menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Dr. Ed Forró
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
AULA MAGNA DA UEFS SOBRE "DESAFIOS DA UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA" ATRAI MILHARES DE INTERNAUTAS


Publicado em: 16/02/2021 - 11:02:56

    “Nós que construímos a universidade sabemos que há uma verdade preciosa que se organiza naturalmente e faz vê-la como uma área de colaboração e criatividade, e não como espaço de reprodução de discriminações, mas como lugar especial de ampliação de direitos e acolhimento. Esses são nossos desafios cotidianos. Somos um lugar de resistência ao autoritarismo e negacionismo!”, declarou o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva, durante a Aula Magna do semestre 2020.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A cerimônia virtual com o tema “Desafios da Universidade em tempos de pandemia” ocorreu na manhã desta segunda-feira, 15, no canal da TV Olhos D’água na plataforma de vídeo YouTube. A Aula Magna virtual foi assistida por um público de mais de 2.500 pessoas.
    Em seu discurso, o reitor Evandro do Nascimento falou sobre a importância da relação dialética e dialógica do fazer a universidade e dos obstáculos encarados para retomar as atividades de um semestre regular mantendo os princípios, mas em ambientes virtuais. “São adversidades muito grandes, mas certamente saberemos trilhar o melhor caminho para acolher nossos estudantes, iniciar calouros nas atividades, dar fluxo na vida acadêmica dos veteranos para que possam concluir seus cursos, colar grau e seguir como profissionais em defesa de um país melhor e de uma sociedade mais justa”, declarou ele sobre o período que se inicia e as expectativas nos frutos do compromisso humanista trabalhado pela Instituição.
    Fabiana Cristina Bertoni, pró-reitora de Graduação da Uefs, discorreu sobre as providências para possibilitar as aulas durante o isolamento social. A professora informou que foram diversas dificuldades e também conquistas, as avaliações mostram que muito foi feito. “Nós nos organizamos, fizemos a mudança das aulas presenciais para remotas, formamos nossos docentes, garantimos serviço de internet para os servidores, disponibilizamos ambiente virtual de aprendizagem, ferramentas digitais para ensino remoto, oferecemos apoio tecnológico e pedagógico para os docentes, inclusão digital para os estudantes, conseguimos compor uma equipe para acompanhamento e recepção de pessoas com deficiência, realizamos ações virtuais e estamos viabilizando uma biblioteca virtual”, relatou Fabiana.
    O evento também contou com tour virtual sobre a estrutura física, identificação dos serviços e setores que integram o funcionamento da instituição. O vídeo segue disponível no canal da TV Olhos D’água, no YouTube. Falas dos membros da gestão Contra-Atacar do Diretório Central dos Estudantes também compuseram a sala através de vídeo.
    Para Felipe Lisonjeado, estudante do curso de Letras Vernáculas, as falas do evento foram como sementes de esperança e acolhimento para todos os alunos. “A Aula Magna virtual trouxe a afirmação de que a nossa Uefs não mede esforços para continuar executando o seu trabalho e compromisso institucional da melhor maneira e descobrindo caminhos através dos novos desafios”, relatou.
    O evento também contou com pronunciamentos da professora Amali Mussi, vice-reitora da Uefs, Gisele Pinto Rocha Santos, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/BA-Uefs) e Marilene Lopes da Rocha, representante da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs).

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



SALA DE CINEMA DA UEFS DEBATE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA AFRICANA


Publicado em: 17/09/2020 - 16:09:37

    O projeto Sala de Cinema da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove o Cinedebate: Resistência da mulher negra/ representação e construção da mulher moçambicana. A coordenação é de Matheus Guimarães (graduando em Engenharia Civil/ Uefs) e tem como debatedora convidada a pesquisadora Marcinha Costa, graduada em Letras Vernáculas (UEFS), mestra em Estudos Literários com ênfase em Literatura preta moçambicana (UEFS) e professora da Rede Municipal de Ensino.
    O evento está programado para o dia 18 de setembro a partir das 15h.  A inscrição pode ser realizada em https://forms.gle/TZab9BAmEuGQte8M6 . O filme tema, Phatyma (Moçambique, 2010), deve ser assistido no link https://www.youtube.com/watch?v=NBKbFGxM1-k , e tem como protagonista Phatyma, uma menina africana que vive no sul de Moçambique. Ela questiona as tradições, tensionando com a cultura do colonizador. A narrativa apresenta uma nova perspectiva para se pensar o olhar eurocêntrico que ainda prevalece sobre a representação das mulheres africanas.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



PSEUDOCIÊNCIA É TEMA DE PALESTRA NESTA QUINTA-FEIRA


Publicado em: 15/09/2020 - 00:09:17

    Acontece na próxima quinta-feira (17) mais uma edição do Ciclo de Palestras promovido pela Estação Experimental de Horticultura (EEH) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Desta vez, o tema “Importância da Ciência e perigos da pseudociência”, será debatido por quatro dos maiores pesquisadores do Brasil.
    A atividade ocorrerá através da plataforma GoogleMeet (http://meet.google.com/vwj-jigu-scd), às 14h30, e vai reunir os seguintes palestrantes: Prof. Dr. Kleber Del Claro (CNPq-UFU), Prof. Dr. Gilson Volpato (Unesp), Prof. Dr. André Mattedi (Ufba) e Paulo De Marco Júnior (CNPq- UFG). A palestra será mediada pelo Prof. Dr. Gilberto Mendonça, do curso de Agronomia da Uefs, coordenador da EEH, e coordenador de extensão da Proex.

