Fechar Página

Fabiana Machado
   Fabiana Machado Mendes, natural de Irecê-Bahia, advogada formada em Direito pela Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN em 2012. Pós-Graduanda em Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.  Foi a 1º colocada no Concurso de Artigos, realizado durante o Evento Novas Teses das Ciências Criminais – Ano XI & X Encontro Baiano de Direito Penal, em outubro de 2013, com o artigo cujo tema “A caixa de Pandora: perfil genético no âmbito da investigação criminal à luz do princípio do Nemo Tenetur se Detegere”, sendo a 2º colocada em 2012 e 3º em 2011 do mesmo evento.  
   Durante a graduação do Curso de Direito foi a única aluna a representar a Faculdade fora da Bahia, apresentando o artigo sobre a fusão dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor no 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMESP, realizado em 2010, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo – SP. Foi premiada com o troféu aluno cinco estrelas no VII Encontro de Pesquisa, Compartilhando Saberes, realizado em 2011 pela FAN, cujo artigo desenvolveu o assunto da “produção lingüística da verdade perante os juízes leigos no Tribunal do Júri”.
   Possui o encanto e a beleza da arte poética perpetrada em suas veias, desde sua adolescência que escreve ensaios poéticos. Influenciada pelo movimento social, filosófico e político feminista, possui posições ideológicas radicais no que concerne a defesa dos Direitos e empoderamento das mulheres em face do machismo. Contudo, foi a partir da amizade e incentivo de Solange Durães, escritora e poeta Baiana, que eclodiu a vontade de desenvolver excertos poéticos.
 



VERSOS DE MULHER

MULHER DE SANGUE NEGRO É OURO


Publicado em: 09/08/2016 - 02:08:26


    O esporte, o talento, a arte, a cultura, o jogo, a música, a dança, o trabalho, a luta, a educação e a vontade de vencer definem a pessoa pobre, negra, favelada e mulher no mundo. Que fique bem claro que o OURO que a Judoca, Rafaela Silva, conquistou não caiu do Céu, nem brotou das profundezas da terra, como acontece com aqueles que já nascem com heranças de cargos e numa família abastada e privilegiada.
    Não, não mesmo, a vida não foi fácil para a nossa Campeã Mundial e Olímpica. Ela nasceu mulher num mundo onde os esboços dos projetos femininos são pisados, rasgados e jogados no lixo todos os dias, todas às horas, todos os minutos e todos os segundos pelos antifeministas.
    Neste mundo o qual os homens brancos são considerados os reis da criação, nascer mulher e negra é sofrimento dobrado, porque eles fazem do preconceito racial uma cortina de ferro para lhe negar a ampla oportunidade de conquistas na vida, querendo conferir-lhe apenas os papéis de empregadas domésticas e o de objeto sexual para os gringos.
    Mas uma menina que é triplamente discriminada pelo fato de ser mulher, negra e favelada mostra a todos como é que se toma posse do mundo e se vence preconceitos atrozes: se faz isso é LUTANDO. Parabéns, Rafa!!!!


Fonte: Fabiana Machado







Página de 7




feifos@hotmail.com





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br