menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Angels
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
OUVINTES LOTAM AUDITÓRIO NO I COLÓQUIO: DIÁLOGOS SOBRE O CORPO

O evento ocorreu na Universidade Estadual de Feira de Santana nos dias 08 e 09/05.

Publicado em: 15/05/2018 - 09:05:57

    A corporeidade foi tema de debate do I Colóquio: Diálogos sobre o corpo, evento promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia (NEF) e coordenado pela professora Doutora Caroline Vasconcelos Ribeiro, ocorreu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) nos dias 08 e 09/05.
    Com o auditório do Módulo VII superlotado, o primeiro dia contou com uma mesa-redonda composta pelos prof.º Charliston Pablo do Nascimento, prof.º Rodrigo Ornelas e prof.ª Kleyde Lessa, traz
endo discussões sobre o corpo na arte, o espírito e o corpo, e a literatura e o corpo.
   
No segundo dia, o evento contou com um minicurso de tema “A presença do corpo na história da arte” com o professor Charliston Pablo do Nascimento e mesa-redonda composta pelos prof.ª Caroline Vasconcelos, psicólogo Deivison Miranda e prof.º Marcelo Santana, com discussões sobre o corpo em Heidegger, o corpo material e o corpo vivido, e o corpo como miragem e semelhança.
     Com ouvintes sentados nos degraus, o colóquio foi um sucesso, os palestrantes foram ovacionados ao final de suas falas o que comprova a satisfação do público com a realização do evento. Parabéns a organizadora professora Doutora Caroline Vasconcelos Ribeiro. Que venha o II Colóquio!

    Confira registro de Maiara Santos no álbum abaixo!


AUTORIA: Viva Feira
Fotos




CARLA VILHENA SE ENCANTA AO VISITAR PELA PRIMEIRA VEZ O MUSEU PARQUE DO SABER

Não há dúvidas que o Parque do Saber é puro encantamento!

Publicado em: 14/05/2018 - 10:05:57

    Na manhã desta quinta-feira, 10, a jornalista Carla Vilhena, esteve no Museu Parque do Saber, em sua segunda Visita à nossa Cidade. Carla que já foi integrante de renomados jornais da TV Brasileira, dentre eles: Jornal Nacional; Jornal hoje, Bom dia São Paulo, SPTV e Fantástico, traçou comentários de quando veio em sua primeira vez à Feira de Santana, há quatro anos, e como ela ver a cidade hoje.
    ”Já fiquei surpresa na primeira vez, porque vi uma cidade muito desenvolvida. Quando as pessoas pensam em Bahia, pensam só em praia, e aqui a gente ver que tem um comércio forte, tem uma atividade econômica forte, ou seja, uma cidade auto sustentável, pelo menos a parte que vi, vi muito rapidamente, por ter vindo a trabalho, em um dia, dessa vez fiquei 4 dias, aí já deu para constatar que realmente tem um desenvolvimento que é extenso e importante para a cidade” comenta impressionada.
    Na oportunidade, a mesma visitou o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, e o seu Planetário, que é referência em tecnologia e inovação, cujo equipamento ZKP-4 Quinto, na época, foi o primeiro instalado na América do Sul. Após a sessão que participou junto aos aprendizes do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento - Isbet saiu do Planetário bastante satisfeita e com o desejo de levar boas experiências da cidade, e principalmente do Museu, e frisa “A cidade está de Parabéns e com um planetário surpreendente, que não se encontra em outros lugares do Brasil. Isso é uma notícia muito feliz, muito animadora para a cidade. Já tinha visto esse modelo de projeção ,mas, no exterior. Aqui no Brasil é um motivo de orgulho para Feira de Santana possuir uma sofisticação tão grande nesse campo da astronomia”.
    Basílio Fernandes, Diretor do Museu, ressalta a importância da presença de visitantes ao planetário “É um momento de troca de experiências e oportunidade de conhecer o universo” completou lisonjeado com a presença de Carla Vilhena ao Museu “Receber Carla Vilhena, referência nacional no jornalismo, com bastante experiência e formação de opinião embasada. É muito importante para nós na medida que temos a oportunidade de apresentar nosso trabalho e seu incentivo na educação.
    A jornalista se divertiu, e levou imagens de alegria e satisfação por conhecer um equipamento tão sofisticado que a cidade possui “Muita competência. Uma surpresa. Feliz de ver como aqui vocês tiveram a vontade e recurso para colocar algo tão sofisticado.Fico muito feliz de saber que vocês estão cuidando de uma coisa tão importante como ensinar ciência para os jovens” comenta.
    Para Antônio Carlos Coelho, Presidente da Fundação Egberto Costa - FUNTITEC, que integra o equipamento, é motivo de grande satisfação receber pessoas de importância nacional, pois, além de apresentar o que Feira de Santana oferece em recursos tecnológicos e educacionais para a comunidade isso influencia favoravelmente no número anual de visitações ao Museu, pois, essas influências também geram curiosidade
    “É muito importante o Museu Parque do Saber receber a visita de pessoas de influentes dentro da comunidade Brasileira, a exemplo da visita da Jornalista da Rede Globo, Carla Vilhena, que ficou encantada com o nosso planetário. O Museu é parte importante para o turismo e para os turistas que visitam a cidade.
    Carla ficou feliz com a recepção, deixou uma parcela de carinho com quem estava presente no Museu  “ Gostei demais, e da população principalmente. Gostaria de dizer que levo muita simpatia, muito carinho e pretendo voltar muitas vezes”  completa.

AUTORIA: Release e fotos: ASCOM FUNTITEC
Fotos




COM SEIS HORAS DE SHOW, A RESSACA (PROJETO ENSAIO) DO MICARETA FESTEJA O SUCESSO DO EVENTO

Mais um projeto para população trabalhadora do centro da cidade muito bem recebido e elogiado por aqueles que tiveram a possibilidade de curtir os shows.

Publicado em: 30/04/2018 - 18:04:58

    Desde fevereiro fazendo a festa aos sábados na cidade, o Projeto  Ensaios de Micareta, promovidos pela Fundação Egberto Costa através da Prefeitura de Feira de Santana, realizou o último evento desta temporada, neste sábado, 28, primeiro final de semana pós-folia, no Mercado de Arte Popular. Foram seis horas de show com os cantores, Mano Gavazza, Djalma Ferreira e Márcia Porto, com participações de Gilsan, Nilton rasta e a banda Outros Baianos.
    O evento agitou o público que, mais uma vez, lotou o MAP ao ritmo do axé, samba, reggae e forró. "O que a gente tem a dizer, é agradecer a todos os organizadores, a Fundação Egberto Costa. E esse projeto tem que seguir, porque é uma grande iniciativa e vale a pena sim continuar. Feira de Santana merece e precisa disso.”, disse Tanny Brasil, da banda Outros Baianos.
    Márcia Porto convidou para subir ao palco o músico Jeferson Akeno, finalista do Festival Vozes da Terra de 2014 e que estava em meio ao público. "Foi uma surpresa, eu não imaginava que ela fosse me reconhecer, depois de tanto tempo. Márcia é uma pessoa que sou muito fã, com uma energia massa, uma pessoa linda. Pra mim o que aconteceu aqui foi emocionante e eu vou guardar esse momento pra vida toda". Disse Jeferson.
    "Eu estou muito feliz, quero parabenizar a todos responsáveis em ter tido essa idéia maravilhosa, em promover a cultura nesse espaço, o Mercado realmente tem que ser um ponto cultural da diversidade, um ponto eclético, de todos os níveis de arte e principalmente oportunizar a população de ter um show bacana, de ter contato com os artistas. A gente vê aqui, crianças, idosos, pessoas de todas as faixas etárias, de todos os níveis social e isso é bom demais, eu estou apaixonada por esse evento e quero que venha muito mais por aí", disse Márcia Porto.  
    Com muita energia, dança e alegria, dona Célia fez questão de ficar até o final da festa. O desejo da dona de casa era que esse que não fosse o último sábado do evento. "Eu gostei de tudo, desde que começou os Ensaios de Micareta, que eu não perco um sábado aqui no Mercado, é uma pena que acabou, porque foi tudo de bom, e essa ressaca foi maravilhosa", comemorou.

AUTORIA: Release: ASCOM FUNTITEC - FOTOs: Brena Maynart
Fotos




MUNDO DE MAGIA EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DO LIVRO INFANTIL


Publicado em: 26/04/2018 - 16:04:00

    Na manhã desta quarta-feira, 25, a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira Silva realizou o evento da Semana do Livro Infantil e comemorou o aniversário do escritor Monteiro Lobato. A programação conteve arte, música e muitos contos de historinhas, fez com que os alunos da Escola Municipal Associação Cristã Feminina aprendessem e se encantassem pelo mundo da leitura.
    Segundo a chefe de Divisão de Bibliotecas da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa - FUNTITEC, Telma Freitas de Melo, a biblioteca como uma prestadora de serviços tem que está atenta aos desejos da comunidade e as crianças têm tudo a ver com Monteiro Lobato é também a elas que prestamos essa homenagem. “ É dever da biblioteca comemorar a Semana do livro infantil e presta homenagem a este grande escritor Monteiro Lobato que revolucionou a literatura infantil e o mundo mágico das crianças com os seus personagens”.
    A coordenadora da Escola Municipal Associação Cristã Feminina, Maria de Fátima Lima Santana, nos conta que “ Essa visita à biblioteca hoje está sendo de grande importância para os alunos e para nós professores, porque estamos dando oportunidade aos mesmos de uma aprendizagem rica e diferenciada, levando a leitura num ambiente fora do espaço escolar. Podemos observar o brilho no olhar de cada criança, ao interagir com as atividades apresentadas em homenagem a Semana do Livro Infantil e o aniversário de Monteiro Lobato”, comenta.

AUTORIA: Release da ASCOM FUNTITEC - FOTOS: ALEXSANDRA COSTA
Fotos




CEU AVIÁRIO REALIZA AULÃO EM CLIMA DE MICARETA


Publicado em: 20/04/2018 - 02:04:31

    Há cerca de 8km do Circuito Maneca Ferreira, no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU, do bairro Aviário, a Micareta deste ano deu sinais de que já começou. As alunas da Oficina de Práticas Corporais participaram de um Aulão de Micareta na manhã desta quinta-feira, 19, primeiro dia oficial da festa, conduzida pela professora Daiane Araújo e com participação do professor Bruno Ramos, que ministra aulas de Swing Baiano  através do Programa Arte de Viver.
    Glitter, fantasias e tênis. As alunas capricharam na produção para participar da aula que misturou saúde, alegria e bem estar em clima de Micareta. A diarista Terezinha Santos, de 47 anos, participa das aulas de dança e práticas corporais há cerca de um ano e meio. E os benefícios dessas atividades são percebidos no dia-dia dela. “Quando eu vou trabalhar me sinto bem, não sinto mais dores nas costas, nem nas pernas. Pra saúde isto aqui é muito bom. Quando eu paro de fazer sinto logo as consequências”, contou.
    A professora Daiane Araújo explica que em festas como a Micareta é possível se exercitar de forma saudável. Mas, para que tenham efeito, precisam ser realizados cotidianamente. “Se a dança for feita de forma pontual não impacta na saúde. Mas, se a prática for levada para vida, sim. Aqui no CEU nós temos uma equipe que planeja e orienta esses alunos de forma qualificada”, disse.

AUTORIA: Release da ASCOM FUNTITEC - FOTOS: João França
Fotos




EM PERÍODO ANTECEDENTE A FESTA MOMESCA, CÚPULA ROCK ACALORA NOITE FEIRENSE


Publicado em: 17/04/2018 - 09:04:17

    OCK pisou no palco. Os embalos do Rock deram início à noite. Performática diferente. O vocalista centrou um som maneiro e em uma pegada versátil chamou a atenção com trabalho autoral versado com mesclas estrangeiras.
    A Noturnos do Paraíso pisou no palco e mostrou que os acordes soteropolitanos vibram nos interiores baianos. Com CD lançado, cantou também músicas conhecidas do público. LS Jack fez parte do show da banda.
    Finalizando a noite, a Navelha exprimiu seu som diversificado. Banda já conhecida na cidade, o grupo extraiu uniformidade. Com clipe e single lançados recentemente, vem dando passos importantes na sua trajetória.
 


AUTORIA: Ascom Cúpula do Som



FESTIVAL TEATRO VAI AOS BAIRROS ENCERRA 18ª EDIÇÃO COM MÚSICA, TEATRO E INTERNET

Mais de três mil pessoas assistiram aos espetáculos nos dez dias de evento

Publicado em: 16/04/2018 - 10:04:17

    Os moradores do conjunto habitacional Ponto Verde, no bairro Tomba, receberam nesta sexta-feira, 13, o espetáculo As Viuvinhas, no encerramento da 18ª edição do Festival Teatro Vai aos Bairros. Além da peça de teatro, a noite foi marcada pela apresentação da Banda feirense Jah Way e a implantação da rede de internet gratuita do Programa Feira Digital, que é mantida pela Fundação Egberto Costa - Funtitec através da Prefeitura de Feira de Santana.
    Segundo estimativa da organização do evento, este ano, o Teatro Vai aos Bairros promoveu espetáculos teatrais de grupos feirenses, para mais de três mil pessoas, em 10 localidades, entre distritos e bairros periféricos do município.
    “Este é o último espetáculo da 18º edição do Festival de Teatro Vai aos Bairros, que nós estamos realizando. É um projeto muito importante, um projeto para o povo dos bairros e distritos de Feira de Santana. No próximo ano, retornaremos com mais projetos e pretendemos além do teatro, poder trazer também o cinema até os bairros”, disse o Presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho.
    O prefeito Colbert Martins esteve no evento e ressaltou a importância de usar o serviço de internet gratuita com responsabilidade. “Esse é um projeto da Prefeitura, é recurso público, que nós desejamos que cada um possa usar da melhor forma possível, a maior rede, que é a internet”, afirmou.

AUTORIA: Release da ASCOM FUNTITEC - FOTOS: Brena Maynart
Fotos




A SOMBRA DO MEDO: EXPOSIÇÃO DE GASPAR MEDRADO FICA ABERTA AO PÚBLICO ATÉ MAIO NO PARQUE DO SABER


Publicado em: 13/04/2018 - 17:04:02

    O Museu Parque do Saber foi o cenário escolhido pelo artista Gaspar Medrado para expor a obra “A Sombra do Medo”, que fica no Salão de exposições do Museu até o dia quatro de maio. A criação reúne objetos simples do cotidiano e que formam cruzes e túmulos envoltos  por uma linha de costura que se ameaça romper.
    A intenção do artista é provocar reflexão sobre a vida e a morte, e levar essa discussão até o âmbito religioso. A Sombra do Medo se vale do simbolismo do objeto para além do senso comum. É um alerta sobre a vida e sobre a luta de estar sempre entre a luz e a sombra, a fé e a razão.

O que: Exposição A Sombra do Medo
Onde: Museu Parque do Saber
Quando: até 4 de maio
Quanto: Gratuito

AUTORIA: Release e fotos: ASCOM FUNTITEC



CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR SÃO APRESENTADAS NA TERCEIRA EDIÇÃO DO CAFÉ DRAMÁTICO NO MAC


Publicado em: 13/04/2018 - 00:04:55

    Quem conhece as obras de Clarice Lispector sabe que,  em muitas de suas criações, a autora foca na epifania: momento em que as personagens, retratadas nos textos, se deparam com o imprevisto de um súbito instante de revelação, provocado por um acontecimento banal do cotidiano, que as levam a um processo de autoconhecimento e lucidez. Talvez a estudante de letras, Théssia Brito, passou por uma experiência parecida, quando  não conseguiu segurar as lágrimas diante dos textos da escritora, interpretados no 3º Café Dramático, realizado na noite desta quarta-feira, 11, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira - MAC.
    “Desde o início eu sabia que seria emocionante. Mas conforme a leitura dramática foi sendo feita começou a vir à memória lembranças sobre a falta de tempo que a gente tem para dedicar à arte. A gente não tem mais tempo. Assim, eu visualizei todos os meus  livros, que comecei a ler e que estão pela metade, e como eu gosto de ler e esse prazer foi tirado por causa das obrigações diárias, principalmente por causa da universidade. Lá a gente lê também, mas é por obrigação”, revelou a estudante.
    Diferente das edições anteriores do projeto, em que foram interpretados textos genuinamente teatrais, como Roda Viva, de Chico Buarque e Navalha na Carne, de Plínio Marcos, as criações selecionadas, desta vez, foram crônicas escritas por Clarice Lispector para o Jornal do Brasil entre 1967 e 1975. “Os textos mais conhecidos de Clarice, são os contos, que são mais divulgados. Trabalhamos hoje a partir do livro A Descoberta do Mundo, que reúne crônicas. É uma homenagem dupla: a essa grande autora, que tem um reconhecimento internacional fortíssimo, e também às mulheres como um todo”, explicou o diretor e produtor do Café Dramático, Arailton Públio.
    Com a plateia formada em sua maioria por jovens, o evento provou que a literatura e o teatro tem atraído e movimentado os espaços culturais da cidade. “O Museu está de portas abertas para o público em geral e para diversas linguagens artísticas. O Café Dramático tem atraído principalmente o público jovem. Acredito que pelo fato deles estarem  mais antenados com esse movimento de leitura”, disse Edson Machado, diretor do MAC.

AUTORIA: Release e fotos: ASCOM FUNTITEC
Fotos




Mais Notícias

    A noite de 22 de março começou com música e poesia. Nana ...

    Músicos de Salvador, Chile, Feira de Santana, Itiruçu e de outra...

A VOLTA DO BANDO     Em 2007 sob as batutas do Reitor da UEFS, José Carlos...

    Os educadores das escolas públicas e particulares de Feira de Santana (...

    O projeto feirense de iniciação musical para crianças, MA...

    Feirense de corpo e alma, hoje radicada em Rondonópolis-MT, onde &eacut...

    Ser um professor, é mais do que ter um diploma qualquer, seja em curso ...

    A Galeria Carlo Barbosa usa critérios de qualidade na seleç&atil...

    Tendo nascido em Juazeiro, Antonio  Carvalho de Novaes veio residir em Fe...

    Na tarde desta quinta-feira (29), a Uefs Editora lançou mais 15 t&iacut...


Página de 20
| | | | |

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados