Fechar Página

Jose Francisco Brandão
  
 
 
          José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O DIA DO PROFESSOR É A DATA MAIS IMPORTANTE DE UMA NAÇÃO

Esta semana Brandão navega entre o Dia dos Professores, lançamento de livros e um final de semana movimentadíssimo
Publicado em: 18/10/2015 - 01:10:46


DIA DO PROFESSOR
 
    Este colunista e o Viva Feira homenageia todos os professores feirenses na ativa, os mestres aposentados e os que já partiram. Lembrando alguns, o quanto foram importantes nos ensinamentos para nossa formação, na juventude, nos cursos primário, ginásio, científico, pedagógico, contabilidade e outros.
    No livro “Mestres do Bem”, da prof° Leila Vitor Fernandes de Oliveira, estão as eternas mestras, embora algumas, que marcaram nossa formação não conste.
    Queridas mestras, recebam nossos carinhos, e o nosso reconhecimento, por nos ter dado “Régua e Compasso”, para o que somos hoje.
PARABÉNS PARA:
Arlete Amorim
Elza Santos Silva
Fabíola Portugal Farias
Baby Oliveira
Eneida Pitiá
Niá Guimarães
Enedith Braz da Silva
Hilda Carneiro
Lélia Vitor Fernandes de Oliveira
Anacy Paim
Maria Amália Daltro Coelho
Amália Laranjeira
Beatriz Rocha Carvalho
Francelina Daltro e todos que ainda estão entre nós.

    “A EDUCAÇÃO É AQUILO QUE FICA DEPOIS QUE VOCÊ ESQUECE O QUE A ESCOLA ENSINOU”.
ALBERT EINSTEIN


    “SE NÃO FOSSE IMPERADOR, DESEJARIA SER PROFESSOR. NÃO CONHEÇO MISSÃO MAIOR E MAIS NOBRE QUE A DE DIRIGIR AS INTELIGÊNCIAS JOVENS E PREPARAR OS HOMENS DO FUTURO”.
D.PEDRO II
 
DOMINGO COLORIDO
 
    Neste domingo (18), na Av. Getúlio Vargas, em Feira City, a partir das 10 hs, acontecerá a 16° Caminhada do Folclore, organizada pela UEFS, através do CUCA, com a participação e apresentação de dezenas de grupos folclóricos da cidade e distritos vizinhos, que mostrarão a cultura, a arte, a história, a dança, além de performances culturais.
    No mesmo domingo, a partir das 13h, acontecerá a 14° Parada Gay da Cidade, com o tema “Reafirmando Valores, celebrando a Vida, organizado pelo Grupo Liberdade e Cidadania Homossexual, na Av. Getúlio Vargas, e haverá a Feira da Diversidade e cidadania com stands da Feira Produtiva Embelleze, Estação da Juventude, Balcão de Direitos Humanos da OAB-FSA-BA. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal e da 67° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
 
WI-FI, NO MUSEU
 
    Em Madri, na Academia de Bellas Artes de San Fernando (Calle Alcalá 13, Metro Sevilla), é permitido a conexão gratuita ao wi-fi, para quem visitar o museu, usando o celular.
    Tal iniciativa permite conhecer o acervo de 1400 pinturas, 600 esculturas, e 15 mil desenhos, de forma personalizada, baixando um aplicativo e criando seu próprio itinerário, adaptando-o ao tempo disponível, por exemplo: uma hora pelas obras de Goya, e escolher obras dos últimos cinco séculos.
    Com o “App Tour”, localiza-se a obra que se quer ver, encontrando toda a informação sobre ela.
 
CHARLES AZNAVOUR
 
    Nascido em Paris, em 22 de março de 1924, Chahnour Vaghinag Aznavourian, passou a assinar aos 9 anos, Charles Aznavour.
    Fez cinema, dirigido por François Truffaut, em “Atirem no Pianista” (1966); por Volker Schlondorff em “O Tambor” (1979), entre outros.
    Na música foi descoberto por Edith Piaf, quando o levou para uma turnê, nos Estados Unidos.
    Atualmente em cartaz com o show “Les Emigrés”, começa com uma canção que diz:
Como você acha que eles vieram?
Eles vieram de bolsos vazios e mãos vazias,
Para trabalhar com a força dos braços
E desvendar um solo ingrato
Como você acha que eles ficaram?
    Durante o show Aznavour, conversa com a platéia, como se estivesse em casa e brinca com a própria idade, dizendo:
    Aos 91 anos quero dizer que minha audição falha, a memória é uma catástrofe e aponta um monitor virado para ele:
    “Por isso eu uso este aparelho, chamado de Teleprompter, não sou o único que usa, mas o único a admitir em público.
    Charles Aznavour, após 4 anos de vagabundagem, como ele diz,  aos 91 anos, o ator, cantor, compositor e embaixador, mostra um vigor em cena que surpreende e encanta o público, além de cantar, dançar, recitar e brincar com o público, publicado no jornal vespertino francês, o Le Monde.
 