Inscreva-se AQUI para a palestra.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



CANÇÃO EXALTA PAPEL DO CUCA NA VALORIZAÇÃO DA ARTE E DA CULTURA


Publicado em: 09/07/2020 - 02:07:15

    O Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs) ganhou homenagem em forma de canção. “Viva o CUCA” é uma composição com letra de Vandson Nascimento, coordenador de música da instituição, e música de Marcionílio Prado, multi-instrumentista, cantor e compositor. Segundo Vandson Nascimento a música traduz o grandioso papel que tem o Cuca na construção, manutenção, valorização e fomento da cultura como elemento de formação cidadã, político e social.
    O lançamento oficial da canção está programado para o dia 13 de julho nas plataformas virtuais e redes sociais do Cuca.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



UEFS OFERECE 1.007 VAGAS PARA O SISU 2020.2: INSCREVA-SE


Publicado em: 07/07/2020 - 21:07:34

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está oferecendo 1.097 vagas em 30 opções de cursos, inclusive os cursos anuais, para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020.2.
    As inscrições devem ser feitas no período de 7 a 10 de julho de 2020, no site sisu.mec.gov.br . Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019) e manifestar interesse pelas vagas da Uefs, através de sua inscrição no SiSU.
    Mais informações como edital e Termo de Adesão, você pode acessar no Site Sisu/Uefs.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



PORTAL GEOCOVID-19 LANÇA PRIMEIRO BOLETIM


Publicado em: 11/06/2020 - 17:06:27

    O grupo de pesquisadores do Portal Geocovid-19 lançou nesta terça-feira (09) seu primeiro boletim, com o objetivo de ampliar o uso dos dados do Portal com a realização de análises da evolução do surto da Covid-19 nos municípios, bem como de projeções para os próximos 30 e 180 dias.
    A primeira edição do boletim será dedicada a Feira de Santana, município onde ocorreu o primeiro caso da COVID-19 na Bahia e que mostra atualmente um cenário que merece atenção das autoridades e da população em geral. Após um período com lento crescimento de casos, o município enfrenta uma aceleração da epidemia nas últimas semanas.
    Dados da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde são utilizados nas análises e comparados, evidenciando diferenças em casos e óbitos. Os pesquisadores argumentam que é preciso mais transparência e facilidade de acessos aos dados da epidemia.
    O Boletim apresenta também cenários de projeções futuras, como possibilidades para trajetória da epidemia. Uma análise sobre estratégias de enfrentamento e flexibilização de medidas fecha o documento. O Boletim será editado regularmente, enfatizando as tendências e destaques sobre a evolução da pandemia.

Acesse o Boletim clicando AQUI.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



MEC APROVA RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS DA UEFS


Publicado em: 18/02/2020 - 19:02:15

    As Residências Multiprofissionais em Saúde da Família e em Urgência e Emergência da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC). São destinadas 10 vagas para os cursos de Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Farmácia e Psicologia.
    Até o dia 29 de fevereiro ocorre o período de inscrições, feitas exclusivamente via internet. Os interessados necessitam preencher o formulário e informar corretamente os dados cadastrais O município de Santo Estevão assinou convênio com a instituição de ensino e receberá os residentes de Saúde da Família, já as práticas de Urgência e Emergência estão em convênio estabelecido com o Hospital Regional Clériston Andrade.
    O intuito é fortalecer as ações de interação da educação com o serviço e a comunidade, isso com atuação direta da Uefs nos campos de estágio. A ação capacita os preceptores e acompanha as atividades dos residentes nos campos de prática, qualificando os processos de trabalho nas unidades de saúde e contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Outras informações podem ser consultadas no Edital.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



CREDENCIAMENTO DE OFICINEIROS DA UATI/UEFS

Confiram o resultado do sorteio!

Publicado em: 17/02/2020 - 11:02:50

    A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou o resultado do sorteio referente ao Edital 01/2018, de credenciamento de oficineiros para Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati). Os candidatos sorteados devem confirmar a disponibilidade para executarem a atividade para qual foram sorteados, no prazo máximo de cinco dias úteis, através do e-mail proext@uefs.br.

Confira AQUI o resultado e todos os detalhes.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



SAMBA DO RECÔNCAVO BAIANO SERÁ TEMA DE PALESTRA NA UEFS


Publicado em: 12/02/2020 - 11:02:41

    A Palestra Ilustrada sobre ensino de instrumentos musicais com a temática "Educação Musical Diásporica: Proposta Decolonial para o ensino acadêmico de violão a partir dos sambas do Recôncavo Baiano" será realizada nesta quinta-feira (13),  às 8h, no PAT23, localizado no módulo 2 do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
    Ministrada pelo professor doutor Luan Sodré (Uefs), o evento tem o objetivo de fomentar a implementação das influências afrodiaspóricas da música brasileira no ensino de instrumentos musicais, e está sendo  promovido pelo Grupo Estudos Contemporâneos em Música; Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais; o Programa de Extensão Sons e Teclas: e pelo Componente Pedagogia do Instrumento.

AUTORIA: Release da Ascom UEFS



Mais Notícias

    Como parte da programação da Semana Mundial de Inclusão F...

    O servidor público é uma peça fundamental para o funciona...

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Univ...

    A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) teve início na Univer...

    Os cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Sant...

    A Coordenação de Seleção e Admissão da Univ...

    Com o intuito de debater a função das redes de conectividade e a...

    Mais uma vez a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ocupou a prime...

    Os caminhos que envolvem os povoados das cidades de Euclides da Cunha e Quijin...

    As duas faces de uma mesma moeda, atividades inerentes à palavra que se...


Página de 72
| | | | |

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados