Fechar Página

Guache Marques
É natural de Feira de Santana, 1954, onde iniciou seus estudos preliminares sobre artes. Em Salvador concluiu, em 1980 na Escola de Belas Artes, o curso de Artes Plásticas pela Universidade Federal de Bahia, quando foi monitor das disciplinas Desenho Artístico e Técnicas de Representação Gráfica dos professores Ailton Lima e Jamison Pedra, respectivamente. Nesse mesmo ano começou a frequentar as Oficinas de Arte em Série do Museu de Arte Moderna da Bahia, sob coordenação do artista plástico e Professor da EBA-UFBA, Juarez Paraíso como aluno e, mais tarde, como Professor Orientador nas técnicas de Xilogravura, Litogravura e Gravura em Metal. A partir daí iniciou, efetivamente, sua participação em importantes salões e exposições coletivas na Bahia, Buenos Aires, Paris e em outros estados brasileiros. Possui obras em coleções particulares em Buenos Aires, Bruxelas, Washington D.C. e Paris.

Junto com outros artistas, realizou vários painéis em Salvador: Escola Polivalente do Cabula, Artistas em defesa do Parque São Bartolomeu, outdoor para a XIV Jornada de Cinema da Bahia, Iguatemi – Projeto Natureza Viva – Dia mundial do meio Ambiente, Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, Biblioteca Centra l da UFBA, entre outros. Possui quadros em acervo do MAMBa (Museu de Arte Moderna da Bahia), Museu de Castro Alves em Muritiba, ACBEU (Associação Cultural Brasil Estados Unidos), Faculdade de Geologia – Pavilhão de Aulas da UFBA, Gabinete Português de Leitura, Museu Regional de Feira de Santana – CUCA, alem de doações para a campanha em prol da Irmandade da Boa Morte em Cachoeira, pela preservação da Ararinha Azul, em defesa do Parque São Bartolomeu, em Homenagem aos 70 anos de Mãe Stela do Ilê Axé Opô Ofonjá e em defesa do povo da Nicarágua, entre outras. Participa regularmente da Campanha Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida – Comitê Salvador, tendo inclusive recebido o Prêmio Natal Sem Fome em reconhecimento pela contribuição.

Começou sua carreira artística nos anos 70 ao lado de outros artistas expoentes desta década como: Murilo Zivé Giudice, Bel Borba, Vauluizo Bezerra, Justino Marinho, César Romero, Leonel Matos, Angela Cunha, Márcia Magno, Sônia Rangel, Florival Oliveira, Leonardo Celuque, Maazo Heck, Almandrade, Luiz Tourinho, Sérgio Rabinowitz e muito outros.
Durante esses 30 anos de atividades artísticas tem realizado, em todas as fases por que passou, um trabalho voltado para o questionamento da condição humana e seus valores. Foi, no inicio, fiel ao trabalho executado sobre papel em desenhos a bico de pena, pastel seco, litogravuras, gravura em metal e foto-desenhos, passando depois à pintura acrílica como forma de expressão. Na fase atual, tem se voltado para a interpretação dos signos da cultura afro, com o objetivo de ir às suas raízes para de trazer a inspiração desse imaginário, ressaltando através da forma e da cor, o seu lado mágico-simbólico.





Veja +



Página de 1





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br