BANDA DE IPANEMA
No ano de 1965, comemorou-se o 4° centenário do Rio de Janeiro e o saudoso jornalista Albino Pinheiro criou a Banda de Ipanema tornando-a mundialmente conhecida. Este ano ela completou 50 anos e celebrou os 450 anos da cidade maravilhosa, com saudade das décadas, que desfilava pelas Ruas de Ipanema, como ainda faz, mas sem suas saudosas madrinhas e foliões caricatas, que a tornaram famosa, a exemplo da Laura de Vison, Lola Batalhão, A mulher da mala, Adagolberto com seus famosos pratos, o feirense Antonio Pedra, Juju Maravilha (de Carmem Miranda), Isabelita dos Patins, estes dois últimos ainda atuantes. Nos 15 dias que antecede o Carnaval, a banda saí aos sábados e durante o Carnaval, somente nos sábados e terças-feiras. O repertório da Banda homenageia compositores com marchinhas e sambas dos antigos carnavais.
FESTAS DAS PADROEIRAS
Amigos da coluna compareceram aos festejos de Santo Amaro da Purificação e contaram maravilhas da animação e organização do evento. Lembraram da festa de Senhora Santana, quando acontecia no mês de janeiro e terminava na 4° feira, com a tradicional procissão. Esses amigos, após a festa feirense, debandavam-se para Santo Amaro para assistir os finais dos festejos de lá.
A festa de Senhora Santana no mês de janeiro deixou saudades e uma lacuna insubstituível.
YEMANJÁ
O bairro do Rio Vermelho acolheu milhares de fiéis, turistas, festeiros e curiosos para homenagear e saudar a Rainha do mar, com flores, perfumes, fogos, batucadas e aplausos. A procissão marítima foi acompanhada por dezenas de lanchas, barcos, escunas e jet-skis que levaram cestas com flores e perfume para o mar, além da imagem com quase dois metros de altura. A lenda diz que quando Yemanjá não gosta dos presentes devolve-os, aparecendo nas areias das praias.
Comenta-se que ofereceram um carro de presente, juntos as oferendas, mas Yemanjá devolveu por causa do aumento da gasolina.
BILLY COBHAM
No Teatro Rival do Rio de Janeiro, apresentou-se, um dos melhores bateristas de jazz do mundo, Billy Cobham que tocou com os famosos Miles Davis e Horace Silver. Billy Cobham quando esteve no Rio nos anos 90, hospedou-se no Caesar Park Ipanema e quis saber do responsável que selecionava as músicas ambientes no hotel. Presenteou-me com o cd Power Play com a dedicatória: “Brandão, always plays it.”
APROVAÇÃO
Os amigos Expedito e Célia Freire radiantes de alegria com a aprovação do filho Alexandre Freire, na segunda fase da prova da OAB. Parabéns Alexandre.
NIVER DA CONDESSA
No Rio, a condessa Bete Suzano, cujo pai é feirense, Sr. Altamirando Cruz comemorou seu aniversário no Clube Monte Líbano, com seu vastíssimo círculo de amigos da sociedade carioca.
CHEF ARI
O chef feirense Arivaldo Pinto, radicado em Salvador, prepara uma grande recepção para 28 de fevereiro, no Instituto Feminino da Bahia, em comemoração aos 90 anos da matriarca de uma conhecida família soteropolitana.
AEROPORTO JOÃO DURVAL CARNEIRO
O chamado “Campo de Aviação” transformado no Aeroporto João Durval Carneiro, inaugurou a linha doméstica, Feira de Santana – Campinas e vice-versa, operando com voos diários de segunda a sexta, pela companhia Azul Linhas Aéreas.
NOVO ARCEBISPO
Damos as boas vindas ao novo arcebispo de Feira, Dom Zanoni Domettino Castro, baiano de Vitória da Conquista, nomeado pela Papa Francisco. Dom Zanoni substituirá Dom Itamar Vian.