menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
A VOZ DO SAMBA ECOOU NA UEFS NA ENTREGA DO TÍTULO DE PROFESSORA EMÉRITA


Publicado em: 09/05/2019 - 23:05:59

    Emoções e lembranças embaladas pelo samba da Quixabeira da Matinha marcaram a noite de outorga do título de Professora Emérita, concedido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) à docente Maria Ângela Alves do Nascimento. A solenidade ocorreu na noite da terça-feira (08), no Anfiteatro do campus universitário. É a quarta vez que a Uefs, através do Conselho Universitário (Consu) concede esta honraria.
    A relação de afeto com o povoado de Feira de Santana vem desde o estudo “As práticas populares de cura no povoado Matinha dos Pretos –BA” que culminou na tese de doutorado de Maria Ângela. Durante seu discurso, a homenageada falou da trajetória na Uefs e do significado de receber a referida honraria.
    “Estive nesta Universidade em todas as fases do processo de crescimento e desenvolvimento dela. Vivi dois terços da minha vida aqui, com alegria e satisfação, mesmo sabendo de todos os desafios e dificuldades que existiriam ao longo da jornada de trabalho. Sinto hoje emoção, alegria e orgulho de pertencer à Uefs, a minha Universidade. A todos agradeço pelo recebimento desse título e desejo ‘as cores da vida, todas as alegrias que puderem sorrir, o sonho realizado e a esperança renovada’, tenham muitos desejos diante da universidade que aspiramos”, declarou.
    Durante a solenidade o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, enfatizou os auxílios realizados pela professora para a universidade. "É necessário reconhecer a imensa contribuição para consolidação do curso de Enfermagem, dos programas de pós-graduação em que atuou, da construção nos espaços e da história política da universidade".
    Evandro do Nascimento destacou também o trabalho de Maria Ângela como professora e pesquisadora socialmente referenciada, essencialmente pela sua pesquisa com a comunidade externa para realização do doutorado.
    "A professora Ângela esteve sempre nessas trajetórias de lutas. Portanto, além da produção científica, da formação em recursos humanos, do envolvimento com a comunidade, que foi objeto de sua pesquisa do doutorado, a professora Maria Ângela também foi sempre uma lutadora e construtora dessa universidade", completou o reitor.
    Participaram da mesa de honra da solenidade, o senhor Ivamberg Lima, diretor do Núcleo Regional de Educação de Feira de Santana (NRE 19) e representante do governador Rui Costa, a professora Silvia Passos, diretora do Departamento de Saúde (DSAU), professor Thiago Santana, representante da área de gestão pública do DSAU, professor Deybson Borba, que representou a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), Mariane Maciel, do Diretório Acadêmico de Enfermagem, Tânia Bulcão, representante da Associação Brasileira de Enfermagem, e Anderson Santos, representante do Conselho Regional.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS
Fotos




CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENHO DA UEFS TEM AS INSCRIÇÕES PRORROGADAS


Publicado em: 09/05/2019 - 23:05:39

    O prazo de inscrição para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Desenho com ênfase em Metodologia do Desenho e em Desenho, Registro e Memória Visual, foi prorrogado até o dia 20 de maio. Por conta disso, a seleção vai ocorrer em 22 e 24 de maio; o resultado será divulgado até o dia 28 de maio; a data da matrícula será divulgada posteriormente pela Divisão de Assuntos Acadêmicos; e as aulas terão início em 31 de maio de 2019.
    Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (75) 3161-8171.


- Confira AQUI os detalhes da seleção.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



CUCA DIVULGA FINALISTAS DO FESTIVAL DE SANFONEIROS


Publicado em: 01/05/2019 - 01:05:31

Oração do Sanfoneiro

"Seu sanfoneiro, muito obrigado

O meu verso cantado é pra lhe agradecer

Por esse xote marcolinizado e o baião gonzagueado

Que só tu sabe fazer

Com a sanfona `garrada no peito

Sustenidos satisfeitos puxados do coração

Bemóis saídos de dedos malinos

Verdadeiros bailarinos do balé do meu sertão[...]"

(Xico Bizerra)

    Para esquentar os corações forrozeiros para a próxima festa nordestina, o São João, o Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs) promove mais uma edição do Festival de Sanfoneiros e torna pública a relação dos treze participantes que vão se apresentar na grande final do evento programada para o dia 22 de maio (quarta-feira), no Auditório Central do campus universitário, a partir das 18h30. O objetivo da atividade cultural, que é gratuita, é valorizar, estimular e premiar os mestres da sanfona.
    Os sanfoneiros finalistas foram selecionados através das análises dos vídeos enviados, feita por uma comissão composta por três especialistas na área. Eles disputam quatro prêmios que atingem até R$ 4.350,00, certificado e placa, em três categorias: até oito baixos, acima de oito baixos e até 14 anos. Acesse a lista de candidatos selecionados para a final AQUI.
    A finalíssima da 9ª edição do Festival é realizada com a participação de um corpo de jurados formado por, no mínimo, cinco e podendo chegar a máxima de sete integrantes, que avaliam a execução do instrumento e performance própria a cada tipo de instrumento. A platéia também participa do julgamento, concedendo a um participante entre as duas primeiras categorias o prêmio de R$ 1.500,00, através do Júri Popular.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



QUEIMA DO JUDAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA LAGOA GRANDE


Publicado em: 18/04/2019 - 01:04:39

    Os festejos fazem parte das atividades da Associação Comunitária de Maria Quitéria (ACOMAQ) na Comunidade Quilombola de Lagoa Grande, distrito de Maria Quitéria, zona rural de Feira de Santana, que visam a consolidação dos valores ancestrais e a valorização do jeito de viver quilombola. O evento acontecerá na Fazenda Lagoa Grande (Campo do MOC), no Distrito de Maria Quitéria, no Sábado de Aleluia, 20 de abril de 2019, a partir das 14h.
    Estão previstos, além da tradicional Queima do Judas, Bumba meu Boi, Quebra Pote, Leilão e muita alegria e acolhimento. Os recursos arrecadados se destinam a compor o fundo destinado à realização das festividades do Novembro Negro de 2019.
    A Comunidade de Lagoa Grande tem diversas parcerias com a Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária e com outros projetos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em atividades de pesquisa e extensão em várias áreas. O grupo de trabalhadoras "Sabores do Quilombo", que atuam na Cantina do módulo 1 do campus universitário são um exemplo deste trabalho conjunto, marcado pelo fortalecimento da comunidade no sentido da construção de espaços para trabalho e renda.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



UEFS CONVOCA NOVOS CANDIDATOS APROVADOS NO REDA DE 2017


Publicado em: 08/04/2019 - 00:04:33

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) publicou no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (02) uma nova convocação de classificados no Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de pessoal técnico, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), relativo ao Edital nº 001/2017.
    De acordo com a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), o 11° Aviso de Convocação é para o preenchimento de 11 vagas temporárias, sendo 9 para função de Técnico de Nível Médio – Educador para Creche e 2 para a função de Técnico de Nível Superior – Nutricionista. O aviso de convocação está disponível AQUI.
    Os candidatos convocados devem se apresentar no período de 8 a 17 de abril de 2019, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Gerência de Recursos Humanos, localizada no prédio da Administração Central da Uefs, a fim de entregar os documentos e exames constantes do Aviso de Convocação.
    Os servidores contratados atenderão demandas do Centro de Educação Básica-Creche, da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae) e do Serviço de Saúde Universitário (Sesu).

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



REITOR DA UEFS É REELEITO COM MAIORIA DE VOTOS ENTRE ESTUDANTES, FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES

Com 62% da votação Evandro do Nascimento Silva é reeleito em uma vitória maiúscula da atual gestão!

Publicado em: 04/04/2019 - 09:04:21

    Estudantes, professores e servidores técnicos-administrativos escolheram o professor Evandro do Nascimento e a professora Amali Mussi como reitor e vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A apuração dos votos terminou no início da manhã desta quinta-feira (04).
    De acordo com dados da Comissão Eleitoral, dos 5.437 votos válidos, 3.395 foram para a Chapa Mais UEFS (Evandro do Nascimento e Amali Mussi), 664 para a Chapa UEFS de Todos (Dagoberto Freitas e Lílian Wanderley) e 1.378 para a chapa Nova UEFS (koji Nagahama e Telma Teixeira).
    Para o reitor reeleito, “essa vitória significa que a comunidade já sabe que nós temos realmente uma proposta muito clara de democracia, de inclusão social, de uma universidade socialmente referenciada, de uma universidade competente e de excelência acadêmica. Propomos um programa que reafirma a defesa da universidade pública diante de uma conjuntura de ataque ao ensino superior público. A comunidade encampou essa proposta porque entende que o momento que estamos vivendo, exige uma Reitoria que além de competência gerencial tenha a capacidade política de defesa da universidade pública”.
    A vice-reitora eleita Amali Mussi destacou a importância deste processo eleitoral. “Essa eleição foi um processo de muita aprendizagem que promoveu um conhecimento mais amplo e muito mais cuidadoso do que a gente já construiu na Uefs. A comunidade universitária pode esperar fidelidade. Fidelidade à universidade, fidelidade a um programa, além da fidelidade à conduta ética que busque sempre valorizar um coletivo”, disse.
    O mandato dos professores Evandro do Nascimento e Amali Mussi terá início em maio de 2019 e fim em abril de 2023.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



FESTIVAL DE SANFONEIROS DA UEFS ESTA COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS

O mais tradicional festival de sanfoneiros da região esta com as inscrições abertas até 17 DE abril.

Publicado em: 17/03/2019 - 03:03:10

    Dentre os elementos que melhor caracterizam a cultura popular nordestina, a sanfona se destaca quando o quesito é musical. Instrumento central do forró pé-de-serra típico dos festejos juninos, a sanfona desafia a sonoridade dos ritmos por meio da virtuosidade do tocador, esteja ele de posse de oito ou mais baixos.
    Por consciência e respeito a esses elementos da cultura regional, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), está realizando a 9ª Edição do Festival de Sanfoneiros. As inscrições podem ser realizadas até o 17 de abril, presencialmente, no prédio do Cuca, localizado na rua Conselheiro Franco, nº 66. A grande final está programada para o dia 22 de maio no Auditório Central do campus universitário.
    Haverá disputa em três níveis: Categoria I – compreendendo sanfoneiros que utilizem sanfonas até 08 baixos; Categoria II – compreendendo sanfoneiros que utilizem sanfonas com mais de 08 baixos. Categoria III – sanfoneiros com até 14 anos de idade, completos até a data do Festival.

O edital completo pode ser consultado AQUI.

Formulário de Inscrição.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



JULIETA CARTEADO INSPIRA CAMPANHA PARA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Uma das maiores responsáveis pela instalação da Biblioteca Centra da Uefs, inspira hoomenagens ao dia da mulher!

Publicado em: 28/02/2019 - 18:02:43

    Escritora, poeta e pintora. Vinda da capital baiana, onde tornou-se bibliotecária, participou ativamente da implantação da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), local em que foi diretora por 12 anos. Símbolo de inteligência, Julieta Carteado Monteiro Lopes possuía um currículo invejável para qualquer intelectual da sua época. Era ícone de resistência e da luta pelos direitos das mulheres.
    Por todas essas razões e, sobretudo, pela possibilidade de inspirar mulheres contemporâneas, Julieta Carteado foi escolhida para protagonizar a campanha da Uefs em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, proposta pela Assessoria de Comunicação (Ascom), que utiliza o slogan #lutemcomojulietas. Até o dia 8 de março, a comunidade universitária continuará recebendo, via e-mail e redes sociais, peças da campanha que evidenciam a trajetória de luta e resistência da homenageada, uma mulher que fez diferença por viver à frente do seu tempo.
    A culminância da campanha #lutemcomojulietas ocorrerá na segunda-feira (11), às 8h30, no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado, no campus da Uefs. Roda de Conversa sobre empoderamento feminino, atividades lúdicas e apresentações culturais farão parte da programação do evento, aberto à comunidade universitária.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



REITOR DA UEFS SE TORNA CIDADÃO FEIRENSE


Publicado em: 23/02/2019 - 03:02:18

    O cenário da Câmara Municipal de Feira de Santana serviu de palco, na quarta-feira (20), para a contação de uma história iniciada na Paraíba, cujo protagonista, homenageado da noite pela honraria do título de cidadão feirense, fez o público mergulhar na própria história, com um discurso emocionado e repleto de gratidão pela terra que o acolheu. Assim pode ser descrito o enredo da Sessão Solene para outorga da láurea a Evandro do Nascimento Silva, reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
    “Muitas pessoas dividem o mérito deste título comigo. A deferência a mim concedida nesta data indubitavelmente desperta sentimentos muito significativos e o primeiro é a gratidão. Muito obrigado a Feira de Santana, que me acolheu e agora através dessa Casa da Cidadania me torna seu cidadão. Fico-vos obrigado a contribuir, seja como for, agora e futuramente, como professor, ser humano e cidadão para o teu engrandecimento”, declarou Evandro do Nascimento.
    O reitor também agradeceu aos companheiros de jornada na Universidade, professores, funcionários e estudantes, à família, à equipe da Câmara de Vereadores, à professora Lélia Fernandes pela sugestão de outorga do título e ao vereador José Carneiro pela proposição do decreto legislativo que deu origem à honraria.
    De acordo com o vereador José Carneiro, o título foi concedido pelos relevantes serviços prestados ao município de Feira de Santana. “Ele construiu sua identidade com cidadão, biólogo, professor e cientista. Uma trajetória politicamente construída, permeada por caminhos de aprendizado. Concedeu contribuições científicas que buscam a melhoria da realidade do universos rural, que é a sua origem. Com participação ativa na sociedade, na área acadêmica deste município e vasto currículo, o professor Evandro é motivo de orgulho para a nossa cidade e faz jus ao recebimento do título de cidadão feirense”, disse.
    A concessão do título ao professor Evandro do Nascimento foi aprovado no mês de novembro de 2018 pela Câmara Municipal, em discussão única e por unanimidade.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS - FOTOS: Edvan Barbosa



Mais Notícias

    Estudantes, professores e servidores técnicos-administrativos escolhera...

    Dentre os elementos que melhor caracterizam a cultura popular nordestina, a sa...

    Escritora, poeta e pintora. Vinda da capital baiana, onde tornou-se bibliotec&...

    O cenário da Câmara Municipal de Feira de Santana serviu de palco...

    Nascido em João Pessoa (PB), o reitor da Universidade Estadual de Feira...

    A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) d...

    Já está disponível a lista de segunda chamada para os est...

    Estão abertas, até o dia 28 de fevereiro, as inscriç&otil...

    Os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) p...

    A Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Estadual de Feir...


Página de 68
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Maio Amarelo

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados