José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
SEMANA SANTA FEIRENSE
Lembramos com saudades das antigas comemorações - Reminiscências
Publicado em: 27/03/2015 - 22:03:08
SEMANA SANTA FEIRENSE
Neste domingo (29), no tradicional Domingo de Ramos, lembramos com saudade das antigas comemorações da Semana Santa, cujo respeito e preceitos eram cumpridos pelos religiosos, que seguiam as tradições, a exemplo da Procissão do Encontro, com Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, em frente à Igreja que leva seu nome.
Na quinta e sexta-feira santa, não era permitido escutar músicas alegres e sim, sacras e clássicas. Nos almoços a carne era substituída por peixes e crustáceos e a tradicional comida baiana. Na quinta-feira à noite, na Procissão do Fogaréu, chamada “Procissão dos Homens”, ouvíamos matracas com centenas de homens, trajando capas pretas, amparando o andor, com a imagem de Jesus Cristo, amarrado, pelas ruas da cidade, que ficava às escuras, iluminadas pelas tochas e, as vozes masculinas cantando “Orai Pró Nobis”, em passos rápidos.
As mulheres não acompanhavam essa procissão, mas observavam de longe através das frestas das janelas ou atrás das portas.
Na Sexta-feira da Paixão, assistíamos a “Procissão do Enterro do Senhor Morto”, com a imagem de Nossa Senhora das Dores, acompanhando o caixão com Jesus, que saía e retornava da Igreja da Matriz.
No sábado de Aleluia, após a queima de Judas, em varias ruas, iniciava em Feira de Santana, os festejos da micareta com a tradicional “Noite do Hawaí”, no Feira Tênis Clube e, ao amanhecer de domingo, comemorava-se a Aleluia com a Procissão da Ressureição, no tradicional Domingo de Páscoa.
Passadas décadas chega até os feirenses a exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário”, promovido pelo Boulevard Shopping, no seu estacionamento com abertura para o público de 26 de março à 3 de maio, e a entrada é 1kg de alimento não perecível.
Sem dúvida, atrairá a visitação e curiosidade de milhares de pessoas, que verão o pano de linho que envolveu o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação. Não é o Santo Sudário original, que fica exposto na Tunísia em Turim, na catedral de São João.
Durante os dias da Semana Santa, no Parque de Exposições João Martins será apresentado o espetáculo “A Paixão de Cristo”, promovido pelo grupo teatral Renascer, com entrada franca.
Esses eventos supriram o antigo lazer que tínhamos, que era assistir nos cinemas Iris e Santanópolis o tradicional filme em preto e branco “A vida de Cristo”, nas matinês.
Aproveitando a ocasião, este colunista e o Viva Feira, deseja aos leitores uma “Feliz Páscoa”.
POSSE – AFL
Na Posse do novo presidente da Academia Feirense de Letras, Dr. Emanoel Freitas, (advogado, jornalista, escritor), teve dupla comemoração, pelo seu aniversário e pela posse de presidente da AFL.
Os convidados lotaram o Teatro do Cuca, com gente em pé, para assistir a cerimônia.
Após a solenidade houve um fartíssimo coquetel, elogiado pelos presentes, pois diferenciou de outros serviços de buffets existentes na cidade, que como todos sabem e comentaram, são os mesmos tipos de salgados de sempre. Uma fatia da antiga sociedade feirense prestigiou o acontecimento, misturando-se com a nova safra de jovens artistas, intelectuais, músicos, escritores e figuras do cotidiano da cidade, que sempre prestigiam os acontecimentos que tem buffet.
A Sra. Vilna Carneiro Dias, filha do Sr, Martiniano Carneiro, veio de Porto Alegre para o evento, hospedando-se na casa da cunhada Wilma Portugal Carneiro, além de outros membros da família que vieram de Salvador. A Sra. Vilna Carneiro Dias agradeceu a presença de todos e da homenagem prestada ao seu saudoso genitor, Sr. Martiniano Carneiro.
