Fechar Página

Rodrigues Silva
Agenor Rodrigues Silva, é natural da cidade de Jacobina, nascido em 30-09-1949, sob o signo de libra, em 1974 mudou-se para Feira de Santana, onde poderia aprofundar os seus estudos e aperfeiçoar-se, uma vez que desde a 4ª série ginasial, em 1967 já demonstrava seu talento de escritor. Sonhador como devem ser todos os criadores, Rodrigues Silva não foge a regra e, na sua busca pelo conhecimento tornou-se recentemente Radialista, tendo feito o curso de preparação para adquirir as técnicas necessárias para o desempenho deste ofício. É professor, além de pesquisador, em filologia e onomástica, sendo nestas duas áreas considerado uma das maiores autoridades local.
 
Detentor de Licenciatura Plena em Letras com extensão na língua francesa, Rodrigues Silva tem três trabalhos publicados, que são: "Sistematização da Antroponímia"; "Relances à Vida"(Crônicas e Contos) e "Meus recados em versos". Apreciador das artes de um modo geral, Rodrigues Silva, que não cultua ídolos, declara admiração e influência de grandes personalidade intelectuais brasileira, como: Castro Alves, Ruy Barbosa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade. Na ciência e comportamento humano destaca sempre o nome de "Augusto Curi", na filologia, "Silveira Bueno" e na política se declara admirador "Lula - Luis Inácio da Silva". Como admirador das artes, Rodrigues Silva tem preferência em todas as ramificações culturais e, por isso mesmo, afirma que suas canções prediletas são: "Manhã de Setembro" popularizada pela Cantora "Vanusa" e "As Baleias" popularizada por "Roberto Carlos", seu poema predileto é "I Juca Pirama" de "Antônio Gonçalves Dias" e, que seu livro predileto é: "Para um novo amanhecer", do escritor e psicólogo, "Antônio de Andrade".
 
Professor Rodrigues, já arrebatou uma menção honrosa em crônica na Sociedade de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e, um dos seus sonhos é, pelo menos, publicar uma parte de sua obra. Afirma sempre que "o mais importante não é viver muito, mas viver bem", mas diante de todos os seus projetos, Rodrigues Silva terá que viver muito, pois pretende e tem procurado meios para realizar "a sistematização da onomástica no Brasil" (Estudo ainda não sistematizado em nosso país), que talvez seja o seu maior sonho, pretende ainda, disputar um cargo político eletivo e, publicar parte de sua obra, que ao que se sabe é bastante extensa, e ademais, ele mesmo declara que é "uma pessoa que não desiste de seus ideais", ou seja, o professor Rodrigues Silva terá que viver bem e muito, para continuar os seus projetos e oferecer as gerações futuras, além de sua obra autoral, a sistematização onomástica que não temos em nossa língua.
 
(Viva Feira - 2010)


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Além da grande dedicação do Professor Rodrigues Silva, enquanto pesquisador, estudioso e teórico da gramatica, destacando-se como um perfeccionista tanto na filologia como na  onomástica, expressa-se como poeta, contista e cronista desde muito cedo, por isso mesmo, já publicou alguns livros de criações literárias que atualmente se encontram com as edições esgotadas.
Registramos duas publicações da lavra do Prof. Rodrigues Silva dentre os diversos trabalhos do literata radicado em Feira de Santana, sendo um de poemas e o outro de crônicas e contos..



PENSANDO E CONCLUINDO

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E LIBERDADE DE ESPRESSÃO

Crônicas publicadas no blog "Em verdade vos digo" entre os dias 03 e 09 de março de 2016
Publicado em: 11/03/2016 - 09:03:30


Série ESPIRITUALIDADE E RELIGIÕES
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E LIBERDADE DE ESPRESSÃO

 
    Algumas pessoas podem achar que sou intolerante em Religião, porquê faço veementes críticas ao Protestantismo, com frequência. Absolutamente não. Vou me esplicar. Deve-se distinguir claramente intolerância religiosa de liberdade e até dever de combater idéias que consideramos erradas. Tem-se que combater IDÈIAS, não PESSOAS.  Deve-se respeitar a pessoa, mas combater suas IDÈIAS ERRÔNEAS.  Além disto, eziste um problema sério neste país com relação ao Protestantismo: Ele realmente é quem é intolerante em religião, porque chega, mesmo, a ofender as pessoas, a pressioná-las, a desrespeitar seus direitos, por causa da atitude religiosa. Ele discrimina principalmente os candomblezistas, os Espiritistas e os membros das Minorias Afetivo-secsuais. O Congresso Nacional é um ezemplo: O Protestantismo está querendo fazer do Parlamento um segundo púlpito. Isto é um grave erro politico, porquê O ESTADO É LAICO.
    Como pesquisador, estudioso de Cidadania e de Espiritualidade, não posso me omitir diante de um quadro tão grave, no qual muitos projetos bons para o desenvolvimento da sociedade, para os direitos e liberdades individuais são BARRADOS devido á pressão das bancas protestantes. O "KIT" sobre a Diversidade Secsual, nas escolas, é um ezemplo. Trata-se de  uma situação gravíssima! Os pastores Silas Malafaia e Bolsonaro têm sido citados constantemente como elementos perturbadores dos direitos individuais. Querem submeter Brasil ás leis do Deuteronômio!! É preciso que os cidadãos concientes reajam contra tal situação!
    É preciso deixar bem claro que o Congresso é uma instituição CIVIL, política, e como tal, trata dos direitos dos cidadãos, independentemente de religião, condição sócio-econômica  ou atitude filosófica. Religião é um elemento da vida particular e social, não política.
    No inicio da Idade Moderna, o monge agostiniano MARTINHO LUTERO, nascido em 1.483, em 1.530, aprovou as CONFISSÕES DE AUGSBURGO, redigidas por Melanchton, como base do Luteranismo. Ele era muito estudioso, mas sua EMENDA SAIU PIOR QUE O SONETO., porque o Protestantismo quis corrigir a Igreja Católica mas  criou vários erros piores.  Seu valor foi chamar a atenção para o poderio e a arbitrariedade da Igreja de Roma. A partir de então, criaram-se centenas e centenas de denominações protestantes, e na fase atual, com o destaque oficial da liberdade religiosa, a situação PIOROU. Está caótica!! Estão fazendo da religião um claro COMÈRCIO e uma irresponsabilidade! Os direitos humanos, principalmente na área afetivo-secsual, estão constantemente ofendidos por tais irresponsáveis!! Abaixo o anacronismo do Deuteronômio. Estamos na época do Iluminismo, do Racionalismo, no qual não  se admite mais a Bíblia como norma de vida!!
quarta-feira, 9 de março de 2016
 
Série ESPIRITUALIDADE E RELIGIÕES
 
A TERCEIRA IDADE E OS PRINCÍPIOS REENCARNATÓRIOS

    Atualmente, a TERCEIRA IDADE é muito valorizada! Felizmente! Nesta oportunidade, vou fazer uma análise sobre ela com relação aos princípios da Reencarnação, ás leis divinas sobre a ENCARNAÇÃO, como elemento básico para o aperfeiçoamento do ESPÍRITO.
    O Criador estabeleceu a vida humana dividida em FASES: infância, adolescência, Juventude, Adultícia e Senectude. Cada fase desta tem sua finalidade específica, juntamente com suas características. Assim, na infância, o ser humano, sob a assistência dos pais, adquire a estrutura física básica e os princípios elementares de convivência.
    Na adolescência, prossegue a aprendizagem sobre a vida, sobre o relacionamento, desta vez incluindo a parte afetivo-secsual. Vêm os diversos questionamentos. vem a insegurança, por tratar-se de uma fase intermediária. Na Juventude, vêm o impulso e o vigor, a espontaneidade e a sinceridade.
    Na adultícia, a pessoa já deve ter adquirido a base para enfrentar a vida, com seus diversos desafios, vivenciar o lado afetivo-secsual e definir-se profissionalmente, dentro de princípios morais e éticos.
    Na Senectude, ou Terceira Idade, o ser humano está colhendo os frutos do que plantou nas fases anteriores: Se ele teve uma vida voltada ao bem, á prática das virtudes e responsabilidades de cada situação, obviamente, sua vida agora é tranqüila, com muita serenidade. No entanto, quando vemos pessoas da terceira idade com muitos tipos de problemas, das duas, uma: ou ela está espiando sérios erros de encarnações anteriores ou teve uma vida errada!!
    Algumas famílias enfrentam um problema sério com seus idosos:  Se, por um lado, quer tratá-los bem, respeitando sua idade, seus direitos, muito frisados atualmente, por outro lado se veem diante de um comportamento inadequado de tais idosos, situação que dificulta a atenção e o respeito que normalmente eles merecem!
    A pessoa da terceira idade apresenta, geralmente, uma grande serenidade, um grande desprendimento, vê a vida com a simplicidade de uma criança, mas ao mesmo tempo com uma visão bem mais profunda que nas fases anteriores. isto é fruto normal do tempo, das oportunidades de vivenciar os vários aspectos da vida. Um desses aspectos é a fragilidade humana; outro, a complecsidde do ser humano, como também os diversos aspectos da vida afetivo-secsual.
    Na terceira idade, são comuns problemas sérios de saúde, incluindo a depressão, mal típico deste século. Se a pessoa, durante sua vida, começando na infância, nunca teve preocupação em zelar sua saúde, é óbvio que ao chegar aos 60, 70 anos, os problemas são comuns, serão diversos, e às vezes, graves!! Dificilmente uma pessoa que seguiu o naturismo, a alimentação vegetariana, ou pelo menos "balanceada" enfrenta alguns  problemas de saúde!
    Ao lado da parte física, vem a parte sicológica e moral. Quem, durante a vida, procurou praticar os bons sentimentos, o bem, a higiene mental, tem muito mais facilidade de ter uma "velhice tranquila"!!
    Cada Espírito planeja sua reencarnação, em combinação com seus Espíritos protetores, orientadores.. No entanto, muitas vezes, ele desiste dos próprios objetivos, seguindo um caminho diferente daquele pelo qual ele deveria espiar os erros anteriores e evoluir na vida, não apenas espiritualmente, mas no demais  aspectos.
segunda-feira, 7 de março de 2016
 
Série "Política e Cidadania"
"SOU MILIONÁRIO DO SONHO"
 
    Meu amigo Felipe Jesus me deu um testo, sem indicação da fonte, sem Autor, e incompleto. Coisas de quem não tem noção ainda de trabalhos intelectuais, mas tudo bem!!. De toda maneira eu lhe  agradeci imensamente, por tratar-se de um testo interessante. O Autor é um jovem marginalizado, morador de rua. Depois de avivar algumas letras apagadas, corrigir a linguagem e melhorar a pontuação, tirei duas fotocópias, e  agora transcrevo algumas de suas passagens:
    ** "Aí vem um policial, quê já me viu na TV, espalhar minha moral (sic).
    Veio ele se arrepender de me ter tratado mal.
    Chegou a mim, sem aquela cara de mau:
    -- Fala, mano; abraça, mano!"
    ** "Quem vê apenas um lado do Mundo sabe  somente um lado da verdade
    Inventando o quê somos, minha mão no jogo eu ponho;
    vivo daquilo quê proponho; SOU MILIONÁRIO DO SONHO.
    ** " A Palavra abre portas . Tu disto tens noção.
    É por isto que EDUCAÇÃO é a palavra-chave.
    É como um HOMEM NU, todo vestido por dentro,
    é como um soldado da PAZ, armado de bons pensamentos,   
    é como uma saída, uma porta, um instrumento" .
    ** "O MUNDO ainda não está acostumado a ver o reinado de quem mora na ILUSÃO.
    A Ilusão da Felicidade tem quatro carros por cabeça,
        deixando o planeta sem capacidade de respirar à vontade.   
    A ILUSÃO é a de que é mais vantagem cada casa (sic),
    mais carros que filhos, cada filho menos filho que carro" (SIC)
    ** "MINHA CHAVE  É A PALAVRA; é potente meu veículo,
    sem código de barras; não tem etiqueta, embora sua marca seja boa;
    minha alma é de BOA MARCA;  por isto não tem placa, tabuleta ou inscrição."
    ** "Sou embaixador da rua; não esqueço os esquecidos. Por isto, eles se lembram de mim.
    Sentem a lágrima escorrer de minha voz; escutam a música de minh´alma;
    sabem que aquilo quê quero para mim quero para todo o Universo; é esse o papo de meu verso"
    ** Por isto, eu digo e repito: "Quem quiser ser bom juiz deve aprendê-lo com o preto Benedito".
    ** "Eu digo que sou sonhador, mas sonhador na prática.
    " Tô ligado quê a vida bate; tô ligado quê a vida dói,”
    mas com a palavra, me ergo e permaneço, porquê A RUA É NÓS."
************************************************
    Devido à ezigüidade do espaço, não dá para transcrever mais. Ressalto quê o testo é muito ORIGINAL. Obviamente, tenho um pouco de dificuldade em compreender algumas colocações, como também justificar algumas  linguagens, mas não posso deixar de recomendar aos leitores procurar a fonte. Salvo engano, é um sítio chamado "Sou Milionário do Sonho".
    Observe-se quanta poesia neste testo de um marginalizado, morador de rua!! É uma coisa fantástica suas idéias meio revolucionárias, meio COMUNISTAS (por que não?? Cristo foi o maior comunista!!). O jovem tem ideias sublimes!!
quinta-feira, 3 de março de 2016


Fonte: Rodrigues Silva







Página de 74




radialistarodriguessilva@gmail.com



© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br