Fechar Página

Jose Francisco Brandão
  
 
 
          José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

78ª MICARETA DE FEIRA DE SANTANA QUE SE FESTEJA E UM GRANDE LAMENTO PELA AUSÊNCIA DE ZÉ PINTO

Brandão nos alerta para as tantas micaretas que contam um pouco da história feirense e lamenta a falta do grande feirense José Pinto
Publicado em: 29/04/2016 - 13:04:58


78ª  MICARETA DE FEIRA DE SANTANA
 

Com o crescimento populacional e a expansão da cidade, a tradicional Micareta que conhecemos, transformou-se numa mega festa na Rodovia. Presidente Dutra, com camarotes estruturados para receber os foliões, fazendo com que estes espectadores assistam a passagem dos cantores, que aproveitam o momento para mostrar a sua música, suas composições, suas coreografias criativas e  seu marketing pessoal.  Alguns artistas locais preservam o autêntico ritmo da festa, com marchas, sambas e até o Axé.  Como a festa é democrática, é a oportunidade que muitos têm de mostrar seus trabalhos, alguns de péssima qualidade, aproveitando a onda do momento. Ainda prevalece os chamados blocos, fanfarras e bandas que  animam os foliões, como  o Bloco Bacalhau na Vara, o Bloco do Tracajá, o autêntico samba da  cantora e sambista Maryzélia, Bloco Zero Hora entre outros. Garanto que se aparecesse um dos antigos trios elétricos que desfilavam pelas ruas do centro da cidade em décadas atrás, a avenida  Pres. Dutra, arrastaria a multidão.

 
RAINHAS

Para nossa geração dos anos 60 e 70, quando falamos em Micareta de Feira de Santana vem a lembrança das eternas rainhas e princesas que eram conhecidas e reverenciadas pela beleza durante um bom tempo. Apresento algumas beldades, que ilustram as páginas dos meus livros Reminiscências de Feira de Santana e Eme Portugal, o Mito Social Feirense, quando falo das micaretas e das rainhas que eram eleitas mediante venda de votos..

TESOUROS  ARQUEOLÓGICOS

No Rio, a exposição TERESA CRISTINA - A IMPERATRIZ ARQUEÓLOGA, no Museu Nacional, na Quinta da Boavista, em São Cristóvão, continua deslumbrando os visitantes, na maioria, universitários, artistas plásticos, historiadores, decoradores, enfim um público de vários segmentos. A exposição apresenta ao público 90 peças inéditas da Imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom. Pedro II.
O acervo reúne 700 peças, que incluem vasos, estatuetas, utensílios domésticos do cotidiano  da vida dos etruscos, gregos e romanos. A imperatriz Teresa Cristina, nasceu em Nápoles em 14 de março de 1822,  chegou ao Brasil em 1843 e foi a terceira imperatriz do Brasil, Faleceu em 1889.
A curadoria da exposição é da arqueóloga Sandra Ferreira e da historiadora Evelyne Azevedo. A exposição fica em cartaz até 3 de julho e o ingresso custa  seis reais.
Fonte: O Globo


 
ROCK IN ARGENTINA
Bastante adiantada as negociações entre o Presidente da Argentina Maurício Macri e o empresário Roberto Medina para que os portenhos tenham  a edição do Rock in Argentina,  para o ano de 2018. O projeto, barrado no governo anterior por medidas econômicas restritiva do capital estrangeiro, volta com força total, no atual governo. Fotos divulgação da Revista Eventos.
LOUIS VUITTON
Em Niterói, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), reabrirá em junho, com o desfile mundial da Louis Vuitton, com todas as modelos internacionais da grife.
O MAC, por ocasião da RIO 2016, exibirá a vídeo instalação "TEN THOUSAND WAVES", do cineasta e fotógrafo inglês Isaac Julien, de 56 anos, que faz muito sucesso no MOMA, em Nova York.. Quem conhece o MAC Niterói, sabe que ele tem uma vista deslumbrante do Rio de Janeiro.
PASTÉIS DE BELÉM
Em Lisboa, os turistas  brasileiros que visitam o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém, encontram-se após as visitas na famosa Casa Pastéis de Belém, para saborear o tradicional Pastel de Belém, além dos tradicionais bolinhos de bacalhau. A receita do famoso pastel surgiu em 1837 e pode ser encontrado em qualquer patisserie no centro de lisboa, pricipalmente na  Rua Augusta. A unidade custa  E 1,05. Quem conhece sabe que não dá para comer só um. e o tempo de espera nas filas.

DIONNE WARWICK
Uma das maiores cantoras do mundo, que na nossa juventude, nos anos 60 e 70, admiramos e curtimos muito, principalmente quando cantava Alfie, Walk on By, I´ll Never  Fall in Love Again, Do you know the way to San José, The Look of Love, entre outras, encontra-se no Brasil, fazendo uma turnê em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte,(pela primeira vez). Aos 75 anos mantem a voz de 50 anos atrás. Ganhadora de cinco prêmios Grammy e de milhões de discos vendidos em todo mundo. Dionne se apresenta com seu filho David Elliott e de sua neta Cheyenne Elliott. Há décadas atrás assisti sua apresentação no extinto Canecão e foi de arrepiar quando cantou as músicas que citei no início.
 



Fonte: José Francisco Brandão







Página de 61




75 92362014


jfbfreitas@oi.com.br





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br