TOUR SOCIAL NATALINO
Antes de Feira de Santana transforma-se em metrópole, as famílias reuniam-se nas residências para festejar a noite do Nascimento do Menino Jesus, ouvindo as tradicionais músicas do LP de Luiz Bordón, com sua narpa, degustando peru com farofa, salada de maionese e arroz, beliscando as diversas iguarias nas mesas, contemplando com as velas de decoração feitas de cartolina, parafina, isopor, plásticos enfeitados com bolas de natal e fitas vermelhas ou verdes, além de admirar as árvores de natal e o presépio antes de assistir, à meia noite, a tradicional missa do Galo, quando íamos à pé, ou em grupo ou em veículos. Assim era o natal feirense.
Este ano (2015), dos muitos convites que recebemos, para “passar o natal lá em casa”, a noite foi curta para atender os convites.
Passamos no início da noite na cinematográfica house de Guto e Luci Silva que recebeu a família e os amigos para drinkar, presentear e abraçar.
Em seguida jantamos com o casal Augusto e Suzana Barreto Oliveira, na companhia dos filhos, noras, amigos, familiares e netos, que nos recebeu com a categoria de sempre.
Muito além da meia-noite, passamos na Casa de Alfredo e Mary Pedra, que recebeu ao redor da piscina, toda a família e os amigos para jantar, dirnkar e saborear os variados petiscos, com uisque e champagne servidos por atenciosos garçons e a animação da noite foi um conjunto musical que animou a juventude presente, prolongando-se por toda a madrugada.
Foi uma noite de paz, harmonia, confraternização e alegrias, na companhia do confrade Cid Daltro.
DEBUT ÁRABE
O calendário social das grandes festas na “Feira City”, encerrou o ano com a magnífica festa árabe dos 15 anos de Jamille Makhoul Gharib, na Mansão 888, no último dia 19.
Seus pais Sabaa Gharib e Azize Marhoul, proporcionaram à sociedade feirense, uma inesquecível noite tipicamente árabe, com direito a dança do ventre e um conjunto que executou ritmos árabes, com bailarinos e um fartíssimo buffet com iguarias árabes, com garçons a caráter, champagne e uisque.
As convidadas elegantes e belas, vindas de outras plagas, usaram belíssimos vestidos, complementados com verdadeiras jóias.
Não me surpreenderia em saber se as elegantes mulheres usaram modelos dos famosos costureiros libaneses Elie Saab ou Zuhain Murad. Foi fantástico!
EDITH PIAF
A França comemora o centenário, se estivesse viva, de um dos patrimônios culturais, na área da música. Trata-se de Edith Giovanna Gasision, nascida em 19/12/1915, e mundialmente conhecida como Edith Piaf, falecida aos 47 anos, em 10 de fevereiro de 1963.
Sua vida conturbada, sofrida, de altos e baixos, transformou-se no filme “Piaf, Um Hino ao Amor”, interpretado pela atriz francesa Marion Catillard, ganhadora do Oscar de melhor atriz de 2007, tornando-se a segunda francesa a ganhar estatueta, cuja primeira atriz francesa foi Simone Signoret, em 1960, com o filme “Almas em Leilão”.
Edith Piaf, apresentou-se em São Paulo, no Lord Palace Hotel e no Rio de Janeiro, no Copacabana Palace, em 11 de maio de 1957, ao lado da cantora brasileira Marlene, que foi convidada pela Edith para cantar no Teatro Olimpia de Paris, em 1958.
Na voz de Edith Piaf ficaram eternas as músicas: Hymne à L´amour, Non, Je ne regnette rieu, La Vien em Rose, Ne me Quitte Pas, entre outros.
Em 1984, a grande Bibi Ferreira, interpretou Edith, no musical Piaf, no Teatro Ginástico Português, cujo programa e ticket do ingresso guardo até hoje.
MISS UNIVERSO 2015
Agradeço as fotos enviadas por Marcos Hirakawas das belíssimas candidatas e vencedoras do MISS UNIVERSO 2015.
Aos amigos e leitores virtuais do Facebook, que nos acompanha, elogiam, comentam, curtem e, também, aos que lêem, mas não curtem e, também aos que tentam ignorar ou esnobar, dizendo que não viu, ou está sem internet, retransmitimos os acontecimentos sociais que comparecemos em 2015.
Eis os acontecimentos, sem ordem cronológica:
1 – Reencontro da turma dos anos 60
2 - Casamento de Suellen Cedraz
3 – Casamento de Luanda
3 – Casamento de Almiro Vanconcelos
4 – Casamento de Cupertino
5 – Aniversário de Denise Caribé
6 – Aniversário de Ada Bahia
7 – Aniversário de Janete Freitas
8 – Aniversário de Rita Dórea e Ailton
9 – São João de Leia Silva e Guto
10 – Livro do Teatro do Geraldo Lima
11 – Posse de Emanoel Freitas
12 – Aniversário de João Veloso
13 – Feijoada dos Laranjeiras
14 - Troféu Quem é Quem
15 – As elegantes do Ano:
Solange, Zauri, Luci, Liduina, Denise, Ada, Vilma, Suzana, Ozana, Rita Maia, Mary Pedra.
16 – Memorial Dival Pitombo
Parabenizamos os aniversariantes:
Celia Pires
Elida Carolina Lessa
Ligia Motta
Antonio Belo Alencar
Maria Dalva Messias
Katia Carvalho
Fernando Torres
José Carlos Teixeira
Alessandra Torres
Levi Ramos
Nessa última coluna de 2015, desejamos aos amigos e leitores virtuais, que acompanham a coluna Sociedade Contemporânea, desde janeiro, um Feliz Natal, com muita paz, na mente e coração, que amem, respeitem e compreendam o seu semelhante, e que no Ano de 2016 sejam realizados os projetos não concretizados no ano que finda. Nós do Viva Feira, desejamos aos leitores virtuais, saúde, paz, alegrias e felicidades.
Feliz Ano Novo!
Créditos das fotos: Cid Daltro, Ruy Barcellos, Ailton Pitombo e Viva Feira