DIA DAS CRIANÇAS
Os festejos comemorativos ao Dia das Crianças, na Feira City, estendeu-se por uma semana, começando com a apresentação do 8° Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), com apresentações das peças: A Menina que Roubava Lixo”. “Sananab”, da Cia Pé de Chinelo (São Paulo); “Vamos a La Praia”, do Grupo de Teatro Basket (Góias); “Ó Mágico de Oss”, da CIA DE ABRAÇOS, do Paraná; “Nem tudo que parece Eh, da Cia de Teatro The Artist, do Espírito Santo, que apresentaram-se nos teatros Margarida Ribeiro e no CUCA, entre os dias 1° à 12 de outubro, que teve apoio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Outras atividades ocorreram em vários bairros da cidade dedicadas à criançada, como a Tropa do Pica Pau, no Parque da Cidade, dirigido por Ruy Barcelos, além da exposição de Brinquedos Antigos, no Shopping Boulevard, e uma exposição de bonecos na UEFS.
Enquanto isso uma animadora carioca foi trabalhar sábado, vestida de Branca de Neve, em uma festa numa favela carioca. Ao chegar, não foi recebida pelos 7 anões e nem pela bruxa para lhe oferecer a maçã e sim, pela turma do tráfico, que fizeram uma revista e liberaram a moça.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONECOS
Aconteceu na Serra Gaúcha, até o dia 11p.p, a 27° edicão do Festival Internacional de Bonecos de Canela, onde apresentou-se as atrações internacionais: “O Bonequinho Espanhol”, Jord Bertrah; o grupo italiano The Family Theater; “Clair de Lune”, da Russia; e Claw Houses, da Grécia.
Os espetáculos foram mostrados nas ruas de Canela, nos espaços dos Teatros Municipal e Laje de Pedra e no Presídio Estadual de Canela.
MODA AFRO
Aconteceu sábado (10) no provisório Mercado de Arte Popular (MAP), na Rua Olimpio Vidal, o 1° Desfile de moda Afro de Feira de Santana, que teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico SETTDEC.
O vestiário afro, foi produzido por costureiras da cidade, instalados e expostos nos boxes. O desfile agradou os visitantes. Valeu a iniciativa.
RALÉ
Do Rio de Janeiro, a atriz diretora Helena Inês, me convidou para o lançamento do evento: Exibições do filme “RALÉ”, no Festival de Cinema do Rio, exibido nos dias 7 e 8 passado, no Cinépolis Lagoon, na sala 6.
O filme “RALÉ”, foi exibido em conjunto com o curta “Escape From My Eyes”, de Felipe Bragança.
“RALÉ” é um filme dentro de um filme, filosófico e musical inspirado na peça “RALÉ”, de Maxin Gorki.
O elenco é formado por Ney Matogrosso, Simone Spoladore, José Celso Martinez, Vera Barreto Leite, entre outros artistas.
Até dia 14 de outubro, mais de 250 filmes de 60 países foram mostrados, em 20 salas de cinema carioca.
“THE BEATLES”
Em Liverpool, na Inglaterra, foi encontrado em uma gaveta, uma fita com os Beatles, tocando “Some Other Guy” , no Cavern Club, em 1962.
O objeto pertence ao produtor de TV Johnnie Hamp, e será leiloado dia 4 de novembro, com renda destinada para caridade.
A gravação é de setembro de 1962, quatro semanas antes do single ser lançado.
O CANTOR DAS MULTIDÕES
O cantor Orlando Silva, se estivesse vivo, completaria 100 anos, no dia 3 de outubro passado. Nascido em 1915, faleceu aos 62 anos, em 1978, no Rio de Janeiro, onde nasceu.
Considerado como o maior cantor surgido no Brasil, desde 1939, quando estourou com o sucesso “Lábios que Beijei”, desde então, foi consagrado como “O Cantor das Multidões”.
O Instituto Cravo Alvim, na URCA, no Rio de Janeiro, apresenta uma exposição sobre ele, que também tornou-se conhecido com os sucessos: Carinhoso, Nada Além, Rosa, Errei, Erramos, As Marchas de Carnaval, Jardineira e Malmequer e os sambas, Abre a Janela, Aos pés da Santa Cruz, entre outros.
O ator Tuca Andrade, há anos atrás, homenageou o artista, com o espetáculo, “Orlando Silva, o Cantor das Multidões”, no Teatro João Caetano, no Rio, o qual assistiu duas vezes, adquirindo o CD, com a trilha sonora.
SCORSESE E ARMANI
Em Paris, organizada pela Cinemateca Francesa, acontece até dia 14/2/16 a exposição “Scorsese”, com uma retrospectiva com filmes e material selecionado pelo próprio Scorsese.
Amigos de longas data, Martin Scorsese, dirigiu o documentário nos anos 90 sobre o estilista Giorgio Armani, que apoia e patrocina a exposição.
Eles já fizeram vários projetos juntos e Armani, apoiou também a iniciativa World Cinema Project, de Scorsese, com o objetivo de restaurar filmes antigos.
REVOLUTION
No Maracanã, no Rio, aconteceu no domingo (11), a festa Revolution, a mais antiga festa LGBT Carioca, que comemorou 13 anos em agosto passado.
A produtora Rosana Amaral, que fez a primeira edição internacional, em Mikonos na Grécia, trouxe para animar a festa no maracanã, o DJ grego, chamado G.S.P.
Foi um sucesso total, conforme relatou “by phone”, um amigo carioca, em animação, hits e prestigiado por gente bonita, frequentadores do “The Week”, carioca e paulista.
A parada gay, realizada em Copacabana reuniu milhares de pessoas, moradores, turistas, curiosos e críticos.
Depois da festa “Revolution”, os comentários é que o Maracanã (Estádio Mario Filho), nunca será o mesmo, Parque da Bola.
ENTRE ELLE ET LUI
O pianista francês Michael Legrand, grande autor de trilhas sonoras, depois de gravar o álbum “Entre Elle et Lui”, em 2013, com a soprana Natalie Dessay, apresentaram-se no Rio com muito sucesso, seguindo em turnê pelo mundo afora.
No show a dupla canta temas de filmes, como: “Yentl” (1983); “Crown, o Magnífico”; “Houve uma vez um verão (1971), entre outros sucessos.
Michael declarou à imprensa que: “o formato da Chanson, com sua aura nostálgica, é um meio perfeito para expressar sentimentos, e que adora a nostalgia porque faz lembrar pessoas queridas.
♦ Parabéns, Zaury
A sra. Zaury Pitombo, aniversariou no último sábado e recebeu felicitações dos amigos e familiares.
Todos sabem que a Sra. Zaury Pitombo foi, é e será eternamente a elegante “Hours Concurs, de Feira de Santana.
Quer queiram, quer não queiram, a Sra Zaury (nascida Araújo Caribé), será eternamente citada e lembrada como Zaury Pitombo.
♦ O dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi festejado na nossa cidade, na capela existente no bairro Feira IX e também em uma casa de eventos que reuniu fiéis e devotos da Padroeira do Brasil.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦
♦ No Museu Parque do Saber, o dia da criança, foi comemorado com atividades para as crianças, além de uma exposição de objetos antigos.
♦ Foi concorrido o Projeto Pedal da Imprensa, no último domingo, no passeio ciclístico que mobilizou centenas de pessoas na Av. Fraga Maia, cuja concentração foi no Shopping Millenium organizado pelos promotores Mateus Mônaco e Rita Moraes, que realizaram o Projeto em Salvador e foi sucesso.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦
♦ Em Salvador, a artista plástica Ana Cristina Montenegro, participou da exposição “Art Decor”.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦
♦ Completará idade nova por esses dias, nossa querida amiga Daniela Daltro, que retornará para Alemanha onde reside. Parabéns!