Agenor Rodrigues Silva, é natural da cidade de Jacobina, nascido em 30-09-1949, sob o signo de libra, em 1974 mudou-se para Feira de Santana, onde poderia aprofundar os seus estudos e aperfeiçoar-se, uma vez que desde a 4ª série ginasial, em 1967 já demonstrava seu talento de escritor. Sonhador como devem ser todos os criadores, Rodrigues Silva não foge a regra e, na sua busca pelo conhecimento tornou-se recentemente Radialista, tendo feito o curso de preparação para adquirir as técnicas necessárias para o desempenho deste ofício. É professor, além de pesquisador, em filologia e onomástica, sendo nestas duas áreas considerado uma das maiores autoridades local.
Detentor de Licenciatura Plena em Letras com extensão na língua francesa, Rodrigues Silva tem três trabalhos publicados, que são: "Sistematização da Antroponímia"; "Relances à Vida"(Crônicas e Contos) e "Meus recados em versos". Apreciador das artes de um modo geral, Rodrigues Silva, que não cultua ídolos, declara admiração e influência de grandes personalidade intelectuais brasileira, como: Castro Alves, Ruy Barbosa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade. Na ciência e comportamento humano destaca sempre o nome de "Augusto Curi", na filologia, "Silveira Bueno" e na política se declara admirador "Lula - Luis Inácio da Silva". Como admirador das artes, Rodrigues Silva tem preferência em todas as ramificações culturais e, por isso mesmo, afirma que suas canções prediletas são: "Manhã de Setembro" popularizada pela Cantora "Vanusa" e "As Baleias" popularizada por "Roberto Carlos", seu poema predileto é "I Juca Pirama" de "Antônio Gonçalves Dias" e, que seu livro predileto é: "Para um novo amanhecer", do escritor e psicólogo, "Antônio de Andrade".
Professor Rodrigues, já arrebatou uma menção honrosa em crônica na Sociedade de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e, um dos seus sonhos é, pelo menos, publicar uma parte de sua obra. Afirma sempre que "o mais importante não é viver muito, mas viver bem", mas diante de todos os seus projetos, Rodrigues Silva terá que viver muito, pois pretende e tem procurado meios para realizar "a sistematização da onomástica no Brasil" (Estudo ainda não sistematizado em nosso país), que talvez seja o seu maior sonho, pretende ainda, disputar um cargo político eletivo e, publicar parte de sua obra, que ao que se sabe é bastante extensa, e ademais, ele mesmo declara que é "uma pessoa que não desiste de seus ideais", ou seja, o professor Rodrigues Silva terá que viver bem e muito, para continuar os seus projetos e oferecer as gerações futuras, além de sua obra autoral, a sistematização onomástica que não temos em nossa língua.
(Viva Feira - 2010)
Além da grande dedicação do Professor Rodrigues Silva, enquanto pesquisador, estudioso e teórico da gramatica, destacando-se como um perfeccionista tanto na filologia como na onomástica, expressa-se como poeta, contista e cronista desde muito cedo, por isso mesmo, já publicou alguns livros de criações literárias que atualmente se encontram com as edições esgotadas.
Registramos duas publicações da lavra do Prof. Rodrigues Silva dentre os diversos trabalhos do literata radicado em Feira de Santana, sendo um de poemas e o outro de crônicas e contos..
PENSANDO E CONCLUINDO
"SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PAGAVA PARA FAZER SEXO" e OS NOMES INDIVIDUAIS EM BRASIL
Crônicas publicadas em 03/05/2016 no Blog "Em Verdade Vos Digo"
Publicado em: 06/05/2016 - 08:05:54
Série "Linguagem e Onomástica"
OS NOMES INDIVIDUAIS EM BRASIL
Na semana passada, o jornal da BAND, à noite, deu uma matéria sobre os NOMES INDIVIDUAIS EM BRASIL. A chamada era: "Ezistem 17.000 Marias e Josés no Brasil". Depois dava as quantias separadas: 11 mil e tantas MARIAS e 5 mil e tantos JOSÉS (Na maioria dos casos, os NOMES têm plural, normalmente).
Contou que uma determinada família tem 4 MARIAS, e uma outra tem 03 Josés. Uma mãe entrevistada disse uma coisa MUITO ERRADA:
-- Quando a gente tem mais de um filho com o mesmo NOME, costuma-se chamá-los pelos sobrenomes"
Em primeiro lugar, é um ERRO GRAVÍSSIMO adotar um NOME para mais de um filho, desde quando tal prática é INCONVENIENTE, e não eziste nenhum motivo que a justifique. Somente de NOMES CORRETOS, etimológicos, eu tenho mais de 22 mil num de meus trabalhos. O que nossa sociedade precisa de fazer é ESTUDAR ANTROPONÍMIA, assim como se estuda Língua Portuguesa ou Geografia. O estudo não é apenas gramatical, é também social, sicológico, antropológico, jurídico, etc,
Em segundo lugar, se o normal é os irmãos terem os mesmos posnomes, como poderão os posnomes solucionar tal caso?? Ezemplos: Filhos Flávio José Oliveira Ramos ,Flávio José Ramos Oliveira, Flávio José Ramos Oliveira"?? Não dá para entender. Naturalmente, a matéria teve algum erro neste tópico, Logo neste país pode-se dizer que NINGUÈM ESTUDA SERIAMENTE A Antroponímia!!!
Foi dado também alguns Nomes que continuam na lista dos mais escolhidos no ano 2.010: Francisco, Alice, Cauã, entre outros. Nos últimos anos, verifica-se um elemento bom nesta área: escolha de Nomes fáceis de falar e de escrever, como Vítor, Fábio, Fabrício e Alice. Infelizmente um dos NOMES mais comuns neste país é totalmente ERRADO: EDISON,(quase sempre grafado "Edson") posnome patronímico do hipocorístico inglês de HELENA (Ellen).
Finalmente, afirmou que em Brasil ezistem 130 MIL NOMES, mas eu pergunto: Por acaso os pesquisadores do IBGE entendem de Antroponímia para fazerem este cálculo? Sabem eles realmente a diferença entre NOME e POSNOME? Sabem eles quando o segundo antropônimo é NOME ou posnome?? Preocupam-se eles em saber da família esta função? Certamente nada disto acontece. Por isto, não acredito neste número elevado de 130 mil NOMES.
Hoje encontrei na Internete alguém chamado ARTAXERXES. Em Brasil, é realmente difícil encontrar este NOME em alguém, mas certamente tal pessoa já tem uma boa idade, pois nas décadas de 1940, e 1950, por ezemplo, ainda ezistiam pessoas capazes de escolher um Nome deste tipo; De todo jeito, nunca se pode garantir que determinado NOME tem um portador em Brasil ou não. Somente se se tivesse a lista de todos os habitantes, fato praticamente impossível. Se o IBGE estudasse Antroponímia, certamente teria interesse em fazer isto, de maneira confiável.
Série "MINORIAS AFETIVO-SECSUAIS"
"SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PAGAVA PARA FAZER SEXO"
O JORNAL "Folha do Estado", DE HOJE, NA PÁGINA 10, TRAZ A SEGUINTE MATÉRIA: "Secretário de Educação foi morto por se negar a dar dinheiro, diz (sic) os gêmeos". No dia em que ouvi a notícia da morte do secretário de Educação de Santo Estêvão, Prof. Agnaldo Barreto de Almeida, 42 anos, logo pensei: "Foi homofobia, certamente, mas vamos aguardar os fatos". Não foi por HOMOFOBIA, mas por PROSTITUIÇÃO. A matéria diz que o citado professor PAGAVA PARA TER RELAÇÕES COM UM USUÁRIO DE DROGAS. isto é gravíssimo, inadmissível numa pessoa da posição sócio-econômica como ele, embora eu saiba da difícil situação em que vivem muitos homófilos, principalmente em cidades pequenas, onde predomina a ignorância sobre este assunto. A ideia predominante ainda em nossa sociedade é a de que O HOMÓFILO É APENAS PASSIVO, E TEM QUE PAGAR AO ATIVO A AÇÃO SEXUAL!! Isto é o cúmulo da ignorância!!!
Por acaso o prazer não é dos dois?? Por acaso o ativo não está praticando um ato prazeroso e por aceitação própria?? Por acaso FAZER SEXO É PROFISSÃO?? NÃO!! ABSOLUTAMENTE não!! é PRECISO ACABAR-SE A IGNORÃNCIA!! É PRECISO ACABAR-SE O PRECONCEITO!!
COMO AFIRMEI, É MUITO LAMENTÁVEL UM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SUBMETER-SE A PAGAR A AÇÃO SECSUAL JUSTAMENTE A UM USUÁRIO DE DROGAS!! TODOS SABEM QUE USUÁRIO DE DROGAS, NO MÍNIMO , É UMA PESSOA SEM UTO-CONTROLE, PELA PRÓPRIA DEPENDÊNCIA QUÍMICA!! COMO FAZER COMPROMISSO SECSUAL COM UMA PESSOA DESTA??? É DIFICIL, É DIFICIL ACREDITAR EM TAL DISPARATE!!
TODAS AS PESSOAS DE BOM-SENSO, PORTADORES DO MÍNIMO DE RESPONSABILIDADE E CONDIÇÕES DE SE FAZER OUVIR DEVEM divulgar esta ideia: SEXO NÂO SE PAGA!! Sexo é uma atividade íntima, prazerosa, que deve ser o resultado de uma mútua combinação, com finalidade de auto-realização física e sociológica!! Nunca um meio de se ganhar dinheiro!!