menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
4° EDIÇÃO DA FEIRA DE GASTRONOMIA E ARTESANATO

O evento tem parceria com o Feiraguay

Publicado em: 27/11/2023 - 11:11:14

Na quarta edição da Feira de Gastronomia e Artesanato, em parceria com Feiraguay, o clima natalino se faz presente, promovendo um evento que celebra a riqueza da culinária e da arte feirense. Com o intuito de destacar a diversidade local, a feira proporciona um espaço vital para os pequenos empreendedores exibirem seus talentos e produtos exclusivos.
Além de ser uma vitrine para o empreendedorismo, a iniciativa visa incentivar e valorizar o papel fundamental das mulheres nesse cenário, dado que a maioria dos participantes são empreendedoras. A Feira de Gastronomia e Artesanato não apenas fomenta a economia local, mas também destaca a força e a criatividade das mulheres empreendedoras.
Neste clima festivo, convidamos a todos para participarem e desfrutarem dessa experiência única, apreciando sabores autênticos, artesanato criativo e, acima de tudo, celebrando a comunidade feirense. Sua presença é fundamental para tornar esta edição ainda mais especial. Não perca a oportunidade de vivenciar momentos incríveis e apoiar os talentosos empreendedores locais.
 




MOSTRA DIDÁTICA DAS OFICINAS DE ARTES VISUAIS


Publicado em: 20/11/2023 - 12:11:15

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), do Museu Regional de Arte (MRA) e das Oficinas de Criação Artística (OCA) convidam você e sua família para a abertura da Mostra Didática das Oficinas de Artes Visuais.
A exposição tem como objetivo apresentar as produções de cada turma das Oficinas de Artes Visuais do CUCA, através dos trabalhos dos alunos que cursaram o semestre 2023.2. Durante a exibição da mostra o público terá a oportunidade de conhecer um pouco das habilidades desenvolvidas em cada oficina, as quais contemplam as áreas de Fotografia, Desenho, Pintura, Artesanato, Mosaico e Moda.
O lançamento da Mostra será no dia 23 de Novembro de 2023, às 19h, com arrecadação (opcional) de 1 kg de alimento para doação. A exposição ficará em cartaz até o dia 15 de dezembro de 2023, no Museu Regional de Arte.
O MRA funciona de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 14h às 17h30. A entrada é totalmente gratuita. Contamos com sua presença!
 

AUTORIA: Release da Ascom da UEFS



I PAINEL DE COMUNICAÇÃO E CULTURA ACONTECE EM FEIRA DE SANTANA, BAHIA

O evento tem acesso gratuito e é direcionado a trabalhadoras e trabalhadores da cultura.

Publicado em: 15/11/2023 - 16:11:14

    Estratégias de Comunicação para Projetos Culturais é o tema central do I Painel de Comunicação e Cultura, que acontece em Feira de Santana/BA, no próximo dia 18 de novembro, sábado, das 16h às 18h, na cafeteria Miss Brown (rua Barão do Rio Branco, nº 290 - Serraria Brasil). O evento tem a realização da Casa das Águas Comunicação e Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que vai fornecer certificado de participação com 2 horas. Conta com o apoio cultural da Bartira Movie, da própria Miss Brown e da Comunidade Culturas.
    Essa edição do Painel é voltada para trabalhadoras e trabalhadores da Cultura de Feira de Santana e região, artistas, pessoas da produção e gestão de projetos, de empreendimentos culturais diversos e dirigentes públicos do segmento. É também para agentes da comunicação como profissionais do jornalismo, da publicidade, da produção de conteúdo social media, da assessoria de imprensa, da assessoria de comunicação e demais pessoas interessadas no assunto.
    As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo WhatsApp 75992641507. O acesso é gratuito, mas a produção do evento incentiva a colaboração voluntária, no formato “Pague Quanto Puder” através da chave pix celular 75992641507.
    A orientação do Painel será feita por um grupo de mulheres referência em seus fazeres, que atuam tanto em projetos culturais como em empresas e/ou projetos de comunicação como Lore Porto, mãe de 3, agente cultural há 24 anos e da comunicação desde 2005, pesquisadora e multiartista; Talita Medeiros, artista, publicitária e diretora de arte na Agência Morya e em Projetos próprios; Tamires Bartira, mãe, publicitária, social media, influenciadora digital e videomaker mobile; Brena Maynart, mãe e jornalista com experiências diversas como TV, rádio e jornal impresso; e Larissa Medrado, mãe de pet, publicitária, planner e social media. A mediação dessa conversa sobre Comunicação e Cultura será feita por Dandara Barreto, mãe e jornalista feirense de referência na cidade.
     _“Feira de Santana foi a cidade escolhida para sediar a primeira edição do evento porque entendemos que a comunidade cultural daqui vive um processo importante de desenvolvimento e profissionalização da sua cadeia econômica, que eu espero ser contínua e reparadora de desigualdades, cada vez mais descentralizando e democratizando o acesso às políticas públicas culturais. Por isso que, essa troca de saberes é essencial”_, explica Lore Porto, produtora e idealizadora dessa iniciativa.
    De acordo com Talita Medeiros, designer gráfica do projeto, conhecer o Ecossistema da Comunicação e como ele funciona poderá levar trabalhadoras e trabalhadores da cultura a outro nível de qualidade e profissionalização dos seus fazeres. _“Essa conversa no Painel vai ajudar muita gente a planejar e escrever estratégias de comunicação mais completas em seus projetos culturais, com equipes melhor estruturadas e compreendendo as diferenças entre uma assessoria de imprensa e uma assessoria de comunicação, por exemplo”_, explica Talita.
    Saiba mais sobre as facilitadoras do Painel
    Talita Medeiros é artista do teatro, publicitária, designer gráfica, diretora de arte na Agência Morya (Salvador) e em diversos projetos de Feira de Santana, criando trabalhos para o Social Media e com Identidade Visual. Iniciou na área da publicidade aos 16 anos, com manutenção de site e fotografia de produtos para loja virtual. Hoje, aos 24, já foi diretora criativa de diversas campanhas, reconhecidas por seus resultados. Assina a identidade visual e o design gráfico de lançamentos musicais e capas de singles como o lançamento de Arrebol, single da cantora Lore Porto; o EP O Abre Caminhos, da banda Fogo Pagô; o show Canto de Ossanha, da banda Baiana Bossa; e o single Desamor, de Ary Caminha. Foca em contar histórias e dar vida a projetos através do design, envolvendo tudo que é arte. Apaixonada por eventos, criou, em 2019, o Instagram Cultura FSA que visa divulgar atividades culturais feirenses. Fez mais de 10 oficinas de teatro e, hoje, atua como atriz no Coletivo Teatral Avante Borboletas, de Feira de Santana.
    Tamires Bartira é mãe, comunicóloga, especialista em branding e videomaker mobile, graduada pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana. Desde 2015, atua como social media, gestora e criadora de conteúdo digital, inclusive do perfil @tamiresbartiras, que conta com quase 12 mil seguidores. Atuou como redatora social media e copywriter em duas grandes agências de publicidade e propaganda de Feira de Santana e como analista de marketing de um grupo empresarial da cidade. Também foi repórter para a TV Geral por dois anos da Micareta de Feira.
    Lore Porto é mãe de 3, multiartista e pesquisadora em Comunicação e Cultura. Há 24 anos atua como produtora e gestora cultural. É também Assessora de Comunicação, com experiências nas áreas do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda e da Produção de Conteúdo Social Media. Licencianda em Música Popular Brasileira, colaboradora, Agente Multiplicadora em Elaboração de Projeto Cultural e Mobilização de Recursos no Projeto de Pesquisa "LabGestão: pensarsentirfazer contra-hegemônico" e conselheira discente na UFRB. Concluinte em Jornalismo pela Faculdade Anísio Teixeira e pós-graduanda em Produção Cultural, Artes e Entretenimento. É Fundadora da Casa das Águas Comunicação e Cultura e integrante do Fórum Permanente de Cultura de Feira de Santana. Co-fundadora da Comunidade Culturasss, coletivo de agentes que colaboram com a difusão e fortalecimento das culturas de cidades do ReconSertão da Bahia.
    Larissa Medrado é metade baiana e metade pernambucana. Publicitária, com 11 anos de experiência no Marketing Digital. Muito atuante em eventos diversos e campanhas políticas pelo interior da Bahia, como planejadora e criadora de conteúdo para o digital. Pela Agência Morya, atuou como coordenadora Social Media de grandes marcas na capital baiana, como o Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Tem experiências como Coordenadora da Marketing na iniciativa privada de Feira e como Assessora de Comunicação de prefeituras pelo interior da Bahia. Recentemente, atuou na equipe do digital no Festival Liberatum Brasil, em Salvador. Hoje, é gerente de projetos em Salvador, pela Agência Pira e ajuda empreendedoras e empreendedores a crescerem seus negócios no meio digital.
    Brena Maynart é mãe e Bacharelada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Anísio Teixeira. Possui experiências em comunicação digital e em diversos veículos de comunicação em Feira de Santana. Atuou como apresentadora e produtora de programas da Rádio Sociedade News FM como o Bom Dia Feira, o Linha Direta com o Povo, o Programa da Manhã e o Jornal da Hora. Gerenciou o site do Jornal Folha do Estado e foi assessora de comunicação no setor público. Foi repórter na TV Subaé, produtora e repórter na WebTV Universitária Olhos D’Água (UEFS) e atua como mestre de cerimônia em eventos da cidade.
    Dandara Barreto é feirense, mãe e Bacharelada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Anísio Teixeira - DRT nº0005388/BA. É assessora de Comunicação e atua como coordenadora de jornalismo do Grupo Lomes de Comunicação, gerindo as 13 emissoras que compõe o grupo. É âncora do Jornal da manhã da Jovem Pan e do Programa Transnotícias, da Rádio Transbrasil Fm e redatora e editora chefe do Portal Rede Digital.

SERVIÇO:
O QUÊ? I Painel sobre Comunicação e Cultura • Estratégias de Comunicação para Projetos Culturais
QUANDO? Sábado (18NOV), das 16h às 18h
ONDE? Cafeteria Miss Brown (rua Barão do Rio Branco, nº 290 - Serraria Brasil).
QUEM? Painel orientado por Talita Medeiros, Tamires Bartira, Lore Porto, Brena Maynart e Larissa Medrado. Mediação de Dandara Barreto.

- O acesso é gratuito, mas a produção do evento incentiva o financiamento colaborativo voluntário no formato “Pague Quanto Puder” através da chave pix celular 75992641507. Mais informações e inscrições gratuitas pelo WhatsApp com o mesmo número.

Fotos: Paulo Amaral, Geovane Peixoto e Selfies


AUTORIA: Release do Ascom do Evento



SEGUNDA FASE DO ENEM 2023 EM FEIRA TERÁ FROTA DE ÔNIBUS REFORÇADA

Estudantes podem acompanhar no app KIM horários e embarque mais próximo nos ônibus

Publicado em: 10/11/2023 - 17:11:09

As linhas de transporte público urbano que atendem aos locais de aplicação de prova na segunda fase do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio), em Feira de Santana, serão reforçadas com 13 ônibus extras, neste domingo, 12.
A operação especial envolve, ao todo, 67 veículos das concessionárias Rosa e São João. Os ônibus extras circulam a partir das 11h com último balão às 20h30.
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Sérgio Carneiro, o incremento de frota será de 30% nas linhas de maior demanda de passageiros no Sistema Integrado de Transporte (SIT), BRT (Bus Rapid Transit) e do FeiraMob. “A operação da primeira fase foi um sucesso e, mais uma vez, vamos garantir o acesso dos estudantes aos locais de realização do Enem", afirma. 
A Prefeitura de Feira também vai assegurar o benefício social da meia-passagem (R$ 2,45), aplicada aos domingos e feriados. O estudante de posse do cartão Via Feira terá a vantagem de pegar mais de um ônibus e pagar uma só tarifa através da integração, em qualquer ponto da cidade, no intervalo de até 2 horas.
Por meio do aplicativo KIM + o estudante pode escolher a melhor forma de pagamento da tarifa ou realizar recarga (QR Code, PIX, cartão de crédito ou débito, boleto ou transferência bancária), além de acompanhar as previsões de parada e horário do ônibus de preferência, local de embarque mais próximo e/ou de “favoritar” as linhas.
Todos os terminais de transbordo (Central, Norte, Sul, Pampalona, Noide Cerqueira e Ayrton Senna), bem como as estações da linha BRT-1 (Av. Getúlio Vargas) vão funcionar para otimizar a mobilidade.
Fiscais da SMTT estarão posicionados em pontos estratégicos para prestar orientações aos usuários.

Confira as linhas com atendimento extra:

07 - Jardim Brasil
08 - Fraternidade via Rodoviária 
09 - Polo Industrial  
26 - Subaé via Santa Mônica 
85 - Santo Antônio 
107 - Parque Getúlio Vargas
063 - Campo do Gado via Caraíbas 
064 - Campo Limpo via Baraúnas 
071 - George Américo 
072 - Conj. João Paulo
098 - Mantiba via Terminal Norte

 

AUTORIA: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana



PROJETO FORMASONS APRESENTA O FESTIVAL SONS DA LIBERDADE EM FEIRA DE SANTANA

A programação do evento é gratuita e conta com shows, coquetel, networking, oficinas e uma Feira de Economia Criativa com Artesanato, Moda, Gastronomia e muito mais.

Publicado em: 2023-11-08 - 20:11:46

    A Jornada da Gestão de Carreira na Música Independente, idealizada pelo produtor musical, educador e pesquisador, Dj Lerry, encerra suas atividades de 2023 com uma programação gratuita, diversa e voltada para a Economia Criativa. O projeto FormaSons apresenta o Festival Sons da Liberdade, neste fim de semana, de 10 a 12 de novembro, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana/BA.
    Nesta sexta (10), das 18:30 às 21:30, acontece a palestra on-line sobre Financiamento da Cultura facilitada pela professora pós-doutora Daniele Canedo que também é Produtora Cultural (UFBA), mãe, capoeirista e foi cotada para a cadeira da secretaria de cultura da Bahia. “Nessa conversa nós vamos trazer caminhos possíveis para mobilizar o recurso tão necessário para artistas da música”, explica Canedo.
    O sábado (11) do Festival começa às 14h com a Oficina de Pandeiro facilitada pela cantora, pandeirista e artista visual feirense Maria Struduth. E é ela que segue na programação com um show onde convida o sanfoneiro Rogério Ferrer. Em seguida, o público fica com a performance do paraense Dj MvK0. De acordo com a produção do evento, haverá degustação de acarajé. “O momento do ajeum não poderia faltar”, explica Dj Lerry, idealizador e gestor do projeto.
    A edição de estreia do Festival Sons da Liberdade começa cedo no domingo, às 10h, com o som do Dj MvK0. Ao meio dia, o grupo Rádio Livre convida a rapper feirense Tulipa Negra e, às 13:30, quem assume o palco do evento é a banda Africania com a participação do Dj Lerry.
    O artista da música reggae Jorge de Angélica, que morreu no último dia 31 de outubro por complicações de saúde, será o homenageado da atração das 15h, o movimento Feira Sound System, com Joh Ras e Dj Bomani convidando Gilsam e Dionorina. Quem encerra a programação e a edição de estreia do Festival é a Dj Preta de Quebrada.
    Durante todo o Festival, estará em funcionamento uma feira de economia criativa com artesanato, moda, gastronomia e outros segmentos.
    Este é um projeto realizado pelo Crossover Estúdio, que busca unir três eixos da cadeia produtiva da música: Formação, Performance e Comércio. Conta com o apoio cultural da UFRB, da Casa Noise, do Espaço Solar, da Comunidade Culturasss e da Casa das Águas Comunicação e Cultura.
    A proposta foi contemplada pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia, e tem o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).

SERVIÇO:
O QUÊ? Projeto FormaSons apresenta o Festival Sons da Liberdade
QUANDO? De 10 a 12 de novembro de 2023
ONDE? On-line e presencial no Centro de Cultura Amélio Amorim, Feira de Santana/BA

Acesso gratuito. Mais informações pelo WhatsApp 71 98392.9059.

AUTORIA: Release do Imprensa Formasom



FEIRA DE SANTANA RECEBE A PRINCIPAL FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO E DECORAÇÃO DO PAÍS

Evento estará na Praça E2 do Boulevard Shopping, a partir do dia 01 de novembro, com entrada gratuita.

Publicado em: 08/11/2023 - 16:11:13

Principal feira de artesanato e decoração do Brasil, a Feira Internacional de Artesanato e Decoração - Nações & Artes chega à Feira de Santana em novembro, trazendo peças exclusivas do Brasil e de outros países, como Senegal e Marrocos. O evento estará na Praça Principal do Boulevard Shopping, a partir do dia 01 de novembro. A entrada é gratuita.  
Essa será uma oportunidade para os feirenses conhecerem os costumes e culturas de diversos países. Além disso, os consumidores poderão adquirir itens e peças artesanais exclusivos, com preços a partir de R$ 15. O funcionamento da feira segue os horários do centro de compras: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h. 
Cada estande terá elementos da sua região de origem, oferecendo produtos como tapeçaria, vestuário, artesanato, itens de decoração, bijuterias e obras de arte.  

Serviço: 
O quê: Feira Internacional de Artesanato e Decorações - Nações & Artes 
Quando: A partir de 01 de novembro 
Onde: Praça E2 do Boulevard Shopping 
Entrada gratuita. 

  

AUTORIA: Release da Ascom JULIANA VITAL



INSCRIÇÕES PARA SEMANA DO EMPREENDEDOR SEGUE, ABERTAS; VAGAS SÃO LIMITADAS

Programação será nos dias 20 a 22 de novembro

Publicado em: 07/11/2023 - 16:11:35

A Semana do Empreendedor, evento gratuito organizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Casa do Trabalhador, com o apoio do SEBRAE, será realizada nos dias 20 a 22 de novembro, no Hotel Atmosfera, às 19h. As inscrições seguem abertas e estão sendo disponibilizadas 100 vagas. 
O evento tem como objetivo ofertar conteúdo atualizado sobre empreendedorismo, políticas públicas e marketing digital, além de relatar sobre os desafios para empresários identificar os pontos fracos da empresa, tendências no mercado e oportunidades.

A programação conta com palestras de especialistas na área, como:
Marta Pereira de Souza, mestre em neurociências do consumo pela ESPM, que falará sobre marketing digital;
Jozelito de Lima Ribeiro, que atua há 27 anos como formador, facilitador, instrutor e palestrante nas áreas educacional e empresarial, que abordará o tema empreendedorismo e relacionamento com o cliente;
Lícia Margareth Barbosa Menezes, advogada e consultora do SEBRAE na área de políticas públicas, que falará sobre gestão das compras governamentais com base na Lei 14.133/2021.
O diretor da Casa do Trabalhador, Fábio Souza, destaca que a Semana do Empreendedor é voltada para empreendedores de pequeno e médio porte. "Nós vamos passar uma pauta importante para quem deseja empreender, quem está começando ou quem já está nessa área, como diversificar os seus ganhos e seus lucros, como alavancar as vendas. A gente entende que seja muito importante para o empresariado feirense e para os estudantes de administração ou direito administrativo", afirma.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link: https://www.seadmdmi.feiradesantana.ba.gov.br/inscricao/inscricao/inscricao.faces?evento_id=17 . As vagas são limitadas. 
A iniciativa conta com o apoio de outros setores da Prefeitura, como a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Secretaria Municipal de Comunicação Social, além do Ministério Público do Trabalho e Emprego e do Fundo de Assistência ao Trabalhador.  

AUTORIA: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana



IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE FEIRA: DEBATES E PROPOSTAS EM DESTAQUE


Publicado em: 25/10/2023 - 12:10:59

Vão ser realizadas nesta quarta-feira (dia 25) as atividades de grupos da IV Conferência Municipal de Cultura de Feira de Santana. O evento, que traz como tema “Construção de uma cultura democrática na Princesa do Sertão”, foi aberto oficialmente ontem à noite, em solenidade no Museu Parque do Saber, e termina nesta quarta-feira.
Hoje a programação começa pela manhã, com o credenciamento, entre as 8h e 11h, das pessoas que participarão do evento, a ser realizado durante todo o dia no campus da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), localizado na Av. Centenário, bairro SIM.
À tarde, a partir das 13 horas, serão realizados os debates e apresentações de propostas para a política cultural a ser implementada, em Feira de Santana, com a participação de todos os órgãos, entidades e grupos artísticos e culturais que compõem o Sistema Municipal de Cultura, do qual fazem parte a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o Conselho Municipal de Cultura.

Os debates serão realizados por grupos distribuídos em seis eixos temáticos:
- Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
- Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
- Identidade, Patrimônio e Memória;
- Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
- Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Ao final dos debates, será elaborado um documento com as propostas e sugestões aprovadas pelo grupos, e haverá a eleição do delegado que representará Feira de Santana na Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro, também aqui em Feira de Santana, e que traçará as diretrizes para uma política estadual de cultura. 
As conferências municipais e estaduais, que estão sendo realizadas em todo o País, servirão de base para a Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada entre 4 e 8 de março de 2024, com o objetivo de formular uma política nacional de cultura, para ser implementada em todo o País pelo governo federal, com o apoio e participação de estados e municípios.

Processo democrático:
     A abertura, ontem à noite, da IV Conferência Municipal de Cultura, contou com pronunciamentos do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, e outros membros da mesa que presidiu a abertura do evento. 
Em seu pronunciamento, Jairo Carneiro Filho ressaltou a forma democrática e transparente com que foi organizado o evento, com a efetiva participação de fazedores e produtores artísticos e culturais. Para isso, foram realizadas doze escutas públicas na sede e na zona rural do município, quando também foram colhidas sugestões para a elaboração dos editais da Lei Paulo Gustavo, recentemente lançados aqui no município.
     Além dos pronunciamentos do secretário de Cultura e de outros membros da mesa, a abertura do evento contou com duas apresentações artísticas e uma palestra de Alfranque Amaral, coordenador do Fórum Nacional do Forró Raiz, sobre o Sistema Nacional de Cultura.
Fizeram parte da mesa, além de Jairo Carneiro Filho; o chefe de gabinete da Prefeitura, Fanael Ribeiro dos Santos; a diretora da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Cleane Oliveira; os vereadores Jhonatas Monteiro (presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal), Petrônio Lima e Emerson Minho; e o professor João Daniel, membro do Conselho Municipal de Cultura. O chefe de cerimônias foi o diretor de Cultura da Secel, Edilson Veloso.

 

AUTORIA: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana



PREFEITURA E CENTRO EVANGÉLICO ASSINAM CONVÊNIO DE PARCERIA PARA REFORMA EM ESCOLA MUNICIPAL

Ato realizado na manhã desta segunda-feira

Publicado em: 24/10/2023 - 16:10:45

Na manhã desta segunda-feira, 23, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assinou convênio para reforma total do prédio onde funciona a Escola Municipal Doutor Gamaliel, municipalizada em 2022. A cerimônia aconteceu na unidade escolar e contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho.
Fundada há mais de 70 anos no Parque Panorama, a escola funciona num prédio que pertence ao Centro Evangélico de Apoio e Acolhimento Cidade e Refúgio (CEACRE), instituição ligada à Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Quando foi municipalizada, em fevereiro de 2022, a instituição de ensino recebeu mobília e equipamentos necessários para seguir funcionando. 
Com a assinatura do convênio, o local vai passar pela primeira reforma desde que foi construído. “Para nós esse dia é muito importante porque nos dá a certeza de que vamos continuar ajudando a construir vidas através da educação”, disse Jacy Pereira, presidente do CEACRE.
Segundo o prefeito Colbert Filho, a assinatura do comodato simboliza a gratidão do povo feirense ao trabalho social do Centro Evangélico. 
“Assino esse convênio feliz, pois esta é uma escola que por pouco não foi desativada, mas nós fizemos questão de municipalizar e agora damos um primeiro passo para oferecer às crianças uma escola como elas merecem”, enfatizou.
O projeto de reforma vai contemplar novas salas de aula, quadra poliesportiva, sala multiuso, biblioteca, instalação de ar condicionado, refeitório amplo, laboratórios de ciências, matemática e robótica.
“A escola precisa de qualificação de infraestrutura para que os projetos pedagógicos sejam melhor colocados em prática. Vamos fazer uma revisão na rede elétrica para instalação de ar condicionado em todas as salas, reformar o telhado, ampliar as salas, dentre outras intervenções”, revelou Anaci Paim, secretária de Educação.
Os estudantes participaram da cerimônia e não esconderam a ansiedade para o início da reforma. Estudante do 6º ano, Anely de Jesus disse que, renovada, a Escola Municipal Doutor Gamaliel será mais valorizada. “A escola deve ser um ambiente feliz, que as pessoas sintam vontade de matricular seus filhos aqui. Então espero que a obra comece logo pra gente ter salas amplas, frescas e tudo mais confortável”, disse.
 

AUTORIA: Casa do Trabalhador



Mais Notícias

    O IV Encontro da Jovem Advocacia do Sertão em Feira de Santana, que aco...

    Antônio Carlos Gomes Conceição, famoso cantor, compositor ...

    As reformas do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho estã...

    No dia em que Feira de Santana celebra 190 anos de emancipação p...

Casal, fazenda, passagem, feirinha e religiosidade São  palavras chaves do surgimen...

    Sendo uma das personagens mais amadas do Brasil, a Galinha Pintadinha desembar...

   Os pacientes de Feira de Santana que precisam realizar tratamento médico por ...

    Neste Sábado, a partir das 9hs da manhã.  Em Josy Santana A...

    A capacitação de novos agentes da Guarda Municipal está a...

      A imersão gratuita que pretende preparar agentes de cultura...


Página de 47
| | | | |

 

Apoio Cultural:


© 2023 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br