Fechar Página

João Bosco do Nordeste
     João Bosco Silva que adotou artisticamente o nome de João Bosco do Nordeste, é natural de Cajázeiras, estado da Paraíba, filho de Waldemiro Ludgero da Silva e Nelcina de Almeida Silva é casado, com Sônia Nascimento Silva, com quem teve quatro filhos, que são: Danusa Emile, Débora Elaine, Diane Elis e Douglas Eder, é professor, mestre em Educação, trabalhou por mais de trinta anos no Banco do Nordeste do Brasil - BNB, pelo qual é aposentado, foi gestor de projeto da PMFS até dez/2019, é poeta, escritor, multi-instrumentista, e grande ativista e mobilizador cultural. Mudou-se para Feira com sua família ainda menino, em 1958, e aqui teve sua formação, viveu parte de sua infância e adolescência, estudou na Escola João Barbosa de Carvalho, no Colégio Municipal e no Colégio Estadual de Feira de Santana. Possui graduação em Letras com Inglês, e pós-graduação em Literatura e Diversidade Cultural, da Universidade Estadual de Feira de Santana. É pós-graduado também em Negócios e finanças pela Escola Superior Aberta do Brasil. É Mestre em Educação pela Universidad Europea Del Atlantico - UNEATLANTICO (Espanha) e Universidade Internacional Iberoamericana, com Especialidade em Educação Superior – UNINI (Porto Rico), de modo que podemos afirmar, que Feira lhe deu, oportunidades, “regra e compasso”, e ele restitui a cidade que adotou, sem nunca negar suas origens, com muito trabalho e dedicação, participando de sua vida cultural e ajudando na formação dos mais jovens com os conhecimentos que adquiriu durante sua jornada!
      No Banco do Nordeste, exerceu várias atividades, chegando na sua aposentadoria ocupando o cargo de Gerente, conquistado por mérito, na sua trajetória cultural já tem 59 livros publicados, entre solos e antologias, pelas editoras Literarte internacional, Mágico de Oz, Funtitec, Comunicação, AFBNB, Sucesso, EHS, Versejar, Helvétia, Recanto das Letras, Futurama, Gaya, Becalete e Pensador, como compositor tem mais de 100 composições que tem passado a exibir em um canal do YouTube e outros aplicativos da internet. Sua obra justifica ter sido contemplado com várias premiações e atualmente participar das seguintes Academias: Letra de Fortaleza; de Letras de Goiás, de Letras e Músicas de Salvador; de Belas Artes de Minas Gerais, dos Núcleos internacionais da Literarte em Portugal, Chile, Buenos Aires, Luminescence (França), Akademia Alternativa Pegasiane (Albânia/Brasil). Moçambique e Itália (previsão em 2021). Comendador da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes.

Livros publicados: 1) Rapsódia de contos curtos – fiscalizando os fiscais do banco; 2) Rapsódia de um Sonhador; 3) Rapsódia de um contador de histórias, 4) Rapsódia de Perebinha na Rádio Quionda, 5) Rapsódia de contos em Literacity, 6) Rapsódia da Literatura Brasileira, 7) Seis Ebooks de Literatura brasileira, 8) Certificação Abecip, 9) Certificação Febraban.



RAPSÓDIA DE LITERATURA

Pensamentos nº 9

Da Série O ser que se diz humano
Publicado em: 04/10/2021 - 10:10:49


01) Aprenda a plantar sementes boas, enquanto o tempo é favorável para colher bons frutos no futuro, meu amigo, pois nas intempéries poderá ter de comer o joio misturado com o trigo.

02) Quem vive para deixar uma herança moral ruim na vida, a sua ausência nem sequer será sentida.

03) Ao acordar pela manhã, lembre-se logo da noite o dia inteiro, de como vai querer que esteja a sua cabeça quando estiver deitada no travesseiro.

04) Quem tem projetos a movimentar, não pode ser rude com as pedras que se encontram paradas, pois até mesmo as quietas são perigosas ao se deslocarem.

05) Aprenda enquanto é tempo: vive melhor quem sabe aproveitar os momentos de seu próprio sofrimento, pois quem provoca a sua dor não suporta ver a sua cura de contentamento.

06) Quem se diz que sabe tudo, vagalume sabe mais. Vagalume acende a bunda, coisa que ninguém não faz.

07) A alegria é a grande responsável pela riqueza do rejuvenescimento da alma, por isso não dê muita atenção aos pobres de espírito, que só sabem lhe trazer tristeza.

08) Para saber se valeu a pena conquistar o topo da montanha, basta ver até aonde a sua visão alcança após a escalada.

09) Quem só se preocupa com a vida dos outros, sempre esquece da sua, por isso, a boca educada não tem ouvido na rua.

10) O risco da morte é viver sem sonhos, por isso é que animais dormem em camas, e sonhadores dormem nas nuvens.

11) É sensato saber esperar, pois na vida, assim como num jardim, nascem primeiro os espinhos. A flor demora crescer, por isso acostume a furar os dedos antes de cheirar a flor. Sem sacrifícios, não se alcança as pétalas.

12) A oportunidade é como uma corda amarrada para quem caiu num despenhadeiro. Por isso, segure firme e vá subindo devagar, pois na pressa pode quebrar o socorro e jogar o resto da vida num pesadelo.

13) Na juventude, quais foram os seus sonhos e projetos para a vida adulta?  Se não os tem, aceite os que o destino lhe reservarem, sem reclamação, por favor.

14) A mulher é a flor do caminho, e quem a respeita não passa pela estrada sozinho. Mulher erra, e homem também, por isso, quem errar primeiro, peça o perdão de outrem.

15) Não tenha muita esperança nos seus olhos, se o coração estiver partido, pois muito do que os olhos enxergam, o coração não vê sentido.



Fonte: João Bosco da Silva







Página de 28




boscodonordeste@gmail.com

© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br