José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
REABERTURA DO MRA – FS E O CARROSSEL SOCIAL
A partir desta coluna Brandão dinamiza sua coluna com a seção CARROSSEL SOCIAL
Publicado em: 15/05/2015 - 16:05:22
O Reitor dá início a cerimônia de Reabertura do Museu Regional de Arte
REABERTURA DO MRA – FS
Reinaugurou no último sábado (9), o Museu Regional de Arte de Feira de Santana, o MRA, que é mantido pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS, por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).
Fundado em 1967, o museu possui um rico acervo, que após passar por um processo de higienização, restauração e conservação são mostradas ao público, obras de consagrados artistas plásticos brasileiros e estrangeiros, a exemplo da coleção inglesa, que reúne telas pintadas a óleo, nas décadas de 50 e 60 e doadas ao museu, pela rainha Elizabeth, da Inglaterra,.
Dos artistas brasileiros, temos obras de Di Cavalcante, Raimundo Oliveira, Carlos Barbosa, Carlos Bastos, Juraci Dórea, Gil Mário, Genaro de Carvalho, Cesar Romero e outros talentosos artistas.
No livro de minha autoria, “Reminiscências de Feira de Santana”, lançado em 2013, nas páginas 36 e 37, descrevo com detalhes a inauguração do museu Regional em 1967.
A propósito o livro Reminiscências e de Eme Portugal encontram-se à venda em Salvador, na Banca Branca de Neve, na Rua Piauí, na Pituba, na Av. Senhor dos Passos, 907 (Livraria D. Pedro II) e Shopping Boulevard, na Tabacaria, em Feira de Santana.
FESTIVAL DE CANNES
Inaugurado no último dia 13, o 68° Festival de Arte Cinematográfica, no Grand Théatre Lumiére, no Palais des Festivais, na Rue La Croisette, 30051, em Cannes, na França.
O Festival homenageia a atriz Ingrid Bergman, falecida há 33 anos.
O Juri é presidido pela atriz Isabella Rosselline (filha de Ingrid Bergman e Roberto Rosselline), e também participará de um tributo a sua mãe em Cannes, comparecendo a exibição de “Ingrid Bergman, In Her Own Words”, documentário de Sug Bjórkmanbeing.
O Festival tem como jurados: Rossy de Palma, Sophie Marceau, Sienna Muller, Rokia Traorê, Guillermo del Toro, Xavier Dolan, Jack Gyllenhaol e como presidente de honra Joel e Ethan Coen, Pierre Lescure e diretor geral Thierry Frêmany.
Nenhum filme brasileiro e nem latino concorrem a Palma de OURO.
Na primeira noite (13), o filme exibido foi “La Tête Houte”, com Catherine Deneuve. Até o dia 24 de maio, muitos filmes serão mostrados, incluindo “Youth”, novo filme de Paolo Sorrentino, estrelado por Jane Fonda.
EXPOSIÇÃO JUNINA
A senhora Vilma Soares convida para a 5° edição da Exposição de Figurinos Juninos, com coquetel, no dia 30 de maio, às 18h, no Museu Parque do Saber.
Na micareta, no Circuito da Folia, Vilma Soares desfilou com o trio elétrico “Folia Caipira”, dando um toque diferencial no desfile. O São João é uma festa típica mas, infelizmente quebraram a tradição impondo músicas e conjuntos que nada tem a ver com os festejos juninos.
Parabéns Vilma, por preservar nossa cultura e tradição.
BILLIE HOLIDAY
Em Nova York, desde o dia 7 de abril, comemora-se o centenário da “Lady Sings The Blues”, através de tributos, conceitos, antologias e lançamentos reunindo sensualidade e drama, conciliando canções de amor com o inferno que era sua vida pessoal.
Das centenas de cantoras de jazz, Billie é quem melhor personifica os versos das famosas canções: “Body and Soul”, “Summertime”, “Lover Man”, “God Bless The Child”, entre outros.
Em 1972, no filme “O Acaso de Uma Estrela” (Lady Sings The Blues), Diana Ross, interpretou Billie nas telas.
A cantora Cassandra Wilson lançou novo álbum em sua homenagem “Coming Forth By Day”.
Billie morreu em 1959, aos 44 anos de cirrose.
LINO VILLAVENTURA
Depois da consagração e reconhecimento do mundo da moda, o estilista paraense, Lino Villaventura conhecido pelo bom gosto e originalidade nas suas criações e, com ateliê em São Paulo e Fortaleza, estréia, aos 63 anos, no palco dos musicais, a convite de Charles Moeller e Claúdio Botelho, assinando o figurino do musical feliníano, “NINE”, que estreia dia 23, em São Paulo.
Ao longo de sua carreira, Lino vestiu nomes como Hebe Camargo, Xuxa, Claúdia Raia, Carmem Mayrink Veiga entre outros.
Numa recente entrevista, Lino disse que é avesso aos desfiles de hoje, em que atrizes só se sentam nas primeiras filas do desfile e prestigiam lançamentos de coleções mediante cachê de presença, diferente das clientes que usam porque gostam e até compram.
Pode-se afirmar que Lino, nos dias de hoje, pertence ao primeiro escalão da moda no Brasil.
INDIANA JONES
Em Washington D.C, começou dia 14, a exposição “Indiana Jones e a Aventura da Arqueologia”, que mergulha no universo do herói, Harrison Ford, que há mais de 30 anos garante sustos, respiração presa, risos e torcida.
Na exposição no Museu da National Geographie, o visitante poderá explorar os mitos e segredos dos clássicos: “Caçadores da Arca Perdida”, “Templo da Perdição”, e “A Última Cruzada”.
Os visitantes vão conhecer técnicas dos arqueólogos fora das telas e verão artefatos reais encontrados em escavações.
Na exposição o público é convidado a seguir a Trilha de Indiana, para saber como o arqueólogo desvendou as pistas e os mistérios que cercam a Arca Aliança, as Pedra de Sankara, o Santo Graal e as Caveiras de Cristal.
A amostra irá até 03 de janeiro de 2016 e os ingressos custam onze dólares (adultos) e sete dólares (crianças).
Espera-se alcançar o mesmo sucesso, que obteve em Montreal.
CARROSEL SOCIAL
♦ Toma posse nesta sexta feira (15), o novo reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof° Evandro do Nascimento Silva e da vice-reitora Prof° Maria Lucia Fernandes de Almeida. A solenidade acontece no auditório da UEFS, às 19h.
♦ Trocando idade, Dr. João Almeida Veloso, que com sua esposa, Martine comemorará com amigos, na sua residência.
♦ Bastante concorrido o lançamento do livro sobre a vida do ilustre político feirense Dr. João Durval Carneiro, no Portobelo Hotel em Ondina. A autoria do livro é de Luiz Almeida. Em Feira, o lançamento será dia 28 no Shopping Boulevard.
♦ A senhorita Hanna Lobão foi escolhida na última quinta, no teatro Amélio Amorim a miss Feira de Santana 2015.
♦ O filme escolhido para reabertura do Cine Odeon, no Rio de Janeiro é o Vendedor de Passados, de Lula Buarque de Hollanda, que terá as presenças dos protagonistas Lázaro Ramos e Aline Morais. O filme é baseado no livro Homônimo de José Eduardo Agualuna.
♦ O colunista capixaba Hélio Dórea comemora 60 anos da coluna HD, na Folha de Vitória, e 8 anos Online.
♦ Aconteceu ontem no Spazio Eventos a 12° noite de Afrodite, com desfile de Lingerie e fantasias eróticas, além do sorteio de brindes e palestra de Paula Milena
.
♦ O cirurgião plástico Volney Pitombo é o único brasileiro convidado para o congresso de Rinoplastia, que começou ontem dia 14 em Chicago, nos USA. Volney proferirá cinco palestras durante o evento para uma platéia de 2.500 cirurgiões de todo o mundo.