menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
FEIRA DO SEMIÁRIDO TEM FESTIVAL DE SANFONEIROS E DEBATE SOBRE FEIRANTES E INFORMALIDADE


Publicado em: 22/05/2018 - 09:05:50

    A 11ª Feira do Semiárido da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que tem como tema “Políticas públicas e desenvolvimento territorial: temos sede de quê?”, tem início nesta quarta-feira (23) no campus universitário. O evento propõe o debate sobre o semiárido, como forma de reflexão, enfatizando que é na relação campo-cidade que a vida se produz e reproduz.
    A abertura oficial será às 9h, no Auditório Central da Uefs, com a presença dos organizadores e apoiadores, a conferência do professor Naidson de Quintela Batista, coordenador nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), e apresentações culturais.
    Ainda na quarta-feira, a partir das 14h, no auditório 3, localizado no módulo 4 do campus, será realizada a primeira roda de conversa para discutir “A cidade e a Feira: camelôs, feirantes, informalidade, velhos e novos desafios”, com a participação do presidente do Sindicato dos Camelôs de Feira de Santana, Rogério Conceição, e os professores Fernando Rabossi (UFRJ), Alessandra Oliveira (Uefs) e Larissa Penelu (Uefs).
    Na noite do primeiro dia da Feira do Semiárido, a partir das 19h30, no Auditório Central, as atenções se voltam para a grande final do 8º. Festival de Sanfoneiros da Uefs que terá a participação especial de Targino Gondim.
    A programação completa do evento, que se estende até o dia 25 de maio (sexta-feira), pode ser acessada AQUI. O evento é organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Uefs.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



PROJETO ALFAGARIS INICIA SEGUNDA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO


Publicado em: 17/05/2018 - 15:05:37

    O Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (DEDU/Uefs),em parceria com a Empresa Sustentare Saneamento, realizou na terça-feira (15), no auditório 1 do campus universitário, a abertura da segunda turma do projeto de Extensão AlfaGaris. O objetivo é promover a alfabetização dos profissionais de limpeza pública de Feira de Santana. A primeira turma alfabetizou 28 trabalhadores e nesta segunda etapa estão matriculados 26 alunos.
    O pró-Reitor de Extensão da Uefs, Márcio Campos, disse que a Universidade está contribuindo para a formação cidadã dessas pessoas, cumprindo o papel social de alfabetizar e ampliando as possibilidades de crescimento profissional. Segundo o diretor da Sustentare, Marcel Gelfi, “há 20 anos que trabalhamos aqui em Feira e queremos participar da comunidade da melhor forma possível, ajudando quem precisa. Para nós está sendo muito gratificante”.
    Para o trabalhador Cícero da Silva, 47 anos, matriculado na segunda turma, o sonho de aprender a ler e escrever vai ser realizado. “Meu sonho é saber ler para ler a Bíblia, eu nunca pensei em voltar a estudar e hoje já penso. O projeto é uma vitamina para mim, achei forças na Sustentare e na Uefs. Nunca ninguém fez um projeto tão maravilhoso como esse”, considerou.
    A coordenadora do projeto, Sineide Cerqueira Estrela, enfatizou a missão de dar aos trabalhadores matriculados o direito de se apropriar da leitura e escrita. O AlfaGaris conta com a colaboração das professoras Irlana Jane Menos da Silva, Maria Cláudia Silva do Carmo, Sandra Nívia Soares de Oliveira. Duas novas alfabetizadoras, Rogéria Mota Silva e Geisa Souza Salomão, alunas do curso de Pedagogia, serão bolsistas pela Sustentare, durante oito meses de vigência do projeto.
    Na abertura do evento, houve apresentações musicais, roda de Contação de História e participação dos Sussurradores do Núcleo de Leitura da Uefs.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



EVENTO NA UEFS DEBATE RESISTÊNCIA E DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS


Publicado em: 07/05/2018 - 16:05:20

    Os Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com apoio do Projeto de Extensão Antropologia dos Povos Indígenas, promove no dia 17 (quinta-feira) a “1ª Re-União dos Estudantes Indígenas da Uefs: dialogando vivências contemporâneas e tradicionais”. O evento, programado no Anfiteatro do campus universitário, das 8h às 12h, tem como finalidade aproximar estudantes e a comunidade e a dialogar sobre as temáticas relacionadas aos povos indígenas do Brasil, e, em particular, os índios do nordeste brasileiro.
    O objetivo é apresentar as várias formas de resistência dos estudantes indígenas e o papel principal nas diversas lutas por direitos que são protagonizadas pelo movimento indígena nacional. Os temas serão discutidos através da mesa redonda “Povos indígenas do Nordeste: identidade, resistência e protagonismo” e das oficinas realizadas na Residência indígena da Instituição.
    Os interessados em participar da programação devem se inscrever AQUI.
   
    Programação
    Mesa Redonda - 8h às 12h (Anfiteatro do módulo 2/Uefs)
    SHEILA BRASILEIRO - Antropóloga - indigenista - Analista pericial do Ministério Público Federal
    CIBELLE TUXÁ - Estudante de psicologia- UEFS ( Indígena TUXÁ)
    JOSÉ AUGUSTO LARANJEIRA SAMPAIO (GUGA) - Antropólogo, professor da UNEB
    indigenista -membro do conselho diretor da Anaí - Associação Nacional de Ação Indigenista
    LEIDIANE TUMBALALÁ-Professora indígena- Licenciada em História e licenciatura
    intercultural indígena LICEEI- Subsecretária do FORUMEIBA representando os povos do norte da Bahia-Membro do CEE da Bahia
    JOSÉ DA CRUZ - Liderança Pankararu -Coordenador das Escolas Indígenas da terra indígena Pankararu-Membro da COPIPE - Comissão de Professores/as Indígenas de Pernambuco
    DOUGLAS PANKARARU – Estudante de Direito UEFS (mediador)
    OFICINAS- 14h às 15h30 (Residência indígena/Uefs)
    Oficina 1: Práticas musicais indígenas (Facilitador - Andeson Cleomar Pankararú)
    Oficina 2: Arte com Barro (Jefferson Pankararu)
    Oficina 3: Pintura Corporal ( Patrícia Tumbalalá e Letícia Tumbalalá)
    15h30 – 17h30
    Roda de Conversa - "Indígenas na Universidade? Seu lugar é mesmo aqui?".
    Mediador: Ângelo Kaimbé.
    Após a roda de conversa ocorrerá apresentações culturais:
    - Toré
    - Grupo Musical Coisa de Índio
    - Recitais

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



I COLÓQUIO "DIÁLOGOS SOBRE O CORPO" NA UEFS


Publicado em: 01/05/2018 - 05:05:27

               Acontece nos dias 08 e 09/05 no auditório do Módulo VII da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o I Colóquio "Diálogos sobre o corpo", trazendo debates sobre a corporeidade no âmbito da Filosofia, dialogando com o campo da Saúde, das Letras, das Artes, do Direito, da Psicologia e da Psicanálise.
     O evento, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia (NEF) e coordenado pela professora Doutora Caroline Vasconcelos Ribeiro, contará com uma programação especial, com Mesa-Redonda e Minicurso.

DA PROGRAMAÇÃO:

MESA-REDONDA
Terça-feira (08/05) às 19hs,  no auditório do Módulo VII (UEFS)
*TEMA: “Arte Degenerada!": o ascetismo idealizado do corpo na censura às manifestações artísticas – Charliston Pablo do Nascimento (UEFS/UFMG)
*TEMA: A recusa do espírito sem corpo: sobre apropriação e hierarquia – Rodrigo Ornelas (UEFS/UFBA)
*TEMA: Nas trilhas da criação: reflexões sobre o corpo, autoria e discurso – Kleyde Lessa (UEFS)

MINICURSO
Quarta-feira (09/05) de 14:00 às 18:00hs, auditório II, Módulo  I (UEFS)
*TEMA: A presença do corpo na história da arte – Charliston Pablo do Nascimento

MESA-REDONDA
Quarta-feira (09/05) às 19hs, auditório do Módulo VII (UEFS)
*TEMA: O modelo biomédico e o conceito de corpo: uma leitura heideggeriana – Caroline Vasconcelos (UEFS)
*TEMA: Corpo e transexualidades: diálogos com Heidegger – Deivison Miranda (UEFS)
*TEMA: O corpo como miragem e semelhança – Marcelo Santana (UFRB)

Das inscrições:
As inscrições devem ser feitas por formulário, que será disponibilizado pelo e-mail: coloquiocorpouefs@gmail.com

Caderno de Resumos: goo.gl/htKz5h

AUTORIA: Viva Feira, com informações de Caroline Vasconcelos Ribeiro



TRABALHO DE MESTRANDOS DA UEFS SOBRE A GUERRA NA SÍRIA RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL


Publicado em: 27/04/2018 - 09:04:57

    "Um Olhar sobre a Guerra da Síria: Mapeamento de Paisagens da Guerra por Alunos do Ensino Médio utilizando Imagens do Google Earth", trabalho de autoria da mestranda Ereni da Silva Oliveira do curso mestrado em Modelagem (PPGM) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em co-autoria da discente Naiara Silva (PPGM) e da professora Joselisa Maria Chaves, foi apresentado no evento Latin American Remote Sensing (LARS) que ocorreu em associação com a Feira de Tecnologia Aeroespacial (FIDAE), realizados nos dias 03 a 06 de abril em Santiago do Chile.
    O trabalho havia conquistado o prêmio de “melhor trabalho oral” na 11ª. Jornada de Educación em Percepción Remota enelÁmbitodel MERCOSUR (JEPRMS), em Temuco, Chile, no mês de novembro de 2017. O evento JEPRMS foi organizado pela Sociedade Científica Latinoamericana de Especialistas em Sensoriamento Remoto e Sistemas de localização Espacial (SELPER) e da Universidade Católica de Temuco, teve como tema “20 años de Educación em Percepci[onRemotoa y Sistemas de Información Espacial”. Contou com participação de pesquisadores de Ensino em Sensoriamento Remoto de diferentes países, com uma boa representação da Uefs, com ministração de oficina, Mestrado em Modelagem.
    O evento LARS contou com a participação do Diretor Executivo da Google UK, Ed Parsons, responsável pela Google Maps, Earth e Engine, aplicativos importantes de geotecnologias e geoinformação dessa empresa. Ereni da Silva Cordeiro é graduada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora da rede pública estadual.
    O projeto
    A guerra da Síria foi a interface escolhida para realização do trabalho com o uso de Sensoriamento Remoto. A atividade de mapeamento proposta foi realizada por estudantes do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, situado no município de Conceição do Coité (Bahia). A metodologia empregada para desenvolver esse mapeamento consistiu na realização de oficina,que envolveu teoria e prática. As oficinas ocorreram nos dias 12 e 13 de julho de 2017.
    A parte teórica da oficina consistiu na realização de três palestras abordando as temáticas da Guerra da Síria, do Sensoriamento Remoto e, finalmente, sobre os refugiados; já a parte prática foi executada com o uso de pares de imagens de satélite do Google Earth Pro de paisagens das cidades sírias de Alepo e Daara, sendo uma das imagens referente ao início do conflito e a outra mais atual.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



PROFESSORES DA UEFS MINISTRAM TREINAMENTO SOBRE PARTOGRAMA


Publicado em: 24/04/2018 - 14:04:56

    Promovido pelo Hospital da Mulher, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi realizado no dia 16 de abril, no auditório do Complexo Materno Infantil da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o Treinamento sobre Partograma. O público-alvo foram enfermeiras obstétricas, médicos residentes em Obstetrícia e obstetras da maternidade.
    O treinamento foi ministrado pelas professoras do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Saúde da Mulher (NEPEM/Uefs), doutora Rita de Cássia Rocha Moreira, que abordou a Humanização do Parto e Nascimento; e a mestre Zannety Conceição Silva do Nascimento Souza que abordou o Partograma em seus aspectos teóricos e práticos, com o exercício do mesmo entre os participantes.
    Na definição de especialistas, Partograma é a representação gráfica do trabalho de parto que permite acompanhar sua evolução, documentar, diagnosticar alterações e indicar a tomada de condutas apropriadas para a correção destes desvios, ajudando ainda a evitar intervenções desnecessárias.
    A iniciativa da Uefs reforça a contrapartida social e a parceria com as instituições de saúde, disponibilizando atividades extensionistas que aproxima as ações acadêmicas com as demandas da sociedade, contribuindo para a transformação da realidade.



AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



DIVULGADA 7ª CHAMADA DO VESTIBULAR 2018.1 DA UEFS


Publicado em: 18/04/2018 - 09:04:04

    A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informa que já está disponível a lista dos estudantes convocados em 7ª chamada no Prosel 2018.1. Todos os estudantes aprovados devem se apresentar para a matrícula nesta quarta-feira (18), na Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA), situada no prédio da Administração Central da Uefs, das 10h às 11 horas.
    Confira a Lista de Aprovados e o Escalonamento de Matrículas.


AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS PROMOVE PALESTRAS SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO


Publicado em: 17/04/2018 - 09:04:08

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizou, no dia 13, através do Projeto de Extensão “Direito do Consumidor na Escola”, formado por alunos do curso de Direito, sob a coordenação do professor Agenor Sampaio Neto, palestra de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. O evento aconteceu no Auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde quase 500 alunos do 3º do Ensino Médio da instituição receberam a Cartilha do Consumidor e debateram acerca do tema.
    De acordo com o coordenador do projeto, esta é uma oportunidade dos jovens conhecerem seus direitos e exercerem sua cidadania. “A importância do evento reside em levar conhecimentos básicos do Código de Defesa do Consumidor para os estudantes do Ensino Médio das escolas de Feira de Santana, estimulando a chamada Cidadania Ativa”, explicou o professor Agenor Sampaio Neto .
    A aluna Victória Andrade, de 17 anos, afirmou que é importante haver esse tipo de debate por conta da falta de conhecimento acerca dos direitos dos consumidores. “Eu não sabia, por exemplo, que o cinema não pode proibir a entrada de alimentos que não foram comprados lá, e já aconteceu de eu comprar hambúrguer e eles não quererem liberar minha entrada” contou.
    A coordenadora pedagógica do colégio, Carlene, também falou da importância dos temas serem apresentados, mas também afirmou que o evento pode servir para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Esses tipos de palestras são, também, importantes para a criação de um senso crítico para usar como argumentos em uma redação do Enem” disse.
    O próximo colégio a receber o projeto é o Assis Chateaubriand, no dia 8 de junho. Segundo o professor Agenor Sampaio Neto, no segundo semestre de 2018, os integrantes do projeto de extensão visitarão mais duas unidades de ensino.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS DIVULGA EDITAL DO CONCURSO PARA TÉCNICOS E ANALISTAS UNIVERSITÁRIOS


Publicado em: 15/04/2018 - 20:04:59

    Já está disponível o edital de abertura de inscrições para concurso público de provas e títulos para os cargos de técnicos e analistas universitários da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Os interessados poderão se inscrever no período de 19 de abril a 7 de maio, exclusivamente, pelo site do Instituto AOCP, que está organizando o concurso.
    Ao todo, 72 vagas estão sendo oferecidas, sendo 50 para o cargo de Técnico Universitário (nível médio e técnico) e 22 para o cargo de Analista Universitário (nível superior), além da formação de cadastro de reserva do quadro permanente de pessoal da Uefs.
    As vagas de técnico são para as seguintes áreas: Administrativa, Arte final, Nutricional, Laboratorial, Edificações, Eletrotécnica, Infraestrutural, Mecânica, Química, Radialismo e Segurança do Trabalho. Já as vagas para analista universitário contemplarão as áreas de Administração, TI, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Pedagogia e Serviço Social.
    A aplicação das provas objetivas ocorrerá no dia 27 de maio.
    Mais informações podem ser adquiridas no Edital do Concurso.

AUTORIA: Release da Ascom da UEFS



Mais Notícias

    Promovido pelo Hospital da Mulher, em parceria com a Universidade Estadual de ...

    A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) d...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizou, no dia 13, atrav&...

    Já está disponível o edital de abertura de inscriç...

    A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) d...

    Estão abertas, até o dia 17 de abril, as inscriçõe...

    O 2º Seminário (RE)pensar Feira, o 2º Congresso Internacional...

    A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) d...

    O Projeto Universidade Para Todos (UPT) está realizando credenciamento ...

    Promover a formação de licenciandos em Matemática e oport...


Página de 56
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Arraia do MAP
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados