Agenor Rodrigues Silva, é natural da cidade de Jacobina, nascido em 30-09-1949, sob o signo de libra, em 1974 mudou-se para Feira de Santana, onde poderia aprofundar os seus estudos e aperfeiçoar-se, uma vez que desde a 4ª série ginasial, em 1967 já demonstrava seu talento de escritor. Sonhador como devem ser todos os criadores, Rodrigues Silva não foge a regra e, na sua busca pelo conhecimento tornou-se recentemente Radialista, tendo feito o curso de preparação para adquirir as técnicas necessárias para o desempenho deste ofício. É professor, além de pesquisador, em filologia e onomástica, sendo nestas duas áreas considerado uma das maiores autoridades local.
Detentor de Licenciatura Plena em Letras com extensão na língua francesa, Rodrigues Silva tem três trabalhos publicados, que são: "Sistematização da Antroponímia"; "Relances à Vida"(Crônicas e Contos) e "Meus recados em versos". Apreciador das artes de um modo geral, Rodrigues Silva, que não cultua ídolos, declara admiração e influência de grandes personalidade intelectuais brasileira, como: Castro Alves, Ruy Barbosa, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade. Na ciência e comportamento humano destaca sempre o nome de "Augusto Curi", na filologia, "Silveira Bueno" e na política se declara admirador "Lula - Luis Inácio da Silva". Como admirador das artes, Rodrigues Silva tem preferência em todas as ramificações culturais e, por isso mesmo, afirma que suas canções prediletas são: "Manhã de Setembro" popularizada pela Cantora "Vanusa" e "As Baleias" popularizada por "Roberto Carlos", seu poema predileto é "I Juca Pirama" de "Antônio Gonçalves Dias" e, que seu livro predileto é: "Para um novo amanhecer", do escritor e psicólogo, "Antônio de Andrade".
Professor Rodrigues, já arrebatou uma menção honrosa em crônica na Sociedade de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e, um dos seus sonhos é, pelo menos, publicar uma parte de sua obra. Afirma sempre que "o mais importante não é viver muito, mas viver bem", mas diante de todos os seus projetos, Rodrigues Silva terá que viver muito, pois pretende e tem procurado meios para realizar "a sistematização da onomástica no Brasil" (Estudo ainda não sistematizado em nosso país), que talvez seja o seu maior sonho, pretende ainda, disputar um cargo político eletivo e, publicar parte de sua obra, que ao que se sabe é bastante extensa, e ademais, ele mesmo declara que é "uma pessoa que não desiste de seus ideais", ou seja, o professor Rodrigues Silva terá que viver bem e muito, para continuar os seus projetos e oferecer as gerações futuras, além de sua obra autoral, a sistematização onomástica que não temos em nossa língua.
(Viva Feira - 2010)
Além da grande dedicação do Professor Rodrigues Silva, enquanto pesquisador, estudioso e teórico da gramatica, destacando-se como um perfeccionista tanto na filologia como na onomástica, expressa-se como poeta, contista e cronista desde muito cedo, por isso mesmo, já publicou alguns livros de criações literárias que atualmente se encontram com as edições esgotadas.
Registramos duas publicações da lavra do Prof. Rodrigues Silva dentre os diversos trabalhos do literata radicado em Feira de Santana, sendo um de poemas e o outro de crônicas e contos..
PENSANDO E CONCLUINDO
FATOS COMENTADOS E A DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS
Matérias publicadas no Blog "Em verdade vos digo" nos dias 15 e 17 de setembro de 2016
Publicado em: 05/10/2016 - 10:10:12
Série FATOS COMENTADOS
Matérias do jornal FOLHA DO ESTADO da Baía, do dia 17 de setembro:
-- Pg. 10: "Empresa dá "calote" em formandos e noivos e o dono desaparece".
-- Programação especial para o Aniversário da Cidade: pg .03.
-- Segurança Pública em FSA adere a sistema digital -- pg. 04
-- Pg. 02: "Os candidatos a prefeito de FSA e a prestação parcial de contas.
-- MPF denuncia 08 suspeitos de envolvimento com terrorismo: pg. 02
-- Pg. 03: "Feiras científicas movimentam escolas da Rede Estadual
-- Praça dos Ês-combatentes é reinaugurada
-- Secretaria abre inscrições de processo seletivo para Pronatec
Pg. 04: "Segmento de saúde e bem-éstar em FSA tem palestra gratuita
-- 40 produtos fiscalizados apresentam irregularidades
Pg. 09: "AGENDA DE MOBILIZAÇÕES PRÓ-LULA
-- Os Perigos de um Rio
-- Tropas federais continuam em Rio para garantir segurança nas eleições
Pg. 12: "Coro de 300 vozes homenageia Feira pelo Aniversário
-- A partir de hoje, 17, candidatos poderão ser detidos somente em flagrante
-- Governo convoca aprovados em concurso para peritos..
Obs.: Alguns títulos tiveram algumas adaptações.
sábado, 17 de setembro de 2016
Série D I V E R S O S
A DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS
JÁ FALEI E ESCREVI VÁRIAS VEZES SOBRE ESTE ASSUNTO. EM MÃOS UM TEXTO INTITULADO "Os Benefícios para a Saúde em ter um Animal de Estimação". No recorte, não está a signatura de seu autor.
Aproveito o artigo para refutar suas idéias.
Inicialmente o Autor apresenta a "economia com médicos e remédios", mas essa economia deve ser obtida através do relacionamento com PESSOAS, não com animais. Animal tem outra realidade, bem diferente. Animal não ouve nossos queixumes, não tiram nossas dúvidas e inquietações.
No segundo parágrafo, o Autor fala em "coração blindado", dizendo que as pessoas com estresse, que criam animais, tem o coração livre da pressão arterial. Repito o que disse anteriormente.
"Amizades multiplicadas possuem as pessoas que saem com seus cães a passear"-- diz o articulista. Isto também não justifica a criação de animais. Ao invés de sair com animais, devemos sair com PESSOAS. Ezistem tantas pessoas que necessitam de ajuda, de amizade!!!
No parágrafo seguinte, consta "sensação maior de bem-estar". Estes benefícios não justificam a criação de animais. Eles apresentam, na maioria das vezes, SÉRIOS PROBLEMAS DE INCÔMODO (COM SEUS LATIDOS, SUAS FEZES, SEU TRÃNSITO, ATRAPALHANDO O NOSSO, problemas com a evacuação, transmissão de doenças, etc).
Finalmente, "o hormônio do amor" é apresentado como beneficio da criação de um animal de estimação.
Revisando: Os irracionais possuem realidades totalmente diferentes das nossas: não falam, não compreendem muitos de nossos sentimentos, não raciocinam, fato que os leva a fazerem muitas coisas que nos prejudicam,
Outro problema sério é com a alimentação. Não podemos dar aos animais nossos próprios alimentos. Cada animal tem sua alimentação específica. A falta de respeito a este princípio leva os animais á aquisição de doenças típicas dos seres humanos: pressão alta, obesidade, problemas cardíacos, etc.
Outro problema sério é deixar os animais andando livremente pelas vias públicas e pelas rsidências de outras pessoas. Animais constantemente são causas de acidentes e de doenças.
Lugar dos animais irracionais é na fazenda, na floresta, no rio, mar e no ar, não dentro de um imóvel de seres humnos.