O projeto musical ucalundu, criado em Feira de Santana-Ba., e composto pelos músicos Zecalu, Tito Pereira, Flaviano Gallo, Luyd Andrade e Ivan Santos, acaba de lançar o álbum “pra ninguém, pra mim, pra todo mundo” com 12 músicas autorais e a participação de diversos artistas.
No time de convidados estão vários músicos baianos como Bel da Bonita (Grupo Africania), Leticia Peixinho(Fogo Pagô), Pedro Patrocínio(Banda Escola Pública/Banda Calafrio), Ravel Conceição(Bando À Flor da Pele), Jéssica Maria(Orquestra Santo Antônio de Conceição de Coité), Ícaro de Oliveira(Banda Escola Pública), Maestro Flávio Santos(Orquestra Reggae de Cachoeira), Roger Ferrer e André Barreto.
Além deles, participam do disco os pernambucanos Lirinha (Cordel do Fogo Encantado) e Maviael Melo e o paraibano Furmiga Dub.
“Esse álbum é uma celebração, com a participação de tantos amigos, músicos talentosos e que se doaram pra colaborar com a realização de um sonho que vem se desenrolando há alguns anos”, diz Zecalu, idealizador do projeto.
É dele a autoria das doze faixas, quatro delas em parceria: canja (Assumpção as coisas), com Max Ribeiro; ferida, com Maviael Melo; casa (viagens que levo e trago), com Luyd Andrade e Rockinho (pra ninguém, pra mim, pra todo mundo), com Rennan Mendes e Lutte.
“No geral, são canções que falam de amor, de sonhos, contam histórias, tocam na complexidade das relações, em discussões existencialistas, com muita metáfora e viagens filosóficas. Quanto ao estilo musical, se eu tivesse que definir algum, diria que elas têm uma pegada rock n’ roll vintage, mas com diversas interferências de jazz, soul, afrobeat, reggae, baião, blues e mais um monte de coisa...”
Zecalu continua: “os arranjos foram criados em conjunto pelos integrantes do projeto e também por alguns parceiros, muitos deles surgindo de improviso durante os ensaios e assim, nessa experiência laboratorial, o disco foi nascendo.”
Um detalhe que se destaca no álbum é participação de crianças cantando e recitando e também a inserção de fonogramas de artistas já falecidos, recitando poemas.
“Tivemos a felicidade e verdadeira honra de podermos incluir nas canções as vozes dos poetas Ildegardo Rosa e Waly Salomão recitando poemas próprios e D.Giselia Souto recitando Padre Daniel Lima, todos fonogramas que nos foram ou cedidos ou autorizados para uso pelos seus familiares, aos quais agradecemos imensamente, assim como agradecemos aos pais da gurizada que fez parte dessa viagem e a todos os amigos que nos ajudaram, pela demonstração de credibilidade na seriedade artística do projeto”.
A capa do álbum foi produzida por Thiago Parente(foto), Don Guto e Zecalu (intervenções gráficas).
A produção do disco é do próprio ucalundu, com co-produção de Pedro Patrocínio, Anderson Cedraz (Zói) e Adriano Radeli, responsável também pela mixagem e masterização finais.
“Pra ninguém, pra mim, pra todo mundo” está disponível em todas as plataformas digitais. Mais informações sobre o projeto musical podem ser encontradas na sua página do instagram: @ucalundu.