Agenor Rodrigues Silva, é natural da cidade de Jacobina, nascido em 30-09-1949, sob o signo de libra, em 1974 mudou-se para Feira de Santana, onde poderia aprofundar os seus estudos e aperfeiçoar-se, uma vez que desde a 4ª série ginasial, em 1967 já demonstrava seu talento de escritor. Sonhador como devem ser todos os criadores, Rodrigues Silva não foge a regra e, na sua busca pelo conhecimento tornou-se recentemente Radialista, tendo feito o curso de preparação para adquirir as técnicas necessárias para o desempenho deste ofício. É professor, além de pesquisador, em filologia e onomástica, sendo nestas duas áreas considerado uma das maiores autoridades local.
Detentor de Licenciatura Plena em Letras com extensão na língua francesa, Rodrigues Silva tem três trabalhos publicados, que são: "Sistematização da Antroponímia"; "Relances à Vida"(Crônicas e Contos) e "Meus recados em versos". Apreciador das artes de um modo geral, Rodrigues Silva, que não cultua ídolos, declara admiração e influência de grandes personalidade intelectuais brasileira, como: Castro Alves, Ruy Barbosa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade. Na ciência e comportamento humano destaca sempre o nome de "Augusto Curi", na filologia, "Silveira Bueno" e na política se declara admirador "Lula - Luis Inácio da Silva". Como admirador das artes, Rodrigues Silva tem preferência em todas as ramificações culturais e, por isso mesmo, afirma que suas canções prediletas são: "Manhã de Setembro" popularizada pela Cantora "Vanusa" e "As Baleias" popularizada por "Roberto Carlos", seu poema predileto é "I Juca Pirama" de "Antônio Gonçalves Dias" e, que seu livro predileto é: "Para um novo amanhecer", do escritor e psicólogo, "Antônio de Andrade".
Professor Rodrigues, já arrebatou uma menção honrosa em crônica na Sociedade de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e, um dos seus sonhos é, pelo menos, publicar uma parte de sua obra. Afirma sempre que "o mais importante não é viver muito, mas viver bem", mas diante de todos os seus projetos, Rodrigues Silva terá que viver muito, pois pretende e tem procurado meios para realizar "a sistematização da onomástica no Brasil" (Estudo ainda não sistematizado em nosso país), que talvez seja o seu maior sonho, pretende ainda, disputar um cargo político eletivo e, publicar parte de sua obra, que ao que se sabe é bastante extensa, e ademais, ele mesmo declara que é "uma pessoa que não desiste de seus ideais", ou seja, o professor Rodrigues Silva terá que viver bem e muito, para continuar os seus projetos e oferecer as gerações futuras, além de sua obra autoral, a sistematização onomástica que não temos em nossa língua.
(Viva Feira - 2010)
Além da grande dedicação do Professor Rodrigues Silva, enquanto pesquisador, estudioso e teórico da gramatica, destacando-se como um perfeccionista tanto na filologia como na onomástica, expressa-se como poeta, contista e cronista desde muito cedo, por isso mesmo, já publicou alguns livros de criações literárias que atualmente se encontram com as edições esgotadas.
Registramos duas publicações da lavra do Prof. Rodrigues Silva dentre os diversos trabalhos do literata radicado em Feira de Santana, sendo um de poemas e o outro de crônicas e contos..
PENSANDO E CONCLUINDO
A PALAVRA DE THOMAS EDISON COMO ESPÍRITO E OUTRAS CRÔNICAS
Matérias publicadas no Blog "Em verdade vos digo" entre os dias 04 e 22 de abril de 2016
Publicado em: 22/04/2016 - 16:04:08
Série ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO
A PALAVRA DE THOMAS EDISON COMO ESPÍRITO
Antes de entrar no assunto, devo fazer uma introdução
Uma das provas da REENCARNAÇÃO, tecnicamente chamada PALINGÊNESE, é a ocorrência de "meninos-prodígio", como o inverso: "crianças retardadas", com casos de idiotia e de cretinice. No caso dos gênios, como apresentamos hoje, eles já "vieram prontos" de encarnações anteriores, e no Além-túmulo, serão preparados pela ESCOLA SUPERIOR ESPIRITUAL para continuarem sua genialidade, mas agora a serviço da Espiritualidade, sem deixarem totalmente de atuar em sua especialidade..
Do livro VOLTEI, de Irmão Jacó (FEB, 28ª edição, 2.010), retirei a seguinte passagem:
"A PALAVRA DE UM GRANDE BENFEITOR
Demorávamo-nos entretidos na palestra reconfortante, quando vi EDISON (1) em pessoa. Tamanha luminosidade coroava (2) sua cabeça veneranda (....). O inolvidável benfeitor (....) recordou os últimos anos do século passado (3), reportando-se ao fonógrafo, cuja vulgarização tive o prazer de acompanhar.
Rememorei o centenário de seu nacimento, e o admirável cientista declarou que. não obstante desencarnado, continua trabalhando sem descanso, á frente dos perigos que ameaçam a atualidade terrestre. Mergulhado nos estudos e realizações da Física no Plano Espiritual, não é infenso ao serviço glorioso que o Espiritismo vem efetuando em benefício do Mundo, aduzindo, porém, que não basta provarmos a sobrevivência individual depois da morte, nem colocar novos patrimônios da Natura à disposição da inteligência do ser humano, e sim, promover imediatos recursos de dignificação da personalidade. (...) comentou a necessidade de ajustamento da Razão aos fundamentos divinos da vida, a fim de que os processos educativos no Mundo observem o imprecindível respeito á Fonte da Criação Eterna. Declarou que a desintegração atômica, praticada na América (4), é seguida com indizíveis preocupações pelas Forças Tutelares do planeta, afirmando que a Humanidade vive, no momento, aflitivo período de transição, sem a menor perspectiva de paz duradoura, em virtude dos sentimentos belicosos quê orientam os corações. Asseverou ele: "Em tempo algum, houve tão grande impositivo de entendimento e aplicação dos ensinos de Jesus, mas, até que os princípios do Cristianismo governem as criaturas, de maneira geral, reinarão entre elas fome e sêde, guerra e enfermidade, injustiça e medo, destruição e ruína, periodicamente.
(...) acentuou que esperaria o momento oportuno para reencarnar.
-- "O Criador é Deus, nosso pai. Somos simples instrumentos dos desígnios sábios e justos dele. As invenções continuam na esfera transposta, e no círculo em quê respiramos presentemente. Agora, porém, meu caro Jacó, não será ocasião de inventarmos uma lãmpada divina e eterna, que funcione para sempre, dentro de nós mesmos?"
Pergunto aos ATEUS: Será que tudo isto é DELÍRIO, é fruto de uma mente doentia?? Duvido! Pensai nisto, caros irmãos ateus!!!
sexta-feira, 22 de abril de 2016
Série "DIVERSIDADE AFETIVO-SECSUAL"
LIBERDADE E RESPONSABILIDADE NAS RELAÇÕES HOMÓFILAS
Primeiramente, lembro que faço questão de empregar o vocábulo HOMÓFILO,-A(S), pois todos os outros são falhos ou, no mínimo, de uso raro. Em segundo lugar, não vou tratar deste assunto nas relações heterófilas porque tenho obrigação em primeiro lugar com minha própria classe.
Nos últimos anos, tem-se destacado a liberdade (afetivo-)secsual. Tudo bem. Correto, mas é preciso que, juntamente com a LIBERDADE, ressalte-se também a RESPONSABILIDADE, e até a MORALIDADE. Por que não?? Afinal, todo ser humano sério, de formação, tem algum compromisso com a Moral. Sexo desprovido de moral, de sentimentos, de responsabilidade causa mais problemas que soluções. Os fatos do dia-a-dia mostram isto claramente.
A motivação imediata para esta matéria foi uma mensagem que li hoje no Livro do Rosto. Dâmares (rapaz) agradeceu a Simplício pelo fato de este tê-lo aceitado como amigo na Internete. Simplício escreveu: "mas eu quero mais que isto". Dâmares respondeu: "Que mais queres de mim??" Simplicio: "Você".
Na seqüência do diálogo pela caixa de bate-papo, Dâmares citou , entre outros motivos para a recusa, ter um namorado. Simplício: "Eu quero é p..., pode ser o teu ou o de teu namorado". Dâmares: "Estás brincando. Eu não concordo com esta posição. Vejo a secsualidade com mais seriedade. Afinal, já tenho... anos. É natural que um jovem "brinque" de sexo, mas alguém de minha idade, não"".
Nesse ponto, Simplício saiu do diálogo.
Aí está a VULGARIDADE ATUAL DAS RELAÇÕES HOMÓFILAS NA INTERNETE. Veja-se que tais pessoas moram muito distante um do outro, e Simplício já estava sabendo deste fato.
Alguns rapazes se apresentam na internete com aparência clara do aspecto secsual, incluindo a passividade. Começam logo a falar com linguagem chula, se preocupando apenas com a parte física, venérea. É preciso evitar-se esta banalização do secso .Com o mínimo de responsabilidade, aliado á liberdade e á moralidade, a secsualidade funciona muito melhor.
Assim, muitos dos participantes do LIVRO DO ROSTO e de outros meios de comunicação eletrônica se apresentam a alguém com uma falsa identidade, prometem muitas coisas, se elogiam muito, e logo depois desaparecem, mudando de foto, de nome de apresentação, etc. ISTO É UM CRIME, uma falsidade ideológica, é uma falta de caráter. Todas as pessoas merecem ser tratadas com responsabilidade e transparência. Por isto, muitas pessoas não se arriscam, de forma alguma, a aceitar um relacionamento iniciado pela Internete.
quarta-feira, 13 de abril de 2016
Série DIVERSIDADE SECSUAL x Secsualidade e Casamento
LEI X CONCIÊNCIA:
O assunto de hoje na realidade está incluído em duas séries porque, embora o fato narrado tenha sido na HOMOFILIA, poderia também ter sido na Heterofilia. O problema é a diversidade entre a VERDADE, o CORRETO e aquilo que DIZ A LEI ATUAL, totalmente fora da lógica, da verdade.
Em matérias anteriores, contestei claramente a lei quê diz quê todo ato libidinoso com uma pessoa até os 14 anos é considerado um ESTUPRO!!. Nada mais absurdo! Em primeiro lugar, resumindo o assunto, a lei não distingue a HOMOFILIA da Heterofilia no caso, fato muito importante. Em segundo lugar, a lei não considera quê a partir dos 10 anos, boa parte das crianças já procura conscientemente o prazer secsual e isto é um DIREITO. Ninguém decide praticar secso somente a partir dos 15 ou 18 anos!!! O simples fato de o ato realizar-se entre um adulto e uma criança não torna o ato ERRÔNEO.
Vamos ao caso de hoje. Um amigo de cerca de 32 anos veio me pedir uma orientação, muito angustiado. Contou quê tinha um relacionamento secsual com um garoto que tem já perto de 15 anos. O garoto sempre o procurava, com muito prazer e admiração. Alguém da vizinhança , segundo o narrador, descobriu o relacionamento porque viu o garoto entrar na casa do rapaz, o qual mora sozinho. Mas isto, por si, não é UMA PROVA. O rapaz me contou que os dois sempre tiveram um relacionamento muito pacífico. Estava preocupado se poderia ser preso. Conversou comigo muito aflito.
Eu lhe fiz algumas perguntas para ter uma visão completa da situação. No fim, lhe disse:
-- Realmente, diante da lei, tu poderás ser preso, e eu tenho dificuldade em te indicar um advogado, mas muito dependerá de tua capacidade de defender-te, juntamente com o garoto. Se tiveres condições de combinar com ele a defesa, muito bem. Infelizmente a LEI é totalmente errada neste ponto, logo não considera que na HOMOFILIA o relacionamento de alguém que já possui a GENITALIDADE com um adulto é uma coisa quê deve ser considerada NATURAL, é um direito. mas eu vou orar por ti, pois os Espíritos Superiores não consideram isto erro algum, e assim, atendem nossas orações!!!
Anotei o telefone do amigo e me prontifiquei a orar por ele, dizendo ser difícil encontrar um advogado que tenha a compreensão devida deste fato.
Esta é, pois, a realidade de nossa sociedade, e em algumas outras sociedades, a realidade é ainda pior. Oremos aos Espíritos Superiores que eles deem aos parlamentares a inteligência de rever esta lei absurda.!!!