Fechar Página

Jose Francisco Brandão
  
 
 
          José Francisco Brandão de Freitas, é feirense, nascido em 02/10/1951, no antigo "ABC" (hoje Avenida Sampaio). Morou maior parte de sua vida em Feira de Santana, entre a Rua Direita (hoje Rua Conselheiro Franco), e a Rua da Aurora (hoje Desembargador Felinto Bastos), até os 20 (vinte) anos, quando foi morar no Rio de Janeiro. Estudou e se formou em Turismo, especializou-se em administração hoteleira, fez vários cursos de línguas, e por fim formou-se em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, trabalhou em várias redes hoteleiras nacionais e internacionais, e após aposentar-se voltou para sua cidade natal onde lançou dois livros: "Reminiscências de Feira de Santana" (2013), e "Eme Portugual – O Mito Social Feirense" (2014), cuidando assim da recuperação da memória de Feira de Santana. Atualmente escrevendo as memórias de Cid. Daltro.



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

ANIVERSÁRIOS E OS MELHORES DO MUNDO EM EVIDÊNCIA

Como sempre, vivendo Feira e atento ao que de importante acontece no mundo, Brandão faz uma viagem no aniversário da série James Bond
Publicado em: 23/10/2015 - 22:10:28


ANIVERSÁRIOS

Ao cair da tarde da última 3° feira (20), o restaurante Flor do Maracujá, da Kalilândia, recebeu a sociedade feirense, para a dupla comemoração dos aniversários do colunista Ailton Pitombo e da empresária de buffet, Rita Dórea.
Mais de uma centena de convidados foram abraça-los e se deliciaram com as iguarias preparadas pela anfitriã.
A animação ficou por conta do cantor feirense Djalma Ferreira, que saudou os aniversariantes com “Parabéns para vocês”.
Tudo funcionou bem e a proprietária do restaurante, Sra. Tania Barreto supervisionou todo o “staff”. Na próxima coluna, mostraremos as fotos.

SERPENTINA

A Fundação Senhor dos Passos e o Núcleo de Preservação da Memória Feirense, relançou o número 1, da revista Serpentina de Feira de Santana, datada de abril de 1941, organizada por: Carlos Alberto Almeida Melo, Carlos Alberto Oliveira Brito e Dimas Oliveira.
É uma leitura interessante que nos leva a uma viagem ao passado, vivido pelos nossos pais e avós.
É uma maneira de conhecer e saber como era a nossa cidade.
 
PROTOGRAPH 51

Em Londres, a atriz Nicole Kidman, volta ao Teatro Londrino, depois de 17 anos, para interpretar a cientista britânica Rosalind Franklin, pioneira em biologia molecular que ajudou a desvendar o DNA.
A peça de autoria de Anna Zielgles dura 95 minutos e está em cartaz no Teatro Noel Coward, até o dia 21 de novembro.
O preço do ingresso não é barato, custa 125 libras, equivalente a R$ 800,00 reais.

MOCINHO BONITO

A cantora carioca Dóris Monteiro completou 81 anos, comemorado durante um show, no Otto Bar e Restaurante na Tijuca (RJ).
Os fãs e saudosistas foram as lágrimas quando ela cantou sucessos dos anos 50 e 60: Dó-Ré-Mi, Bilhete, Fim de Caso e o clássico Mocinho Bonito, de Billy Branco, cuja letra tem uma frase muito atual, nos dias de hoje:”No corpo é atleta, mas no crânio é menino”.

OS MELHORES DA AMÉRICA DO SUL

Os vencedores do World Travel Awards, escolheu Quito como o melhor destino turístico na América do Sul, ganhando também na categoria destino ecológico pelas Ilhas Galápagos. O Chile ficou com o título de melhor destino de aventura. O Peru manteve a liderança com sua herança gastronômica e cultural. A Argentina foi premiada como melhor destino de patrimônio.
Entre os hoteis, o Swissotel no Equador foi eleito o melhor da América do Sul. O Uruguai levou o prêmio principal na categoria resort para familiares, com o hotel Sheraton Colonia Golf e Spa.
O Hotel Belmont Monasteru de Cusco, no Peru, venceu como hotel patrimônio.
No Rio, o Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá levou o prêmio de melhor porto da América do Sul, pela sexta vez.
O Hotel Dom Pedro Laguna Resort, em Aquirez, no Ceará, venceu como o melhor Resort de Praia.

TEATRO NATHÁLIA TIMBERG

A Sra. Milú Villela, presidente do Itaú Cultural, patrocinará a peça “33 variações”, que vai inaugurar o Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca – RJ.
A inauguração será com a estréia do espetáculo, marcada para dia 8 de janeiro de 2016.


