Fechar Página

Rodrigues Silva
Agenor Rodrigues Silva, é natural da cidade de Jacobina, nascido em 30-09-1949, sob o signo de libra, em 1974 mudou-se para Feira de Santana, onde poderia aprofundar os seus estudos e aperfeiçoar-se, uma vez que desde a 4ª série ginasial, em 1967 já demonstrava seu talento de escritor. Sonhador como devem ser todos os criadores, Rodrigues Silva não foge a regra e, na sua busca pelo conhecimento tornou-se recentemente Radialista, tendo feito o curso de preparação para adquirir as técnicas necessárias para o desempenho deste ofício. É professor, além de pesquisador, em filologia e onomástica, sendo nestas duas áreas considerado uma das maiores autoridades local.
 
Detentor de Licenciatura Plena em Letras com extensão na língua francesa, Rodrigues Silva tem três trabalhos publicados, que são: "Sistematização da Antroponímia"; "Relances à Vida"(Crônicas e Contos) e "Meus recados em versos". Apreciador das artes de um modo geral, Rodrigues Silva, que não cultua ídolos, declara admiração e influência de grandes personalidade intelectuais brasileira, como: Castro Alves, Ruy Barbosa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade. Na ciência e comportamento humano destaca sempre o nome de "Augusto Curi", na filologia, "Silveira Bueno" e na política se declara admirador "Lula - Luis Inácio da Silva". Como admirador das artes, Rodrigues Silva tem preferência em todas as ramificações culturais e, por isso mesmo, afirma que suas canções prediletas são: "Manhã de Setembro" popularizada pela Cantora "Vanusa" e "As Baleias" popularizada por "Roberto Carlos", seu poema predileto é "I Juca Pirama" de "Antônio Gonçalves Dias" e, que seu livro predileto é: "Para um novo amanhecer", do escritor e psicólogo, "Antônio de Andrade".
 
Professor Rodrigues, já arrebatou uma menção honrosa em crônica na Sociedade de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e, um dos seus sonhos é, pelo menos, publicar uma parte de sua obra. Afirma sempre que "o mais importante não é viver muito, mas viver bem", mas diante de todos os seus projetos, Rodrigues Silva terá que viver muito, pois pretende e tem procurado meios para realizar "a sistematização da onomástica no Brasil" (Estudo ainda não sistematizado em nosso país), que talvez seja o seu maior sonho, pretende ainda, disputar um cargo político eletivo e, publicar parte de sua obra, que ao que se sabe é bastante extensa, e ademais, ele mesmo declara que é "uma pessoa que não desiste de seus ideais", ou seja, o professor Rodrigues Silva terá que viver bem e muito, para continuar os seus projetos e oferecer as gerações futuras, além de sua obra autoral, a sistematização onomástica que não temos em nossa língua.
 
(Viva Feira - 2010)


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Além da grande dedicação do Professor Rodrigues Silva, enquanto pesquisador, estudioso e teórico da gramatica, destacando-se como um perfeccionista tanto na filologia como na  onomástica, expressa-se como poeta, contista e cronista desde muito cedo, por isso mesmo, já publicou alguns livros de criações literárias que atualmente se encontram com as edições esgotadas.
Registramos duas publicações da lavra do Prof. Rodrigues Silva dentre os diversos trabalhos do literata radicado em Feira de Santana, sendo um de poemas e o outro de crônicas e contos..



PENSANDO E CONCLUINDO

DIVERSIDADE SECSUAL, O CALENDÂRIO E A VIDA PARTICULAR X A VIDA PRIVADA

Matérias publicadas no Blog "Em verdade vos digo" entre 26/12/2015 e 03/01/2016
Publicado em: 03/01/2016 - 03:01:13


DIVERSIDADE SECSUAL
 
 AS PESSOAS DIFICILMENTE ELIMINAM AS IDÉIAS ADQUIRIDAS DURANTE A VIDA
 Hoje, na internete, comentando uma declaração minha no mês de Abril de 2.0l5, ao vereador MARCOS LIMA, protestante, sôbre o "BEIJAÇO GAY", eu comentei:
 DIVERSIDADE SECSUAL
 AS PESSOAS DIFICILMENTE ELIMINAM AS IDÉIAS ADQUIRIDAS DURANTE A VIDA
 Hoje, na internete, comentando uma declaração minha no mês de Abril de 2.0l5, ao vereador MARCOS LIMA, protestante, sôbre o "BEIJAÇO GAY", eu comentei:
 "Continua hoje o grande atraso da Humanidade. Ontem, por ezemplo, ouvi de um parente uma declaração péssima, quando eu lhe declarei quê tenho UM NAMORADO.
 Aproveito o ensejo para ampliar o assunto:
 Minha grande decepção se deve ao fato de tal parente ser um estudioso profundo do Espiritismo. No entanto, tem idéias totalmente atrasadas a respeito da Secsualidade. Na conversa com ele nestes dias, descobri uma das causas de seus grandes problemas, pelas quais ele ainda não conseguiu, através da CURA ESPIRITUAL, a solução para sérios problemas:
 Tendo ele praticado secso com uma pessoa nova, em condições inadequadas, ao invés de tomar o caso como uma lição, passando a ezercer a secsualidade de maneira adequada, criou uma espécie de trauma sobre a prática do secso, considerando-o um "grande jugo , que temos que controlar todo o tempo". Adotando idéias anacrônicas de alguns escritores da Igreja Católica do passado, como DR .J .CARNOT e Padre  João  Mohana, definiu em si a idéia de quê:
 a) A prática do secso deve ser apenas na vigência do casamento (!!!).  b) O secso é um vício (ou: problema) que temos que dominar todo o tempo. c) A simples masturbação (Melhor: "manusturbação") é uma prática quê devemos evitar, para o bem de nossa perfeição, de nossa Espiritualidade. d) A Homofilia é uma coisa muito complicada. EU NÃO ACEITO SUA PRÁTICA"
 Quando ele me disse: "Eu não aceito sua prática" (da Homofilia), eu lhe perguntei:
 -- Então queres apenas a TEORIA?? Teoria e prática são intimamente ligadas, não podemos separar uma coisa da outra.
 É muito estranha a posição deste estudioso do Espiritismo, o qual, apesar de já ter lido a importante obra de DR. ANDREI MOREIRA -- "A Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal", continua sem aceitar a DIVERSIDADE SECSUAL. Quando lhe perguntei: "Já não leste a obra de DR. Andrei Moreira, o qual esplica tudo?" -- ele respondeu:
 -- A mim, nada acrecentou. Continuo com as mesmas idéias de antes.
 -- Pois este é teu mal. Os tempos mudaram. Hoje em dia, a HOMOFILIA está totalmente esplicada à luz da Doutrina Espiritista;  Não ezistem mais "segredos". Ele esplica as CINCO ORIGENS DA HOMOFILIA.
 domingo, 3 de janeiro de 2016
 
SECÇÃO: O CALENDÁRIO
 
O TEMPO
 "TEMPO, s.m. Do latim "tempus,-òris", s.n. da 3ª decl.  Segundo SACCONI: "Continuum (sic)  não espacial em que fatos ocorrem em sucessão aparentemente irreversível do passado, pelo presente, para o futuro; sucessão de instantes nos quais se dão as mudanças das coisas ou se desenrolam os acontecimentos; duração de toda a ezistência:  passado, presente e futuro" (definição básica)
 Resumindo, eu digo que O TEMPO É A SEQÜÊNCIA ININTERRUPTA DOS SEGUNDOS. Alguns estudiosos "metidos a muito avançados", chegam a declarar que "O tempo não eziste; ele é apenas o produto da mente humana". Para a Eternidade, concordo, sim, que o tempo possa não ezistir, mas para nós, ESPÍRITOS ENCARNADOS, ele é uma REALIDADE CONCRETA, PLAUSÍIVEL, PROVADA".  É uma dura realidade, que devemos ter sempre em mente. Por isto, o aproveitamento do tempo é um dos elementos mais citados pelos estudiosos que ´possuem compromisso com a Moral e com a Espiritualidade.
 Vejamos o maravilhoso soneto  de Laurindo Rabelo, poeta do século 19:
 
CONTA E TEMPO
Laurindo Rabelo
Deus pede estrita conta do meu tempo.
É forçoso de meu tempo já dar conta,
mas como dar, sem tempo, tanta conta,
eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?...
Para ter minha conta feita a tempo,
dado me foi tempo e não fiz conta...
Não quis, sobrando tempo, fazer conta!
Quro hoje fazer conta e falta tempo!!...
Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
nao gasteis esse tempo em passatempo:
Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta!
Mas oh... se os que contam com seu tempo
fizessem desse tempo alguma conta
não choravam como eu por não ter tempo...
sexta-feira, 1 de janeiro de 2016
 
VIDA PARTICULAR X VIDA PÚBLICA
 
 TUDO TEM LIMITE:  Perseverança  x  Decepção Completa:  Desde os 12 anos de idade,   JÁ TINHA ATITUDES E IDÉIAS BEM DEFINIDAS. RESOLVI NAQUELA ÉPOCA estudar, para saber aquilo que é correto, que corresponde á verdade e á conveniência. Foi assim que naquela época, resolvi ESTUDAR ANTROPONÍMIA, cujo estudo,  com o tempo, estendeu-se  á Onomástica em geral.
 Logo no início de minha vida no seminário católico, senti-me injustiçado, pois o padre-prefeito queria me obrigar a jogar futebol, e eu  detestava esta prática. . Depois, no fim do ano, escreveu uma carta a meu pai, dizendo que eu não tinha vocação para viver em comunidade, e por isto eu não servia para ser padre. Que eu não servia para ser padre, aceito, mas não a outra acusação: não servir para viver em comunidade.
 Apenas eu já tinha princípios, definidos por meu estudo. Mas nem sempre em seminários nós temos o direito de PENSAR COM INDEPENDÊNCIA.
 Mais tarde, em Tucano, novo problema: Quando eu comecei a discordar das idéias retrógradas do padre responsável pelo seminário, tive que proferir votos "faz-de-conta", para não ser incoerente comigo mesmo. Tinha que esperar o fim do ano, pois não me era conveniente interromper o estudo. Novo problema: Ao requisitar a ida para outro seminário, dessa vez, secular, fui MAL ABONADO DIANTE DO SR. BISPO!! Mesmo assim, fui aceito no seminário diocesano. Cerca de dois ano depois, vi que seria incoerente eu continuar no seminário: Não aceitava as doutrinas sobre secsualidade nem sobre a política. Deixei o seminário, e poucos anos depois, renunciei a toda a doutrina católica.
 Meu casamento foi um rosário de sofrimento. Até hoje, com 01 ano de divorciado, ainda sou incomodado quase diariamente pela ês-esposa. Somente após cinco anos de formado em Radialismo, consegui meu objetivo no setor: um programa independente, com três horas semanais. Quanto ao casamento, ainda estou com o problema da CASA pendente: pagando aluguel.
 Outra grande decepçao: Somente agora encontrei uma pessoa digna de viver comigo: 11 anos após minha separação: um longo e diario sofrimento!!
 Na Linguagem Racional e na Antroponímia -- grande decepção: Meu trabalho tem-se demonstrado sem resultado. Não adianta esplicar, não adianta mostrar a realidade: As pessoas não se corrigem, não mudam de opinião. É triste!! É lamentável!! Muitas vezes tenho pensado seriamente em "jogar tudo pelos ares", mas não aguentaria essa renúncia! É dificil a pesoa se dedicar por toda uma vida a um assunto e ter que renunciar a ele;
 Assim, pois, muitas vezes tenho tocado em assuntos particulares em minhas mensagens pela internete. Algumas pessoas me têm chamado á atenção sobre isto, mas é dificil evitar tais referências. A pessoa se cansa!! A pessoa se cansa com as decepções constantes, com as irresponsabilidades frequentes, com a teimosia em não aprender, e ainda me acusarem de orgulhoso, ou coisa semelhante. Muitos querem "ensinar pai--nosso a vigártio""
 Por isto, minha vida tem sido muito dificil. Uma pessoa me disse que eu "deveria ter nascido daqui a 500 anos"!,  Ela tem razão. Eu tolerar uma Humanidade tão atrasada e tão irresponsável, imperfeita é um grande martírio!
 Sempre peço a Deus e aos Espíritos Superiores que me deem resignação e discernimento para tolerar tamanho sofrimento. Hoje, por ezemplo, foram duas  decepções, e uma pessoa ainda ficou me acusando de orgulhoso por minha inconformidade com tais erros!! Não é facil!!  Não é fácil,  Amigos e Conhecidos Internautas, tende paciência comigo, porque estou cansado!!
sábado, 26 de dezembro de 2015


Fonte: Rodrigues Silva







Página de 74




radialistarodriguessilva@gmail.com



© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br