menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
GRUPO LEVA AMOR EM FORMA DE MÚSICA PARA HOSPITAIS DE FEIRA DE SANTANA

Ações são realizadas sempre na última terça de cada mês, sob a coordenação de Kareen Mendes

Publicado em: 21/07/2017 - 14:07:53

    Especialistas garantem. Oferecer boa música, alegria, esperança e entretenimento pra quem está às voltas com momentos difíceis, de dor e até mesmo de tristeza, colabora decisivamente para a evolução do tratamento médico e recuperação de problemas de saúde.
    Com este propósito surgiu em Feira de Santana o grupo “Curarte”, liderado pela cantora e compositora Kareen Mendes, que a partir de uma experiência pessoal, vivida quando acompanhava o filho que estava internado no Martagão Gesteira, em Salvador, assistiu às apresentações do Doutores da Alegria.        
    A consolidação da ideia ocorreu quando Kareen convocou outros artistas, com atuação nas mais diversas linguagens, como poesia, dança e música, para visitar hospitais de Feira, oferecendo atenção, carinho e amor às pessoas internadas e aos acompanhantes. “A reação, quando fiz chamada pelo Facebook, foi imediata. Muita gente abraçou a proposta”, afirmou.
    O primeiro momento já foi concretizado e o resultado superou as expectativas, segundo relata a artista. “Já fizemos uma intervenção no Hospital Geral Cleriston Andrade e foi emocionante. Foi incrível. Pacientes, acompanhantes, funcionários, enfermeiros, médicos, todos vieram participar conosco”.
    Participaram desta ação, o cantor e compositor Dann Silveira e o músico Gilmar Araujo, integrante do grupo Quaternária Instrumental, além das apoiadoras Geisa Martins e Vanessa Cedraz.
    Novas intervenções serão realizadas sempre na última terça-feira de cada mês. Além do Cleriston Andrade, outros hospitais já entraram em contato com a produção do grupo, a exemplo do Hospital Estadual da Criança (HEC) e Hospital da Mulher. 
    Para saber mais sobre o grupo Curarte e o projeto:
    Telefones: 75 – 99993 5527 e 99208 4990
    E-mail: contato.kareen@gmail.com

AUTORIA: Elsimar Pondé



LANÇAMENTO DO LIVRO; PARENTALIDADE NAS FAMÍLIAS NEOCONFIGURADAS: AS FAMÍLIAS COM PADRASTOS, MADRASTAS E ENTEADOS


Publicado em: 17/07/2017 - 09:07:37

    Lançamento do livro; PARENTALIDADE NAS FAMÍLIAS NEOCONFIGURADAS: AS FAMÍLIAS COM PADRASTOS, MADRASTAS E ENTEADOS
    DATAS:  dia 31/07/2017, às 19h, na Biblioteca Julieta Carteado - UEFS e dia 01/08, às 19h na Livraria Atlântica da Av. Getúlio Vargas
    BREVE CURRÍCULO: Hilda Ledoux Vargas  Professora Assistente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - DCIS - Colegiado de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anísio Teixeira - FAT e presidente da Comissão de Estudos Jurídicos da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Feira de Santana/BA.
    INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO: O livro  é fruto da pesquisa de doutorado desenvolvida pela autora no programa de pós graduação strictu sensu em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica do Salvador, concluída em 2105. A tese defendida pela autora é a da possibilidade de reconhecimento jurídico da multiparentalidade nas famílias formadas pelo casamento ou união estável, com filhos de um ou de ambos os membros do casal, provenientes de vínculos anteriormente desfeitos pelo divórcio ou viuvez, denominadas pela autora, de famílias neoconfiguradas.
    Embora presentes na sociedade atual, poucos estudos dedicam-se às famílias neoconfiguradas e às relações de parentalidade que nela, se estabelecem. O livro apresenta um estudo inovador e aprofundado acerca destas famílias, no campo do Direito e agrega à análise do fenômeno social e jurídico, uma abordagem interdisciplinar do conceito psicanalítico de parentalidade e da noção antropológica da desnaturalização do parentesco para buscar compreender a afetividade como princípio jurídico do Direito de Família e suas implicações nas relações de parentesco e parentalidade, (como elemento da socioafetividade, constituidora do estado de filiação e determinante à constituição do parentesco por outra origem, na forma do art. 1.593 do Código Civil), especialmente nas famílias neoconfiguradas.
    Para chegar à conclusão  acerca da  possibilidade jurídica de reconhecimento da multiparentalidade entre pais biológicos e padrastos, madrastas e enteados, quando compartilham, eles, de fato e de direito, a parentalidade, a autora examinou o pensamento divergente de autores jurídicos que defendem que a afetividade não é princípio ou mesmo, valor jurídico, o que dá ao trabalho de pesquisa, o rigor científico necessário.
    O exame jurídico da parentalidade envolvendo pais biológicos e socioafetivos, nas famílias neoconfiguradas se desenvolve por meio da interpretação das regras e princípios constitucionais e familiaristas; da legislação pertinente; da literatura especializada; de decisões do Superior Tribunal de Justiça - STJ e de alguns julgados de primeira e segunda instância e se consolida com o exame da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, em setembro de 2016, em julgamento ao RE 898060, com repercussão geral 622, que consolidou a afetividade como princípio jurídico e introduziu a multiparentalidade no sistema jurídico nacional.
    O livro será de grande valia para juízes, promotores, defensores públicos, advogados e estudiosos do Direito de Família pois permitir-lhes-á conhecer as famílias neoconfiguradas e as relações de parentalidade que nela se estabelecem sob vários ângulos de análise.

AUTORIA: Hilda Ledoux Vargas



A TIMBALADA DO SÉCULO XXI É TRANSBORDANTE!

Além de três novas vozes, a Timbalada retoma o movimento de bateria de rua, lança a Eletrotimba e implanta o Club du Timball

