Fechar Página

João Bosco do Nordeste
     João Bosco Silva que adotou artisticamente o nome de João Bosco do Nordeste, é natural de Cajázeiras, estado da Paraíba, filho de Waldemiro Ludgero da Silva e Nelcina de Almeida Silva é casado, com Sônia Nascimento Silva, com quem teve quatro filhos, que são: Danusa Emile, Débora Elaine, Diane Elis e Douglas Eder, é professor, mestre em Educação, trabalhou por mais de trinta anos no Banco do Nordeste do Brasil - BNB, pelo qual é aposentado, foi gestor de projeto da PMFS até dez/2019, é poeta, escritor, multi-instrumentista, e grande ativista e mobilizador cultural. Mudou-se para Feira com sua família ainda menino, em 1958, e aqui teve sua formação, viveu parte de sua infância e adolescência, estudou na Escola João Barbosa de Carvalho, no Colégio Municipal e no Colégio Estadual de Feira de Santana. Possui graduação em Letras com Inglês, e pós-graduação em Literatura e Diversidade Cultural, da Universidade Estadual de Feira de Santana. É pós-graduado também em Negócios e finanças pela Escola Superior Aberta do Brasil. É Mestre em Educação pela Universidad Europea Del Atlantico - UNEATLANTICO (Espanha) e Universidade Internacional Iberoamericana, com Especialidade em Educação Superior – UNINI (Porto Rico), de modo que podemos afirmar, que Feira lhe deu, oportunidades, “regra e compasso”, e ele restitui a cidade que adotou, sem nunca negar suas origens, com muito trabalho e dedicação, participando de sua vida cultural e ajudando na formação dos mais jovens com os conhecimentos que adquiriu durante sua jornada!
      No Banco do Nordeste, exerceu várias atividades, chegando na sua aposentadoria ocupando o cargo de Gerente, conquistado por mérito, na sua trajetória cultural já tem 59 livros publicados, entre solos e antologias, pelas editoras Literarte internacional, Mágico de Oz, Funtitec, Comunicação, AFBNB, Sucesso, EHS, Versejar, Helvétia, Recanto das Letras, Futurama, Gaya, Becalete e Pensador, como compositor tem mais de 100 composições que tem passado a exibir em um canal do YouTube e outros aplicativos da internet. Sua obra justifica ter sido contemplado com várias premiações e atualmente participar das seguintes Academias: Letra de Fortaleza; de Letras de Goiás, de Letras e Músicas de Salvador; de Belas Artes de Minas Gerais, dos Núcleos internacionais da Literarte em Portugal, Chile, Buenos Aires, Luminescence (França), Akademia Alternativa Pegasiane (Albânia/Brasil). Moçambique e Itália (previsão em 2021). Comendador da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes.

Livros publicados: 1) Rapsódia de contos curtos – fiscalizando os fiscais do banco; 2) Rapsódia de um Sonhador; 3) Rapsódia de um contador de histórias, 4) Rapsódia de Perebinha na Rádio Quionda, 5) Rapsódia de contos em Literacity, 6) Rapsódia da Literatura Brasileira, 7) Seis Ebooks de Literatura brasileira, 8) Certificação Abecip, 9) Certificação Febraban.



RAPSÓDIA DE LITERATURA

AS AVENTURAS DE PEREBINHA - EPISÓDIO VII

O questionador
Publicado em: 13/10/2021 - 09:10:33


Depois das poesias do programa anterior, Perebinha passou duas semanas sem aparecer, mas de tanto ligarem para a Rádio Quionda, foi marcada outra entrevista, pedindo cuidado com o que ele iria dizer.

LOCUTOR:

- Bom dia ouvintes! Temos aqui novamente o nosso convidado especial, que chegou em cima da hora, atendendo a muitos pedidos de vocês. Ele é o sabido menino Perebinha. Dê bom dia ao povo.

PEREBINHA

- Bom dia povo escutador da rádio! Olha eu aqui de volta com as minhas dúvidas complicadas, que na escola as professoras não explicam. Quer ver? Quem rebola a perereca vai estudar para ser o que na vida? Minha irmã disse que está aprendendo rebolar a perereca dela para ficar rica. Outra: Quando um homem bate numa mulher tem a lei da pena. E quando uma mulher quer bater num homem, o que ele precisa fazer imediatamente? E outra: Com qual idade a gente fica sabendo se um ser humano está treinando para pular a cerca?

O LOCUTOR:

- Não é povo escutador de rádio, e sim ouvintes. Pergunte a sua irmã esse negócio de perereca. Se a mulher apanha, não é da pena, é Lei Maria da Penha. Eu acho se o homem apanhar, precisa acionar a justiça. Sobre o negócio de pular a cerca, não sei.

PEREBINHA

- Tá vendo? Não sabe da perereca. O homem precisa é de um bom tênis para correr, e não justiça. O bebê, quando pula o cercado do berço, pode saber que vai pular a cerca no casamento também.  Outra: Quando um casal vai comprar uma casa, quem escolhe primeiro, o homem ou a mulher?

O LOCUTOR:

- Esse negócio de pular cerca é loucura, rapaz! Desde pequeno nunca pulei berço, nem cercado. Quem escolhe a casa é a mulher.

PEREBINHA

- Acertou! É a mulher mesmo. Depois de comprada, se o homem não gostar, faz como meu tio Pirôbo, marido de tia Dora, vai expulso da casa, pois se ela escolheu, é dela. Por falar de ir embora, quem mais pede taxi ou Uber, o homem ou a mulher?

O LOCUTOR:

- O negócio da casa é verdade, comprei uma, mas depois briguei com a mulher e tive de sair. Outra:  quem mais pede taxi ou Uber, é a mulher.

PEREBINHA

- Errou! Quem mais pede taxi ou Uber é o homem. A mulher não pede, ela manda vir logo. Outra coisa: Um dia a vizinha chamou minha irmã de galinha, e depois pediu desculpa, que estava de cabeça quente. Quando é que a mulher esquenta mais a cabeça?

O LOCUTOR:

- É complicado mesmo. Sobre a galinha, não vou explicar nada. A mulher fica de cabeça quente quando alguém enche o saco dela com problemas, principalmente nos dias que elas estão nervosas.

PEREBINHA

- Já sei o que galinha. A mulher fica de cabeça quente no secador do salão de beleza. Lá um dia uma mulher ficou com raiva de mim, com um negócio branco no rosto, e eu perguntei o que era, e ela disse que era para ficar bonita. Eu disse, porque não fica? Ela me xingou todo. Outra: Se o marido dela é irmão da minha mãe, ele é tio da filha do meu pai?

LOCUTOR:

- Agora embolou tudo. Você faz cada pergunta menino! Mulher não gosta que fale de feiura. Você tem de falar que são lindas. O irmão da sua mãe é o seu tio e tio da sua irmã. O irmão do seu pai é tio seu e da sua irmã também.  

PEREBINHA

- Só vou chamar mulher de linda a dona Linda. Agora responda: Se tiver duas mulheres num parque, uma segurando um pepino e a outra abraçada numa árvore, qual das duas é a casada?

LOCUTOR:

- Menino, as mulheres fazem de tudo para ficarem bonitas. E ficam mesmo, por isso vão sempre aos salões de beleza. Sobre a pergunta, essa é fácil. É aquela que está abraçada na árvore, lembrando do marido com amor.

PEREBINHA

- Mas algumas mulheres só andam em salão e não conseguem ficar bonitas, e ninguém tem coragem de dizer a elas. A resposta da casada no parque está errada. É a que está com aliança de casada na mão esquerda, seu maldoso.

O LOCUTOR:

- Ah é mesmo! Esqueci de olhar para a aliança.

PEREBINHA

- Tem hora que mulher se faz de surda? O povo grita para a mulher de seu Luiz da padaria que ele é corno. Ela fica surda e nem escuta. O que é corno? Minha mãe diz que dona Linda é mais velha do que a moda de cagar abaixado e mais feia que sorriso de dinossauro. Outra: Porque o cavalo do seu irmão não tem umbigo? Quando a mulher se faz de surda?

O LOCUTOR:

- Mulher sabida nunca se faz de surda. Elas ouvem tudo e respondem. Você ainda não sabe o que é uma mulher bonita. Esse negócio de seu Luiz é coisa de adulto, mas eu nem sei direito o que é. Ninguém é tão feia assim. Sua mãe estava brincando. Eu nunca havia percebido que os cavalos do meu irmão não têm umbigo. Só animais com placenta têm umbigo. Os que nascem de ovo não têm umbigo. Agora quem vai perguntar sou eu. Você não é metido a sabido? Então quem matou Lampião? E Maria Bonita? Quem matou John Lennon? Quem matou Getúlio Vargas? Quem matou Abel?

PEREBINHA

- Êpa, êpa! Agora virou programa policial? Sei lá quem matou ninguém. Não sei e nem me interessa. Pergunte pra polícia! Responda: Lá em casa, quem é o filho do meu pai e minha mãe e não é o meu irmão?

LOCUTOR:

- Essa é fácil. Quem não é seu irmão é a sua irmã.

PEREBINHA

- Eu falei filho e não filha. Não tenho irmão, só irmã. Sou eu mesmo, seu abestalhado kkkkkkk. Se uma jovem mulher feia e pobre perguntar o que deve fazer para arrumar um namorado, que você diz a ela?

LOCUTOR:

- Essa do irmão então foi outra pegadinha. A jovem deve ser simpática e cantar na igreja. Acertei?

PEREBINHA

- Cá cá cá seu besta. Fale para ela ficar rica e bonita. Homens querem primeiro o patrimônio da família.

LOCUTOR:

- Miserável, me pegou de novo. Cala essa boca seu pestilento! Vá lamber mel na bunda das abelhas. Chega! Até a próxima semana. Thau pessoal!

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto do livro – Rapsódia de Perebinha na Rádio Quionda - ISBN 978-65-86453-00-3

(Sempre teremos novas peripécias de Perebinha nesta coluna)



Fonte: João Bosco da Silva







Página de 28




boscodonordeste@gmail.com

© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br