José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
AS GRANDES RAINHAS MICARETESCAS
O lamento pela perda do grande Feirense Hugo Navarro
Publicado em: 03/04/2015 - 01:04:44
Hugo Navarro
HUGO NAVARRO
Um dos feirenses mais culto e iluminado da cidade, partiu no último domingo para a eternidade, aos 85 anos, deixando um vazio e uma profunda lacuna na cultura feirense.
Seu sepultamento reuniu no Cemitério Piedade, amigos, jornalistas, radialistas, políticos, empresários, admiradores e uma fatia da nata da sociedade feirense, que deram o último adeus.
Dr. Hugo Navarro Silva era advogado, jornalista, historiador e homem público que amava a cidade, seu povo e sua profissão de jornalista.
DIA DO OTÁRIO
Crescemos, ouvindo dizer que o dia 1° de abril era o dia da mentira, onde brincávamos com as pessoas desavisadas de 1° de abril.
No Rio de Janeiro, Sr. Nelson Couto, presidente da Confraria dos Garotos, sugeriu através de um movimento, ocorrido na Av. 13 de maio, número 13, na Cinelândia, que esse dia 1° de Abril fique conhecido como o dia do otário, devido as inúmeras sacanagens feitas e impostas, hoje em dia, com o consumidor, trabalhador e o cidadão tais como: as tarifas telefônicas mais caras do mundo; aumentos mensais nas contas de luz; planos de saúde caríssimos, filas intermináveis e longas esperas de atendimento na saúde; comprovantes bancários que apagam, obrigando-nos a tirar cópias, os serviços públicos e de transporte insuficientes, inflação e o pacote anticorrupção lançado pelo governo, depois que o PT, ter roubado tudo.
O que vocês acham da sugestão?
INDÁ BRANDÃO
Nascida em Ruy Barbosa, a artista plástica Indá Brandão, há oito anos vem se dedicando ao estudo da pintura. Já participou de exposições realizadas em São Paulo, Vitória e Salvador.
Sua produção está focada ao “Novo Olhar”, desprendido e despretensioso, na sua imaginação, sentimento e criatividade.
Os trabalhos podem ser vistos na Galeria Nelson Bahia, no Senac, no Pelourinho, até dia 30 de abril, no horário comercial.
RAINHAS DAS MICARETAS
Na quinta feira, dia 9, no Centro Cultural Amélio Amorim, será escolhida a Rainha da Micareta 2015, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, sob a coordenação de Edson Baptista. Vinte jovens desfilarão perante um júri, que escolherá a rainha e as princesas.
Os atuais concursos substituíram os dos anos 50 e 60, quando a vencedora ganhava pelo número de votos vendidos. As candidatas representavam agremiações sociais, como: Euterpe Feirense, Feira Tenis Clube, Clube de Campo Cajueiro e outras associações. As jovens frequentavam a sociedade, ou seja, as festas nos clubes e os feirenses as conheciam e sabiam das suas origens.
Hoje em dia, as candidatas apresentam-se voluntariamente e sem apoio de nenhuma agremiação, que não existem mais, às vezes, apoiadas pelo comércio ou indústria. As vencedoras de hoje, reinam por alguns dias, caindo no esquecimento, logo após os festejos.
Relembramos algumas rainhas e princesas que deixaram saudades na cidade:
Ana Maria Nascimento; Maria José Quintela; Telma Sampaio; Sonia Menezes; Oswaldite Boaventura; Vera Lúcia Moura; Marita Magalhães; Alda Coelho; Marquise Jalles; Miriam Oliveira, Kátia Pessoa; Elice Passos; Maria José Santana; Hildete Caleao; Tania Franco; Djalmira Santos; Eunira Boaventura; entre outras.
MOSTRA BRASIL
Em Paris, acontece de 25 de março até 18 de maio, a amostra “Brasil”, “Une Histoire du Cinéma Brésilien” na Cinématheque Française, na Rua Bercy, 51, com debates e exibição de filmes que vão desde os mudos de Humberto Mauro até os limites de uma nova geração de cineastas até 2010.
O filme Bye, Bye Brasil, abriu a exibição, com a presença de Cacá Diegues, como convidado de honra.
DIEGO VELASQUEZ
Uma exposição do pintor mais referenciado da chamada era de ouro da arte espanhola, Diego Velasquez, é uma das atrações culturais de Paris, na Galeria Nationales do Grand Palas, localizada no 3 da Avenue Eisenhover, de 25 de março até 13 de julho de 2015.
Fazem parte da obra de Velasquez, retratos, paisagens, cenas históricas com a influência recebida por Caravagglio. A exposição proporciona aos visitantes, um passeio cultural.