menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
UEFS DISPONIBILIZARÁ ACERVO DO JORNAL FOLHA DO NORTE


Publicado em: 20/06/2018 - 15:06:28

    O acervo do Jornal Folha do Norte, o mais antigo em circulação na Bahia, estará à disposição de pesquisadores a partir de meados do mês de julho. O Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), firmou convênio com a família Silva, herdeira da publicação, e a coleção ficará sob a guarda da universidade, disponível para consulta na Biblioteca Setorial Monsenhor Renato Galvão, que funciona no Museu Casa do Sertão, no campus da Uefs.
    O Folha do Norte começou a circular em 1909 e, no próximo dia 17 de setembro, completará 109 anos de fundação. A diretora do Museu Casa do Sertão, Cristiana Barbosa, informa que o acervo doado contempla quase todas as edições da publicação. “Há apenas uma lacuna dos anos de 2015 e 2016 e no ano de 1993, cuja encadernação está sendo providenciada”, explica.
    No acervo, ela destaca a importância da “Coluna da vida feirense”, publicada entre os anos 1920 e 1950. Nela, o jornalista e advogado Arnold Ferreira da Silva registrava aspectos da vida do município que, hoje, constituem valiosa fonte de consulta para pesquisadores. “Podemos dizer que essa coluna é um dos conteúdos mais ricos no jornal”, destaca.
    Na coluna, um dos destaques foi a publicação de textos sobre todo o processo de julgamento de Lucas da Feira, o escravo fugido acusado de inúmeros crimes no século XIX. De acordo com Cristiana Barbosa, essa publicação serviu de referência para pesquisadores que estudaram a trajetória de uma das mais conhecidas personalidades da História de Feira de Santana.
    Intelectuais de destaque em Feira de Santana contribuíram para a publicação ao longo de mais de 100 anos. Além de Arnold Silva, figuram Aloísio Resende, Sales Barbosa, Cristóvão Barreto, Honorato Bonfim, Godofredo Filho, Eurico Alves e Hugo Navarro. O Folha do Norte também contribuiu para a formação de gerações de jornalistas feirenses, incluindo Juarez Bahia, que se destacou posteriormente na imprensa nacional.
    Cristiana Barbosa destaca que a parceria com a família proprietária do jornal é antiga e já possibilitou a digitalização do acervo de 1909 até 1978. “Esse conteúdo está disponível para consulta na biblioteca do Museu Casa do Sertão”, explica Cristiana. Com o convênio, será possível digitalizar todo o acervo, já que antes a Uefs não contava com a coleção completa à disposição.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS PARTICIPA DO ENCONTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA


Publicado em: 13/06/2018 - 09:06:49

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) participou do 19º. Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação que, pela primeira vez, foi sediado na Bahia no período de 4 a 8 de junho,   no Centro de Educação Profissional, Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Virtual Educa promoveu o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas
    De acordo com Pró-reitora de Graduação da Uefs, Amali Mussi, o Virtual Educa proporcionou um espaço de socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade com estudantes, professores, pesquisadores e público em geral. “Demos destaque ao nosso Campus Avançado da Chapada Diamantina,  publicizamos as nossas políticas de ações afirmativas, esclarecemos sobre as propostas dos nossos cursos e programas de graduação e pós-graduação, formas de ingresso, permanência estudantil, políticas de mobilidade discente”. Segundo Amali Mussi, “houve a oportunidade, também, para conhecer diferentes propostas institucionais, nacionais e internacionais, estabelecer contatos com os Núcleos Territoriais de Educação (NTE), dentre outras ricas oportunidades”.

AUTORIA: Release da Ascom da UEFS
Fotos




RESULTADO DO VESTIBULAR DA UEFS SERÁ DIVULGADO ATÉ 27 DE JUNHO


Publicado em: 11/06/2018 - 14:06:57

    De acordo com a Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), até o dia 27 de junho será divulgado o resultado do Vestibular 2018.2 da Instituição. No geral, com a abstenção de domingo, primeiro dia de provas, o percentual de ausentes neste Processo Seletivo foi de 18,40%.
    Nesta segunda-feira (11) foram aplicadas as provas de Matemática, Biologia, Física e Química. De acordo com a candidata Bruna Cardoso, que concorre a uma vaga de medicina, “os assuntos foram bem diversificados e há expectativa de aprovação. Eu sempre fui apaixonada pela Uefs”. A estudante Evelly Hanna Lopes, que mora em Rodelas (BA), veio à Uefs para disputar uma vaga no curso de Engenharia Civil e também está sonhando com a aprovação. “Gostei das provas e acredito que vou estudar aqui. Tenho boas referências da Universidade”, disse.
    De acordo com a pró-reitora de Graduação da Uefs, professora Amali Mussi, a avaliação do vestibular é positiva. “A trajetória dos processos seletivos da Uefs sempre foi marcada pela seriedade, compromisso e zelo. E esse não foi diferente. Um processo tranquilo e sem intercorrências”, pontuou.
    O Vestibular 2018.2 contou com 14.475 inscritos que disputam 1.007 vagas em 28 cursos de graduação. Ainda nesta segunda os gabaritos das provas serão divulgados no Site da Vunesp.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



ENCONTRO SOBRE ADOÇÃO ACONTECE NESTE SÁBADO (9)


Publicado em: 09/06/2018 - 04:06:00

    "A vida antes da adoção” será o tema do encontro promovido pela Associação Baiana de Estudo e Apoio à Adoção Nascidos do Coração (Nascor), que acontece neste sábado (09), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A programação ocorrerá das 14h às 17h, na sala 09 do Laboratório de Tecnologia (Labotec 01), localizado no módulo 3 do campus universitário. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrições. Certificados de comparecimento serão fornecidos aos interessados.
    A Nascor é uma associação sem fins lucrativos, formada por pais adotivos e simpatizantes que se interessam pela adoção. Dentre os objetivos, estão o estudo e apoio à adoção com ações que contribuam para garantir o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, esclarecendo e estimulando à adoção.
    Para mais informações, acesse o Site da Associação.

AUTORIA: Release da Ascom da UEFS



VESTIBULAR DA UEFS REÚNE CANDIDATOS DE TODOS OS ESTADOS DO PAÍS


Publicado em: 08/06/2018 - 14:06:31

    No próximo domingo (10) terá início o Vestibular 2018.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que oferece 1.007 vagas para 28 cursos de graduação. 14.475 estudantes se inscreveram para este Processo Seletivo que, de acordo com a Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da Uefs, é o que registrou maior número de candidatos de outros municípios. Há representantes dos 26 estados do país e também do Distrito Federal.
    As avaliações de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia e Redação serão aplicadas no domingo (10) e na segunda-feira (11) os candidatos serão submetidos às provas de Matemática, Física, Química e Biologia. Os portões de acesso serão abertos às 7h15 e fechados às 7h50.
    Ao todo, 24 locais, incluindo o campus da Uefs, serão utilizados para aplicação das provas. Destes, os que têm maior concentração de vestibulandos são: Colégio Gastão Guimarães (960 candidatos), Colégio Assis Chateaubriand (1.020 candidatos) e Uefs (3.800 candidatos).
    A CSA informa que, durante o período de provas do Vestibular, não será disponibilizado estacionamento dentro do campus universitário. Nos dias do Prosel estará proibida a entrada de veículos de candidatos e acompanhantes na Uefs.
    Adesão ao Sisu
    Vale lembrar que o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Instituição aprovou a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Governo Federal, como forma de ingresso para os cursos de graduação, sendo este, portanto, o último Vestibular da Uefs.
    A mudança passará a valer a partir do Processo Seletivo 2019.1, previsto para acontecer no início do próximo ano, quando 100% das vagas da Uefs serão preenchidas através do Sisu, que utiliza como avaliação o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



BOLETIM DE DESEMPENHO DO CONCURSO PARA TÉCNICOS E ANALISTAS DA UEFS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL


Publicado em: 05/06/2018 - 11:06:07

    Os candidatos que realizaram as provas para o concurso de técnicos e analistas universitários da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), já podem consultar o boletim de desempenho no site do Instituto AOCP.
    Ao todo, 72 vagas estão sendo oferecidas, sendo 50 para o cargo de Técnico Universitário (nível médio e técnico) e 22 para o cargo de Analista Universitário (nível superior), além da formação de cadastro de reserva do quadro permanente de pessoal da Uefs.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUÍSTICA E ENSINO-APRENDIZAGEM DIVULGA INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS


Publicado em: 04/06/2018 - 13:06:53

    A coordenação do Curso de Especialização em Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou a relação das inscrições homologadas, e não homologadas, para a Seleção da 4ª Turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Os candidatos devem acessar as informações AQUI.
    Os candidatos que tiveram as inscrições homologadas deverão comparecer ao Prédio da Pós-Graduação em Educação, Letras e Artes, Módulo II/UEFS, Sala 01, no dia 07 de junho de 2018 (quinta-feira), das 08h30 às 12h30 (antecedência mínima de trinta minutos), para realização da prova escrita.


AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



UEFS COMEMORA QUARENTA DE DOIS ANOS COM PALESTRA E APRESENTAÇÕES CULTURAIS


Publicado em: 01/06/2018 - 09:06:01

    Desde o final dos anos de 1950, a cidade de Feira de Santana percebe a importância de uma instituição de ensino superior como bandeira de interiorização da modernidade baiana, transformando em projetos as aspirações educacionais das camadas sociais médias ascendentes locais e regionais. É assim que surge a Faculdade Estadual de Educação (1968), transformada em Fundação Universidade de Feira de Santana (1969), e depois na Universidade Estadual de Feira de Santana em 31 de maio de 1976, garantindo o direito essencial da educação em todos os níveis.
    Quarenta e dois anos depois, a Uefs se coloca como um dos pilares do desenvolvimento da cidade e da região, cumprindo os preceitos básicos de uma universidade nos seus três eixos de sustentação: o ensino, a pesquisa e a extensão. Comprometida com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável a Uefs, segundo reitor Evandro do Nascimento, chega a ser um arquétipo do próprio sertanejo que busca na luta contra as adversidades o alimento da esperança e da resistência.
    Para marcar as mais de quatro décadas de existência, haverá uma palestra com a professora Maria Helena Bernosik, que foi pró-reitora da Instituição, sobre “O papel da Uefs na cidade de Feira de Santana”, e apresentação da Orquestra Sinfônica da Uefs. O evento está programado para o dia 13 de junho (quarta-feira), a parir das 16h30, no Auditório Central do campus universitário.

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



FUNCIONAMENTO DA UEFS NESTA QUARTA-FEIRA


Publicado em: 29/05/2018 - 17:05:46

    A Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) comunica que as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação permanecerão suspensas nesta quarta-feira (30).
    Em relação às atividades administrativas, reiteramos o que foi divulgado através de nota oficial, no último domingo, que as chefias imediatas devem prezar por manter atividades imprescindíveis que envolvam manutenção de organismos vivos, bem como prazos a serem cumpridos em processos administrativos internos ou em ações junto a agências externas. A realização de outras atividades acadêmicas, nesta quarta-feira, deve ser gerenciada conforme avaliação dos responsáveis pelas programações.

    Próxima semana
    No próximo sábado (02), após nova avaliação, se constatada a viabilidade do funcionamento regular da Uefs, será emitido comunicado oficial convocando a comunidade universitária para retomada das suas rotinas na segunda-feira (04).

AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



Mais Notícias

    Os Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Feira de Santana (U...

               Acontece nos dias 08 e 09/05 no audit&oacu...

    "Um Olhar sobre a Guerra da Síria: Mapeamento de Paisagens da Guer...

    Promovido pelo Hospital da Mulher, em parceria com a Universidade Estadual de ...

    A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) d...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizou, no dia 13, atrav&...

    Já está disponível o edital de abertura de inscriç...

    A Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) d...

    Estão abertas, até o dia 17 de abril, as inscriçõe...

    O 2º Seminário (RE)pensar Feira, o 2º Congresso Internacional...


Página de 57
| | | | |

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados