Fechar Página

Jose Francisco Brandão
  
 
 
          José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

FEIJOADAS E BAILE DAS ATRIZES ESQUENTAM A PRÉ-MICARETA

Escolha de Rainha do Micareta, Feijoadas, Baile da Atrizes e Escolha da Rainha do Bloco do Tracaja animam a pré-Micareta.
Publicado em: 10/04/2015 - 12:04:51


BAILE DAS ATRIZES
 
Nos anos 60, surgiu esse baile no Rio de Janeiro, homenageando a classe Teatral Carioca, com a escolha da Rainha das Atrizes, englobando por muitos anos, o calendário da programação do carnaval da Cidade Maravilhosa.
Em Salvador, a classe teatral promoveu o baile, no Teatro Vila Velha, na semana do Carnaval. Lembro de algumas atrizes soteropolitanas que foram rainhas, principalmente da saudosa Nilda Spencêr, cujo baile compareci, na adolescência.
Em Feira de Santana, o Grupo META-SCAFS, fez o primeiro baile liderado por Zé Maria Monteiro, Aliomar Simas e outros atores, na antiga boate “A Gruta”, que antecedeu o Teatro Margarida Ribeiro, na Rua Carlos Gomes. Daí, foi realizado em diferentes locais maiores como o Ginásio Péricles Valadares.
Participei de um baile que houve na Sociedade Filarmônica Vitória, preocupado com os foliões presentes, se o prédio aguentaria o pula pula e a escada de madeira, o sobe e desce. Naquele ano foi coroada como Rainha a atriz Maria Helena Nascimento. Também foram rainhas, Antônia Veloso, Alvaceli Ramos, Hildete Galeão entre outras.
Este ano acontecerá o 37° Baile das Atrizes de Feira de Santana, no BNB Clube, na Av. Maria Quitéria, dia 20/04 (2° feira), véspera do feriado, organizado pelo blogueiro e jornalista Ruy Barcellos.
Hoje em dia, poderíamos chamar esse baile, de Baile das Revelações da cidade, devido ao grande número de enrustidos e os que querem sair do armário para dar o nome na praça.
Sucesso, Ruy Barcellos.
 
MARATONA DE PARIS
 
Acontece neste domingo 12, a “Marathon Et Semi-Marathon de Paris”, com a participação em média de 40 mil atletas de todo o mundo, fazendo o percurso de 42 km, atravessando Paris, com saída às 08:45h de “L´Avenue des Champs Elysées, passando por Bois de Vincennes e de Boulogne.
Essa marathona é considerada uma das cinco mais importantes do mundo,

 
FEIJOADAS DA MICARETA

 
As feijoadas que antecipam a micareta, pode-se dizer, substituíram os antigos “gritos de micareta”, que existiram nos clubes. Ouve-se durante esses eventos ritmos variados e dificilmente músicas carnavalescas, que foram substituídas pelo samba, pagode, axé, timbalada e até forró.
No dia 18 teremos a 23° Feijoada do Laranjeira, cujos convidados é a atração do evento, além das bandas que animarão o local.
O Feijão Chic do Paulo Norberto acontece no dia seguinte 19 (domingo), com umas das atrações, os consagrados Armandinho, Dodo e Osmar.
Nessas feijoadas acontecem um reencontro de amigos, conhecidos e de gente novas, estreantes na sociedade.
Muitos que circularão nessas feijoadas provavelmente, se ausentarão da cidade nos dias de momo.
 
 
 
 
HAVANA – CUBA
 
      Amigo hoteleiro, carioca passou a Semana Santa em Cuba e telefonou-me para comentar o que observou e viu de perto, com duas realidades do país de Fidel Castro, ou seja: a do turista e a dos cubanos, que não conseguem sobreviver com os pesos cubanos, e apelam para o turismo, ganhando na moeda CUG´s, que é um peso conversível que acompanha o dólar.
Comentou da expectativa dos cubanos sobre o encontro de Raul Castro com Barack Obama, que acontecerá na cidade de Panamá durante a VII Cúpula das Américas, que atrairá os olhos do mundo, e que certamente selará a reaproximação dos dois países.
Sabedor do meu gosto pelo ritmo latino, trouxe-me um CD da consagrada e saudosa cantora cubana Olga Guillot, que acrescentarei ao meu acervo de artistas cubanos: Célia Cruz, Celeste Mendonza, Omara Portuondo, Ray Barreto, Tito Puente e outros. Grato pela lembrança.
 
CIRCUITO DE MODA
 
      Acontecendo em Salvador Shopping, o 2° Circuito de Moda e Arte nas Vitrines, reunindo dezenas de artistas baianos, mostrando pinturas, esculturas e objetos.
A amostra irá até o dia 26 de abril e podem ser visitadas gratuitamente. O projeto tem parceria com a galeria de arte do Leonel Mattos, que é o curador do circuito.
Nas vitrines, vários trabalhos de consagrados artistas, como: Gustavo Moreno, Raimundo Bida, Tereza Mazzolli, André Lima, Indá Brandão, Ed Ribeiro, Telma Falck, Diogo Cardoso, Linda Cortes, Salomão Zalcberges, Aldinho Mendonça e muitos outros talentosos.
 
 
DISCOS DE VINIL
 
Venerados pela nossa geração, há décadas atrás, os discos de vinil, considerados por muitos, obsoletos e incômodos, voltaram aos poucos, juntamente com as radiolas e toca discos para concorrer novamente com os CD´S.
A Polyson relança neste mês de abril, raríssimos discos de vinil, a exemplo de Gilberto Gil, quando este começou, aos 20 anos, com o álbum intitulado “Gilberto Gil, sua música, sua interpretação”, lançado na época, em compacto duplo. Também estão sendo relançados, os Novos Baianos, Sérgio Sampaio, Jorge Ben Jor e outros.
 
 
DOIS AMIGOS E UM SÉCULO DE MÚSICA
 
O show de comemoração dos 50 anos de carreira de Gilberto Gil e Caetano Veloso, que começará em julho na Europa, os organizadores resolveram estender uma temporada no Rio, São Paulo e Salvador, em agosto e setembro, com o show intitulado “Dois Amigos e um Século de Música.”
 
 
 
 
 
BRT – BUS RAPID TRANSIT
 
Cresce dia a dia a expectativa da implantação do BRT em Feira de Santana. 
Os feirenses não são contrários ao progresso e desenvolvimento, porém, comentam pelos quatro cantos da cidade, das necessidades urgentes e urgentíssimos das soluções para os problemas visíveis do cotidiano da cidade, a exemplo da duplicação e pavimentação da Av. Do Contorno, que é uma decepção e vergonha para quem trafega por essa artéria, enfrentando poeira em dias de sol e lama em dias de chuva.
Sabemos que todos os projetos, no papel, são lindos e maravilhosos enchendo os olhos de quem vê, porém, durante a execução das obras, surgem os obstáculos, alterações e reformulações, elevando os custos.
Todos sabem que o sistema BRT, estão apresentando problemas nos locais onde funcionam, citando Belo Horizonte e Rio de Janeiro, cujas estações e veículos são lindas, mas os usuários reclamam das falhas do funcionamento.
O trânsito feirense é caótico e os motoristas e motoqueiros fazem o que querem, não respeitando as leis, nem os sinais de trânsito e nem os pedestres.
Voltaremos ao assunto, nas próximas.
 
MARTHA VASCONCELOS
 
Exclusivamente para convidados, aconteceu ontem o lançamento do livro biográfico da ex-miss Universo, Martha Vasconcelos, escrito pelo jornalista Roberto de Macêdo, com o apoio da Assembléia Legislativa da Bahia, no projeto cultural Gente da Bahia.
Foi um sucessos o lançamento do livro, com um entra e sai constante de políticos, artistas, jornalistas, socialites entre outros.

 



Fonte: Jose Francisco Brandão

Fotos







Página de 61




75 92362014


jfbfreitas@oi.com.br





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br