Publicado em: 10/07/2017 - 14:07:18

    “A Timbalada do século XXI é transbordante”. Essa é a frase utilizada pelo cacique Carlinhos Brown para definir o novo momento desse poderoso movimento percussivo. Três novas vozes e 21 novas músicas fizeram parte das novidades anunciadas durante a coletiva de imprensa deste domingo (09), no Guetto Square. Nessa virada artística, a Timbalada também ganha uma formação eletrônica, a Eletrotimba, e retoma a sua bateria de rua. Ao mesmo tempo, nasce o Club du Timball, uma associação percussiva que une fãs à banda e fomenta grupos de estudo de percussão.
    Recebidos calorosamente pelo público que estava presente, ao som de “Sejam Bem Vindos”, foram apresentados os novos cantores da Timbalada: Buja Ferreira, Paula Sanffer e Rafa Chagas.   É o retorno de três cantores na linha de frente, o que já aconteceu em outros momentos da banda. Sob a regência de seu criador, a sonoridade da nova Timbalada afirma sua base percussiva inconfundível, agora acompanhada pela voz suave e poderosa de Paula Sanffer, pela personalidade irreverente do inquieto e talentoso cantor e compositor Rafa Chagas, e pelo talento, estilo e performance de peso do cantor e compositor Buja Ferreira.
    “Eles têm uma aproximação tonal muito boa e compartilham uma sinergia também na alegria que juntos trazem para as músicas”, analisa o mestre Brown. “Além disso, andei por muito tempo sentindo uma falta enorme da presença de uma mulher na Timbalada, dessa suavidade típica do timbre feminino”, acrescenta.
    O repertório da Timbalada do século XXI traz a marca do ineditismo, com músicas novas e, claro, espaço também para os deliciosos hits da banda. “Todos os sucessos um dia foram inéditos. Quem quer apenas ouvir os hits da Timbalada, é melhor tocar o CD, porque nós vamos experimentar o novo”, avisa Brown.
    ELETROTIMBA – Como o momento é de novidades transbordantes, outra que chega com força é a Eletrotimba, que vem revelar a Timbalada e seu potencial de convergência lingüística, rítmica e contemporânea. Trata-se de uma formação que faz a percussão nascida na Bahia dialogar com a música latina, eletrônica e reggaeton, tendo à frente o cantor dominicano Oscar Dominic. “A Bahia tem sido um motor de inspiração para o segmento da música eletrônica, mas vem mostrando poucos produtos em torno dessa linguagem. A Eletrotimba é a nossa resposta de acolhimento à música eletrônica”, diz Brown. O cacique aproveitou para anunciar que abrirá a um processo seletivo para encontrar duas bailarinas e uma DJ para compor a banda.
    Ao tempo que propõe um novo produto musical, a Eletrotimba mostra a amplitude do movimento percussivo que é a Timbalada. “Nós não podemos estar apáticos diante da realidade de um mundo que avança. A Bahia precisa se expandir para se difundir. Sem o legado do merengue do dominicano Luiz Calafi, não teríamos o samba reggae nem a Timbalada. Eu, como percussionista que estou a serviço da axé music desde o seu ponto zero, compreendo que está na hora de juntarmos essas linguagens irmãs, não mais como um intercâmbio, e sim como uma fusão, daí a contribuição de Oscar Dominic, que é uma referência em merengue, bachata e reggaetons”.
    BATERIA DE RUA – De tudo que é novo nesse momento, o único resgate de algo que nasceu no passado é a bateria de rua da Timbalada, que também ficou conhecida como Arrastão. Está de volta o movimento de criação de uma divisão de base da percussão baiana, o que, na prática, significa um laboratório que deve reunir mais de 200 percussionistas em torno da estética percussiva e da formação musical para a vida, envolvendo, sobretudo, jovens adolescentes interessados na música como ferramenta transformadora da realidade.
    “Vamos abrir inscrições e fortalecer essa base, preparando percussionistas para nosso Carnaval, festas de largo e para o mundo, como aconteceu com muitos que fizeram parte da nossa bateria no passado e que depois foram integrar bandas de grandes músicos consagrados no Brasil e fora dele”, comenta o regente da bateria de rua da Timbalada do Século XXI, Jair Rezende.
    Brown reforça que cada um dos 200 percussionistas iniciados deve ser responsável por um iniciante.  “A informação precisa ser passada”, defende.
    CLUB DU TIMBALL - O Club do Timball é um projeto voltado a aproximar os admiradores da Timbalada, da axé music e da música popular brasileira. A ideia é dar voz ao timbaleiro apaixonado para que ele se torne participante desse movimento musical e social que é a Timbalada.
    Outra vertente do Club é a formação grupos de estudos percussivos. “Retomaremos as escolas técnicas percussivas de base para garantir a manutenção dos toques e cantigas do candomblé nas linguagens banto, ijexá, mahi e jeje-nagô, e para efetivar a nossa relação com esse timbaleiro apaixonado, lembrando que o verdadeiro timbaleiro não é aquele que apenas se pinta para dançar e cantar com a banda. O timbaleiro é, acima de tudo, um voluntário social”.
    Para participar do Club du Timball, basta ser fã, percussionista ou simplesmente simpatizante da causa da Timbalada. Os sócios portarão uma carteirinha que dará acesso a benefícios, pontos e vantagens. O objetivo, acima de tudo, é construir o maior clube de pessoas que são apaixonadas pela música como agente de transformação.

    NOVOS VOCALISTAS
    Buja Ferreira – Cantor, percussionista, compositor e cozinheiro, Buja Ferreira, 32 anos, teve sua primeira banda, Me Beija, aos 14 anos ainda na escola, mas seu primeiro instrumento, o pandeiro, ele aprendeu a tocar aos 12 anos para acompanhar os pais seresteiros na noite do bairro do Beiru (Tancredo Neves), onde nasceu e mora. Chegou a formar outras bandas, como Clima Total e Ejafras, até que decidiu investir no seu talento de compositor e oferecer a música A Pipa a um amigo músico. Mas o amigo sugeriu que ele mesmo cantasse e, para experimentar, fizesse um vídeo e jogasse na net. Assim nasceu a banda n@net, que projetou Buja como cantor e compositor. Hoje ele tem músicas gravadas por Tony Sales, Léo Santana e Márcio Victor e assina também canções que estão no repertório novo da Timbalada. Uma delas é Amendoada, que traz nome da deliciosa iguaria que também vem contribuindo para sua popularidade. É uma feijoada feita com amendoim no lugar do feijão. Quem já provou aprovou.
    Paula Sanffer – A Timbalada é o segundo projeto de Paula tendo Carlinhos Brown como mentor. No último verão, Paula esteve à frente da Mukindala ao lado de Rafa Chagas e Gato Preto e mostrou a força da sua voz, que une suavidade e muita personalidade. Finalista do The Voice Brasil no time de Brown, a baiana de Feira de Santana, 38, começou a cantar quando tinha sete anos. Autodidata, Paula toca teclado, bateria e violão – este último com mais afinco, dada às inúmeras apresentações que a artista realizou em bares e em festas particulares com o instrumento durante a sua carreira solo. Na bagagem, também experiência como backing vocal do cantor Tayrone e a gravação de dois álbuns gospel.
    Rafa Chagas - O baiano Rafa Chagas tem 22 anos, mas uma experiência de palco que explica a sua notável performance mesmo ainda tão jovem. Com um talento que sempre chamou a atenção de Carlinhos Brown, assumiu os vocais e fez bonito à frente da Mukindala no último verão. Morador do Acupe de Brotas, em Salvador, o cantor começou sua trajetória artística ainda na infância com a banda Yeba Beats, dirigida pelo tio MagaryLord. Aos 16 anos, já liderava o grupo Lactosamba, que marcou presença em grandes eventos como Sarau du Brown e ensaios da Timbadala. Além de cantor, Rafa é compositor e tem diversos hits na voz de artistas como Bruno Cardoso, Léo Santana, Xandy, Márcio Victor. Sua assinatura está, inclusive, no novo repertório da Timbalada, na canção Sou Timbaleiro, composição dele, Buja Ferreira, Jorginho Barbosa e Brown.

AUTORIA: Viva Interativa



EDITAL DE CHAMADA DA REVISTA LITERÁRIA INVERSOS


Publicado em: 04/07/2017 - 09:07:17

    O poeta e escritor Maroel Bispo, Coordenador do Conselho Editorial da Revista Literária Inversos, tem a honra de convocar os interessados para a submissão de poemas e minicontos a serem selecionados para publicação na 1ª Edição da Revista Inversos.
    O texto precisa estar digitado na língua portuguesa, formato Word, em fonte Arial, tamanho 12. O tamanho não deve exceder 01 (uma) página, no gênero miniconto ou se for poesia, deve ter no máximo 40 versos.
    As obras devem ser encaminhadas em anexo e no corpo do texto o autor deve  enviar sua minibiografia literária, além de dados como: nome completo, endereço, e-mail e contato telefônico, endereço de redes caso tenha e um pseudônimo (opcional).
    A revisão do texto é de responsabilidade de seu autor e o mesmo precisa ser inédito.
    ​Pode ser remetida para o e-mail revistainversos@gmail,  apenas 01 (uma) obra por cada autor, de apenas um gênero, poesia ou miniconto. Como assunto no e-mail, deve constar Edital de Chamada nº 001 da Revista Inversos.
    O Edital completo pode ser acessado no seguinte link:
    http://revistainversos. blogspot.com.br/2017/05/ edital-de-chamada-para- publicacao-da-1.html

AUTORIA: Maroel Bispo



SESSÃO DE FÉRIAS TERMINA EM “TOUR PELO UNIVERSO”


Publicado em: 03/07/2017 - 10:07:24

    Mais uma vez o público se fez presente no Museu Parque do Saber para Sessão pública no planetário. Encerrando a Programação de Férias, os visitantes puderam fazer um tour pelo universo sem sair do lugar. Isso mesmo!! Através de um programa chamado Uniview, foi possível ver o céu de varias partes do mundo, além de uma exibição das constelações.
    “Podemos considerar que a programação foi um sucesso, todos os dias tivemos sessões lotadas. Cada vez mais a comunidade de Feira e região tem valorizado os eventos promovidos pelo planetário e isso me deixa muito feliz. É muito importante para nós inserir o conhecimento sobre astronomia, em um público tão diversificado como tivemos nessas sessões de férias. Vimos um verdadeiro mosaico, pessoas de todas as classes, gêneros, idades, e isso é magnífico”, comemorou o diretor do museu, Basílio Fernandez.
    A programação de férias juninas do planetário encerrou hoje, 30, mas você pode está participando das sessões públicas aos domingos, exceto feriados, ou chamar sua escola ou instituição e agendar uma visita. A entrada é franca.


AUTORIA: Jéssica Silva



PALESTRA COM PESQUISADORES MOVIMENTA MUSEU PARQUE DO SABER

Com o tema “Exoplanetas: Explorando o Universo em busca de Novas Terras”, a 5° palestra com pesquisadores movimentou à tarde desta terça feira, 27, no Museu Parque do Saber.

Publicado em: 29/06/2017 - 08:06:48

    O Dr. Leonardo Andrade de Almeida, foi o palestrante dessa edição. Com um vasto currículo ele conclui seu curso de Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em 2006, é pós-doutorando do Departamento de Astronomia da USP, trabalhou por um ano no Departamento de Física e Astronomia - Johns Hopkins University e no Space Telescope Science Institute como pós-doutor, tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar observacional.
    O palestrante prendeu a atenção todos com o seu dinamismo. Dentre o público presente no evento estavam pesquisadores e estudantes curiosos, inclusive pessoas de outros países como China e Itália acompanharam as atividades do dia.

    A EXPERIÊNCIA
    Neimara Santos de 17 anos está concluindo o ensino médio e foi assistir à palestra a convite do namorado e contou que se surpreendeu com a palestra. “Eu não estava muito interessada em vim, mas quando eu cheguei aqui foi totalmente diferente, eu não tinha muito conhecimento sobre a área, mas esse evento abriu minha visão para novas perspectivas, eu não tinha a percepção do universo como ele apresentou aqui. Foi muito bom ter vindo”, comentou a estudante.
    Já o namorado de Neimara, Pedro Jerônimo é estudante do 3° semestre de física na UEFS e foi ao evento como forma de extensão do seu curso. “Eu vim aqui para ampliar meu conhecimento na área, eventos como esse colaboram para nosso crescimento, no meu curso eu tenho focado em astronomia e isso me ajudou a conhecer melhor meu trabalho. Além disso, aproveitei pra introduzir minha namorada na astronomia, de uma forma dinâmica como foi aqui hoje.”
    Leonardo Almeida destacou a importância do evento, “Qualquer palestra de divulgação cientifica, inicialmente, qualquer que seja a área é de atrair novos talentos para a ciência. Na área de astrofísica, mais especialmente na área de exoplanetas que tem um grande apelo público de entender esses novos corpos que estamos descobrindo, traz uma grande curiosidade sobre uma das coisas que a gente mais quer saber no universo, que é a vida fora da Terra. Então esse enigma atrai a curiosidade em todas as faixas etárias desde criancinhas á idosos, e a gente pode ver isso hoje, tivemos um público muito diversificado.” 
    A Palestra com Pesquisadores tem como objetivo, dar visilibidade aos trabalhos dos pesquisadores e estreitar as relações entre eles. O evento é promovido pelo Museu Parque do Saber, através da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Telecomunicação e Cultura Egberto Costa.

 

AUTORIA: Jéssica Silva



AULA GRATUITA DE YOGA EM FEIRA DE SANTANA

O evento ocorrerá no Empório Saúde com Mírian Fontes

Publicado em: 16/06/2017 - 01:06:23

    Neste sábado, 17 de junho, o Empório Saúde, empresa de produtos naturais, oferece gratuitamente à população feirense uma aula de Yoga a ser ministrada pela professora Mírian Fontes, administradora do espaço de terapias integrativas e Yoga chamado Gaya Mater.
    Yoga é uma prática milenar, de origem Hindu, cujo nome, em sânscrito, significa união. É muito mais do que um mero exercício físico, é uma prática psicofísica que abrange o ser humano de forma integral. Para além dos benefícios imediatos do Yoga, como bem-estar, relaxamento e redução de ansiedade, existem os benefícios a longo e médio prazo, como fortalecimento dos músculos e articulações, alinhamento postural,o reequilíbrio hormonal, maior clareza mental, auto conhecimento e ampliação da consciência. O praticante de Yoga aprende a lidar com o seu próprio stress ou ansiedade à medida que vai aprendendo a ter maior consciência de si e à proporção em que vai alcançando maior consciência corporal, maior amplitude e capacidade respiratória e maior resistência e flexibilidade. Através da auto observação e auto estudo, durante a prática de Yoga e Meditação, o praticante passa a ter mais conhecimento do funcionamento da sua mente e das suas emoções.
    Para participar da aula aberta de Yoga no dia 17 de junho, basta inscrever-se entrando em contato com Mírian Fontes através do número 75 991870894.

Instruções para a prática:
    Usar uma roupa leve e que permita fazer movimentos amplos.
    Ir em jejum ou após uma refeição leve com no mínimo uma hora de antecedência.
    Levar canga ou toalha e uma almofada para o seu conforto.
    O empório Saúde fica localizado à Rua Comandante Almiro, 39, Centro ( rua do Cursinho Acesso, próximo à Clínica Radiológica).

AUTORIA: Release da Gaya Mater



EDUCA MAIS BRASIL: GARANTA A SUA BOLSA DE ESTUDO PARA ESTE SEGUNDO SEMESTRE

Programa de inclusão educacional oferece bolsas de estudo para a sua cidade

Publicado em: 14/06/2017 - 11:06:26

    Estar qualificado tornou-se o maior desejo de muitos brasileiros. Isso porquê uma boa formação educacional, além de destacar o currículo e valorizar o profissional, ajuda a obter uma dose extra de conhecimentos. Porém, planejar a capacitação na área almejada parece ser uma realidade distante quando o investimento não cabe no orçamento.
    Se você se encaixa nesse perfil, não se preocupe. O Educa Mais Brasil te dá a oportunidade para alcançar o seu objetivo profissional por meio de bolsas de estudo com até 70% de desconto. Este programa de inclusão educacional já ajudou mais de 450 mil alunos durante os seus 14 anos de atuação em todo o país.
    O ingresso a uma educação de qualidade vai além de atingir o sucesso profissional, como pontua a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres: “o Educa Mais Brasil oferece o ponto de partida para que uma pessoa possa alcançar um propósito de vida, ajuda também a evoluir cada vez mais os conhecimentos e escrever uma história”.
    Neste semestre de 2017.2, o Educa Mais Brasil dispõe de 250 mil bolsas de estudo, conta com a adesão de mais de 18 mil instituições parceiras e inscreve estudantes de todas as regiões do país. No estado da Bahia são oferecidas mais de 49.800 mil bolsas de estudo nas modalidades presencial e EAD. Em Feira de Santana, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/Enem.
    O programa também atende a população das cidades vizinhas, sendo possível verificá-las no site. Para ser contemplado é preciso não ter condições de pagar o valor integral da mensalidade, realizar a inscrição por meio do site: www.educamaisbrasil.com.br e ficar atento ao regulamento do Programa.

AUTORIA: Educa Mais Brasil



AÇÃO SOCIAL DA FTC MUDA ROTINA DO BAIRRO SÃO JOÃO


Publicado em: 13/06/2017 - 15:06:10

    Estudantes de oito cursos, acompanhados de professores e coordenadores, mobilizaram a comunidade do bairro São João na manhã de sábado (10). A ação, que registrou centenas de atendimentos e promoveu campanhas socioeducativas, foi resultado da parceria entre a FTC Feira de Santana e o Instituto Tenda da Paz, entidade vinculada à Paróquia Todos os Santos, com apoio do Exército.
    Motivados, os alunos comemoraram o resultado do projeto, que contou com a participação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Biomedicina, Psicologia e Engenharia Civil. “Além da interdisciplinaridade, temos contato com as pessoas onde elas vivem e podemos avaliar o ser humano como um todo”, avaliou Sara Elian Ribeiro, que cursa o 2º semestre de Odontologia.
    Os perigos da automedicação, o câncer de mama, saúde bucal e insuficiência respiratória foram alguns dentre as muitas questões abordadas durante a ação. Em alguns momentos, estudantes de cursos diferentes se juntaram em um só tema, o que enriqueceu as informações levadas à comunidade. Foi o caso do câncer de mama com mastectomia, que uniu Fisioterapia e Psicologia.
    Segundo explicações de Juliana Mamona, iniciante no curso de Fisioterapia, os casos de câncer casos requerem cuidados físicos e emocionais. Já Gleice Almeida, do 3º semestre de Fisioterapia, fez um resumo do trabalho na comunidade, logo após atender um usuário de droga: “Dentro da faculdade o mundo é colorido, aqui fora é tudo bem diferente”.
    Se para os estudantes o resultado foi altamente positivo, para os moradores do bairro a ação proporcionou mais do que “um dia especial”, com direito ainda a bazar e venda de comida ao lado da Igreja Sagrado Coração. Raimunda Daltro de Souza visitou vários estandes, fez teste de glicemia capilar e aferiu pressão. José Antônio Oliveira acompanhou tudo: das atividades físicas aos serviços de saúde. “É muito bom ter tudo isso perto de casa”, disse.
    Os organizadores também gostaram do resultado. Para a professora Guísala Mamona, coordenadora do projeto, o comprometimento dos alunos foi o ponto alto do projeto, que permitiu não somente a vivência com a realidade, como o exercício da interdisciplinaridade. Já a presidente do Instituto Tenda da Paz, Auxiliadora Araújo destacou a parceria com a Faculdade e a participação da comunidade. “É gratificante”, resumiu.


AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



Mais Notícias

    O Dr. Leonardo Andrade de Almeida, foi o palestrante dessa ediçã...

    Neste sábado, 17 de junho, o Empório Saúde, empresa de pr...

    Estar qualificado tornou-se o maior desejo de muitos brasileiros. Isso porqu&e...

    Estudantes de oito cursos, acompanhados de professores e coordenadores, mobili...

    INFORMAÇÕES GERAIS     •Bate-papo com os es...

    Desenvolvido por bancos de dados científicos e visualizaçõ...

    A mestre em fonoaudiologia e terapeuta D.I.R./Floortime, Danielle Damasceno es...

    Indicada em três categorias ao Prêmio Braskem de Teatro 2016 (melh...

    Emissão de documentos fiscais diversos, consulta a informaç&otil...

    No início era apenas uma brincadeira em sala de aula. Uma espéci...


Página de 12
| | | | |

 

Apoio Cultural:



Campanha Amamentar
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados