José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
DA MICARETA FEIRENSE A PARIS, EM UM PULO
É claro que o Micareta feirense é o assunto do momento, mas na leitura de Brandão o mundo não para!
Publicado em: 01/05/2015 - 05:05:46
Quatro dias de pura animação
MICARETA 2015
A última Micareta que brinquei foi em 1982, no Clube de Campo Cajueiro, Feira Tênis Clube e nas ruas atrás dos trios elétricos.
Após 33 anos assisti uma nova micareta realizada no Circuito Maneca Ferreira, no camarote privilegiado da TV Subaé, nas quatro noites de folia.
Foi empolgante o desfile dos potentes trios elétricos, com atrações do “Show Business”, tais como no carnaval de Salvador, tendo como abre alas, o impactante visual de neons, anunciando as atrações.
Os variados ritmos executados na Avenida comemoraram os 30 anos do Axé Music, recordando antigos sucessos.
Das dezenas de trios elétricos que desfilaram durante as quatro noites de folia, conforme comentário de quem assistiu, alguns não tinha a ver com o espírito da Micareta, como: Raça Negra, Tayrone Cigano e outros, que não empolgaram o folião pipoca, ao contrário de: Neto LX, Oito7Nove4, Alinne Rosa, É o Tchan, Bel Marques, Wesley Safadão, Armandinho, Dodo e Osmar, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Marcia Porto, Folia Caipira, Psirico, Léo Santana, Marizélia e os Coisinhos entre outros. Alinne Rosa, encantou, empolgou e arrastou foliões, sem dar um minuto de descanso. Cumprimentou os convidados nos camarotes da Câmara dos Vereadores e da Tv Subaé, sem rasgação de seda, blá blá blá e elogios cansativos, ao contrário de Claudia Leitte que durante sua passagem, parou por quase dez minutos para agradecer e fazer seu marketing, deixando os foliões parados.
O camarote da TV Subaé, foi um dos mais animados durante os dias de folia, recebendo políticos, empresários, jornalistas e convidados.
Animado também, foi o camarote vizinho, da Câmara dos Vereadores.
Os órgãos municipais que organizam a micareta deveriam propagar, divulgar e vender esta festa pelos quatro cantos do Brasil, e porque não no exterior, na América do Sul, atraindo turistas para conhecer a festa.
A cidade possui hotéis estruturados e estrelados para receber o turista estrangeiro, que iriam gostar muito desta festa, assistindo de camarotes.
O policiamento que até então só merecia elogios foi maculado com a última notícia da violência gratuita praticada contra o empresário e compositor feirense, esperamos que os fatos sejam apurados e as responsabilidades atribuídas a quem de direito.
Voltarei com esse assunto nas próximas colunas.
BIBI FERREIRA
Depois de décadas de sucesso interpretando Edith Piaf, Amália Rodrigues e estrondoso “Bibi In Concert”, nossa diva maior estréia o show “Bibi Ferreira canta Repertório Sinatra”, sempre as 3° e 4° feiras, a partir do dia 5, no Teatro Renaissance, na Alameda Santos, 2233, nos Jardins, em São Paulo, sob a regência do maestro Flávio Mendes e mestre de cerimônias Nelson Ramon.
Frank Sinatra faria 100 anos em dezembro, e a Universal lançou o CD “Ultimate Sinatra”, que reúne pela primeira vez músicas gravadas durante seis décadas, em todas as gravadoras por onde ele passou.
Bibi Ferreira, com mais de 90 anos, impressiona quem a vê nos palcos. Um dos seus últimos álbuns lançados pela gravadora Biscoito Fino, tem o título “Bibi Ferreira Brasileira, Uma Suíte Amorosa”,acompanhada ao piano pelo Francis Hime. É uma raridade musical. Pelas minhas andanças garimpando nas lojas do Rio encontrei esta preciosidade que não tinha no meu acervo.
BANDA DE DRAGS
No Rio surge a primeira banda de Drags do Brasil, formada por Ravena Creole, Natasha Fierce e Chloe Van Damme, que formam “As Baphônicas”.
A banda é cria do grupo Drog-Su e foi lançada na boate The Week – Rio.
A sonoridade é voltada para o funk e para o eletrônico. Seu primeiro single é a faixa “Close Baby”, produzido pelo DJ Tiago Araújo e escrito por Felipe Soares. Em breve se apresentará numa turnê nacional.
JEAN PAUL GAULTIER
Depois de Montreal, Nova York e Londres, Paris apresenta uma grande exposição dedicado ao criador de moda Jean Paul Gaultier.
São 175 peças que nunca foram expostas ao público incluindo fotos e vídeos, que contam a trajetória do estilista.
Também exposto, os figurinos para Teatro, cinema, concertos, espetáculos de dança e até vídeo clipes, assinado pelo “ícone fashion” e mostra modelos criados de 1970 à 2013.
A exposição acontece no Grande Palais no 3 da Avenue Eisenhowen 75008, Paris.
A exposição irá até dia 13 de agosto.