Agenor Rodrigues Silva, é natural da cidade de Jacobina, nascido em 30-09-1949, sob o signo de libra, em 1974 mudou-se para Feira de Santana, onde poderia aprofundar os seus estudos e aperfeiçoar-se, uma vez que desde a 4ª série ginasial, em 1967 já demonstrava seu talento de escritor. Sonhador como devem ser todos os criadores, Rodrigues Silva não foge a regra e, na sua busca pelo conhecimento tornou-se recentemente Radialista, tendo feito o curso de preparação para adquirir as técnicas necessárias para o desempenho deste ofício. É professor, além de pesquisador, em filologia e onomástica, sendo nestas duas áreas considerado uma das maiores autoridades local.
Detentor de Licenciatura Plena em Letras com extensão na língua francesa, Rodrigues Silva tem três trabalhos publicados, que são: "Sistematização da Antroponímia"; "Relances à Vida"(Crônicas e Contos) e "Meus recados em versos". Apreciador das artes de um modo geral, Rodrigues Silva, que não cultua ídolos, declara admiração e influência de grandes personalidade intelectuais brasileira, como: Castro Alves, Ruy Barbosa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade. Na ciência e comportamento humano destaca sempre o nome de "Augusto Curi", na filologia, "Silveira Bueno" e na política se declara admirador "Lula - Luis Inácio da Silva". Como admirador das artes, Rodrigues Silva tem preferência em todas as ramificações culturais e, por isso mesmo, afirma que suas canções prediletas são: "Manhã de Setembro" popularizada pela Cantora "Vanusa" e "As Baleias" popularizada por "Roberto Carlos", seu poema predileto é "I Juca Pirama" de "Antônio Gonçalves Dias" e, que seu livro predileto é: "Para um novo amanhecer", do escritor e psicólogo, "Antônio de Andrade".
Professor Rodrigues, já arrebatou uma menção honrosa em crônica na Sociedade de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e, um dos seus sonhos é, pelo menos, publicar uma parte de sua obra. Afirma sempre que "o mais importante não é viver muito, mas viver bem", mas diante de todos os seus projetos, Rodrigues Silva terá que viver muito, pois pretende e tem procurado meios para realizar "a sistematização da onomástica no Brasil" (Estudo ainda não sistematizado em nosso país), que talvez seja o seu maior sonho, pretende ainda, disputar um cargo político eletivo e, publicar parte de sua obra, que ao que se sabe é bastante extensa, e ademais, ele mesmo declara que é "uma pessoa que não desiste de seus ideais", ou seja, o professor Rodrigues Silva terá que viver bem e muito, para continuar os seus projetos e oferecer as gerações futuras, além de sua obra autoral, a sistematização onomástica que não temos em nossa língua.
(Viva Feira - 2010)
Além da grande dedicação do Professor Rodrigues Silva, enquanto pesquisador, estudioso e teórico da gramatica, destacando-se como um perfeccionista tanto na filologia como na onomástica, expressa-se como poeta, contista e cronista desde muito cedo, por isso mesmo, já publicou alguns livros de criações literárias que atualmente se encontram com as edições esgotadas.
Registramos duas publicações da lavra do Prof. Rodrigues Silva dentre os diversos trabalhos do literata radicado em Feira de Santana, sendo um de poemas e o outro de crônicas e contos..
PENSANDO E CONCLUINDO
ALCOOLISMO, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE
Matéria publicadas no Blog "Em Verdade Vos Digo" entre os dias 29 de novembro e três de dezembro de 2015
Publicado em: 07/12/2015 - 11:12:00
Série D I V E R S O S
O A L C O L I S M O: O Grande Dicionário SACCONI o define assim: "
"ALCOOLISMO, s, m.: 1. Abuso de bebida alcoólica, 2, Doença caracterizada pelo abuso crônico de bebida alcoólica, com dependência do álcool: etilismo, dipsomania".
Lembro que emprego a forma ÁLCOLE e derivados, sem a duplicação do O, com base na Etimologia e na conveniência fonética. Em Italiano, é ÀLCOLE, fato quê confirma minha posição.
Muitas pessoas, infelizmente, ainda veem o ALCOLISMO como "falta de caráter", como "falta de vergonha", mas nas últimas décadas, comprovou-se que o ALCOLISMO é realmente uma doença, sem cura; apenas tem CONTROLO (como se diz, acertadamente em Portugal). Foi por isto que em 1,935, foi criado o "ALCÓLICOS ANÔNIMOS", em Estados Unidos;. com o objetivo de formar um clima propício ao controlo da doença, através do propósito diário de abstinência durante 24 horas, com atividades diversas que reforçam este propósito, entre elas, se destaca o dia de depoimentos, no qual cada ALCÓLICO (alcólatra em recuperação) narra suas esperiências com o alcolismo.
Observação: Entre os membros de A,A,, emprega-se a palavra SOBRIEDADE com a significação inadequada. "Sobriedade" não significa "abstinência de álcole", mas apenas "uso controlado, reduzido de alguma coisa"
O ALCÓLICOS ANÔNIMOS, no entanto, não se restringe a levar o Alcólatra a deixar de beber. Pretende, após essa fase, levá-lo a reconstruir sua vida também no aspecto moral, sicológico, etc. Quanto á espiritualidade, Ele não adota uma religião, mas INCENTIVA TODOS A ADOTAREM A CONVICÇÃO DA EZISTÊNCIA DE UM SER SUPERIOR, QUE DIRIGE A TODOS E AO UNIVERSO, O A.A., como é conhecido abreviadamente, é uma instituição muito diferente das outras; Não ezige nada de seu novo membro senão a vontade de deixar de beber, Não tem taxa alguma. tudo lá é feito voluntariamente. Mais: Não é permitido a nenhuma outra pessoa além de seus membros fazer doações ao grupo, justamente para que ele possa manter sua independência,
O ALCOLISMO necessita da colaboração da família, por isto foi criado também o ALANON, que reune os parentes do Alcólatra. Boa parte das pessoas não sabe lidar com o alcólatra. É uma situação realmente difícil, muitas vezes totalmente desagradável. O pior é quê quase sempre a vítima do Alcolismo não se acha alcólatra.Acha que bebe quando quer.
Justamente o primeiro passo para que alguém se recupere do alcolismo é reconhecer-se dependente do álcole, acreditando necessitar da ajuda dos outros para o controle da enfermidade. Esta é justamente a grande dificuldade de coneguirmos levar alguém ao A,A, .No entanto é ponto cardial (sic), básico, porque ele deve dirigir-se àquela entidade por convicção própria. Pelo contrário, não conseguirá o almejado resultado.
Assim, pois, o alcolismo é uma fonte de graves problemas sociais e individuais. A despesa da Previdência Social e de outros Órgãos do Govêrno é muito grande como conseqüência do alcolismo, Todos têm o dever de se informar quanto á maneira adequada de lidar com o alcólatra, fazendo-o ver seu verdadeiro problema e indicar o A.A. como a melhor solução, pois frequentar igrejas, grupos diversos, o CAPS, etc, pode ajudar um pouco, mas não resolve o problema, pelo menos na maioria dos casos.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Série RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE
UMA LONGA PROVAÇÃO: No século 17, Espedito e Amabília, espanhóis, tiveram um relacionamento afetivo-secsual conflituoso. Espedito chegou a ferir sua namorada com uma faca. No século 20, Espedito, como espiação e prova, agora com intenção de progredir na Espiritualidade, casou-se com Amabília, mas Amabília estava numa condição espiritual ainda atrasada, sem as mínimas condições de entender a "filosofia de vida" do jovem Espedito, então esforçado, estudioso, racionalista, anticonvencionalista; Depois de poucos anos em paz, aconteceu uma interferência negativa de um vizinho, iniciando-se um "verdadeiro inferno" na vida do casal.. Alguns anos depois, Espedito separou-se definitivamente, recomeçando a vida totalmente, sob todos os aspectos. Tornou-se espiritista. Ao iniciar a freqüentar regularmente um centro, ouviu de seu mentor muitas palavras elogiosas, mas também o alerta de que ainda teria que sofrer muito, mas sua vitória seria certa.
Durante cinco anos, os problemas foram os mais variados. Parece que nada que Espedito fazia dava resultado. Tudo de mal a pior. Vez por outra, o senhor separado dirigia-se ao mentor espiritual, quando ouvia novas ezortações a enfrentar os problemas com paciência e determinação. Teve que ser desobsidiado três vezes, e pedir socorro duas vezes, além de outras providências.
Quando a situação era péssima, agravada pelo fator financeiro, Espedito se dirigiu mais uma vez ao mentor citado, ao próprio anjo da guarda e a Deus, solicitando que, se não fosse contrário aos designios do Govêrno Espiritual, acontecesse uma solução para o problema financeiro e os demais problemas, dentre os quais o problema XX.
Logo depois, apareceu o início de perspectiva para a solução do problema XX, Poucos dias depois, o problema financeiro foi resolvido, de maneira a também dar condições á solução do problema XX. Aconteceu uma adversidade com um parente da pessoa que estava na solução do problema XX. Espedito solicitou ajuda à Espiritualidade, mesmo sem a pessoa acreditar nela. A graça foi conseguida, Logo após, verificou-se que o problema era bem menor, e aos poucos, a pessoa já estava se sentindo quase curada.
Nesse período, Espedito e a pessoa que resolveria o problema XX com ele, chegaram quase ás lágrimas, sob o perigo de tudo ir àguas abaixo, A adversidade uniu mais as duas pessoas, fez com que elas se confiassem mais uma na outra; Logo depois, firmou-se o acerto da solução definitiva.
Agora, Espedito está numa fase de muito entusiasmo pela vida, prevendo melhora em todos os aspectos.
Durante todo o tempo, ele nunca parou de estudar a Doutrina Maior, cumprir suas obrigações de Espiritista e de cidadão caridoso, atencioso para com os necessitados, Por isto, conseguiu a vitória.