Agenor Rodrigues Silva, é natural da cidade de Jacobina, nascido em 30-09-1949, sob o signo de libra, em 1974 mudou-se para Feira de Santana, onde poderia aprofundar os seus estudos e aperfeiçoar-se, uma vez que desde a 4ª série ginasial, em 1967 já demonstrava seu talento de escritor. Sonhador como devem ser todos os criadores, Rodrigues Silva não foge a regra e, na sua busca pelo conhecimento tornou-se recentemente Radialista, tendo feito o curso de preparação para adquirir as técnicas necessárias para o desempenho deste ofício. É professor, além de pesquisador, em filologia e onomástica, sendo nestas duas áreas considerado uma das maiores autoridades local.
Detentor de Licenciatura Plena em Letras com extensão na língua francesa, Rodrigues Silva tem três trabalhos publicados, que são: "Sistematização da Antroponímia"; "Relances à Vida"(Crônicas e Contos) e "Meus recados em versos". Apreciador das artes de um modo geral, Rodrigues Silva, que não cultua ídolos, declara admiração e influência de grandes personalidade intelectuais brasileira, como: Castro Alves, Ruy Barbosa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade. Na ciência e comportamento humano destaca sempre o nome de "Augusto Curi", na filologia, "Silveira Bueno" e na política se declara admirador "Lula - Luis Inácio da Silva". Como admirador das artes, Rodrigues Silva tem preferência em todas as ramificações culturais e, por isso mesmo, afirma que suas canções prediletas são: "Manhã de Setembro" popularizada pela Cantora "Vanusa" e "As Baleias" popularizada por "Roberto Carlos", seu poema predileto é "I Juca Pirama" de "Antônio Gonçalves Dias" e, que seu livro predileto é: "Para um novo amanhecer", do escritor e psicólogo, "Antônio de Andrade".
Professor Rodrigues, já arrebatou uma menção honrosa em crônica na Sociedade de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e, um dos seus sonhos é, pelo menos, publicar uma parte de sua obra. Afirma sempre que "o mais importante não é viver muito, mas viver bem", mas diante de todos os seus projetos, Rodrigues Silva terá que viver muito, pois pretende e tem procurado meios para realizar "a sistematização da onomástica no Brasil" (Estudo ainda não sistematizado em nosso país), que talvez seja o seu maior sonho, pretende ainda, disputar um cargo político eletivo e, publicar parte de sua obra, que ao que se sabe é bastante extensa, e ademais, ele mesmo declara que é "uma pessoa que não desiste de seus ideais", ou seja, o professor Rodrigues Silva terá que viver bem e muito, para continuar os seus projetos e oferecer as gerações futuras, além de sua obra autoral, a sistematização onomástica que não temos em nossa língua.
(Viva Feira - 2010)
Além da grande dedicação do Professor Rodrigues Silva, enquanto pesquisador, estudioso e teórico da gramatica, destacando-se como um perfeccionista tanto na filologia como na onomástica, expressa-se como poeta, contista e cronista desde muito cedo, por isso mesmo, já publicou alguns livros de criações literárias que atualmente se encontram com as edições esgotadas.
Registramos duas publicações da lavra do Prof. Rodrigues Silva dentre os diversos trabalhos do literata radicado em Feira de Santana, sendo um de poemas e o outro de crônicas e contos..
PENSANDO E CONCLUINDO
Série ALIMENTAÇÃO E SAÚDE: A CARNE
Crônicas publicadas no blog "Em verdade vos digo" entre os dias 18 e 29 de março
Publicado em: 31/03/2016 - 14:03:24
Série ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
A CARNE (Continuação)
Dr. Alfons Balbach, em "As Hortaliças na Medicina Doméstica"
(Pg; 115) "A CARNE é muito mais ecitante quê nutritiva. Quem faz uso diário da carne , em quantidade não moderada, e a suprimir bruscamente um dia, embora a substitua por alimentos mais nutritivos, esperimentará nesse dia uma sensação pronunciada de fraqueza, como se não se tivesse alimentado. O que provoca essa falsa sensação de fraqueza não é a falta de alimento, e sim, a supressão do ecitante, que, no caso presente, é a CARNE. O mesmo fenômeno se observa com outros ecitantes, tais como o ÁLCOLE, (*), o TABACO (**), a morfina.
Além de ecitante, A CARNE É TÓCSICA.
