Fechar Página

Silvana Carneiro
    Feirense, nascida e criada em sua cidade natal e aqui residente. Pedagoga pela UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, Especialista em Gestão, coordenação e orientação educacional e pós-graduanda em Psicopedagogia pelo Núcleo de Pós Graduação Gastão Guimarães.
    Silvana é professora do Ensino Fundamental em uma escola de ensino privado aqui de Feira, e também coordenadora em outra instituição neste município. Apresentou monografia sobre a contação de histórias, e por perceber que esse tipo de "atividade" tem perdido o espaço para as novas tecnologias, entende, como afirma em suas próprias palavras que “...existe a necessidade de um resgate, pois de acordo com estudos essas histórias auxiliam na formação dos sujeitos.”
    É com este objetivo que essa feirense de currículo profissional invejável vem colaborar e participar do Viva Feira, contando histórias, ou mesmo estórias como gostamos de afirmar aqui no site. 
    Quando retornarmos com o programa em áudio Prosa e Música esse será um tema que estaremos abordando sempre com o apoio de Silvana. Por enquanto vamos acompanhar o trabalho de Silvana em sua coluna, que passamos a publicar.



SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

A história: João e o pé de feijão e sua relação com o escambo


Publicado em: 01/05/2018 - 11:05:39



Você já ouviu a história de João e o Pé de feijão?

Já parou para imaginar como ela pode ser trabalhada na sala de aula?

Atualmente, muitas escolas trabalham com projeto de Educação Financeira que visa estimular o conhecimento do sistema monetário brasileiro e o manuseio de cédulas e moedas: pagamento, troco, venda, etc.

Além disso, alguns livros de matemática trazem este conteúdo  para ser trabalhado na sala de aula.

É imprescindível que os professores façam uma retomada aos tempos passados e expliquem as crianças que antigamente as pessoas adquiriam os seus produtos através da troca de mercadorias, o tão conhecido escambo.

A história de João e o pé de feijão é um grande instrumento para trabalhar este conceito. No momento em que João, à pedido da sua mãe, saí de casa para vender a vaca e ajudar a pagar as despesas da família e prefere realizar a  troca do animal por grãos de feijão, conforme sugere o vendedor, ele está realizando um escambo.

Outra atividade que poderá ser realizada após a leitura ou contação da história, é um momento prático em que as crianças troquem mercadorias (lanches, imagens, representações e o que mais achar interessante) com os colegas, realizando assim o processo de escambo.

Nesta aula, além de estimular a leitura, estaremos trabalhando com o conteúdo de forma lúdica e com certeza a história auxiliará em uma melhor compreensão da temática. 



Fonte: Silvana Carneiro







Página de 28

| | | | |
Próxima ->




colunadehistoria@yahoo.com.br

New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados