Fechar Página

Juraci Dórea
Juraci Dórea nasceu em Feira de Santana, Bahia, em 15 de outubro de 1944. É arquiteto diplomado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Dedica-se às artes plásticas desde o começo dos anos 60.

Sua obra tem fortes ligações com o sertão e, mais especificamente, reflete aspectos da civilização do couro, cujos vestígios ainda estão presentes na região de Feira de Santana, onde o artista reside.

“A Obra de Juraci Dórea abre-se como um estandarte sobre a vida sertaneja. Nela, viceja o espírito de um povo simples e humilde do sertão, elevam-se grandes referenciais da cultura popular. Sobre tudo, uma obra que se plasma nos largos gestos da arte contemporânea em que o artista se insere, enriquecendo-a com suas peculiaridades. Poeta do cotidiano sertanejo e a tento aos sonhos, crenças e mistérios que tecem o sertão, Juraci Dórea encena a multiplicidade, na qual afloram sua variedade de temas e gentes, de gestos e atos, de falas e texturas, bichos e astros. Performa, ainda, um universo de singularidades, lavrando em cada coisa uma densa temporalidade e uma aura mítica. A obra de Juraci Dórea é diversa em suas formas e efeitos. Visceralmente documental, espraia-se, contudo, no vasto território dos símbolos. Potencializa-se em gestos ancestrais, dobra-se em forças líricas. Sertão.
O que seria apenas fluxo do tempo, peripécias corriqueiras da vida, ganha aura poética ou mesmo profética, ganha corpo perene nos gestos performáticos que captam o exercício humano de viver, de conviver – Amar, Lutar, Labutar, Sonhar, Prosear, Criar...”
(Rubens Alves Pereira – Professor de Teoria da Literatura e Escritor)





Veja +



Página de 1





© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br