O líqüido estraído dos músculos (o suco da carne), injetado na dose de 3 a 5 c.c. por quilograma, mata um animal. Entre os venenos contidos na carne, uns são nocivos por sua própria tocsidez, outros simplesmente porquê são ácidos. Da destruição da proteína da carne, na economia, se originam produtos de tocsidez mais ou meno elevada: ácido úrico e quantidade apreciável de ácido sulfúrico e ácido fosfórico, estes dois últimos muito energéticos e até cáusticos se não estivessem estremamente diluídos.
Todas as carnes, mesmo que estejam perfeitamente sãs, se acham impregnadas de substãncias nocivas. e são mais tócsicas quando provêm de animais doentes ou simplesmente fatigados. OS VENENOS DA CARNE SE MULTIPLICAM RAPIDAMENTE APÓS A MORTE DO ANIMAL. Quando a carne não é completamente digerida no estômago e no intestino delgado, a albumina se putrefaz no intestino grosso, resultando daí a formação de novos venenos (ácidos graxos voláteis, tomaínas) (3), a maior parte de grande virulência
(....) A GORDURA DA CARNE, ocsidando-se, põe em liberdade ácidos diversos (....) ficam retidos nos órgãos, dando lugar a todas as manifestações do ARTRITISMO.
(....) O homem não é, aliás, carnívoro por natureza: Faltam-lhe, para isso, não somente a dentição, mas também as glândulas eliminadoras de que os carnívoros são dotados.
O Dr. Domingos d´Ambrósio diz:
"TODAS AS CARNES SÃO SUBSTÃNCIAS CADAVÉRICAS. Portanto, constam apenas de elementos em decomposição putrefata. (....)
A acidose, pois, é a causa prima das alterações e das debilidades orgânicas. Por si só, ela é a RESPONSÁVEL POR QUASE TODA A TOTALIDADE DAS DOENÇAS.
Ainda a palavra autorizada de ALGUNS MÉDICOS:
"Não têm direito algum de criticar o Naturismo os que, por condição de sua própria vida, MASTIGAM CADÁVERES, BEBEM ÁLCOLE e E PRATICAM OUTROS VÍCIOS DEGRADANTES (Dr. Heghel).
"O ALCOLISMO E O ABUSO DA CARNE são motivos pelos quais o homem não chega a viver até 140 ou 150 anos, como deveria suceder" (Dr. Henrique Roxo).
(...) "O hábito de comer carne conduz ao alcolismo pela sede mórbida que produz; ao TABAQUISMO, por produzir ecitação nervosa, a qual, por sua vez, conduz ao hábito de tomar café e ao uso de condimentos picantes, para disfarçar o gosto, o cheiro e a vista dos restos cadavéricos apresentados á mesa dos carnívoros, que, conciente ou inconcientemente, VIVEM ENGANADOS COM A IDÉIA DE QUE A CARNE É UM VERDADEIRO ALIMENTO" (Dr. C; A. Obedman).""
Observação: Infelizmente, omiti muios parágrafos, pela ezigüidade do espaço e de meu tempo, mas aquelas passagens que apresentei já são MUITO BEM SUFICIENTES PARA MOSTRAR A TODOS QUE A CARNE NÃO É ALIMENTO HUMANO..
terça-feira, 29 de março de 2016
Série SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
"A C A R N E
O homem não é carnívoro como a onça, pois não dispõe, como ela, de garras e presas para matar um boi somente (1) com os membros dianteiros e a boca, nem é cadaverívoro como o corvo, pois, não tendo, como êste, glândulas neutralizadoras dos venenos, freqüentemente se intocsica comendo carne, nem é onívoro, como o porco, pois tem um organismo e um instinto diferentes dos do suíno. Os irracionais quê comem carne preferem-na ao natural. Não a falsificam nem a disfarçam para mudar seu gôsto e seu cheiro (2). O ser humano, porém, altera e dissimula a carne com temperos para neutralizar a repugnância que esta produziria à sua vista, a seu olfato e a seu sabor. O homem engana seu verdadeiro instinto, com grave prejuízo de sua saúde.
Já falâmos muito (3), Agora, falem outros médicos.
Afirma o Prof. Dr. José Nigro Bassiano:
A Natureza dotou o nosso instinto nutritivo de duas zelosas sentinelas que, em seus postos avançados no organismo, têm a missão de admitir ou recusar um alimento... Vamos ao mercado, onde nos dirigimos ás bancas de frutas, escolhemos aquelas (4) que melhor nos parecem, e com toda a segurança, podemos levá-las à boca, saboreando-as com prazer. Sucederá o mesmo com os postos de carne? Com toda a certeza, não. Nossa vista e nosso olfato recusarão a presença desses DESPOJOS e muitas vezes teremos que TAPAR O NARIZ, pois ESSES CADÁVERES DENUNCIARÃO JÁ UM AVANÇADO ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO, e se conseguimos enganar a vista e o olfato, É DEVIDO Á ARTE CULINÁRIA, que se encarrega da falsificação de sua primitiva forma e estado.
Esprime-se o Dr. GUSTAVO AMBRUST:
A carne é tida como alimento fortificante por ecelência. Será ezato? Não .Está hoje provado que a carne é menos nutritiva do que a maior parte dos alimentos tirados do Reino Vegetal, como sejam: frutas secas (nozes, castanhas, amêndoas), arroz, legumes secos (feijão, favas, lentilhas).
Pode-se, mesmo dizer que, de todos os alimentos usuais (com eceção do leite, das frutas secas ,dos legumes frescos e dos tubérculos farináceos, como a batata), a carne é o menos nutritivo. (....)
A carne é tão pouco nutritiva que, para emagrecer um obeso, basta submetê-lo a um regime carne absoluto.
(....) os alimentos que dão, conservam e desenvolvem as forças , os verdadeiramente nutritivos, são OS HIDRATOS DE CARBONO. as hortaliças e as frutas. Deve-se considerar um grande erro cientifico, talvez o maior e mais nefasto do último século, a afirmação de que o regime cárneo constitui uma alimentação fortificante por ecelência (....)"
OBS.: 1) Os algarismos entre parênteses indicam que fiz mudança no testo. 2) Continuação na próssima publicação deste blogue.
segunda-feira, 28 de março de 2016
Série D I V E R S O S
COMO TORNAR-SE UM PESQUISADOR OU UM PENSADOR (Continuação de ontem)
8) Para o pesquisador ou especialista de um assunto, toda obra (livro, revista, jornal, etc) tem sua importância. Até mesmo um livro de outros assuntos pode conter um dado importante sobre nossa especialidade. Disse São Tomás de Aquino: "Tímeo hóminem uníus libri" (Receio o homem de um único livro), e eu o adapto: "Imperfectus sápiens uníus libri" ((Falho é o sábio de um só livro).
9) Manter uma biblioteca especializada na área e assuntos correlatos,para servir de fundamentação e bibliografia do quê escrevemos e falamos.
10) Providenciar um fichário ou classificador com recortes diversos e anotações variadas sobre um determinado assunto. A ordem alfabética ajuda muito na localização dos diversos itens. Modernamente, a Informática ajuda muito neste setor. É princípio do pensador, do filósofo: ""Amicus Platónis sed magis amícus veritátis" (Sou amigo de Platão, mas mais amigo da verdade);
11) Não é indispensável quê o pesquisador tenha curso universitário, mas se não o tem, deve procurar tomar algum curso sobre métodos de pesquisa. Às vezes um autodidata supera um portador de nível universitário, devido a seu esforço constante, mas isto é a eceção, não a regra geral..
12) Antes de tudo, o intelectual aprende a estudar; aprende, desde cedo, técnicas especiais ou particulares, para conseguir seus objetivos como estudioso. A escola apenas nos fornece a base, o incentivo e a oficialização do estudo. O restante fica a cargo de cada pessoa. Enquanto se vive, se aprende. A vida é uma eterna aprendizagem. Em diversas profissões, nunca se deixa de aprender., porque seus assuntos são muito amplos ou porque estão sempre a descobrir novidades., como a Medicina e a Informática..
13) É muito útil a quem se dedica à pesquisa dominar pelo menos 01 Língua Estrangeira., pois quanto mais Línguas uma pessoa conhece mais amplas são suas possibilidades como pesquisador. As Línguas mais recomendáveis para este trabalho, no Ocidente, são as chamadas 05 LÍNGUAS DE CULTURA, a saber: O Alemão (Al.), o Espanhol (Esp.), o Francês (Fr.), o Inglês (Ing.) e o Italiano (It.), (por ordem alfabética).
Fora destas Línguas, ezistem outras opções, como o Latim (Lt.), (para estudos clássicos), o Esperanto (Espr.), o Hebraico (Heb.) e o Russo (Rs.)..
14) "Cultura", em sua acepção verdadeira, nesta área, é o acúmulo de conhecimentos, resultante do desenvolvimento das faculdades intelectuais. Não se a confunda com os fatos da Etnografia, quê são de somenos importância.
Ultimamente, muitas pessoas têm procurado estudar o Hebraico, para "sondar a verdadeira mensagem da Bíblia", mas não compensa mais tal estudo, porquê a Bíblia tem tantos problemas hoje quê é impossível estabelecer sua verdadeira mensagem original. Temos outas fontes para o estudo da Espiritualidade.
O Esperanto ("la internacia Lingvo") tem como objetivo "facilitar a comunicação internacional, como segunda Língua, e incentivar a união entre os povos. É facílima, por ser baseada na lógica e na simplicidade.
sábado, 26 de março de 2016
SÉRIE "D I V E R S O S"
COMO TORNAR-SE UM PESQUISADOR OU UM PENSADOR
Original: Folha do Norte, 22 de janeiro de 2.006, pg. 05
O pesquisador e o pensador costumam ser Autores de livros técnicos, profissionais, didáticos, científicos, de auto-ajuda ou de formação da personalidade. Estes tipos de escritores são muito importantes par a formação individual e profissional. Eles abordam temas dos mais diversos e importantes, como SECSUALIDADE, CASAMENTO, Educação dos Filhos, Aspectos Legais das Profissões, Religião, etc.
Para tornar-se um pesquisador ou um pensador, a pessoa deve:
1) Ler assuntos dos mais diversos e da(s) própria(s) especialidade(s), sem esquecer uma boa base na Língua Materna.
2) Ler jornais e revistas e ouvir programas noticiosos, reportagens e programas formativos.
3) Ouvir e ler constantemente os especialistas de cada assunto, comparando-os quanto a determinados assuntos e assuntos correlatos.
4) Observar o que acontece no dia-a-dia com as pessoas e com as instituições, refletindo sobre os fatos e afirmações das personagens envolvidas neles.
5) Analisar os "prós" e os "contras" de cada fato, de cada comportamento, de cada mudança na sociedade, com a mente aberta para as mudanças. Retificar os conceitos quando se convencer de que esta mudança é necessária. Diz uma mássima latina: "Sapientis est mutare consilium" (É próprio dos sábios mudar de opinião).
6)Analisar as coisas racionalmente, sem sentimentalismos, preconceitos, convencionalismos ou apego às aparências e às tradições.
7) SER OTIMISTA SEM DEIXAR DE SER REALISTA.Trata-se de um realismo construtor, idealista, o qual, embora "se baseie no quê é, lute pelo quê deve ser". Deve destacar sempre o aspecto prático de sua(s) especialidade(s)
Observação: Continuarei esta matéria amanhã..
sexta-feira, 25 de março de 2016
Série JORNALISMO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
** "ESTUDO DA SEI indica que terras pertencem a Feira de Santana" -- pg. 03 de Folha do Estado, de 13/Março: O problema da demarcação de limites entre os municípios "Feira de Santa Ana" e "São Gonçalo dos Campos" está próssimo a ter um desfecho, para tranqüilidade dos moradores da "região de conflito"..Após muitas discussões, foi apresentado um estudo técnico da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Baía) que declara que as terras em conflito pertencem a Feira de Santa Ana.
Eliana Boaventura declarou que a SEI tinha poucas pendências a serem solucionadas. Os prefeitos José-Ronaldo de Carvalho e Antônio Dessa Cardoso ("Furão") serão convocados para uma reunião na SEI. "Eles são notificados da decisão ; é lógico que vão argumentar, e esperamos que cheguem a um consenso, e se isso não acontecer, mesmo assim vamos encaminhar o processo para ser apreciado pela Assembléia Legislativa e depois encaminhado para a sanção do Governador Rui Costa".
Não entendo o motivo de este assunto ter demorado tanto a ser solucionado. Na realidade, a Comissão que trata de Limites deve pertencer ao Setor de Geografia (Humana e Física), e não de Estudos Econõmicos. As coisas neste pais são sempre atrapalhadas. Não era mais para acontecer problemas de limites entre nós!!
** Da Folha do Estado (da Baía) , do dia 18 de Março: "CRAS DO GEORGE-AMÉRICO E PAMPALONA CAPACITADOS PARA ATENDIMENTO ÉTNICO-RACIAL"-- Funcionários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bárrios Pampalona e George-Américo passaram por capacitação étnico-racial na quarta-feira, dia 16. O Secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, abriu a sessão de palestras. No dia 17, os funcionário do CRAS do Distrito de Humildes receberam a capacitação. As PALESTRAS COMEÇAM ÁS 14 HORAS, com o cantor Gilsam e os professores ELI PEDREIRA e Aristides Júnior.
** F.E..(BA), de 19 de Março, pg. 09: "JUIZ FEDERAL aceita liminar para suspensão de nomeação de Lula": O Juiz federal substituto de Assis (SP), Luciano-Tertuliano da Silva, aceitou ontem, dia 18, um pedido de liminar para suspensão da nomeação do ês-presidente Luís-Inácio Lula da Silva como Ministro-chefe da Casa Civil do Governo Dilma Rousseff."
Está um verdadeiro "vai-e-vem", um "faz, desfaz", uma situação de verdadeira instabilidade. Acusam Lula de ser desrespeitoso com as autoridades, de usar palavrões com referência a elas, mas também pudera!! Ele está sendo perseguido vergonhosamente, e como cidadão, tem pleno direito de se defender e de se desabafar. Ele é chegado, realmente, a usar palavrões, todos sabem disto, mas o grampeamento de telefonemas dele é uma grande afronta á democracia. Afinal, até quando irá esta situação de incerteza, na qual uma autoridade, como LULA, não se sentir seguro ao dar um telefonema?? O caso é realmente preocupante. Não sabemos até que ponto chegarão as coisas.
domingo, 20 de março de 2016
NO MUNDO DAS PALAVRAS
Nº 3.191: PROTESTANTE: S2g. Área semãntica: Religião. Morfologia: tetrassílabo parocsítono. 11 letras. 10 Fonemas.
Etimologia: Do Latim "protestans,-antis", particípio presente do verbo "protestari" (protestar).
Semântica: Adj.+ s2g: Que ou pessoa que é seguidora do Protestantismo, corrente cristã conseqüente da REFORMA, liderada pelo monge agostiniano MARTINHO LUTERO, em 1.517, o qual rompeu com a Igreja Católica, propondo uma prática religiosa mais apegada à Bíblia, adotando o principio da salvação pela fé, o sacerdócio universal e uma alta moralidade pessoal.
Sinônimos: 1.Evangélico (impróprio). 2) Crente (popular, também impróprio).
Nº.....: REVOLUÇÃO, s.f. Datação: .......... Área semãntica: 1) Genérica. 2) Política. 3) Sociologia.
Morfologia: tetrassílabo ocsítono. 09 letras + til. 11 Fonemas. Adj. e s.m. correspondente: "revolucionário,-a".
ETIMOLOGIA: Do Latim "revolútio,-ónis",s.f. (No acusativo: revolutionem).
Semãntica: Ato de revolver, de mudar, designando também mudanças tecnológicas, como na espressão "Revolução Industrial".
ENCICLOPEDIA: Os Historiadores discordam da aplicação do vocábulo a "sub-levação".Em Brasil, quando as revoluções foram lideradas por "gente humilde", foram chamadas de "arruaças, sebaças, motins", designações que se ligam mais a desordens que a mudanças. Assim ocorre ainda hoje com a denominação "movimento armado", que eclodiu em 31 de Março de 1.964, mais bem denominado "GOLPE MILITAR", o qual depôs o presidente João Goulart. Foi, na realidade, um GOLPE DE ESTADO, promovido por militares e por pessoas conservadoras das elites.
Nº ... FASCISTA: adj.+ s.2g. Datação: 1.922 ? Área semãntica: Política. Morfologia: trissílabo parocsítono. 08 letras. 07 Fonemas. Subst, correlato: FASCISMO.
Semãntica: Adepto do sistema político e sócio-econômico implantado na Itália de 1.922 a 1.943, por Benito Mussolini (1.883--1.945), caracterizado por partido único, supressão de qualquer oposição pelo terror e pela censura, meios de produção sob o controle do Governo Central, pregação do Corporativismo,, nacionalismo ezacerbado, combate feroz ao Comunismo, prática do Racismo e glorificação da Guerra. Tinha como emblema o feixe (Em Latim: fascis, em Italiano: fascio) de varas dos antigos litores romanos.