DAI, QUEM DERA
 
    Alexandre Mathias, feirense radicado no Rio de Janeiro, há mais de 30 anos, sempre trabalhou como projetista de interiores. Há cinco atrás incluiu no seu ateliê, na Lapa, um Brechó de Roupas e Acessórios.
    Muito comum no Rio de Janeiro, São Paulo e nos grandes centros mundanos, os brechós comercializam roupas novas, semi novas e usadas, que é uma atração para quem procura novidades e curiosidades. Mesmo visitando ou olhando sem compromisso, as pessoas sempre compram alguma coisa.
    Alexandre Mathias recebe de suas clientes da sociedade carioca, roupas, sapatos, bolsas de grifes, adquiridos no exterior, quer seja Paris, Milão, Londres e outros lugares, cujas madames usaram uma vez e deixaram de usar.
    A equipe de figurinistas das emissoras de televisão carioca, são frequentadores e compra as peças de boa qualidade.
    O Brechó “Dai, Quem Dera”, funciona na Rua Joaquim Silva, na Lapa, no Rio de Janeiro e funciona das 18h às 23 horas.
 
MUNDO TEATRAL
 
    A tradicional Loja Teatral, no Rio de Janeiro, referência no aluguel de objetos cênicos para programas de TV, novelas, peças e filmes em todo Brasil, corre o risco de desaparecer, após 105 anos funcionando.
    Pelos quatro andares do espaço de 800 m², produtores saem em busca de objetos para suas produções.
    Começou a ser leiloado peças e objetos raros. O objetivo era reformar a loja, mas não encontraram ninguém para administrar o espaço.
    Das peças existentes, consta a coroa usada por Roberto Carlos, ao ganhar o título “Rei da Juventude”, no programa do Chacrinha, na TV Excelsior; o trono dos concursos de miss Brasil entre os anos 1940 e 60; uma espada de Infantaria de Dom Pedro II, e muito mais.
    A história da empresa se confunde com a do país.
 
FESTIVAL MIMO
 
    A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, foi a primeira a receber o “Festival Mimo”, que combina música e cidades históricas, nesse mês de outubro, que teve como destaque internacional, o instrumentista britânico Jacob Collier, famoso por ser uma “Banda de um Homem Só”.
    O festival seguirá em turnê pelo Brasil, se apresentando em Tiradentes, dias 16 e 17 de outubro); Rio de Janeiro (dias 13 a 15 de novembro), e Olinda (de 20 a 23 de novembro).
    A atração dessas apresentações é a fusão do Rock, funk, jazz e ritmos africanos de Salif  Keita, do Mali, e o repertório erudito do trio comandado pelo israelense Pianchas Zukerman.
    A criadora do festival, Lú Araujo, pretende levar o MIMO para a Europa em 2016
.
 
 
♦ Dias 5, 6, 7 e 8 de novembro teremos o VI Mega Encontro Nacional de Motociclistas em Feira de Santana, na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum).

 
No CUCA será apresentado, no dia 16, o “Saral de Quintal” que reunirá Marcia Porto, Mano Gavazza e PorQu4tro, com a participação de J. Veloso.
 
 
 
 
 
 
 
 
Dia 20, terça-feira, será comemorado um duplo aniversário, do colunista Ailton Pitombo e da empresária Rita Dórea, no Flor do Maracujá da Kalilândia, às 17h. Parabéns para ambos Comentaremos na próxima.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O casal Alfredo e Vera Falcão, visitam mais uma vez o Velho Mundo.
 
 
 
 
 
 
 
 

Sra. Michelle Marie Magalhães comemoram seu aniversário, na Cidade Luz, no último domingo. Parabéns!
O livro Rádio Am Sociedade de Feira foi lançado na quinta feira no MAC, reunindo radialistas e comunicadores de modo geral. A autoria é do Itamar Ribeiro.


Fonte: Jose Francisco Brandão







Página de 61




75 92362014


jfbfreitas@oi.com.br





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br