7 DE SETEMBRO
A última Parada de 7 de Setembro que participei, em Feira de Santana, foi em 1971, na Av. Getúlio Vargas.
Este ano fiz questão de assistir e observar as diferenças ocorridas nestas ultimas décadas, ou seja: A avenida Presidente Dutra, tornou-se espaço adequado para a comemoração, tal como a micareta. Alguns tradicionais colégios que outrora participavam, diga-se, Ginásio Municipal Joselito Amorim, Instituto Educacional Gastão Guimarães, Colégio Santo Antônio e o saudoso Colégio Santanópolis e outros, que foram substituídas por Escolas atuantes na cidade.
Fiz questão de permanecer, perto do Palanque Oficial e bem no meio do povão para ouvir comentários, opiniões e sugestões.
Lembrei-me dos 7 de Setembro dos anos 60 e 70, quando o Palanque Oficial, ao lado da Igreja Senhor dos Passos, ficava lotado de políticos de gabarito e expressão, autoridades civis e militares, diretores e professores de Instituições convidados para prestigiar tal evento.
Os colégios participantes, organizavam-se e concentravam-se nas ruas transversais da Av. Getúlio Vargas, para o início do desfile.
Uma das atrações da Parada era a passagem deslumbrante da Banda do Colégio Santanópolis, que acotovelava a multidão, para apreciar o ritmo dos instrumentos, coreografia, uniforme e a beleza dos componentes.
Todos os colégios, à frente de suas bandas, apresentavam lindas Balizas porém, o Colégio Santanópolis, destacava-se de todos, pela graça, charme, desenvoltura, simpatia e acrobacia da jovem Gildete Galeão, premiada sempre como melhor Baliza de Feira de Santana.
Anterior a Gildete, sua irmã Hildete Galeão, também foi Baliza, pelo extinto Colégio Santanópolis no início dos anos 60.
Voltando a falar de desfile de 2015, foi impecável a apresentação das forças armadas, e ainda a guarda municipal e de trânsito e, com todo respeito aos participantes, parabenizo os colégios participantes, porém alguns seriam dignos de participar, se ainda existissem os antigos Jogos Olímpicos da Primavera, pelas coreografias que apresentavam.
O ponto negativo foi o desfile de manifestantes, contrários ao governo, que cansaram a multidão sempre com as mesmas reinvindicações e insatisfações com a administração municipal e contra o BRT.
A Banda (ou Fanfarra), de um colégio de Bonfim de Feira, executou uma música, parecidíssima, para não dizer plágio, da música “TABU”, do cubano Ernesto Lecuona.
A parte lateral da Pres. Dutra, foi palco de um desfile de vaqueiros e participantes da 40° ExpoFeira, que com seus belíssimos cavalos de raça, fizeram uma exibição à parte.
Ao longo da Dutra, o asfalto ficou cheio de fezes de cavalo e o odor perfumava. Só mesmo uma chuva forte para limpar.
Ao meu redor, escutei risos e comentários de chacotas, quando o locutor que estava no palanque mencionou publicamente sua biografia e afirmou conhecer 132 países. E no mais, retirei-me, sem ver o desfile dos “Motoqueiros do Agreste”, o desfile dos Fuscas e um Trio Elétrico.
O DEBUT DE ANA LUÍSA
O casal anfitrião do mês foi Dr. José Ney e Dra. Adriana Almeida, que recebeu a sociedade feirense, no Spazio, para a deslumbrante festa de 15 anos da sua linda filha Ana Luísa Almeida.
O local recebeu uma decoração inspirada em Paris, vendo-se pôsters ao redor do salão, facilmente identificados, como: Torre Eiffel; Notre Dame, L´église de La Madeleine, Montmartre, além de espelhos, lustres e castiçais lembrando o Palácio de Versalhes com sua arquitetura barroca, e lindos arranjos de flores, não faltando a tradicional música “La Vie em Rose”, e a tradicional valsa do Dr. José Ney com sua filha Ana Luísa.
O buffet fartíssimo e variado, servido por dezenas de garçons atentos aos convidados. Uma variedade de doces, vieram do Rio de Janeiro, feitos pela doceira Lucila Lobão.
A animação da festa foi comandada pelo DJ Agenor e por Galeguinho SPA acompanhado por uma excelente banda, que contagiou a nova geração, levando a juventude presente para a pista de dança.
A beleza impactante dessa geração “teenage” feirense, foi um dos pontos altos da festa.
Parabéns, Ana Luisa Almeida, sua festa foi inesquecível.
STEVE MACQUEEN
Em Paris, na Galerie L´Instant, acontece até o dia 16 de setembro, a exposição exclusiva do ator Stevee MacQueen, com fotos nunca mostradas ao público, incluindo os personagens vividos pelo ator, como: Papilon, Michael O´Halloran e o capitão Virgil Hilts, além de outros clicados pelo fotógrafo Barry Feinstein.
A exposição tem o título: “Un Seen Steve MacQueen”, na Galerie L´Instant, 46, Rua de Poitou, 75 003 – Paris.
PRÉMIO AMBIENTAL
No Rio, o documentário “Big Men”, de Rachel Boyton e com produção de Brad Pitt, foi o vencedor da 5° Edição do Filmambiente, o Festival de Filmes Ambientais, encerrado no Rio de Janeiro.
O filme conta a história do petróleo no mundo, mostrando as reuniões tensas das grandes petroleiras mundiais.
A autora Cosina Dannoritzer desenvolveu o tema mostrando a preocupação com o descarte de materiais eletrônicos ao redor do mundo e a corrupção existente no mercado paralelo.
RETIFICAÇÃO
Na coluna passada, erramos mostrando a tela de Beatriz Milhazes, como sendo da artista Lygia Clark.
Retificamos o equívoco e mostramos as telas das referidas artistas.
ITHAMARA KOORAX
Brasileira, nascida em Niterói, Ithamara Koorax, na votação da Revista Downbeat, especializada em jazz, é considerada pela crítica internacional como a 3° “Female Vocalist”, do mundo, atrás da 2° colocada Cassandra Wilson e da 1° colocada Diana Krall.
Ithamara é uma das cantoras brasileiras de maior prestígio no exterior e se apresenta com frequência em vários países.
Atualmente, em curta apresentação poderá ser vista no Teatro Copacabana, com o Show “Elizatheando”, em homenagem a sua madrinha musical, a divina Elizethe Cardoso.
Os álbuns de Ithamara são raros de se encontrar nas lojas brasileiras, mas pelas minhas garimpagens cariocas, em lojas que vendem de segunda mão, consegui para meu acervo: “Rio Vermelho”, “Serenade in Blue” e “Love Dance”.
Quanto a Cassandra Wilson e Diana Krall, tenho quase todos.
O casal Alfrendo e Meire Pedra passeando na “Big Apple”, curtiram o “Independence Day”, assistindo o show do Fábio Junior.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
♦ Aconteceu em Feira, até o último dia 13 de setembro a 40° Exposição Agro-Pecuária, no Parque João Martins da Silva.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
♦ Numa promoção do jornal A Folha do Estado, acontecerá dia 7 de novembro “ Feira Night Run”, com largada e Chegada no Shopping Millenium. Informações: 075 3021 2772.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
♦ Após período de lazer e descanso retornou para a Califórnia, onde reside, o empresário feirense Pedro Lúcio Barreto.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
♦ Dias 23 à 28 de setembro, acontecerá a 7° Feira do Livro - “Festival Literário e Cultural de Feira de Santana”, na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum).
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
♦ Geraldo Lima lançará o livro “O Teatro em Feira de Santana”, dia 25 de setembro no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).