenagear personalidades representativas da literatura e da cultura, inclusive com a denominação de alguns espaços. O palco receberá o nome de Dona Teresa, como é conhecida Maria Teresa Gomes Cerqueira, profissional que construiu sua trajetória no Sesc; já a arena receberá o nome de Ana Rita de Almeida Neves, reconhecida educadora de Feira de Santana; a professora da Uefs e ex-pró-reitora de Extensão Maria Helena Besnosik emprestará o nome ao auditório; a praça do cordel receberá o nome do também professor e ex-vice-reitor da Uefs Genival Corrêa de Souza, e a passarela dos expositores será denominada Dom Itamar Vian, arcebispo emérito de Feira de Santana.
    A Feira do Livro conta com o apoio de editoras, distribuidoras de livros, livrarias, instituições de ensino privado, estabelecimentos comerciais dos mais diferentes ramos, profissionais liberais e dos veículos de comunicação de Feira de Santana.
    Os presentes assistiram, ainda, a exibição do vídeo "Feira do Livro, uma história plural", produzido pela TV Olhos D´Água da Uefs, e as apresentações do tenor Cláudio Cerqueira Mendes e da Camerata de Sopros da Uefs.
    Acompanhe os preparativos da Feira do Livro através da internet, nos
    endereços www.proex.uefs.br e www.facebook.com/feiradolivro.uefs.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



Mais Notícias

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sedia até amanh&atil...

    O desenvolvimento de um sistema que será usado tanto para auxíli...

    A Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs...

    Expectativa de atividades marcantes e de relevância para a populaç...

    Estudantes do curso de Engenharia de Computação da Universidade ...

    Oportunizar interação social e estímulo à pr&aacut...

    A Biblioteca Central Julieta Carteado – BCJC promove o Curso de Auxiliar...

    A Biblioteca Central Julieta Carteado da Universidade Estadual de Feira de San...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Colegiad...

    Acontecerá na próxima terça-feira, 02 de agosto, as 15h, ...


Página de 48
| | | | |

 

Apoio Cultural:



184 Anos de Feira de Santana
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados