Gilberto de Sousa Vieira Junior, nasceu em Salvador, mas quando tinha não muito mais que um mês de nascido, sua família se mudou para Feira de Santana, onde Junior cresceu e aqui teve toda sua educação e formação, de onde podemos concluir que apesar de ser soteropolitano de nascimento, Junior se sente feirense. Mais ou menos aos 12 anos começou a tocar violão e cantar em Igrejas, músicas gospel, mas aos poucos foi descobrindo a música popular, não tendo demorado muito para participar de várias bandas na cidade, como cantor e guitarrista e também como compositor, tendo logo ganhado o apelido de JUNIOR TOPETE, nome que assumiu artisticamente.
Em virtude de sua admiração pela Geração Nômade, Bom Jovi, Paralamas, Catedral, Capital Inicial, Nick Back, desenvolveu preferências pelo pop rock e pelo reggae, o que define a sua formação musical, e o que possibilitou, atualmente a participar de um grupo que se caracteriza por desenvolver um estilo musical próprio. Durante sua carreira participou das, Banda Três Semanas, Banda Elos, Banda Onix e por último sua atual Banda, a Cartell de Baly, que tem demonstrado personalidade e está sempre na noite feirense impondo um estilo próprio que os componentes denominam de PopReggae.
Junior se define como um cara "boa praça" e apesar de ter trocado a música gospel por um estilo mais mundano, tem como lema a frase de que "Deus é mais do que fiel", e seu sonho é "continuar a ser feliz e fazer música", ou seja, vive sua paixão e dedica-se exclusivamente ao que faz, por isso vai sempre fazer o melhor. Nunca participou de concursos ou festivais, atualmente está gravando o primeiro Cd da Banda Cartell de Baly, mas seu projeto não é só gravar CDs, mas sim "levar minha música a todos que puder ouvi-la. O mais longe possível", como ele próprio afirma. Junior Topete, é cantor, músico e compositor por vocação e por amor a música, por isso mesmo tem um longo caminho de realizações pela frente, o que com certeza vai premiar o seu público com belas canções e com um trabalho sempre inovador.
(VIVA FEIRA 2010)