Palestra foi ministrada para a comunidade nesta segunda-feira
Publicado em: 28/11/2023 - 11:11:29
Nesta segunda-feira, 27, em alusão ao Novembro Negro, aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Conceição II, uma palestra aberta para a comunidade com o tema: “Educação, Racismo e Trajetórias de Familias Negras”, sob o comando do professor e historiador Bel Pires.
Durante a palestra, foi homenageado o mestre de capoeira Kel, de 85 anos, pioneiro na luta contra o racismo na cidade. Também compunha a mesa de discussões, o professor Edivaldo Almeida, mestre de capoeira, homenageado pela equipe do CRAS pelo seu trabalho realizado com crianças, adolescentes, mulheres e idosas dentro do serviço de convivência.
Segundo Ivanete Rios, assistente social e coordenadora do CRAS Conceição II há mais de 10 anos, a importância dessa palestra é conscientizar a comunidade sobre a luta e combate ao racismo.
“Nosso objetivo é passar informação para a comunidade sobre preconceitos, principalmente os raciais, quais são os nossos direitos, como eliminar esses preconceitos e valorizar a si mesmo. Ainda precisamos falar sobre isso em pleno século XXI”, disse.
A homenagem ao mestre de capoeira Kel, sua luta contra o racismo e a vivência na capoeira. “Essa homenagem a Kel é por ele ser um morador da nossa área de abrangência, que sempre abraçou a causa do racismo, sempre valorizou a capoeira e hoje está com 85 anos. Como ele está ali, forte, participando, ainda jogando capoeira, para a gente aqui da comunidade é algo de grande importância. E ele com 85 anos dá um show! Então é importantíssimo a gente valorizar essa pessoa”, disse Ivanete.
Segundo o historiador Bel Pires, a prática da capoeira é um símbolo de resistência contra o racismo, além de ser um antídoto contra o individualismo ao unir as pessoas.
“Na parte do esporte direcionado à capoeira podemos ver um elo para amenizar mais essa situação do racismo. A capoeira é ajuntamento. A capoeira é um espaço onde as pessoas se encontram, onde as pessoas se abraçam, onde as pessoas exercitam a alegria juntas. O modelo centro-europeu de estruturação da sociedade e da vida em sociedade é individualista. As pessoas aprendem a serem individuais, a cada um fazer o seu no seu canto. A capoeira é o grande antídoto contra o individualismo”, explica.
“Tudo ainda é mais difícil para as famílias negras", destaca Bel durante palestra. “As famílias negras carregam as marcas que despertam a violência do racismo, dentre outras violências. Então, às vezes a gente fala sobre o racismo, mas a gente não toca nas famílias negras enquanto possibilidade, enquanto paradigma de como essas pessoas conseguem migrar em busca de sobrevivência e são atravessadas pelas diferentes violências, e de como elas conseguem superar tudo isso”, completa.
AUTORIA: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana
"A VIDA COMO ELA É, COMO FOI E COMO PODERÁ SER" ENCANTA PALCO DO CUCA
Publicado em: 27/11/2023 - 16:11:22
O Teatro Universitário do CUCA será palco de uma experiência teatral única: "A Vida Como Ela É, Como Foi e Como Poderá Ser". Com texto assinado por Kadu Fragoso e o elenco, o espetáculo, classificado como livre, faz parte da Oficina de Teatro Adolescente – Nível 2 – T02.
Sob a direção de Kadu Fragoso, a trama se desenrola explorando relações interpessoais em diferentes fases da vida humana, inseridas em um contexto local e global. Inspirado no teatro do absurdo, a peça mergulha em temas como romance, divisão de classes, intolerância religiosa, desafios familiares, anticolonialismo e a riqueza dos povos originários.
"A vida como ela é, como foi e como poderá ser..." promete uma encenação interativa, construída em tempo real entre os intérpretes e a plateia. A trama, que destaca a deliciosa rotina e a surpreendente casualidade da vida, oferece uma oportunidade única para o público mergulhar em reflexões sobre a complexidade das relações humanas.
O elenco, formado por Ana Beatriz Lima Rodrigues Santos, Laura Freitas Da Silva Libertador e outros talentosos alunos, dará vida a essa narrativa envolvente. Sob a arte de Laura Freitas da Silva Libertador, o Teatro Universitário se transformará em um espaço de reflexão, entretenimento e conexão.
Prepare-se para uma noite de teatro que transcende o convencional, mergulhando nas camadas mais profundas da existência humana. "A Vida Como Ela É, Como Foi e Como Poderá Ser" promete uma experiência teatral marcante e enriquecedora para todos os espectadores.
CORAL DO CRAS DO BAIRRO BARAÚNAS SE PREPARA PARA AS COMEMORAÇÕES DE NATAL
Moradores têm aulas de iniciação musical e aprendem a tocar instrumentos gratuitamente
A nona sinfonia de Beethoven é uma das músicas ensaiadas. Violinos, flautas, violão e o piano tocados por crianças, adolescentes e adultos soam em harmonia compondo o coral. Eles têm como maestrina a professora Lucivanda Gonçalves, instrutora de música, que desde o início do semestre está à frente das oficinas do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Odorico Pereira, na Baraúnas.
As aulas do Serviço de Convivência Social e Fortalecimento de Vínculos, ofertadas pelo equipamento municipal, acontecem quase todos os dias da semana nos turnos da manhã e tarde, e são divididas por grupos conforme a faixa etária, sendo de 6 a 14, e dos 18 a 60 anos de idade.
"A gente tem conseguido atrair mais famílias e aproximado a comunidade dos nossos serviços através da música. Além de proporcionar o aumento da participação social, a oficina estimula o desenvolvimento de potencialidades, talentos e o protagonismo dos demandatários. Somos a porta de entrada da assistência social", afirma a coordenadora Vanessa Boaventura.
Ela destaca que as aulas de violino, teclado e o coral [as quartas-feiras aprendem a técnica vocal] ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Feira de Santana às pessoas em situação de vulnerabilidade, têm resultado em ganhos significativos também à saúde de alguns usuários, como de mulheres que melhoraram a vivência da depressão.
"Os homens que geralmente são minoria nos grupos do Serviço de Convivência Social e Fortalecimento de Vínculos têm também marcado presença", acrescenta a coordenadora.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, afirma que o município dispõe de 16 Centros de Referência da Assistência Social, que estão localizados por territórios.
"Estes equipamentos são a porta de entrada da população em situação de vulnerabilidade para a rede da assistência social. Além dos serviços de fortalecimento de vínculos, as famílias podem solicitar o NIS, têm acesso a cadastro e atualização no Bolsa Família, recebem acompanhamento com pedagogos, orientadores e assistentes sociais, entre outros serviços", pontua.
ENSAIOS PARA O NATAL
No ambiente climatizado, os alunos já se preparam para as comemorações natalinas. No repertório de músicas que irão cantar no dia próximo dia 19, a partir das 14h, quando também serão entregues os certificados, consta a canção "Heal The Word", interpretada pelo cantor Michael Jackson, e "Noite Feliz".
A jovem Liz Brasil, de 14 anos, é uma das participantes das oficinas. Foi no CRAS que ela aprendeu a tocar violino. "Aqui encontrei a oportunidade para aprender um instrumento musical. Temos aulas bem diversificadas e muito legais", disse.
Quem também está aprendendo a tocar e cantar é Ana Letícia Cerqueira, 12. "É incrível; experiência maravilhosa", diz a adolescente entusiasmada.
A instrutora de música Lucivanda Gonçalves ressalta que trabalhar com crianças e adultos tem que ter expertise para identificar a aptidão de cada aluno por determinado instrumento.
"Todos os participantes têm potencial incrível, eles só precisam de incentivo e oportunidades. E é isso que o CRAS das Baraúnas está proporcionando. Esse é um trabalho muito prazeroso e gratificante".
AUTORIA: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana
NEGRA JHÔ E ODUNGÊ PROMOVEM EXPOSIÇÃO DE TURBANTES NO MAC NESTA SEXTA-FEIRA
Evento tem como proposta contar a sua história de vida e da cultura negra através da exposição de 21 turbantes
Publicado em: 23/11/2023 - 16:11:29
A partir desta sexta-feira (24), às 19h, até sábado (25), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) vai sediar a exposição de turbantes Coroa de Ouro. A mostra é uma realização do Instituto Negra Jhô e Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola Odungê. A iniciativa tem apoio cultural da Fundação Egberto Costa, Prefeitura de Feira de Santana e Cidade Propaganda, com patrocínio do Boulevard Shopping e Sustentare.
O evento é aberto ao público e foi idealizado por Negra Jhô. A exposição tem como proposta contar a sua história de vida e da cultura negra através da exposição de 21 turbantes. Cada um deles representa uma história e um valor
De acordo com a idealizadora da exposição, Negra Jhô, a iniciativa faz alusão ao Novembro Negro. "Queremos contar essa história, inspirar e empoderar. Contamos com a presença de todos", convidou.
Confira abaixo o que representa alguns dos turbantes:
TURBANTE COROA DE OURO
Reverenciando as águas doces, oris e os nossos dourados. Gratidão, a benção a todas as mães ancestrais.
TURBANTE ROSA DE FERRO
Gratidão a minha matriarca Maria Rosália que nos deixou aos meus 5 anos, mas seu grande legado ficou e me tornei uma grande guerreira, rainha e mãe.
TURBANTE DEUSA DO ÉBANO
Homenagem as minhas deusas e princesas do pioneiro bloco afro Ilê Aiyê nos anos 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2014. Gratidão Ilê Aiyê pela resistência e presença ancestral.
TURBANTE MULHER OLODUM
Homenagem ao grande filho de Pelourinho e do mundo bloco afro Olodum, pioneiro na percussão. Olodum é a família que salva, gera e procria o grande samba reggae.
TURBANTE NATUREZA
Reverenciando as nossas ensabas (folhas), frutas, verduras, grãos. Alimentos ancestrais. A benção Ossain.
TURBANTE LGBTQIA+
Respeito ao arco-íris. Aos seres humanos, a diversidade. Aroboboi.
TURBANTE FILHOS DE GANDHI
O maior afoxe do Brasil, conhecido como tapete branco. Sai no Carnaval com 5 mil homens. Situado no Pelourinho e tendo em outros estados filhos e netos.
Filho de Feira de Santana, meu primogênito, filho de ouro, irmão de Kayodê, pai de Kaylane, avô de Lunna, esposo de Elzimar. Autor de várias canções. Hoje uma dessas canções, gravada por diversos artistas, como Os Gilsons juntamente com Gilberto Gil "Várias Queixas".
TURBANTE ELZA SOARES
Mulher negra, guerreira, cantora de voz marcante, ativista cultural. Quebrou protocolos na vida, deixando seu nome tatuado na voz que ecoa "A voz".
AUTORIA: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana
EXPOSIÇÃO MULTIMÍDIA MARCA O NOVEMBRO NEGRO NO BOULEVARD SHOPPING
Mostra conta com fotos e vídeos sobre nomes que fazem parte de diferentes vertentes culturais em Feira de Santana.
Publicado em: 16/11/2023 - 11:11:40
Como parte das celebrações do mês dedicado à consciência negra e luta antirracista, o Boulevard Shopping promove uma exposição multimídia com foco nas histórias de pessoas que contribuem para valorização da cultura e identidade negra na Princesa do Sertão. O público pode ter acesso à mostra composta por fotos e vídeos até o dia 3 de dezembro, em frente à loja Lupo.
Gratuita, a exposição "A cor da resistência: vivências negras em Feira de Santana" conta com as fotografias da artista feirense Taila Silva. Na atração são exibidas imagens de 21 figuras que, para além do fomento ao movimento negro, fortalecem a representatividade e a potência da população preta através de seus trabalhos à frente de importantes instituições culturais da cidade.
Para a produtora executiva e de conteúdo da exposição, a Publicitária Carol Rêgo, o evento enaltece a força da cultura negra e o protagonismo de pessoas à frente deste movimento. “Ser uma mulher preta na publicidade me fez entender que eu poderia fazer dessa escolha um lugar de inserção. Inserir e mostrar que assim como eu, outras pessoas pretas tem trabalhos e propósitos belíssimos que capacitam, resgatam autoestima, autoconfiança, humanizam e trazem dignidade e representatividade para o povo preto e a sociedade como um todo.", reflete.
“A ação, com o apoio do Instituto Iris, visa mostrar o nosso olhar empoderador em relação às pautas reforçadas ao longo do Novembro Negro. Iniciativas como essa servem para enaltecer a data, mas também destacar o movimento da cultura e do empreendedorismo negro como grandes protagonistas”, afirma André Serra, gerente de marketing do Boulevard Shopping.
Serviço
O que: exposição "A cor da resistência: vivências negras em Feira de Santana"
Quando: até 3 de dezembro
Local: em frente à loja Lupo
Horário: funcionamento do shopping
AUTORIA: Release da Ascom JULIANA VITAL
JOSUÉ MELLO LANÇA LIVRO COM A SUA BIOGRAFIA
Publicado em: 09/11/2023 - 16:11:34
O livro foi escrito pelo sergipano e Doutor em História Claudefranklin Monteiro Santos, que se debruçou na história de vida de um menino que saiu da lavoura, aos 16 anos, da sua cidade Natal, Lagarto–SE, para viver um sonho: estudar, ser pastor e professor.
É notório, para quem o conhece, que o Professor Josué Mello é um cidadão embalado por sonhos e projetos, todos eles até o momento transformados em realidade. Dentre os vários exemplos, podemos citar o Serviço de Integração de Migrantes (SIM), hoje INED e o Centro Universitário de Cultura e Arte da UEFS, uma das maiores obras quando ele foi Reitor daquela instituição. Agora, ele nutre o sonho de trazer para Feira de Santana uma Universidade Federal, que será uma referência, não só para a região, mas para o Nordeste. Certamente este sonho também será realizado. Para isto, tem trabalhado incessantemente.
Viveremos uma noite onde a história exitosa de um homem servirá de inspiração para muitos, especialmente os mais jovens. A beleza de uma vida onde cada passo foi regado por muito trabalho, dedicação e perseverança.
AUTORIA: Academia de Educação de Feira de Santana - Ba.
A BORDO DE UM BALÃO, CHEGADA DO PAPAI NOEL INAUGURA A DECORAÇÃO DE NATAL DO BOULERVAR NESTA SEXTA-FEIRA (10)
Chegada do Papai Noel ao Boulevard Shopping acontece a partir das 17h, no Estacionamento E3.
Publicado em: 08/11/2023 - 16:11:33
A época mais mágica do ano já chegou no Boulevard Shopping, que celebra em grande estilo mais um Natal Encantado. Na sexta-feira (10), a partir das 17h, o empreendimento recebe o Papai Noel e inaugura a sua grande decoração com tons clássicos do vermelho e dourado, que permanece até o dia 2 de janeiro de 2024, além do trenzinho encantado.
Na ocasião, o Papai Noel vai desembarcar no Estacionamento E3 a bordo de um balão. Um grande e colorido balão será o transporte oficial do Papai Noel neste ano e promete mexer com a imaginação de crianças e adultos. Logo em seguida, o Papai Noel será acompanhado por um grupo musical e personagens mágicos, promovendo uma parada natalina no shopping até a sua chegada no trono, onde fará a inauguração da decoração e trenzinho na Praça de Eventos.
A criançada poderá passear de trenzinho, admirar os brilhos cintilantes do Natal e viver uma viagem encantadora pelo mundo mágico do Noel.
Além disso, toda a família vai poder aproveitar e se encantar com a grandiosa decoração de Natal, que vem repleta de novidades e toda inspiradas nas cores clássicas que contemplam os temas natalinos. Elementos em tons de vermelho e dourado transformam a atmosfera do Shopping e trazem o tradicional clima festivo, alegria e renovação desta época, com um castelo com luzes douradas, e uma espaço com mais de 7.000 bolas de Natal e 8.000 metros pisca-pisca.
O Gerente de Marketing do Boulevard Shopping destaca que o Natal Boulevard 2023 carrega um significado especial, pois reforça o espírito de festa, confraternização e experiências únicas que o empreendimento vem proporcionando aos clientes durante todo o ano. “Esta é uma época do ano mágica. Estamos trazendo um mix de atrações para marcar e principalmente encantar crianças e adultos. Tudo foi pensado para que o nosso público possa aproveitar a melhor experiência e marcar a memória de todos, na data mais especial do ano”, completa.
Serviço:
Chegada do papai Noel e Inauguração da decoração de Natal– Boulevard Shopping
Data: 10/11 - Evento gratuito
Horário: A partir das 17h
Local: Estacionamento E3 - Boulevard Shopping
Brinquedo trenzinho: ingresso R$10,00. Apenas para crianças de 90cm a 120cm. Local: Praça Central- Boulevard Shopping
Horário de atendimento do Papai Noel:
Terça-feira a Domingo
13h às 15h30
16h às 18h
18h30 às 20h
AUTORIA: Release da Ascom JULIANA VITAL
1º ENCONTRO DE ESCRITORES NEGROS CELEBRAM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO MAC
Publicado em: 07/11/2023 - 17:11:26
No próximo dia 25 de novembro, Feira de Santana receberá o "ENENFS - Encontro de Escritoras Negras e Escritores Negros". O evento, que acontecerá das 13h às 17h, promete ser um marco na promoção da literatura afro-brasileira e será realizado no prestigioso MAC Museu de Arte Contemporânea.
O ENENFS é uma iniciativa notável, e a realização é creditada ao inspirador "Projeto Afro Literário Leitura Negra", que visa dar destaque e reconhecimento aos talentosos escritores negros e escritoras negras. O encontro é um espaço para a celebração da literatura negra, bem como para a discussão de questões relacionadas à representatividade na literatura.
O evento contará com uma programação diversificada, que inclui palestras, mesas-redondas, sessões de leitura, e muito mais. Durante o encontro, autores e autoras negros terão a oportunidade de compartilhar suas obras, experiências e perspectivas sobre a literatura afro-brasileira, ampliando assim o diálogo sobre a diversidade literária no Brasil.
O MAC Museu de Arte Contemporânea, local escolhido para sediar o evento, é conhecido por seu compromisso com a promoção da cultura e das artes em Feira de Santana. O espaço oferecerá um ambiente propício para a reflexão e o debate, onde a literatura negra poderá brilhar e ganhar destaque.
O ENENFS é um evento aberto ao público, e convida todos os amantes da literatura, bem como aqueles interessados em aprender mais sobre a importância da representatividade na literatura afro-brasileira, a participar. Esta é uma oportunidade única para celebrar a diversidade literária e apoiar os talentosos escritores e escritoras negros que contribuem significativamente para a riqueza cultural do Brasil.
Não perca a chance de participar do ENENFS no MAC Museu de Arte Contemporânea e mergulhar no mundo fascinante da literatura afro-brasileira. Junte-se a esta celebração da diversidade e da riqueza cultural que a literatura negra oferece ao nosso país.
AUTORIA: Viva Feira
TABOO STEAKBAR CELEBRA SEU 5º ANIVERSÁRIO COM FESTA INESQUECÍVEL
Publicado em: 06/11/2023 - 17:11:48
O TABOO STEAKBAR, um dos locais mais icônicos de Feira de Santana, se prepara para comemorar seu 5º aniversário em grande estilo. Com um histórico de festas memoráveis e deliciosos pratos, o B-DAY do TABOO é um evento aguardado por muitos.
A festa está marcada para o próximo dia 11 de novembro de 2023, e promete superar todas as expectativas. Os anfitriões, conhecidos por suas superproduções, não deixarão pedra sobre pedra para garantir que essa seja uma noite inesquecível.
Os convidados podem esperar uma celebração repleta de atrações incríveis. O evento contará com estações de fogo de chão, pit-smoke e hambúrgueres artesanais preparados por chefs talentosos. É uma oportunidade única de saborear pratos excepcionais em um ambiente descontraído e festivo.
Além da gastronomia de alta qualidade, o B-DAY do TABOO STEAKBAR também é famoso por atrair uma multidão diversificada e animada. Com muita gente bonita e animada, a atmosfera é contagiante, criando o cenário perfeito para uma noite de celebração.
Os ingressos para o evento já estão à venda no próprio TABOO STEAKBAR, que pode ser contatado pelo telefone (75) 999776661. Também é possível adquiri-los online através do site do SYMPLA no seguinte link: [SYMPLA - Aniversário TABOO STEAKBAR](https://www.sympla.com.br/evento__2200363).
Os organizadores do TABOO STEAKBAR estão ansiosos para receber todos os amigos e clientes nesse grande dia. Portanto, marque o dia 11 de novembro em seu calendário e prepare-se para uma festa que promete ser a mais épica até o momento. O 5º aniversário do TABOO STEAKBAR promete ser uma celebração à altura de sua reputação como um dos locais mais vibrantes da cidade.