Registrar presenças seria deselegante citar alguns e omitir outros.
PAD – PARIS
Acontece em Paris, de 26 a 29 de março, a edição do Salão PAD – PARIS ART E DESIGN, “Dans Le Jardin Des Tuileries – Esplanade Des Feuillants, 7500 – Paris, apresentando no salão, galerias de Arte Moderna, Arte Primitiva, objetos de curiosidades, joalheria, cerâmica e vidros contemporâneos. Este evento reune 75 galerias e aproximadamente 40 mil visitantes.
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
A eterna jovem, Ana Maria Nascimento, rindo à toa, com a graduação do seu filho em Engenharia Daniel Nascimento Dortes.
Durante um evento, ocorrido na cidade, no ano passado, Ana Maria compareceu com o jovem Daniel e causou comentários entre os presentes, ou seja, parabenizaram-na, pela beleza do seu namorado, quando na realidade era o filho Daniel.
SRZD – CARNAVAL
Retornaram ao Rio de Janeiro o carnavalesco Milton Cunha com os 1500 integrantes das Escolas de Samba Cariocas, que mais uma vez, participaram na última semana, do carnaval argentino na Província de San Luis, no autódromo de Putrero de Los Funes.
As escolas de samba brasileiras e argentinas, fizeram a alegria do povo no carnaval argentino.
FIGA´S POINT, EM FEIRA
O feirense Guilhardo Figueireido, depois de morar 43 anos no Rio de Janeiro, retorna as suas origens inaugurando uma filial na cidade do seu sucedido bar, em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, chamado “Figa´s Point”, que é um espaço cultural com música, exposição, petiscos, bebidas e iguarias, localizada na Av. Papa João XXIII, 1161, nos Olhos D´água.
O Figa´s Point, reunirá artistas, músicos, intelectuais e o público em geral, como na matriz carioca.
TRAVOLTA X CRUISE
Repercute mundo a fora a reportagem da Revista americana, STAR, do último domingo, afirmando que os atores John Travolta e Tom Cruise seriam amantes secretamente há 30 anos, desde que John assistiu o filme “Negócio Arriscado”, em 1983.
Os dois se conheceram em 1985, numa Academia do Estado de Oregon nos Estados Unidos.
John Travolta é casado há 24 anos com Kelly Preston e Tom Cruise, já teve 3 mulheres: Mimi Rogers, Nicole Kidman e Katie Holmes. Atualmente está solteiro.
Está notícia é uma surpresa e ao mesmo tempo uma bomba para os fãs.
25 DE MARÇO
Este dia tem grande importância na vida cultural da cidade, onde surgiu há séculos atrás, estes patrimônios culturais de Feira de Santana, que são: Hospital Santa Casa de Misericórdia, em 1865, há 150 anos; a Sociedade Filarmônica 25 de Março, em 1868, há 147 anos, e o Asilo Nossa Senhora de Lourdes, em 1875, há 136 anos.
Os feirenses comemoraram a reintegração (para melhor dizer), do prédio da Filarmônica ao município, com a saída dos ocupantes. A Filarmônica desfilou pelas ruas da cidade, como nos velhos tempos, de onde seguiram para o Centro Comunitário Ederval Falcão, para participar do IV Festival das Filarmônicas, ocorrido nos dias 25 e 26, juntamente com outras que vieram de Salvador, A Banda da VI Região Militar e de Cachoeira, A Filarmônica Minerva que encerrou o Festival, com sua espetacular apresentação. Foi sensacional.
ADILSON SIMAS
Concorrido foi o relançamento do livro A História do Fluminense de Feira, de autoria do blogueiro e jornalista Adilson Simas. Políticos, empresários e intelectuais marcaram presenças, esticando até o Teatro Frei Felix de Pacatuba, para prestigiar a primeira noite do IV Festival de Filarmônicas.