Fechar Página

Jose Francisco Brandão
  
 
 
          José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O TEATRO EM FEIRA DE SANTANA & A PICASSO MANIA

Sempre com um olho no mundo e outro em Feira, Brandão passeia entre a Feira do Livro, o Lançamento de Geraldo Lima e o Encontro de Figuras Populares com o a mesma desenvoltura
Publicado em: 05/10/2015 - 20:10:37


CHÁ PARA OS AMIGOS

A queridíssima Sra. Ada Mascarenhas Bahia, recebeu amigos, no último sábado, no aconchegante “Maria Café”, para festejar nova idade. Por la circularam: Sras: Janete Medeiros, Zuleide Bastos, Miracy Marques, Cidinha Kruschewsky, Graziela Falcão, Lícia Silva, Iza Gama, Soraia Salloum, Irma Bahia, Denise Caribé, Fabíola Portugal, Evanise Boaventura, Eliana Silva Navarro, Oydema Ferreira, Cid Daltro, Ruy Barcellos, Airton Pitombo, e todo o clã Mascarenhas e Bahia, o marido Bernardino com os filhos Carlito e Liége Bahia como marido José Ático, José Olimpio com os filhos Vitor e André, com a esposa Lorena e filhas.
O tecladista animava o ambiente com os eternos sucessos, que marcaram uma época agradando a todos.
Em breve, Ada comemorará seu níver com as amigas soteropolitanas.
- As fotos foram clicadas por Lícia Silva.

PRÍNCIPE CHANSONNIER

Foi espetacular o show de retorno do Príncipe Juan de Bourbón (nascido Juan Alberto, Pedro Alcântara, Gabriel Fernando de Coelho, Lisboa Padilla y de Bourbón), no Bistró Paris, na casa Julieta Serpa, no Rio de Janeiro.
Amigos de longas datas e figuras do “hight society” carioca, assistiram o show na platéia, figuras conhecidas da televisão e do cinema, misturaram-se entre as mesas das socialites: Iara Andrade, Eliana Moura, Laura Paderneires, Madelaine Saad, Regina Lemos Gonçalves, entre outros.
- As fotos do Marcelo Bongordino.

O TEATRO EM FEIRA DE SANTANA

Foi concorrido o lançamento do jornalista, Geraldo Lima, “O Teatro em Feira de Santana”, no Cuca, na última sexta-feira (25).
Dezenas de contemporâneos, que nos anos 60 fizeram história no Teatro feirense, marcaram presenças, confraternizando-se, abraçando-se e relembrando as dificuldades e as compensações de fazer teatro na cidade, na época da ditadura.
O livro reune entrevistas e depoimentos de atores feirenses, além de fotos das peças encenadas.
Nessa mesma noite, foi relançado o livro do Milton Brito, “ O Eu, Desiludido”, prefaciado pela poetisa, Eliana Pinto Bacelar, durante a 8° Feira do Livro. Escritores e intelectuais, marcaram presença.
- Fotos do Ruy Barcellos.

“OPINIÃO 65-50 ANOS DEPOIS”

No Rio, o Museu de Arte Moderna – MAM, recebeu uma exposição polêmica para a história das artes visuais no Brasil, há 50 anos atrás, que reuniu uma amostra dos artistas brasileiros, como: Antonio Dias, Carlos Vergera, Rubens Gerchman e Roberto Magalhães.
Depois de 50 anos, uma exposição desdobra-se em dois locais, celebrando a data.
O primeiro segmento de “Opinião 65-50 anos depois”, foi aberta ao público na Pinakotheke Cultural, na Rua São Clemente, 300, em Botafogo e no MAM, na Av. Infante D. Henrique 86 – Aterro.
Dos trabalhos expostos, destacavam-se “Parangolé Bandeira (1964), de Hélio Oiticica;  Aquarela “Estados Desunidos do Brasil” (1965), de Roberto Magalhães; “UDN (Respeitosamente) O Extinto era muito Distinto” (1965), de Flávio Império; “Vencedor” (1964), de Antonio Dias; O Artista Chorando Assina...”, de Wesley Duke Lee (1964) e “Miss Brasil”, de 1965, de Rubens Gerchman.
Na tela do Gerchman, intitulada Miss Brasil, são identificadas, para quem conheceu e ainda se lembra, as candidatas que desfilaram no Miss Brasil 65. São elas: Sandra (São Paulo), Berenice (Minas Gerais) Marilena (Mato Grosso) e Marilda Mascarenhas (Bahia).
 
PRISCILLA, A VOLTA TRIUNFAL

Em Madri, voltou ao cartaz por tempo indeterminado, depois de aclamado como o melhor musical na Espanha, com o Prêmio de Teatro Musical de 2015, “Priscilla, a Rainha do Deserto”, no Nuevo Teatro Alcalá, na Calle de Jorge Juan, 62 metrô (Príncipe de Vergara).
O espetáculo de duas horas e meia, foi visto por milhões de pessoas nos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Suécia, Canadá, Itália, Argentina e São Paulo.
A música tema “I´ll Survive”, na voz da Glória Gaynor, é uma das mais tocadas no mundo.
No palco são mais de 40 artistas que exibem um vestiário de 500 peças e 200 perucas, além do famoso ônibus que pesa toneladas.
Quem não pode pagar os salgados ingressos cobrados nas bilheterias, poderá ver o musical, em DVD, estrelado com o ator inglês Terence Stamp. Vale a pena!

PRIMAVERA FEIRENSE

O primeiro domingo da primavera (27), na “Feira City”, foi comemorado com diversas atividades culturais e esportivas desde às 8h, com caminhadas, passeios ciclísticos, feira de artesanatos na Praça Padre Ovídeo, apresentação de peças infantis nos Teatros, o último dia da 8° Feira do Livro, na Praça do Fórum, e também os festejos dos “Santos Gêmeos”, São Cosme e São Damião, com o tradicional caruru e vatapá, em muitas residências.

PICASSO MANIA

Em Paris, será inaugurada no dia 7 de outubro, no Grand Palais localizado na 3 Avenue de Général Eisenhower, 75008 – Paris, a exposição “Picasso Mania”, que apresentará ao público os colegas do artista: David Hockney; Jasper Johns, Erro, Roy Lichteinstein, Martin Kippenberger, Andy Warhol, Jean Michel Basquiat e Jeff Koons.
Esta mostra representa a figura do artista e suas idéias políticas. Uma das obras mais importantes é o auto retrato de Picasso na sua Fase Blue.,
O público brasileiro que visitou, no Rio, no CCBB, a exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”, comentam a beleza e o sucesso da amostra brasileira.

HOMENAGEM À SOPHIA LOREN
 

Criado especialmente para a eterna musa do cinema, Sophia Loren, o novo batom Dolce e Gabbana, que traz no seu tubo dourado a assinatura da atriz de 81 anos.
O batom cereja é uma homenagem dos estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana, e que o “Sophia Loren n°1”, é a forma de dizer “Obrigado, Sophia pela sua beleza e por ser uma das favoritas do mundo, e que celebram sua história com a criação do seu próprio batom, declararam.
O batom chegará às lojas por US 37 dólares, acima de R$ 150,00.

CAOS, NO ATENDIMENTO MÉDICO

Sabemos que o sistema de saúde no país é péssimo e que milhares de pessoas utilizam diferentes planos de saúde.
Em Feira de Santana, os usuários mesmo com planos de saúde, padecem com uma longa espera, variando de três à cinco horas, para ser atendido mesmo marcando com antecedência e obedecendo a ordem de chegada.
Certos médicos não cumprem os horários, chegam atrasados por mais de uma hora, quando deveriam estar atendendo.
É um caso para ser averiguado e divulgado no Programa Acorda Cidade, do Dilton Coutinho, na Rádio Sociedade.

♦ Quero agradecer as centenas de mensagens virtuais (quase trezentas) de felicitações, pela passagem do meu aniversário, no dia 2 pp, além dos telefonemas recebidos do Rio, Manaus, Salvador e outras localidades. A comemoração foi com uma rodada de pizza, na Pizzaria do João, com direito a um gostoso bolo de aniversário, oferecido pelas amigas, Célia Freire e Lúcia Maria Campos, que foi degustado com os amigos Cid Daltro, Daniela Daltro e outros amigos. Muito obrigado a todos.
 
♦♦♦♦♦♦♦♦
 
A vereadora Gerusa Sampaio recebeu para jantar na última quinta-feira os amigos Frank Borges, Cid Daltro e o casal Péricles Novais e Daniela Lacerda.
 
 
 
 
 
♦♦♦♦♦♦♦♦

 
 
 
 
O casal Augusto e Suzana Barreto Oliveira retornaram de um “tour” europeu e visitou mais uma vez Lisboa, Fátima, Madri e Paris.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
♦♦♦♦♦♦♦♦

O conterrâneo Hermógenes Abdul, conhecido popularmente, como Zé das Caçolas, está na cidade relembrando fatos e revendo os amigos, que aqui deixou. Atualmente, está residindo em Montes Claros, onde atua no ramo empresarial, dividindo os negócios também em Vitória da Conquista. Ele  está na cidade resolvendo pendências de herança.
 
♦♦♦♦♦♦♦♦
No lançamento do livro “O Teatro em Feira de Santana”, de Geraldo Lima, registramos as presenças dos feirenses residentes em Salvador, que vieram para o evento: Nadja Barbosa, Dalvinha Ribeiro, Antonio Miranda, José Carlos Teixeira, Ideval Alves, entre outros.
 
♦♦♦♦♦♦♦♦
 
 
 
O escritor Luis Pimentel, veio do Rio de Janeiro, onde reside há décadas, prestigiar a 8° Feira do Livro e foi ciceroneado pelo confrade Emanoel Freitas, que o levou ao lançamento do livro do Geraldo Lima.
Vale ressaltar que Luís Pimentel é conceituadíssimo no Rio de Janeiro como escritor e jornalista, tendo lançado dois dos o mais recentes livros de sua lavra durante a Feira do Livro de 2015: “Aconteceu na Lapa” e “Bié conhece a fazenda”.
 
 
 
♦♦♦♦♦♦♦♦
 
A feirense internacional Daniela Daltro, radicada na Alemanha, está na “Feira City”, para rever familiares e tratar de “business”.
Jantamos no restaurante Ipicuí, juntamente com seu tio Cid Daltro. Daniela nos contou a sua viagem feita ao Egito, antes de vir para Feira.
 
 
 

♦♦♦♦♦♦♦♦
 
 
 
 

Agradeço o convite do Fã Clube Nacional de Emilinha Borba, para a missa que foi celebrada, sábado (3) na Igreja Nossa Senhora da Lampadosa, no Rio de Janeiro. O tema da missa foi “10 anos sem Emilinha”.
 
 
 
 
 
 
♦♦♦♦♦♦♦♦

O “bon-vivant”, Dr. Péricles Novais curtindo os prazeres da vida, ao lado do seu “love”, Daniela Lacerda, “travelling”, pelo Brasil e exterior.
 
♦♦♦♦♦♦♦♦

De Roma, na Itália, recebo elogios pela coluna Sociedade Contemporânea, de uma feirense casado há mais de vinte anos, com o Dr. Renato Fornaziero. Trata-se de Maria Helena Fornazieiro, que foi casada com o jornalista Franklin Machado.
 
♦♦♦♦♦♦♦♦
 

 
 
 
Afivelando as malas para passar uma semana em Plagas Portenhas, o casal amigo Expedito e Célia Freire. Boa Viagem!
 
 
 
 
♦♦♦♦♦♦♦♦

 
 
 
O vice-prefeito Luciano Ribeiro e Valdna, prestigiaram o lançamento do livro do Geraldo Lima.
 
 
 
 
 
♦♦♦♦♦♦♦♦
 
 
 
 

Mary Barbosa, não pode vir para o lançamento do livro do Geraldo Lima, por estar preparando um Simpósio Internacional de Astrologia no Rio de Janeiro.
 
 
 
 
 
 
 
♦♦♦♦♦♦♦♦

 
 
Foi sucesso o 15° Encontro de Figuras Populares da cidade, no último domingo, na Praça São Francisco, organizado pelo jornalista Reginaldo Tracajá. Durante todo o dia circularam centenas de pessoas ligados a cultura e artes, além de políticos, intelectuais e empresários. No palco vários artistas revezaram-se com suas performances até o início da noite. Parabéns Reginaldo, foi um sucesso.


Fonte: Jose Francisco Brandão







Página de 61




75 92362014


jfbfreitas@oi.com.br





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br