LINA BO BARDI

A Universidade de Maryland, localizada a 14 quilômetros de Washington, realiza até 8 de janeiro de 2016, uma exposição sobre a vida da arquiteta ítálo-brasileira, que foi uma das principais expoentes do modernismo no Brasil.
Com o apoio dos Embaixadores do Brasil e da Itália, há debates sobre as obras da arquiteta, na Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação, na Universidade de Maryland.
Lina Bo Bardi é famosa por projetar prédios emblemáticos na Capital paulista, como o Masp, o Sesc Pompéia, a Casa de Vidro, entre outros trabalhos.
Naturalizada brasileira, foi ativa na vida cultural do Brasil. Ela é co-fundadora da revista “Habitat” e atuou em design, móveis, cenografia, ajudando na criação de museus na Bahia e Nordeste Brasileiro, unindo a formação italiana à realidade nacional.
A exposição foi elaborada por Zeuler Lima, com fotos e vídeos de Paul Clemence e Nelson Kon, e uma visão de Catherine Vakos, sobre o ensino da arquitetura.
Na Bahia, Lina projetou o Teatro Gregório de Mattos, no Pelourinho, e a restauração do Projeto do Museu Solar do Unhão entre outros.
Lina nasceu em 1914 e faleceu em 1992.

CINQUENTA ANOS DE ESTILO BOND

A exposição “Desenhando 007”, já foi vista em várias partes do mundo, como: Londres, Xangai, Russia, Madri e outros lugares.
A exposição se divide em 8 salas e oito cenários, dentre eles, dedicados a “007 Contra Goldfinger (1964); “007 – Cassino Royale (2006); O Satânico Dr. No (1962); o escritório de M, onde Bond recebe sua identidade secreta, ao laboratório de Q, com suas brilhantes invenções e os vilões. São mais de 500 objetos originais, desde o biquini usado por Ursula Andrews no filme Dr. No (1962); o revolver de ouro em “007 contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974).
O famoso agente, criado por Ian Fleming, foi interpretado por: Sean Conner, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig.
O novo filme da série “Spectre 007”, estréia dia 26 de outubro no Reino Unido e Irlanda e no resto do mundo dia 5 de novembro.

EXPOSIÇÃO NUTRI

Em Roma, está em cartaz até dia 15 de novembro, no Museu ARA PACIS, a exposição “Nutrir o Império, História da alimentação de Roma e Pompéia”, mostrando o que os romanos comiam, como conservavam os alimentos, e como transportavam toneladas de alimentos de longínquas áreas do mediterrâneo até o centro da capital do Império, cuja população da época chegou a 1 milhão de habitantes.
O ARA PACIS é um altar dedicado pelo primeiro imperador de Roma, Otávio Augusto, à deusa Pax.
A exposição conta com objetos arqueológicos, maquetes e reconstruções multimidiáticas, mostrando o vinho que os romanos bebiam, produzidos na Gália, em Creta e no
Chifre.


 
 
 
 
 
 
 
 
♦ Aconteceu no Ibiza Eventos, o “Summer Mix Day”, na última quarta feira (21), com desfile das melhores marcas reunidas em um único evento. Na foto ao lado, a simpatia eletrizante da querida Antonia Carlinda e a designer de joiás, Virginia Falcão.

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

Em Salvador, a Sra. Solange Rodrigues, uma das mais elegantes da Bahia, troca de idade, comemorando com almoço, entre os familiares, no magnífico apto. de Ondina.

 

 

 




 
 
 
 
 
 
 

Acontecendo às sextas feiras, no Maria Caffé, no Pateo Buriti, a partir das 18 horas, um “Happy Hour”, com o cantor Flávio Bastos.

 

 

 

 

 




O Festival de Fotografia do Sertão na sua 2° edição, acontecerá de 11 a 15 de novembro, em Feira de Santana.



 
 
 
Na foto ao lado, duas grandes locomotivas sociais, sempre presentes nos importantes acontecimentos da cidade. Sras. Ada Bahia e Consuelo Carvalho.

 
 
 


 
 
 
 
 

O casal Ivan e Juscelina Dórea, viajarão no final do mês, para o Velho Mundo, começando o tour em Lisboa, para visitar feirenses residentes por lá.

 


 
 


 
 
 
Os amigos Enio e Fabiana Ribeiro Portugal estão em Porto Alegre visitando os parentes, que lá residem.

 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
A cantora Simone Sampaio foi a atração na comemoração no dia do médico (18), na Associação Baiana de Medicina.

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

Também trocando de idade a queridíssima Lui Brito. Felicidades.
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
Dia 29, às 19h, haverá uma missa na Catedral Matriz, para celebrar o centenário do ilustre intelectual Prof. Dival Pitombo e, no dia seguinte, 30, haverá uma exposição do seu acervo no Museu Parque do Saber e lançamento do seu memorial.


Fonte: Jose Francisco Brandão

Fotos







Página de 61




75 92362014


jfbfreitas@oi.com.br





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br