menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Dr. Ed Forró
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
ROTARY CLUB PORTAL DO SERTÃO

O ROTARY é uma instituição não governamental com mais de 1milhão e 200 mil associados distribuídos por quase todos os países do mundo.

Publicado em: 15/05/2020 - 23:05:33

    Aqui em Feira de Santana, são 7 clubes de Rotary que atuam continuamente em causas humanitárias.
    O Clube que no momento está desenvolvendo essa grande Blitz de Solidária é o Rotary Club Portal do Sertão, que foi criado em 12 de junho de 2012, possuindo um quadro associativo de mais de 40 pessoas que se dedicam a trabalhar para amenizar o sofrimento dos mais necessitados. O clube funciona todas as 2ª feiras, no Colégio Interação e agora com a Pandemia as reuniões passaram a ser on-line, também todas as segundas-feiras.
    O Rotary Clube Portal do Sertão nesse ano Rotário que se finda em 30 de junho, tem como Presidente o Companheiro Fernando Teixeira. Seus associados trabalham em grupo e desenvolvem projetos como esse da Blitz Solidária que sob a liderança dos Companheiros Pedro Henrique Cruz e Adalberto Andrade, que estabeleceram uma parceria com a Polícia Militar, através do Coronel Luziel Oliveira  e também do Distrito 4391, através do seu Governador 2020/2021 Luiz Cruz, assim como de diversas empresas e grupos de jovens com o Interact e o Sertão Off Road, e mais de 60 escolas particulares de Feira de Santana, para que essa ação pudesse ser posta em prática.
    O Rotary Portal do Sertão, no início da pandemia já realizou uma campanha de arrecadação de alimentos que foram doados à APCC. Liderada pelo Companheiro Adilson Correa.
    Nesse momento, o Rotary Portal do Sertão, percebendo que as necessidades das pessoas aumentaram, buscou realizar uma campanha com maior alcance, para que um maior número de pessoas e instituições de caridade, possam receber doação de itens de higiene e limpeza, máscaras, álcool em gel e alimentos e amenizar momentaneamente as suas carências.
    Desde já agradecemos a todos que estão apoiando e contribuindo com doações e divulgação do evento.
    Rogamos ao Pai Celestial que faça passar, o mais breve possível, esse momento que tem trazido muito sofrimento para a humanidade! 

AUTORIA: Release de divulgação do evento



OAB FEIRA TEM NOVO PRESIDENTE

Tendo Marcos Carvalhal renunciado a presidência da Secçional OAB de Feira de Santana com objetivo de candidatar-se a vereança, assume a presidência o feirense Raphael Pitombo.

Publicado em: 17/04/2020 - 16:04:30

    Na manhã de hoje (17), em sessão do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB/BA), a qual ocorreu de forma virtual, o advogado Raphael Pitombo teve o seu nome referendado por unanimidade, como novo presidente da OAB subsecção Feira de Santana, até dezembro de 2021.O secretário adjunto, André Vieira, assume a vice-presidência, enquanto Pedro Mascarenhas Neto ocupa o cargo de secretário adjunto.
    Raphael Pitombo assume em decorrência da renúncia do ex-presidente, Marcus Carvalhal, que disputará uma vaga na Câmara Municipal nas próximas eleições.
    Formado pela Universidade Católica do Salvador em 2007. Raphael Pitombo é pós-graduado em Direito Esportivo, pelo Cedin-MG. Na OAB Feira de Santana, já ocupou os cargos de tesoureiro e vice-presidente.

AUTORIA: Release da Seccional Feira da OAB



FUNTITEC ANUNCIA SUSPENSÃO DOS FESTIVAIS GOSPEL E VOZES DA TERRA

O CoronaVírus suspende os festivais mais tradicionais da região!

Publicado em: 24/03/2020 - 17:03:56

    Em meio a situação de emergência decretada no município, com o intuito de enfrentar a Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a Diretora-Presidente Interina da Fundação Egberto Costa, Aline Miranda, solicitou a suspensão dos Festivais Vozes da Terra e Gospel, que seriam realizados em 2020.
    Diante do Decreto Municipal n° 11.490, publicado no dia 16 de março de 2020, foi solicitado em caráter de urgência a suspensão dos concursos, que são referentes ao Festival Vozes da Terra e Festival Gospel.
    Para Aline Miranda, a realização dos festivais no cenário atual é inviável,  e a suspensão temporária se faz necessária como uma importante medida de saúde pública.
    “Em virtude da Pandemia do novo Coronavírus, acometendo todo o mundo, se tornou inviável realizar os festivais neste momento. Tanto por medidas de segurança e saúde pública, quanto por questões financeiras. Esperamos por uma melhora na situação atual, para que os festivais sejam realizados posteriormente e tudo retorne a sua normalidade”, informou a Diretora.
    A Fundação Egberto Costa reitera seu compromisso e comprometimento com a Cultura no município, mas o cenário atual requer de todos medidas que visam o controle da doença e a preservação da saúde pública.

AUTORIA: Release da Ascom Funtitec



WORKSHOP - TÉCNICAS DE AUDIOVISUAL PARA APRESENTADORES DE TV & WEB

O evento terá a Direção de MEIRE MORENO!

Publicado em: 18/02/2020 - 17:02:16

    No próximo dia 21 de março de 2020, ocorrerá na cidade de Feira de Santana um workshop sobre técnicas de audiovisual para apresentadores de TV & WEB, produzido pela diretora baiana Meire Moreno. Meire Moreno é graduada em Direção Teatral pela Escola de Teatro da Ufba (1985). Participou como Assistente de Direção de novelas e programas da Rede Globo, a exemplo de: “O Amor Está no Ar” (1997), “Especial Xuxa 10 anos” (1996), “Cara & Coroa” (1995), “O Outro” (1988), “Armação Ilimitada”
(1986/1987) e os Tele -Temas “A Morte Chega na Véspera” (1986), “A Árvore Mágica” (1986), “Irmã de Criação” (1986) e “O Grande Prêmio” (1986) e dirigiu o filme “Ouro Azul” (2017). A partir de sua experiência teórica - prática, Meire criou um método de formação para pessoas que atuam em frente a câmera. Foi convidada pelo diretor Wolf Maya para implantar a primeira Escola de Atores Wolf Maya, fundada em São Paulo, em 2001. Há mais de 30 anos, Meire Moreno capacita Atores, Apresentadores e Empresários para falar bem em público e no audiovisual em todo Brasil
    No Workshop serão abordadas as técnicas básicas do audiovisual:
- Existe diferença em atuar tecnicamente em frente a câmera para TV & Web?
- Regra dos 180 Graus.
- Planos, movimentos, e eixo de câmera.
    O Workshop terá 3 horas de duração (com certificação) e é direcionado a jornalistas,
apresentadores, atores, estudantes de comunicação, advogados, professores, empresários
e as pessoas que desejam aprender as técnicas do audiovisual.
SERVIÇO
O QUE: TÉCNICAS DE AUDIOVISUAL PARA APRESENTADORES DE TV & WEB
COM QUEM: MEIRE MORENO
DATA: 21 DE MARÇO DE 2020
HORÁRIO: DAS 10 ÀS 13h
LOCAL: SALA DE CONVENÇÃO - HOTEL IBIS (FEIRA DE SANTANA) - Rua Cel. José Pinto
dos Santos, nº 700 – São João – Feira de Santana, próximo ao Boulevard Shopping)
INVESTIMENTO: R$ 100,00 (Cem Reais)
INFORMAÇÃO E INSCRIÇÃO: (75) 99108-6060 e/ou (71) 99948-2262 (WhatsApp)
REALIZAÇÃO: MM PRODUÇÕES e CERVEJARIA SERTÕES
MAIS INFORMAÇÕES: e-mails: umataldeludi@gmail.com meiremoreno3@gmail.com /
instagram: @cervejariasertoes @mmproducoes3

AUTORIA: Release da Ascom da MM PRODUÇÕES E CERVEJARIA SERTÕES



BIBLIOTECA MUNICIPAL FUNCIONARÁ EM ENDEREÇO PROVISÓRIO A PARTIR DO DIA 13

Em virtude da necessidade de melhorias no prédio da Biblioteca Municipal Arnold Silva, será iniciada em breve uma reforma!

Publicado em: 12/02/2020 - 19:02:46

    Em virtude da necessidade de melhorias no prédio da Biblioteca Municipal Arnold Silva, será iniciada em breve uma reforma no equipamento. A obra, que abrangerá a troca de toda a rede elétrica, tem previsão inicial de conclusão de aproximadamente 90 dias. A partir da próxima quinta-feira, 13, o funcionamento provisório será no andar térreo de um prédio em frente a sede da biblioteca,  localizado na rua Professor Germiniano Costa, 212, no centro da cidade.
    Segundo informações divulgadas por Antônio Carlos Coelho, Diretor Presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, esta reforma é uma medida que visa a manutenção do equipamento. O funcionamento no endereço provisório é importante para que os frequentadores assíduos não sejam prejudicados, e acontecerá a partir da próxima quinta-feira, 13, até que sejam concluídas as reformas no edifício sede.
    “A biblioteca não pode perder o fluxo de frequentadores que visita diariamente o equipamento. Para que eles não se sintam desamparados pela falta da biblioteca, alugamos o edifício que fica defronte ao original e a partir desta quinta-feira, 13, o local provisório estará pronto para receber os visitantes” comenta.
    Em uma audiência que acontecerá em breve entre o prefeito Colbert Martins e o Diretor Presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, será discutida a possibilidade de obras ainda mais complexas, a exemplo de pintura do prédio, conserto das esquadrias, e também a instalação de um elevador, para garantir mais acessibilidade ao público, principalmente os portadores de necessidades especiais.
    Caso sejam aprovadas pelo Prefeito, e todos os trâmites legais sejam realizados dentro do cronograma desta reforma atual, a obra poderá ser estendida e o prazo para a permanência no local provisório seja estendido.
    Todo o acervo disponível estará no endereço provisório. A Biblioteca Municipal Arnold Silva é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana através da Fundação Cultural Egberto Costa, que tem por objetivo aumentar o acesso à educação ao público feirense, e também visitantes de outras cidades.

O QUE: Novo local de funcionamento da Biblioteca Municipal Arnold Silva
QUANDO: A partir de quinta-feira, 13 de fevereiro de 2019
ONDE: Rua Professor Germiniano Costa, 212, Centro.
ENTRADA GRATUITA

AUTORIA: Release da Ascom Funtitec



CENTRO DE CULTURA AMÉLIO AMORIM INTEGRA CIRCUITO NA 12º MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS


Publicado em: 01/02/2020 - 14:02:44

    Quatorze espaços culturais da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), na capital e interior do estado, exibirão gratuitamente vídeos da Mostra Cinema e Direitos Humanos. Em sua 12ª edição, sendo sua primeira vez realizada na cidade de Feira de Santana, a mostra tem como objetivo consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.
    Todas as sessões são gratuitas, com obras cinematográficas que abordam temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, além de acessibilidade nos filmes, preocupação está que o Centro de Cultura Amélio Amorim vem buscando solucionar desde a sua estrutura física até o atendimento ao mais diversificado público, incluindo não só mecanismos e meios que visem uma inclusão social, mas garantindo a democratização de direitos e acesso à cultura a todos e todas. A 12 Mostra de Cinema e Direitos Humanos trás para Feira de Santana em sua primeira edição, não apenas entretenimento local e formação de plateia, mas vem acompanhando a modernidade se utilizando de closed caption em todas as sessões, áudio descrição e Libras em sessões selecionadas através do uso de novas tecnologias, serviços e respeito ao público.
    Entre os vídeos que fazem parte da mostra e que serão exibidos no Centro de Cultura Amélio Amorim estão três produções brasileiras " A espera", "A bicicleta do vovô" e "A rua é NÓIZ". Os filmes abordam temas que vão desde direitos dos refugiados, até direitos das pessoas com deficiência, direito à educação e cultura, inclusão social, direito das crianças e das mulheres, dentre outras questões.
    Em Feira de Santana a mostra terá sua primeira edição no Centro de Cultura Amélio Amorim. A 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é realizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em parceria com o Instituto Cultura em Movimento – ICEM. A mostra foi criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948


AUTORIA: Release da Ascom do CCAA - Hygor Almeida



CASA AZUL DAS ARTES, EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Curso Elaboração de projetos culturais na prática.

Publicado em: 23/01/2020 - 17:01:22

    Vai acontecer no próximo sábado (25/01/2020) em Feira de Santana o curso Elaboração de projetos culturais na prática.
    A iniciativa é uma das contempladas na 2ª edição do Prêmio Belgo de Cultura e Desenvolvimento Local em Feira de Santana voltado para o fomento do mercado cultural da cidade. Com o apoio financeiro da empresa Belgo Bekaert arames. Uma realização da ONG “ Favela é isso aí” (MG), Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.
    As inscrições foram gratuitas divulgadas nas redes sociais e rapidamente foram preenchidas. Esta é uma das ações do projeto Casa Azul em ação que tem como proponente a empreendedora cultural Luciana Silva que também é a gestora do espaço cultural Casa Azul – Arte, educação e cidadania que há 03 anos realiza, cursos, oficinas, encontros, vivências, arte terapias, palestras para a comunidade feirense. O espaço nasceu com o propósito de ser um local de convivência e desenvolvimento de agentes culturais locais, nesse período a casa realizou muitos projetos. Além de eventos próprios, o espaço também recebe outros projetos de diversas linguagens, terapias integrativas, clube de leitura, lançamento de trabalhos artísticos, mostrando-se como um espaço vibrante e atrativo que busca a fruição da cultura e formação de cidadãos conectados com a cultura local e o fazer coletivo, afirma Luciana
    O curso será no espaço cultural Casa Azul e tem como objetivo colaborar na capacitação de agentes culturais, artistas, produtores, grupos, coletivos independentes ou qualquer pessoa que deseje adquirir conhecimentos para a elaboração e gerenciamento de um projeto cultural. Multiplicar conhecimento e aplicação para resultar em projetos futuramente aprovados em editais, valorizando e contribuindo com a vida cultural da cidade.
    O curso será ministrado pela Instrutora Suany Dantas, Mestranda pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade pela UFBA/IHAC. Especialista em gerenciamento de projetos, pela Faculdade Ateneu, graduada em ciências sociais pela Universidade Federal Rural de PE - UFRPE. Gestora cultural e sócia fundadora da Hangar Consultoria em Projetos, Cultura e Organizações
    “Estava mesmo aguardando e procurando um curso como este!” Declarou Patrícia Núbia, artista e produtora cultural, uma das candidatas inscritas no curso.

AUTORIA: Release da Casa Azul



INSCRIÇÕES  ABERTAS PARA A 13ª EDIÇÃO DO  FENATIFS 

- 13º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE FEIRA DE SANTANA – BA

Publicado em: 17/01/2020 - 10:01:58

    As inscrições para a 13ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), que tem sua data marcada entre os dias 1º a 12 de outubro de 2020 ficam abertas de 15 de janeiro a 15 de março de 2020 para que grupos de todo o Brasil possam se inscrever. O Fenatifs  tem o intuito de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, consolidando a Bahia como polo fomentador do teatro infantil brasileiro e para tanto, busca também, propostas diferenciadas para um grande público, assim como propostas direcionadas a poucas pessoas que possam ter contato com a arte de forma inusitada.
    O 13º FENATIFS  tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia,  através do EDITAL 25/2016 – Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.  O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro  e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA.
    O Festival contempla propostas de espetáculos para a infância e juventude de grupos e artistas de todo o Brasil que se inscreverem para participar das Mostras Nacional e Interior do Nordeste e da Mostra Jovens Talentos.
    De caráter não competitivo o 13º Fenatifs compreenderá as seguintes atividades: apresentações de espetáculos na Mostra Nacional; apresentações de espetáculos na Mostra Interior do Nordeste; apresentações de espetáculos na Mostra Jovens Talentos (categoria Institucional e de Grupo), apresentações dos espetáculos Convidados e Atividades Paralelas composta das apresentações de espetáculos da Mostra Talentos Mirins, debates, retorno crítico especializado sobre os espetáculos apresentados, oficinas, palestras, contação de histórias, workshops, mesa redonda e exposições.
    Cada Mostra tem seu Edital ou regulamento específico contendo as diretrizes para inscrição e participação, com a descrição da documentação necessária, a forma de seleção, especificações sobre cachê, ajuda de custo e as responsabilidades das partes. Os Editais e formulários para inscrição nas Mostras do 13º Fenatifs, podem ser acessados nas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro  e site www.ciacucadeteatro.com.br de 15 de janeiro a 15 de março de 2020 conforme especificações abaixo:
 
MOSTRA NACIONAL
Período de inscrição: De 15 de janeiro a 15 de março de 2020.
Participação: Grupos de todo o Brasil que encenem espetáculos direcionados a Infância e Juventude e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana-BA.
EDITAL Nº 001/2020 - MOSTRA NACIONAL (ACESSAR DOCUMENTO EM PDF)
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - MOSTRA NACIONAL - EDITAL 001/2020:
Link: https://forms.gle/fA6odFRxZXyr4Py76

MOSTRA INTERIOR DO NORDESTE
Período de inscrição: De 15 de janeiro a 15 de março de 2020.
Participação: Exclusiva para Grupos do interior do Nordeste que encenem espetáculos direcionados a Infância e Juventude e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana-BA.
EDITAL Nº 002/2020 - MOSTRA INTERIOR DO NORDESTE (ACESSAR DOCUMENTO EM PDF)
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO  - MOSTRA INTERIOR DO NORDESTE - EDITAL N° 002/2020:
Link: https://forms.gle/cJYzN5oQtvyF6Huz8
                                                         
MOSTRA JOVENS TALENTOS
Período de inscrição: De 15 de janeiro a 15 de março de 2020.
Participação: Grupos e instituições de todo o Brasil que encenem espetáculos direcionados a Infância e Juventude e, cujo elenco do espetáculo seja composto por, no mínimo, 70% de adolescentes e jovens na faixa etária de 13 até 29 anos. A Mostra é dividida em duas categorias: Categoria Institucional, para instituições sociais públicas ou privadas que trabalhem com teatro e/ou com Projetos teatrais no âmbito social e Categoria Grupo, para grupos independentes que tenham, no mínimo, 01 (um) ano de trabalho comprovado.
EDITAL Nº 003/2020 - MOSTRA JOVENS TALENTOS (ACESSAR DOCUMENTO EM PDF)
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - MOSTRA JOVENS TALENTOS - EDITAL Nº 003/2020
Link:  https://forms.gle/DxvuY3JVUXjLc7Yz8

- Será concedido a todos os grupos participantes o Troféu Henrique Motté (1963-2019), como símbolo de reconhecimento do fazer artístico ao patrono e Diretor de Produção da Cia. Cuca de Teatro que durante toda a sua trajetória, foi um profundo e dedicado incentivador e fomentador das manifestações artísticas e culturais, aproximando pessoas e utilizando a arte como principal instrumento de transformação social.

Mais informações pelo E-Mail: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com |
Site: www.ciacucadeteatro.com.br |
Telefone: (75) 3491-8992 | Whatsapp da Cia. Cuca de Teatro: (75)9.9288-3904.

AUTORIA: Release da Ascom da Cia Cuca de Teatro - Camila Dias



RESULTADO OFICIAL DO 4º CONCURSO INTERNACIONAL DE POESIAS - PRÊMIO CECÍLIA MEIRELES


Publicado em: 06/01/2020 - 02:01:15

    É com imensa alegria que compartilhamos o resultado oficial do 4º Concurso Internacional de Poesias - Prêmio Cecília Meireles, publicado hoje, 04 janeiro 2020, no site da Revista Literária Inversos - ISSN 2527-1857. O evento contou com mais de 300 poetas inscritos, de vários estados do Brasil e de países como Portugal, Japão e Moçambique. O Conselho Editorial selecionou 30 textos, tendo obtido o 1º lugar a poetisa Rita Queiroz (Salvador-BA), com o poema "Bagagem"; em 2º lugar, o escritor Paulo Maximiliano (Capanema-PA), com o poema "Cúmplices",  e em 3º lugar, o escritor Carlos Magno Vitor da Silva (Feira de Santana-BA), com o texto "Depressão".


AUTORIA: Release da Ascom da Revista Inversos - Maroel Bispo



Mais Notícias

     “A Estrela do Menino Rei” é uma grande produç&...

    Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, acontecerá no Container Mall ...

    O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-...

    Nos dias 22 e 24 de outubro, o Sesc Bahia realizará uma vivência ...

    A Biblioteca Central Julieta Carteado da Universidade Estadual de Feira de San...

    Para celebrar o mês das crianças, o Sesc preparou uma programa&cc...

Nome do evento: Curso de Decoração de Bolo Artístico e Docinhos decorativos ...

    Durante seis dias a cidade de Feira de Santana se transforma na Feira dos livr...

    O Projeto Feira Tem Teatro receberá entre os dias 20 e 21 de setembro, ...

    Nos dias 14 e 15 de setembro, das 11h às 21h, no estacionamento do Cont...


Página de 33
| | | | |

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados