Agenor Rodrigues Silva, é natural da cidade de Jacobina, nascido em 30-09-1949, sob o signo de libra, em 1974 mudou-se para Feira de Santana, onde poderia aprofundar os seus estudos e aperfeiçoar-se, uma vez que desde a 4ª série ginasial, em 1967 já demonstrava seu talento de escritor. Sonhador como devem ser todos os criadores, Rodrigues Silva não foge a regra e, na sua busca pelo conhecimento tornou-se recentemente Radialista, tendo feito o curso de preparação para adquirir as técnicas necessárias para o desempenho deste ofício. É professor, além de pesquisador, em filologia e onomástica, sendo nestas duas áreas considerado uma das maiores autoridades local.
Detentor de Licenciatura Plena em Letras com extensão na língua francesa, Rodrigues Silva tem três trabalhos publicados, que são: "Sistematização da Antroponímia"; "Relances à Vida"(Crônicas e Contos) e "Meus recados em versos". Apreciador das artes de um modo geral, Rodrigues Silva, que não cultua ídolos, declara admiração e influência de grandes personalidade intelectuais brasileira, como: Castro Alves, Ruy Barbosa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade. Na ciência e comportamento humano destaca sempre o nome de "Augusto Curi", na filologia, "Silveira Bueno" e na política se declara admirador "Lula - Luis Inácio da Silva". Como admirador das artes, Rodrigues Silva tem preferência em todas as ramificações culturais e, por isso mesmo, afirma que suas canções prediletas são: "Manhã de Setembro" popularizada pela Cantora "Vanusa" e "As Baleias" popularizada por "Roberto Carlos", seu poema predileto é "I Juca Pirama" de "Antônio Gonçalves Dias" e, que seu livro predileto é: "Para um novo amanhecer", do escritor e psicólogo, "Antônio de Andrade".
Professor Rodrigues, já arrebatou uma menção honrosa em crônica na Sociedade de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e, um dos seus sonhos é, pelo menos, publicar uma parte de sua obra. Afirma sempre que "o mais importante não é viver muito, mas viver bem", mas diante de todos os seus projetos, Rodrigues Silva terá que viver muito, pois pretende e tem procurado meios para realizar "a sistematização da onomástica no Brasil" (Estudo ainda não sistematizado em nosso país), que talvez seja o seu maior sonho, pretende ainda, disputar um cargo político eletivo e, publicar parte de sua obra, que ao que se sabe é bastante extensa, e ademais, ele mesmo declara que é "uma pessoa que não desiste de seus ideais", ou seja, o professor Rodrigues Silva terá que viver bem e muito, para continuar os seus projetos e oferecer as gerações futuras, além de sua obra autoral, a sistematização onomástica que não temos em nossa língua.
(Viva Feira - 2010)
Além da grande dedicação do Professor Rodrigues Silva, enquanto pesquisador, estudioso e teórico da gramatica, destacando-se como um perfeccionista tanto na filologia como na onomástica, expressa-se como poeta, contista e cronista desde muito cedo, por isso mesmo, já publicou alguns livros de criações literárias que atualmente se encontram com as edições esgotadas.
Registramos duas publicações da lavra do Prof. Rodrigues Silva dentre os diversos trabalhos do literata radicado em Feira de Santana, sendo um de poemas e o outro de crônicas e contos..
PENSANDO E CONCLUINDO
TODAS AS RELIGIÕES LEVAM A DEUS E OUTRAS CRÔNICAS
Na sua cruzada em defender profundas reformas na grafia e uso da gramática do Brasil Rodrigues Silva publica mais cinco crônicas entre os dias 03 e 16/02/2016 em seu Blogo "E verdade lhes Digo", aqui integralmente transcritas
Publicado em: 17/02/2016 - 09:02:32
Série ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO
"TODAS AS RELIGIÕES LEVAM A DEUS?"
As Testemunhas de JAVÉ (Abandone-se: "Jeová") costumam publicar um pequeno testo com esta pergunta, e concluem que a resposta é negativa. No entaato, eu dou a resposta POSITIVA. Por qu????
Diz o referido folheto: "Essa afirmação é tão infundada como a seguinte: "O quê interessa é que estamos voando. De um jeito ou de outro, já vamos descer"..
Prosseguindo, diz a entidade que um brãmane disse que encontra muitas coisas iguais no Bramanismo e no Cristianismo, mas somente no Cristianismo se encontra UM SALVADOR. Esta declaração não é ezata. Temos que retificar o conceito de SALVADOR.
A "salvação", ou melhor: "aperfeiçoamento espiritual", não é uma coisa dada "de mão beijada", por efeito da GRAÇA, como diz o Apóstolo das Gentes. O Apóstolo TIAGO diz claramente que "a fé sem as obras é MORTA". Paulo de Tarso apresentou algumas doutrinas estranhas aos ensinamentos do Mestre Jesus. Uma delas é a da GRAÇA. isto é doutrina de filosofias religiosas orientais, pagãs.
A evolução espiritual é a última que o ser humano, espírito encarnado, atinge. Este objetivo ele alcança com o entendimento e a prática correspondente. Deus considera antes de tudo a CONCIÊNCIA e as circunstãncias de cada fato. Assim, o ser humano tem que primeiramente IDENTIFICAR-SE COMO SER HUMANO; somente depois ele se desenvolve como ser intelectual e como ser moral.
Então, o aperfeiçoamento espiritual é consequência de várias encarnações, Por mais que o espírito encarnado viva não chega a aprender tudo quanto se faz necessário.
Nós, seguidores da Codificação Espiritista, afirmamos que o conceito de SALVAÇÂO é errõneo e cada um atinge a perfeição completa (não apenas espiritual) após várias vidas nos planetas, cada um com um grau de desenvolvimento. Por isto, as religiões são um instrumento básico de cada um alcançar a espiritualidade. Não adianta apresentar a doutrina católica a muitos candomblezistas, como também nem todos têem condições de adotar o espiritismo. Cada um terá seu momento oportuno de eiliminar a espiritualidade. Por mais ABSURDA QUE SEJA O CORPO DOUTRINAL DE UMA RELIGIÃO, temos que vê-la como um meio de a pessoa atingir a verdade humana e espiritual.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
Série DIVERSOS:"Conciência, Ciência e Conveniência""
CONCIÊNCIA, CIÊNCIA, CONVENIÊNCIA:
Reunindo-se o conteúdo destes três elementos, tem-se, na prática, o RACIONALISMO. Ezistem pessoas quê não gostam de ouvir falar em RACIONALISMO. Alguns estudantes de História associam logo o RACIONALISMO ao Positivismo, quê vigorou nos séculos 18 e 19, o qual, com freqüência, levou muitas pessoas ao ATEÍSMO.
Como tudo na vida, o Racionalismo, esporadicamente, pode ter maus frutos, como o ATEÍSMO, o NOSTIQUISMO (normalmente chamado "Gnosticismo"). O problema é que nem sempre o desenvolvimento intelectual é acompanhado do desenvolvimento espiritual. A Doutrina Maior esplica quê o homem, como a sociedade, tem quatro tipos de desenvolvimento, geralmente na seguinte ordem: físico, intelectual, moral e espiritual. Não fosse assim, não ezistiriam crimes e grandes desvios de conduta em vultos da Intelectualidade!!
Costuma-se dizer que "a lei de Deus está na conciência de cada um", mas eu acho que a questão não é tão simples assim. Então, não basta algo ser conforme a CONCIÊNCIA; deve também ser conforme a CIÊNCIA, e em alguns casos, conforme também a conveniência, porque ezistem as normas gerais e os casos particulares. Até a Teologia, uma falsa Ciência do Cristianismo (Catolicismo e Protestantismo) possui uma divisão chamada CASUÍSTICA, quê é o estudo particular do emprego da conciência para cada situação, uma adequação dos princípios gerais aos casos particulares. A Justiça Divina analisa cada situação concretamente, considerando a pureza de intenção e o conhecimento de cada pessoa, fato não ezistente na Justiça Humana, que apregoa que A NENHUM CIDADÃO SE JUSTIFICA DESCONHECER A LEI. Daí os célebres contrastes entre o julgamento humano e o julgamento divino.
NO CASO, UM BOM EZEMPLO, SÃO OS DESVIOS SECSUAIS: ENQUANTO A JUSTIÇA HUMANA MANDA PRENDER AS PESSOAS INCLUÍDAS NELES, A SICOLOGIA, APOIADA NA ESPIRITUALIDADE, MANDA QUE SE EFETUE UM TRATAMENTO SICOLÓGICO OU SE ANALISE A CAUSA pregressa, isto é; DE ENCARNAÇÕES ANTERIORES.
À CIÊNCIA COMPETE, através da verificação repetida em várias situações, diferenciar aquilo que é VERDADE daquilo quê é MITO, quê é falso, mas no caso da Espiritualidade, os critérios são diferentes, porquê a Ciência Humana age por meios materiais, não presentes na verificação dasVerdades Espirituais.
Desde os 12 anos de idade, estabeleci para mim mesmo que iria estudar para saber A VERDADE, e a partir dela, PRATICAR O BEM. O primeiro conflito que enfrentei foi a questão secsual: Os padres diziam que a MANUSTURBAÇÃO é PECADO, mas eu não conseguia ver NADA DE ERRADO em alguém se manusturbar (sic).. Um pouco depois vieram questões político-sociais, que eu não conseguia justificar como preocupação dos padres. Logo em seguuda, a questão da HOMOFILIA, que não entrava em minha cabeça como algo errado.
Com o tempo, me aprofundei nestes temas e hoje tenho opinião formada sobre eles. Faço questão, por ezemplo, de DAR VISIBILIDADE à Diversidade Afetivo-secsual, como também destacar a questão da linguagem, tudo dentro daquele tripé acima esposto: "Conciência, Ciência, Conveniência".
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
Série NO MUNDO DAS PALAVRAS
Nº 4.900: XIBOLETE (é), s.m. Datação: Em 1.970, por ezemplo, Caldas Aulete (ê), registrou-o com a grafia "Xibolet", registrando o étimo hebraico "Shiboleth". Ele afirma tratar-se de aportuguesamento, mas em Português, palavras não terminam com -ET. O "Novo Dicionário Melhoramentos", de 1.971 (7ª edição), registra "Xibolet", com o étimo "Shibolet". Quanto a -T ou a -TH, o Hebraico tinha uma regra para isto. Prefiro, neste ponto, confiar em Cláudio Moreno, em O PRAZER DAS PALAVRAS, volume 2 (L&PM POCKET, 2.008), o qual registra a forma vernácula (verdadeira, correta) "XIBOLETE", com o étimo "Shibboleth".
Área Semãntica: 1) Botãnica. 2. Geografia Física.
Morfologia: Tetrassílabo parocsítono. 08 letras. 08 Fonemas.
Observação: A rigor, eu fico com uma dúvida: Em Português, a terminação masculina é /êti/, não /éti/.Cláudio Moreno diz ter preferência ás formas "Xibolé" e "Xibolê". Assim, persiste a dúvida: O E é aberto ou fechado?? Por enquanto, não posso retirar a dúvida. Preciso de pesquisas para isto.
ETIMOLOGIA: Vede-a em "Datação". Quanto á significação, são duas: "espiga" (de grãos) e "rio" (= corrente de água").
ENCICLOPEDIA (í): Conforme Cláudio Moreno (op.cit.), "por mais perfeita que seja nossa pronunciação de um idioma alheio, sempre ezistirá um fonema quê trairá o fato de quê somos estrangeiros; é aquilo quê se chama, lingüisticamente, "xibolete" -- uma peculiaridade de pronunciação quê atesta se fazemos parte (ou não) de uma determinada Língua". (com adaptação).
Tal vocábulo se encontra em Juízes 12:1-15. Foi usada propositadamente para distinguir duas tribos semitas: os GUILEADITAS (Errado: "Gileadiatas") e os EFRAIMITAS, os quais travaram uma grande batalha. Os GUILEADITAS, VENCEDORES, BLOQUEARAM AS PASSAGENS DO RIO JORDÃO, para evitar que os Efraimitas sobreviventes pudessem escapar. Os sentinelas ezigiam que todo transeunte pronunciasse "SHIBBOLETH". Como os Efraimitas não possuíam o fonema /sh/ (S palatal) em seu dialeto, pronunciavam /sibolet/, sendo assim reconhecidos e matados.
Observa-se, por ezemplo, quê os Alemãos (sic) não conseguem pronunciar direito nosso RÊ brando .Assim, pronunciam /pikaReta/, ao invés de /pikarêta/!! Também boa parte dos estrangeiros não acerta pronunciar nosso característico ditongo nasal -ÃO (/ãu/. Eles sempre pronunciam o A aberto, não nasal, como nós o fazemos.
Cláudio Moreno registra muitas minúcias sobre o assunto, mas como tenho outros verbetes a registrar, contento-me com os dados acima.
Nº 4.912: PERU, sm. Datação: Vede o "Dicionário Etimológico Nova Fronteira", de Antônio-Geraldo Cunha.
Área Semãntica: Zoologia.
Morfologia: Dissílabo ocsítono. 04 letras. 04 Fonemas
ETIMOLOGIA: Segundo o Prof. Dionísio (Na Fonte: "Deonísio") da Silva (em "A Vida Íntima das Palavras", 2.002), vem provavelmente do dialeto hindustani "peru, nome de ave (sic). Designa também Língua falada na América do Sul, tendo dado nome ao país. O vocábulo é de origem controversa"
ENCICLOPEDIA (í): Continua Dionísio da Silva: ".Também é discutível a procedência da ave, quê pode ter vindo de Ásia para México e dali para outros países americanos; O peru, semelhante ao pavão em sua vaidade, não é ave de rapina. Como reza a tradição, morre na véspera. No jôgo do bicho, está no grupo 8, cobrindo as dezenas 77, 78, 79 e 80". (com adaptação., como sempre).
A pergunta da maioria é se o nome do país formou o nome da ave ou vice-versa. Nem uma coisa nem outra.
Cláudio Moreno (op. cit.) faz uma boa reportagem sobre o PERU, mas me limito ás informações básicas.
(com adaptação, como sempre)
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Série NO MUNDO DOS LIVROS
ESPECIFICAMENTE AOS PROTESTANTES: "OS HOMOSSEXUAIS E A GRAÇA DE DEUS" -- É mais ou menos este o título de um livro de ALAN CHAMBERS e a Equipe de Liderança do Ministério "EXODUS INTERNATIONAL", Graça Editorial, Rio de janeiro, 2.008, traduzido por Christopher-David Walker, 329 páginas (Peço vênia aos leitores pelo fato de não ter dado o título com segurança: falha no manuscrito original).
APRECIAÇÃO GERAL: Dentre os livros protestantes sobre a Diversidade Secsual, é um dos menos ruins. Apesar de manter a qualificação de "pecado" para as atividades secsuais não convencionais, apresenta uma posição de ACOLHIMENTO a seus participantes, não considerando-a "um pecado maior quê os outros".
PARTICULARIDADES:
1) Apresenta alguns itens normalmente não constantes em livros de Autores Protestantes neste assunto., deixando evidente que os Autores possuem convivência com os homófilos, mas fazem um pouco de confusão com suas classes: Não fala, por ezemplo, em transexuais. Apenas cita os bissecsuais.
2) No "Teste de Conhecimento sobre a Homossexualidade", apresenta algums informações importantes, apesarde manter algumas idéias errôneas, como a suposta influência de um mau relacionamento com um dos pais ser a causa da Homofilia.
3) Também os Autores não têm condições para apresentar a porcentagem de apenas 2 a 3% de homófilos na América. A porcentagem mais viável, apresentada pelo RELATÓRIO KINSEY, é realmente a de 10%, no Mundo em geral, não apenas na América. Com as outras variantes, as Minorias Afetivo-sesuais podem chegar a 30% das pessoas. O problema é que os religiosos, por serem contra tais práticas, têm a tendência de reduzir a quantidade das pessoas nela envolvidas.
4) Como os Autores conservam a atitude anacrõnica de considera a Diversidade Secsual um "pecado", falam em "cura gay" (Infelizmente usam o anglicismo!!), embora o façam de maneira muito prudente, declarando que ela é difícil. Não eziste CURA DA HOMOFILIA (assim como da bissecsualidade, do travestismo, etc), porque tal situação não é uma DOENÇA física nem síquica, nem espiritual. É um fato humano, quê na atualidade, pela providência do Govêrno Espiritual, está sendo muto divulgada.
5) Ao invés de PECADO, a Homofilia é, em muitos casos, como demonstra Dr. Andrei Moeira, uma evidência de maior evolução espiritual, não necessitando mais tais almas do relacionamento convencional entre HOMENS E MULHERES.. Eu, por ezemplo, me incluo em tais casos. Dr. Andrei Moreira, em seu livro A HOMOSSXUALIDADE SOB A ÓTICA DO ESPÍRITO IMORTAL (Belo Horizonte, 2.012) apresenta 05 Origens da Homofilia. Apenas 01 delas tem causa "negativa" -- o "Carma": espiação pelo abuso na área afetivo-secsual numa das encarnações anteriores.
6) Os autores citam a ARSENOKÔITAI (Rm 1:27, traduzida como "torpeza", "vileza", etc ), mas não registam sua verdadeira esplicação: "prostituição de Autoridades com subalternos". Nada tem a ver com a homofilia.
7) Os Autores fazem uma declaração quê ainda não me convenceu: Falando sobre a declaração paulina em 1Coríntios 6:9-11, dizem: "destinada a homossexuais que foram lavados, santificados e justificados pela fé em Cristo. O Apóstolo, erroneamente, inclui a efeminação e a homofilia nos diversos tipos de vícios das pessoas, e essa "santificação" eu não encontrei justificativa lendo o testo paulino.Os testos de Paulo de Tarso possuem ensinamentos estranhos á Doutrina de Cristo.
O livro, pois, "é apenas um pouco menos ruim que os demais" na área.
Brasília, D.F,, 29 de Janeiro de 2.016, sesta-feira, 22h40mn.(horário real).
domingo, 7 de fevereiro de 2016
Série D I V E R S O S
A MEDIOCRIDADE DA SOCIEDADE MANIFESTADA NOS PRODUTOS SUPÉRFLUOS:
Boa parte da Humanidade ainda permanece nas trevas do IRRACIONALISMO e da visão equivocada sobre a Espiritualidade, de modo quê ainda não entendo bem o motivo de o Espiritismo afirmar quê estamos passando da fase de ESPIAÇÃO E PROVAS para a fase de REGENERAÇÂO.
Uma das manifestações deste atraso da Humanidade é a grande quantidade de pessoas quê se dedica a profissões "menos nobres ou até vulgares e errõneas", como ESTETIQUISTA (sic), CABELEIREIRO, TATUADOR, JOGADOR DE FUTEBOL ("Futebolista") e desportistas em geral. Outras profissões errõneas são a de GASTRÔNOMO e de Astrólogo, entre outras.
Quando adentro um grande supermercado ou um "Centro Comercial" (Abandone-se "Shopping center"), me sinto incomodado, em desconforto, por ver tanta bobagem, tanta coisa que nem deveria ezistir"". A valorização da aparência (como da embalagem) é muito grande. As grandes fábricas não têm compromisso com a saúde nem com o que é certo, mas apenas QUEREM VENDER, "empurrar o produto nas pessoas", de qualquer maneira. Ali verificamos que no mínimo 40% dos produtos não deveriam ezistir, sob uma visão RACIONAL, prática e de CONVENIÊNCIA da vida.
Ontem, por ezemplo, estive num estabelecimento que COMERCIA (Errado: "comercializa") de adereços femininos a estátuas de santos e de outras pesoas. Uma das estátuas é do MENINO JESUS, e custa a "bagatela de R$ 345,00". Quanto desperdício de tempo, de recursos materiais e de dinheiro!!!
Notei ali a ausência do PRETO VELHO, comum neste tipo de estabelecimento, como também a de Jerônimo de Estridom ("São Jerônimo"), o grande estudioso da Bíblia, um dos primeiros Filólogos da História. No entanto, ali estavam santos como José, Lázaro, Pedro, Espedito, etc, e de Santa Rita de Cãssia. A plebe não olha o verdadeiro valor do santo, sua profundidade, sua "utilidade na História da Igreja e da Humanidade", como é o caso de Francisco de Assis. O público olha apenas a tradição, os sentimentos, as idéias superficiais.
Quanto aos produtos comerciais em geral, muita IDIOTICE, muita vaidade, muita banalidade. , justamente porquê as pessoas desprovidas de sentimentos nobres e de idéias elevadas sentem um vazio que deve ser preenchido por tais coisas medíocres.
Eu, por ezemplo, tanto desejaria poder investir em cultura (no verdadeiro sentido), em promoção humana, em Direitos Humanos, em livros, etc. No entanto, não tenho as minimas condições, enquanto que várias pessoas quê possuem tais condições vivem na ociosidade e na vaidade, apenas se preocupando com o conforto material ou com o poder e a glória terrenos.
Meu Deus, como me é dificl a vida, diante de tantos paradocsos!!
Brasília, D. F. sesta-feira, 29 de Janeiro de 2.016.