Fechar Página

Alberto Peixoto
     Antonio Alberto de Oliveira Peixoto é um escritor feirense com um talento especial para descrever o dia a dia do comportamento humano, e conhece como poucos as nuances da realidade feirense, dono de uma visão crítica sagaz e um poder de observação raro que, normalmente, reflete com muito bom humor em sua literatura.
      O Escritor nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, como contam os relatos a seus respeito, como a maioria das crianças, de nossa região, naquele tempo, gostava muito de caçar com estilingue, subir em árvores, tomar banho de riacho e jogar bola (dizem que depois do Flamengo, sua maior paixão). Aos 17 anos foi para Salvador, onde graduou-se em Engenharia Eletromecânica pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia, cursou Administração de Empresas na UCSal – Universidade Católica de Salvador. Ainda jovem, porém já muito responsável, contraiu matrimônio aos 21 anos com a Sra. Wanuzia Just e dessa união nasceram os seus três filhos, Luciana, Renata e João Paulo.
      Alberto Peixoto é funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Agente de Tributos Estadual), mas também dedica-se de corpo e alma a literatura, de modo que é autor de diversos livros, alguns de muito sucesso, a exemplo de “A Difícil Vida Fácil” entre outros. Escreve contos, crônicas e romances, já tendo publicado: “Estórias que Deus Duvida”, Ed. Scortecci/SP-2004, “O Enterro da Sogra”, Ed. Òmnira/BA-2006, “Único Espermatozóide”, Ed. Òmnira/BA-2008, também participou das coletâneas “www.versos&contos.com.br”, “Comuniconteporaneidade”, ambos da Ed. Òmnira/BA-2005 e “Bahia de Todos em Contos”, Vol. III, Ed. Òmnira/BA-2008. É articulista do Jornal Grande Bahia, Boca de Forno News e atualmente do Viva Feira, onde escreve sobre assuntos diversos.
      Como conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, faz um trabalho sócio-cultural em favor de comunidades carentes em Salvador, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. Membro da ALER – Academia de Letras do Recôncavo – ocupando a cadeira de número 26 e da Academia Feirense de Letras.
      Alberto Peixoto mantêm também uma coluna no Jornal da Chapada, onde ele escreve sobre assuntos diversos e é membro fundador da GEUCIC (Grupo de Estudos Ufológicos e Científicos da Chapada Diamantina) onde exerce atualmente o cargo de Vice-Presidente.
Como afirmam os amigos e admiradores: Alberto Peixoto, é uma grande personalidade, um excelente amigo e de caráter ímpar, um bom feirense, sempre ligado na nossa realidade com uma visão crítica e quase sempre bem-humorada! (Viva Feira – janeiro de 2024)





OS PREJUÍZOS DO BRASIL COM A ELEIÇÃO DE TRUMP


Publicado em: 23/11/2024 - 19:11:14


Donald Trump • REUTERS/Brian Snyder TPX IMAGES OF THE DAY
Donald Trump • REUTERS/Brian Snyder TPX IMAGES OF THE DAY
    A eleição de Trump como presidente dos EUA será um divisor de águas para o Brasil, trazendo uma série de impactos significativos em diversos aspectos. Além disso, a saída dos EUA do Acordo de Paris, na primeira gestão, teve repercussões ambientais e climáticas negativas, impactando diretamente a Amazônia e as mudanças climáticas.
    A retirada dos EUA do Acordo de Paris enfraqueceu os esforços globais de combate às mudanças climáticas, dificultando a busca por soluções efetivas. Além disso, a administração Trump promoveu políticas que desconsideravam a importância da preservação ambiental, ampliando a pressão sobre ecossistemas sensíveis e recursos naturais.
    Esta política teve impactos diretos no Brasil e no mundo. Com a maior economia do mundo se retirando de um compromisso global de redução de emissões de gases de efeito estufa a pressão sobre outros países aumentou, dificultando a implementação de políticas ambientais necessárias para conter as mudanças climáticas. Isso gerou um retrocesso significativo no combate ao aquecimento global, afetando diretamente a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade.
    No campo da segurança e defesa os desafios na segurança regional e a descontinuidade na cooperação militar também se tornaram preocupações constantes. Com a vitória de Trump o Brasil enfrentará desafios significativos nesta área. A instabilidade política e a polarização na América Latina têm gerado ameaças à segurança regional, exigindo uma reavaliação das estratégias de defesa do país.
    A política protecionista sempre adotada por Trump representa uma ameaça ao comércio exterior do Brasil. As medidas comerciais já anunciadas pelo novo governo dos EUA vão impactar diretamente nas exportações brasileiras, especialmente no setor agrícola. A imposição de tarifas e restrições comerciais previamente informadas irão prejudicar as relações comerciais entre os dois países, gerando insegurança e impactando negativamente a balança comercial do Brasil.
    Em suma, a eleição de Trump trará impactos significativos para o Brasil. Possivelmente haverá desvalorização do real, ameaças ao comércio exterior, deterioração das relações com os EUA e os desafios ambientais e climáticos são apenas alguns dos prejuízos que serão enfrentados pelo país. Além disso, a segurança regional e a cooperação militar também serão afetadas.

Matéria publicada também no Boca de Frno News



Fonte: Alberto Peixoto







Página de 1







© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br