menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
CARAVANA RESPEITE AS MINA DISCUTE REDE DE PROTEÇÃO À MULHER NA FTC


Publicado em: 22/06/2017 - 11:06:27

    Fortalecer a rede de proteção à mulher, criar estratégias de enfrentamento à violência e unificar a linguagem da sociedade civil sobre a questão. Estes são os principais direcionamentos do projeto que deu origem à Caravana “Respeite as Mina”, que na manhã desta terça-feira (20) reuniu centenas de pessoas – a maioria mulheres – no campus da FTC Feira de Santana. O evento foi encerrado com um grande encontro reunindo representantes de todos os segmentos que compõem a rede.
    Feira de Santana foi o nono município a receber a caravana, que deverá aportar em mais 30 cidades nos próximos meses, segundo previsão da coordenadora Rita Amorim. Os participantes tiveram acesso a oficinas de capacitação e conscientização nas áreas de Segurança Pública e Rede, Juventude e Sociedade Civil. Estudantes e professores do curso de Enfermagem da FTC garantiram serviços de aferição de pressão e teste de glicemia, mais o teste rápido de HIV e vacina contra a gripe.
    Com frases de efeito como “Lugar de mulher é onde ela quiser”, “Mexeu com uma mexeu com todas”, “Uma cuida da outra e todas cuidam de uma” e performance teatral do grupo As Rosas da Democracia, a caravana discutiu a necessidade cada vez maior da mulher tornar pública a violência doméstica, o machismo e a ampliação da rede de proteção. Em um momento marcado pela emoção, o hino a Maria da Penha foi entoado pela cantora Maria Guerreira.
    Mas foi no encerramento do evento, que lotou o Auditório Professora Terezinha Mamona, que os discursos se intensificaram. Os convidados foram recepcionados pela diretora adjunta da faculdade, professora Marcly Amorim Pizzani, que destacou a importância de projetos do gênero serem debatidos no ambiente acadêmico. Ela elogiou a iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia em parceria com o Governo Municipal de Feira de Santana, bem como a atuação da delegada titular da DEAM, Clécia Vasconcelos, que também é docente da Instituição.
    “É revoltante quando se ouve que um homem agrediu uma mulher”, afirmou o prefeito José Ronaldo, que foi provocado pela vereadora Gerusa Sampaio e a própria secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, para criar uma secretaria municipal específica para as mulheres. A secretária também falou sobre a importância da Caravana Respeite as Mina e lembrou que a campanha não é pontual, mas permanente. “A violência contra a mulher é um problema de saúde pública”, afirmou.
    Participaram do encontro ainda o juiz da Vara da Violência Doméstica, Valter Ribeiro Rodrigues; vereador João Bililiu, autor da lei que estabelece a Semana de Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher; delegada da Mulher Clécia Vasconcelos, que apresentou os índices de violência contra a mulher em Feira de Santana; promotor Alex Santana e defensor público Maurício Martins e representantes dos movimentos de mulheres do município e de outras cidades. 
    Presentes também a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria, Maria Luiza Coelho; representante da Comissão de Mulheres da OAB Verônica Moreira; presidente do Conselho Municipal da Mulher, Maria Josalina Santos; a comandante da Ronda Maria da Penha, PM Edilene; e os secretários de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, Ildes Ferreira, e de Coração de Maria, Edilene Paim.


AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



FEIRA DE SANTANA TEM UM DOS MELHORES CURSO DE DIREITO DO BRASIL


Publicado em: 15/06/2017 - 00:06:12

    O site Exame da editora Abril publicou nesta quinta-feira (15) a lista das faculdades e universidades consideradas excelentes pelo Ministério da Educação (MEC) em ciclo de avaliação de 2015, para todos cursos de todo o país. Nesta lista, o curso de Direito da Faculdade Nobre (FAN) está no topo porque possui nota máxima em todas as avaliações. (Ver publicação)
    O curso da instituição genuinamente feirense atingiu conceito 5 no Enade (Exame Nacional de Desenvolvimento do Estudante), no CPC (Conceito Preliminar de Curso) e no CC (Conceito de Curso). De acordo com a publicação, o MEC divulgou recentemente a avaliação de cursos universitários em diversas áreas, inclusive Direito.
    Para indicar a qualidade do curso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do MEC, leva em consideração a nota no Enade, o corpo docente e sua proporção de mestres e doutores, além das condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo: organização didático-pedagógica, infraestrutura.
    O curso de Direito da FAN reúne outros indicativos de qualidade de outras instituições. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo, concedeu o Selo OAB Recomenda e o Ranking Universitário Folha (RUF), pesquisa feita pelo Jornal Folha de São Paulo, que também chancelou a qualidade desse curso.

AUTORIA: Release da Ascom da FAN - Cid Fiúza



A UNEF LANÇA EDITAL COM MAIS 2 NOVOS CURSOS


Publicado em: 14/06/2017 - 10:06:43

    A Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) lança edital para com os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária. Além dessa novidade, a Instituição também abriu vagas para o turno vespertino nos cursos de todas as Engenharias, assim como o de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.  As provas ocorrerão no dia 16 de julho, das 9 às 13 horas, na própria Faculdade, na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, S/N, Bairro Subaé – Feira de Santana-BA.
    As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de julho por meio do site unef.edu.br ou na própria instituição. A UNEF atualmente oferece 16 cursos nas áreas das engenharias, saúde, gestão, comunicação e arquitetura. Todos cursos inclusive os mais novos têm excelentes avaliações do Ministério da Educação (MEC). Os mais antigos, Administração e Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, por exemplo, estão no topo entre todos os cursos da Bahia, de acordo com o MEC, Ranking Universitário Folha (RUF/Jornal Folha de São Paulo) e o Guia do Estudante/Editora Abril.

    Administração – Noturno
    Arquitetura e Urbanismo – Matutino, Noturno
    Biomedicina – Matutino, Noturno, Vespertino
    Design de Interiores – Matutino
    Enfermagem – Matutino, Noturno, Vespertino
    Engenharia Ambiental e Sanitária – Matutino, Noturno
    Engenharia Civil – Matutino, Noturno, Vespertino
    Engenharia de Produção – Matutino, Noturno
    Engenharia Elétrica – Matutino, Noturno, Vespertino
    Engenharia Mecânica – Matutino, Noturno, Vespertino
    Engenharia Química – Matutino, Noturno, Vespertino
    Farmácia – Matutino, Noturno, Vespertino   
    Fisioterapia – Matutino, Noturno, Vespertino
    Nutrição – Matutino, Noturno, Vespertino
    Odontologia – Diurno, Noturno
    Publicidade e Propaganda – Noturno

AUTORIA: Release de Cid Fiuza



UNINASSAU FEIRA DE SANTANA OFERECE 50% DE DESCONTO NA GRADUAÇÃO

O abono é válido para todo o curso e também para a matrícula; Os interessados têm até o dia 30 de junho para realizar as inscrições

Publicado em: 12/06/2017 - 10:06:30

    Uma grande oportunidade de fazer uma graduação pela metade do preço está sendo oferecida pela Faculdade UNINASSAU, unidade de Feira de Santana. Até 30 de junho, o candidato tem direito a 50% de desconto na matrícula e em todas as mensalidades, até conclusão do curso. As aulas começam no semestre de 2017.2.
    As Graduação são presenciais e contemplam as áreas de Administração, Logística, Gestão Comercial, Ciências Contábeis e Segurança do Trabalho. A matrícula pode ser realizada pelo site https://vestibular.uninassau.edu.br/ ou presencialmente na Instituição, que está localizada na Rua Barão de Cotegipe, 1.370, Centro, atrás do Feira Tênis Clube.
    O vestibular é gratuito e pode ser agendado conforme a disponibilidade de tempo do estudante, de segunda à sábado. O ingresso na UNINASSAU também pode ser efetuado através do vestibular tradicional (com data estipulada pela instituição) ou da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) dos últimos cinco anos. Portadores de diploma podem ingressar sem a necessidade de participar da seleção.
    Além da promoção, outras opções de custeio da graduação são o EDUCRED, crédito universitário que financia até 70% do curso, além de outras linhas de crédito como Pravaler e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) ou programas de bolsas de estudos, como Educa Mais Brasil, Quero Bolsa, Super Bolsa e Programa Universidade para Todos (PROUNI).
    O candidato conta ainda com o Seguro Educacional, que garante a continuidade do semestre em caso de desemprego.  A Instituição oferece também Pós-graduação presencial e a distância (EAD). Outras informações através dos números 4020-9734, 3221-6664, 3614-6157, 3614-6353, 3221-8133 ou do site https://www.uninassau.edu.br/.


AUTORIA: Release de Lana Mattos



PROFESSOR DA UEFS FALA SOBRE ECONOMIA BRASILEIRA NA ACEFS


Publicado em: 05/06/2017 - 11:06:34

    “Economia brasileira e o momento atual: Cenários e perspectivas para o futuro” é o tema da palestra que acontece nesta segunda-feira (5), às 19h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS). O evento é direcionado a empreendedores e representantes do poder público municipal e de todas as entidades ligadas ao comércio e à indústria de Feira de Santana.
    O palestrante é Cleiton Silva, doutor em Economia e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) responsável pela promoção do evento, por meio do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, juntamente com a Associação Comercial. O objetivo é discutir o cenário econômico do país na atualidade com as lideranças dos setores produtivos do município.


AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



FTC SEDIA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DAS MULHERES


Publicado em: 02/06/2017 - 09:06:32

    Fortalecer as diretrizes para a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres é o objetivo da Conferência Estadual de Saúde das Mulheres. Parece abrangente. E é mesmo, tanto que o evento vem sendo realizado por etapas e a organização é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Conselho Estadual de Saúde. A etapa Macrorregional Leste aconteceu esta semana, dias 30 e 31, no campus da FTC Feira de Santana.
    A proposta é analisar as prioridades, a partir de um documento orientador, e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações. Depois de dois dias de palestras e discussões, os participantes, distribuídos em grupos de trabalho, apresentaram as sugestões para elaboração do documento final. O resultado foi bastante positivo, segundo avaliação da professora Hayana Leal Barbosa, uma das organizadoras do evento.
    O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências; políticas públicas e participação social foram alguns temas abordados durante o encontro que reuniu cerca de 300 pessoas – a grande maioria mulheres – no Auditório Professora Terezinha Mamona. A conferência teve a representação de 72 municípios da macrorregião de Feira de Santana.
    A conferência contou com a participação da secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Julieta Palmeira, que abriu o evento ao lado da diretora adjunta da FTC Feira de Santana, professora Marcly Amorim Pizzani, que falou sobre a importância da Instituição desenvolver esse tipo de parceria e sediar eventos de grande relevância para a comunidade. Ao todo, cinco palestrantes falaram sobre os eixos temáticos.


AUTORIA: Release de Madalena de Jesus



SEMINÁRIO "CANUDOS, 120 ANOS: MEMÓRIA E RESISTÊNCIA" NESTA QUINTA-FEIRA

O Seminário "Canudos, 120 anos: Memória e Resistência", acontecerá nesta quinta-feira, dia 1º de junho de 2017, das 18h às 22h, no Auditório 3, do Módulo 4, no campus universitário, com a exibição de filmes e documentários, músicas alusivas ao tema, palestras e debates.

Publicado em: 30/05/2017 - 16:05:49

    Como parte do Ciclo de Debates "Direito, Territorialidade e Movimentos Sociais" promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana, o Seminário "Canudos, 120 anos: Memória e Resistência" é uma promoção conjunta entre a Uefs e o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC).
    O evento rememora o fim da guerra de Canudos ocorrido em 1897, com o massacre dos últimos moradores resistentes e faz parte de uma série de mais quatro seminários que serão realizados pelo IPMC no Estado da Bahia, culminando com a Romaria que acontecerá naquela cidade no mês de outubro.
    Além da promoção conjunta UEFS/IPMC, o evento terá a participação da Turma de Direito Elizabeth Teixeira, da Uefs e conta com as parcerias da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), do Centro de Estudos Euclides da Cunha (CEEC), da Faculdade Católica de Feira de Santana, d Diretório dos Estudantes da Faculdade Católica de Feira de Santana e do Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão (CEPESC). Haverá emissão de certificado de 4 horas.




AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs



DIVERSIDADE EM ALTA NA 2ª MOSTRA CIENTÍFICO-CULTURAL DA FTC


Publicado em: 27/05/2017 - 12:05:34

    Diversidade e criatividade são as duas palavras que melhor definem a 2ª Mostra Científico-Cultural, que movimentou o campus da FTC Feira de Santana nesta quinta-feira (25). Práticas de metodologias ativas, shows musicais, apresentação de dança, lançamento de livro e bate-papo com autores, além de quadrilha temática da área de saúde. Tudo isso em um só lugar e com a participação de alunos e professores de todos os cursos.
    O resultado das metodologias ativas aplicadas em sala de aula foi exposto em mais de 30 estandes instalados na área de convivência da Faculdade, desde projetos de engenharia e receitas de alimentação saudável a atividade prática de conscientização sobre a importância de combater o mosquito da dengue e iniciativas empreendedoras. Característica comum a todos os trabalhos: o desempenho dos estudantes.
    Se os alunos se comprometeram em fazer o melhor, os professores também se empenharam ao máximo, em todas as áreas. Na saúde o destaque ficou por conta da Quadrilha Celular, apresentada por mais de 300 alunos, sob a marcação do professor Alano Calheira Durães, que literalmente suou a camisa para dar conta do projeto. “A sensação é de dever cumprido”, disse, no final, ao agradecer aos alunos participantes.
    Na avaliação do estudante Henrique Arruda, que cursa o 1º semestre de Direito, iniciativas como a Mostra Científico-Cultural é uma oportunidade muito boa, pois “motiva o aluno a ter uma visão de mundo bem maior, diferente, além de estimular a integração; melhor do que as metodologias antigas”. Vinícius Reis, do curso de Biomedicina, também gostou de participar do evento, mostrando resultados. “É estimulante”, resumiu.
    O adolescente Gilson Victor, que se encontrava na FTC como visitante, disse que não poderia ter momento mais propício para conhecer a Instiquição. “Eu quero fazer Psicologia”, anunciou entusiasmado, depois de ganhar um livro sorteado durante o bate-papo com os autores Carlos Magno, Alfredo Morais, Madalena de Jesus, mais a estudante de Odontologia Fernanda Mastrolorenzo. Chênya Pereira Coelho, que já é aluna do curso, também foi contemplada com um exemplar do livro Tabuleiro da Maria.
    O sucesso da mostra contagiou até os pais de alunos. Sérgio Vianey e Lígia Borges assistiram a participação da filha Mariana, 1º semestre de Odontologia, na Quadrilha Celular. Ele filmou e fotografou tudo, emocionado ao ver o trabalho do professor ligando o conhecimento em sala de aula à atividade. Josi Barbosa, mãe de Carla Larhara, 1º semestre de Fisioterapia, confessou que não esperava o que viu. Se surpreendeu e aprovou: “Quadrilha criativa, linda e animada, sem sair do conteúdo da disciplina”.
    O resultado mereceu aplausos da professora Marcly Amorim Pizzani, diretora adjunta da unidade. Ela lembrou que o evento foi uma iniciativa do Colegiado de Enfermagem, mas que cresceu e hoje envolve todos os cursos, é institucional. Marcly destacou o desempenho dos estudantes, ressaltando que “o profissional não é feito apenas em sala de aula”, para explicar a opção da FTC pelas metodologias ativas e o currículo por competências.
    Quem esteve na Faculdade, durante o dia ou à noite, ainda ouviu muito forró e MPB, com a apresentação dos alunos da casa Samir, o Raimundinho (Psicologia), Adriele Fiúza (Odontologia) e Isabela Assunção (Educação Física), mais a dançarina e contorcionista Jéssica Rodrigues também estudante da FTC (Educação Física). Este ano estiveram à frente da organização da mostra os professores Carlos Magno, Hayana Leal Barbosa, Alano Calheira e Guísala Mamona.

AUTORIA: Release de Madalena de Jesus - Ascom FTC
Fotos




SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA


Publicado em: 23/05/2017 - 14:05:37

    A Academia de Educação de Feira de Santana realizará no próximo dia 31 de maio a IV edição do Seminário sobre violência na Escola, com o tema VIOLÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: REALIDADE E PROPOSIÇÕES.
    O evento  acontecerá no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, no largo São Francisco, das 8 às 12 horas, e contará com a participação, através de abordagens, de duas Escolas da rede Municipal, uma da rede Estadual e ainda da Guarda Municipal e Policia Militar, que irão subsidiar os debates.
    O Seminário é aberto ao público, especialmente a docentes, gestores e coordenadores de unidades escolares e alunos. Se você pretende participar e necessita de certificado deve efetuar sua inscrição através do e-mail da Academia de Educação academia.edufsa@gmail.com

AUTORIA: Academia de Educação de Feira de Santana - Ba



Mais Notícias

    A Faculdade Maurício de Nassau de Feira de Santana está em campa...

    O Vestibular FAT 2017.2 foi lançado! As inscrições j&aacu...

    Sair do lugar comum, enfrentar a crise, agregar valor a pessoas e organiza&cce...

    Promover aulas menos expositivas e utilizar melhor o tempo e o conhecimento do...

    A Faculdade Nobre (FAN) e a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UN...

    O evento reuniu profissionais para falar sobre tratamento em pacientes com c&a...

    “Qual o profissional você que ser” foi o tema central de mai...

    O colegiado do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Aní...

    Como forma de expressar seu carinho aos coordenadores, professores, alunos, co...

    “Essa data não foi criada apenas para comemorar, mas para refleti...


Página de 18
| | | | |

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados